AOS NANICOS

PEQUIM (por hoje deu) – Hoje não sai mais medalha alguma por aqui. Para o Brasil, foi o dia mais fértil, com o ouro de Maurren Maggi (salto em distância), uma prata (Márcio & Fábio) e um bronze (Ricardo & Emanuel) no vôlei de praia e um bronze no futebol masculino (Dunga & demais anões). Quatro das 12 conquistadas pela delegação do COB — duas de ouro, três de prata, sete de bronze, que deixam o Brasil em 26º no quadro de medalhas, entre o Quênia, à frente, e a Dinamarca, atrás, e esse é nosso eterno dilema: adoraríamos ser uma Dinamarca, mas não conseguimos e vivemos flertando com a condição de Quênia sul-americano (grande besteira, mas a esta hora há de ser perdoada).

Pelo jeito, vêm mais dois ouros por aí, nos vôleis de quadra, já que ambas as equipes estão nas finais e jogando bem. Há uma chance, também, no taekwondo feminino, com Natália Falavigna amanhã — ela foi quarta colocada em Atenas, prata no Pan, campeã mundial em 2005, tem um bom currículo. E, talvez, algo na maratona, mas aí é difícil prever, em maratona e em jogo da Portuguesa, tudo pode acontecer.

Uma dúzia de medalhas. Com as duas garantidas no vôlei, no mínimo de prata, são 14, o que será o melhor resultado do Brasil, em total de medalhas, desde as 15 de Atlanta em 1996. Em ouros, porém, vai ser difícil superar os cinco de Atenas/2004.

No quadro geral, a China continua lavando a égua com 47 ouros, 17 pratas e 25 bronzes, totalizando 89. Os EUA têm 31 de ouro, 36 de prata e 35 de bronze (102 no total). A URSS, que vimos monitorando aqui desde o início, teria 123 se ainda existisse. Suas repúblicas somam até agora 29 de ouro, 35 de prata e 59 de bronze.

São 77 os países que estão levando medalhas para casa até agora. Na ponta de baixo da tabela, nove conseguiram apenas um bronze e estão felizes da vida. Entre eles, o mutilado Afeganistão (estou lendo um livro lindo sobre o país e por isso fico contente por eles) com Nikpai Rohullah, no taekwondo, o Egito (que é bom de pirâmide, mas péssimo de esporte) com Mesbah Hesham, no judô, Israel (que não tem tempo para isso) com Zubari Shahar, na vela, e a gloriosa República da Moldávia, que faturou sua medalhinha no boxe com Gojan Veaceslav.

Este post, para fechar o dia, é então dedicado aos “nanicos”, em especial a Rohullah (na foto ao lado e nas páginas dos jornais de Cabul), que conquistou para os afegãos sua primeira medalha olímpica.

Não é nada fácil conseguir as coisas por aqueles lados.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcel
marcel
15 anos atrás

meus parabens… todos os seus posts sobre a olimpiada estao espetaculares, sublimes

Voce é otimo comentarista de F1 e automobilismo, mas é infinitamente melhor cobrindo olimpiada e esportes olimpicos

Larga o automobilismo!!!

Abraço
Marcel

L.A. Pandini
15 anos atrás

Flavio, monitorar as medalhas da URSS é fichinha! Da Iugoslávia (você podia fazer a contagem dela) também. Quero ver você separar as medalhas das Alemanhas Ocidental e Oriental…

Grande abraço. (LAP)

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Gomes, pare de falar bobagens. Israel tem muito tempo para o esporte sim, tanto que tem tradição, por exemplo, no Basquete. O Maccabi Tel Aviv joga pela liga européia e tem ótimos resultados. Aliás, eles já chegaram a jogar em pleno Madison Square Garden contra o New York Knicks.

Só que um País tão pequeno não tem tanto material humano para ter sucesso nas Olimpíadas.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
15 anos atrás

JT falou tudo.
As medalhas da Ex-URSS não seriam tão fartas, uma vez que não poderíamos ter tantos atletas de uma mesma nacionalidade, mas, por outro lado, esses melhores atletas, que efetivamente ganharam a medalha, seriam os representantes do país, tirando os atletas “normais” da representação, ou seja, a diferença seria pouca.

Outra coisa (off-topic) achei ridículo o que o Luciano do Valle falou no final do jogo de Marcio e Fábio Luís. Ele disse que o esporte tem que ser regionalizado, dando o exemplo de que no Sul não deve haver natação, pois a piscina seria fria e é muito caro fazer uma piscina aquecida e no Nordeste deveriam ser feitos esportes como boxe, vôlei de praia, etc.
Quer dizer então que todos os praticantes da natação da região Sul, se a idéia dele fosse aceita, deveriam largar o esporte e procurar outra coisa pra fazer porque a água é fria e largar pros nordestinos fazerem?
O esporte tem que ser popularizado e não sofrer restrições, sejam elas de qualquer tipo.
A Band perdeu um telespectador, e o Luciano do Valle perdeu uma (outra) ótima oportunidade de ficar calado.

JT
JT
15 anos atrás

A URSS, se ainda existisse, não teria tantas medalhas como seus países ganharam em separado, por uma simples razão: em certos esportes não se pode enviar duas equipes da mesma nacionalidade.

Por ótica semelhante, a Alemanha unificada está sendo um fiasco, já que seu desempenho não se iguala ao da antiga Alemanha Oriental.

Victor Leoncio
Victor Leoncio
15 anos atrás

Pq a pressa? Gente, faltam 2 diazinhos! Ja já esse furdunço das olimpíadas vai ter terminado e só voltará daki a 4 anos.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Taí o que ainda vale a pena no esporte… quando gente dos lugares mais remotos e improváveis participam também da festa, colocam o nome de seu país no mapa (nem que seja das medalhas)… e como tu mesmo diz, a medalha é dele, não do Afeganistão… mas certamente ele tem orgulho de colocar a bandeira do país dele lá…

Vecchio
Vecchio
15 anos atrás

NÃO ! NÃO ! NÃO !!! Depois dos Ladas, Ladaland, Russia e russos, Jamaica e jamaicanos, reflexões do grilo, agora Afeganistão e afegãos. Isto já está demais. Você está ficando confuso, tanto quanto Gah-Fang-Youtung. Será que você, nesta viagem ao oriente não encarnou o próprio? Volte logo, falemos de F1, velocidade, DKW, outros antigos…
Parabéns, grande trabalho!
Sucesso, e um grande abraço.
Vecchio

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Flavio,

Boa noite!
Gosto do seu trabalho e a cobertura da Olimpíada pelo IG e pelo blog esta muito boa. Legal o espaço ao atletas “desconhecidos” do Brasil e ao nanicos, pois é fácil falar do Giba, Ronaldinho, Estados Unidos, China, etc…
Só um detalhe… Essa contagem das medalhas da Ex-URSS é uma furada… Pois na maioria dos esportes, só é permitido um competidor de cada pais, então muitas dessas medalhas não seriam possíveis !!!! CPI já nessa contagem paralela… hehehe
Brincadeira !!! Continue com seu trabalho que esta muito bom !!!

Abraços,

MARCELO

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Putz que blz eu vi esse lutador se não me engano a primeira luta dele na espn e tava torcendo por ele, pq um cara que vem de pais aonde a violencia prevalece é até bom um vencedor no esporte mesmo um esporte um pouco violento.

Belair
15 anos atrás

O nome do jornal é “Manhã “, e a manchete já é sobre o próprio , pois começa com o nome dele, Ruhollah.O cara já está vestido com roupa afegã ; já voltou para casa ?

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Se a URSS ainda existisse teria que levar menos representantes em diversos esportes, porque na maioria há um limite de atletas por “NOC”.

Mas mesmo assim é interessante observar o legado esportivo que foi deixado pela mãe URSS.

Abraço,

Gabriel Melani
Gabriel Melani
15 anos atrás

Bom, eu sei que isso tá meio fora do assunto e tal,
mas eu nao consegui achar o e-mail do blog e eu gostaria que vcs vissem um site que eu
achei que mostra os dez maiores atletas olímpicos de todos os tempos. Queria saber a opiniao do
blog e a opiniao do pessoal.
Segue aki o link: http://www.weshow.com/top10/pt/esportes/top-10-maiores-campeoes-olimpicos-de-todos-os-tempos
Parabéns pelo blog!
braços!

Bruno Correia
Bruno Correia
15 anos atrás

FLÁVIO, FAÇA UM FAVOR AO JORNALISMO BRASILEIRO E LARGUE DA FÓRMULA 1!

o grande prêmio já tem uma equipe competentíssima, e é um grande desperdício um talento como o seu cobrindo um esporte tão fútil (e olha que acompanho a F1).

Abraço

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

É muito bom quando um país pouco expressivo em esportes consegue estender sua bandeira no Mastro das Medalhas (Inventei agora esse nome), com uma medalha repousando no peito de alguém que superou as dificuldades de seu país e se colocou entre os campeões. Geralmente, esses atletas acabam deixando seus conturbados países para treinar em lugares mais adequados. Ou nem isso.
E que os governos desses países reconheçam o esforço e o talento dessas “Estrelas Solitárias”!

Sergio
Sergio
15 anos atrás

Salve Flávio! Parabéns pelo blog em geral e particularmente durante a sua temporada olímpica. Só tenho uma observação a fazer, e isso pode ser por não acompanhar o seu blog e sua carreira há tempo suficiente. Percebo que você tem uma ligação muito forte com o Lada e com a URSS, não sei qual que originou qual, mas essa sua contagem paralela (uma brincadeira, eu sei) de medalhas dos paises que faziam parte da cortina de ferro soviética, andou deixando alguns descendentes ucranianos, amigos meus, malucos.

Você realmente admira a URSS, o que ela foi e representou, ou é mais pela sua paixão pelo Lada?

Um abraço e sucesso!!!

cardeal
cardeal
15 anos atrás

Flávio Gomes, à parte a ‘injustiça’ de ter mais representantes que outros países disputando as provas, creio que sua conta concernente à URSS esteja incorreta.

Pelos meus cálculos aqui, seriam 34 ouros, 39 pratas e 71 bronzes (144 medalhas). Acho que você se esqueceu de somar a Ucrânia.

Dú
15 anos atrás

Apoiado Victor.
É um tal de medalhas Ladianas, agora deu até pra invocar Cabul.
Deve ser o fuso horário.
Para os que não viram, isso deve lembrar o FG, o que fazem com os Passat em Cabul.
http://br.youtube.com/watch?v=geofXUPH3fo
Será que na muralha da China tem wireless?
É capaz do maluco mór ir fazer uma matéria tipo China de A a Z com o Gah-Fang-Yotung.
Afinal a estréia do Lada foi postergada, e quem não viu como Interlagos está, olhem só.
http://www.autodromointerlagos.com/Nova_pasta/Boxes%20%20%5B15-08-08%5D%20(3).jpg
E para variar, a Fasp não sabia de nada!!!!
http://www.faspnet.com.br/
Nem vou procurar, já que o plano de reformas de Interlagos já estava traçado.
Vão deduzir o valor de uma prova a menos na carteirinha?

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Caro Flávio, qual o título deste livro sobre o Afeganistão ?

P.S. – Saiu um livro novo do Lemyr Martins sobre Fórmula 1. Já encomendei, to esperando chegar.

Eric
Eric
15 anos atrás

Num queria falar mais……..
O Victor até que enfim falou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obrigado Victor.

Victor
Victor
15 anos atrás

Pára com isso Gomes, não aguento mais olimpíadas! Cadê o Ladaland? Cadê as motos? Formula 1? Valencia taí! PELO AMOR DE DEUS! CADÊ OS DKWS?!???!

Amanda
15 anos atrás

Também fico feliz em saber que o Afeganistão ganhou a sua medalinha… (não estou lendo nenhum livro sobre ele, aliás, leio o livro de um cara chamado Flávio Gomes, mas não vem ao caso….)