Mais um que se vai

SÃO PAULO (de jipe, hoje) – A notícia saiu há alguns dias e não causou nenhuma comoção especial. A Volkswagen encerra no mês que vem a produção do Santana. Não é o tipo de carro que, ao que parece, vai se tornar um clássico. Talvez os primeiros modelos, aqueles que tinham um farolzinho vertical pelo lado interno na frente.

Nunca dei muita bola para Santana. Para dizer a verdade, só notei sua existência quando fui para a China, em 2004.

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adilson
adilson
14 anos atrás

vao ter q me engolir

viva santana o carro mais lindo do brasil

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
17 anos atrás

Obrigado Pedro Jungbluth, pela sua explicação… engraçado q estudei com um “Marcio Jungbluth” em uma cidade do interior do PR… vai saber!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Giugiaro participou do desenho do Gol, não me lembro ao certo se foi no final, nos retoques, ou no início do projeto. O projeto não é dele, nem o desenho como um todo, mas teve o pitaco da cara nesse carro também.

Carlos Galto
Carlos Galto
18 anos atrás

O Santana foi um ótimo carro, tanto que é tão valorizado quanto um Vectra e bem mais do que os mais modernos Tempra ou Marea.
Tive um Evidence da primeira série, igual ao 2000 GLS, mas grafite e rodas do Gol GTS, 89. Era um espetáculo de carro!! A segunda série, de 92 até 97, tb era muito bonita, atingindo o topo em requinte, depois veio o chinês que realmente ficou pavoroso!!
Agora, o Gol foi inspirado no Polo 1, Golf 1 e Scirocco 1 e NÃO FOI desenhado pelo Giugiaro.

Serginho RJ
Serginho RJ
18 anos atrás

sentimentalmente falando, foi meu melhor carro. um 89, CL, a alcool, pelado. andei quase 5 anos colocando alcool, óleo e água. epoca de dureza braba…

Tadeu Martins
Tadeu Martins
18 anos atrás

O Santana quadradinho é a segunda geração do Passat na Europa ;)

Gusta
Gusta
18 anos atrás

Clássico é o santana executivo !

Cedar
Cedar
18 anos atrás

O Santana foi um bom carro, o que matou foram as últimas mudanças que na verdade foram remendos e que deixaram o carro muito sem estilo. A VW mandou no nosso mercado durante anos mas fez muitas besteiras como matar a Brasília e deixar o fusca. Vejam por exemplo o que a Fiat fez com o Fiorino, ele era carroceria aberta, eles colocaram a carroceria fechada e virou um pequeno furgão que vende muito bem. A VW tem o Saveiro e era só fechar a carroceria e pronto, mas nunca fez isso. A Parati era a rainha das peruas, hoje esta lá atrás nas vendas e praticamente sem chances de se recuperar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Al Unser Jr.:
Olha, o Santana é um Audi. Foi projetado pela Audi, e lançado pela Volks apenas mudando o emblema da grade.
A mesma coisa com o Passat.

Na verdade a Audi fez o Audi 80, que foi lançado como Passat Pela Volks. O Santana é a segunda geração do Audi 80, que na Alemanha a Volks lançou como Passat e aqui ganhou novo nome por causa da coexistência com o Passat de primeira geração.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Concordo com você Rikho, é isso mesmo que eu quis dizer, anacrônico hoje, não na sua época.
Nos anos 80 tudo por aqui era anacrônico, pura perfumaria dos anos 60 e 70.
Os carros saiam de linha na Europa e mandavam as matrizes para cá, e continuavam faturando em cima de um mercado fechado e cartelizado.
Não quero dizer com isso que eram carros ruins, longe disso, mas algúm deles ainda sendo fabricado no meio da primeira década do século 21, aí já é passar da conta.
Abraços.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
18 anos atrás

O Santana não foi lançado pra substituir o Passat, ele era um carro de nível de preço superior, era uma novidade, a VW entrando no segmento de carros de luxo.
Acho que o Santana mais colecionável é o Executivo, que tinha carroceria quadrada, motor 2.0 injetado do Gol GTI e interior de couro de fábrica. Esse é o carro.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Falaram tanto que o desenho do Gol foi cópia e/ou inspirado no do Golf, mas o Gol tb teve alguma influência do Scirroco, que na época achava lindo demais, depois de ter sido descontinuado, lançaram o Corrado, que era um Scirroco mais moderno, desenhado pelo Giugiaro e tb era lindo demais, me lembro de ter visto no RJ um comboio deles fazendo testes de resistência ao calor e as nossas crateras, ops ! digo, estradas, pena que o Corrado tb durou pouco.
Agora depois de muito tempo escutei falar que a VW iria ressuscitar o Scirroco, vamos ver se elesconseguem fazer algo tão bonito quanto o original.

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Pô, Veloz, se o Santana é anacrônico, o que eram os carros da mesma época, entao? Devemos lembrar sempre que até 94 vivíamos em constante hiper-inflaçao e como lançar carros novos e tecnologicamente muito avançados com um panorama econômico assim? Considerando o que era o mercado brasileiro nessa época ele foi um grande passo, realmente. Se vc me diz que HOJE é anacrônico, concordo, aliás a Volks concorda! E o Gol, que por sinal pode até sido desenhado aqui, mas é cópia descarada do Golf (falo do design, nao entendo de motores), também vai ser um clássico, aliás, já é. Diria até que é o Fusca do final de século passado.

Abçs

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

FG vc deveria voltar a publicar os diários de viagem.É realmente incrível todos eles.
Aki na minha cidade grande parte dos taxis são Santana

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
18 anos atrás

Não gosto dos VW, mas… o Santana 4P “Quadrado” era de +, queria confirmar uma informação. Qual é o parentesco dele com os AUDI da época, pois, se não estou enganado vi um Audi Santana na Europa. Ahh! Já sei sobre VW/Audi/Porshe/Skoda/etc…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Sucrilhos e Joaquim, vocês disseram tudo.
O que era para ser uma discussão técnica, estética e histórica sobre um carro, acabou virando uma briga de boteco.
É tragicômico ver espíritos armados por tão pouco, e defendendo algo como o Santana.
O Brasil está pior do que parece.

joaquim
joaquim
18 anos atrás

Alô Flávio Gomes, compreensível tua irritação com o rumo e o nível que as coisas estão tomando aqui no blog. Pessoal, moçada, vamos pegar leve, cadê o bom humor e o jogo de cintura? Pra quê discussões estéreis e agressões gratuitas que não levam a absolutamente nada além de um desgaste desnecessário? É obvio que sempre existirão aqueles mais versados em determinados assuntos, opiniões contrárias e conflitantes sempre existirão, é parte do jogo democrático e do bom convívio social, mesmo quando acompanhadas das constantes agressões ao nosso pobre vernáculo. Desarmai os espíritos e, se caso persistam aqueles que se comprazem no exercicio do impropério e agressividade vãs, sugiro que descubram onde estão seus inimigos. Com certeza não estão aqui. Isso aí.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E ainda por falar nisso, estava a procura de um Gol GT, o porem é que as vagas de garagem aqui já estão preenchidas, poderia apelar aos moradores que so vem de temporada ou feriado (moro no litoral) mas ai quando eles vem ia ficar complicado, nao ia deixar jogados ao vento e ao tempo, por isso nem comprei

nem precisa falar o desapontamento que rolou depois

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Alias falando em Passat, tem um cara que posta num forum que participo que tem um GTS com 2 Weber, comando bem aberto, retrabalho geral de borboletas, admissão, valvulas maiores, dutos polidos e tal, deve ter mais de 150 cavalos a maquininha dele, coisa fina

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

A série Sport saiu nas cores branca, vermelha e preta, com interior preto, bancos Recaro pretos com filetes vermelhos, console e panel com um friso vermelho, e inscrição Sport nos bancos e nas laterais, as rodas eram semelhantes as do Gol GT, prem em cor cinza ou branca

O Santana preto ao qual voce se refere é o EX Executive, serie mais limitada ainda porque era um dos carros mais caros da época

Quanto a raridades, esta poucos sabem, mas existem alguns Passat GTI, na famosa cor azul Monaco e com os demais detalhes do Gol GTI de então, falam que não mais que 10 desse foram feitos, e ficaram com os diretores da marca na época

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Série Sport era aquela só preta, não?
Meu tio tinha um.
Sobre o tal presidente, sim, ele fez o gol meio contra a matriz, assim como fizeram o fox agora, e usou como base o projeto do Polo (como o fox também) que tinha sido feito quando ele era o presidente da volks alemã, pode pesquisar. Se não me engano falam disso no Best Cars.

Mas sobre sua configuração mecânica, vou discordar. O plano desde o início era ter um carro com suspensão independente dianteira e barra de torção traseira, com motor boxer a ar na dianteira, algo inédito a nível mundial na marca.

O motor tinha capacidade técnica para funcionar bem assim, mas não foi por alguns erros da própria volks:
O carro foi lançado em versão 1300, muito fraco considerando que até Brasília tinha motor mais forte, o 1300 era fora do padrão da época. Depois, quando lançaram o 1600, usaram a carburação dupla, que não funcionava muito bem, principalmente no álcool (nada bem) e que desregulava muito. O carro ficou com fama de não funcionar com esse motor.
Além disso o motor a ar ficou completamente sem atualização tecnológica, já estava bastante ultrapassado para a modernidade do projeto do Gol.
É uma mania nacional, ao invés de reprojetarem um motor, com novas geometrias, novos padrões de emissões, de potência e barulho, ficam desenvolvendo (com poucos investimentos) o mesmo bloco indefinidamente.
Temos o famoso caso do motor 4.1 do omega, que era um seis cilindros de carros dos anos 50, o motor AP, que apesar de ter suas geometrias atualizadas em 1984, tem todo o resto igual desde 1970 e alguma coisa…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Mas outra coisa, quanto ao Santana

Aquela série Sport, de 1990, tem tudo para se tornar colecionavel, conforme já falei, pois foram feitas menos de 5 mil unidades, e sobraram poucas em condições boas, tempos atras tinha um cara vendendo uma no ML e tinha muita gente interessada

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

E quanto ao design do Gol, é obra da engenharia local, na época comandada po Phillip Schmidt, e sediada na antiga fabrica da Vemag, inclusive credita se a determinação e empnho dele a criação local do Gol, pois a chefia da marca lá fora não queria que fosse criado nacionalmente, depois da relativa ma performance do TL, Variant II e do SP2

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Pedro Jungbluth

Ao que consta, o Gol tem muito mais parentesco com o Polo de 73, mas o trem de força dele foi inspirado (compartilhado) no Passat, que vem a ser o Audi 80 de então, por isso ele foi citado

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Bem, agora que eu li um pouco mais, fiquei espantado.
Cara xingando que tiraram o Passat para colocar Santana. Pois não deve saber que o Santana é o Passat de segunda geração. Só não teve versão Variant como o Passat brazuca, com aquele desenho de fastback na traseira.

Inclusive, um dos maiores clássicos anos 70/80 é o Audi 80, na versão fastback com tração integral e motor 5 cilindros (igual o AP) com turbo.
Era a cara do Santana, com paralamas alargados para caber os enormes pneus, com a traseira fastback igual do Passat nacional.

Uma pena que a Volks nacional não trouxe algumas dessas tecnologias para cá.

Além disso, retornando a questão do Gol/Golf, devemos lebrar que sim, um é a cara do outro, afinal os desenhos dos originais foram feitos pelo mesmo cara, um tal de Giugiaro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Eduardo S SP:
O Gol é bem parecido com o Polo alemão, inclusive o presidente da marca no planejamento do Gol era o mesmo que era presidente da Volks Alemã quando fizeram o Polo.
O fato do motor ser longitudinal não muda muita coisa, pois afinal foi feito assim pois foi planejao para ter o motor do fusca (o boxer4) que é quadrado, então não faz diferença ser longitudinal ou transversal.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Olha aí, o AP ainda vai longe, pois não tinha só versão 2.0 não.
O Santana já vai tarde, depois do que eu li sobre o Polo Sedan…

Mas o motor AP continua vivo (ainda bem, é durável e suave como poucos), pois o Gol e família ainda o tem nas versões 1.6 e 1.8.

Sobre o Santana, acho que sim, alguns modelos serão clássicos, principalmente o 2 portas, único no mundo, e aquele farolzinho citado pelo Gomes.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
18 anos atrás

Eu vou ficar mto puto da vida se o FG parar com o Blog por causa desses nefastos. O Forum do Warmup já tinha sido desativado por causa de picuinhas. Agora a gente tá aqui compartinhando idéias, por causa de uns ‘iluminados’ vamos pagar o pato? Não.
FG, pede pro povo do IG colocar um esquema que só pode postar quem tiver um tipo de cadastro, como em foruns e pronto, já era. Quem passar dos limites do tolerável, vazaaaa.

prperalta
18 anos atrás

Olha, eu tb não sou fã desse carro, acho um carro sem personalidade.
Mas tem quem gosta, então vamos respeitar, vejam por exemplo esse site: http://www.santanaclube.com/
Tem gosto prá tudo!!!

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

O falo do brasileiro se chama carro. Incrível como um monte de lata consegue influenciar o comportamento de um indivíduo! E eu que achava que isso só acontecia quando a pessoa se senta ao volante, mas não, isso inclui a hora de medir o conhecimento sobre o assunto. Fico bobo de comparar a forma comportada e civilizada com que as pessoas esperam serem atendidas na fila do banco, enquanto no trânsito ficam que nem doidas cortando umas às outras, andando no acostamento, acelerando na contra-mão, forçando entrada na faixa que parece estar mais rápida, xingando o outro que não deixa entrar, saindo com taco de beisebol na mão ou dando até tiro. Outro dia mesmo, um amigo de Minas veio pra SP levar a mãe no hospital, e a melhor história que ele levou daqui foi dum cara no trânsito que fechou uma moto. A moto perdeu o equilíbrio e foi caindo, caindo, mas antes dela tocar o chão, o motoqueiro/motociclista já estava com metade do corpo dentro do carro socando o motorista. Aliás, uns tempos atrás, essa discussão sobre quem anda de moto ser motoqueiro ou motociclista foi motivo de troca de ofensas no orkut. Ai meu Deus!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

O Gol em termos de conce´ção é mais p´roximo do Audi 80 da decada de 70 do que das primeiras gerações do Golf, a começãr ela posição do motor, longitudinal, enquanto que no Golf sempre foi transversal

Arquimedes
Arquimedes
18 anos atrás

Desculpe-me Desculpe rsrs. É que, por exemplo, eu olho pra “cara” deles com aquela grade, os faróis bem parecidos, os capôs bem parecidos etc e acho que é só questão de uma ajustadinha qui outra ali e pronto. Logicamente que motorização e outros mais são diferentes. É como eu falei, opinião de quem não conhece muito como o pessoal da VG.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Santana “colecionavel” assim por falar, se resume ao Executive e ao Sport de 1990, e acho que só, porque tinham algum diferencial em relação aos outros da linha, equipamentos exclusivos, e o mais importantes, foram feitos em edição limitada, e desses poucos sobraram, daí o valor “colecionavel”

Quanto a linha Volks atual, sem coemntários, um carro(?) lotado de palstico, com quadro de instrumentos semelhante ao de moto, custando quase 50 mil como o CrosFox, so pode ser piada

Desculpe
Desculpe
18 anos atrás

ARQUIMEDES
Como pode ser o Golf a cara do Gol se o projeto do GOLF é ALEMÂO e do GOL é brasileiro ?? se o projeto inicial do GOLF é de 1972 ?? ou seja 10 anos antes do GOL?

Arquimedes
Arquimedes
18 anos atrás

Bem “postado” Rikho. Vamos manerar galera. Não sou um expert como o pessoal que comenta bastante aqui mas também sempre gostei masi dos santanas antigos. Pra falar a verdade a VW ultimamente, pra mim, só faz Gol. Meu pai tem um Polo e vivo dizendo pra ele que, pra mim, o carro tem a cara do Gol. O Santana (novo), Golf e mais alguns, olhando bem são todos a cara do Gol. Por isso que eu fico com os carros antigos, tinham mais criatividade

peu
peu
18 anos atrás

Eu juro que achei que o Flávio estava falando do Telê.

Beto Traballi
Beto Traballi
18 anos atrás

São pouquíssimos carros que já nascem sendo uma lenda, portanto, é muito cedo para dizer se o Santanão irá ser um carro lembrando por quem gosta de automóveis. Em tempo, taxi bom é aquele que tem um motorista honesto, educado e que dirija com respeito e sobre o carro que tenha boas condições mecânicas e que nos entregue no destino com segurança.

Flávio, tem alguma coluna sua que conte alguma epopéia com um taxista entre os Roissy da vida e autódromos/hoteis….?

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Eu gostava dos primeiros Santanas, depois ele foi perdendo o estilo e como um colega falou, destes últimos nao precisa sobrar nenhum. Eu acho que é um clássico, sim, aliás, nao consigo pensar em mais nenhum. Sobre essa estória de ofensas no blog, eu até tento evitar, pelo menos se alguém me provoca tento ser sutil. Já quase deixei de frequentar o blog por causa da intolerância de alguns, o Gomes sabe. Pra ser sincero, acho até que ele está começando a se arrepender de manter o blog, repararam que ele quase nao posta mais (nao falo dos tópicos e sim dos comentários)? E pra ficar de babá de comentários, dando uma de moderador, fica difícil, só vai ficar fazendo isso o dia inteiro. Sei lá, acho que, sei que vai ter neguinho pê da vida comigo, mas acho que a humanidade está indo a passos largos pra imbecilizaçao completa. Nosso auge foi o Iluminismo, depois disso, queda livre, com esporádicas subidas. Odeio estar errado, mas espero que me provem o contrário…

Abçs

jcesar
jcesar
18 anos atrás

Ah, coitado do Santana… como todo vw era praticamente inquebravel e de manutenção barata. Não foi a toa que ficou no mercado por tanto tempo. Mas chegou a hora da vw dar uma revitalizada na linha. Minha aposta para 2007 é numa mudança no visual do Golf e quem sabe, até na aposentadoria do motor AP.

Se o Santana vai se tornar um classico, vai saber. Tantos carros que foram dados de graça ou foram picados a machado, nos anos 70 e hoje são verdadeiros classicos.

Zeca Neto
Zeca Neto
18 anos atrás

Calma ,Povo !!! Pensar diferente não é motivo para ser apedrejado….esta é uma das poucas virtudes que temos, enquanto brasileiros, então vamos cultivar….

Pra tentar retomar o rumo do post…pergunto ao FG e aos “doutos” do blig:
quais dos carros que sairam de linha nos ultimos 10 anos tem chance de virar um classico ? Será que o escort zetec (o hatch) ?

Airton
Airton
18 anos atrás

Roda aro 13 de liga leve raiada, filetes de alumínio na borda das caixas de rodas, emblema CD na lateral, quatro encostos de cabeças bem quadrados e de aparência robusta, sem opção na cor branca, silencioso traseiro enorme à mostra, lavador de faróis. Essa primeira série do Santana é inesquecível. Gosto muito também do Santana GLS 2000, ainda do modelo antigo. Espero que muitos colecionadores preservem exemplares deles. Até dos Santanas a partir da reestilização de 1991 eu gosto. Agora, dos Santanas da última reestilização para cá, esses de recortes diagonais das lanternas traseiras, eu gostaria que não sobrasse nenhum.

Aureliano Correia Fa
Aureliano Correia Fa
18 anos atrás

É isso aí Gomes. Concordo comvc. Que tipo de gente é esta? Parabéns Gomes, como sempre sensato.

Zé Guilherme
Zé Guilherme
18 anos atrás

É isso aí FG!!!
Apesar de leitor assíduo raramente posto pq certas pessoas parecem querer descontar a raiva do mundo num blog!!
Divergir não significa ofender!!!

Gomes
Gomes
18 anos atrás

Idiota, lerdo, cretino… E isso num post sobre o fim de um carro. Que tipo de gente me lê? É para isso que vocês acessam um blog? Para ficar xingando pessoas que não conhecem?
Olha, tem uma certa moçada por aqui que precisa parar para pensar um pouco no que está fazendo de sua vida.

joao
joao
18 anos atrás

Hulk, pelo seu apelido, nota-se que és tambem um idiota, pois que idolozinho mais babaca voce escolheu para ter. Santana, no passado, como o Opala, foi um carro que muitos almejavam, mas poucos podiam comprar, tanto é aque ele estava em circulação ate hoje. Que o tal do HP, também, é um idiota, eu ja sabia a tempos e cada vez mais surgindo mais.Não podemos comparar os carroes de hoje com toda tecnologia que temos com os de 20 anos atras, é uma questao de inteligencia, sua anta.

Joao

Incrínel Hulk
Incrínel Hulk
18 anos atrás

Sacomé rapaziada, sou taxista e fico verde de raiva quando mané fala mal daquilo que veio antes do bostynha nascer.
Desculpem os blogueiros o mau jeito.
Meu Santanão Quantum tem ar 25° e espaço prá bagagem, aeroporto de Confins por R$ 25, biscoitos e água mineral gelada grátis. Cerveja R$ 2. 30 minutos do centro com conforto e SEGURANÇA hahahahaha

Hulk
Hulk
18 anos atrás

Aqui no blig tá cheio de idiota, tipo o lerdo HP abaixo.
Me impressiona, sim, o FG dar demonstrações de ignorância similar.

No passado, os carros lançados aqui eram os que saíam de linha nas matrizes. Opalas, Dodges, VWs. Tudo assim.

O Santana circulava nas Autobahnen desde 1972, e eram sim modelos clássicos e esportivos na época. O desenho original era magistral, como o 1° Santana 4p lançado aqui. Nada a ver com essa porrra remendada que ora se aposenta, mas que apesar de feio e anacrônico, é um pé-de-boi, manutenção esporádica e barata.

Por isso, cretino HP, é que os taxistas adoram Santana VW, em todo o Brasil.
Vai de mille sem ar mané zero HP

Fábio Fabuloso
Fábio Fabuloso
18 anos atrás

Lembro que o sonho do meu pai era ter um Santana da terceira geração. Ele teve um parecido com esse que você falou, mas com os faróis simples. Aliás, esse modelo dos faróis verticais tinha uma versão Executive, que vinha com aquelas famosas rodas douradas. Como dizem hoje: bling, bling. Abraço Flávio!

LAP 1
LAP 1
18 anos atrás

Qual é pessoal, ´já tive 2, porém ñ sou viuva do mesmo, só que pra durar 20 anos, ruim não pode ser. Qdo aui só tinha carroças tipo Uno, Del Rey , Brasilia etc, ele era “o carro”

Planeta
Planeta
18 anos atrás

Demoro, carro mais feio esse!!!!