MENU

Sunday, 14 de September de 2008 - 17:51F-1

MONZADAS (16)

SÃO PAULO (olha…) – Vejam uma coisa. Nas últimas cinco corridas, a Toro Rosso marcou 20 pontos. A Red Bull fez dois. A Toro Rosso usa motor Ferrari — marca que lidera o Mundial de Construtores — e já renovou para o ano que vem. A Red Bull usa motor Renault — marca que está em quinto no campeonato — e vive se queixando da falta de potência.

Adrian Newey, pago pela Red Bull, desenha os carros das duas equipes, portanto não há grandes problemas aí. E a Red Bull, a fábrica da bebida energética, garante o sustento do time sediado na Itália, que sucedeu a Minardi e é uma simpatia.

Diante disso tudo… será que é uma boa para Vettel defender a matriz em 2009?

33 comentários

  1. Crego Painceira says:

    Legal ver notas do passado. Eu também duvidava se seria tão bom assim pro Vettel ir para a Red Bull

  2. ニ ポ - ル ゾ says:

    Flávio e Blogueiros,

    Esta Vitória da Scuderia Toro Rosso é 1ª. de um Motor Ferrari em carro não-Ferrari ???

  3. Fabio says:

    Existe um problema grave na RBR, que se chama David Couthard. O cara está sómente brincando de F1 este ano.Não quer mais nada com o pegar pesado e ajudar o desenvolvimento da equipe. Como não bastasse o David, existe o mala do Webber que não não fede e nem cheira, já deveria ter caído fora faz tempo.O problema da RBR não é motor, é problema de piloto mesmo

  4. Petrolhead says:

    Respondendo objetivamente para o Sr. Gomes: não!

  5. Mirax says:

    Luiz Marcelo, essa formatação de “devolução de posição” foi acertada entre os pilotos depois da Bélgica, agora já nessa semana da corrida em Monza. Logo, essa questão não tinha uma definição clara até então.

  6. vitão says:

    Romeu, Milton, como está provado, o motor Ferrari, quando não quebra biela, empurra. Então o problema da Rossa deve ser o chassi. Será que o passe do Newey custa caro ? hahha

  7. VEBER says:

    o Vettel já confirmou que não vai quebrar o seu acordo com a matriz Red Bull e estará na equipe em 2009,,,, ele acha que isso não é um atrazo,,,,, eu também acho que a longo prazo a RBR tem ótimas condições pra se dar bem,,,, precisa de que a Renault urgentemente dê uma melhorada nos seus propulsores e estou certo que a Renault já está trabalhando nisso pois alem de estar prejudicando a própria equipe está prejudicando a RBR….. o Newey já deve estar colocando pressão pra cima deles

  8. antonio says:

    Não importa seele vai ou não para a Red Bull em 2009 .
    O fato é que 2009 , 2010 ou 2011 ele terá um carro verdadeiramente de ponta .
    E, a não ser que a Ferrari faça um carro melhor que seus principais concorrentes, o título de pilotos de 2009 e 2010 não deve ir para Maranello .
    Vettel, Alonso ,Hamilton , Kubica … Estes caras com carros similares aos de Massa e Raikkonen vai complicar as coisas .
    Digo isto porque faz tempo que não vimos nem um nem outro fazerem uma corrida fantastica tendo um carro ruim . Se a Ferrari não tem um carro bom em determinada pista seus pilotos não fazem lá grandes milagres …

  9. revelador says:

    Agora ferrou hein, vai ter um monte de gente qurendo esse lugar pro ano que vem….. Acelera Bruno!!!

  10. Filipe says:

    O problema da Red Bull é que um dos pilotos já esta aposentado e o outro é ótimo de volta lançada, mas tem uma dificuldade enorme de andar rapido por uma hora e meia.

  11. Pedro Jungbluth says:

    Nem uma nem outra, Vettel é piloto de saltos mais altos.
    Falar a verdade, esse ano ele não estava fazendo muita coisa. Guardou para hoje! Parabéns para ele!

    Melhor desempenho de algum piloto esse ano, ganhou com uma Minardi em iguais condições estratégicas e de pista que todos os outros, com duas Ferrari e duas McLaren na pista.

  12. Junior says:

    Só vendo para saber, acredito que a troca será ruim para ele, principalmente pelos motores. Mas uma coisa é certa: ele não vai se sentir tão “em família” na RBR quanto está na STR. A STR parece ter um clima ótimo entre seus funcionários, é a equipe na F1 que melhor consegue ser equipe mesmo, e acredito que com o Vettel pilotando por eles ainda cresceria muito mais, já sem ele tenho minhas dúvidas.
    Mas já deixo uma aposta: Vettel na Ferrari em 2011.

  13. luis says:

    sim, o senhor matriz(hehe) não esta querendo bancar a toro rosso(já que a regra que permitiria a eles trocar informações não foi aprovada)

    alem disso já é certo(ou quase) que a red bull terá o mesmo motor ferrari ano que vem, então…

  14. Junior. says:

    Impossivel mas que eu queria ver todos com o mesmo carro eu queria. Ai agente ia ver de fato quem é quem. É chato ver que para desputar o campeonato só existem quatro carros em condições de disputa. Com certeza não ter que pagar o frete no ano sequinte é uma enorme vantagem financeira que os “pequenos” não tem como compensar. Hoje em dia é muito dificil e arriscado tirar a diferença no braço.Tambem acho que a tecnica dos carros de F1 deveria ser mais divulgada , por exemplo as possibilidades de acertos de suspensão, curva de potencia do motor, diferencial , relações de marchas e outras coisas só para as pessoas dexar de falar de um carro de formula 1 como se estivesse falando de um carro de rua Se as pessoas tivessem idéia do que é de fato um F1 com relação a sua capacidade dinamica saberiam que la não tem piloto ruim. Piloto ruim jamais chegaria a F1.

  15. MSM says:

    Acredito que sim. O carro é o mesmo, o motor Ferrari é mais potente que o Renault, mas o piloto é muito melhor que o Coulthard (que não fez nada hoje a não ser se envolver em outra batida) e o Webber (que largou em 3º e conseguiu acompanhar o Vettel e o Kovalainen no começo, mas depois caiu de desempenho inexplicavelmente). Portanto se juntarmos o carro e o piloto e a Renault der uma pequena melhorada no motor, o Vettel subirá muitas vezes no pódio.

  16. EdisPJ says:

    Além de pensar nisso, também me lembrei dos boatos que diziam que ele iria pilotar pra Red Bull já nesse ano, no lugar do Coulthard…sei não, mas acho que se tinha algum fundamento nisso, além do fato de ele participar nos ultimos ensaios do ano em Jerez, pela matriz, acho que mudaram de idéia…

  17. Salomonyous says:

    Red Bull cheira a Toyota, equipe com recursos mas incompetente, porém estão a um degrau acima da Honda, esta uma verdadeira maquina de queimar dinheiro.

    Eu quero mais é que o FETTEL pegue um carro péssimo, é horrivel voltar a ouvir o hino alemão nos domingos.

  18. Paulo Barros says:

    Se for para livrar a F1 do Coulthard, vale o sacrifício…

  19. Acarloz says:

    Eu ficaria com Berger e os Italianos, mas acho que algum time de ponta leva o moleque logo, logo…

  20. João de Abreu Lima Filho says:

    A grande diferença em STR e RBR e a peça que vai atrás do volante. Se estivesse neste final se semana no lugar de qualquer dos pilotos da RBR teria feito o mesmo. No ano que vem com certeza a RBR vaí andar mais que a STR. Vaí poder contar com mais qualidade técnica. E torço para o Berger conseguir patrocínios e sócios para manter a equipe que ele gerencia muito bem, mesmo não tendo o Vettel como piloto. O Berger provou do que é capaz.

  21. Eduardo Aranha says:

    Veja e imagine se fosse em Interlagos. O vídeo está publicado no site do Corriere della Sera, portanto não se pode acusar de estar querendo prejudicar o autódromo italiano.

    http://video.corriere.it/?vxSiteId=404a0ad6-6216-4e10-abfe-f4f6959487fd&vxChannel=Sport%20Videonews&vxClipId=2524_77d94436-80f2-11dd-b38b-00144f02aabc&vxBitrate=300

    Eduardo Aranha

  22. Luiz Carlos Silva says:

    Pois é. Como disse o Roberto, ano que vem muda (!?) muita coisa. Ninguém sabe como é que vai ficar. De mais a mais, se a Toro Rosso começar a dar seus vôos a Red Bul trata de cortar as asinhas da filial, como a Honda fez com a Super Aguri (afinal, é a Red Bul quem “te dá asas”).

  23. Mark Kweirotz says:

    Alguem poderia me explicar?!

    Com essa proibição de desenvolvimento dos motores, a Renault não vai poder fazer absolutamente nada para colocar mais uns burrinhos na “usina”?
    Por quantos anos é esse congelamento?

  24. Marcos says:

    OLHA FLÁVIO, SE O VETTEL CONTINUAR NESSA TOADA ELE FAZ UM OU DOIS ANOS NA RED BULL E COM CERTEZA VAI PARA UM EQUIPE DE PONTA.

  25. Roberto Hackmann says:

    Flavio,

    não podemos que ano que vem mudam algumas coisas, começa pelo tal do KERS e outras mudanças, o que significa que em tese a Ferrari possa andar lá tras e a Honda lá na frente, o que eu não acredito, mas em tese…

    Agora ha pouco eu estava lendo no Adrivo uma reportagem falando justamente sobre isto e que ano que vem muda muita coisa na STR, pois ela vai ter que fabricar e desenvolver um carro próprio, o que muda muita coisa não é mesmo ?

    Como alguém já disse lembra do Button, acho que hoje tanto faz onde ele estaria Williams ou Honda, em ambas ele não conseguiria atingir seu objetivo, que é o campeonato.

    Abraço e Ótima Semana a TODOS !

  26. Rona says:

    E pensar que neste ano cogitou-se (foram somente boatos?) Nelsinho Piquet na Toro Rosso diante dos maus resultados na Renault… Azar de Piquet ou sorte de Vettel? Sei lá, fato é que o Tião Vettel e a Toro Rosso consagraram-se, mérito deles. Já Piquet, não sei não, será que terá lugar em alguma equipe na próxima temporada?

  27. Luiz Marcelo says:

    Galera, torço para que o Felipe Massa ganhe este título, e sempre que tiver um brasuca correndo, mesmo que seja de família abastada vou torcer pro cara. Porém, é difícil ver uma corrida destas onde a Ferrari bateu cabeça e o conservadorismo do Massa lhe tirou a chance de ficar na frente do Hamilton no campeonato.
    Vettel, sem comentários, ele está no grupo de Hamilton, Alonso, Kubica. Já os outros, do segundo pelotão têm a sorte de negociarem um contrato bom com um grande time e manter-se por lá. Massa, Kova, Kimi, Webber, Trulli \, Heidfeld são pilotos que se esforçam, se esforçam e fazem o que fizeram hoje, nadam…
    O que foi esta corrida do Felipe Massa e o do Kimi, meu Deus, como a Ferrari pode manter estes dois no time?
    Hamilton nota 10. Um monstro, com culhões como ele mesmo disse ao Kimi, o Maricon…
    FG, hoje vc viu com é feita a devolução de vantagem conseguida quando se corta uma chincane? O Felipe devolveu duas vezes, uma até desnecessária pelo meu ponto de vista e a outra que quase lhe custou a maravilhosa 6a posição na corrida que o deixa a apenas 1 ponto do garoto Hamilton.

  28. Fernando Akira says:

    Acho que o garoto será mais moeda de troca que promovido, lógico ele tem um talento magnifico, mas… quem garante o sustento da Toro Rosso como bem o Gomes falou, a Red Bull.
    Se derem de ombros o que a Red Bull fala, pode ser que a Toro Rosso seja mais uma Super Aguri. Infelizmente simpatia não rende dinheiro.

  29. says:

    Ele tem tempo ainda, corrida de veterano e a Red Bull está mostrando a cara.. A F1 tem de dar espaço aos jovens, afinal qdo. o Sr. Rubens entrou na F1, o Vettel tinha 5 anos de idade………….

  30. Paulo César says:

    Com certeza a diferença entre matriz e filial é que têm gente certa e competente no lugar certo na filial, a começar pelo Berger, além é claro dos Sebastiões serem mais competentes que o canguru perneta ( Weber ) e pudim de chuchu ( Coultard ).

  31. Aliandro Miranda says:

    Claro que não!

    Quando Vettel cruzou a linha de chegada, pensei: “que furada para 2009”!

  32. Aham says:

    Tava pensando justamente nisso agora há pouco. A princípio Vettel terá somente um ou outro engenheiro mais capaz e só. Na Toro Rosso tem o mesmo carro, mas com mais potência embora em uma equipe com um pouco menos de organização. De qualquer forma, boa sorte para ele ano que vem. Corridão que ele fez hoje. Impecável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *