FOTO DO DIA

SÃO PAULO (da garoa mesmo) – O Humberto Corradi, que andava meio sumido, me mandou um lindo lote de fotos de cidades brasileiras de… antigamente. Essa aqui é dos anos 70, a ponte Rio-Niterói. Impossível precisar a data, ao menos para mim. Mas dá para ver o Corcelzinho com capota de vinil, a coisa mais linda.

Vamos, blogueiros cariocas! Contem histórias da ponte. Ou da Ponte, com maiúscula. Essa Ponte tem vida própria.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Neto
Francisco Neto
6 anos atrás

Dirigindo meu Corcel 1970, lá pelos anos 1980, fui abalroado por uma roda que soltou de um caminhão na subida do vão central.
Em 1974, dirigindo meu Corcel 74 com meu amigo “Creuza”, fui parado por um Policial Rodoviário porque estava devagar demais… Eu havia bebido 2 choppes e fui advertido pelo policial.
Tive alguns ótimos Corcéis. Tenho saudades.

Marcos Terraforte
Marcos Terraforte
15 anos atrás

1. A ponte está praticamente sem trânsito. Sinal de que é domingo ou feriado

2. Deve ser um 07 de Setembro (ou próximo): Vejam as bandeirolas em forma de estandarte verde-amarelo penduradas. Isto ajuda explicar a ausência de trânsito.

3. O sentido da foto é Nictheroy X Rio ( Gostaram do Niterói escrito de forma castiça?) , descida do vão central (UFRJ-Fundão à direita, prédio amarelo)

4. Vão central problemático: Asfalto sobre placas de aço. A tecnologia da construção era inglesa. Não ensinaram como fazer. Quando precisou de manutenção, o asfalto brasileiro “não dava liga” de jeito nenhum. Com o calor, asfalto derretia e era amassado por caminhões e ônibus, criando valetas e monturos. Já viram, né? Em alta velocidade…

5. Sim, há loucos para tudo: Há várias filmagens de “saliências” praticadas em carros que “apresentavam” defeitos em pleno vão central. Até o socorro chegar, o carro já estava em perfeito funcionamento.

6. E uma história triste: Na década de 90, um casal retornava do fds na região dos lagos. Furou o pneu. Carro parado e Ela acenando com um pano, a certa distância, enquanto o marido trocava o pneu. Não viu o marido ser atropelado e jogado ao mar do alto da ponte. Ficou procurando por ele, achando que era brincadeira do marido. Estava morto, no mar da baía da Guanabara. Ela enlouqueceu. Tristeza.

7. Só cheguei a 180 Km/h no vão central. A namorada não deixou ir mais. Chorava. Eu morava no Rio e ela em Niterói. Casei com ela não. Muito medrosa, né?

Abraços

Carlos Galto
Carlos Galto
15 anos atrás

Já passei um perrengue sinistro no vão central…
O carburador do meu Passat Pointer parecia uma colméia de tão furado e o carro afogava de vez em quando. Resolveu fazer isso no vão central. Um vento da porra e eu saí do carro, abri o capô… e ele colou no párabrisas!!!!! Eu era magrelão e quase saí voando!! Fechei o capô como dava e esperei o alcool secar. A minha namorada apavorada com os balanços e quando o carro de serviço da ponte chegou, o tinhoso funcionou. Parei na praça do pedágio e ví o estrago do meu capô, além dos limpadores quebrados. Mas foda foi o esporro que tomei do suportista da ponte, por ter saido do carro e aberto o capô no vão central e na ventania… Dei sorte…

Antonio Vieira
Antonio Vieira
15 anos atrás

Pois é vitão, este é meu nome, apesar da sua piadinha. Complementando seu repente filosófico: os olhos são pra todos, o remelo só pra quem paga…

vitão
vitão
15 anos atrás

Pois é padre Antonio Vieira, alguns gostam dos olhos e os outros do remelo….

Rajão
Rajão
15 anos atrás

Uma história legal na Ponte foi uma viagem que fiz com mais 3 amigos para região dos lagos, numa Uno Mille Eletronic GNV. O troço era MUITO ruim, muito fraco, horroroso. Fomos e voltamos revezando a direção para ver quem conseguia dar a maior velocidade final na Uno. No plano, era complicado alcançar 120km/h. No final eu venci, peguei a Uno na volta, e quando descemos o vão central da ponte, fechamos os retrovisores, os vidros, e ficamos os quatro ‘quicando’ dentro do carro (tipo piloto de kart na reta). Foram incríveis 140km/h.

Eugênio
Eugênio
15 anos atrás

Grande Ponte….

Queria eu que o transito fosse assim hoje em dia…

Victor
Victor
15 anos atrás

A Ponte é sensacional. Me lembro de uma madrugada de 2001, meu pai tinha um Omega CD 4.1, azul-marinho, seis canecos… E eu andei a 210 km/h descendo o vão central, sentido Niterói, voltando da última noite do Rock’n’Rio… Bons tempos…

Rogério Gonçalves
Rogério Gonçalves
15 anos atrás

Tenho um meio parente (tem hífen?) que me lembro bem, foi o primeiro a cruzar oficialmente a ponte Rio Niterói. O Taizinho (assim o chamávamos na família) venceu o cordão de isolamento e cruzou a ponte sozinho com a sua 350 (moto linda e rara na época). Na descida do vão central foi abordado por todos e saiu no Jornal Nacional da emissora oficial. o Actair (acho que ninguém na família lembra ou sabe o nome dele…rs) já relatou esse momento em um site.

“… dia da inauguração da PONTE RIO-NITERÓI. A banda tocava o Hino Nacional e eu furava o rigoroso esquema de segurança do Ditador Médici, ano de 1974 dia “04″ de março … acabou o hino, o arcebispo do Brasil junto com o presidente e toda a comitiva cortavam a fita da inauguração, os PEs apontavam a matraca, baixei o Ray-Ban e com firmeza mandei “sou da segurança reservada do homem” … se entre olharam e abriram passagem e…, LÁ FUI EU…, O frio na barriga e a sensação de vitória e vingança misturado…, e lá fui eu!!! até a descida do Vão Central, onde parei para dar entrevista a repórter que iniciava carreira, hoje a consagrada GLÓRIA MARIA, OS CARAS CHEGARAM E QUERIAM ME JOGAR DA PONTE!!!, Mas valeu, eu e minha inesquecível HONDA 350cc, que por motivos óbvios foi vendida poucos dias depois, …deu JORNAL NACIONAL.
Actair Graneiro
Rio de Janeiro – RJ”

http://www.motosclassicas70.com.br/eu_me_lembro_1.htm

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Os anos 70 foram demais!!!! queria ter vivido mais naquela época…

FIASA
FIASA
15 anos atrás

Poucossabem da verdade…a placa de “100KM” éra para quem conseguisse a facanha de chegar a tal velociadde nno final da descida…ahahahahahahhaha

Eduardo Araujo
Eduardo Araujo
15 anos atrás

essa ponte, na epoca, sem radares, com bem menos transito.. ui!

André Grigorevski
15 anos atrás

Aliás, a alguns anos passou na Globo uma reportagem interessante com cenas inusitadas captadas pelo sistema de câmeras da Ponte.

Além dos flagras de acidentes (alguns absolutamente estúpidos e perfeitamente evitáveis), tinha até gente parando no acostamento e botando a “chave de roda” pra fora pra tirar água do joelho e até mesmo carros balançando durante a noite, com casais assistindo a corridas de submarino na baía de Guanabara. Havia até um casal mais ousado, mas essa não dá pra contar…

André Grigorevski
15 anos atrás

Ah, se o trânsito continuasse assim hoje em dia… Eu chegaria ao Fundão em 15 minutos.

O limite atual de 80km/h infelizmente é necessário. Mesmo assim tem muito imbecil, com o perdão da palavra, fazendo *agadas a qualquer hora por lá e muitos acidentes não acontecem por milagres. Uma boa parcela dos motoristas é mal educada ou despreparada.

É perfeitamente “normal” alguém ir mudando de uma faixa vizinha para a sua frente (não só próximo ao pedágio, mas em qualquer trecho e qualquer direção) de uma maneira tão desleixada que se você não tirar o pé do acelerador, a besta quadrada ainda se arrisca a bater na quina do seu carro. Também é normal ver motos se arriscando entre os carros, em um espaço mínimo, pra ganhar alguns segundos.

Pra quem passa pela ponte todo dia, é o caos. Mas ainda assim não é tão caótico quanto o trânsito no Centro da minha querida Niterói.

Bom mesmo é ir aos eventos de antigos no Rio aos domingos e poder aproveitar uma Ponte com trânsito mais tranquilo. Aí sim dá gosto.

Mauro
15 anos atrás

A ponte Rio-Niterói é fascinante, essa foto traz boas lembranças. Neste fórum, tem muitas fotos da ponte em construção, é muito bacana!

http://www.coalizaocod.com/forum/index.php?topic=4525.msg%25msg_id%25

Antonio Vieira
Antonio Vieira
15 anos atrás

No Brasil, com a “educação” dos nossos motoristas (que se acham pilotos) acho que 100km/h está mais do que bom. É que nem a história do consumo de bebidas alcóolicas: hoje muita gente só está viva e reclamando porque a tal lei existe… Quem quiser andar acima do limite imposto pela lei que pague as multas. É pra isso que os pardais existem: pra pegar quem não respeita a lei!

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Linda foto! Parece que quanto mais o tempo passa, pior as coisas ficam…

Luis Nunez
Luis Nunez
15 anos atrás

Vitão, na Via Anchieta em São Bernardo do Campo / SP é a mesma coisa. Os ” motoristas” se apoderam da faixa da esquerda e dirigem como se estivessem em uma rua tranquila de um bucólico bairro residencial. Depois não sabem porque o transito não flui.

Matuck
Matuck
15 anos atrás

Vendo a foto nostálgica, eu pergunto: esqueceram do Belvedere aqui, no blog, né?

luis
luis
15 anos atrás

contar todo mundo conta…

o negocio é especular!(hehe)

a lenda que corre aqui no Rio é de que muitos caras morreram.ta ate ai tudo bem. porem dizem que como os caras não eram do rio, e não tinham carteira assinada, eles eram colocados no concreto que enchia os pliares…

sinistro!

Renan
Renan
15 anos atrás

O limite é 80 pois se vc colocar 100 vai ter engavetamentos diariamente!!!! Tente andar a 100, em horario de movimento!! Final de semana fora do horario é mole andar a 120 140 lá

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Inegavelmente bela, um primor da engenharia. Pode ser vista de vários pontos da cidade (e do Estado), a dezenas de quilômetros de distância em alguns pontos.

Mas ao mesmo tempo é uma tentativa de demonstrar a imponência do regime militar e da suposta grandeza do Brasil da época. Se vocês repararem, foi feita uma ponte de comprimento gigantesco sem a mínima necessidade. A Ponte poderia ser bem mais curta, e claro, mais barata.

Sem querer ser do contra. Mas é isso. Temos que falar tudo.

cardeal
cardeal
15 anos atrás

Pelas bandeirolas, capaz de ser época de Copa…

vitão
vitão
15 anos atrás

esse negócio de abrir financiamento é de doer, qualquer um “sem noção” compra carro e se põe a conduzir , anda em rodovia como se fosse o quarteirão da casa dele; já cansei de “quase desastres” com uns idiotas (na maioria meninas , ainda com cara de debutantes, ou tiozinhos com o carro cheio de mala, papagaio, cachorro, sogra, etc.) andando de carro 1.0 a 70 km/h num trecho onde o limite é 120 . Nào sabem que a pista da esquerda é para ultrapassagens. Agora ando com pouca paciência, então uma buzinada acaba com o “enrosco qui atravanquia u progressiu” , já que farol e seta não resolvem.

Eric
Eric
15 anos atrás

Intão…esse limite de velô com um Corcel…..e eu tomei na Bandeirantes com o Corcel 2006 (Fusion)a 129 km/h……é de doer!!!!!!!!!!

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Hoje é 80km/h o limite… absurdo.

bruno correia
bruno correia
15 anos atrás

como disse certa vez um amigo meu, enquanto rumávamos para niterói:

o engavetamento traseiro na ponte é esporte nacional. principalmente em dias chuva

vitão
vitão
15 anos atrás

o 70/71tinha um aplique cromado entre o lado interno da lanterna e a placa.

André Buriti
André Buriti
15 anos atrás

Hoje vc anda a 80, com três faixas no trecho inicial e quatro na altura do vão central, com “scargots” andando a 60 na esquerda atrapalhando o fluxo, volta e meia passa um SUV envaretado pelo meio dos carros – algum ricaço rumo à Búzios – ou uma van lotada soltando fumaça preta pelo escape tentando andar mais do que dá.
Nas descida do outro lado em direção ao pedágio, a famigerada reta do Mocanguê, onde ocorrem várias colisões porque o pessoal resolve catar o dinheiro do pedágio e muda de faixa sem percerber ou desacelera demais.
Sem falar que vc chega em Niterói e ganha uma multa…

Tiago Pastorello
Tiago Pastorello
15 anos atrás

Linda foto, bem nostálgica, o Corcel ajuda muito

márcio
márcio
15 anos atrás

mais barato mesmo….é colocar motor cht alcool, comandinho do xr3, carburador 2e mecanico e um cambio de 5 marchas, da pra empurrar uns carrinhos mil.

Eric
Eric
15 anos atrás

Foi entregue em 1974, com extensão total de 13 km.
Morreram 5 durante a construção.
Dizem que ainda estão por lá…..Confere???

Leon
Leon
15 anos atrás

Boa época em que não havia a indústria das multas nem os famigerados pardais/radares. Mais de 30 anos e a velocidade máxima era de 100 km/h, com a engenharia veicular de então.
Hoje, com toda a evolução da dinâmica dos automóveis (suspensões, freios, pneus, etc.), em estradas tidas como boas (pelo menos em valore$$$ de pedágio), os limites de velocidade são até menores que esse…

Suricata
Suricata
15 anos atrás

Tenho uma história: era por volta de 1978 e estava voltando da Região dos Lagos…ao entrar na Ponte Rio-Niterói ( de Brasília branca), como era um domingo, tinha um pequeno congestionamento após o pedágio… de repente, ficamos parados e como estava ventando muito, comecei a ver os navios balançarem lá embaixo… logo, comecei a sentir um buraco no estômago, igual aquele que sentimos nos elevadores rápidos e percebi que não eram os navios que balançavam, toda a Ponte estava oscilando, sendo que no vão central a oscilação deveria chegar a dois metros … dirigir o carro era quase impossível, mas todo mundo saiu de lá o mais rápido possível ( estavamos com pé embaixo (+- 140 Km/h) descendo o vão central e passou um Alfa Romeo a milhão! O pavimento da ponte foi todo estraçalhado, as placas de asfalto das faixas externas da ponte se soltaram e ela foi interditada naquela tarde. Chegando ao meu destino (casa dos tios em Caxias), vimos no Jornal Nacional que era um “furacão” que tinha atingido a ponte . Devia ser o avô do Catarina…

rogerio
rogerio
15 anos atrás

Ano da inauguração e o Corcelzinho é um 68/71, no ano de 72 ficaram dois ‘quadradinhos’. Hoje é 80Km/h o limite…que saudade de andar bem tranquilo na Ponte!

vitão
vitão
15 anos atrás

linda foto, um Corcel porvavelmente ano 70 , e o limite descente de 100 km/h, com atecnologia daquele tempo . Hoje poderia ser mais, se a inteligência das “otoridades” não recuasse na razão inversa da tecnologia.

Lei
Lei
15 anos atrás

putz, meu pai teve um corcelzinho exatamente como esse: amaerlinho e com teto de vinil… ano 70 e pouco… mas deixou ‘apodrecer’ praticamente… está até hoje num galpão, todo detonado…
mas agora vendo esse ‘todo estiloso’ deu saudade..