A FESTA (2)

PEQUIM (agora sim) – Acho que fui mal compreendido, pelo tom dos comentários da nota abaixo. Está no primeiro parágrafo: a festa foi linda. Linda! Dá para não ser linda? O que disse foi que nada me surpreendeu, como nada mais me surpreende no mundo, exceto uma sequência de cinco vitórias da Portuguesa. O resto é previsível. Previsível porque hoje eu posso falar pelo Skype, com imagem, com a minha casa. E sem pagar nada. É o futuro que chegou. Por isso, exceção feita à já mencionada Portuguesa, quase nada mais me surpreende.

Mas muita coisa me encanta. Como não se encantar com as luzes, os sons, as pessoas iluminadas, o pergaminho digital, o pianista e a pianista-mirim, Yao Ming de mãos dadas com o garotinho que sobreviveu ao terremoto de maio, Li Ning acendendo a pira depois de flutuar de lado no ar?

Claro que foi uma festa encantadora, lindíssima, à altura de tudo aquilo que a China preparou para estes Jogos. Eu adoro essas cerimônias de abertura e encerramento, seja do que forem. Até de feira de ciências na escola. Elas são fruto de esforço coletivo, é a essência do ser humano, tanto faz se uma fanfarra ou uma festa como a de ontem, são pessoas fazendo o melhor que podem, é lindo isso.

Não acho chato, sequer, o desfile das delegações. Demora, mas é o momento dos meninos e das meninas, eles adoram, e me emociono ao ver as pequenas equipes orgulhosamente carregando suas bandeiras, o brilho nos olhos de cada atleta, o filme que certamente passa em cada cabeça, os anos de labuta para se chegar ali. Me emociono com gente.

Portanto, se fui mal compreendido, desfaz-se o engano. A cerimônia foi maravilhosa. De ruim, mesmo, achei apenas a trilha sonora baseada no trio batuque/gaita de foles/mariachis, e a eterna saia-justa entre China e Taiwan, que desfilou, e disputa os Jogos, sob uma bandeira olímpica (foto) porque o país não é reconhecido como tal pelos chineses. Deviam entrar juntos, assim como seria bonito se palestinos e israelenses entrassem de mãos dadas, para mostrar que a maioria das pessoas só quer viver em paz.

Creio que a esta altura todo mundo já viu a abertura e os melhores momentos na TV, mas tem uma ótima galeria de fotos do iG aqui. Vale a pena a visita. Já volto.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vivi
vivi
15 anos atrás

aquela pira olímpica foi uma coisa de louco

gostei demais daquela parte que representou a impressão. Lindo!

continuo achando o desfile das delegações chato. mas sei lá..deviam limitar o tamanho delas, ou algo assim..

mas foi lindo,muito lindo

Marco Aurélio
Marco Aurélio
15 anos atrás

Foi linda mesmo, pelo espetáculo visual e pela educação do povo que aplaudiu os atletas dos EUA e do Japão, diferentemete do que aconteceu neste país de jegue que vaiou os atletas no Pan.
Obs; China tinha motivos para vaiar o Japão devido as barbáries feita na China no final da década de 30.
POVO BRASILEIRO VEJA E APRENDA, IMPRENSA BRASILEIRA, CRIE CORAGEM E CRITIQUE ATITUDES COMO ESTA DOS BRASILEIROS SE EM CASA E NA ESCOLA N TEM EDUCAÇÃO ALGUÉM TEM QUE DAR

Belair
15 anos atrás

Fiquei assistindo nessa manhã o lindíssimo espetáculo que os chineses montaram e que o diretor de imagem da geradora simplesmente arruinou. Dava desespero ver algo que deveria se abrir a camera para ser apreciado e o cara dava aqueles closes intermináveis ( ex.: os livros de madeira). Aí vinha algo que merecia um close e o cara abriiiiiia… Podiam ter colocado um brasuca para fazer isso. Aliás, NESSE quesito, eu sempre acho que a F1 aqui no Brasil tambem é um pouco melhor que em outros países. Patriotada minha ou realidade ?