BUDAS & PESTES (6)

SÃO PAULO (pecado) – Essa F-1, às vezes, é muito cruel. Felipe Massa fez uma corrida exemplar, a partir de uma largada excepcional, e foi mais rápido do que todos o tempo inteiro. Nenhum erro, prova impecável. A três voltas do fim, o motor explodiu. O que tem sido raro na F-1, mas nem tanto na Ferrari. Lembrem-se que neste ano, na abertura do Mundial, os dois foram para o vinagre.

Felipe assumiria a liderança com folga, graças ao infortúnio pneumático de Hamilton, e sai de Budapeste amargando o terceiro lugar no campeonato, agora oito pontos atrás do inglês. Para piorar sua vida, Raikkonen, apagado de novo, herdou o pódio e assumiu a vice-liderança.

Massa não merecia tantos castigos, hoje. Mas c’est la vie. Agora serão três semanas de férias para esquecer o domingo trágico e tentar se recuperar em Valência. E dá. Porque a McLaren, em quem todos apostavam hoje, não andou bem. Kovalainen levou a vitória de presente. Mas para falar sobre isso volto daqui a pouco.

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
15 anos atrás

sou brasileiro mas torço para o Hamilton, o melhor. A ele torcia para o Senna.

Armando Junior
Armando Junior
15 anos atrás

Como é a pontuação da GP2? Igual a F1?

Roberto Rigo.
Roberto Rigo.
15 anos atrás

Massa….. superação….

ae galera…. vamos comentar sobre o nakagima ???

Glock… grande corrida…

PS.: Abraços a gregos e troianos….

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
15 anos atrás

Nao consegui ficar sem comentar depois de ler alguns comentarios de algumas pessoas que frequentam esse blog.
Massa faz uma corrida fantastica, es melhorando e amadurecendo a cada corrida e está com vontade de ser campeao e ainda tem um monte de babaca que desce a madeira no rapaz!
Que é que voces querem? Nao é ser ufanista, é saber reconhecer os méritos de um jovem profissional que está se esforcando ao máximo para levar para o Brasil mais um campeonato de formaula 1 ( coisa que nao acontece há 17 anos)!
O que muitos de voces querem é que o Hamiltom seja campeao, o menino é bom mas é muito arrogante e principalmente: ele é ingles! Quem tem que estar torcendo e depois orgulhoso por Hamilton sao os ingleses,nao os tupiniquins!
Eu estou morando fora do Brasil ha alguns anos e nunca deixarei de ser BRASILEIRO (desculpe as maiúsculas) nunca!
Eu tenho que torcer e ficar orgulhoso por um brasileiro e nao por nenhum ingles, ou finlandes ou quem quer que seja porque nesses paises essa gente é super preconceituosa e nao está para puxar o saco de nenhum brasileiro. Que já foi nesses países sabe do que eu estou falando.
Voces falam de ufanismo, leiam o jornal AS da Espanha ou qualquer jornal ingles e voces verao o que é ufanismo!
Deixemos de ser hipócritas e apredamos a apreciar os valores da nossa terra!
Tenho muita esperanca e fé que Felipe Massa vai ser campeao esse ano e calar boca de muita gente!
Grande abraco!

Matheus
Matheus
15 anos atrás

Ha ha ha dançou, um motor cansado e querer andar num ritmo forte é o minimo q poderia acontecer. Da-lhe HAMILTON

Intrigado
Intrigado
15 anos atrás

Flávio (22:40 e 22;48): Meu, vc falou tudo, a galera daqui é cheia de dar os palpitaços mais “galvãoneses” do mundo e ainda acham que sabem tudo de corrida, aliás a maioria parece um monte de frescos dizendo que “ai, eu não torço para o Massa, quero que ele se f….., ah ele não merece ganhar pois não tem humildade, ah ele erra demais, ah ele força demais, ah eu não suporto patriotismo burro, torço para o Hamilton, não torço para o Raikkönen”. É isso aí, Flávio (que não é o Gomes), o que tem de fresco aqui é demais e depois malham o Felipe o tempo tempo, malham a globo o tempo todo, dá licença, aqui só tem fresco mesmo.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

O Massa lembrou dois pilotos dos “velhos tempos”: o replay da ultrapassagem do pai do Nersim em cima do tal de Ayrton em 86 e o Mansell de Dallas 84 ao parar no retão.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

E, embora o Raikkonen tenha feito a melhor volta da prova, vía-se que ele tinha uma pilotagem quadrada. O Massa guiou redondo, foi agressivo, mas, seguro. Ainda não me conformo!

Flávio
Flávio
15 anos atrás

“Quis andar no ritmo do Hamilton e dançou”
Verdade, melhor na próxima corrida andar no ritmo do Button e chegar em último. Afinal, pra quê querer andar no ritmo mais rápido né?
A Ferrari não aguenta o ritmo do Massa. O cara agora tem que ir mais devagar por que o carro “num guenta!!!
Putz, não sei pq ainda dou atenção a alguns comentários…

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Claro, claro, o Massa quebrou porque forçou o motor né???
Que campeonato estamos falando??? Fórmula Fusca talvez???
E o Hamilton estourou o pneu por quê??? Seria porque forçou nas curvas??? Se tivesse sido o do Massa com certeza era por causa da primeira curva né???
Por que tem gente que se acha tão diferente do GB???

Carlos Cleber
Carlos Cleber
15 anos atrás

A Ferrari deve ter auterado o motor pra ganha torque e não chego no fim. Com o Shumi aconteceuo mesmo em 2006 no Japão, e com Raikone varias vezes em 2005.
mais desempenho menos durabilidade.

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

O curioso é que se Massa tivesse perdido a primeira curva para o Hamilton e tivesse se conformado com a segunda posição, não teria forçado tanto o motor na primeira metade da prova e poderia até vencer a corrida com o problema no pneu do Hamilton.

gerson
gerson
15 anos atrás

A culpa da saída do Felipe Massa é da globo, ficaram comentando sobre sorte e azar durante a corrida, jogaram olho gordo nele…

flavio lopes padilha
flavio lopes padilha
15 anos atrás

caro felipe fugazi, o nome do personagem era ” sobrenatural de almeida”, inventado pra justificar as coisas incríveis que aconteciam com o fluminense dos anos 60. tipo a perda do campeonato do hamilton ano passado e a quebra de ontem do massa…abraços
flavio Padilha

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Massa foi impecável ontem. Aliás, exceção àquelas 5 rodadas, vem fazendo boas provas…
Não é perfeito, mas sinceramente está sim gabaritado para ganhar o mundial e mostrou isso ontem…
Kimi é muito bom quando sai do sono. Acontece que quando acorda a festa já acabou. Felipe, neste ano, vem provando estar melhor.
Nada de botão “estoura motor” ou coisa do gênero. Mas que as pataquadas da Ferrari (para seus dois pilotos) vem prejudicando o campeonato vem…Hamilton não tem nada a ver com isso e, deixando, ele leva o caneco…
Massa não tem que chorar. Foi injustiçado por uma fatalidade, acontece. Hora de levantar a cabeça, pensar que está num bom momento e partir pra vitória na próxima corrida…

Edson castro
Edson castro
15 anos atrás

Não gosto do Massa, ele erra muito…e quando não erra dá azar…ou a Ferrari não é compentente como antigamente, quando tinha um alemão no volante…o Hamilton é mais piloto que o Massa, e se fosse mais madura, estaria tranquilo na frente….

Rufus
Rufus
15 anos atrás

A Centralina é programada pela Microsoft, não? Ah…..

E discordo totalmente daquele que acha que Hamilton ganharia se não tivesse o pneu furado mesmo que Massa chegasse: sem noção.
A diferença já era grande demais e, na última perna, com pneus super macios, a Ferrari do Kimmi virou o bicho. Massa administrou. Vide o InfoRace

fe
fe
15 anos atrás

Admiração.

Felipe demonstrou, mais uma vez, que é extremamente focado e tem enorme vontade de ser campeão. Raras são as pessoas que demonstram o empenho de felipe em ser o melhor: despedido da Saubaer, continuou insistindo em sua carreira automobilística e hoje é piloto de uma das principais (ou, talvez principal) scuderia. Depois de um período de aprendizado e paciência como segundo piloto, atrás de Schumi, esteve na briga pela liderança do compeonato, ano passado. Não desistiu e esse ano luta pela liderança. Outros já teriam desistido.
Adoro ver o Kubica pilotar e a alegria do piloto com os (bons, excelentes) resultados obtidos.
Mas domingo, depois de toda a luta e a bravura demonstrada por Felipe, fiquei triste pela quebra.

Matheus
Matheus
15 anos atrás

Tudo q é forçado, quebra se ele tivesse andando no ritmo da ferrari levava, uns pontinhos quis andar no ritmo do HAMILTON DANÇOU

anderson
anderson
15 anos atrás

BRAVO Felipe !! vc venceu !! venceu 2 mac larens que dominaram o fim de semana! e mostrou p Hamilton que não vai ter moleza não .
Paraéns bela corrida.. pena q deu azar…………………

Carlos Soares
Carlos Soares
15 anos atrás

Não entendo o desespero de alguns aqui:
Se a corrida fosse como o mostrado na classificação, Hamilton ganharia e Massa terminaria em terceiro, com a diferença subindo para 8 pontos; o resultado da corrida, embora triste, foi o mesmo; Massa não ganhou ponto e Hamilton chegou em quinto, aumentando a diferença para os mesmos 8 pontos. Ainda dá tempo, se a Ferrari permitir.

vitão
vitão
15 anos atrás

1- OS fatos me levam a concluir que o GB emprestou o sapato para o Kleber , e que ambos tem o pé mais frio que ná.de.gas de pingüim.
2- parece que o pessoal de Fiorano andou pegando peças naquela fábrica de biga de Maranello. Se quisessem material de primeira, deveriam ir em Sant’Agata Bolognese……
3- o Riparto Corse parace uma horta; só tem pepino, abacaxi e abobrinha (além das batatas na grelha, lógico).

Intrigado
Intrigado
15 anos atrás

Eduardo Baeta: Que isso, cara? Vc tá falando em humildade, que não sei quem não sabe perder, que torcia não sei para quem, mas agora não sei quem não merece ganhar, porque…bla, bla, bla……… Ow, se liga, onde já se viu humildade e saber perder na F1? Lá só nego arrogante e que acha que tem o rei na barriga…Tem ninguém bonzinho lá não, acorda….uauauauuauaahhhh

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Há muitos anos eu não vibrava com uma largada como eu vibrei com a de hoje. E há muitos anos que eu não ficava tão triste com uma quebra como fiquei hoje.

Forza, Felipe!

Squa
Squa
15 anos atrás

Não li todos os comentários, portanto não sei se alguém lembrou na ultrapassagem de Massa sobre Hamilton, da ultrapassagem de Piquet sobre Senna, no mesmo lugar. Claro que precisa de muita boa vontade para compará-las, mas como não há pilotos como antigamente, não haverá ultrapassagens como antigamente, portanto o que nos resta é buscar lampejos de momentos sensacionais que nos lembre a dúzia deles que acontecia em toda corrida, ainda mais nos inguiáveis carros de hj. Tvez ano que vem a coisa mude. Parabéns Massa.

Jackspeed
Jackspeed
15 anos atrás

um pecado a usina da rossa deixar o Massa na mão!que coisa não?quando a equipe não faz na entrada o carro faz na saída!todos viram um massa arrojado e desde o inicio,que largada!me lembrou suzuka 2006,ate hoje não engulo aquela quebra,antes era uma raridade um motor ferrari quebrar,já hoje…falta comando a Ferrari!não pode mudar todo mundo de uma vez,a italianada é burra,o cara dos motores vai para a fabrica,o todd vai pra nao sei onde,e a equipe fica como?um campeonato facil ta escapando,a mclaren esta 11 pontos nos construtores.e o kimi heim,devagar ele ta na area e as pistas boas para ele estao chegando,olho no kimi mas aposto minhas fichas no Hamilton mesmo sendo “tifosi”.
PS:ate quando a renault vai botar o nelsinho para largar com o tanque cheio?isso é bom em algumas condições,nao em todas!está no contrato do alonso que o piquet jr. tem que sair pesado?bota o carro do moleque leve para ver!!
PS2:a galera se preocupa muito com narração,eu ate acho engraçado ouvir as bobagens!a do freio hoje foi impagavel!mas claro que se tivessemos gente melhor seria mais legal mas o pessoal aqui manja tudo de F1,nao precisa de narradores para entender a parada!!

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Se é verdade que o Massa fez a melhor ultrapassagem deste ano, também é verdade que as coisas estavam apontando para uma boa luta no final da prova entre ele e Hamilton…. Quando o pneu do inglês estourou… Aki na terrinha poucos lamentaram…. rs eu jamais o faria…rs agora quando o motor do brazuca vai…..apesar dos aparentes cuidados que o piloto estava tendo…todos ficam na depre? Que que é isso amigos… Corridas são eventos tecnológicos de dimensões psíquicas que transcendem previsões e potencialidades… assim torço para que o Massa transforme o inesperado de hoje em fortalecimento psi que todo campeão deveria ir forjando ao longo da carreira…alguém discorda?

MSM
MSM
15 anos atrás

É para chorar mesmo, fez uma corrida fantástica, largou em 3º e passou as 2 Mclarens na 1ª curva, depois abriu vantagem (Hamilton ainda tentou tirar a vantagem no começo) e ainda respirou quando o inglês furou o pneu. Mas o azar do Kimi virou para ele e o motor explodiu bem na reta de chegada (cena inacreditável). E olha que se o Kubica tivesse feito mais pontos, ele estaria mais ameaçado. MAs nesse campeonato, onde os 4 pilotos se alternam em bons e maus GPs, todos os 4 tem condições de ganhar.

Gotardo
Gotardo
15 anos atrás

Juro que torci só um pouquinho pro Massa quebrar… Queria o Hamilton vencendo, mas não deu pra ele… E quando já estava comemorando a vitória do Massa, ele fuma… O pior é que o Galvão nem tava transmitindo! Sacanagem! Enfim: Competição 10, Ufanismo 0!

petrafan
petrafan
15 anos atrás

a Ferrari simplesmente usou um mapa de giros mais altos + uma combinação de relações de marchas mais “agressiva” para poder fazer frente à McLaren. simples assim. e foi por esse simples motivo que o motor quebrou.

R/T
R/T
15 anos atrás

Rodrigo, desde 2007 quando o Dream Team deixou a Ferrari eles não precisam mais de botão estuora motor, a italianada sem controle de qualidade faz isso automaticamente, Massa e Kimi que o digam

Denise
Denise
15 anos atrás

Oi Flávio!
Não sou fã do Felipe, mas também fiquei muito chateada com o que aconteceu hoje. Puta sacanagem com o garoto! Tomara que na próxima tenha mais sorte.
Beijo Flávio! E boa viagem!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Eu ví que o pessoal tava reclamado do Kleber Machado, na transmissão. É ele comete alguns erros, tipo “equipe BMV”, mas ainda consegue fazer uma trabalho muito melhor do que o Galvão. Não dá pra comparar! O Galvão é muito chato!

Rodrigo Dias
15 anos atrás

Não li todos os comentários, mas espero que ninguém tenha dito que a Ferrari apertou o botão estoura-motor pra beneficiar o finlandês, como faziam na época da dupla Schuma-Barrica.

Ah! E resultado frustrante, mesmo.

R/T
R/T
15 anos atrás

Voltou aitalaianda porca ao comando da equipe, voltou od esleixo, voltou a incompetencia tipicamente italiana, a falta de qualidade, enfim, tdo o que afundou a Scuderia nos anos 80 e começo dos anos 90

Lembrem se pois, que é o sextou ou setimo motor Ferrari que quebra nesse ano, 2 da propria, 2 da STR (aquele que tirou o 4 ugar do Bourdais na Australia) os 2 da FI tambem na Australia e esse agora

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Há algumas corridas vem me ocorrendo a lembrança de uma das colunas do FG sobre a monotomia da F1 em relação as quebras de carros na F1 e as surpresas que elas pregam nas corridas…acho que a coluna é do ano passado, pois é, hoje ela pregou uma peça trágica no Massa, que não merecia tal infortúnio. Dá largada até o motor estourar ele foi perfeito…ainda acho que dá, mas que foi um balde de água fria isso foi…

Mirax
Mirax
15 anos atrás

McLaren na descendência!?.

Léo Engelmann
15 anos atrás

FG, que tal colocar a cada corrida a idéia do Abreu em prática?
Troféu Luciano do Valle e Troféu Dr. Stock?
( boa, Abreu )

Salario Minimo
Salario Minimo
15 anos atrás

Valeu pela largada. Se não venceu, pelo menos deu um show de pilotagem. Digno de um verdadeiro campeão. E vai ser. A Maclaren tah na descendencia e o Kimi tah desmotivado e lerdo.
Go Maffa go!!!!!!!

bugre
bugre
15 anos atrás

Calma pessoal, eu só não torço pelo Massa. Acho até que vai ser Campeão pois é um bom piloto com um ótimo carro. Simpatia por um ou outro não dá para explicar. Só lembrando, o Campeonato F1 é de pilotos e não de País.

Lee Iacocca
Lee Iacocca
15 anos atrás

Só sei que a batata do Domenicali tá assando… e faz tempo!

Eduardo Baeta
Eduardo Baeta
15 anos atrás

Não gosto do Massa e não torço por ele, acho que é um mal perdedor e que por isso terá dificuldades em ser um vencedor (de títulos, não de corridas). Mas sou obrigado a reconhecer que sua largada hoje foi a mais bonita em muitos anos, certamente inspirada na grande ultrapassagem de meu maior ídolo na F1, Piquet pai, sobre o Senna em 1986. Isto posto, confesso que fiquei com pena do rapaz, quando seu motor quebrou (e ainda a três voltinhas só do final). Agora fica a pergunta: quem vai desbancar o Hamilton, que eu detestaria ver como campeão? O Kimi, de novo? Ou o será que o Zacarias arruma uma pouco de humildade, aprende a perder e se recupera?

Zé
15 anos atrás

Espero que a Ferrari reconheça as cagadas que vem fazendo contra o Massa quando forem renovar seu contrato. Apesar do pódio, o desempenho de kimi foi bem fraco. Já pensaram Felipe e Alonso na Ferrari…. A coisa ia pegar fogo…..
Kimi já tá na hora de se aposentar ….vai acabar virando um ex-piloto em atividade…..

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
15 anos atrás

A Ferrari teve um dia de Belantonio….

Agora em relação aos pits stops, o Hamilton perdeu tempo no primeiro, ele não colocou 9 segundos de gasolina, mesmo por que o cronometro foi travado com o carro em movimento, aos 9.4 segundos.

sérgio barros
sérgio barros
15 anos atrás

Engraçado como são as coisas…..

Sempre ouvi e li que o automobilismo norte-americano era feito de jecas, caipiras, e gordos enormes com seus big mac’s, e que os E.T.’s do Arquivo X vinham para cá fazer reciclagem e up grades de seus OVNI’s com o pessoal da F 1……..

No início da década de 90, vi como era as instalações da Penske, que na época corria com os motores Chevrolet, baseados no L89, L 98 e LT 1, com peças de ferro, alumínio e poucos refinamentos tecnológicos, porém relativamente baratos, potentes, com torque abundamente, equipados com enormes turbinas Garret e duravam algumas corridas, inclusive grandes ovais. O máximo que tinham eram algumas peças forjadas, mas nada de billet, cromomolibdênio, berílio, magnésio, “farelo de osso de dinossauro com beneficiamento de super bonder” e essas coisas todas da F 1….

Depois de cada corrida, TODAS as peças iam para uma sala que eram analisadas a ponto de serem detectadas micro-fissuras através de tudo que havia de tecnologica na época, como ultrasom e Radiação. Isso em 1990….

Pois bem…..

Hoje vi uma equipe que investe (declarados) US$ 500 milhões e não consegue detectar problemas em suas peças, e fazer um motor durar 2 corridas, além de estar um tanto perdida na organização interna da equipe nesta transição pós Jean Todt e Ross Braum.
Motor Ferrari estourar não é novidade…..além da corrida do início do ano, lembro daquela corrida que estourou o motor do Schumacer e ele perdeu o título para o Alonso. E também não sei porque não esqueço também de uma reportagem do Top Gear no lançamento da F 50 (modelo de rua), que nas primeiras voltas o motor estourou também !

Fiquei chateado pelo que aconteceu, mas não com pena do Felipe: ele ainda tem corridas suficientes pela frente para descontar a diferença, além de estar em 1 das 2 equipes de ponta hoje, além de ter espírito vencedor – competitivo e estar na gana para ganhar, além de um belo salário – como ter pena ?

Amanhã vai ser dia de mais esporro em Maranello, e a Ferrari está fazendo uma força danada para perder o campeonato……

Os italianos são geniais, criativos, emotivos, interativos, mas anárquicos……e que falta faz um Schumacher lá…..afinal, para mim o maior mérito dele não foi acumular 7 títulos mundias, mas sim por ordem numa zona que durava quase 20 anos e que piloto nenhum antes conseguiu e nem o Senna teve coragem de encarar o desafio e saía pela tangente…..

Bruno
Bruno
15 anos atrás

O alonso tem que falar mal do massa agora. O cara falou mal do nelsinho, e ele chegou em segundo. Alfinetou o kova, e ele ganhou a corrida. Ô boca hein!

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Alguma coisa aconteceu realmente, mas nos carros da McLaren, que foram sempre mais rápidos que os da Ferrari, e na corrida os carros prateados não conseguiram chegar no Massa.

Aliás, bela ultrapassagem de Felipe sobre Heikki e sobre Hamilton que, largaram mal diga-se de passagem, permitindo o Massa atacá-los e ultrapassá-los.

Aí fiquei na dúvida se com o aumento da temperatura, os carros prateados correram com os giros reduzidos ou se os pneus não funcionaram pra corrida. Diferentemente do que aconteceu com o Massa.

Lembro de ver nas imagens, quando o Massa tava num rotimo alto, o cara da Ferrari olhando de um lado pro outro nas telas no pit alguma coisa. Talvez já tivesse alrmado alguma coisa no motor.

Caíque.
Caíque.
15 anos atrás

Felipe,

“Sobrenatural de Almeida”.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
15 anos atrás

Tudo bem, perdeu a corrida a três voltas do final, está em terceiro, etc e tal. Mas, um piloto não se faz somente de pódios. Esta largada vai entrar para a história. Lembrou um pouco Piquet x Senna em 1986.

Gilson Teles
Gilson Teles
15 anos atrás

Com a largada de Massa, veio-me a vibração, a euforia, semelhante a comemoração de um gol, de um torcedor de fórmula 1. Durante a corrida, acompanhamos um Felipe Massa consistente que se impunha a cada volta como um campeão em potencial. Contudo, a três voltas daquela que seria a corrida para entrar para os registros da F1, principalmente por se tratar de Hungria, ocorre uma fatalidade mecânica. Mas, acreditar que esses fatos não deveriam existir ou pelo menos em desfavor de brasileiros, é tornar a F1 previsível, sem emoção ou no mínimo sentimento ufanista, egoísta. Imaginemos os torcedores filandeses e ingleses como ficaram depois da quebra de Massa. Lógico que a dor é nossa. Assim, porque não imaginar que esta corrida é mais um ingrediente para a superação de o piloto que mais cresceu neste ano e consequentemente o retrato do dissabor que a MacLaren poderá sentir futuramente. Vida que segue Massa.