ALI DO LADO

TIANJIN (coadjuvante) – Tudo tem impressionado muito nos Jogos de Pequim. As instalações, por exemplo. Impecáveis. Monumentais. De se morder de inveja. A organização, apesar do ar-condicionado muito frio nos jogos de vôlei e de uma ou outra escorregada, é ótima, eficaz, inteligente. Tudo corre bem, o que é incrível em se tratando de um país gigantesco que, até 30 anos atrás, era fechado para o mundo. E é mais incrível ainda porque estamos falando de um país no qual é praticamente impossível a comunicação entre seres humanos por causa da barreira da língua.

Fiz toda essa introdução apenas para contar que fiquei espantado com o que vi em Tianjin, cidade a 120 km de Pequim que é uma espécie de sub-sede dos Jogos. O Estádio Olímpico da cidade é usado para alguns jogos de futebol.

Na verdade, o estádio faz parte de um complexo esportivo que poderia, quase sozinho, abrigar outra Olimpíada. Isso em Tianjin, que só está quebrando o galho para o futebol. A cidade, que eu não tinha a menor idéia de como seria, é uma metrópole de 10 milhões de habitantes. De avenidas largas, enormes conjuntos de prédios residenciais e arranha-céus de arquitetura arrojada, como em Pequim e Xangai.

Tianjin é chamada de “Diamante do Golfo de Bohai”. Uma porta de entrada pelo mar para Pequim e um dos maiores centros industriais do país. O estádio tem capacidade para 50.696 pessoas. Hoje, havia 26.174 nas suas cadeiras para ver Brasil e Noruega no futebol feminino. E muita segurança. Mais do que vi em qualquer outro lugar. Confiscaram até meu tubinho de chicletes. Na saída, dezenas de caminhões do exército passaram por nosso carro, todos eles cheios de soldados.

Havia poucos torcedores brasileiros vendo o jogo. E poucos noruegueses, também. Como em todas as partidas de futebol, os chineses se manifestam em função da beleza ou gravidade de um lance. E obedecem às ordens dos placares eletrônicos, que continuam pedindo a “Mexican wave”. No intervalo e no fim da partida, os locutores informam, em três línguas, o resultado. Assim mesmo: “Senhoras e senhores, o jogo está no intervalo e está 1 a 0 para o Brasil”. No final: “Senhoras e senhores, o jogo terminou e foi 2 a 1 para o Brasil”.

Para ninguém voltar para casa com dúvidas.

Bem, as meninas brasileiras passaram à semifinal e agora pegam as alemãs, que continuam sem levar gol nos Jogos. A outra semifinal será entre Japão e EUA. É possível que a final de Atenas, entre brasileiras e americanas, se repita. Quatro anos atrás, o Brasil perdeu.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kennedy
Kennedy
15 anos atrás

Como um pouquinho de maquiagem deixa um País com uma imagem linda. É assim com os americanos, funcionou aqui no Pan e pelo visto funciona ai na china. Os reportes ficam embasbacados com a beleza dos estádios e se esquecem que o povo do interior do País chega a passar fome e vivem abaixo da linha da pobreza extrema. A China realmente está conseguindo vender uma boa imagem de País com um certo grau de evolução, mais fácil ainda em se tratando de um repórter aqui da terrinha, que vai em estádios que mais parecem chiqueiros. Paciência, mas ignorância é algo que se adquire quando se fica impressionado com a falsa imagem que um País tenta vender.

Eric
Eric
15 anos atrás

Nessas fotos o céu está azulzinho….
Que carro é esse prata aí FG???

vivi
vivi
15 anos atrás

tomara que esse ano as coisas mudem. que o brasil faça gols na alemanha (oh goleira impressionante, a alemã viu?? a mulher não toma gol não!) e que o time feminino ganhe! já o masculino……

cida paes de barros
cida paes de barros
15 anos atrás

quanto ao seu infeliz comentario sobre os nomes dos cavalos, vc deveria pular essa essa parte, pois foi de uma ignorancia enorme. o ´´z“ do bonito z ,vem da filiação, origem do cavalo, procure se informar melhor antes de escrever.
alias, eu sou tia da amazona camila mazza e devo te dizer que foi uma batalha para ela chegar la, vc não imagina!!! ela não esta no lugar do doda, ela esta no lugar que era para ser dela. camila é uma vencedora, foi sem passagem paga pela federação, não teve nem uniforme para desfilar na abertura,puxaram o tapete dela desde que foi indicada para pequim e finalmente saltou. leia a biografia dela. abraços .

TORCEDOR BRASILEIRO
TORCEDOR BRASILEIRO
15 anos atrás

Sem patriotada, perdeu a quatro anos atrás porque foram roubadas descaradamente…
Pra quem lembra, até a juiza foi substituida no intervalo do jogo…
Vamos ver se vem o troco…
Abraços

NIl
NIl
15 anos atrás

Parabéns pelos seus comentários. Sabe ir de encontro com as notícias dos jogos e dá uma aula de jornalismo cultural “se é que isso existe”.
A grandiosidade da China nos deixa impresinado. A disciplina imposta… parecem todos militares.
Pelo jeito se você espirrar diferente devem ter 5 soldados e 200 dedos duros.
abraços.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Mesmo com um Himalaia de restrições ditas democráticas, louve-se o que fizeram nos últimos 20 anos. É óbvio que deve haver milhares de bolsões de miséria quase absuluta nos confins porém, onde se decide melhorar, uau!!!.
Pro bem ou pro mal, minha gente, os chinas estão ocupando cada vez mais espaços; e vão dominar o mundo em mais uns 50 anos. Eles afirmam saber disso a 1.000 anos. Isso é que é demonstração de paciência Confuciana.

maca
15 anos atrás

Dia 24 de agosto as 9 horas da manhã no horário de Brasília,começará a cerimônia de encerramento das Olimpíadas.Também nesse mesmo horário será a largada do GP da Europa em Valência.O que a Globo será que vai passar?O encerramento vai poder esperar um pouquinho ou a F1 vai ficar de fora novamente assim como foi na visita do Papa no ano passado(no qual a poderosa levou um sabão da FOM por causa disso e chegou a cogitar que a Record estaria interessada em comprar os direitos de transmissão da categoria)?

Ah dia 23 de agosto,as 9 horas da manhã,será a final do vôlei feminino.E também o treino que define o grid.Se o Brasil estiver na final no vôlei feminino(o que provavelmente acontecerá se elas não amarelarem.ou não,elas adoram dar uma amarelada)vamos saber quem foi o pole pela internet mesmo…

Alex
Alex
15 anos atrás

E quatro anos atrás, a CBF também prometeu uma Liga Nacional de Futebol feminino, que nunca saiu e ninguém mais comentou nada. Quer apostar quanto que no final dos jogo falarão a mesma coisa?

Quando sairá essa Liga? Talvez no mesmo dia que sair a F-Brasil