PRÊMIO PARA A MISS

SÃO PAULO (merecido, eu diria…) – O Clássicos do Brasil, organizado pelo Zé Ricardo, pelo Fábio Pagotto & companhia bela, foi um baita sucesso. Não tenho números, mas calculo que pelo menos 200 carros estiveram expostos na Hípica de Santo Amaro. E alguns que nunca haviam saído da toca antes apareceram gloriosamente. Falo do Monarca, restaurado pelo Ricardo Oppi de maneira esplêndida, de duas carrocerias de Moldex (um sedã feito sobre mecânica DKW), de um Candango com câmbio na coluna original do Salão de 1961, do Brasília (que não é a perua, é um esportivo do qual se sabe muito pouco), da limusine Itamaraty chassi 0001 (que pertencia ao Tribunal de Justiça do Paraná), de uma excepcional coleção de Mavericks, de raridades como os populares Renault Teimoso e Fusca Pé-de-Boi do Paulo José Meyer, de três carros do acervo da Fiat, de dois Passat Dacon, de lindas Kombis, Dodges, Simcas… Alguns carros do acervo do querido Fábio Steinbruch também foram expostos, como um Dodge 1800 SE, uma Kombi de seis portas, vários JK e o Uirapuru conversível — só se sabe da existência dele, branco com capota de lona vinho, uma coisa maravilhosa.

Faltou algo? Sim, sempre se sente a ausência de um ou outro. Modelos da Gurgel, por exemplo. MP Lafer. Emme Lotus. Avallone. Miúra. O que não falta no Brasil é carro. Mas a presença desses modelos depende dos colecionadores, basicamente. Ano que vem, certeza que será ainda melhor. Porque foi a exposição multimarca mais bacana que vi na vida, teve muita repercussão e todo mundo vai querer estar na Hípica no aniversário da cidade em 2016. Eu mesmo já vou me programar para levar a frota toda de DKW. Desta vez, foi só uma, a Miss Universe.

Que ganhou até prêmio, inclusive, na categoria que contemplava carros entre 1956 e 1960. Aqui vale uma explicação. A indústria nacional, oficialmente, começou quando o governo de Juscelino deu à Vemag a primeira autorização do GEIA — Grupo Executivo da Indústria Automobilística — para fabricar automóveis. A primeira peruinha DKW Universal, chamada genericamente de “camioneta DKW”, deixou a linha de montagem da fábrica do Ipiranga em 19 de novembro de 1956.

A minha foi a décima montada, tendo sido concluída no dia 26 de novembro daquele ano. É, portanto, o carro nacional mais antigo de que se tem notícia. Existem outras três peruinhas 1956 vivas — uma em Canela (RS), outra no interior de São Paulo e mais uma sendo restaurada na capital. Nenhuma delas, pelos números de chassi, é anterior à Miss Universe.

Sendo assim, por ser o carro mais velhinho dos expostos, e pela importância do modelo, o primeiro nacional, a azulzinha ganhou uma salva de alumínio muito bonita, que foi recebida pelo Paulo José — já que eu estava passeando de Lambretta na hora. Os outros premiados estão aqui.

No fim da tarde fui buscar a mocinha. Estava toda metida a besta, porque miss é assim mesmo. Voltou rodando para casa, sem maiores problemas. Agora vai descansar uns dias, que ela merece.

DCIM100GOPROGOPR2750.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
roberto nasser
roberto nasser
9 anos atrás

flávio,
perdi o prazo, mas não perco a oportunidade de, sabendo da premiação ficar feliz por você e pelos que se dedicam à preservação da história do automóvel nacional.
aproveitando a oportunidade: brimo murad, fale comigo, seu número mudou. nasser

Ciro Marques
Ciro Marques
9 anos atrás

Parabéns . Espero vê-la e vê-lo no Blue Cloud 2015 .em agosto próximo..
Abs. Ciro Marques – Curitiba-Pr.

Reinaldo
9 anos atrás

Adorei o evento, muito bem organizado. O local é bem bonito e de fácil acesso. O Zé Ricardo está de parabéns (do Pagotto nem falo, há anos organiza com classe os eventos do Chrysler Clube).
Passei um bom tempo olhando a Miss Universe: que belo restauro! Prêmio merecido- sem dúvida.
Eu já estava contente de poder expor o Charger R/T 72 que restaurei em homenagem à minha filha Luísa, que infelizmente se foi há quase um ano; a premiação do carro e os comentários do Zé Ricardo emocionaram a mim e a Miriam, minha esposa.
Ano que vem volto e levo outros carros.

http://reiv8.blogspot.com

Raimundo Orrú
Raimundo Orrú
9 anos atrás

premio merecido abraço Flávio

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Linda de tudo.

Bene
Bene
9 anos atrás

Flavio
Fui visitar a Miss Universe e levei minha esposa pra posar ao lado dela. Ela gostou da peruinha. Mas ficou faltando a publicação do meu comentário! Sem problemas, ano que vem eu volto lá…

Fábio Pagotto
Fábio Pagotto
9 anos atrás

Mais que merecido, eu diria….
Abraço

Romeu Nardini
Romeu Nardini
9 anos atrás

Parabéns Flavio, realmente o evento foi um sucesso e promete muito para os próximos anos. O Zé Ricardo está de parabéns tambem, pela realização e organização do evento. Teve um espaço curto de tempo para “ajeitar” tudo que envolve uma festa como essa e foi aprovado!!!
E cá pra nós, voce está se saindo muito bem como “mãe de miss”, gostei.
Abraço

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Adoro carros antigos. Faz um favor ai um dia, coloca as fotos da tua coleção.

Paulo McCoy
Paulo McCoy
9 anos atrás

Congratulations. You must be proud!

Paulo Leite
Paulo Leite
9 anos atrás

Flávio, sou aquele cara de Vancouver que você jurou vai me vender a Miss, assim que morrer. Avise quando acontecer o fato. No entanto, para garantir o trato, mandarei cheque em branco, cruzado. Abraços na Miss, cuja desenvoltura lembra as meninas do concurso Miss Universo de ontem. Alias, existe competição mais honesta do que Miss Universo ? É a única competição que as perdedoras se abraçam de felicidade, nāo é ?

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Obrigado, saberei esperar. Enquanto sonho com a sua Miss, vou rebobinar a fita do VCR pra assistir de novo o Miss Universo de ontem. A colombiana vencedora é formosa mas minha preferida era da Jamaica, acho que não levou por preconceito por não ser preta.

Alexandre Murad
Alexandre Murad
9 anos atrás

Olá Flávio, Parabéns pelo texto, muito bom! Apenas uma ressalva, data máxima vênia,..rsrs… sua DKW de fato era o carro de séria mais antigo da passarela, mas o Monarca é de 1954, logo, o mais velhinho do recinto e da passarela…:). Fico feliz que tenha gostado do resultado da nossa restauração. Um forte abraço

Alfredo Junior
Alfredo Junior
9 anos atrás

Parabéns pela Miss Gomes, a conheci pessoalmente, inpecavel. Mas sobre o evento, não querendo ser chato, quando cheguei ontem por volta das 14:40, haviam vários carros indo embora, inclusive um mini dacon que gostaria de ter visto de perto, além da Galaxie ambulância, a entrada continuava normal ainda com a cobrança de ingresso normal, o que achei desrespeitoso com quem foi mais tarde. Mas parabéns pela Miss mais uma vez Gomes!!!

José Carlos Guimarães
José Carlos Guimarães
9 anos atrás

Linda Linda Linda a Miss……parabéns pela pequena jóia…

Alan
Alan
9 anos atrás

Eu estava lá ontem e no próximo ano, irei inscrever meu puro sangue.
Estava sensacional o evento.
Parabéns aos organizadores

Valente
Valente
9 anos atrás

O evento foi muito bacana mesmo, bem organizado, o local muito bonito, vamos aguardar o de 2016, prestigiar e apoiar novamente. Parabéns pelo prêmio!

Márcio Haddad
Márcio Haddad
9 anos atrás

Eternos parabéns, fazer o que você fez com este carro não existe.
Muito capricho!

Carlos Tavares
9 anos atrás

Palmas!

Correa
Correa
9 anos atrás

Esse carro é lindo, merece com certeza!!!

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Parabéns, sua Lambretta também merece um premio, lindíssima!

JJ Santiago
JJ Santiago
9 anos atrás

E eu ali atrás, meio de Robert… com os meninos pilhados querendo andar no Jipe Fedor do papai (é assim que ele é carinhosamente chamado pelos meninos, que já tem gasolina e óleo 2T correndo nas veias). Voltamos para casa de capota arriada com os meninos e minha esposa sorrindo de orelha a orelha.
Foi um prazer te conhecer pessoalmente, FG. De certo vou levar o Candango ao próximo Blue Cloud. Tenho um monte de fotos e quinquilharias que eram de meu pai para te mostrar. Tenho certeza que vai gostar do que vir.
Um grande abraço,
JJ.

JJ Santiago
JJ Santiago
Reply to  JJ Santiago
9 anos atrás

E parabéns pela Miss Universe!!! Carro sensacional e que coincidentemente “nasceu” no mesmo dia de minha esposa (só que 21 anos antes).

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

Merecidíssimo !

adrianno duarte
adrianno duarte
9 anos atrás

flavio bom dia, qual seu e-mail para eu mandar uma foto de um trailer da europa que eu vi

abrço