BIELA, MINHA BIELA
SÃO PAULO (de onde sai tanta conta?) – Aos 44 do segundo tempo (daqui a pouco, nos acréscimos, tem a do Jung; overdose de colunas hoje…), linquezinho para a coluninha Warm Up desta semana, sobre as bielas da Ferrari.
Falando nelas, essa aí da foto é uma autêntica biela ferrarista, que foi-me presenteada pelo Luca di Montezemolo quando visitei a fábrica da Ferrari, muitos anos atrás. É do carro de 1992. O carro e o motor eram bem ruins. Acho que por isso que ele me deu de presente.
PS: Parece mentira, mas depois de colocar a coluna no ar fui dar uma geral nos mais de 400 e-mails pendurados desde ontem e entre eles estava um do nosso impagável Tuta das Terras Gaúchas, com mais uma charge de sua lavra. E olha só o que era! É o que se chama de transmimento de pensassão.
Flávio.Tenho um amigo que corria com DKW e a vontade dele é correr novamente na classic aqui do RS,mas o mesmo necessita de bielas novas para o seu DKW.Ele não está encontrando para comprar, tens alguma sugestão? onde comprar?Se for para comprar na Alemanha, existe código da referida peça?
Fico no aguardo
UmAbraço
Paliosa
Pois é, Marcos Micheletti,
Quem está na 2a. divisão comemora chuva, vitória contra CRB, Gama, ABC…
Massa e outros dublês como Kubica, Nelsinho Piquet e Vettel rodararam em Silverstone.
Espero que seu filho não dependa de bons resultados do Barrichello para aproveitar o domingão azul.
Veja o que aconteceu nas provas seguintes:
Alemanha
Qualifying: Massa 2o. Button 14o. RB 18o.
Prova: Massa 3o. Button 17o. RB 18o.
Hungria:
Qualifying: Massa 3o. Button 12o. RB 18o.
Prova: Button 12o. RB 16o. Massa 17o.
Hungria:
Qualifying: Massa 1o. Button 16o. RB 19o.
Prova: Massa 1o. Button 13o. RB 16o.
Aquela largada do Massa na Hungria, deixando o Lewis e o Kovalainen comendo poeira foi de dublê de piloto, boa mesmo foi a largada do RB dos boxes em Valência,
RB – desde 1993 na Fórmula 1: 9 vitórias
Massa – desde 2002: 9 vitórias
Ah, depois de Silverstone, o Nelsinho, fez 11 pontos e, mesmo sendo novato, já está na frente do RB no campeonato.
Quantos pontos o pilotaço fez desde então?
Quando ele chegar na frente do JENSON BUTTON, aproveite pra comemorar e leve seu filho pro playground.
O jornalista é o Beegola.
Felipe Massa é dublê de piloto? Isso é porque ele acabou de fazer o 3o. HAT TRICK e se juntar a outros manés como John Surtees, Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet e Fernando Alonso.
No caso do Massa, os pesadelos dele pra SPA incluem nuvens carregadas d’água, uma vez que o dublê de piloto não se dá nem um pouquinho com chuva. E olha que na Bélgica quando não chove, garôa e vice-versa (tem hífen).
Outra coisa, Flávio: outro dia, no programa do Reginaldo tinha um jornalista (que eu nunca tinha visto) que disse que ganhou uma biela do Montezemolo. Parece que o chefão de Maranello tem um estoque grande dessas peças…
Vários fatores na montagem de um motor podem causar quebra, as vezes pode não ser na biela em si, mas algum detalhe na montagem. Ainda mais se falando de motores preparados.
Já vi biela rasgando bloco de motores (preparados) no Brasil por culpa de parafusos fracos.
Estou montando um Ford 302 e o pessoal que está me ajudando falou: – Amigo, compra parafusos especiais com maior torque senão corre o risco de quebrar suas bielas e até perfurar o bloco.
Quando se fala em motores preparados a conversa é outra, um simples parafuso pode ditar a vita útil do motor.
Acontece mesmo, tanto no DKW do Flávio quanto em uma Ferrari de milões.
É verdade, esta charge tá demais, ademais se quebrar mais algum motor Ferrari nesta temporada vai ter engenheiro “batendo” biela e “perdendo” a cabeça. Cabeças vão rolar …..
Parabéns ao Tuta. Charge nota 10.
Ele mesmo falou do cavallino da Ferrari.
Ô Tuta, esse ai é do tempo do Rubinho, é o Cavalo Marinho do Rubinho, que é chegado numa corrida com aguaceiro…
Alguém falou ai em margem de segurança das Bielas de um motor de Formula 1. Penso que as margens de segurança principais num Formula 1 são o Capricho de quem monta o Motor, o Feeling do Engenheiro ao liberar o Piloto à usar aquelas rotações a mais, e a habilidade do Piloto em acelerar e trocar as marchas. No mais a margem é aquela que dá mais potência à míseros 19.000 RPMs …. hehehe ….
melhor usar a do fusca, que é aço 1050 (até 1983)
Bielas são bielas, seja no DKV do Flavio ou na Ferrari do Kimi, ou no motor do Axor 2540 em que eu trabalho, portanto a comparação é pertinente sim, mas, quando elas quebram, seja em qual motor for, o estrago é grande, num caminhão ela costuma fazer um belo rombo no bloco.
uma curiosidade do mundo do rock,
o sr mauro forghieri, citado pelo tuta acima, além de ter sido um gênio capaz de projetar motor e chassis de um F-1, também vem a ser tio do william forghieri, mais conhecido como billy, que vem a ser p tecladista da Blitz.
Bem vindo de vota FG, gostaria de parabenizar sua cobertura das olimpíadas, não deixei de visitar o Blog durante esse tempo, mas já estava precisando voltar ao “normal”. Já estava sentindo falta dos assuntos abituais a que estamos acostumados aqui neste espaço.
Abraço
Juliano – Minas Gerais
Concordo que se o motor não estourasse na Hungria, nosso Massa estarei lider, além das lambanças da equipe em Monaco, Canada e Inglaterra terem custado pontos preciosos.
Porém nosso Massa jogou fora 16 pontos nas duas primeiras corridas e andou muito mal na Inglaterra.
Portanto, justiça seja feita, a emissora oficial deveria parar de lembrar esta estoria da Hungria, e nos também.
Esta conta deve ser dividida 50%/50% entre piloto e equipe…
Achei pertinente a comparação entre as bielas, afinal, bielas são bielas, ou não ? : ]
Valei-me São Mauro Forghieri! Não consigo desenhar o cavallino da Ferrari! parece um dragâo!
Mas foi um transmimento dos mais abagualados.
Fiquei com inveja de voce , no bom sentido claro, rs, de ter pelo menos uma biela de uma ferrari de f1 na sua estante, preferia uma biela desta de presente do que um rolex, rs.
Flavio.A comparacao da biela da Ferrari com a biela do seu DKW de CORRIDA foi no minimo ridicula!!!SDS DADO ANDRADE.
RESPOSTA DO FG:
De fato. Eu sou meio ridículo, mesmo.
Gostaria de saber que material eles usam nas bielas… titânio? cromo-molibdênio 4130?
Dá para se botar fé que seja um lote defeituoso, uma liga mal-feita mesmo. Quebrar a biela de um F-1 é algo meio que bizarro, pois pela lógica, é uma das peças com mais margem de segurança, se compararmos com tantas outras…
Olá FG,contas aparecem sempre,estejamos ou não presentes.Por falar em presente,ter uma autêntica peça de F1,é como ganhar na loteria.