MONZADAS (6)

SÃO PAULO (esses jovens…) – Demais. Simplesmente demais o que Sebastian Vettel fez hoje em Monza. E a Toro Rosso também, claro. Sébastien Bourdais larga em quarto. Nas duas primeiras filas, os dois Tiões. Um espetáculo.

Vettel é pole aos 21 anos com um carro da antiga Minardi. É pouco? E isso com todo mundo na pista. Nada circunstancial. Não fez o tempo com sol e depois choveu. Não. Foi o mais rápido no Q2, também. E no Q3 superou uma Ferrari e uma McLaren. E todo o resto. “Grandissimo!”, como ele disse, em italiano, pelo rádio. Alemão falando italiano é muito gozado.

Seria ótimo se ele pudesse vencer a corrida amanhã. Essa molecada é muito boa. E Vettel, para mim, o melhor de todos. Mas é muito difícil. Se bem que com chuva…

Não faz meu tipo esse negócio de dizer “eu falei”, mas talvez valha a leitura de um textinho de outubro do ano passado que me rendeu uma saraivada de espinafradas da blogaiada. É que eu dizia que àquela altura Vettel já tinha feito mais que Hamilton na F-1.

Não mudo uma vírgula. Nunca mudo uma vírgula em nada, porque sou ótimo em vírgulas, elas sempre estão no lugar certo…

Daqui a pouco eu volto, mas, antes, o registro (levantado pelo Capelli): Vettel tornou-se o mais jovem a fazer uma pole na história da F-1. Se não me engano, foi o mais jovem a pontuar, também. A BMW deveria ter se esforçado para manter o rapaz…

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson Naga
Edson Naga
15 anos atrás

Concordo com vc Gomes.

O Vettel é fora de sério.

Uma coisa é liderar corrida de Mclaren outra é estar na ponta de Toro Rosso.

Esse cara tem pinta de ser muito mais rápido que o Hamilton.

Flw.

Gabriel RJ
Gabriel RJ
15 anos atrás

Esse cara é bom!!! =)

JEPeres
JEPeres
15 anos atrás

Os dois Sebastien (Vettel e Bourdais) são dois pilotos muito bons mesmo! e como comentaram acima “piloto quando é bom, é bom de chuva também”. Aí se inclui o Alonso indiscutivelmente.

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Será que as McLarens e as Ferraris estavam tão bruscamente diferentes em seus acertos? Será que tudo isso foi decidido no braço, mesmo?

Pode ser. Mas uma coisa é certa: a Toro Rosso está muito bem na fita!

veber
veber
15 anos atrás

Geraldo estou com vc e a Renault deveria levar o Bourdais para 2009 ………….. sobre o Vettel ele guia muito e tem uma grande vantagem pois do jeito que entregam o carro ele vai lá e dá um jeito de virar rápido,,, também o garoto tem 21 anos e está na fase de arrisca tudo mas já estão querendo compara-lo ao Lewis,,,, ops espere um pouco ai pessoal,,,, como disse o nosso amigo Sylvio lá em cima nenhum piloto entrou na F-1 e fez o que o Lewis fez na primeira temporada e neste segunda também continua andando muito e disputando novamente o título,,,, ou seja também é féra,,,,,,,,,,, pra mim hoje os melhores da F-1,,,, Lewis, Massa, Kubica, Alonso, Kimi, Vettel, e então vem o restante,,,, esses são de alto nível e alto padrão,,,,, boa sorte,,, fui

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
15 anos atrás

O nome do projetista é o “mago” Adrian Newey, que se não estou engandado, começou na F1 na Coopersucar, depois construiu o carro super rápido da March que o Ivan Capelli conseguiu alguns pódios e muitos pontos, depois construiu “apenas” a Williams 92 e 93, depois foi para a Mclaren (bicampeão) e agora mostra mais uma vez sua genialidade com o Grupo RED BULL. Em 2011 Vettel-Ferrari e se eu fosse o Carlos Gosh obrigaria o Bratore em contratar o Bourdais

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Ridicula a atitude de alguns que não conseguem elogiar um piloto que não seja brasileiro.
Se algúem merece elogios hoje é o Vetel, somente.

Tem mais, eu não concordo com essa história de “bom de chuva” ou “ruim de chuva”. Pra mim, quem é bom de chuva é porque é, simplesmente, bom mesmo. Quem é ruim de chuva, é porque é ruim e ponto. A chuva só aumenta o graud e dificuldade e elimina a vantagem de quem tem um melhor carro.
Vetel é bom de chuva porque é bom piloto, excelente, aliás.

J. Alves
J. Alves
15 anos atrás

Foi ótimo, mesmo… O que mais gosto é ver a reação dos caras quando fazem primeira pole, ganham primeira corrida… É muito divertido, dá pra sentir que eles realmente estão estourando de felicidade.

E concordo que o Massa se superou. Notoriamente ruim de água (como ele próprio reconhece, me parece), fez aquela volta no mesmo momento em que Kimi e Lewis estavam se embaralhando… Eu estava esperando a qualquer momento que um dos dois pulasse à frente do Massa. Mas não aconteceu, então mérito do Massa mesmo, acho.

A corrida amanhã promete ser boa, com os dois babando lá de trás, Massa em sexto tentando superar os “mais lentos” à frente. Tudo vai depender da meteorologia, também. Veremos. Torcedores do Massa, dedos cruzados por pista seca. Torcedores de corrida maluca divertida, que caia a água.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Boa tarde pessoal….., não me levem a mal, mas por favor não venham dizer que o Sebastian Vettel é gênio.
Já tem neguinho falando que o cara ja vai ser campeão em
breve,, é um bom piloto mas ainda falta muito chão……
Falaram a mesma coisa do Hamilton e me parece que o neguinho já começou a sair de giro,e o pior é que Hamilton é um bom piloto, mas não segura a barra……….
Se não bastasse todo exagero em cima do Hamilton, só faltava agora aguentar ós “Vetteletes” unidos com os “Hamiltetes “para meter o pau no Felipe Massa, que aliás, ao que tudo indica,para tristeza de alguns, ruma para o conquista do campeonato,, e merecidamente.

carlos apolio
15 anos atrás

mas nao se fala do projetista da toro rossi ,de 10 milhoes de dolares que era da maclarem o famoso esqueci o nome. hoje na rbs e toro rossi que anda fazerndo milagre com os carro.

Luís Gustavo
Luís Gustavo
15 anos atrás

É isso aí! O carro mais bonito da F-1 na pole! Viva a STR! Super Vettel!!! Vai moleque!!! E que chova canivete amanhã!!! Repito e reitero: CHUVA ARTIFICIAL nas corridas que não tiverem chuva natural!!! Show!!! Tudo embaralhado! Só no braço, sem controle de tração!!! Show!!! Espero que ninguém bata, pelo menos na largada, o que será muito difícil!

Eu adoro a BMW, mas… CHUPA QUE É DE UVA!!! Risos… O Vettel já tinha ganhado algumas se tivesse ficado por lá…

Fico aqui na torcida pra que vocês consigam espalhar a idéia do “muro com pontas de lança” ou da “areia movediça” nas áreas de escape!… Risos!

E parabéns pelo blog, Flávio! Ganhou até citação do Reginaldo Leme no programa dele, no dia em que não vou esquecer sua insistência em dizer que o Hamilton “não devolveu” a ultrapassagem… credo… ficou até meio chato pro Burti.

Christian Q. Spoto
15 anos atrás

Este outro vídeo também do mesmo assunto com a volta completa

http://www.youtube.com/watch?v=tJGZpWmlEtY

Christian Q. Spoto
15 anos atrás

A outra pole da minardi em 2003 com Jos Verstapen

http://www.youtube.com/watch?v=RlwuMxtl4AU

Phillipe
Phillipe
15 anos atrás

O melhor é o release no site da Toro Rosso, dá uma olhada!

MSM
MSM
15 anos atrás

Esqueçam a Minardi, o carro da Toro Rosso não tem mais nada da falecida. A partir da 2ª parte do campeonato, a equipe conseguiu melhorar o carro, e o Vettel que é ótimo piloto está tirando o máximo e a cada corrida vai melhorando. Quero só ver na Red Bull em 2009, vai passar muita gente ans corridas.
E o Bourdais parece que está conseguindo a cada gp melhorar a performace, já que ele não é um piloto ruim e apenas precisava de tempo para mostrar serviço, poderia ter ficado em 3º no grid, mas perdeu a posição parao Webber, se bem que para corrida acho que o Bourdais tem uma melhor tática do que o australiano.
Torci muito para o Kovalainen não baixar o tempo do Vettel!!!

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Goma, espinafrar teus textos é a parte mais divertida de tudo! Não corta o barato da galera! hahahaha

luis
luis
15 anos atrás

de mim não recebes espinafradas por por vettel afrente de hamilton

muito pelo contrario gomes…

vettel= novo bellof!

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Como comentado pela Renato Rollim, carro da Minardi nada… esse é um carro do Adrian Newey, que acho que é até melhor que o carro atual da Red Bull, principalmente em função do motor…

Agora, se a Ferrari está passando motores de 1a. linha e técnicos pra STR até, não seria uma estratégia pra roubarem pontos da Mclaren e ajudar Massa/Raikkonen??

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Incrivel! Simplesmente não consigo acreditar! Longa vida a Minardi!

Jobson
Jobson
15 anos atrás

No blog do Capelli, tem uma notícia curiosa, quem avisou foi Rafael Favoretto e Prblanco: a pole da Toro Rosso é a primeira de um carro com motor Ferrari, que não uma Ferrari.
A ironia? Aconteceu na Itália.
Definitivamente a Toro Rosso têm uma ótima dupla de pilotos. Bourdais só não brigou pela pole, pois rodou antes de abrir sua última volta rápida.

cruz
15 anos atrás

Bizarro…

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

caro Luiz Marcelo, acho que tua visão sobre a decepcionante 6ª colocação do Felipe Massa está um pouco embaçada, acreditoque dos carros que foram pra super-pole ele era o mais pesado. E vou usar um trecho de um post do blog do Capelli:
” Durante o Q1, não houve tantas surpresas, ficando de fora os mesmos de sempre (Barrichello, Piquet, Nakajima, Button e Sutil). Mas no Q2, a chuva forte que caiu depois de cinco minutos embaralhou completamente o grid. Felipe Massa, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen ainda não tinham feito boas voltas e foram praticamente condenados a ficarem de fora da parte final do treino. Felipe, porém, foi o único a fazer uma grande volta sob condições ruins e conseguiu, quase que por milagre, a décima posição, o levando para a superpole. Fantástico.”
Abraço a todos e que amanhã ocorra uma excelente corrida(vai ser como dizem aqui no RS: “pior que briga de foice no escuro”)

MarcioVS
MarcioVS
15 anos atrás

Adoro chuva! Já que vão fazer corrida noturna, bem que poderiam criar um chuveiro gigante ao longo do percurso para deixar a pista molhada em dias de sol. A corrida fica extremamente mais legal.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Lembrando que essa é a primeira vez na história da F1 que um MOTOR FERRARI larga na pole em outro carro que não uma Ferrari.

Ao todo são 202 poles com motor Ferrari, 201 com a Ferrari e agora uma com a Toro Rosso.

Acho que até amanhã a gente encontra mais feitos históricos envolvendo essa pole do Vettel…

Renato
15 anos atrás

Concordo plenamente. O Vettel é sensacional, se ele pegasse a Mclaren do Hamilton tenho certeza que disputaria o título, agora o Hamilton de Toro Rosso…..sei não!!!

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Concordei com você desde sempre sobre Vettel,
Hamilton veio ao mundo da F1 em berço de ouro, com os lacinhos de fita que o padrino Dennis lhe comprou, quando o matriculou na pré escola, iniciando esse patrocínio de carreira digamos assim “diferente”.
Com tanto mimo e preparo, sentando de cara num foguete custeado por dolares árabes e empurrado pelo melhor da engenharia alemã, tinha meio que obrigação de mostrar serviço, e o fez.
Já Vettel veio menos comprometido, com muita vontade e talento e tem mostrado bem mais com a estrutura que sua equipe tem, na minha opinião, é mais braço que Hamilton e a história provará.

Renato Rolim
Renato Rolim
15 anos atrás

J.N.Dias, a Toro Rosso a algumas corridas deixou de ser equipe do terceiro escalão.

Renato Rolim
Renato Rolim
15 anos atrás

Menos Flávio Gomes… Menos… Ele não fez pole com uma pole com um carro da antiga Minardi. Ele fez a pole com um carro da RedBull que foi projetado por Adrian Newey e tem motor Ferrari. A própria Toro Rosso tem pouca gente que trabalhou na Minardi. Além do monte de gente que não trabalha mais lá, essa semana Franz Tost declarou que além dos motores Ferrari, a equipe de Maranello cedeu um grupo de pessoas para trabalhar com a STR.

Claro que foi espetácular essa pole. Pra mim, também, ele é o melhor dessa nova geração. Mas vamos segurar a euforia ae. O garoto ta no caminho certo.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
15 anos atrás

Guardo comentários para amanhã, por enquanto FG quero sua opinião sobre o T-98 KOMBAT que imagino já conheçer, afinal este super SUV RUSSO que ainda não vi poraki, numa economia globalizada onde só os barões da indústria automotiva dão as cartas, parecem supremos e imbatíveis neste seguimento. Não é surpreendente que a mãe russa seja capaz de criar um produto com tanta qualidade e singularidade num universo em que predominam apenas cópias com pouquíssima criatividade. Mesmo com a possibilidade de ser herança dos terríveis anos de chumbo, é bom reconhecer o DNA da família Lada correndo nas artérias desse primo russo de tanta história. Mais será revelado.

Pedro arnaldo

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

Toro Rosso (a.k.a. Minardi) na pole. Taí, uma coisa que não se vê todo fim-de-semana. Na verdade, taí uma coisa que não se vê todo ano. Se Vettel fez isso com um carro que freqüentemente luta pra não ficar em último, o que esse cara não faria com uma Ferrari ou uma McLaren?
Lá vai uma praga: “Que amanhã chova, em Monza, como choveu hoje, e possamos ver a primeira vitória de uma equipe do “Terceiro Escalão”, para alegria dos italianos (E dos espectadores de todo o mundo) e desespero dos times do “Primeiro Escalão”. E que Massa vença e passe Hamilton!”

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Enquete: Quem está mais gagá, Galvão ou Luciano do Valle??
Coitado do Reginaldo Leme….

Lucas Paulo
Lucas Paulo
15 anos atrás

Vírgulas à parte, Parabéns ao Vettel e também ao Bourdais… Para quem tem toda a estrutura que têm Mclaren e Ferrari, BMW, Renault e Red Bull, é muito legal ver um time bem menor em estrutura conseguir uma pole e um quarto em condições diferentes das normais, mas sem nenhum benefício de ter andado no seco (como o Gomes bem falou). Sem contar que, há poucos anos atrás, esse time era uma Minardi! E eu ainda sou fã da Minardi…
Em tempo: se, como o Webber falou, a vantagem da Toro Rosso sobre a Red Bull é o motor Ferrari, por que é que a Ferrari se deu tão mal nas mesmas condições? A turma da Toro Rosso mudou todo o projeto recebido?
Deu dó ver o Bourdais sendo “apenas o quarto”… Puxa vida: quando o francês consegue sua melhor posição o alemão vai lá e faz a pole!
E o Coulthard? Esqueceu que era o final de semana da Red Bull? Foi o único dos quatro a ficar de fora do Q3…

Sylvio Saboya
Sylvio Saboya
15 anos atrás

Flávio Oliveira,
Parabéns pela brilhante mensagem!!!

rodrigo reis
rodrigo reis
15 anos atrás

cara pilota muito mesmo!!!
alem disso, parece ser muito gente boa!!!
Grande Bourdais tb!!!!

Fernando Petucco
15 anos atrás

Concordo ctg FG, o que vettel tem feito pra mim esta mto acima do hamilton, quero ver colocar o hamilton no carro da TR e ele fazer o q vettel tem feito….
e qestao de tempo o vettel chegar uma equipe de ponta e dar um banho no hamilton…..

a trajetoria do vettel me lembra mto a do senna.. q começou numa equipe pequena assmi cmo a TR, fez otima corridas, no outro ano foi pra uma equipe media, lotus no caso do senna e RB no caso do vettel.. o q vira dai pra frente so o futuro dira

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
15 anos atrás

Mais um alemão voador… Este cara é muito bom…Nestas condições, que de tempos em tempos ocorre na F1, onde a tecnologia e desenvolvimento do carro fica em segundo plano, o talento de um piloto como o Vettel aparece, gênio… Felipe decepcionou, e muito… Vettel está no mesmo time dos grandes. Felipe, não parece pertencer a este time. Como a BMW foi deixar este garoto ir embora????? E o cara já era um talento…

Sylvio Saboya
Sylvio Saboya
15 anos atrás

Acho o Vettel excelente piloto,daí dizer que é melhor que Hamilton existe uma grande diferênça.Acompanho Formula 1 desde 1972 e nunca vi uma primeira temporada de um piloto tão boa quanto a do inglês e olha que teve um bi-campeão como companheiro.Esse ano está comprovando que é diferenciado ,disputando palmo a palmo com a Ferrari. Voltando para o Vettel, ele precisa fazer um ano com uma grande equipe para sabermos se é regular sobre pressão.

Flavio Oliveira
15 anos atrás

1. Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere.

2. Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

3. Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

4. Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

5. E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

6. Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

7. A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

– Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
– Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Engraçado como vc nunca, NUNCA elogia o MASSA que tirou uma volta ninguem sabe da onde no Q2 e o Hamilton, quando a pressão chega no pescoço ele é o lambão de sempre afobado.

José Angelo
José Angelo
15 anos atrás

Lembrei exatamente disso… o cara fez uma pole com uma Minardi! hahaha…

E quem deve estar feliz mesmo é o Dietrich Mateschitz (ou algo que o valha!).