NO ESCURINHO (9)

SÃO PAULO (boom da Alemanha) – Rosberguinho em segundo, Glock em quarto, Vettel em quinto, Heidfeld em sexto. Quatro alemães entre os oito primeiros em Cingapura. Não é um acaso. É fruto dos “anos Schumacher”, que serviram, e muito, para estimular a molecada no país. A maioria andava de calças curtas quando Michael estreou, na Bélgica, em 1991. E cresceu vendo o patrício ganhando corridas e campeonatos.

É algo que, no entanto, não acontece na Espanha. Alonso, desde 2003, é protagonista do Mundial. E não apareceu nenhum espanholzinho espevitado nos últimos cinco anos para tomar a estrada que Fernandito abriu. Em categoria nenhuma.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Pra mim o Alonso é um Clay Regazzoni da atualidade.
Sobre a F-1 em si, a categoria hoje está muito mais competitiva que antes. Como Ferrista que sou, é difiícil acreditar que ela está indo no rumo da Seleção Brasileira de futebol masculino. Muito marketing e oba-oba por nada.

Marcel
Marcel
15 anos atrás

*mas tudo

Marcel
Marcel
15 anos atrás

realmente…

por ex, no brasil surgiu fenômeno similar a esse da alemanha, na época de senna, com mtos novos pilotos…

mas tu no fundão

Daniel
Daniel
15 anos atrás

O negócio dos espanhóis é moto mesmo. Fui ver a MotoGP no Estoril no ano passado e este ano, e pude ver o quanto eles são fanáticos. Invadiram Portugal, deviam ser uns 80% do público presente.

Aliás, a MotoGP é muito mais bacana, para quem vai ao autódromo, do que a F1, porque as corridas acabam virando um grande encontro de motos.

Eu só ficava imaginando o que os caras devem fazer naquelas estradas maravilhosas, voltando para a Espanha, depois de ver a corrida.

Alessandro Candido
Alessandro Candido
15 anos atrás

o Nelsinho é alemão também!!!!!

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Muito oportuno esse comentario, o sucesso estrondoso de Schumacher gerou muitos frutos. E assim, de certa forma, ocorreu com os exemplos de Emerson, Piquet e Senna no Brasil. Mas, parece que os Alemães estão sabendo aproveitar isso agora como poucos.

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
15 anos atrás

Falando em Vettel….ah se tivesse um carro melhor…Tá demonstrando que sabe tudo…Muita atenção neste rapaz…

MSM
MSM
15 anos atrás

Bem, o Nico andou muito hoje e se não tivesse o drive-trough poderia chegar em 1º. Apesar disso, não o considero um futuro piloto campeão na na F1, ao contrário do Vettel, esse sim, de longe o melhor desses alemães e com pinta de campeão.
Já o Glock aos poucos foi se acertando com o carro, mas ainda tem um desempenho irregular. E o Heidfeld, que é o mais antigo de todos, poderia estar mais a frente no campeonato, inclusive ajudando a equipe no Mundial de Construtores, mas ele ultimamente tem se classificado mal e não consegue ter um desempenho rápido igual ao Kubica.
E quanto aos pilotos espanhóis, o Alonso ganhou o 1º título em 2005, pode ser que daqui a 4 ou 5 anos apareça mais alguns candidatos na F1.

Fernando Gil Portela Vieira
Fernando Gil Portela Vieira
15 anos atrás

Em Spa/90, também houve 3 brasileiros nos pontos: o Senna venceu, o Piquet chegou numa colocação que não lembro agora, e o Gugelmin foi sexto.

veber
veber
15 anos atrás

nenhum chega aos pés de Michael Shumacher,,,, mas ,,,, estão seguindo a escola direitinho,,,,, vamos embora alemão,,,, dos 03 acho que o Vettel vai se dar melhor mas Glock e Rosberg também guiam muito bem

Edson Naga
Edson Naga
15 anos atrás

Flavio Gomes, o máximo de pilotos que o Brasil conseguiu classificar entre os 6 primeiros foram mesmo apenas 3 em dois GPs?

Silverstone/88: Vitória: Senna na Mclaren, 4º Lugar: Gugelmin na March e 5º Lugar: Piquet na Lotus.

Spa/91: Vitória: Senna Mclaren, 3º Lugar: Piquet na Benneton e 4º Lugar: Moreno na Benneton.

Teve outras provas que vc lembra ????

Confirma aí velho?

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

O Alonso está para a Espanha como o Alexandre Barros esteve para o Brasil.

Vá ver nas diversas categorias do motociclismo, seja motovelocidade, motocross, trial, sempre existiram feras do país no esporte.

No ciclismo também, seja ciclismo de estrada, mountain bike ou trialsin, sempre existiram craques espanhois.

O Alonso é uma exceção no país tradicionalíssimo nas duas rodas, com motor ou sem.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
15 anos atrás

Não querendo discordar do Smirkoff, mas já o fazendo, concordo que tem um monte de espanhóis nas categorias inferiores. Mas esses, parece que nem na Espanha tem empolgado ninguém.
Pelo visto, a Alonsomania não conseguiu mudar o jeito do espanhol ver o automobilismo dessa maneira. É claro que hoje em dia tem muito mais visibilidade, e, dentro de alguns anos, pode ser até que produza outro talento, mas hoje, isso não me parece provável.

daniel
daniel
15 anos atrás

ixi ….se com um alemao o flavio gomes ja endeusava , imagine agora com 4….. a
brincadeira a parte …realmente schumacher e a mercedes mudaram a cara da F1

carlos
carlos
15 anos atrás

basta um espanhol (o Alonso) pra acabar com todos esses 4

italian
italian
15 anos atrás

do que adianta, 5 pilotos medíocres (tirando talvez o Vettel)..é melhor qualidade que quantidade

geraldo nunes
geraldo nunes
15 anos atrás

nos anos 70, somente saqui a uns 5 a 10 anos aparecerão novos talentos por lá, inspirados no Alonso…

Paulao Toledo
Paulao Toledo
15 anos atrás

Realmente, impressionante o número de pilotos alemães, quando há pouco havia um sem número de pilotos franceses, ingleses e italianos no grid.
Mas calma, Flávio, o Alonso ganhou o título em 2006, portanto muito pouco tempo para já aparecerem frutos.

geraldo nunes
geraldo nunes
15 anos atrás

Fico com o Felipe e o André Luiz: somente agora a Espanha tem um primeiro grande nome no automobilismo. Mal comparando, seria como o Emerson Fittipaldi.

nardo77
nardo77
15 anos atrás

Boa corrida! Uma pena a Ferrari… O Massa nao merecia… Mas a Ferrari esta passando dos limites com este pirulito eletronico. Já é a segunda vez que eles soltam o piloto em cima de outro…

Smirkoff
Smirkoff
15 anos atrás

Ah, é claro que quando disse “o Schumi foi o único alemão vencedor por anos” me referia aos últimos vinte, não contando Herr Von Trips.

Smirkoff
Smirkoff
15 anos atrás

O Andy Soucek é espanhol, apesar do nome. Também o Javier Villa, o Roldan Rodriguez e o Adrian Valles. Nenhum gênio, mas todos correram na GP2 este ano, sendo o Soucek o melhor. Deve ter mais gente nas várias F3. Como referência, entre o primeiro campeonato do Emerson e o primeiro do Piquet foram nove anos. E o Schumi foi o único alemão vencedor por anos até o Ralf ampliar o score da Alemanha. Os espanhóis estão chegando, é questão de tempo.

felipe fugazi
felipe fugazi
15 anos atrás

a alemanha sempre teve tradição no automobilismo, tanto em termos de equipes como pilotos, só faltava um grande icone na categoria principal, e isso o michael schumacher fez fantasticamente.
já a espanha como comentou o eduardo cruz, a tradição é em duas rodas, no automobilismo, que eu me lembre de alguem grande, só o carlos sainz, só que ai é uma coisa off-road.

Felipe Marcos
Felipe Marcos
15 anos atrás

Acho que na Espanha o Alonso é mais um desses talentos esporádicos que surgem, a mentalidade do automobilismo parece ser diferente da alemã, acho que por lá é um tróço meio novo surgindo no país… não conheço quase nada para falar a verdade mas dá pra imaginar pelos raros nomes espanhóis que se vê nas categorias de alto nível e pela maneira como a imprensa de lá idolatra o Alonso… aliás, antes de surgir o Alonso sequer transmitiam as corridas para o país ao vivo (fonte: ouvi isso do galvão…), mesmo a Espanha sempre tendo seu grande prêmio e sendo casa de muitos testes de pré-temporada. Até aqueles testes aerodinâmicos em aeroportos sempre foram feitos na Espanha, acho que pra ano que vem tá proibido ou limitado esse negócio aí. Me parece ser bem diferente da Alemanha aonde tem Audi, Mercedes, BMW que investem muita grana no automobilismo, e no caso das duas últimas na própria F-1.

O chato é ver Vettel, Rosberg, até o Glock que não é tão novo mas veio pra ficar agora chegarem mandando bem no início e o Nelsinho se arrastar assim. Se ele ficar a pé ano que vem não dá pra dizer que foi injusto.

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Poxa flávio, tu se esqueceu do incrível piloto de teste espanhol Pedro de la rosa (risos)

O que falta pra Espanha creio que seja a cultura automobilística , que na Alemanha tem de sobra .

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
15 anos atrás

A não ser nas duas rodas, onde a molecada espanhola sempre mandou bem, até chegar nas categorias principais do motociclismo. Hoje, se temos o Pedrosa, que apesar de não ter ganho no MotoGP tem uma legião de seguidores, já temos também o Lorenzo, e, vindo das 250 e das 125cc, já tem garantidos os próximos anos pro torcedor espanhol.
O Alonso, até em terras espanholas, é do contra. Quando todo mundo lá adora 2 rodas, ele resolve correr nas 4 e é melhor que todos os de lá que já apareceram.

felipe massa krado
felipe massa krado
15 anos atrás

enquanto isso por aqui…. di Grassi pilota muito mas falta bastidores, Senna pilota médio e tem muita correria de bastidores…… vamos ver no que dá…..

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

Um pouquinho ali pro lado tem uma tal de… Polônia…