NO LESTE (3)
SÃO PAULO (tudo dá tempo em dois tempos) – Largou na pole e não ganhou na Hungria… Que vexame, Comandante!
Mas acontece. E como é bom quando uma corrida é boa, ainda que apenas na largada e em alguns momentos nas últimas 30 voltas. É assim mesmo. Uma boa prova nem sempre é boa durante o tempo inteiro. Muitas vezes algo imprevisível cai do céu e transforma uma corrida ruim numa corrida espetacular, e foi assim hoje em Budapeste. Caiu do céu um safety-car. E caíram do céu algumas trapalhadas de Hamilton e a disposição de Ricciardo.
E o inacreditável azar de Rosberg.
Vettel ganhou a partir de uma excepcional largada, e no fim das contas foi o único que, depois que as luzes se apagaram, não teve muito com que se preocupar — verdade que teve Nico em seu retrovisor por bastante tempo, mas sem que o piloto da Mercedes tentasse qualquer ataque.
Atrás de Tião Italiano, reinou o caos. E no meio do caos, do qual foi importante protagonista, Lewis ainda conseguiu chegar à frente de Rosberguinho. Seu título está escrito nas estrelas.
A destacar do resultado final, o fato de Vettel ter igualado Senna, 41 vitórias na carreira, tendo largado nove vezes menos que o brasileiro. E Alonso ter chegado em quinto. Sim, quinto! E nenhuma Mercedes foi ao pódio. E duas Red Bulls foram!
E apesar disso, de um pódio potencialmente feliz, claro que ninguém rasgou o sorriso. Afinal, há pouco mais de uma semana todos perderam um amigo depois de nove meses de agonia.
[bannergoogle] A reunião dos pilotos em círculo 15 minutos antes da largada para homenagear Jules Bianchi foi muito emocionante. Silêncio absoluto no autódromo, capacetes no chão, lágrimas discretas. Não é fácil para um piloto velar um colega que deveria estar ali — e abala qualquer um. Como muito emocionante foi Vettel no rádio, assim que recebeu a quadriculada. Em italiano, agradeceu à equipe. Em francês, dedicou a vitória a Jules. Em inglês, disse: “Cedo ou tarde você faria parte desta equipe. Você vai viver sempre nos nossos corações”.
À corrida.
Houve um piripaque na largada. Massa parou o carro no lugar errado, o procedimento foi repetido e a distância original de 70 voltas caiu para 69. O brasileiro teve de pagar 5s no primeiro pit stop, como punição.
E na largada para valer, a Ferrari foi sensacional. Vettel foi espetacular. Raikkonen foi magnífico. E os mercêdicos, vacilões. Tião Italiano e Kimi Dera Fosse Sempre Assim partiram para cima dos prateados e numa sequência de três curvas assumiram P1 e P2, posições conhecidas também como primeiro e segundo. Nos boxes da Ferrari, os mecânicos pularam como se fosse gol da Juve na final da Champions.
Hamilton caiu para quarto e, no desespero, perdeu uma freada quando atacava Rosberguinho e foi para a brita no meio da volta. Conseguiu retornar à pista, mas em décimo, atrás de Massa — que largara mal. Hülkenberg, de 11° para sexto, e Pérez, de 13º para oitavo, foram os outros dois que partiram de forma épica, histórica e inesquecível. Pulavam de alegria dentro do capacete, porque ganhar tantas posições num circuito como Hungaroring é coisa para dar festa no domingo à noite.
As posições nas primeiras voltas expressas no gráfico do volta-a-volta aí embaixo indicavam bem o drama de Lewis e a alegria de forceíndicos e ferraristas. Olhando para a posição de Hamilton, dava para notar como ele teria trabalho para recuperar o que perdera na largada e, depois, na escapada. Faria a famosa “corrida de recuperação”, expressão que faz parte do nosso léxico há anos.
Mas foi só na décima volta que Hamilton conseguiu passar Massa, por fora, no fim da reta. Manobra bonita, muito bonita. Felipe vendeu caro a posição, mas talvez tenha sido seu único bom momento na prova — resistir à Mercedes. Lewis foi firme e decidido e eles tocaram rodas. Depois, passou Pérez. Felipe, então, desapareceu da corrida.
Na volta 14, com Bottas, começaram os trabalhos de boxes. Corrida agitada nos pit stops, com previsão de até três paradas para alguns.
E Hamilton vinha escalando o pelotão… Quando parou, na volta 20, fez das tripas coração para voltar na frente de mais alguém. Conseguiu. Saiu dividindo a bola com Bottas e ganhou a posição do finlandês. Já era quinto. Na volta 22, Vettel parou. Na 23, Raikkonen. Tudo na paz com a Ferrari. E Lewis ralando para recuperar o prejuízo do início — por que as pessoas não falam mais “correr atrás do prejuízo”?
Na altura da 25ª passagem, o inglês estava mais de 30s atrás do líder, e brigar pela vitória estava fora de cogitação. Para Rosberguinho, em terceiro, a desvantagem era de 16s. Ali dava para sonhar com algo, se o parceiro tivesse algum azar monumental. E as coisas foram se acomodando, com um período de relativa calma na corrida. Pintava uma improvável dobradinha da Ferrari, o que já estava de bom tamanho para um GP normalmente previsível e pouco disputado.
Mas na volta 42, algo de errado começou a atormentar Raikkonen. Seu carro perdia potência e até Alonso, uma volta atrás, passou o tagarela finlandês. Foi quando Hulk bateu, na volta 43, e tudo começou a mudar. Primeiro, a direção de prova colocou seu safety-car virtual para trabalhar e todo mundo foi para os boxes. Na sequência, volta 44, entrou o carro de verdade para juntar o pelotão. A asa dianteira da Force India arrebentou sozinha no fim da reta. Muito esquisito. Felizmente o piloto não se machucou. Mas ficou muita sujeira na pista. Para limpá-la, foi necessário até que o pelotão passasse pelo pit-lane duas vezes.
O problema é que deu confusão na hora de agrupar todo mundo, embora ninguém tenha reclamado do assunto. Tinha muita gente na condição de retardatário, e quando estes puderam passar o safety-car para reagrupar demoraram muito para chegar na turma da frente de novo. Só sei que a relargada foi muito doida, na volta 49, com apenas oito carros no campo de visão do líder e das câmeras de TV. Os demais estavam perdidos em algum canto de Hungaroring.
Nesse momento, Vettel, Raikkonen, Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Verstappen e Kvyat eram os oito primeiros. Ricardão foi para cima do Comandante Amilton e os dois se estranharam. Bottas foi junto. Esfrega daqui, esfrega dali, Hamilton deu um chega pra lá no australiano da Red Bull e um pouco mais atrás Kvyat, sem querer, tocou na roda de Bottas e furou o pneu da Williams.
Kimi se arrastava, sem o ERS. A equipe pedia desculpas pelo rádio. Ele parou nos boxes um pouco mais tarde, tentou voltar, mas acabou abandonando. Hamilton, por conta do pega-pra-capar com Ricciardo, teve de ir aos boxes para trocar o bico. Voltou em 13°. Àquela altura, Rosberguinho era só alegria. Com o segundo lugar, marcaria 18 pontos. Hamilton, se zerasse, simplesmente perderia a liderança do campeonato! E para ajudar ainda mais, a direção de prova deu um drive-through para Lewis, por bater em Ricciardo. Oh, Hungria, como te amo!, cantarolou Rosberg.
Hamilton voltou novamente em 13º depois do pênalti e ainda pediu desculpas à equipe pelo rádio. Sacou que só fez cagada. Lá na frente, Ricciardo, com pneus macios, chegava em Rosberg e ameaçava um ataque. Cisca daqui, cisca dali, uma hora daria o bote. Hamilton, na volta 61, entrou na zona de pontos ao passar Nasr. Depois, atropelou Sonyericsson e Button e foi a oitavo. Nas contas, voltava a ser líder do campeonato. Mas Nico ainda tinha motivos para agradecer aos deuses magiares. A diferença de 17 pontos estava evaporando.
Então, na volta 64, a sorte do alemão começou a virar. Ricciardo se jogou na freada no fim da reta e passou o alemão. Rosberg fez o que se faz nessas horas: esperou o adversário se atrapalhar na saída da curva para dar o X. Tudo sossegado, manobra tão clássica quanto dar uma largadinha no vôlei por cima do bloqueio.
Só que deu azar demais. Sua roda traseira esquerda tocou na asa do Red Bull. O pneu furou. Uma volta inteira sem borracha até chegar nos boxes. Um segundo lugar garantido, na pior das hipóteses um terceiro, jogado no lixo. Olha, se chovesse Xuxa hoje em Budapeste, caía um Pelé no colo de Rosberguinho.
(Observação: esta é uma piada antiga. Eu poderia mudar os personagens, para que ninguém viesse aqui me chamar de racista. Por exemplo: “Se chovesse Angélica hoje em Budapeste, caía um Luciano Huck no colo de Rosberguinho”. Só que isso seria uma viadagem sem tamanho. A piada nasceu nos anos 80 com Xuxa e Pelé. Então, serei fiel ao modelo original. E não me encham.)
Ricciardo também foi aos boxes trocar o bico e perdeu a posição para Kvyat. Voltou em terceiro ainda, tinha uma certa folga para quem vinha atrás. E a direção de prova distribuía punições. Verstappen levou uma. Maldonado tomou três. Kvyat, um acréscimo de 10s ao seu tempo final de prova — não alteraria o resultado. Quando Rosberguinho conseguiu voltar à pista, era o décimo. Hamilton já passara por Grojã e estava em sexto. O mercêdico bafejado pelo infortúnio ainda teria tempo para ganhar mais duas posições e terminaria em oitavo. Os 17 pontos que tinha de desvantagem para Hamilton, no fim das contas, engordaram para 21.
Vettel, segunda vitória no ano, Kvyat, primeiro troféu na F-1, e Ricciardo, sem o sorriso cheio de dentes, fizeram um pódio contido. Verstappinho chegou em quarto, seu melhor resultado no ano de estreia. Alonso veio logo depois, e não foi propriamente uma posição herdada. Fez ultrapassagens, parou na hora certa, buscou os pontos e fez por merecê-los. Comandante Amilton, Grojã, Rosberguinho, Bonitton e Sonyericsson fecharam a zona de pontos.
“O pódio está batendo na trave”, disse Alonso ao final da corrida. “Um passo de cada vez. Primeiro um top ten, depois um top five, depois um topless.”
Foi legal, esse GP da Hungria. Vão ser legais, as férias, para recuperar as baterias. Dois GPs seguidos na categoria de “melhor da temporada” são sempre um alento.
Mas o nome da corrida, mesmo, foi Ricciardo, que ainda vai ser capeão algum dia. Uma das melhores corridas do ano, mas para o campeonato foi ruim. Se a diferença diminuísse, haveria mais disputa pelo título.
O Hamilton é fã do Senna, mas acabou correndo como um Mansell impaciente nessa corrida que acabou saindo como um saldo positivo em relação ao azarado Rosberg. O Vettel é o único intrometido que consegue furar as Mercedes conseguindo uma vitória com sabor de campeonato, só que essa teve um sabor único por se igualar ao Senna. O Massacrado foi salvo pelo pneu furado do Bottas, senão seria um pódio na certa dele no meio dessa confusão. O Alonso acabou sendo o quinto no meio dessa confusão, um resultado impossível algum tempo atrás. Daniil Kvyat consegue fazer a maior corrida da história de um piloto Russo na F-1 conseguindo o seu primeiro pódio com o seu segundo lugar na Hungria.
Vettel já está a menos de uma vitória de Rosberg
Certamente vai passar e Hamilton que trate de se cuidar, pois se bobear, Vettel estará sempre ali na cola.( Aliás, até mais que Rosberg)
Eu me lembro que quando o Petrov foi pro pódio pela Lotus-Lada-Renault na Austrália em 2011, o Flávio Gomes fez uma festa aqui no blog sempre postando junto com os comentários daquela prova videos da Red Army Choir pelo pódio do russo.
Agora o camarada Kvyat foi ao pódio e não vi a mesma empolgação do nosso amigo blogueiro… Seria por causa da ausência da Lada?
O que importa é:
– “A destacar do resultado final, o fato de Vettel ter igualado Senna, 41 vitórias na carreira, tendo largado NOVE VEZES (o maiúsculo é por minha conta) menos que o brasileiro”. ÓTIMO. Excelente informação. (Chorem viúvas, o pesadelo alemão continua!)
– Alonso consegui não só terminar uma corrida, como chegar em QUINTO lugar. Para a Mclaren/Honda atual é coisa para se comemorar por 30 dias.
– FG foi dar uma volta de Vespa, saiu apostando num pódio com Raikkonen e Rosberg (se não em engano, afinal não encontrei o seu post escrito antes de sair para seu passeio de Vespa) e perdeu o final ao vivo da corrida. Um abraço de Kyviat, Ricciardo e Alonso, FG! hehehehe
Largar uma corrida de F1 para dar um passeio de Vespa? Será que depois deu um passeio de bike na ciclovia da Av. Paulista á tarde, também?
Se não conhecesse um pouco FG, o acusaria de burguês-classe média-da esquerda caviar.
hehehehehehe
Baba ovo do Vettel!!
Não sou viúva do Senna, mas se considerar que ele dividiu a garagem nada menos que com Prost, enquanto o alemão reinou por quatro anos na Rbr sem nenhuma sombra, esse seu argumento é fraco!
Hehe, o povo exagera mesmo. Não é “sensacional” a largada de um monte de carros quando os dois primeiros largam como duas velhinhas de 90 anos. E não é sorte chegar em sexto depois de 3 erros, uma troca de asa e uma punição. Como já escrevi no outro blog, se Hamilton estivesse no lugar de Rosberg no final, com o ritmo que tinha, Vettel jamais ganharia esta corrida, assim como se as Mercedes largassem com alguma dignidade.
Mas “se” não ganha nada, então…. E “se” Rosberg não tivesse confiado demais no maluco da Red Bull e o campeonato equilibrasse, Hamilton viraria a mesa como sempre fez. Já é tri, parem de falar mal do cara, o cara é bom. Hoje o único piloto capaz de vencer Hamilton chama-se Hamilton, quando se comporta como ontem. Ótima corrida.
Números idiotas, como sempre, mas fato interessante. Vi num fórum gringo. Senna precisou de 158 corridas para subir 80 vezes no pódio. Ontem era a corrida 158 do Hamilton, que tinha 79 pódios. Não rolou, nem sei se são números corretos, mas seria interessante porque Hamilton adorava Senna, assim como os ingleses e muitos europeus.
A minha análise da corrida foi a seguinte.
Os pneus de Riccardo fizeram toda a diferença nessa reviravolta. Os compostos macios eram quase dois segundos mais rápidos, isso permitiu a Riccardo tracionar melhor na relargada, foi isso que gerou o ataque inesperado em cima de Lewis e não uma má largada do inglês.
Acho que ninguém na equipe deve ter alertado a Hamilton sobre isso, ele com certeza estava focado em caçar Rosberg e não se preocupou com um mero coadjuvante RBR/Renault. O que aconteceu a seguir foi acidente de corrida: ataque inesperado + pneus frios = perdeu o carro e atingiu Riccardo.
A seguir, mesmo com um motor nitidamente inferior, os compostos macios faziam seu trabalho, e isso também foi a causa do acidente com Rosberg. Como Riccardo tracionava melhor nas curvas, ele tentou sair o mais próximo possível para, com uma ajuda do vácuo, diminuir a diferença de potência do motor e tentar retardar a freada o máximo possível para tentar a ultrapassagem já na curva porque na reta era impossível.
Se conseguisse fazer isso em cima da Mercedes com a Ferrari seria mais fácil. Riccardo percebeu isso e tentou, por muito pouco não conseguiu.
Esse “Allez” é pior do que podemos acreditar…
Não era ele que disse não participar mais do blog???
HUAHUAHUAHUA
Tão ridículo quanto o piloto que paga pau. E sem contar que é um hipócrita, pois diz que “pilotos que só ganham campeonatos a bordo de foguetes”, mas se esquece que o pior campeão da história da F1 só ganhou dois títulos quando tinha o melhor carro.
Tsc, tsc, tsc…
E até quando o “Choronso” vai bem, o Ve44el coloca tudo em seu lugar. O medíocre chega e quinto, Ve44el vence!!!
HUAHUAHUAHUA
Sem falar que o babaca do Allez esqueceu de comentar que “na Ferrari faltava piloto”.
Quase convenceu, Chupez/Matteoni, só se esqueceu de escrever Vettel corretamente. Ou será que você já está gerando fãs que reproduzem sua maneira debilóide de escrever o nome do piloto alemão?
Cara você é doente. Um doido que perde tempo criando personagens contra e a favor de si mesmo tem que se internar.
Procure ajuda. Vai que ainda dá?
Andre Fonseca = Chuppez pinto = Paulo Alonso e outras porcarias que estragam este espaço de comentários.
Ué, não prometeu parar de participar do Blog???
Criou outro email / cadastro e só criticou quem não concorda com seu fanatismo exagerado pelo espanhol???
Oh céus, quem será esse fake???
HUAHUAHUAHUAHUAHUA
Ô, Segafredo (Leitor do Blog), você ficou órfão com a desistência do Vicellez.
E agora, vai ser “pau-mandado” de quem?
Chupez,
Agora o Allez está atacando de “Alonsete” e de Alberto, é isso mesmo?!
HAUHUAHUAHUAHUAHUA
Mais desespero que isso só o Choronso, arrependido de ter deixado a Ferrari esse ano…
RACISTA E MACHISTA.
O que esperar do Massa…o que estamos vendo, piloto pouco competitivo, ultrapassado, reclamão e mestre em dar desculpas. O Massa parece e a Portuguesa da F1, vive de sucessos esporádicos, só falta cair da série…kk
Como faz falta ver Alonso com um bom conjunto, fatalmente as corridas seriam mais equilibradas e interessantes ,e duro ver alinhar todos de novo após a entrada do SC para que a categoria TOP do automobilismo mundial seja mais atrativa e empolgante e faça você continuar prestigiando.
Alguém a esta hora já deve estar pensando em tornar isso regra da F1 . Pelo menos 1 entrada de safety-car por corrida, para dar mais emoção.( Afinal já não fazem isso com pneus? obrigatório 1 troca)
Aliás, algum tempo atrás também pensaram em molhar as pistas.
Pensando bem até que seria interessante e também pontuar, colocação antes do SC e somar com a chegada.
O Maldonado tomou três punições. injustas! Sempre pega no pé do cara!
O Kimi Show foi para casa dele cuidar do Robin :
P.S:. Flávio, o Felipe Motta visitou a casa do Homem de Gelo em 2008, na Finlândia, muito bacana a matéria segue link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=qwm0uU1BSS4
https://www.youtube.com/watch?v=xcq7z3-CEOs
Abs.
Flavio, faltou vc citar q o Nico poderia ter usado pneus macios na ultima troca (quis marcar Hamilton e se deu muito mal), na minha humilde opinião uma burrada sem tamanho, pois com pneus macios poderia atacar Vettel e quem sabe até ganhar a corrida, além de fugir do ataque amalucado do Ricciardo…
Definitivamente, Rosberg não tem alma de campeão!
Ele quis pneus macios. A equipe decidiu, à revelia do piloto, colocar os médios.
Bela corrida! Espetacular Vettel, piloto completo. Essa corrida serviu para mostrar o quanto Vettel é bom piloto, e também o quanto o Rosberg é fraco e abusado. Com uma Mercedes nas mãos, com a chance clara de ir pra cima das Ferraris e no ultimo trecho da prova poderia ter colocado os pneus macios e ir pra cima de Vettel e ganhar a corrida (Ah mas o Hamilton faria isso com os pés nas costas) ele preferiu a mediocridade de colocar os pneus médios e mais lentos e ficar traseirando os outros, resultado: uma corrida de merda, e apesar de toda a lambança que fez, o Hamilton ainda conseguiu aumentar sua vantagem. Essa corrida, para mim, mostra a superioridade do Hamilton que será sem dúvidas campeão novamente.
Um abraço a todos.
Ninguem mais fala em “correr atras do prejuízo” porque finalmente viram como essa expressão está errada. Você corre atrás do lucro, não do preju…
Nem sempre! No Brasil, com a alta carga tributária, alguma empresas, correm atrás de “prejuízos” para diminuir o imposto a pagar, ou mesmo não pagar imposto.
Alguns valem-se de manobras contábeis para criar lucros fictícios, como a Caixa que contabilizou como receita a reversão das contas inativas, mas outros correm atrás do prejuízo para reduzir a carga tributária, ou até mesmo não ter que distribuir dividendos quando tem minoritários de olho no lucro da companhia.
Piloto campeao eh aquele que aproveita as pequenas chances que aparecem: foi o caso de Sebastian e Ricciardo, nao eh o caso do rosberguinho.
Como tem um foguete nas maos, so esta a ca. 20 ptos atras do hamilton.
Flávio.
Imagino que se alguém quer ter um blog sobre algum assunto, tem obrigação de acompanhá-lo diuturnamente, Caso contrário corre risco de perder credibilidade.
Como já disse e voce também, Vettel e Hamilton são os melhores pilotos da atualidade. O resto é o resto.
Deem 0,00001% de chance a qualquer 1 desses 2, que certamente darão show e ganharão corridas.
Quanto ao Massa PQP, parar errado no Pit com a experiência que tem, Deveria ser motivo p/ ser desqualificado.
Quanto ao Alonso, parem com isso, se não fosse toda confusão que teve chegaria em 12, 13, 14 e olha lá.
Agora… em pleno 2015, sujeito ainda usar vassoura (e de bruxa) para limpar pista onde correm os carros mais sofisticados do mundo, chega a ser triste.
Por fim, as Mercedes já não são tudo isso, ou Rosberg, teria passado facilmente as Ferrari após 10 ou 12 voltas. Sem dizer que Hamilton também não teria tanta dificuldade de passar Massa.
Conclusão: Se bobearem e a continuar assim, Vettel até pode ser campeão.
Tudo muito bem, tudo muito bom. Mas esqueceram de mencionar o “faster than you” da Red Bull no sorriso maroto em cima do pobre Kviado. No fim os Deuses do esporte falaram mais alto e o Russo chegou na frente do canguru. Só faltou a equipe mandar o soviético deixar o bocão chegar em segundo.
Se tem a mesma poha de carro que passe no braço.
“-Ai, pede pra ele sair que eu estou mais rápido”. Que viadagem do cacete.
Foi Burrice ele ter obedecido, vai vestir cangalha massa/rabichello pro resto da carreira.
Consta que Rosberguinho ficaria mais contente com o Pelé do que com a Xuxa…
Olha, olha, olha…
A corrida foi muito chata até o acidente do Hulk.
Achei sacanagem da direção de prova ter retirado o safety car sem que os retardatários tivessem chegado nos outros (o resultado poderia ter sido outro).
Él Fodón de la Quinta Posición está de volta. É só falar mal dele e ele apronta. :)
Rosberg azarado. Deveria ter deixado o Ricciardo ir atrás do Vettel (vai que eles se enroscassem antes do fim).
PS. ” Por que as pessoas não falam mais “correr atrás do prejuízo”? ” Difundiu-se a ideia de que isso seria tentar obter prejuízo ao invés de diminui-lo, mas todo mundo sabe o significado da expressão.
São aquelas coisas que falamos em português de modo errado (em termos de lógica, creio), são comuns no cotidiano e soam estranhas quando você, por exemplo, pensa um pouco no sentido. Ex:
– “Ali não tem nada”, “Ali não tem coisa nenhuma”, “Ali não tem ninguém” -> tem alguma coisa / alguém (há duas negações nas frases anteriores);
– “Ali não tem coisa alguma”, “Ali não tem qualquer pessoa”, “Ali tem nada / ninguém” (parece muito com inglês, não?) -> não tem, está vazio (há apenas uma negação nas frases)
É claro que o indivíduo que começar a falar da segunda maneira aqui no país vai ficar com o rótulo de esquisito, no mínimo. :)
A corrida foi chata até o acidente do Hulkemberg? Tu querias o que? Que o Vettel e o Kimi tivessem alçado P1 e P2 voando por cima dos carros da Mercedes e o Hamilton tivesse sido abduzido por um ET? Largada abortada, pedaço de aerofólio voando, troca de posições e aquilo tava chato?
Aí complica.
Mas a aula de português foi boa.
E tem também o velho “risco de vida”.
Não mais.
Os jornais hoje escrevem corretamente “não corre risco de morte”.
Como é infinitamente melhor a transmissão da BBC. A Fox australiana tem comentaristas , mas estes só entram qdo perdem o áudio original, com Damon Hill, Johnny Herbert e o Blundell. Lembraram antes da transmissão , que apesar de lenta e monótona, a corrida da Hungria sempre proporcionou momentos épicos. Primeiras vitórias do próprio Hill e do Jason Button, primeiro título do Mansell, foi lá que Massa quebrou o motor e começou a perder o campeonato em 2008, foi lá que o Schummi espremeu o Rubinho no muro dos boxes, que o Piquet fez aquela ultrapassagem malandra no Senna , de lado com dedo pra fora, entre outras .
Essa corrida de ontem foi se não a melhor , uma das, mas como disse o blogueiro, muito mais pela cagada da Mercedes que esqueceu como largar (lembrando que a partir de Spa a largada passa a ser manual , sem ajuda dos universitários) , e também pelo safety-car.
O que aconteceu com o Kimi dera eu tivesse um PC, foi o símbolo máximo de quanto os computadores tomaram conta dos motores. Deram literalmente um Ctrl+Alt+Del nos boxes , os mecânicos ali esperando a luz verde do Kers pra poder encostar no carro , e dar um boot no motor pra ver se ERS voltava a funcionar, patético.
Sugestão para o Grande Prêmio nessa nova fase, que btw vou contribuir em breve, um podcast se já não fazem um, porque sinceramente, aqueles caras que te compararam com o Galvão, putaqueopariu como falam merda.
Corridaça, tb assisti por VT. Não foi o Verstappinho que furou o pneu do Bottas?
Quem diria, corrida mais pé-no-saco de antigamente é uma das mais legais de hoje em dia.
Grande corrida!
Acho que o Rosberg teve a sorte sorrindo mas não soube aproveitar. Acho que errou ao não colocar pneus macios e ir pra cima no final da corrida, que lhe custou uma ultrapassagem e o azar de furar o pneu. Piloto que não arrisca, ainda mais quando o principal concorrente está em uma draga, não merece ser campeão.
Flávio. A Mclaren vem ai e não vem sozinha vem na base do saci?
Uma corrida espetacular!
De volta El Fodon de la Quinta Posicion!!!
Uma pena foi não ter terminado com Hamilton e Rosberg empatados nos pontos! ia ser muito legal para a segunda parte do campeonato.
Maldanado ou Madonator merece o troféu de De Cesaris do ano!! doidinho esse cara. tem que ter um doido desses para animar a bagaça!!
Hamilton, neste GP, relembrou seu primeiro ano na Mercedes, quando era o “piloto pole-dance”: fazia a pole e depois “dançava”…
Naquele época a Mercedes só tinha carro pra uma volta, pq na corrida comia uma borracha danda e perdia o ritmo.
E não foi só no primeiro ano não, acho que até 2013, eles corriam de 1113, rs.
Hamilton foi pra Mercedes em 2013. Em 2014 foi campeão. Então foi no só no primeiro ano sim.
Fazia 2 anos que eu nã0 via uma corrida de F1 tão boa assim. Os pilotos das Mercedes falharam muito, o Vettel foi impecável e venceu facilmente, mesmo sendo prejudicado pelo Safety car. O Ricciard foi espetacular, mesmo o Hamilton batendo nele que teve um pouco de danos na sua Red Bull. Alonso outra fera, para a condições de sua McLaren… tanto a McLaren como a Red Bull mostraram nesta pista que o que falta é motor. Acredito que só em Cingapura para haver outra corrida tão boa. A decepção é o Massa de novo, é brabo ser brasileiro, este piloto é rápido, mas é que nem o Raikkonen erra muito. Podem dar uma Mercedes para ele que ele não vai ser campeão.
Não, ele não é “que nem o Raikkonen”. O finlandês, além de campeão, é o segundo piloto mais rápido da história da Fórmula-1.
No máximo, o segundo piloto finlandês mais rápido da história da F1.
Voltas mais rápidas:
1. Michael Schumacher ………… 77
2. Kimi Raikkonen …………………….. 42
3. Alain Prost ………………………………. 41
4. Nigel Mansell ………………………… 30
5. Mika Hakkinen ………………………. 25
Os números falam por si, caro Alberto.
Consertando:
5. Jim Clark………………….. 28
6. Mika Hakkinen …….. 25
Cometi um sacrilégio. Esqueci do “Escocês Voador”.
O problema do Massa é que quando não tem nenhum problema, ele consegue arrumar um (parar errado no Pit antes da largada).
Disse tudo.
vettel é o melhor piloto da atualidade e Alonso continua muito bom. Maldotado meio maluco e injustiçado.
Dizem que até agora, 19 h, o Maldonado continua passando pelos boxes de Hungaroring pagando punições…
Viva a Hungria e sua pista travada
Viva Vettel e a Ferrari
Viva o Alonso 5º colocado
Viva a Red Bull , 2ª e 3ª
Viva a Mercedes se lascou
Viva o Maldonado , 3 punições numa só corrida
Viva a Williams detesta , Hungria , Cingapura e Monaco
Viva Vestarpen 4º , o moleque doido.
Viva eu que assisti esta corrida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
V DE VITÒRIA DE VETTELL
VIVA a McLaren-Honda!
O rabo desse rapaz, o tal de Luís Amílton, é de um tamanho que vou te contar… Começa ali pelas bandas da Barra Funda, e termina… sei lá aonde, a New Horizons ainda não chegou lá. Era para ter saído num baita prejuízo e no fim até abriu mais vantagem, apesar de tudo.
Em tempo: eu prefiro correr DO prejuízo, e atrás do ganho, hehe…
Prova que para se ser campeão, não basta ter bom carro e ser um ótimo piloto, precisa de um tanto de sorte também.
Pouca bosta esses pilotos da Red Bull em? Só 1, 2, 3 e 4.
Ricciardo um verdadeiro insano, era só dar um espaçozinho e ele mergulhava feito um louco para fazer a ultrapassagem.
E Vestapinho com seus 17 anos ainda pegou um 4 lugar.
Ótima corrida.
Flavio,
A corrida foi boa por causa da largada e outroa problemas.
Voce acha que a posicao de largada deveria ser por sorteio?
Não precisa ser tão radical assim, bastaria que do terceiro para trás pudessem escolher o tipo de pneu para largada (e não do 11º como é hoje)
Não acho que sorteio seja interessante, não é nada justo do ponto de vista esportivo. Mas esse fim de semana mesmo estava pensando nesse assunto. Pensei que talvez pudessem desenhar um esquema para que cada piloto largue pelo menos uma vez em cada posição do grid. Todos teriam a chance de sair na frente, e matematicamente seria possível, já que temos aproximadamente a mesma quantidade de corridas e carros no grid atualmente. Para não matar os treinos de sábado, podiam colocar uma pontuação baixa para as melhores voltas lançadas.
Na corrida mais emocionante da temporada, quem brilhou foi ele! Quem está fazendo a McLaren renascer das cinzas… ele! E mostrou, mais uma vez, quem é o piloto mais completo do grid… ele!
Esses pilotos que só ganham campeonatos a bordo de foguetes, que se cuidem!
Brilhou tanto que ficou atrás do “dimenor”. O teu idolatrado não está pilotando foguetes, porque está “queimado”!
Só pode ser o Vicellez com mais um nick fantasma.
O doido agora piorou.
Vai vir todo dia com um diferente.
Lembrando que o Vettel, fez pole e venceu corrida com a Toro Rosso. E venceu 4 títulos.
Não faz isso Miguel. Não lembra que ele chora. Aí surta e fica escrevendo essas coisas. rsrsrsrs
Alonso venceu com uma Renault que era igual essa Toro Rosso do Vettel. largando na pole e vencendo da mesma forma, isso bem antes de ser campeão. A trajetória antes do título é parecida. A diferença é que Alonso encontrou um piloto do mesmo nível na Mclaren e ainda teve confusão geral que todos perderam, e, numa decisão ruim, foi correr numa renault fraquíssima. Estava em seu auge, e mesmo com Hamilton como companheiro podiam dividir os títulos nos anos seguintes. Escolheu errado em negar convite da Brawn e da Red Bull. Se assim fosse, ele seria no mínimo tetra, se não hexa ou mais. Alonso não tinha o melhor carro quando foi campeão. Em 2005 era a Mclaren e em 2006 era a Ferrari. quando ele teve o melhor carro não venceu, em 2007. Vettel ficou na mesma equipe que lhe deu o melhor carro por 5 anos seguidos. No título da Brawn, se ele não fosse jovem e afobado não perderia os pontos no início do campeonato e poderia ser campeão no final. eu sei que você adoram torcer de um lado e de outro e de alfinetar, hehehe, mas exageram Às vezes e informam metade dos dados para fazer valer uma opinião. abraços
“Se assim fosse, ele seria no mínimo tetra, se não hexa ou mais.”
“…se ele não fosse jovem e afobado…”
Se, é o não acontecido e a FIA só reconhece o acontecido.
E os dados completos informam que o espanhol continua bi, com 14 temporadas disputadas. Muito pouco, na minha opinião, para que seja considerado “o piloto mais completo do grid”.
Voltou com um fake diferente e agora chama o aloprado de “ele”. Yep, quem sabe em 2021 a McLaren/Honda faça um foguete e ele entre na disputa. Se não chamarem o Petrov de volta é claro!!!
O lavador de privadas de Miami / Florida voltou com seu nome original para destilar seu veneno e xenofobia. Vai lavar o banheiro, vovô.
Alfredo,
Isso não vai acontecer pq o Choronso não acerta na escolha / permanência de equipes vencedoras!!!
HUAHUAHUAHUA
Esse “Leitor do Blog” leva todo o jeito de ser o Segafredo (mais conhecido como Sennafredo), o “pau mandado” do Vicellez.
A Mercedez tem algum problema de tração na marcha lenta e por isso vimos dois gps seguidos ela ser ultrapassada na largada?
Pensei nisso tbm. E outra, parece ser um problema recente, pq não lembro de ter acontecido isso no ano passado nem no início desse ano.
Pode estar acontecendo tbm um problema no sistema de largada dos carros da Mercedes.
Me parece claro também que há algum problema com os carros.
Corrida fantástica… quem faz a graça do “circo da f1″chama-se Lewis Hamilton.
Meu caro, em relação a correr atrás do prejuízo, pensei que todos tinham percebido que nós corremos atrás do lucro, e não o contrário.
Bela corrida. Acho que o grande perdedor do dia foi o Rosberg, mesmo com problemas de acerto no carro durante todo fim de semana, podia pelo menos ter tentado atacar o Vettel, e no fim ainda errou na escolha dos pneus, se tivesse colocados os macios fatalmente teria vencido. Acho que fez as escolhas pelos médios porque ainda faltavam um número considerável de voltas e o Hamilton estava chegando, mas ainda assim fiquei com a impressão que que ele ficou com tanto medo de perder que ficou sem ganhar – a tal da síndrome da williams – na corrida passada foi a mesma coisa, Hamilton preso atrás das duas Williams e ele em quarto não tentou nada em cima do inglês. Vejo um Rosberg muito desanimado. Hamilton é um piloto muito rápido, acho que junto com o Alonso, são os mais rápidos do grid, mas em situações desfavoráveis, ele é afobado, mostrando destempero. Já Vettel fez, mais uma vez, uma corrida perfeita conseguindo se manter a frente sem cometer erros e aproveitando as pequenas chances para abrir vantagens de 2 a 3 segundos que fazem diferença, já Raikkonen continua com uma pururuca danada, acho que as pilhas de sua Ferrari não são duracel por isso ficou sem o kers, se não fosse o problema poderia ater ter vencido, uma pena.
Essa escolha do Rosberg pelos pneus medios foi estranha. Imaginei que ele estava com problemas no carro e preferiu nao arriscar, colocando o mesmo pneu do Hamilton. Na verdade, ele estava mais preocupado em se manter apenas na frente do Hamilton do que aumentar a vantagem. Para mim, era claro que o Riccardo ia passar o Hamilton e o Rosberg e, se desse mole, jantava o Vettel tb. Acho que o Rosberg hesitou e, por falta de agressividade (sua caracteristica esse ano), ficou com medo de colocar o pneu macio e acabou se dando muito mal. Ele so ganha o campeonato se o Hamilton se complicar bastante.
O Hamilton é um piloto que o coração pesa mais que o celebro e desmente esta besteira criada pelo Galvão que a maioria dos jornalista brasileiros adotarão que pilotos não podem errar,o Hamilton de vez em quanto erra mas acerta muito mais e nunca desiste e por isso já é o maior piloto inglês e só perde para o Clark entre os britânicos.Dois detalhes,as duas utimas provas tiveram punições demais e desneçesarias que só comentaristas gostam e vendo a câmera omborde das Toro deu pra ver que o Sains é mais redondo desenhando a curva com suavidade enquanto o Vespa ataca a curva trabalhando mais com o volante o que explica as corridas que o Sains se deu melhor na estrategia gastando menos pneus mesmo sendo menos espetacular mas para mim o Vespa aprende mais em uma temporada de F1 mesmo cometendo seus(poucos) erros do que varias temporadas de GP2
O Vettel é cada vez mais o lider entre os pilotos,conversando com os pilotos da Red Bull,consolando o Hamilton ou se colocando entre os pilotos da Mercedes quando o clima esquenta,tudo mostra quem é o lider,é uma pessoa que tem uma postura simples demais para quem acha que pilotos deve se portar como Rock Star mas dentro e fora da pista faz o que tem que ser feito com rara competência
Sugiro ao Flavio Gomes dar uma volta de vespa em todas as outras corridas. Foram as melhores 25 voltas do campeonato. Agora entendi porque a Portuguesa é tão azarada.
Hoje o Hamilton me fez lembrar Mansell.
Você não tem idéia do que perdeu, Flavio Gomes.
Pra quê existe o videocassete?
Eu tinha um Sharp, que eu amava! E não é que ainda tem pra vender?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-662679573-video-cassete-sharp-4-cabecas-vhs-c-fitas-da-disney-_JM
me pergunto todos os dias quando o vejo no rack aqui de casa
Videocassete? Você ainda está nessa?!
“Videocassete” o que é isto??!
KKKKKKKKKKKK! video-kssete!!!!
Baixe em imagem HD aqui ó:
http://www.reddit.com/r/formula1/wiki/streaming
Tenho o meu samsung até hoje. Prefiro gravar na fita do que na “pen drive”.
Estoura uma pipoquinha antes de começar a assistir o resto, porque essa segunda parte da corrida teve mais emoção que a primeira parte inteira da temporada!
Corrida memorável para a atual situação da categoria, cada vez mais chata. Ver a Ferrari no topo do pódio não tem nada mais gratificante! Vettel mostrou como é preciso um alemão (Rosberg tem algum defeito na fabricação, então não conta). Hamilton anda falhando na largada com esse sistema de auxílio, imagina sem. Isso prova que ele é apenas um piloto a mais, tem esses resultados na carreira graças aos carros que teve, não ao seu talento. Preciso vê-lo mostrando um resultado com um carro ruim, assim como o Alonso mostrou hoje. Afinal, essa McLaren-Honda tá difícil de desenvolver. Williams coitada, precisa melhorar ainda pra voltar a ser elite. Ter carro bom só em pista rápida não é característica de equipe de ponta. Mas tá no caminho certo. RBR, só com Newey pra andar, já que os bebês chorões de lá só sabem reclamar da Renault (mesmo que com uma certa razão).
O camarada nas últimos 9 anos é o único piloto que não deixou de ganhar pelo menos uma corrida por temporada e nego ainda acha que ele precisa provar algo. Porquê pra elogiar alguém sempre temos que desmerecer outro ? Amigão, se Lewis é somente um piloto a mais quem é bom nessa Formula 1 atual ?
Me diga então quais pilotos que tiveram resultados na carreira com carros ruins?. Vettel?. Schumacher?. Alonso?.
Sem querer desmerecê-lo, mas, eu vi como Vettel foi preciso ano passado na RedBull.
Quanta bobagem…
Corrida sensacional, uma pena o Rosberg não ter chegado em segundo para colocar fogo no campeonato…
Mais um pouco e capaz do Alonso chegar em terceiro,com a McLata.
Merecidamente Vettel ganhou a prova.