NAS ASAS
SÃO PAULO (ficou para outra vida) – Descoberta do Jason Vôngoli: vídeo com a transmissão ao vivo, para a TV francesa, da chegada do primeiro Concorde da Air France ao Galeão, no Rio. Isso foi em janeiro de 1976. Tão legal ver aves da VASP e da Cruzeiro no pátio…
Nunca voei de Concorde. Acho que nunca vi sequer um voando. Talvez em Heathrow anos atrás, ou mesmo em Charles de Gaulle. Mas não tenho certeza. Entrar num, no entanto, nunca. É, certamente, uma lacuna na minha existência.
Alguém aqui voou de Concorde?
Em 1988 ao sair do pais pela primeira vez cheguei a Heathrow e peguei um onibus para Londres, de repente estavam ali 3 Concordes lado a lado, como que dizendo a todos que passavam pela estrada “Welcome to the Great Britain”. Arrepiante, inesquecivel.
Olha que legal esse site: http://heritageconcorde.com/ . E, por falar em lacunas em nossa existência, uma delas é não ter viajado no Hovercraft que fazia o trajeto Dover-Calais.
Voar não, mas já visitei dois deles em museus: Brooklands e Le Bourget.
Voar em um nunca voei… Mas lembro exatamente deste dia. Eu tinha 10 anos e estávamos jogando bola no colégio, na Praça Mauá. De repente passa o Concorde voando baixo, certamente vinha sobrevoando o Centro da cidade. O jogo parou e a meninada ficou a observar aquela maravilha, o sonho tecnológico da época! E lá foi ele em direção ao Galeão. Pronto para pousar, devo ter pensado à época. Mas hoje vejo que o Concorde estava fazendo a “perna do vento”, pois a imagem mostra que ele pousou na pista 15 vindo da direção da Baixada Fluminense!
deixando de lado a discussão babaca sobre quem inventou o avião e se fosse possível viajar no tempo, seria interessante ver qual seria a reação de Santos Dumont, vir da época em que vivia para os tempos em que o concorde ainda voava, se ver frente a frente ( ou mesmo voar) com uma máquina daquelas sabendo que foi o seu 14 Bis que deu o ponta pé inicial em toda essa brincadeira e que o brinquedinho que inventou e fez voar no início do sec. XX veio desembocar naquela verdadeira obra de arte um milhão de vezes mais rápida que seu invento ……….
Em Brooklands tem um pequeno museu de aeronaves e uma delas é um Concorde da BA. E pode entrar.
Flavio,
A mais bela máquina que a engenharia aeronáutica criou, não existe e nem existirá nada tão perfeito. Ví muitas vezes ele no Galeão, era meu deleite vê-lo chegar e decolar. Ficava na sacada panorâmica com uma vontade danada de ver lá dentro….
O Concorde nunca teve um acidente, é assim que o vejo. Seu acidente não teve nada de falha dele. Fantástica máquina que voa.
Não haverá nada parecido, nunca mais. Quem viu, viu, quem voou, voou……
Boa tarde, Flávio.
O Boing da VASP que aparece nas imagens, PP-SNA, ficou apodrecendo por anos no aeroporto de Brasilia até virar sucata. Abraço. Parabéns pelo blog.
Vi um de longe no museu da aviação do Charles de Gaulle.
A humanidade tem andado pra trás em muitos aspectos. O futuro ficou mais distante com a morte do Concorde.
Quem saía de São Paulo pegava um vôo num B-737 da Vasp até o Galeão, pra só então embarcar no Concorde. Rio-Paris (GIG-CDG) em seis horas, incluindo uma parada de 1 h em Dakar para abastecer o bicho e o vôo subsônico sobre a França (o avião sobrevoava o mar e entrava na Europa pela Bretanha). Na cabine havia um “Machmetro”, que mostrava a velocidade do aparelho, em Mach. Também distribuíam um caderninho ilustrado com várias informações únicas sobre o avião, inclusive as temperaturas registradas nas diferentes superfícies do avião durante o vôo supersônico (o nariz chegava a mais de 100 graus C, e não 400 como dito por alguém aqui). Quem pedisse recebia pelo correio um certificado atestando que o requerente havia ultrapassado a barreira do som a bordo do Concorde.
Bah, que mixórdia hein? Aproveitando a ocasião “alada” – Por quê tu não lança uma pesquisa de “aviões que gostaria de ter voado ou voei”, junto aos teus leitores?
Seria bacana; o pessoal entende também de aviação.
Eu – antecipando – gostaria de ter voado no Concorde, SR-71 Blackbird e no ME 262 da Alemanha Nazi (evidentemente sem vinculação ideológica alguma..rsrsr!).
Via várias vezes ele decolar do galeão, com as labaredas amarelas saindo dos motores na decolagem. lindo……….Uma obra de arte!!!!!!!!!!
Entrei no que fica em exposição no Intrepid Sea Museum. Inspecionei cada detalhe por fora (obra linda de engenharia) e por dentro (bem apertado). Nessa visita aproveitei para “inspecionar” em detlhes o SR-71 Blackbird, outra ave espetacular.
Entrei no que fica em exposição no Intrepid Sea Museum. Inspecionei cada detalhe por fora (obra linda de engenharia) e por dentro (bem apertado). Nessa visita aproveitei para “inspecionar” em detlhes o SR-71 Blackbird, outra ave espetacula.
Já se vão quase 40 anos, vendo coisas do tipo, viagem a lua incluso, noto que paramos de evoluir!!
Aeroplano magnifico, esbelto, arrojado, mas na verdade o interior era pequeno/e apertado até……… e com custos altissimos.
Só vi passando no céu, era lindo… Imagino o esporro na decolagem. Hoje que moro na Ilha e já fazem uma barulheira o dia todo e a noite também, devia deixar o povo doido.
Um ícone da tecnologia do século XX.
Lembrei daquelas estórias do Walter Clark, que pegava um Concorde pra almoçar em Paris, pegava outro pra ir na Studio 54 em Nova York e depois voltava pro Rio. Esse tirou onda.
No final o repórter falava com o prefeito da época, Marcos Tamoyo. Foi um bom prefeito. Morreu cedo, enquanto o Sarney tá aí com 120 anos e fodendo o Brasil desde sempre…
O apelido do prefeito era Marcos Tramoia …… encheu a zona Sul de espigões, antes do atual prefeito, foi no mandato dele o último surto de especulação imobiliária do Rio
apertado para cacete por dentro… era como se fosse o interior de um EMB195 voando pra lá de mach 2.
O bico do Concorde me faz lembrar Garibaldo, da Vila Sésamo! rsrsrs
Não sei se ainda está lá, mas em Nova Iorque tem um porta-aviões que foi convertido em museu (Intrepid) e ao lado dele fica (ou ficava) um Concorde da British Airways que podia ser visitado e acabei tendo a chance de visitá-lo. Tinha duas fileiras de poltronas em couro de cada lado do corredor, todas com espaço semelhante a de uma classe executiva. O cockpit demonstrava os sinais da idade, pois mesmo tendo atualizações na aviônica tinha muitos instrumentos analógicos.
Algumas fotos (bem ruins) que tirei estão no links abaixo:
http://flic.kr/p/arpLbz
http://flic.kr/p/arpJYM
Entrei em 2011 no de NY (Intrepid Museum), mas em 2013 quando fui de novo não dava mais pra entrar, não sei se temporariamente ou definitivamente… A aposentadoria dele é uma aberração na história da aviação… O Richard Branson tentou comprar pra operar pela Virgin e a lenda diz que simplesmente recusaram qualquer oferta e jogaram pros museus… Já vi estacionados em Washington, NY e no Charles de Gaulle… Não sei se existem outros em mais algum lugar…
Vi ele fazendo um razante aqui em Brasilia, acho que em 77, eu colecionava selos nesta época, então foi lançado o selo em comemoração ao vôo inaugural Rio/Paris em 1976, assim como tenho o selo da inauguração do transporte aéreo Brasileiro a jato, este de 1959.
A rota de pouso no Galeão passava bem acima da minha casa e quase todo domingo, na mesma hora, lá estava ele. Tudo tremia e o som dos motores era ensurdecedor, mesmo ela ainda estando bem alto.
Lembro que uma vez estava no estádio Ítalo Del Cima, em Campo Grande, assistindo a um jogo, quando ele surgiu no céu acima do estádio. Fui muito engraçado ver todos os torcedores olhando para o céu e esquecendo do jogo por alguns instantes.
Vi um no Museu da Aviacao em Seattle, coisa mais linda do mundo. Voar na rota Paris – Rio em um desses seria a glória.
Vi um que está exposto em um museu só dele, próximo ao aeroporto em Barbados. É a aeronave mais linda que já vi!
Espetacular.
Se algum avião pode se assemelhar mais a um pássaro, o Concorde é o que mais perto chega.
Ligas de titânio absurdas, temperatura da fuselagem excedendo os 400 graus, fazendo o bicho se dilatar quase 25cm, com quatro usinas Rolls-Royce Olympus ( o mesmo motor do Avro Vulcan)….
Sem flaps, a sustentação desse bicho a baixa velocidade é de uma genialidade absurda.
Fantástico. Um engenho que marcou o século passado. Dificilmente algo será tão impactante na vida moderna quanto esse avião. Londres – NY em 3 horas….absurdo.
A pilotagem devia ser só pra quem é do ramo…. é praticamente um caça civil. Só não tem armamento.
FERA FERIDA – até hoje me lembro da manchete do Jornal da Tarde,com a foto do
Concorde pegando fogo,nos céus da frança.
Vi um, estacionado no Galeão, logo abaixo do terraço que eu me encontrava. A mais elegante máquina de voar que eu já vi.
Era muito bonito, só vi no galeão.
Vi um no aeroporto dos Guararapes em Recife, não me lembro se numa escala técnica ou numa visita de alguma autoridade francesa. Foi no inicio dos anos 80, acho que tinha uns 7 ou 8 anos, lembro bem do meu pai me pegando na saída do Colégio Salesiano para ir ao aeroporto para admirar esta escultura dos ares.
Trabalhei no aeroporto do Galeão por 3 anos e, tive oportunidade de conhecer de perto essa maravilha do séc. XX!!! Era um pouco apertado – quase como um EMB Brasilia, mas por fora era lindo. E, realmente fazia tremer o prédio todo quando deslizava para decolar, com uma labareda roxa que tinha um terço do seu tamanho saindo pelos motores. Um barato!
http://youtu.be/_A3e3oKuUSk
Varig Varig Varig Cruzeiro Cruzeirooooo
Estive dentro dele e do Tupolev, no Museum Sinsheim, na Alemanha.
O russo é bem mais espaçoso.
Estava no aeroporto do Galeão por 3 vezes, na hora da decolagem, e acabei ficando por lá para ver. Impressionante!
Tive a oportunidade de voar 0800 nele, mas a oportunidade foi perdida!
Minha ex mulher, então noiva, era a secretária executiva do presidente da empresa francesa que trouxe os vôos do Concorde da Air France para o Brasil.
Antes dos vôos comerciais, houve dois vôos especias, um para autoridades, e outro para jornalistas, ambos com lugares vagos.
E não é que ela não teve coragem de dar um toque no chefe, para nos incluir num desses vôos? E ela era a encarregada da lista de passageiros!
O chefe dela, quando soube – bem depois dos vôos – disse “que bobagem, era só ter falado, os lugares sobraram, pensei que vocês tivessem medo de voar”…
E você ainda casou com ela ? kkkkk
O museus Sinsheim fica entre Munique e Stuttgart e é excelente para o público deste blog.
Tem desde o Concorde até uma McLaren do Senna…
Bahhhhhhhh!!! Caí da cadeira..rsrsrsr.
Verdade… o Concorde e o Tu-144 “Concordisky” estão lado a lado no museu de tecnologia de Sinsheim (meu lugar favorito no mundo… em um dia não dá pra ver tudo que tem no acervo). E vocês podem entrar em ambos. O Tu-144 é mais largo… o Concorde chega a ser claustrofóbico de tão apertado. Em ambos, temos acesso até o cockpit e falando alemão fluentemente e num dia de pouco movimento e com a boa vontade de algum funcionário do museu, o acesso ao compartimento de carga de ambos aviões é liberado pra rápida visitação. Eu pensava que o Tu-144 fosse inferior em matéria de qualidade de construção, mas não deve nada ao Concorde. Esse museu (e sua filial de Speyer) são visitas obrigatórias para quem ama a história de tecnologia.
E quanto ao acervo de carros de F1, é de enlouquecer. Tem vários carros do Senna (Lotus preta, amarela, Mclaren), DOIS Fittipaldis e da última vez que fui (ano passado) já tinham uma Sauber da temporada que estava pela metade! Vale muito conhecer.
Esse avião emociona um designer. É o estado da arte.
Vi de colar do Galeão duas vezes em 1977. Era impressionante, com os
afterburners refletindo seu brilho lilås na fuselagem branca e o som ensurdecedor que fazia todo o aeroporto tremer. Vi também uma vez sobre Cannes, no domingo do GP de Mônaco de 1998, quando fazia voos curtos até a costa da Argélia, promocionais (perdi a chance de voar nele esse dia).
Mas entrei em um (e em um Tupolev) que estão em exibição em Sysley, no sul da Alemanha,. Muito Chocante!
Concorde-se ou não, este foi um ícone da aviação mundial. Deveria ter sido evoluído, e não extinguido.
Prezado Flavio,
nao voei mas entrei em 2, um da AF e outro da BA.
Conforto era ZERO, super apertado…
abracos
Fiz 2 vezes Paris /Rio e achei fantastico.Uma verdadeira maquina do tempo.Pela diferença de horario se chegava no Rio na mesma hora que havia saido de Paris.Numa delas conheci o Emerson a bordo que na epoca ainda corria na F1 com Rosberg de companheiro e foi um papo gasolina espetacular durante toda viagem.
eu vi voando no Rio, tinha uns 7 ou 8 anos e vi no céu.
Eu vi em Viracopos, meu pai me levou lá pra vê-lo. Mas era quase um bebê.
E foi bem antes disso. Ele era apenas azul e branco.
Também fui ver em Viracopos, assim como os Antonov, Mirage…, toda vez que vinha um avião diferente, ia ao aeroporto. Viracopos era a praia do campineiro, em vez de ver o mar, a gente via avião… :)
Aí reformaram e não teve um corno pra pensar em deixar um mirante pra ver os aviões
Só vi de perto um que tem no Intrepid Sea, Air & Space Museum, em NY, no ano passado. Infelizmente não tava aberto pra visitação interna…
Pouso meio duro, não?
até concordo do catrapo, mas uma águia que tem uma Vref próxima dos 170 kt, sem flaps….. essas máquinas com asa em delta não tem muito arredondamento não…
enfim…