PHELPS

PEQUIM (pode enxugar) – Acabou hoje cedo aqui do lado, no Cubo, a maratona aquática de Michael Phelps em Pequim. Ele participou de oito provas, ganhou todas. Assim, derrubou a marca de Mark Spitz, sete ouros em Munique/1972.

A escalada dourada de Phelps foi tão impressionante, e desprovida de sustos, que a oitava medalha, hoje, pareceu mera formalidade. Veio no revezamento 4 x 100 m medley, com novo recorde mundial — o sétimo nos Jogos. A equipe americana era franca favorita e não houve surpresas.

O recorde de Spitz levou 36 anos para cair. Talvez sejam necessárias mais três décadas para acontecer algo semelhante, porque só a natação permite que um atleta ganhe tantas medalhas numa só edição de Olimpíada — mesmo assim, não o faz sozinho, por conta do revezamento. Imaginar que um novo Phelps vá surgir tão rapidamente é difícil.

Hoje, cabe a expressão “fez história” para as proezas desse americano compridão que tem a cara do Tevez. Como coube ontem para Usain Bolt no atletismo. A História é assim mesmo, ela vai sendo escrita dia a dia, como bem notou Confúcio ao encontrar seu fiel discípulo Gah-Fang-Yotung nuns amassos com uma linda chinesinha ao lado de uma macieira sagrada: “Que história é essa?”, e botou os dois pra correr. 

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Armani
Alexandre Armani
15 anos atrás

Se o cara fosse um país, ele estaria em 9º no quadro geral de medalhas, a frente da Itália.

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

Como li em algum comentário: queria ver o Phelps ter quebrado os recordes do Spitz somente de sunguinha e bigodinho, hehehehehe!

Marcel Rossi
Marcel Rossi
15 anos atrás

Só uma pequena correção Gomes: essa escalada não foi desprovida de sustos. AS duas provas mais acirradas da natação nesse jogos, o 4×100 livre masculino e os 100 borboleta masculino, tiveram a participação do Michael, e inclusive na última, o cara com certeza teve ajuda de Zeus!!!!

Abraço

Francisco Neiva
Francisco Neiva
15 anos atrás

É o Shumacher das piscinas. Ehehehe. Original…

Allan
Allan
15 anos atrás

Gomezzz, o atletismo também permite! Obviamente não dá pra misturar um especialista em 100m com um maratonista, mas pode aparece alguém que domine os 800m, 1500m, salte, pule, reveze…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
15 anos atrás

Tinha uma linha verde que acompanhava as transmissões na piscina pra marcar os recordes mundiais. Sempre ficava pra trás. Corre um boato que ela foi demitida…

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Esse é o cara, nasceu com o dom pra nadar e escolheu o fazer. Cada prova parecia uma disputa de penaltis daquelas de final de campeonato, ficava até tenso só de assistir. Sem palavras, além das vitórias deu show.

vivi
vivi
15 anos atrás

Ainda bem que eu vi todas as provas dele. Vou poder contar para os meus filhos, netos (ainda mais se eles gostarem tanto de esporte como eu rs).

Ah, e pra responder: o motivo de tantos recordes quebrados é, principalmente, por causa desse maiô que eles usam. De acordo com os nadadores, ele faz com que eles flutuem mais na água. A resistência é muito menor. E o negócio é tão grudado no corpo, quase uma segunda pele mesmo, que eu não sei se você reparou, mas quando os atletas saíam da piscina, a primeira coisa que faziam era soltar o maiô do corpo.

e isso é mais uma das bondades para os homens , que podiam soltar tudo mesmo e mostrar os belos corpos para o público feminino (e até mesmo o masculino né? rs). Já as nadadoras só soltavam o zíper, mas, claro, não podiam abaxiar o maiô.

Dú
15 anos atrás

Ontem pela primeira vez vi a Olimpíada na globo, com o GB narrando a prova.
O cara surtou geral. Imaginem transmitindo jogo de xadrez .

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Os arremates de Confúcio e seu fiel escudeiro são demais!!!
Abraços!!!!

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
15 anos atrás

É muito interessante acompanhar uma quebra de um recorde como este, mesmo porque para um jurássico como eu que acompanhou Munique. Aliás, tem alguém na blogaiada para explicar como tantos recordes na natação foram quebrados nesta Olimpíada ? Mais que o dobro da última edição ! Qual o trunfo tecnológico que permitiu isto ?

abraços