MENU

Sunday, 7 de September de 2008 - 15:43F-1

BELGICANAS (14)

SÃO PAULO (é isso aí, gasolina na fogueira!) – Eu normalmente acho que os comissários esportivos das corridas têm sempre razão (não é a FIA quem decide essas questões em provas, mas sim os comissários, que variam de GP para GP), porque dispõem de vídeos, cabeça-fria e experiência para analisar, rapidamente, questões difíceis. Apenas para mencionar, pois não os conheço, os comissários que decidiram pelo drive-through a Hamilton (transformado em 25s a mais no tempo porque a corrida já tinha terminado) foram: Nicholas Deschaux, Surinder Thatthi e Yves Bacquelaine.

A punição foi embasada na seguinte sentença, que consta do documento #49 do fim de semana belga: “Cut the chicane and gained an advantage”. Cortou a chicane e ganhou uma vantagem. Matou a família e foi ao cinema.

Creio que há um equívoco essencial, aí. Hamilton não cortou a chicane para ganhar vantagem. Fê-lo (como escrevo bem!) para não bater em Raikkonen, o que é bem diferente. Uma coisa é o cara cortar caminho para fazer os outros de bobos. Outra é aproveitar que enfiaram asfalto em tudo que é canto dos circuitos para evitar uma batida, o que fez Lewis, e dali em diante seguir com o cortejo porque havia uma corrida ainda por terminar.

Portanto, acho que o trio de comissários partiu de um princípio que não condiz com a realidade dos fatos (como escrevo mal!), determinando logo de cara, para abrir a discussão, que Hamilton cortou a chicane e levou vantagem. Um julgamento duro e difícil de ser feito, não? O pobre do Hamilton mesmo disse, depois da corrida: “Devolvi a posição. O que mais eu poderia fazer?”.

Pois é, não sei bem. Talvez ir ao confessionário e rezar dez ave-marias, pedindo perdão por ultrapassar outro carro numa corrida de carros.

A McLaren recorreu da punição. A história recente avisa que são raríssimos os casos em que há uma mudança das decisões de comissários. Em todo caso,  a equipe inglesa tem todo direito de chiar.

181 comentários

  1. Antonio Seabra says:

    Flavio,

    Voce chunhou uma frase antologica: “pedir perdão por ultrapassar os outros numa corrida de carros” !!!!! Acho que esta é máxima em voga.
    Hoje o cara tá com meio carro do lado e o da frente fecha a porta. Resultado, punição para o cara de trás !!! Eu entendo que está do lado, seja bico, meio carro, 3/4, o da frente não pode fechar a porta ! Tem de deixar um espaço, minimo, mas tem de deixar ! Daí, se o dentro não se segurar e bater, punição nele !!!
    Mas os caras hoje fecham a porta 100 % !!! Vide a tentativa do Kovaleinem sobre o Weber: o cara tava meio carro do lado, o Weber foi pra tangencia, bateu, e o Heikki foi punido. Existem mais de 500 estórias iguais a estas. E depois o povo reclama que não tem mais ultrapassagem nas corridas de carro.
    Diga-se de passagem que um dos que inaugurou esta tendencia foi o nosso queirídíssimo Airton Senna. Reconheço que ele foi um piloto fantástico, um dos melhores, senão o melhor, como piloto completo. Mas fechadas de porta, zigue-zague na reta, etc, etc, eram com ele mesmo. Tudo para não ser utlrapassado.
    Saudade do tempo do Villeneuve (pai, obvio), que não fechava a porta, freiava pra lá do Deus me livre e neguinho não passava mesmo. Mas, se tivesse mais equipamento, se fosse bom ou macho o suficente, o espaço para ultrapassagem estava ali, disponível. Minimo, mas disponível.
    Hoje todo mundo fecha a porta, e o de tras que se dane: Senna, Schumacher, Coulthard , Weber, Hamilton, Trulli, são ou foram destaques nesta materia. E as outras categorias não ficam atras, não, veja só a nossa Stock !!!! Se tentar passar sem o da frente errar, bate !!!!]

    Se continuar assim, não vai ter ultrapassagem nunca !!!! Nem em corrida de bicicleta.

    Por isso, a tua frase é perfeita: tem mesmo é que rezar e pedir perdão por ter tentado ultrapassar os outros.

    Abraço

    Antonio

  2. O Polêmico says:

    Flavinho,
    Vou panfletar essa msg em todos os posts sobre o assunto aqui no seu blog. Por favor, n barre, assine tb.
    Abs

    Moçada q está indignada com essa sacanagem,
    Por favor, assinem o abaixo-assinado a seguir.
    Claro, n vai mudar a decisão em si, mas, creio, dará uma força para o Hamilton(eu sei, bastaria ir no site do cara e deixar uma msg para ele) superar o episódio e vencer esse mundial. No entanto, a FIA precisa ter a exata noção da repercussão negativa q teve a decisão, e, assim, quem sabe, possa aperfeiçoar as suas regras e parar de desestimular as ultrapassagens na pista.
    http://www.petitiononline.com/belgp08/petition.html

  3. Alexandre Bento says:

    Estou até agora procurando entender o que é ceder a posição. Ora se estou na freente e deixei o carro de tras passar eu cedi a posição. Agora que culpa tem o piloto que deixou passar que o cara da frente não consegue manter o carro na pista?? Tem que ficar atras dele ad eternum??

  4. Marcelo de França says:

    Aconselho a TODOS os pilotos a começarem a inventar estratégias pra ganhar tempo cortando chicanes. E inventar boas desculpas, como “Perdi o ponto de frenagem”…

    Aconselho a todos os donos de pistas a suspenderem esse negócio de substituir brita por asfalto. Deixa a brita mesmo. Ou bota logo um muro. Se o piloto bater, o problema é dele! Pelo menos não vai ter mais discussão sobre áreas de escape.

  5. Alex says:

    me desculpe o comentarista mas, torcidas à parte, o senhor como um “quase” piloto, deveria saber e perceber que, independente do fato ter sido provocado ou premeditado, a dita “devolução da posição” feita pelo Hamilton na verdade foi uma manobra na qual ele simplesmente “encaixou” seu carro no vácuo do Kimi para posteriormente colher o fruto de tal manobra. se essa facilidade em pegar o vácuo fosse tão simples quanto o demonstrado no vídeo, retiraria o que eu disse…..
    mas opiniões e vantagens obtidas à parte, não ha que se falar do arrojo do Hamilton na ultrapassagem no final da reta.
    Porém, observando o regulamento e o vídeo, ele realmente “levou uma vantagem” ao cortar a chincane!!!

  6. Guilherme says:

    é bom o Felipe ganhar o campeonato por mais de quatro pontos (dois q ele ganhou mais dois q o Hamilton perdeu).
    vai ficar um título nublado com este tapetão…

  7. luis says:

    gomes

    não importa se fez pra ganhar vantagem

    ou se ganhou vantagem pq fez(tostines! hehe)

    por isso a punção…

  8. Wilder says:

    Gomes,

    É bom saber que há mais pessoas imparciais, Ontem quando fiquei sabendo que o Hamilton foi punido, fiquei indignado, pois ele devolvel a posição ao Kimi e o ultrapassou novamente.Torço p/ o Felipe ser campeão, mas na pista, da forma que está encaminhando não tem o mesmo valor.E há de se convir, não há dúvidas de que o Hamilton é um excelente piloto!

  9. Spada says:

    Flávio,

    Desculpe, mas discordo de você!

    O Hamilton cortou a chicane para não bater….mas porque ele iria bater??

    Porque forçou a barra em uma ultrapassagem por fora!

    Mas ele devolveu a posição logo em seguida….sim, mas se colocou em posição de ataque para pegar o vácuo bem no inicio da reta!

    Este “Inglesinho”, de bobo não tem nada!

  10. edson castro says:

    Flávio, ele foi jogado p fora pelo kimi por isso saiu p a chicane….será que só nós vimos isso…o kimi estava espremendo até o massa, meu…o negócio é o seguinte, a f1 é para barrichelop baixo,,,,não pode ultrapassar…quanto tempo faz que não se tem um pega assim…LEWIS FOI ROUBADO!!!!

  11. JOSÉ MACIEL says:

    A PUNIÇÃO FOI MAIS QUE JUSTA E TEM OUTRA COISA A FERRARI PREJUDICA MAIS O MASSA DO QUE O AJUDA. A EQUIPE TEM QUE SE VOLTAR PARA O MASSA POIS SÓ ELE TEM CHANCE DE CHEGAR AO TÍTULO. DEPOIS QUE O PROST FEZ COM O SENNA NO JAPÃO TEM QUE TER PATRIOTADA SIM, VAMOOOO..VAMOO.VAMOOO MASSAAAAA.

  12. VEBER says:

    eu afirmo apenas o seguinte,,,, um drive tru significaria no máximo 20 segundos,,,,, de onde estes comissários arrumaram 25??? mais uma patacada da FIA,,,,, como esse pessoal gosta de interferir nas disputas e no campeonato

  13. Aliandro Miranda says:

    Hamilton deve ser até elogiado por ter evitado a batida com Raikkonen. Mas é óbvio que ele, com a manobra defensiva, levou vantagem, mesmo devolvendo a posição.

    Há modos e modos de devolver. No caso da corrida de domingo, ele devolveu a posição mas ainda ficou em vantagem. Se ele tivesse feito o traçado certo não estaria naquela velocidade quando devolveu a posição ao finlandês. Hamilton cedeu o posto, porém muito melhor tracionado do que Raikkonen.

    Como diria Arnaldo César Coelho, “está certo o juiz”.

  14. Gustavo says:

    A pergunta é: Se Hamilton não tivesse cortado a chicane, estaria tão perto de Raikkonem e na velocidade que estava para conseguir a ultrapassagem??? Eu acho que não…Então acredito que ele levou vantagem sim, apesar de ter cedido a posição…Conseguiu ficar mais perto e mais veloz do que estaria em condições normais…

  15. Victor says:

    Claro que ele ganhou tempo. Sem cortar caminho, não estaria tão perto do Kimi para ultrapassá-lo depois. Foi nisso que os comissários pensaram e isso que é o certo. Deu uma de esperto e se f****. Ponto para a F1, que deixou finalmente de proteger o inglês…

  16. Raul says:

    Caro Flávio, seu comentário não condiz com a verdade dos fatos.
    Vamos aos fatos:
    1. Hamilton cortou a chincane (se tivesse um muro lá ele bateria no muro)
    2. Ao devolver a posição ele continuou acelerando e se beneficiou da manobra (corte da chicane) e repassou o Kimi.

  17. Daniel Nishikawa says:

    O regulamento diz “cut the chicane AND gain an advantage”. Não diz “cut the chicane TO gain an advantage”. Assim, verifica-se que a punição, ainda que controversa, é devida.

  18. Marcio Vieira says:

    O uso da chicane fez ele sair mais tracionado, com melhor velocidade que o Raikkonen, porém, isso não está escrito no regulamento. Nem tudo que está fora do papel é errado. Cabe o bom senso nessas horas.

    Não acredito em maracutaia, em tapetão, etc., mas a McLaren vai pagar o preço da besteira que ela fez ano passado por vários anos ainda.

  19. Vinicius says:

    Ridiculo essa discussao!! Como o proprio regulamento diz ele n pode cortar a chicane e ganhar vantagem sobre o adversario. O fato de ele ter dado a posiçao n quer dizer nd, ele ganhou alguns segundos ali q, se n tivesse ganho n passava Haickonen!! Ele q forçou a ultrapassagem e deveria ter freado qnd viu q n dava!!

  20. Ronaldo Macedo says:

    Engraçado. No dia anteior a choradeira foi grande quando o Senna, injustamente, foi punido por dirigir “perigosamente”.
    Agora eu pergunto: além da besteirada, será que o Lewis não deveria ser punido também por dirigir perigosamente. Isto é uma acertiva, é só observar com cuidado. Ele queria sair e tirar Haikonen da corrida. Infelizmente não conseguiu o seu intento. Acho até que este rapaz deveria ser submetido a exames anti-dopings.
    Um abraço
    Ronaldo Macedo

  21. Jegue do Pantano says:

    Essa patriotada me dá nojo…li apenas uns cinco comentarios e já teve ate nego dizendo que o Hamilton jogou o Massa pra fora em uma corrida aí. Como se o Massa não fosse o mais desleal de todos, que vive jogando o carro nos outros…

    A regra diz: devolva! Ele devolveu!

    Se fosse ao contrario e o prejudicado fosse o zacarias, digo, o Felipe, o pessoal tava bufando até agora!!! Injustissimo!!!

  22. Edison says:

    Flavio, este “equivoco essencial” seu ficou meio esquisito. A intenção não altera o resultado. Ele pode não ter tido a intenção mas obteve uma vantagem, que foi real.

  23. Alberto says:

    Flávio, uma coisa é defender o direito de ultrapassar, outra é defender um metido a espertinho, que está sempre querendo levar vantagem em qualquer lance de que participe.
    Tô achando que o Hamilton vai jogar fora o campeonato de novo, além de irritar a todos.
    Com certeza os fiscais de Spa não estavam olhando para o lado contrário da corrida

  24. Robson says:

    Se fosse assim era só o piloto forçar uma ultrapassagem e quando a pista acabasse cortar caminho e dizer “foi para não bater”. Ora, o cara deu uma de espertinho mesmo, pode-se até discutir se a punição foi excessiva mas foi merecida sim.

  25. Pesan says:

    Tapetão dos brabos. Sou brasileiríssimo, mas sou fã incondicional do talento, e por essa razão torço pelo Hamilton. Porém, deixando a torcida de lado…o que o Lewis fez para ser punido? Espero que se faça justiça: assim como o Massa mereceu ganhar em Valência, hoje o ingês mostrou porque foi o único a tirar o Alonso do equilíbrio no ano passado…o cara anda demais. Ademais o Massa é muito marrento…frase dele para o Alonso ano passado: “Vê se aprende…” Resposta do espanhol: “Aprender, eu?”. Mais ridículo é a Globo realizar a chamada para a corrida…”Os dois líderes do campeonato – Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa” (detalhe: Massa sete pontos atrás).

  26. Wagner wagner wagner says:

    Ainda bem que você não é um comissario, o meia boca do Hamilton se aproveitou do fato de ter “cortado a gicane” e sair mais lançado, quando devolveu a liderança para o Haikonen estava mais lançado por isso tomou facil a posição, se isso não for se aproveitar da sacanagem, eu não sei o que é. FALEI…

    RESPOSTA DO FG:

    O que seria uma “gicane”?

  27. Leonardo says:

    Eu acho que a puniçao até seria valida se o Kimi tivesse continuado na corrida e chegado em segundo, agora, com ele fora nao tem sentido punir. A minha opinião na hora da ultrapassagem foi de que o Hamilton teria levado vantagem pois veio mais embalado na reta, mas concordo com o Flavio quando ele diz que o regulamento manda apenas devolver a posiçao, mas não a forma como se deve faze-lo…

  28. Sergio says:

    Estou vendo seu comentário pela primeira vez, se vc acompanha F1 deve saber q mesmo q o piloto não use de propósito a chicane têm q deixar o outro passar novamente sempre é assim portanto o Hamilton aproveitou a situção já que ele vinha acelerado e o Raikonen indo par o mesmo. E vc falar q ele está lutando contra tudo contra todos é desrespitar o Massa, dá a entender então q estão querendo ajudar o Massa, se fosse assim não estoraria motor e outras coisas…Vc foi infeliz!!!!

  29. Antonio says:

    O Hamilton deve, é ficar muito satisfeito por ainda ter ficado com a terceira colocação. Flávio, será que já se esqueceu da desclassificação do Sena no Japão, dando o título ao Prost e desclassificação do Massa ano passado ao sair dos boxes, sinto dilzer-lhe mais o seu cometário foi muito infeliz.

  30. Rodrigo Graças says:

    Bom, parece que não assistimos a mesma corrida, pois o Hamilton, nem de longe, devolveu a posição, ao menos como deveria ser feito. Ele simplesmente deixou o Kimi passar, mas de maneira que já pudesse ser ultrapassado no final da reta. Malandragem pura.

  31. Fabio says:

    Pergunta simples:

    Se colocasem um montão brita na chicane então?
    O q teria acontecido com o Hamilton?

    Ridiculo usou de má fé pura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *