MENU

segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 19:20Automobilismo internacional

E-PUNIÇÃO

SÃO PAULO (bom…) – Um pedacinho de metal por dentro de uma aleta lateral da asa dianteira tirou a vitória de Lucas di Grassi em Berlim. É difícil acreditar que uma bobagenzinha dessas tenha feito seu carro voar em Tempelhof, mas regra é regra.

O piloto achou exagerada a punição. E vocês?

De qualquer forma, o campeonato segue pegando fogo. E a rivalidade com Nelsinho, com o perdão do trocadilho, está dando choque. Piquet pimpolho divulgou nota agradecendo sua equipe por lhe ter dado um carro “dentro do regulamento” na Alemanha…

42 comentários

  1. Pedro disse:

    Tá legal essa F-E. Clima esquentando. Rivalidades sem frescuras.

    Só falta o Senna detonar o Prost. e vice-versa.

    Enfim, boas corridas, belos cenários, grandes disputas.

  2. Alexandre Quintão disse:

    Nelsinho Piquet errou no passado. Foi e continua sendo punido até os dias de hoje por conta disso. O que não pode é o Di Grassi tentar justificar um erro seu, atual, lembrando o erro do outro no passado.
    Burlou o regulamento? Independente do ganho ou não de performance é passível de exclusão. E Lucas que tantas bobagens falou à época do acidente de Cingapura/2008 , deveria ser o primeiro a não admitir tentativas de se burlar o regulamento. Mas, não se pode julgá-lo. Desde que iniciou no automobilismo sofre derrotas para o Piquet. Isso não é uma situação confortável. Entendo todo esse descontrole emocional. E lamento.

  3. Rogerio Kezerle disse:

    Comico o Piquezinho (inho mesmo….bem inho, muito inho……) falar sobre cumprir regulamento….

    Tô me borrando de rir.

    A F-E tem muito futuro…

  4. Leandro disse:

    Piquet Jr também deveria agradecer a Flavio Briatore, Fernado Alonso e Renault também. Cara-de-pau. Parece galo de galinheiro, só fica ciscando por onde passa…..estava onde mesmo????? Pelo menos o outro é piloto oficial da audi………….Xarope……………

  5. Vitória Marques disse:

    Uma pecinha de nada, mas no carro do piloto que passou 2 anos desenvolvendo o carro é algo no minimo suspeito – e talvez por isso a punição tão severa… Só queria entender o que o Piquet tem a ver com o fato dele ter tentado burlar o regulamento, não entendi a ligação… Em momento algum ele citou o nome do Di Grassi, mas pelo visto na falta de argumentos, usa-se o passado do adversário. Só se esquece que daqui pra frente agora ele que terá telhado de vidro…

  6. Celio Ferreira disse:

    Porra alguem sabe quanto corre um FE na velocidade maxima.
    Durante a corrida não infiormam nada , apenas o tempo de volta,
    média horária em km não tem porque ?

  7. eduardo disse:

    O Prost foi desclassificado por meio quilo,regras são regras. O Piquet só acertou correr na categoria nos últimos testes e não participou dos primeiros testes e corre por uma equipe não tradicional bem diferente dos seus rivais.Piquet líder da E e o Montoya monstruoso vencedor de Indianapolis comprova que a Nascar é uma grande categoria mas que não favorecem pilotos puro sangue com os dois

  8. Alvaro Ferreira disse:

    Não é o caso de se “achar ou não achar” exagerada a punição. Regra é regra. E vice-versa…
    Agora, uma coisa que ninguém falou: eles correm em dois carros, trocam no pit. Os dois carros do Di Grassi tinham esse reforço no bico? Caso sim, dá para desconfiar que podia haver um ganho de desempenho; caso não, caso seja em só um deles, é mais provável que tenha sido mesmo um conserto que a equipe não previu que seria passível de punição.

  9. Brabham-5 disse:

    O carro de Nelsinho estava DENTRO DO REGULAMENTO.
    Então se tem alguém devendo satisfações, ou teve atitude desonesta, não é ele.
    O DisGassi que chore nos boxes.
    E dê seus “kicks” no “ass” da sua equipe.

  10. Marcelo disse:

    Di Grassi explicou: “a peça tem de ser 100% original”.

    Não entendi uma coisa, porque não trocaram a peça danificada? Se for proibido trocar peças da carenagem, como fica, o carro não pode largar?

    Audi ABT estaria agindo de boa fé se tivesse avisado a direção de prova. Depois da vistoria já era, não tem como reclamar.

  11. Ricardo Bigliazzi disse:

    Os caras que organizam a F-1 devem visitar mais as provas de Formula – E.

  12. Anselmo Coyote disse:

    As regras e respectivas punições são estabelecidas antes de o jogo começar. Existem regras rígidas (perda de x pontos, desclassificação etc). E existem regras de punição aberta (ex. os casos omissos serão decididos pela comissão…, pena de perda de 5s a 20s etc). E normalmente é prevista a faculdade de a parte insatisfeita recorrer. Então é isso. Acha que tem razão, recorra. A equipe não recorreu e seu pilotinho fica ladrando.
    Abs.

  13. Thiago Leal disse:

    Achei exagerada a punição, tava demorando pra FIA ser a FIA. Mas por outro, esquenta ainda mais o campeonato e, principalmente, a rivalidade entre Di Grassi e Nelsinho. Apesar de achar o Nelsinho meio mala, acho legal que ele provoque assim, porque o automobilismo precisa de uma rivalidade dessas faz tempo.

  14. Teles disse:

    O Di Grassi já se posicionou no campeonato,pois, só se chuta traseiro por traz e é onde ele está,atras.
    Abração!!!

  15. Manfred W. disse:

    O automobilismo estava mesmo precisando de uma rivalidade assim…

  16. Andre Moser disse:

    Achei engraçado o Piquet falando de lisura e tal… acho que ele já esqueceu o que ele andou fazendo na fórmula 1.

    • John Player disse:

      Jogou o carro no muro de propósito para provocar uma bandeira amarela, sem causar risco de acidente a outro piloto, obedecendo ordens (e chantagens) para não perder a oportunidade, o emprego.

      O que você diria se ele tivesse jogado o carro deliberadamente, sem ordem de ninguém, para cima de um concorrente/rival, de forma inconsequente até com sua própria segurança e do colega ao final da reta, só para garantir um título?

      Não precisa responder.

      • Everson Abreu disse:

        JP, disso eles não se lembram. Memória curta, não? Ou seria hipocrisia mesmo?

      • vicente disse:

        Caro JP, que desagradável vc insinuar que o Nelsinho poderia agir como Senna, além de ser uma hipótese totalmente sem indícios difama alguém que não está mais aqui para se defender. Que motivos o Senna teve para jogar o carro no Brundle e quase mata-lo ? Vai em uma sessão espírita e pergunte, mas não venha aqui difamar um ídolo nacional.

  17. fabiom disse:

    Di Grassi ganhou com muita vantagem, não acredito que isso tenha sido o suficiente para tanto!

  18. Flavio Bragatto disse:

    Mais um episódio da série: “Porra, Nelsinho!”

  19. vicente disse:

    Acho que o Di Grastis está mais para Narciso Cardoso do que para Quatro Dedos, pois além de “não saber” ele participou da criação das regras que desenvolveram a “coisa”!!

  20. vicente disse:

    Desde que li que Di Grassi iria correr na F-E achei bem injusto ele ter toda esta vantagem competitiva afinal tinha centenas de horas de conhecimento do carro obtidos em seu desenvolvimento, seja em experiencia direta dirigindo como em conhecimento de vantagens, deficiencias e motivações para a adoção desta ou daquela solução. Notem a facilidade com a qual ele gasta menos energia que os demais. Devia ser proibido de participar por 1 ou 2 anos até que os outros igualassem seu conhecimento. Quanto a peça, não tenho acesso ao regulamento para opinar, mas é esquisito terem escondido o feito. Esses caras sabem o regulamento até as entrelinhas. “Não sabia” eu acho que não cola.

    • Emmanuel disse:

      Mas quem economiza melhor as baterias, por incrível que pareça, é o Piquet!
      E faz muito mais ultrapassagens também!

      • vicente disse:

        Eu assiti no ínicio 2 corridas (Malasia e Argentina) nas quais me chamou a atenção o baixo consumo do Di Grassi. Após seu comentário procurei na internet algum chart de consumo da F-E mas não encontrei nada, nem nos sites de fans de corrida. Gostaria de achar os dados, pois se o Di Grassi não for o mais econõmico então está aproveitando muito mal a chance que teve….

  21. Marcelo de Castro disse:

    Concordo totalmente com a punição. Di Grassi caiu em meu conceito quando reclamou que era injustiçado por ter que competir contra um Senna e um Piquet. Porra!! Ayrton Senna e Nelson Piquet tiveram que se virar para fazer seus nomes!!!! Faça o mesmo!!! pare de chororô e pilote.

  22. Marcelo disse:

    Cara, você é disparado o melhor comentarista de esporte a motor nas terras tupiniquins e, sabe-se lá, se em além mar haverá outros deste naipe. Vida longa!

  23. Carlos disse:

    Artificializaram a disputa pelo campeonato. E a etapa de Berlim foi tão fraca e sem graça quanto as da Malásia e de Mônaco.

  24. José Angelo disse:

    Achei correta a punição. Mesmo que não tenha ganho de desempenho, como alegou Di Grassi, se não tivesse benefício a equipe não teria feito a alteração.

    Digamos que o reforço foi feito apenas para dar mais resistência à peça, sem ganho de desempenho. Mas seus adversários correram com carros mais suscetíveis a ter que trocar o bico, por exemplo, enquanto Di Grassi não teria esse necessidade. Isso pra mim, caracteriza-se em vantagem, sim. Portanto, ao meu ver, punição correta.

  25. Magrao disse:

    DisGrassi é um chorão. ….esse cara tem é birrinha do Piquet, só pode…qto a declaração do Piquet, show de bola, regulamento ta ai pra ser cumprido…

    • Diogo disse:

      Fala isso pro Piquet Pai, que burlava o regulamento como ninguém. Mané.

      • vbprojeto disse:

        Além do próprio, capaz de bater um carro pra beneficiar sua equipe…e ainda vem falar de lisura!

      • John Player disse:

        Burlava o regulamento?
        Quando “burlou” o regulamento foi punido, certo?
        E mesmo assim tricampeão de F1, Dois vice campeonatos…
        Ah não! Nelsão, Schumacher, Prost, Alonso, Vettel, Hamilton…todos estes só venceram trapaceando Ou porque tiveram o melhor carro!
        Essas viúvas rasgam a calçola de raiva!
        Mais um Piquet incomodando e provocando a ira.
        Os “dick vigaristas” são o tormento das fãs da penélope charmosa, uma santidade de honestidade, ética profissional (dentro e fora das pistas) e “respeito ás regras”.
        Elas acham que podem acusar. Caras de pau mesmo.

  26. Daniel disse:

    Eu assisti todas as corridas, tenho prestado atenção nos comentários, lembro que foi dito que a China iria evoluir, pois teve pouco km de preparação. A Fe esta melhor que a F1, e o Piquet não é líder por acaso, tem se mostrado o melhor piloto da categoria, e com certeza não está na melhor equipe…..

  27. Allez Alonso! disse:

    Estranho é a equipe dele fazer gambiarra ao invés de trocar o bico, lógico que teve diferença de performance, tava muito mais rápido que os outros carros.
    Pode ter certeza que os rebites foram colocados estrategicamente ali, se passou, passou…

  28. Salvador Costa disse:

    Regra é regra. Senão, começa o “jeitinho”

  29. Emmanuel disse:

    Nelson Piquet Jr está sendo disparadamente o nome da temporada inicial da F-E.
    É quem faz mais ultrapassagens e consegue, invariavelmente, gastar menos baterias que os demais pilotos.
    E está lutando contra a equipe mais poderosa, cujo dono é Prost, e o piloto que desenvolveu os carros da categoria e é da equipe da Audi.
    Lembra até o pai que foi bicampeão mundial em 81 e 83 numa equipe inferior às concorrentes!
    Por isso, apesar de lamentar por Di Grassi, acho que a situação fez justiça ao melhor piloto da categoria, e que se não fosse tirado da segunda prova por Trulli a uma volta do fim estaria na frente de qualquer jeito, lembrando ainda que dos três concorrentes ao título ele foi o piloto que menos testou pois só no último treino coletivo ele foi confirmado como titular.

  30. Rafael Chinini disse:

    realmaente regra é regra, mas exagero de fato! podia perder umas posições na próxima largada já estava de bom tamanho não?
    tirar vitória assim depois do podium, devia ser em casos extremo do extremo!

  31. Moacyr Lopes disse:

    Piquet sendo Piquet como sempre. Gostei da nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>