PARTE DO JOGO

SÃO PAULO (ficou pronta!) – Ano passado, em Budapeste, Hamilton e Alonso quebraram o pau, no episódio que acabou fazendo o espanhol decidir por sua saída do time. Neste ano, Lewis não tem com o que se preocupar, já que Kovalainen é o que se chama de bom companheiro. É o tema da coluna Warm Up de hoje.

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Alexandre Armani
Alexandre Armani
15 anos atrás

Antes tarde do que nunca! Na minha opinião, um piloto vencedor, se forma com três bases, sua própria habilidade, um carro competitivo e sorte (que faltou à Massa ontem). Uma equipe vencedora precisa de uma grande estrutura de desenvolvimento e fabricação, pessoal bem preparado e dois pilotos: um vencedor e o outro capaz de ajudar no desenvolvimento do carro e competitivo nas corridas para agregar pontos à equipe. Por isso, talvez, a melhor equipe de todos os tempo da Formula 1, foi a Ferrari, com Schumacher, Barrichello, Jean Toad, Ross Brown e Cia.

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Aquele episódio em 2007 nos treinos da Hungria entre Hamilton e Alonso foi o momento crucial que acarretou a perda do título do piloto espanhol. Ele foi punido, perdeu cinco posições no grid de largada, e consequentemente perdeu pontos preciosos que lhe fizeram falta no fim daquele campeonato.
Apesar de eu considar Fernando Alonso o melhor piloto da atualidade, reconheço que faltou-lhe o equilíbrio emocional que um campeão deve ter.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

O estranho é que o Kova no início do ano estava andando mais rápido que o Hamilton. De uma corrida pra outra diminuiu o ritmo.

Acho que os dois tomaram uma chamada do Ron Dennis. O Kova por estar andar mais rápido que Lewis sendo ainda novato na equipe. E o Lewis por deixar o Kova fazer com ele o que ele fez com Alonso no ano passado, rsrs.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Na minha opinião o Kova é um banana de pijama, não vai fazer nada de especial em momento algum de sua carreira. Está ali só pra ser o segundão, atrapalhar e roubar pontos dos demais – o que, aliás, quase nunca consegue… quanto ao episódio do ano passado, considero que foi o momento em que o Hamilton demonstrou quem realmente é, não usando de artifícios dos mais leais e desobedecendo ordens de equipe, as quais pra ele somente valeriam se fosse do seu interesse…

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Uma pequena analise histórica dos últimos títulos da McLaren (o bicampeonato do Hakinnen):

Em 98, Hakinnen campeão com 14 pontos em cima do Schumacher, o segundo piloto da equipe David Couthard terminou em 3o. Mais interessante, nas 9 etapas em que tanto Schumacher quanto Couthard terminaram a corrida, o piloto escocês terminou a frente em 5 delas. Se ele tivesse chegado atrás do Schumacher em todas essas etapas, o alemão teria feito 9 pontos a mais, insuficiente para tirar o titulo de Hakinnen mas teria ido para a penultima etapa com uma boa vantagem. Couthard chegou na frente do primeiro piloto da equipe uma unica vez, na Hungria onde Hakinnen fez uma corrida fraca e chegou apenas em 6o.

Em 99, num campeonato atipico, Hakinnen venceu Eddie Irvine por apenas dois pontos. Couthard terminou a temporada em 4o, nas 8 corridas em que ele e Irvine terminaram, chegou a frente novamente 5 vezes, tirando outros 9 pontos do principal adversario do companheiro. Justiça seja feita nas duas etapas em que chegou a frente do Jakinnen tirou dele 6 pontos, mas mesmo assim se tivesse feito uma temporada mediocre, a Ferrari teria que ter se esforçado mais para impedir que Irvine tirasse a equipe da fila.

Este ano, nas 7 vezes que Kova e Massa foram ate o final, o finlandes só superou o brasileiro em Silverstone, onde vamos combinar não conta. Contra o Raikonnen o placar é melhor 5 a 2 (sendo que um dos resultados foi em Monaco), tirando 2 pontos do Kimi. Existem segundos pilotos que não fazem sombra aos protagonistas das equipes (o Couthard ficou a 42 e 28 pontos do Hakinnen respectivamente), mas que são bem uteis para a equipe, chegando a frente dos adversarios, vencendo ou ao menos sendo competitivos quando seus companheiros tem problemas, e há os segundo pilotos que pouco ou nada produzem a temporada toda, o Kova (assim como era o Fisichella) está nessa categoria. O Hamilton pode não ter que se preocupar em perder pontos para o campanheiro, mas também sabe que não recebera grande ajuda contra os adversários.

mauricio
mauricio
15 anos atrás

gomes,
tudo bem que o jogo de equipe faz parte do jogo,mas eu acho muito injusto com o P2.Pôxa,o cara trabalha o fim de semana todo pensando que se o companheiro estiver atrás,vai ter que dar passagem,isso é,no máximo,se for perfeito na corrida vai chegar em segundo!É broxante. Fica parecendo padeiro:capricha no tempero,amassa com carinho e o outro come!? não dá.

mauricio

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Gomes

Confesso que esperava mais do Kovalainen. Quanto à análise do jogo de equipe, parabéns, é isso mesmo. Quem lutará com Hamilton?

Michael Schumacher
Michael Schumacher
15 anos atrás

Herr Gomes, unten seine Worte:
“Solícito und freundlich, Heikki Kovalainen ist kein grund zu der hit der Front mit dem Partner. Unter anderem, weil es nicht so gut, wie der englische”

Ich habe, uneinig zu sein.

Bewerten piloten auf diese Weise ist die vereinfachung einer situation, wo gibt es noch andere Piloten gleiche autos, aber nicht gleich. Einige Alonso als Rückkehr zu den Paten und darum ersucht, besondere Privilegien, andere lösen, der Konkurrenz im gleichen Team. Sagen, dass der Junge nicht in der Lage ist zu Fuß in front of Lewis zu gleichen bedingungen ist keine exakte wissenschaft

Tradução Google:
Herr Gomes, abaixo transcrevo suas palavras:
“Solícito e afável, Heikki Kovalainen não tem motivo algum para bater de frente com o parceiro. Entre outras coisas, porque não é tão bom quanto o inglês”

Sou obrigado a discordar.

Avaliar pilotos dessa forma é simplificar demais uma situação onde existem pilotos iguais mas não carros iguais. Alguns como Alonso voltam para o padrinho, pedindo privilégios especiais, outros resolvem enfrentar a concorrência na mesma equipe.
Dizer que o rapaz não tem capacidade para andar na frente de Lewis em igualdade de condições não é uma ciência exata.

Lord Quiet Storm
Lord Quiet Storm
15 anos atrás

Pois é … assim se criam “legendas urbanas” !
Quanta ma fé juntas …
Então o Kova não tem o direito de fazer como fizeram o Massa e o Piquet Jr. ? O Piquet fee o certo mas o kova não tem omesmo direito ?
Sera que ele não estava tambem preocupado em não perder a posição que ocupava desgastando os pneus sem necessidades , pois o Hamilton vinha a mais de 1s mais rapido à cada volta ?
Pois é … ja virou um habito desvalorisar o trabalho do L. Hamilton, aqui e em varios sites espanhois (Marca,As, etc…) sera que a colônia espanhola do Brasil esta “dominando” os debates no blog do Flavio ? Estranho , estranho … Pois Brasileiros e Espanhois são oumais criticos com o garoto … Nem na Italia, da Ferrari, é tão “critica” ….

Dú
15 anos atrás

Seria legal o Nélsinho meter tempo no Alonso este fds. O espanhol surta ainda.

vivi
vivi
15 anos atrás

concordo que o alonso é xiliquento (mesmo assim sou fã dele) e o hamilton também

mas o alonso é bicampeão mundial e o hamilton o que era? até então um ótimo estreante, mas “só”

sempre achei e continuo achando que o hamilton é raposa em pele de cordeiro (não sei ao certo se são esses animais rsrs)..já o alonso é raposa mesmo, sem esconder isso rsrs

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Esse papo de deixar duas feras, xiliquentas ou não, juntas, nunca termina bem. Os varios exemplos ao longo do tempo provam. Equipe de ponta tem que ter um senhor primeiro piloto e um escudeiro muito bom para não fazer sombra e, ocasionalmente faturar uma ou outra. O Rubens é o melhor exemplo dessa condição.
Alias lembro de uma declaração do Jackie Stuardt qdo corria com a Tyrrel a respeito do frances bonitão (putz esqueci o nome) dizendo que era o melhor “segundo do mundo” e o cara (Cevert – lembrei) era um tremendo bota. E não lembro de nenhuma gritaria indignada com a declaração, nem mesmo do Cevert. Essa maldita mania do politicamente correto está nivelando por baixo, tudo e todos. E se alguém fala qualquer coisinha fora do script tá ferrado. Gostei do texto, nota 8,5.

dh
dh
15 anos atrás

Flávio, discordo da opinião sobre a hora que o companheiro deve ou não deixar o outro passar, não existe isso de “nessa altura do campeonato pode” ou “naquela corrida não”, isso é uma ética torpe. A competição e o esporte devem ser justos se fosse uma ferrari ou bmw atras do Kovalein que estivesse muito mais rápido qual seria sua atitude? Deixaria ultrapassar com a mesma facilidade? Ordens de equipe não podem ser proibidas (é muito subjetivo), mas é lamentável, porque favorece um e prejudica todo os demais, a imprensa jamais poderia aceitar esse comportamento, até para ver se isso muda algum dia.

Rosemeyer
Rosemeyer
15 anos atrás

Excelente coluna.Verdadeira e correta.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
15 anos atrás

É… acho que Kovalainen foi esperto!
Esse ano ele pode até ser o segundo piloto mas garantindo contratos maiores, ele ganha a chance de se entender e desenvolver ainda mais esse carro. E pode ser sim, que de um momento pra outro ele comece a se sobressair. É um piloto bastante talentoso… só resta saber se tem velocidade com constância!

Já a Ferrari… eu tb acho que ela deveria procurar seu primeiro piloto enquanto há tempo. O problema é que a velocidade de Massa nos treinos – à frente de Raikkonen – na realidade não está sendo totalmente aproveitada em corridas. O pace de Kimi em corridas é mais constante e normalmente, melhor que o de Massa. Creio que é questão de setup e estilo de pilotagem. Mas tem largado atrás e ta custando caro pra ele… se não reagir o qnto antes nos sabados, Massa vai carregar o campeonato pra Ferrari, mas duvido que ganhe deste Hamilton nessa McLaren. Pelo menos não dessa maneira que ele vem combatendo…

Se eu fosse Montezemolo/Domenicali, já teria definido Raikkonen como primeiro piloto há tempos… francamente não confio no Massa. Espero que ele queime minha língua…

O episódio em Hockenheim em que ele deixou LH passar, pelo menos pra mim, foi o cúmulo. Uma coisa é pensar que faltam 8 corridas pra acabar e são apenas 4 pontos em desvantagem somente. Outra, é pensar que SÓ faltam 8 corridas e 4 pontos podem fazer falta (e de fato vão). Pra mim, com a Ferrari em desvantagem atualmente, segurar aquela posição até o fim, poderia dar ao Massa, a qualidade de um piloto, de fato, de ponta mesmo que fosse ultrapassado no fim das contas. Heidfeld naquela ocasião tinha um pace muito similar pra conseguir uma aproximação e ultrapassagem com tanta facilidade no decorrer daquelas 11 voltas.

A desculpa dele foram os freios… bem se fosse isso mesmo, ele não teria tentado dar o troco por fora na curva seguinte (e errado pisando na grama). Mesmo assim, ele estava mais rápido que KOV, que mesmo deixando LH passar, ofereceu mais dificuldade que o Ferrarista. Não gostei… já é, pelo menos, a 2ª vez esse ano que ele desiste de avançar na pontuação por medo de combate.

E medo de combate não é qualidade de um piloto de ponta.

Fica aí minha opinião, abraços!

Rodrigo Lamonato
Rodrigo Lamonato
15 anos atrás

A minha pergunta ao nosso oráculo – Gomes: a permanecer a classificação com Massa na frente de Kimi, você acha que a Ferrari vai optar pelo brasileiro? Digamos que a diferença chegue a vá lá – 10 pontos. Você acha que a Ferrari escolheria Felipe, mesmo pagando o que paga ao atual campeão?

Não quero criar polêmica. Quero apenas saber uma opinião de alguém que conhece mais que eu, que sou apenas doente pelo assunto, mas vejo de longe.

fe
fe
15 anos atrás

FG

se fosse eu, na pele do Barrichello, faria a mesma coisa. Depois da enorme pressão que o cara vinha (e vem) sofrendo para ser o primeiro, eu também deixaria muito claro que fui obrigada a ceder a posição.

Ainda acho absurda a perda de posições do Alonso, ano passado. E dai que o cara foi mal caráter? O Hamilton é xiliquento demais (ok, o Alonso é um absurdo de xiliquento).

Belair
15 anos atrás

FG,
O quê (ficou pronta!) ?? A coluna ou a MME , Máquina Mortífera das Estepes ??? Devemos conferir com o Cerega ?

Eric
Eric
15 anos atrás

Esse Alonso é um bundão mesmo….
“Hoje se eu estivesse na McLaren seria segundo piloto do Hamilton…..
Isso é coisa para um bicampeão do mundo falar???

Daniel Tozzo
Daniel Tozzo
15 anos atrás

Ainda bem que o Massa está na frente do seu companheiro, assim tem chances de ter preferencia. Se a Ferrari não jogar como a Mclaren, vai perder o campeonato com facilidade, se fizer o mesmo jogo terá uma chance a mais.
Detalhe, no treino de hoje os novatos que vieram da gp2 foram muito bem.
Abraços.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

É bem lembrado, até agora ta tudo tranquilo na Ferrari quanto a este “problema” de decidir quem vai lutar pelo título, mas quando chegar a hora.. se não for o Massa o escolhido vai ser aquele bafafa alá Rubinho.