A FESTA

PEQUIM (sou crica?) – Ainda não acabou, e falta acender a pira, e sei lá quantas delegações ainda não passaram. Mas já dá para dizer algumas coisas sobre a cerimônia de abertura em Pequim. Linda, como sempre são lindas essas festas. Embora pouco surpreendentes, na maioria das vezes. Acho que a última vez que me surpreendi num evento desses foi com o ursinho Misha em Moscou.

Os tambores luminosos produziram um efeito espantoso. Só não entendi por que os organizadores não se preocuparam muito com a história dos oitos (8 horas, 8 minutos, 8 segundos). A cerimônia começou meio aleatoriamente, com a contagem regressiva dando em nada específico.

Gostei também das criancinhas de mochilas e daquela menininha de vermelho cantando, antes do hino. Depois, acho que o ritmo caiu um pouco.

O desfile das delegações demora muito, mas é necessário. É legal ver os “times pequenos” com seus exércitos de Brancaleone, as pequenas aldeias gaulesas contra o mundão dos poderosos.

A geração de imagens da CCTV me pareceu pouco criativa, para não dizer um porre. Poderiam mostrar melhor os lindos olhos amendoados da porta-bandeira da Jordânia. Ou os lábios misteriosos daquela atleta afegã. Ou a loirice dourada das suecas, dinamarqueses e norueguesas. Ou, pelo menos, os caras e as meninas mais conhecidas.

Poucos países mereceram grandes manifestações do público. Deu para perceber um certo agito quando entraram os iraquianos, a turma de Taiwan e Hong Kong. E a China, claro. Acho que vaiaram os sul-coreanos e aplaudiram seus vizinhos do norte. Bush vestiu o paletó quando vieram os EUA. As chinesinhas de branco em torno do campo estavam com a pilha fraquinha no final, coitadas. E a trilha do desfile foi meio confusa, misturando batuque com mariachis e gaita de foles. Uma salada da peste.

A idéia do pergaminho no chão para registrar os passos dos atletas foi simpática. E os fogos de artifício, mui belos. Afinal, foram os chineses que inventaram. Mas trancaram os moradores dos prédios vizinhos ao Parque Olímpico em casa. Ninguém entra, ninguém sai. Isso não tem nada de simpático. Nem de bonito.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Waguinho
Waguinho
15 anos atrás

A abertura foi linda ,duro foi aguentar o Galvão falando ao celular com alguns atletas,que cara chato!

Ivan Drumond
Ivan Drumond
15 anos atrás

Assisti ao vivo na Globo, e posso dizer que deram um vexame histórico.

Ao invés de apreciar o espetáculo, que foi realmente espetacular, se revezavam em dizer besteiras sem parar, muitas vezes falando ao mesmo tempo ou derrubando microfones.

O Glavão me diverte nas transmissões da F1, pois o som dos carros é tão mal transmitido que não tem importância. Mas ontem o som era música, mas Galvão e seus asseclas não conseguiam parar de arrotar seus panfletos tecnocratas/gloalizantes.

Gravei no Sportv e assisti depois. A turma mostrou como se faz uma transmissão, ficando em silêncio para nos deixar ver e ouvir o show. Somente o Oscar falava uma besteira ou outra, mas o fez no desfile dos atletas, quando não importava.

Já sei onde assistirei o encerramento. Será no Sportv.Esta abertura foi comparável ao encerramento de Moscou e deixou todas ao outras no chinelo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Eu acompanhei pela globo (é o que tenho em casa) e achei muito louca a história daquele jogador de basquete chinês que levou a bandeira. Pra falar a verdade, achei um absurdo! Unir o jogador de basquete mais alto com a jogadora mais alta para fazerem um filho mais alto ainda! Parece cruzamento de bicho, de dois P.O.s.

Me chamou atenção o Galvão falando mal da roupa verde do pessoal, em uma parte do espetáculo. Ele precisa entender que aquilo não é pra usar na rua! Aquilo faz parte da cena da apresentação! Como dizia um amigo meu: “Bonito” é ele, de cueca, cantando Latino! Tsc, tsc, tsc…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Verdade, a foto da bandeira é espetacular!
Concordo com o Ceregatti, eles passam uma imagem bastante “belicosa” ou, então, “beligerante”!

Gomes! Cara, muito legal você poder assistir essas Olimpíadas, ver tudo isso! Muito legal mesmo!
Parabéns!

Fábio
Fábio
15 anos atrás

O povo chinês vem pagando um alto preço para ser anfitrião dos jogos olímpicos e transmitir uma imagem boa para o mundo.
Mais de um milhão de pessoas foram forçadas a mudar de suas casas devido as construções para a olimpíada. Mais de 400 mil tiveram suas casas demolidas, sem qualquer programa de assentamento do governo.
Para passar a imagem de nação civilizada, o governo deteve camelôs, mendigos e moradores de rua. Muitas dessas pessoas permanecem presas ou foram enviadas para campo de trabalhos forçados!

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

O melhor do noticiário da noite foi ver o Flávio correndo atrás da Ana Paula no aeroporto, apareceu no noticiário da Bandeirantes, a mulher é que é alta ou o nosso amigo é baixinho mesmo?

Latinoamericano
Latinoamericano
15 anos atrás

FG, a República Checa acaba de ganhar o primeiro de todos os ouros. Viva o leste!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Linda, a abertura! Imagino para quem estava lá!

Achei impecável. Os fogos (aquelas pegadas foram demais), os tambores, o pergaminho, tudo! Até a propaganda enganosa deles (em relação ao meio ambiente, etc.).

Realmente, aquela porta-bandeira da Jordânia… queria trazê-la pra casa! Linda!
Achei legal que, por amostragem, dá pra ver a mulherada dos países e ter uma noção de qual eu devo ir conhecer! (Juntar uma grana e tal).

Verdade, ver as delegações menores é um barato!

Curti bastante!

O Galvão ficou reclamando quanto ao tempo da passagem das delegações. Acho que tem que passar com todos os atletas! É um momento único na vida deles! Isso é o maior barato! O problema é que se atrapalha a programação da globo, é ruim para o mundo! Né, Galvão?

* Não vi a bandeira da Repúblika Ladaland!

Samira
Samira
15 anos atrás

Eu concordo que o desfile das delegações é chto demais. Queo que mostrem os homens. Tinha muito homem bonito, e mal se pode ver.

magali
magali
15 anos atrás

Flavio, gosto ver pessoas bonitas mas, como nao sou lésbica, prefiro que nao fiquem o tempo todo dando close em mulheres. Até parece que mulher nao vê tv. Quando fazem a cobertura de um espetáculo, os câmeras e os comentaristas esquecem que a audiência nao é composta só de homens…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Vi pouco da festa, só o comecinho.
Mas o que mais marcou foi a quebra abrupta da sequencia na hora da bandeira e do hino.
Mostraram a bandeira sendo trazida por representantes de todas as etnias chinesas, de forma descontraída, musical e colorida.
Mas só até a página 2.
O povo entregou a bandeira aos milicos, então…
Apareceram a ordem unida, o ritmo militar, o poderio bélico. Foi até meio assustador. De repente, meia dúzia de soldados em passo-de-ganso.
Lembrei das aclamações populares a Hitler. Multidões ensandecidas e militares em êxtase.
Essa China muito mais me assusta do que encanta.

Leandro Almeida
Leandro Almeida
15 anos atrás

Não Surpreendeu? Como Não ?

Talvez voce esteja acostumado a ver esse tipo festa toda hora…

Reginaldo
Reginaldo
15 anos atrás

A abertura em Pequim foi linda sim… e surpreendente…
Algumas pessoas não conseguem enchergar a beleza e ficar surpresas porque estão acostumadas a olhar o copo pela metade vazia.
Parabens China.

JBruno
JBruno
15 anos atrás

Aposto que o FG, no fim das Olimpíadas, vai fazer um texto de 500 linhas pagando pau pro jogos e pro seu “democrático” governo, enquanto que esculachou com Pan do Rio ano passado.

Jayme
Jayme
15 anos atrás

Acho que os gregos deram um show em 2004 em cultura e beleza e muito mais naturalidade na participação das pessoas, tenho um certo receio desse jeito robotizado dos chineses. Deu para ver a expressão no rosto de alguns participantes, coitados a cara de assustadodeles, sem falar que soldados que marcham com passo de ganso me dam arrepios, brrrrrrr.

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

Flavio
Estou curtindo muito ler seu blog, sem aquele discurso chapa branca com tonalidade de campanha pró Rio 2016 e e nem mesmo um deslumbramento hipócrita ocidental em relação a China!
Há jornalistas que parecem turistas visitando o exterior pela primeira vez, e seu blog esta informativo e honesto na medida certa!
Só queria saber como foi a recepção dos Japoneses dentro do Ninho Chinês!

parabéns!

antonio
antonio
15 anos atrás

Voce descobriu como foi feito aqule papiro no chão ,onde passavam diversas imagens ? Era uma tela de plasma ou similar ? Nunca vi nada parecido …

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

80″Moscou realmente é sempre a primeira ou uma das principais festas lembrada por todos, realmente foi emocionante.

Você já pensou em lançar um diário desta sua atual aventura? quem sabe o sucessor do Boto do Reino seria muito bem vindo, com tudo que você gostaria de contar e mostrar e não é possível devido ao tempo e espaço no site e blog.

Dú
15 anos atrás

Falando em festa, manda a receita do gafanhoto frito ou outra iguaria, pois segunda tem mini farnel no Paddock e vamos ver a quantas anda a cozinha do Louzão!
Lembre se enviar, vai delivery para sua casa.
Então capriche.

Renato
Renato
15 anos atrás

Aquela gaita de foles realmente tava dificil de aguentar.

Val
Val
15 anos atrás

Uniforme dos Atletas do Brasil, prefiro o de 4 anos atrás.. muito sem graça, esse estilista arrazou de FEIURA!

Kleber Oliveira
Kleber Oliveira
15 anos atrás

Eu fiquei com uma dúvida após ler este texto: a transmissão da cerimônia de abertura não foi de responsabilidade da ISB, que vai também transmitir as competições? Aliás a ISB é a mesma empresa que transmitiu o Pan de 2007, não é?

shang soo
shang soo
15 anos atrás

de fato prender a população em casa tá errado, mas de resto o “crica” é “crica” mesmo. Foi uma linda festa.

Adriano
Adriano
15 anos atrás

Eu achei maravilhoso, não concordo em nada que o Flavio Gomes disse, mas respeito, quem derá o mundo fosse dos que fizessem algo não apenas daqueles que teimam em achar problemas em tudo e todos.

Everaldo
Everaldo
15 anos atrás

ih Flávio…acho q vc foi crica mesmo :P….além de um espetáculo belíssimo, vc não deixou chegar ao momento mais esperado para fazer o comentário, pois a hora de acender a pira olímpica foi algo de outro mundo, sensacional.

Luiz Isipon
Luiz Isipon
15 anos atrás

A crítica foi curta e objetiva.
Boa visão do Flávio ( a grande maioria que vai a estes eventos as vezes é caolha).

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

Fla,
Se eu fosse um ursinho de pelúcia, gostaria de se chamado de Bisha.

Kiss.

Nick B(isha).
(Ao som de Kiss).

Giba
Giba
15 anos atrás

Deve ser doido viver na China, não ?

Affe ! Será que estão me monitorando ?

ribeiro
ribeiro
15 anos atrás

que maldade obrigarem as chinesinhas a ficar pulando(de salto) em volta do campo durante todo o desfile de delegações. elas começaram com tudo, mas no final era triste ver-las se esgoelando agitando pernas e braços, mas em nenhum momento pararam. è uma boa alegoria pra representar o que é a disciplina chinesa.

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
15 anos atrás

O Show dos tambores foi muito bonito!! Achei que no geral, a geração das imagens deixou muito a desejar…

Em relação a democracia chinesa…sem comentários.

Vitor Magliocco
Vitor Magliocco
15 anos atrás

Muito bacana essa foto.

O andar desses soldados (“soldados”?) beira o robótico. Demais.

Anderson Luís
Anderson Luís
15 anos atrás

Só pode estar brincando ao dizer que uma festa como a que vimos não foi surpreendente. Queria mais o que ? Que “ursinhos” chegassem voando ao estádio, soltando pólvora da boca, fogo dos ouvidos, e raios do traseiro ? façam o favor.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

As Chinesinhas também reparei, acho que elas tavam diodas pra acabar logo. RSrsrsrsrs

Monstro
Monstro
15 anos atrás

Sobre o 8: para os chineses o número oito, por lembrar o símbolo de infinito, é o número da sorte. Assim como o treze é considerado o do azar no ocidente (a não ser para o Zagallo e outros do contra). Por isso o dia 8, às 8 horas e etc.

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Falou bem Gomes , cerimônia linda mas previsível. Mas gostei mais do que a de Atenas . Realmente o desfile das nações é cansativo, mas necessário. E o acendimento da tocha foi espetacular, acho que a parte mais criativa de todo o espetáculo . Sortudos são os que conseguiram ingresso no Ninho de Pássaro viu…

Valeu pelo seu esforço pra passar suas impressões das olimpíadas pra nós que fazemos parte da ‘blogaiada’ .

Alexandre
15 anos atrás

essas cerimônias de abertura sempre são mto bonitas, mas hj é dificil conseguir surpreender…apenas fazer grandes espetáculos…agora vamos esperar q o Brasil traga mtas medalhas…

rosi
rosi
15 anos atrás

Acho que sua crítica não tem muito fundamentoou vc n assistiu as cerimônias anteriores, pois essa festa em relação as outras foi demais. Outra que assisti em casa é totalmente diferente porque vc n vê as vezes as imagens bonitas.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
15 anos atrás

Como comentei aí pra baixo, a festa é linda, emocionante e tals. Bonito de ver, gostoso de lembrar. Um show de tecnologia. Todo o evento enfim. Fico imaginando o buracão que tem abaixo do piso que permitiu tantos eventos sequenciais, sem quebra de qualidade. Espetacular em suma. A organização (intimidação seja lá o nome que se queira titular), mostra bem o que um governo ‘duro’) é capaz de fazer. Como dizem, chinês não quer saber de democracia, quer mais é ganhar dinheiro e que as coisas funcionem bem.
Seus pitacos (ainda bem) quebram a mesmice dos canais. Assisti pelo sport tv e espn, alternando ambas e, posso afirmar que, a ESPN Brasil, foi mais informativa, dando os numeros dos paises na medida em que entravam sem os “óbvios descrevendo o que nós estamos vendo também carregados de cultura de almanaque”..
Parece redundância, mas tem que se tirar o chapéu pra sua pena e criatividade. Parabéns cara.

neuza de j. souza
neuza de j. souza
15 anos atrás

Foi fantastico as aberura dos jogos Olimpico, eu estava comentando aqui em casa que foi mais ou menos igual como o da Russia com o ursinho misha, foi cansativo o desfile das delegações, mas valeu a pena.

miss lips
15 anos atrás

oi mr. gomes!!
que máximo acompanhar os jogos pelos seus olhos :)
saudade dos tempos da F1 (mas nunca tanta… hahahahaha)
beijos, se cuida!
miss lips

Cabra
Cabra
15 anos atrás

Rapaz, como é bom ver mulher bonita… E essas chinesinhas, cada uma mais graça que a outra.

Achei a festa absurdamente bonita e precisa, e o sorriso dos orientais é muito cativante!

Mas ter que ouvir a narração da Globo… Hajjjjja c… saco tanta ironia e sarcasmo da trupe acima do bem e do mal.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
15 anos atrás

Flávio,
Desde Moscou acreditava que não veria outra abertura tão bonita. Mas esta, me desculpem os críticos foi de uma beleza e leveza exemplares. A idéia do papiro, brilhante.
Na minha humilde opinião, a mais bela abertura olímpica da história.
E, concordo com os demais… O desfile das delegações, com o maior número de atletas, foi um porre.
Desisti e não vi o cendimento da pira. Vai de video tape.

Lucia
Lucia
15 anos atrás

A abertura foi lindissima…os chineses possuem uma cultura mui bela, uma reverência incomparavel, uma organização de causar inveja,e consiguiram demonstrar isso, para o mundo inteiro.Esse povo com sua cultura e reverência são incomparáveis.Muito diferente dos sorrisos amarelos e um tanto artificiais, como de países iguais ao Brasil,EUA, e etc.Agora, com certeza que este ato de recolhimento das pessoas foi por questão de segurança.

Tchau..tchau

Alex Borges
Alex Borges
15 anos atrás

Ainda bem que alguem conseguiu destacar a cena do hasteamento da bandeira chinesa….esse momento do soldado meio que jogando a bandeira no ar foi simplesmente sensacional! Na hora eu lembrei do Flávio e imaginei….ah, esses vermelhos…..hehe

Ellery Souza
Ellery Souza
15 anos atrás

caraca essa da bandeira tem tudo pra ser a foto do ano hein?? tem um concurso q elege a melhor foto né?
muito bem batida!

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Tem um lado bom na demora da cerimônia, estamos acordados no mesmo horário, nós e vc…

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Trancaram os caras? democracia chinesa …

vivi
vivi
15 anos atrás

concordo com a questão dos tambores…..foi muito bonito, mas pensei que ia ter algo a mais com o tanto de oitos envolvidos.

o início foi muito bonito…mas o desfile das delegações é chato demais. Necessário…sim! Chato….demais da conta!!!

mas estou doida pra ver a pira!!