CRISE BRABA
SÃO PAULO (e vai longe) – Demitido pela Ferrari, Luca Marmorini, responsável pelo projeto do motor que a equipe italiana usa neste ano (OK, unidades de força, de potência, dos infernos), saiu soltando os cães. Falou que apenas gente inexperiente toma conta do programa de F-1 da fábrica, que o novo chefe Marco Mattiacci só falou duas vezes com ele (uma para cumprimentá-lo quando chegou, outra para mandá-lo embora) e que a base vencedora de anos atrás já se despedaçou.
Repito a pergunta de outro dia: até quando Alonso aguenta essa zona?
A Ferrari decaiu muito com o novo regulamento de 2009 que favorecia a aerodinâmica (logo favorece Adrian Newey), mas mesmo assim Alonso foi bem e perdeu 2 campeonatos na última corrida. Depois disto em 2014 mudou o regulamento, agora a aerodinâmica não é tão importante (objetivo acabar com o Adrian), mas em compensação o motor é importante favorecendo a equipe que mais investiu a Mercedes. Em nenhum momento a culpa é do Alonso.
Aldo Costa, demitido da Ferrari, foi para a Mercedes.
Rob Smedley, demitido da Ferrari, foi para a Williams.
Uma zona essa Ferrari, hein?
Moral da história: a Mercedes melhorou e Williams, idem.
Como assim até quando ele aguenta? Ele é um dos responsáveis pela zona !
Pra responder essa do Alonso, só sabendo na pela o que é ganhar mais de 60mi de dilmas por ano, é mto dinheiro. Mto MESMO! hehe
Agora se ele refletir esse ano, e ver que o dinheiro não é tudo, e querer voltar a vencer, ele com certeza nessa volta pós-férias vai querer cavar a cova delena Ferrari e partir para…. A Mclaren, aposto minhas fichas que eles vão fazer um carro campeão nos próximos 3 anos, com Ron Dennis liderando e com a Honda colhendo informações dos motores Mercedes.
Eu se fosse o Alonso iria para Mclaren e arriscaria, a Ferrari só voltara a ter um carro vencedor qdo houver outra revolução de regulamento. Dúvido que avancem mto no motor e no carro por ano que vem, no máximo vão continuar brigando pela 3, 4 ou 5ª posição no mundial…
Acho que ano que vem, devem ter os melhores carros: Mercedes, RB, Mclaren e Willians.
Em termos técnicos (pilotagem na pista) eu não discuto que Alonso não é um problema para Ferrari, na verdade ajuda bastante a minimizar o desempenho pífio do time.
Porém, contudo, entretanto, o fato é que ele mesmo se colocou na posição de líder do time. Já se gabou de levar sozinho sete décimos de segundo para as equipes em que estiver.
Como é dono da grana que o Santander coloca na Ferrari, é aquele que pode mandar contratar e demitir quem quiser, que pode direcionar a criação e o desenvolvimento técnico dos carros que a Ferrari produz. que deveria auxiliar no entendimento dos regulamentos para guiar as soluções apresentadas pelos engenheiros.
Neste sentido, querer isentá-lo do fracasso da Ferrari é uma piada de extremo mau gosto, aliás, é pura ignorância sobre o papel do primeiro piloto dentro de um time.
Alonso é bom, mas estes anos seguidos de fracasso total da equipe demonstram que ele está longe de ser tão bom quanto alguns aqui insistem em afirmar.
Schumacher é tido como o melhor de todos os tempos por muitos (não todos) porque era, além de um piloto excepcional, um líder nato do time vermelho, aliás, o maior líder que a Ferrari já teve ou terá. Ele foi o responsável por unir em torno de si vários gênios que conseguiram impor aos concorrentes a maior supremacia de um time já vista na história da F1 (até a FIA mudar bruscamente o regulamento para darem um basta na festa em 2005, a mesma coisa que fizeram com a RedBull).
A verdade é que tanto a Ferrari como Alonso fracassaram em seu projeto mútuo, e o fracasso é tanto do piloto quanto da equipe.
Falou o bem sucedido do avatar escatológico.
Obrigado….KKKKKK Mas tenha certeza, ganho mais em um dia do que você em um mês!!!!
Concordo, CCR. É um duplo fracasso.
Na época do Schumi existiam os testes , agora proibidos , e ele consertava as m… q os italianos faziam ! Sem testes a Ferrari volta a fase pré Schumi !
Flavio, acho que a Ferrari está perdida também por culpa do Alonso, que reclama muito mas faz pouco pelo time. O Felipe Massa disse, ao sair da Ferrari, que era praticamente só ele o responsável pelo desenvolvimento do carro no simulador – além, é claro dos pilotos de testes. Alonso reclama mas não trabalha – tanto assim – para melhorar o carro, Não terá a paciência que Schumacher teve de montar uma equipe competente ao seu redor e esperar que ela desse resultados. A Ferrari carece de pessoas competentes não apenas no desenvolvimento, mas para direcionar esse desenvolvimento, e nisso o Felipe Massa era muito importante lá – Räikkönen parece não se importar muito com isso.
Ahãm… quem fez muito pela Ferrari foi o Massa (e agora, o Raikkonen). Tá “S”ERTO.
Eu só lamento pelo Raikkonen.
Eu também. O ultimo campeão pela Ferrari não merecia isso.
Torcer pra Ferrari acertar a mão ano que vem pro finlandês levar o título, e alonso vice pela Mclaren
A redbul tem seu programa de pilotos e esta muito bem a mercedes provavelmente vai Vettel pra Alonso só resta mesmo a ferrari 2015 ficará esses mesmos piloto desse ano nas equipes médias e grande, as nanicas muda devido a necessidade de dinhyeiro nanicas sauber marússia e a outra se continuar.
Eu acredito que Alonso cumprirá seu contrato na Ferrai portanto ficará até 2016, ele pode até renovar, ele não vai para a mercedes nem redbul resta a maclaren, mas quem volta para a mclaren em 2016 é Hamilton.
Ferrari voltou a 1991. Impressionante. Agora é esperar um Jen Todt chegar pra organizar tudo. E acho que o Alonso não fica.
Sem sombra de duvidas,só funciona quando tem anglo saxonico organizando a coisa.
E aí tem gente que acha que o Alonso é que é o problema.
Alonso está carregando SOZINHO a Ferrari nas costas.
E com um peso desses nas costas (desorganização, amadorismo, burradas gerenciais e um carro mal nascido/projetado), fica difícil ser o mais rápido na pista.
Tá certíssimo em pedir mais outro caminhão de dinheiro para ficar por lá.
A Ferrari que se porte como equipe grande.
Hoje, Alonso é maior que a Ferrari.
John Player Special,
Desculpe…o problema da Ferrari é o Alonso, que é desagregador…nada funciona com o cara (verifique o que aconteceu nas equipes onde o Piu Bello passou)
Foi campeão.
Correto !
Só na Renault…
Com o Briatore de chefe e o Fisichela de “parceiro”.
Na verdade o Alonso está deixando muito a desejar como um lider dentro do time…..ele consegue ter as coisas ao seu redor …..mas isso não significa que ele lidera de forma a mostrar um caminho de desenvolvimento, faz tem que está lá.
Digo isso porque quando ele deixou a Renault , que alias tinha perdido o rumo , nunca mais teve nas mãos um carro vencedor, ai fica uma duvida, até quanto um piloto pesa nesse sentido hoje na F1???
Vou dar um chute aqui……acho que Kimi se tivesse na liderança da Ferrari, as coisas seriam melhores….. creio que o finlandês não tem o minimo interesse em desenvolver algo junto do espanhol , tipo……..- ok!!! querem escutar ele?…tudo bem!
Exatamente. na lotus funcionou a dupla raikkonen+allison
Em vez de oferecer um caminhão de dinheiro pro Alonso ficar,tinham é que o fazer pro Barwn voltar.
Pra ver como a Ferrari é uma zona é só observar a Red Bull,começou o ano com um carro igualmente problemático,quase não andou na pré temporada e já até ganhou corrida.
Parece a administração da seleção. Não fazem nada direito extra-campo, mas ainda assim esperam por milagres dentro das quatro linhas. Milagres só acontecem em filmes de Hollywood. Eu nunca gostei da aura mafiosa da Ferrari, mas ainda assim, é mais legal para o espetáculo ter mais competidores com chances do que sacos de pancadas. Espero que acordem algum dia e se recuperem, mas pelo vai da valsa vai demorar.
O Alonso merece tudo o que esta recebendo, que fique lá pelos próximos 15 anos.
Concordo plenamente.
Alonso pode ser um talento ao volante, mas é um elemento desagregador numa equipe. Ele trabalha para ele e espera que os outros também. Schumacher tinha um carisma na equipe que conseguia fazer o time trabalhar a seu favor e se esforçava pelo time no desenvolvimento do carro. Talvez dois pilotos bons ou medianos trabalhando juntos rendessem mais frutos para a equipe do que uma estrela solitária. Jean Todt quando chegou à Ferrari encontrou uma oficina italiana, não uma equipe de ponta. Hoje parece ser uma Equipe de F-1 gerida como oficina italiana.
Até quando encherem os bolsos do espanhol com zilhões de dólares…Se bem que um dia ele pode cansar.
Piloto quer ganhar, grana é só parte da equação. Vejam o caso do FG, apelido do Flavio Gomes. O Lucca , por vaidade, deixou o Todinho sair e agora colhe a tempestade. A Lamborghini só foi ficar em ordem quando a Audi tomou conta. Se a boataria for verdade, quem sabe, uma Ferrari com controle de Herr Pïech volta a vencer ?
Flavio,
Sou torcedor da Ferrari ha mais de 20 anos e pergunto: ate quando a Ferrari aguenta Alonso? Ele parou de criticar o carro apenas desde o ano passado (quando disse que queria um carro bom de presente de aniversario), porque percebeu que as portas da RedBull e da Mercedes estavam fechadas pra ele. É Ferrari ou Ron Dennis, ficou claro. Qual chefe de equipe estará disposto a ter o ego do Alonso e sacrificar seu segundo piloto como a Ferrari faz? Qual equipe gosta de ter alguem que elogia a si e apenas a si, quando qqer pessoa que ja trabalhou num time sabe que é a sinergia e o espírito coletivo que fazem a coisa andar? Alem disso – acho que num texto do Victor Martins que li isso -, parece que Alonso nao é tao forte assim em dar feedback aos engenheiros. Ou entao, ele é apenas uma “figura enigmática e indecifrável” (como disse Aldo Costa, um dos 12 engenheiros italianos na Mercedes)?
Ferrari e Alonso foi um casamento que nao deu certo.
uma questão:
Boa parte dos tecnicos e engenheiros que estão na Mercedes foram mandados embora a pedido do próprio Alonso, certo?Então o espanhol nao tem responsabilidade nenhuma na bagunça que se tornou a Ferrari?Vejam onde está a equipe alemâ.
A essa altura do campeonato, até o gola profunda deve ter ido pra forca,
Nunca mais apareceu para dar seus furos exclusivos.. rs
Flávio,
É engraçado uma coisa…o que o Alonso tem de espetacular, fantástico, a sua capacidade de destruir equipes é realmente incrível… Que coisa maluca.
Ferrari com carro bom ou ruim, não vence mais com o Alonso. Até o Ricciardo já dá espanco nele, já era. Museu.
Flávio,
O problema do Alonso são as opções.
RBR fechada com Vettel e Ricciardo, Mercedes? Sem chance. Resta apenas a McLaren, que atualmente não está tão diferente da Ferrari.
Como diria Romário sobre mandar o pé esquerdo do chinelo para o Maradona (nesse caso sobre o Alonso): “é o que ele merece”! rs!
rumores apontam Alonso na McLaren Honda, Hamilton saindo da MB se ficar sem o titulo e indo pra Ferrari, Bottas, agenciado por Hakkinen e Wolff, assumindo o lugar dele, e Button, provavelmente de volta a Williams
seria legal
Alonso só aguenta até garantir a herança das suas próximas 100 gerações…
Pela grana que pediu para renovar é fácil aguentar….
Isso ai.
Já te falei que italianos não podem chefiar a Ferrari
O último italiano competente que cuidou de tudo por lá chamava Enzo e morreu em 1988. Desde então, todo sucesso da Ferrari veio das mãos de estrangeiros,
Aí um fulano vai falar: “É, e o Montezemolo que está la desde sempre?” ele sempre teve gente de fora pra ajudar.
Helton,
não e que os italianos não podem chefiar a Ferrari, eles não podem chefiar nada !
Eu sou italiano !
Que eu lembre os últimos bons se chamavam Julio Cesar, Otavio Augusto, enquanto Traiano, Adriano, Marco Aurelio eram espanhóis de nascimento mas vamos dizer que eram italianos!
A minha teoria e que a Italia, um lugar lindo de morrer e cheia de gente genial, para dar certo deveria ser governada por alemães … mulheres , ainda mais duronas ! E logo um tapaco a quem responde “sim, mas…”
Brincadeiras a parte so conhecendo bem a historia daquele pais pode se tentar entender algo. Entender não justificar.
Fazer o que ?
tenho um amigo italiano, ele engole o orgulho para fala a mesma coisa, que a Italia é demais mas o povo é desorganzado e deixa a emoção falar mais alto que a razão
Vou dar dois exemplos: MV Agusta e Agostini na década de 1970 e Ducati com Stoner (mágico!) em 2007.
No caso da MV de 1956 a 1974 só não levaram em 1957 (caneco foi para Libero Liberatti “Il Cavaliere d’Acciaio” e Gilera, os dois também da Bota)
A/O Vanni esta certo! Porém, eu tenho um nome pra toda esta merda…. Montezemolo – o fato deste `fanculo` ter sido nomeado pelo commendatore (já Gagá) deu a ele uma soberba fenomenal! O diretor da operação deve ser responsável, mas é um `cagalhone`de marca maior,,,, só sabe aparecer em tempos de vitória! O resto do tempo é ficar esbravejando enfatiotado no seu escritório! Os tempos dele estão acabando! Ainda bem que os Agnelli acordaram… se bem que é bacana os negos se batendo que nem loucos! ( Alonso… esta esperando a Mc/Japa chama-lo com cofres abertos sim!)
CE tem prazo de validade no cargo. depois de algum tempo fica confiante demais e começa a fazer cagada.
O Montezemolo deve dar a vez para outro e ir tocar a fábrica de carros,
CEO
Um desses caras de fora foi um austriaco voador, Niki Lauda.
Faz tempo mas eu lembro bem.
Fora o período do Schumacher, Todt, Brawn e cia. limitada, no restante dos últimos 30 anos a Ferrari foi um desastre. Ou seja, desde que a F-1 ficou mais profissional.
Nos anos 50, 60 e 70, a concorrência era de garagistas criativos, talentosos e batalhadores, mas sem a estrutura de produção e a grana que a Ferrari já dispunha. Depois disso, quando a gestão e organização das equipes (coisas que os italianos não sabem fazer direito), passaram a fazer a diferença, a Ferrari ficou prá trás.
É o sangue latino…
“Fora o periodo Schumi-Brawn-Todt” ……… Papo de maluco, cara, prestatencao, Williams sem o periodo Piket_Mns….. McLaresem ProstSennnn…..
Aparece cada um aKiCaray…………………
Alonso e Ferrada se merecem.
Perfeito !
NadaVer cara.
Nadavem: Alonso nada, nada, nada e vem morrer na praia.
kkkkkkkkkkkkkk
Chupez Alonso e Paulo Pinto, misturem o nome dos dois e terão a atividade preferida dessas duas loucas.
A “alonsita do inferno” ficou incomodada? Fica fria, que este ano está perdido.
Quem sabe, no próximo… no próximo… no próximo…
É a Ferrari voltando àquela zona dos diabos dos anos 80/90. Divertidíssimo!
ALONSITO NA MACLAREN JÁ.
Assim SIM !!!!
Como segundo piloto do Magnussen.
Eu acho que é isso que ele quer.
Ate quando a $$$$ falar mais alto que a (a real) vontade de vencer!
La casa della mamma Joana.
Repito o que eu falo há bastante tempo: aquela SF imbatível da era Schumi era só uma franquia. Felizmente, para a equipe, sem italianos no comando dos principais postos.
Para 2015 só restaria a McLaren. Será que ele arrisca?
Alonso só esta esperando a Honda aparecer com aquele caminhão cheio de dinheiro pra voltar para a McLaren.
Ron Dennis não rasga dinheiro!
Não rasga, mesmo!
Se eu fosse Alonso, já teria pedido o boné faz tempo.
Claro, volta pra Minardi….. Puts…
Sem novidades. Ferrari só funciona com estrangeiros no comando.
Vou me permitir responder sua pergunta: a zona foi causada pelo próprio Alonso. A Ferrari bancou tudo o que o Choronso queria e o resultado está aí…
Exatamente. O cara tem alma de perdedor e atitudes de picareta.
É também minha opinião. Antes do El fodon, mesmo depois da era Schumacheer a ferrari fez Kimi campeão. Depois que o espanhol entrou cheio de quero isso, exijo aquilo e começou a dar as cartas com a grana do santander, o que se viu foi ladeira abaixo!!!
Concordo.
Concordo 100%. Alonso, sua trupe e o tamborete que o patrocina são co-responsáveis, não vítimas!
Já fui critico ferrenho do Alonso. Principalmente na época do Cingapuragate. Hoje vejo que ele é cobra num ninho de cobras e que com um carro razoavelmente competitivo ele papa todo mundo.
Abs.
PS. Sou torcedor do Kimi Raikkonen.
Claro, todos em Maranello estao dispostos a perder tudo, tudo messssmo, por conta do amor que nutrem por choronso, seu hiperfalico principe dos sonhos..,,@@@&&&###FalaSsserio
“Quando vc está do lado de fra se pergunta como é possível a Ferrari não ganhar nada, quando está do lado de dentro se pergunta como é possível que já tenham ganhado alguma coisa”.
Acho que é frase do Berger. A zona está voltando.
Exatamente.
Recebendo vários milhões de dolares ao ano, não me importo se meu projetista de motor for o Arrelia, o Chaves ou o Homer Simpson.
A Ferrari voltando ao normal. Zona, bagunça, bate-boca… Só falta voltar a contratar os pilotos italianos fanfarrões.
Até quando? Até abarrotar os cofres.
Alonso deve estar seguindo aquele preceito (dizem) de origem hebraica:
– “Pagando bem, que mal tem”?