DICA DO DIA
O Marcus Reis mandou o vídeo de testes privados em 1987 em… Nogaro! Neguinho alugava a pista e ia. Mansell, Senna, Palmer (o pai Jonathan, obviamente) e Streiff — quero ver quem acerta as equipes desses — estavam na pequena pista francesa naquele dia. Aumentem o som. Esse troço era legal demais de ouvir.
Que sinfonia hein….
E o Leão mandava bem nos punta-taccos. Bem regular mesmo.
Hoje em dia, isso daria cadeia (se bem que o Tio Bernie já não manda mais porra nenhuma mesmo…. mas ainda dá cadeia).
Senna na Lotus, Mansell na Williams e os outros dois com Tyrrell…
E já se passaram Trinta Anos! Todos os Pilotos de 1987:
Piloto Chassi Motore Melhor classificação Melhor qualificação
Michele ALBORETO Ferrari Ferrari 2 4
Philippe ALLIOT Lola Ford Cosworth 6 15
René ARNOUX Ligier Alfa Romeo – –
Ligier Megatron 6 12
Mauro BALDI Brabham BMW – –
Gerhard BERGER Ferrari Ferrari 1 1
Thierry BOUTSEN Benetton Ford Cosworth 3 3
Martin BRUNDLE Zakspeed Zakspeed 5 13
Alex CAFFI Osella Alfa Romeo 12 16
Adrian CAMPOS Minardi Motori Moderni 14 16
Ivan CAPELLI March Ford Cosworth 6 18
Eddie CHEEVER Arrows Megatron 4 6
Yannick DALMAS Lola Ford Cosworth 5 21
Christian DANNER Zakspeed Zakspeed 7 16
Andrea De CESARIS Brabham BMW 3 7
Teo FABI Benetton Ford Cosworth 3 4
Pascal FABRE AGS Ford Cosworth 9 22
Franco FORINI Osella Alfa Romeo – 26
Piercarlo GHINZANI Ligier Megatron 7 17
Stefan JOHANSSON McLaren TAG Porsche 2 7
Nicola LARINI Coloni Ford Cosworth – 26
Nigel MANSELL Williams Honda 1 1
Stefano MODENA Brabham BMW – 15
Roberto MORENO AGS Ford Cosworth 6 25
Satoru NAKAJIMA Lotus Honda 4 11
Alessandro NANNINI Minardi Motori Moderni 11 13
Jonathan PALMER Tyrrell Ford Cosworth 4 13
Riccardo PATRESE Brabham BMW 3 7
Williams Honda 9 7
Nelson PIQUET Williams Honda 1 1
Emanuele PIRRO Trussardi Megatron – –
Alain PROST McLaren TAG Porsche 1 2
Ayrton SENNA Lotus Honda 1 1
Philippe STREIFF Tyrrell Ford Cosworth 4 14
Aguri SUZUKI Trussardi Megatron – –
Gabriele TARQUINI Osella Alfa Romeo – 25
Derek WARWICK Arrows Megatron 5 8
Nogaro é nova cor da linha Audi RS.
Será que essa Tyrrell de 1987 foi o primeiro carro com o santantônio todo fechado?
Não, o primeiro foi o nosso Copersucar FD-01, desenhado pelo grande Ricardo Divila em 1974, para 1975.
…é foda se pegar falando…. ‘era muito mais do caralho antigamente”… cada vez mais seguido….
-estou indo prao beleléus, (mas feliz)
Teste despretensioso…ninguém sabia a pauleira que seria aquele ano…Pö os mesmos V6 turbo dos dias de hoje com um ronco lindo demais que nos fez apaixonar pela categoria.
Uma perguntinha técnica:
Na época áurea da F-Indy (anos 80 e 90), que usava motores turbo, eu sempre escutava esses motores assobiando, assim como em carros de rua turbinados. Mas na F-1 da era turbo dos anos 80, eu não percebia esse mesmo assobio que julgo ser típico de motores turbo. Acho que agora ouvi esse barulhinho nesse vídeo, mas só na altura dos 9 minutos (com o Mansell sem carenagem)… Pergunto: estou doido e não havia nada de assobio no vídeo? Estou doido e esse assobio nunca existiu em categoria nenhuma? O assobio sempre existiu na F-1 e eu é que não ouvia? O assobio não existia na F-1 por alguma característica da carenagem dos modelos? Qual a explicação?
Olha, não sou expert, só tive 3 carros turbo. O assobio vem da admissão de ar na turbina. Se há alguma caixa na admissão desenhada para abafar o assobio, você não o escuta. Por exemplo, um Subaru WRX que tive, com a caixa do filtro de ar original não faz barulho algum de assobio, já quando coloquei um sistema de admissão K&N com o filtro exposto, o assobio é bastante notado. Vale frisar que os carros de rua têm abafadores no escapamento, então se escuta mais o assobio da turbina, eventualmente. Já os carros de corrida têm o escapamento livre, e o barulho do escapamento acaba encobrindo um eventual assobio da turbina. Na Indy se ouvia mais, eu acho, porque a rotação dos motores é menor do que na F1 e porque o design da admissão dos turbos devia favorecer este assobio.
Neguinho? Já estas pegando o “carioques”…
Ayrton Senna era da Lotus-Honda, quando a Honda sabia fazer motor. Nigel Mansell era da Williams-Honda e a dupla Jonathan Palmer Philippe Streiff eram da Tyrrel-Ford.
LEGAL DEMAIS!!
Streiff e Palmer de Tyrrell. E vou mais longe! Quem estava filmando era a mãe do Ken Tyrrell porque, com Senna e Mansell na pista, filmar 90% do tempo as Tyrrell, é só pra alguém da família… :D
Mansell com Williams-honda , Senna com Lotus-honda ,Palmer e Streiff com Tyrrel-ford
Lotus, Willians, Tyrell
Tyrrell. Palmer venceu o Troféu Jim Clark e a Tyrrell o Troféu Colin Chapman. Um prêmio de consolação para quem competia com motores aspirados.