TAXA NELES

PEQUIM (estão aprendendo) – Quem anda pelas ruas das grandes cidades chinesas, nós, ocidentais, fica chocado com o jeito que eles dirigem. Novidade zero. Vocês já devem ter visto uma reportagem em cada canal de TV aí no Brasil sobre isso. É a história da buzina e das conversões suicidas. Pedestres e ciclistas, que são muitos, se viram como dá. O motorista padrão chinês, quando resolve mudar de faixa numa grande avenida, simplesmente vira o volante, como se não houvesse carro nenhum na faixa ao lado. Buzinam, trocam olhares, mas não se batem. Ao menos não com a frequência que seria esperada. É um negócio meio milagroso.

Há uma explicação para isso. Carro é uma novidade para o chinês comum. Apesar de o país ser enorme e ter gente saindo pelo ladrão, até uns 20 anos atrás eram raros os que tinham a chance de comprar um automóvel. Por isso que a frota visível nas metrópoles não assusta pela antiguidade, como acontece em países como Índia e Tailândia, por exemplo, para ficar nas redondezas. Em geral são carros novos, poucos caindo aos pedaços, a maioria rodando direitinho, sem portas amassadas ou lanternas quebradas.

A popularização do automóvel ajudou a elevar os gastos do governo chinês com a importação de petróleo, que foram às alturas. Embora o país tenha uma produção razoável, 50% do que consome vem de fora. E as autoridades perceberam que era hora de fazer algo antes de entrar no cheque especial das contas externas.

A manchete de hoje do “China Daily”, o principal jornal de língua inglesa do país (se não for o principal, passou a ser; não conheço outros), informa que o governo vai mandar o bastão em quem quiser comprar barcaças que bebem demais. Carros com motores 4.0 ou acima disso serão taxados em 40% a partir de 1º de setembro. Até agora, a taxa era de 20%. Para os carros com motores entre 3.0 e 4.0, as taxas passam de 15% para 25%. 

Veículos de potência média tiveram a mordida do leão mantida. Carros com motores entre 2.2 e 3.0 pagam 9%; entre 1.0 e 2.2, 5%. E as jabiracas com motores menores que 1 litro tiveram os impostos reduzidos de 3% para 1%.

No ano passado, segundo a associação dos fabricantes, os carrões beberrões tiveram suas vendas aumentadas seis vezes, e os pequeninos com cara de Pokémon tiveram queda de 31%.

A chinesada está cheia da grana, compra mesmo. Só que, agora, os novos-quase-ricos vão ter de se acostumar com esse negócio chato do Ocidente que é o imposto. Quando começar a pesar no bolso, terão de trocar seus Audis, Mercedes e BMWs por tranqueirinhas menos onerosas. Pensam que é fácil viver no capitalismo?

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Lionel
15 anos atrás

Gostei da matéria …gostei mais da frase Pensam que é facil viver no capitalismo ……apesar que não acho que vivamos em um os EUA e Europa sim ……ops…. parabens …..CESAR CIELO FILHO PRIMEIRA MEDALHA DE OURO …….é a primeira até hoje na natação ….genial…..emocionante…

Eric
Eric
15 anos atrás

Marcelim….ahhhh Marcelim…..
Quem polui mais o ar?
Meu Fusca 1964 que só sai de casa nos finais de semana e durante a semana eu ando com uma Vespa que atende normas Euro 3 de poluição ou você com seu carro Catsangulo ano 2020 que seja todo santo dia???
O FG também não usa DKW para andar todo dia….

Alex
Alex
15 anos atrás

Sorte a deles, aqui nós pagamos mais de 40% em carros 1.0!

Pedro de Oliveira
Pedro de Oliveira
15 anos atrás

E o tataravô do Clarkson andava com o que? Avião supersonico em 1900? Cada merda que falam.

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Eu costumo ouvir música pela internet em uma rádio de Forth Worth, no Texas (a 99.5 – The Wolf, para quem gosta de música country é um prato cheio), e outro dia tomei um susto ao ouvir propagandas de concessionárias que anunciavam seus carros dando destaque não ao tamanho dos motores, ao luxo ou ao design, mas a quantos “MPG” (miles per gallon”) os carros conseguiam fazer.

Isso na América!! Pior, no Texas!!! Será que os caras vão substituir todos os “trucks”, muitos com quatro pneus atrás, por Toyotas Yaris? Seria engraçado. Só quero ver os caras procurando lugar para colocar aqueles trabucos que ficam pendurados no vidro de trás…

Virgo
Virgo
15 anos atrás

Será que lá também tem Martaxa?

vitão
vitão
15 anos atrás

como diriam Enzo Ferrari, Henry Ford II, Ferdinand Porsche e Furruccio Lamborghini, não existe substituto para cemtimetros cúbicos (nem para grana no banco) . Quem pode mais chora menos.

Dú
15 anos atrás

Isto aqui seria taxado em quanto? Ou taxado como?

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI10308-10142,00-LADA+APRESENTARA+UTILITARIO+CONCEITO+NA+RUSSIA.html

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Eu sou favorável à taxação proporcional à emissão de poluentes: um motor 4.0 moderno pode ser menos poluente que um 1.3 do tempo do onça, sem catalizador, carburado e com poucas válvulas (sinto muito FG).
Carros velhos e poluentes pagariam taxas mais altas, incentivando a renovação da frota. Como praticamente quase toda frota da china é recente, essa lei por ora não faria muito sentido, mas no Brasil…

Eric
Eric
15 anos atrás

O pior é que fica igaul na Europa…..A6 1.8…..Mercedes S 200…..essas aberrações…..

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Como diria Clarkson da Top Gear, os pais e os avôs dos chineses cresceram com bois como meios de locomoção, os ocidentais desde sempre convivem com os carros (comparação de uns 80 para 20 anos), por isso eles irão demorar um pouco a consolidar essa cultura automobilística…..talvez não batam devidos aos reflexos desenvolvidos nas instruções de kung fu (rs).

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu acho que esse negócio de aumentar imposto para carro caro não adianta nada….aumenta para todos e quem tem dinheiro para comprar,vai mandar a piaba do mesmo jeito….
É mais ou menos assim…o cara não deixa de comprar um Porsche 911 Turbo porque o IPVA é mais ou menos R$ 28.000,00….