ELENA, ELENA…

PEQUIM (sem palavras) – Deu algum piripaque no publicador de fotos do blog, e não faz sentido falar sobre Elena Isinbaeva sem poder mostrar seu olhar profundo, suas longas pernas, seus braços esculpidos por algum artista renascentista. Elena, Elena… Acaba de ser eleita a deusa única e indivisível deste blog nos Jogos, depois do espetacular ouro no salto com vara, a saga épica e solitária pelos 5,05 m, recorde mundial que ela, generosa, deu de presente às 90 mil pessoas que estavam no Ninho.

Fiquei perdidamente apaixonado pelos olhos de Elena e pensei em convidá-la para jantar, usando o irresistível argumento de que tenho um Lada e que, por isso, mereço jantar com uma russa famosa e bonita. Só não convidei porque acho que hoje ela estará muito ocupada e porque minha mulher não entenderia nunca esse negócio de Lada, Rússia etc. Confúcio já dizia a seu fiel discípulo Gah-Fang-Yotung: “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, e Gah-Fang-Yotung sempre perguntava se tinha de ser Knorr, ou se servia de outra marca.

Assim, acho melhor ir dormir. Amanhã falo mais de Elena — com fotos (como o leitor mais atento notou, o piripaque foi solucionado depois de algum tempo, antes que eu fosse dormir; mas falarei mais de Elena amanhã mesmo assim).

E falarei também do inacreditável caso da vara desaparecida de Fabiana Murer, que saiu irritadíssima do Ninho, dizendo que nunca mais vai competir na China, acusando diretamente os organizadores pelo sumiço de seu equipamento. Fabiana abriu sua série com 4,45 m sem grandes dificuldades, mas acabou parando nos 4,65 m, sem a vara adequada. Queimou os três saltos nessa marca, que é difícil, mas já foi alcançada por ela antes. Só que não existe atleta no mundo que consiga se concentrar para uma prova de tamanha precisão, como é o salto com vara, depois de um problema dessa dimensão.

Morri de pena da Fabiana, doce garota que conheci rapidamente na semana passada num passeio por Pequim, assim que a equipe de atletismo do Brasil chegou à China. Talvez ela não conseguisse uma medalha, já que a prata ficou com uma americana nos 4,80 m e duas russas empataram em terceiro, com 4,75 m — marcas que Fabiana atingiu poucas vezes. Mas não importa, ela teria de ter ao menos o direito de tentar, e o sumiço da vara acabou com sua Olimpíada.

É um caso que terá de ser desvendado, primeiro, e explicado, depois.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo
15 anos atrás

Hola buenas tardes, yo creo que esta preciosa niña se merece los aplausos, primero por hermosa y por la sencillez que refleja en su rostro, y luego por la capacidad que tiene para romper el record del mundo en salto con garrocha. muchas felicidades…. desde mexico. ….saludos……

Pablo
15 anos atrás

Hola buenas tardes, yo creo que esta preciosa niña se merece los aplausos, primero por hermosa y lpor a sencillez que refleja en su rostro, y luego por la capacidad que tiene para romper el record del mundo en salto con garrocha. muchas felicidades…. desde mexico. ….saludos……

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Elena é uma nave! Também porque voa!

Karen-SP
Karen-SP
15 anos atrás

Vi a Fabiana dizendo numa entrevista que quando ela estava se aquecendo ela não se preocupou em contar as varas no tubo…
Tudo bem que a responsabilidade é da organização, e ela realmente não deveria se preocupar, tampouco imaginar que a vara não estava lá…
Mas não seria o caso dela ter conferido antes, só para desencargo? Ela é uma atleta experiente e, em se tratando de uma Olimpíada, acho que ela deveria, como qalquer atleta, estar preparada para essas “maracutaias”…
Além do mais parece-me que o técnico ficou mais nervoso que ela, eu armaria o maior barraco, assim atrapalharia todas as demais e não deixaria ninguém mais saltar…ele simplesmente mandou-a tentar outra altura…fala sério…o Brasil é mesmo um bundão, por isso vou torcer para a Argentina!!!!!
Nessa hora, vale tudo, até bater na mãe por causa de mistura…

Marcelo Gomes Ramaciotti
15 anos atrás

Se você pensar em me dar um amuleto qualquer dia, jogo no rio tietê!!!

Red Five
Red Five
15 anos atrás

Retomando um comentário bastante utilizado nos ” Cars and Girls”:

Eu vou!

Rafael
Rafael
15 anos atrás

Flavio,

o nome correto da deusa não tem um Ypicilone?

Abraço

Amaral
Amaral
15 anos atrás

olá Gomes,

passada um pouco a minha raiva, venho sugerir uma hipótese mais sensata, com menos nóia, sobre o desastre com a Fabiana: acabei de ver na Bandeirantes que a vara sumida foi localizada, depois de encerradas as atividades no estádio, ou ao menos na área de saltos, pelos chineses; então, faz mais sentido, foi bagunça dos chineses mesmo, e não aconteceria com as russas, por exemplo, porque são uma delegação muito mais experiente, e provavelmente mais vigilante e cuidadosa em prevenir-se contra tais acidentes de percurso. Ainda mais tendo a genial Isinbayeva entre suas atletas.
Outra coisa que notei foi a solidariedade do técnico russo, que estava ao lado do brasileiro na arquibancada, e que reagiu com indignação quando ouviu a Fabiana contar que seu equipamento tinha sumido.

Mas a sabotagem contra João Carlos de Oliveira em Moscou-80 é verdade verdadeira…

(por último, uma sugestão, nada mais a ver com esse assunto: talvez você já tenha feito e eu perdi, entrevista com o Jessé Silva, um pernambucano muito tranquilo, que não conhecia, e passou às finais do salto em altura, acho que um feito inédito no atletismo brasileiro. Repito, o cara demonstrou uma surpreendente tranquilidade e humildade para um atleta brasileiro, depois de saltar com competência).
Muito legal as entrevistas com os ‘obscuros’. A Rosangela da luta é uma mina de ouro de simpatia, determinação (ela só perdeu para atleta bronze em Atenas) e humanidade.

abs
Amaral

Bruninho
Bruninho
15 anos atrás

Acho que não me expliquei direito, o que eu quis dizer é que acho um absurdo uma atleta ter outras 9 varas e nenhuma delas servir para pular mais do que 4,6m. Já que antes desse salto foram realizados apenas 2 medidas inferiores.
Sem ofença a atleta, mas é que rolou uma pequena indignação. Também queria saber, como haviam outras atletas eliminadas, ela não poderia ter emprestado a tal da vara que faltava?
Desculpa se ofendi alguém ou se despertei a ira da “fiel” torcida brasileira.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

A Fabiana deveria ter deitado na pista, impedido as outras saltadoras de competir, até encontrarem a vara sumida. Só sairia carregada. Seria um protesto e tanto, ficaria marcado para a história. Aliás, agora há pouco, o Bonner disse que acharam a vara num depósito onde ficavam os equipamentos das atletas que haviam sido desclassificadas. Dê um beijo na Fabiana por mim (mas não conte pra minha mulher, se não eu é que vou levar uma vara…)

Carlos Ferrari
Carlos Ferrari
15 anos atrás

Esse Bruninho, é um idiota. devia ficar calado que seria melhor do que falar m……..

Lionel
15 anos atrás

Gomes tem bom gosto impossivel náo se encantar com a russa…quanto as varas jã foi achado…os chila levaram para o deposito junto com as varas das desclacificadas…e o apoio do comitë do Brasil não viu…pode ter alguma coisa aí para prejudicá-la no ripley das imagens da para ver que Ela superaria fácil o terceiro lugar e se se se se estivesse consentrada…ou se náo tivesse ganho um tal amuleto . . . . brincadeira. . .

Diego
Diego
15 anos atrás

Flávio, procura a seleção da Hungria de Handball, várias belas mulheres. Uma mais bonita que a outra.

Realmente, muita sacanagem com a Fabiana. 4 anos de esforço, pra terminar assim.

Luis F.
15 anos atrás

Ficom imaginando … como é que uma vara daquele tamanho simplesmente desapareça sem que ninguem perceba … nao é uma coisa pequena que dá pra colocar debaixo da camisa e levar embora ….

Murilo Mori
Murilo Mori
15 anos atrás

Gomes,
A Fabiana deve ter se sentido como a Roberta Close,a diferença é que ela não ficou tão feliz com o resultado…
Piadas à parte, de fato é lamentável o que aconteceu. Verdade que ela brigaria no máximo pelo bronze, mas ela não tinha a menor condição de continuar na disputa após o ocorrido. A Fabiana tem um motivo real, já Diego, Jade, Derly entre outros “favoritos” perderam pra eles mesmos, de maneira inexplicável. Ah, mas a Jade é apenas uma menina de 16 anos, com a pressão de 180 milhões de pessoas, e as chinesinhas e americanas de 14, 15 anos, não também crianças? e a pressão de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas é menor?
Abraço.

Amaral
Amaral
15 anos atrás

O ‘raciocínio’ desse Bruninho denota a mesma estupidez da maioria dos brasileiros quando o João do Pulo foi sacaneado em Moscou-80: culpa exclusiva do atleta, que teria amarelado diante da ‘adversidade’.

Aliás, Gomes, já que o caso da Fabiana merece ser desvendado, me permita sugerir uma hipótese, paranóica da minha parte, assumo: todas as atletas finalistas têm dez varas para uso próprio, três dessas finalistas eram russas, nenhuma dessas teve o problema que a Fabiana teve, e pareceu, pela TV, que a americana também teve por um momento.

Eu sei que a americana não se deixou perturbar o suficiente, afinal acabou ganhando a prata; mas não acho que a Fabiana tenha reagido mal (quanto mais ‘amarelado’…), ao contrário, penso que ela fez o máximo que dava, ao bater o pé e atrasar o salto da chinesa. E não deu pra saber se ela usou seu próprio equipamento ou não.
Os jornalistas da TV ficaram sem saber o que acontecia e nos informar. Foram lá pra quê?
Aliás, aquele repórter de campo da SporTV é um poço de ingenuidade: “Tá revoltada com a situação, Fabiana?”

É a mesma ingenuidade desse tal Bruninho, ingenuidade que assola o caráter desse povo brasileiro amante desesperado do maldito futebol.

Fernando Amaral

Dú
15 anos atrás

Bruninho, pega na vara, sacou?
FG, desculpe, mas no hockey que o bicho pega.
http://img361.imageshack.us/img361/9813/fatimamoreira6mc8.jpg

Cerega, se o NB aprovar, coloco quatro grid girls made in Russian no quadradão na estréia.
Agora uma pergunta tosca.
O regulamento permite que sómente a/o atleta separe seu material, e entregue, ou a equipe, tipo técnico e tal pode cuidar disso enquanto o Atleta se concentra?
A maior foi de um bam bam bam, dizendo que não valeria a pena se indispor junto a organização, pois além de nada mudar, poderia prejudicar o Brasil 2016.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Flávio,

Quer jantar com a Elena?
Entra na fila!

Já tirei senha há mais de 2 anos.
Aliás, o nome da moça tem tudo a ver com o evento. Elena, Tróia, Grécia, Jogos Olímpicos….

Mara
Mara
15 anos atrás

O nome da atleta da Alemanha é Silk…o sobrenome é indecifrável…no final da competição ela foi até a Fabiana Murer e foi solidária para com ela. Atitude digna de uma atleta de verdade.
Achei muito legal.

Mara
Mara
15 anos atrás

Para o Bruninho – no diminutivo mesmo!

Que comentário mais imbecil!

Mara
Mara
15 anos atrás

A atleta russa é fenomenal.
Pena que ela não seja admirada pela sua performance, apenas pelos seus dotes fisicos!
Com esse pensamento tupiniquim nunca chegaremos a lugar mesmo, muito menos no pódio!
E se o assunto é beleza, tem dois atletas do volei de praia, um holandês e um russo que são tudo de bom, altos, musculosos e bronzeados e os dois têm os olhos azuis…pena que Pequim tá muito longe!
Se as meninas do volei jogam de biquini, pelos menos esses dois deuses deveriam jogar de sunga…eu ia amar!!!

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

No post abaixo, fiz uma piadinha meio besta a respeito da vara da russa. Ve-la saltar 5 metros com uma elegancia plastica é uma imagem para não esquecer. Tal como vc Flavio, também estou apaixonado pela garota. Só acho qu é areia em excesso pro meu fiat mille ou pro seu Lada. Ambos ficarão soterrados.
Melhor nem tentar.

Com relação a Fabiana, fica um travo amargo depois de 4 anos de treinamento. Uma pena realmente não poder tido nem a oportunidade de tentar. Literalmente broxante…

rosemeyer
rosemeyer
15 anos atrás

Tambem estou na fila dos apaixonados.Ela e’ demais.

A Fabiana ,pelo que eu li,foi roubada .Mas das dez originais ,sobraram 9,sera’ que era motivo para se descontrolar tanto.Melhor deixar para dirigentes(deveriam fazer alguma coisa pelo menos) ou tecnicos discutirem e gritarem e se concentrar para tentar fazer bonito.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

1. Na hora em que a Fabiana queimou o seu terceiro salto, imediatamente me lembrei do seu ( anti? ) amuleto da sorte ( sorte? )

2. A russa é a imagem clara e viva da atual Guerra Fria ( no esporte ): boa, bonita, gostosa, prepotente e metida. Um filezão.

Adilson
Adilson
15 anos atrás

Bruninho, pelo visto voce conhece tudo deste esporte. Tem gente que perde a oportunidade de ficar calado……………………
Voce deve ser medalha de ouro neste esporte. Vai ver a vara que sumiu esta enfiada no seu ……… quarto ou garagem sei la…….

TORCEDOR BRASILEIRO
TORCEDOR BRASILEIRO
15 anos atrás

Bruno
Antes de falar besteira, pega um bambu e tenta passar por cima de um muro de 1,50m, veja se é fácil…
Faço minhas as palavras do fe e do Eduardo…
A única coisa que eu não concordei com o staff da Fabiana foi ela ter prosseguido com a prova, tinha que interromper, não saltar e pronto, para tudo, manda a chinesada procurar e só salta de novo no dia seguinte…
E tem mais, pra mim, como tantas outras coisas mal explicadas por lá, essa vara nao sumiu, “sumiram” com ela…
Tentaram dar uma desestabilizada na prova para a chinesa ter mais chance, da prata e bronze, já que a o ouro já era da musa do Flávio.
è só o que eu penso…
Abraços

fe
fe
15 anos atrás

Bruninho

tadinho de vc! Esse seu comentário é tão, tão desprovido de qualquer tipo de fundamentação (seja lógica, seja teórica) que despertou em mim uma enorme pena. Como é óbvio que você não sabe, vou te explicar: cada vara daquela custa mais de 2.000 dólares, e tem caracteristicas específicas, que mudam de acordo com o salto a ser praticado. Logo, absurdo o que aconteceu com a nossa atleta.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
15 anos atrás

Cuidado camarada Gomes. Mulheres com vara nao sao a melhor pedida…

LEIGO
LEIGO
15 anos atrás

Realmente essa russa Elena é demais. Da cabeça aos pés não há defeito. E ainda é muito simpática.
Flávio se ela não quiser ir no seu Lada, vou chamar para dar uma volta no meu Gol 1.0, ano 98, básico, nem som tem. Será que ela topa ?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

FG, procura uma saltadora alemã. Não sei seu nome.
Lindíssima tambem. Loura de rabo-de-cavalo. Um avião.
Paixão por paixão, vai saber se a dita cuja loura alemã não é de alguma cidade que ficou do lado oriental?
Talvez quem sabe algum parente com um Trabant na garagem, algo assim…
Como a campeã será por demais assediada, essa alemãzinha loura já seria de bom tamanho. Umas fotos, então… perfeitas.

eduardopha
eduardopha
15 anos atrás

burrinhoninho rsrsrsrs
cara de a um velocista que corre de sapatilhas especiais um cuturno e ve se ele consegue correr 100 metros abaixo de 9 segundos,da pro massa uma str e ve se ele faz alguma pole^^
a menina fez ate por demais por participar de uma competiçao sem o material adequado para o salto e nota ela ia alto nos tres saltos porem faltou envergadura na vara pois a vara era para saltar 4.80 nao 4.55 entao nao foi incompetencia e sim uma fatalidade por tirarem da garota o direito de competir

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

Ah, Fla…
que babada na Elena, hein?!

Sinceridade? (pronúncia de Tavares, antológico de Chico Anysio)

Compra um pau de macarrão chinês (tem hífen?) para a Dona Patroa.

A bordoada deve doer menos do que a dos nacionais maciços.

Bitocas e boa sorte!

Nick B.
(ouvindo Genesis).

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

isinbaeva, Sharapova…alguém ainda tem dúvida que da Rússia saem as mulheres mais lindas do mundo ? Por essas e outras sou apaixonado por esse país .

Bruninho
Bruninho
15 anos atrás

Desculpa de aleijado é muleta! Com 9 caras disponíveis pra ela, porque teria que ficar tão abalada? Sumiu apenas uma, o que ela tinha de tão diferente? Era modificada (dopada) para alcançar maior altura? No fundo ela sabia que não seria capaz de brigar por medalhas, e resolveu passar a culpa para outro. Uma vaia para ela.

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
15 anos atrás

realmente ela nao merecia isto, e sacagem o amuleto que tu deu para ela era falsificado, (ou tinha efeito contrario)

que piadinha sem graça…

RESPOSTA DO FG:

De fato.