SENNA E VETTEL

SÃO PAULO (mais uma…) – Quem se mete a falar e escrever sobre F-1 no Brasil deve tomar alguns cuidados. Não criticar Ayrton Senna, por exemplo. É certeza de porrada por todos os lados. Ayrton, piloto excepcional e personagem enigmático, foi alçado à posição de santo informal por estas bandas do planeta, muito mais pela forma como morreu, uma espécie de mártir do esporte, do que por aquilo que fez nas pistas — proezas inacreditáveis, vitórias espetaculares, títulos inesquecíveis.

Tivesse seguido a carreira e passado pelos ciclos quase inevitáveis a qualquer esportista — a decadência técnica e o fim da linha, quando não se sabe bem a hora de parar, algo que acho que ele saberia escolher, porque não era bobo —, seria apenas um ídolo. Um grande ídolo, talvez o maior que o país já teve no esporte, mais até do que Pelé, porque Pelé não viveu seu auge numa era midiática como Ayrton e não teve uma emissora poderosa de TV a zelar por sua imagem, graças à amizade pessoal com a voz oficial das corridas (não é preciso insinuar nada aqui; Senna era muito amigo de Galvão Bueno, e isso resultava num viés indesejável das transmissões e coberturas da TV Globo que contrariava o bom jornalismo).

Ocorre que a idolatria a Senna, muitas vezes, passa dos limites. Vira devoção cega. Aí, não é só quem o critica que leva cacetada: basta não elogiá-lo, ou elogiar outros pilotos usando-o como parâmetro, mencionando seus feitos e procurando relativizá-los.

Aconteceu domingo por causa de Vettel. Escrevi que a vitória do alemãozinho em Monza foi um feito mais notável que o segundo lugar de Senna em Mônaco/1984, a corrida que o apresentou para o mundo. E mais notável também que a primeira vitória de Schumacher, de Benetton (equipe que já tinha vitórias no cartel), ou de Alonso, de Renault, ou de Fisichella, de Jordan.

Claro que as reações foram somente à comparação com Mônaco/1984. O tom chega a ser engraçado: “como ousa falar…”, “como tem coragem de dizer…”, “de onde você tirou que…”, “nunca alguém pode comparar nosso Ayrton com…”.

E aí, automaticamente, o elogio a Vettel vira uma crítica a Senna — o que é, evidentemente, um equívoco. A cegueira da devoção leva a isso. 

Schumacher foi demonizado por uma parcela dos torcedores brasileiros de F-1 porque superou todos os recordes de Senna. “Ele não conseguiria se Ayrton estivesse vivo…”, “o alemão é um safado, sujo e imoral…”, “com a Ferrari, até eu…”, “a equipe o protegia…”, e por aí vai. O carimbo de inimigo da nação vai demorar a sair de sua testa, como demorou com Prost, piloto do mesmo nível, feito do mesmo material.

O crime maior era (é) dizer que Schumacher foi melhor que Senna. Como Schumacher parou de correr, tal discussão, felizmente, esfriou. Agora o santo nome de Ayrton é evocado de novo para que se trace um paralelo entre ele e este jovem e impetuoso Vettel. Coitado, deve se revirar no túmulo diante de tanta histeria. Senna era tímido, e se tem uma coisa que nunca precisou, foi de gente para defendê-lo. A lembrança daquela corrida de Mônaco é natural, foi um desempenho tão raro quando o do piloto da Toro Rosso, é obrigação de qualquer um que fala/escreve sobre F-1 lembrar daquele episódio tão marcante.

Mas não pode, aquela foi a maior performance de todos os tempos e ponto final. “Como ousa?”.

Uai, eu achei a do Vettel melhor. Posso?

Subscribe
Notify of
guest

584 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
1 ano atrás

Em 2008, eu li este artigo e, garanto, não perdi dinheiro ao saber a opinião do Flávio Gomes. Em 2022, idêntico cenário: meus dólares seguem intactos no cofre da família. O fato é que, posto meu confesso #Materialismo, não consigo entender asperezas endereçadas ao autor do texto – ou será que alguém perdeu dinheiro e/ou bens materiais depois da leitura (ou, pior ainda, ficou com a saúde debilitada)? Eis algo curioso…

Dorkan Paul
Dorkan Paul
4 anos atrás

Abracao e belo site Flavio.

O que houve com Vettel ? Ou o que esta havendo ?

Perdeu para Ricciardo.
Perdeu tambem para Le Clerc, novato de 22 anos.

Acho que ele, Vettel, nao e tudo isso.
Venceu apenas no melhor carro. Depois tomou pau de dois caras, um deles um novato.

;-!

Mailson
Mailson
12 anos atrás

Poder pode. Mas pilotar em Monaco em 1984 com chuva, câmbio manual e embreagem, largando no meio do grid é uma coisa; em Monza com shift borboleta e um carro mais estável é menos do que ele fez. Acho que quase qualquer grande corrida hoje será menos do que ele fez, assim como alguém na época de Fangio deve ter feito algo mais inimaginável. Sempre torci mais para Piquet, mas os riscos que Senna tomou em 84 naquelas ruas alagadas fazem a maioria das pessoas independente de tendêncialismo considerar a corrida de Senna a melhor.

lucas franzon
lucas franzon
12 anos atrás

acho que compara vetel com senna e muito mal gosto da sua part sela e um deus pra nois brasileiros maior que pele ele foi noso maior idolo porios pense muito bem antes de falar mão do meu idolo ela foi o moior e melhor de todos os tempos por que ela coreu numa epoca a onde so tinha fera com piq prost lauda gian lezi grandes piloto vetel core numa f1 de uma nivil muito ruim

janus
janus
Reply to  lucas franzon
12 anos atrás

taí um cara que entende mesmo de ‘nivil muito ruim’ …

Rodrigo Alves
Rodrigo Alves
12 anos atrás

Estou completamente de acordo com o flavio. Aquela vitoria em monza 2008 pilotando um toro rosso é uma proeza superior a qualquer outra na F1. Obviamente a proeza do senna também deve ser destacada e recordada.

Acredito que sebastian vettel se tornará no melhor piloto de todos os tempos, acompanho f1 há muitos muitos muitos anos e sem duvida, este jovem é especial.

Mataya Sadhana
Mataya Sadhana
13 anos atrás

A F1 teve muitos gênios (Ascari, Clark, Brabham, Stewart, Fittipaldi, Lauda, Piquet, Prost). Mas – para quem tem bom-senso – sabe que desses grandes ases do volante, dois são mais do que geniais (que não têm êmulos): FANGIO e SENNA!

Eu, sinceramente, torço que Vettel esteja nessa lista! E, pelo que se percebe ele não está muito preocupado em ser comparado com os 10 maiores gênios da história!

Gosto muito dele, pois parece um jovem que ama o que faz!

Não existe cara amarrada com ele! Sempre de bom humor e é evidente que não será um FANGIO ou um SENNA; porém, tem sido muito regular naquilo que se propõem!

No entanto, não há como ser comparado com os DOIS maiores! Ninguém pôde ou pode! Mesmo aquele que possui sete títulos e 91 vitórias!

Como esses DOIS grandes luminares, não houve similares!

São como FRIEDENREICH e PELÉ!

Ou DI STEFANO e MARADONA!

Leonardo
Reply to  Mataya Sadhana
12 anos atrás

Por que não há como? Encerremos a história e acabem o mundo?

Mataya Sadhana
Mataya Sadhana
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

??????????????????????

Mataya Sadhana
Mataya Sadhana
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Estamos em 2014 e o mundo não acabou e Vettel não se sagrou pentacampeão (como Fangio) e não tem 41 vitórias (como Senna)! E é evidente – senhor sapiência – que a história não se encerrou até aqui! Mas me explica quem desses pilotos hodiernos irá superar Fangio que detém os melhores números da Fórmula 1 (na proporção)? “Por que não há como? Encerremos a história e acabem o mundo?”!!! Pois bem, apresenta-me números que me farão mudar de ideia! Não há como compará-lo a Fangio, “senhor sabe-tudo”!

José Augusto Sabato
José Augusto Sabato
13 anos atrás

Prezado Flávio, conheço este seu blog há apenas 10 dias.
Por insistência de meu filho mais velho.
Nestes dias de Natal e agora fim de ano, li mais de mil linhas suas.
Já me preparava para – de alguma forma – ficar seu fã, quando me deparei com este seu artigo (de dois anos passados) um tanto quanto infeliz.

Acompanho a fórmula 1 desde 1965 (Jim Clark, você sabe quem foi??). Havia apenas uma revista chamada Auto Esporte, que possuo desde o número Zéro (e quando visitava um amigo rico e italiano lia AutoSprint (com outro nome?)).
Eu até queria te mandar umas fotos escaneadas desta Auto Esporte(acho que vou desistir…).

Obviamente fui torcedor doente de TODOS os nossos pilotos.
Ví (ao vivo) o Emerson-Rato conquistar o Brasil e o mundo.
Torci como louco pelo Nelsinho (o Pai; era chamado assim).
E de forma muito natural amei um tal de Ayrton, que com muito talento ocupou o lugar que outros tiveram em meu coração.
Mas da mesma forma que me preparei para amar um tal de Rubinho, Felipe e recentemente me preparo (não custa sonhar) por Bruno e Lucas, que vieram e virão.
Por sinal durante alguns intervalos ainda consegui ser muito tifoso de outros rapazes de nome J.Rindt; J. Hunt, Hakkinen entre outros.
De forma que não consigo ser emocionado por um piloto EM DETRIMENTO de outros.

E é aí que pego o gancho.
Vejo nas suas linhas que você é altamente parcial.
Não consigo ler um artigo seu sem ver uma pitada de subjetividade (as vezes até infantil) em suas tomadas de posição.
A forma como você se refere a alguns desafetos (imbecil, imoral, besta-fera…) denigrem a sua coluna.
Quano elogias alguém, na sequencia alguém será mal falado.

E pra piorar você mexeu em uma de minhas feridas.
A morte do Mestre Ayrton ainda não me cicatrizou.
Você pode ser um boboca e me tachar de viúva, mas é quase a dor de perder um parente querido.
Desta forma as suas palavras deselogiosas me deixam um pouco chateado e confuso.
Você me soa como muito desrespeituoso.

Querido Flavio, claro, continuarei lendo seu blog.
Mas – nunca mais – espiritualmente desarmado.

Abraço!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  José Augusto Sabato
13 anos atrás

E isso eu escrevi quando o Vettel ainda não era campeão… Como se vê, o alemãozinho vem cumprindo as profecias dos que conhecem automobilismo, e não apenas prestam uma devoção doentia a alguém. De qualquer forma, obrigado pela audiência. Não escrevo para ter fãs. Portanto, não me importo se você (ou qualquer um) me acha a encarnação do demônio só porque tenho opiniões a respeito de pilotos. Quem confere alguma relevância a isso, a opinião que cada um tem sobre pilotos, jogadores de futebol, o que quer que seja, tem problemas.

Prada
Prada
13 anos atrás

E pensar que esta galera não viu o Jean Pierre Beltoise colocar uma volta no terceiro e duas no quarto colocado também em Monaco, num dilúvio e de BRM (bem pior que a Toleman de 84). Detalhe: foi sua única vitória na carreira…

Clark Griswold
13 anos atrás

É só dar uma olhadinha nos comentários deste post que ele se justifica. Quanta idolatria! Citam revistas internacionais e blá… como se outros gênios também já não tivessem sido manchetes delas…

“só o Senna”! Aham…

Rony
Rony
13 anos atrás

Gente pelo amor de Deus…comparar o DEUS do automobilismo com simples e humildes mortais como vettel, schumacher, alonso….e etc….ahhh pelo ammorr nehh…
Senna eh genio, eh o melhor, melhor que todo mundo, e na chuva eh melhor ainda… …quer prova disso? vejam no youtube, suzuka 88 , brasil 91, donington 93, soh isso ..chega pq se nao vira humilhação para os outros pilotinhjos citados .SENNA, SIMPLY THE BEST.!

Tiaguinho gatinho
Tiaguinho gatinho
14 anos atrás

Todos dois são muito bons. A tecnologia não deixa ter certeza de quem é o melhor piloto! Coloca uma carroça e os pilotos puxando-as e teremos a certeza de quem pilota mais.

Cesar
Cesar
14 anos atrás

Prezado Flavio;

Estou com uma enorme dificuldade para responder a este artigo, sem entrar nas proezas de Ayrton Senna.

Você é um profissional e eu o respeito e admiro muito, contudo sua comparação foi infeliz: Vettel correu com um dos melhores carros da temporada enquanto Senna tinha um dos piores. O carro de Senna era empurrado por um motor Hart (alguém já ouviu falar?) de QUATRO CILINDROS.

Acho que está certo em afirmar que muitos “apedrejam” os jornalistas de maneira muitas vezes irracional.

Senna errou? Sim, errou e muito. Mas também arriscou e muito! E quando vejo alguém se arriscar uma ou duas vezes, acaba saindo da corrida. Senna vencia assim. Sortudo? Ou ele tinha algo mais que conseguia controlar os riscos que assumia melhor que os outros?

Eu olho friamente e me julgo imparcial quando analiso o que Senna fez e nunca vi nenhum outro fazer igual. Fazer comparações é simplesmente querer criar polêmica mesmo.

Abraço!

Renato Giatti
Renato Giatti
14 anos atrás

Realmente Flávio Gomes temos que tomar muito cuidado ao falar de F-1 no Brasil pois temos pessoas que são meio retardadadas da cabeça e não aceitam de jeito nenhum que uma pessoa ache que outro piloto foi melhor que o Senna , não desmereço ele de jeito nenhum acho que ele foi um grande piloto mas não o melhor de todos, pois esse titulo pertence a Juan Manuel Fangio na minha opinião mas vai falar isso para as algumas viuvas para ver a reação delas, só falta querer bater na gente.

Pedro Páduap
Pedro Páduap
Reply to  Renato Giatti
14 anos atrás

Oh Renato, com o devido respeito, coloca qualquer piloto a fezer a última parte do Grande Prémio de Interlagos só com a 6ª marcha e depois me fala até onde eles chegam…
Ah, só mais um detalhe “sem importância”: fala p eles que a pista está molhada…
Nem vou falar do Mónaco de 84, Estoril de 85, Donington de 93…
Abraço!

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Gomes, e seu intuito em comparar a performance de Vettel com a de Senna em 84 era qual, mesmo?
Concordo plenamente com vc quando diz que no Brasil deve se tomar cuidado ao falar e escrever sobre F1. Há um lado que santifica seus ídolos e outro que os menciona só pra criar polêmica, só pra ser “o cara que ousou dizer o contrário”.
Acho uma pena que um “terceiro lado”, o da imparcialidade, seja tão raro por essas bandas.

Felipe
Felipe
14 anos atrás

“Senna não foi tudo isso não.”

Tenque dar risada com umas coisas dessas no post acima…

O pior é que a maioria que fala q senna não é td isso não acompanhou a carreira dele e ainda no post do MassaXRubinho falam que o barriquelo eh melhor, tenq dar risada mesmo auahauahuahauahauha comédia, mas faze o que né, afinal opiniao cada um tem a sua…

ahauhauahauha

“Senna não foi tudo isso não.”

ahauhauahuaha

meu deus…

vai fala pro schumacher fazer uma corrida inteira desde a terceira volta com F3 na decada de 80 em silverstone sem embreagem… só trocando marcha com o barulho do motor e vencer a corrida de ponta a ponta…

vai fala pro schumacher qual foi o tempo dele no primeiro treino que fez na F1, o cara que não foi tudo isso quebrou o recorde da pista de donington na primeira vez que andou com uma F1.

ahuahauhauahauha

“Senna não foi tudo isso não.”

aahuahauahauahuah

comédia

Virgilio Gimenes
Virgilio Gimenes
14 anos atrás

Falta de informação é o pior defeito de fans-meia-boca, que por qualquer coisa chamam os admiradores do Senna de “viúvas”. Acompanho a F1 desde 81, e não é só via Globo e reprisinha fajuta no Fantástico não. Tenho é pilhas de revistas Autosprint, F1 Racing, Auto Sport e por aí vai, e para quem não sabe, em todos os países que possuem cultura automobilística o Senna é considerado o maior gênio da história desse esporte. Fangio, Stewart, Schumacher, Lauda, Rosberg, Mansell e outros já fizeram declarações oficiais para publicações mundiais sérias, afirmando que Senna é indiscutivelmente o melhor piloto que a F1 já viu correr. Mais uma informação gratuita nos bebês que nem viram o começo da carreira do Schumacher, no Japão o Senna é mais venerado que aqui no Brasil, na Inglaterra ele é reverenciado tanto quanto o Mansell, e olha que nesses países não tem nenhum Galvão pra fazer lavagem cerebral em ninguém! O Vettel é bom, muito bom, mas são condições totalmente diferentes. Lembrem-se (se puderem), o Alesi também foi muito bom nos primeiros anos, o Montoya também, o Kubica também e por aí vai. Se em Mônaco o Senna tivesse largado na pole, ele tinha dado volta de vantagem sobre o segundo (o Prost), manda o Vettel fazer igual…

Pedro Pádua
Pedro Pádua
Reply to  Virgilio Gimenes
14 anos atrás

Grande Virgílio! É isso aí. Assino por baixo esse depo.
O Ayrton além do excepcional piloto, era um ser fora do comum dos mortais!
Basta só ver qual o piloto ou outro esportista que até hoje preocupou (de coração) com as crianças deste mundo!
E tem mais, jamais me vai sair da minha mente e de muitas mais pessoas, o sorrir ciníco do shumacher quando venceu aquele terrivel Grande Prémio de Ímola de 1994!
Enquanto Ayrton subia ao céu, cá em baixo alguém se dava por satisfeito por não ter mais rival nenhum que conseguisse lhe fazer frente. Bem que schumacher poderia ter disfarçado melhor a triste e repugnante cena que fez mas enfim, os actos são para quem os pratica!
Abraço!

SENNA
SENNA
Reply to  Virgilio Gimenes
12 anos atrás

Já fez….

Alex K.
Alex K.
14 anos atrás

Vettel baterá todos os recordes de Shumacher inclusive. Senna não foi tudo isso não.

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Não sou de eudeusar ninguém. Acompanho a F1 desde os tempos de Piquet. Acho o Shumaço fantástico (acompanhei toda a carreira dele, assim como toda a carreira do Senna). Acho os dois fantásticos mas acho que o senna era mais arrojado, tinha mais braço, dava mais show. acho que o alemaozinho (vettel) vai pelo mesmo caminho dos grandes.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Não tem nem que comparar, pra começar. Duas pistas diferentes, com carros em situações diferentes. Apesar de achar Vettel um excelente piloto, talvez melhor que o Schumacher, seu comentário teria muito mais respaldo, se fosse feito 1 ano atrás, quando ele andava lá atrás, não acha ?

Goiás
Goiás
14 anos atrás

Essa corrida de Mônaco eu tive o privilégio de assistir. Eu era um gurizinho mas me lembro bem dela. Bons tempos aqueles onde a F1 era bem melhor do que hoje e quando o Brasil tinha ótimos pilotos nos dando alegrias e mais alegrias…
Idolatria a parte o feito do Senna foi 989898 vezes maior do que esse do Vettel.

Flauzino
Flauzino
14 anos atrás

Muito bem Flávio Gomes. Só esqueceu de dizer que assim como os xiitas sennistas tbm existem os fundamentalistas schumistas. Mas perfeito, agora comparar RBR 2009 com aquela Toleman vc deu uma escorregadinha feia no mar da implicancia heim ? O problema de vc’s quererem atirar na Globo, na mídia podre, na beatificaçao ao Senna, na idolatria estúpida e insistente do povo brasileiro a qualquer coisa é acabar por macular o talento do Senna que sem dúvidas, era algo impressionante mesmo.
Continue assim Flávio Gomes. Continue assim e aguente as consequencias do juízo final.

Giam
Giam
14 anos atrás

O Celso Itiberê, no jornal o Globo, é bem claro. Ele diz: “Ao ver Vettel, não vejo como não me lembrar de Senna”. Senna jamais será superado mas o Vettel lembra muito o Senna!

Leonardo Ferreira
Leonardo Ferreira
15 anos atrás

Flávio, apesar de eu ser um senólico apostólico romano, não estou puxando o saco do Ayrton, mas acho que a vitória em Mônaco (que é reconhecido por muitos como o circuito mais difícil de se pilotar, não é para qualquer um, Piquet pai teve que parar o carro para vomitar quando estreiou lá) foi a mais notável e sempre vai ser. Explico: um F1 hoje, por mais alterações que façam, nunca será tão difícil de pilotar como era naquela época. Mas sem dúvida, foi uma grande vitória, sem emoção, mas foi. Se derem um carro bom para ele logo, e começar a ter regularidade, ele deverá superar Schumacher. A looooonnngo prazo, é claro!

Cristiano
Cristiano
15 anos atrás

…’a vitória do alemãozinho em Monza foi um feito mais notável que o segundo lugar de Senna em Mônaco/1984′ … Tá brincando? Só pode… O Vettel venceu, e é um ótimo piloto, verdade. Mas Vettel e a Toro Rosso tiveram um dos carros mais rápidos para aquelas condições. Já Senna, largando lá atrás, em um carro péssimo, passou vários pilotos excelentes, como Lauda que dirigia uma Mclaren muito mais rápida. E venceria se não parasem a prova. É extremamente claro que o feito de Senna nem se compara com o de Vettel.

Bronca
Bronca
15 anos atrás

Olha em quem o Senna bateu a vida toda: Lauda, Prost, Piquet, Mansell e Schumacher. Fala sério, fanfarrão.

Renato
15 anos atrás

Ernesto Longhi: F1, F1, futebol futebol. Mas eu estou começando a achar o público de futebol mais civilizado que o de F1.
Para variar, alguém discutindo desqualificando o interlocutor…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
15 anos atrás

Olha, Gomes: O prblema é que, no Brasil, há muita viúva do Senna… Tudo bem. O cara foi um fenômeno, e me levou a prestar mais atenção à F1, já que eu não era nascido para ver o Emerson e o Piquet correndo com viaturas competitivas na F1. A vitória do Vettel foi demais, Aí, vem as viúvas (aquelas que eram loucas por ele, daí lêem o livro do Ernesto Rodrigues e ficam enlouquecidas) encher o saco de quem escreve F1 com imparcialidade. Acho até que acomparação não cabe pois é comparar maçã com cenoura (mais de 20 anos de diferença), mas é bom só pra ver as viúvas pirando… Por que, quando comparam o Senna e o Piquet, ninguém fala do Emerson? Esse sim abriu as “portas do bar para os demias boêmios”, mas que nada. Quando as viúvas sentirem saudade, podem dar uma chegada no Morumbi….

Cesa
Cesa
15 anos atrás

Só quero ver uma coisa, até onde Vettel vai como essa proeza, se foi apenas essa ou se vai dar continuidade a sua “genialidade” – motor pra frente que atrás vem pilotos.

Fernando Linhares
Fernando Linhares
15 anos atrás

As corridas são diferentes demais para serem comparadas. Senna fez uma corrida de recuperação, na chuva andando mais rápido que todos e mantendo o carro na pista, coisa que muita gente tarimbada não conseguiu. A corrida do Vettel foi outra: tempo seco, poucos abandonos e uma condução maestral. Pelo espetáculo, continuo preferindo a performance do Senna.

Frederico Cavalcante
Frederico Cavalcante
15 anos atrás

E a vitoria do Barrichello na Alemanha em 2000, quando ele largou lá atrás, na chuva, e não trocou pneus? Tudo bem que o Schumacher saiu da corrida, mas se ele saiu, problema dele! E outra: ninguem da Globo fala que em Monaco 1984 o Stefan Bellof vinha atrás em terceiro prontinho pra ultrapassar Senna e Prost.

Leandro
15 anos atrás

Oi Flavio acompanho F1 desde 1981 quando eu tinha 2 anos ,sou apenas um razoavel conhecedor e profundo amante da F1 . Achei a perfomance de Vettel excelente ,assim como achei a de Ayrton em 84 uma das mais lindas que eu vi na F1 . Mas foram carros diferentes ,épocas diferentes .Sem comparações : Essa é a minha humilde opinião . Falou galera

carlos
carlos
15 anos atrás

Do mesmo jeito que tem brasileiro que idolatra alguém por ser brasileiro, tem os Flávios da vida que não se conformam de um brasileiro ser bom

Marcius Rodrigues
Marcius Rodrigues
15 anos atrás

Flávio,
Como você acompanho o automobilismo há um bom tempo, porém, penso em alguns fatores que diferem Senna do resto (fora o Schumacher). Ousadia, quando todos não tiveram, capacidade analítica idem, fortemente concentrado e colega tenho que lhe falar, show e carisma, o cara dava show, o que não lembro quando o schumacher largava atrás fazia besteira de montão. Outros fatores levam a outros pensamentos, tais como: ele não teve que enfrentar, Mansell, Prost, Piquet, só para citar, que na minha humilde opinião foram muito melhores adversários do que o Michael enfrentou. Quando o própio Schumi enfrentou dois oponentes Mika e Alonso, a coisa foi completamente diferente ou não e acredito que o Airton foi muito melhor que os citados acima. Gosto do Schumi pela capacidade técnica invejável, mas, ele tem alguns pontos contra (final de campeonato), que permite que veja o Airton Senna como o melhor piloto.
Fraternalmente.

Daniel Gomes
15 anos atrás

Shumacher 1
Fangio 2
Piquet 3
Senna 4
Prost 5

Meu Top Five.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere
15 anos atrás

È incrível, mas por que nunca comparam Schumacher com os outros? Sempre o Senna…Isso so mostra a superioridade?

Felipe Portela
Felipe Portela
15 anos atrás

Dizer que toda essa “áurea” ao redor de Senna, é culpa do Galvão eh um engano terrível. Basta ver alguns vídeos dele no YouTube e verão que os comentários são extremamente positivos sendo uma grande parte em inglês. Apesar de todo o marketing feito por parte da imprensa e pelo próprio Senna, Ex-pilotos e jornalistas estrangeiros tb não duvidam da genialidade dele.

Pior ainda eh comparar uma exibição como aquela em Monaco, de Toleman Hart, com a vitória do Vettel em Monza de STR-Ferrari

A Toleman era limitadíssima, muito mais do que a STR que tem o suporte da Red Bull (inclusive conta com o mitico Adrian Newey) e com aquele foguete da Ferrari empurrando.

Monaco eh a pista mais desafiante do calendario sem duvidas, e com certeza o piloto faz muito mais a diferença, ainda mais naquelas condições. Monza, que eh a casa dos italianos (STR de Faenza + Motor Ferrari) certamente tb nao eh facil, mas eh incomparavelmente mais favoravel ao piloto e queria ver se ele ganharia correndo de Honda.

Qnt aos pilotos na pista, nem vou comparar pra num dizerem que só os antigos são bons, basta contar os títulos mundiais dentro das duas situações.

Não posso desmerecer a vitória e o talento do Vettel, tenho certeza que ele vai fazer exibições melhores ainda mas eh incomparável com Senna.

Não me importo em ser chamado de viúva, ate pq quem faz isso, eh pq não tem melhores argumentos. Estamos aqui discutindo baseados em fatos.

Felipe Tranjan
Felipe Tranjan
15 anos atrás

Qual é problema de haver “Sennistas”, “Viuvas do Senna” ou gente cegamente fã do Senna como eu?
O cara foi um heroi, é ídolo até hoje no mundo todo.
Qual é o problema? O Flávio Gomes é viciado nos #96 ou #69 (sei lá) e ninguém fica enchendo o saco dele por isso…
Larga do nosso pé, chulé. Deixa a gente idolatrar alguém sossegado…

Marco
Marco
15 anos atrás

Tem que ser levada em considerção da diferença de uma toleman para uma toro roso de motor ferrari filha do Adrian Newey.

Renato
15 anos atrás

Acho o Flávio Gomes um dos melhores jornalistas do Brasil na atualidade, e não só no âmbito automobilístico. Agora, o que alguém falou lá no comecinho dos comentários é verdade: ele é fã do Schumacher e nunca gostou muito do Senna, desde a época da briga com o Prost. Mas acho a comparação entre Monaco/84 e Monza/08 pertinente. Não se pode esquecer, contudo, que foram corridas muito diferentes. O Senna largou lá de trás, com um carro abaixo da média veio ultrapassando todo mundo; o Vettel, por sua vez, largou na frente, com um carro muito inferior (lembrem-se que ele chegou na frente do Kovalainen, com a McLaren) e dominou a corrida toda de forma magistral, sem dar chance a ninguém.
O Senna, naquela corrida, era ainda mais inexperiente do que o Vettel era em Monza. Não conseguiu vencer a corrida, como o Vettel fez, mas superou monstros como Lauda, e acabou com o Prost, no cronômetro, enquanto estava em segundo. Mas não se pode esquecer o Belof também vinha muito rápido atrás.
Em suma, acho a comparação interessante, feita essas ressalvas. O Senna de Mônaco/84 se tornou o Senna tricampeão, mestre das poles (ainda que não mais recordista) e um mito por ter morrido antes de ser o que poderia ter sido. Vamos ver como o Vettel vai se sair daqui para frente. Acredito que ele será muito em breve campeão mundial.

Luiz Evandro de Angelis
15 anos atrás

acompanho corridas a muito tempo, o mehor pilotos de todos GILLES VILLENEUVE

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Todo mundo tem direito a achar qualquer coisa.

Você tem direito a achar que o Vettel, que largou na pole por pura sorte e manteve a posição em uma corrida com muita chuva (e spray na cara de quem vem atrás) foi melhor que o Senna, que largou em 13 em uma pista de kart indoor na chuva e só não venceu porque terminaram a corrida uma volta antes dele passar o Prost. Você tem todo o direito.

Mas qualquer um tem direito a te achar um cabeça-dura-do-contra que só tá falando isso pra capitalizar daqui a alguns anos, pra poder dizer quando (se) o Vettel for campeão que você o comparou a Senna muitos anos atrás…

DOMICIO JOSE
DOMICIO JOSE
15 anos atrás

Seu comentário tem sentido, e sem dúvida nenhuma Senna deve ser comparado a qualquer piloto que inicie, que esteja, e que já passou na F-1. Ele foi bom , mas não foi o melhor.

E tem mais: pode ter sido de outro planeta, por que desse não.

O autor do comentário deve sempre fazer comparações não só a Senna (passado) como em relação a outros pilotos. Não tema, e senta a pua !!!!

Parabéns!!!!!!!!!

Jorge
Jorge
15 anos atrás

DE OUTRO PLANETA!!!

Bem, acho que o meu comentario, vai dar o que falar!
CONCORDO COM VOCÊ SOMENTE QUE O VETTEL É MUITO BOM, SENSACIONAL, MAS VOU DEIXAR UM COMENTARIO DE UM REPORTER ARGETINO PERGUNTANDO AO APOSENTADO EX PILOTO DE F1. CARLOS REUTEMAN, QUEM ERA O MELHOR PILOTO DO MUNDO: REUTEMAN RESPONDEU COM SEUS ARGUMENTOS QUE ERA PROST, AO QUE O REPORTER RETRUCOU E O SENNA? AO QUE REUTEMAN RESPONDEU O SEGUINTE: PROST ERA O MELHOR PILOTO DE MUNDO….
E SENNA? NAO…!!! SENNA É DE OUTRO MUNDO, SENNA É O MELHOR PILOTO DE TODAS DO UNIVERSO, É SIMPLESMENTE DE OUTRO PLANETA!!!

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
15 anos atrás

O caso é que na corrida de Mônaco o Ayrton largou lá de trâs e veio ganhando todas as posições, um verdadeiro “show”, e só não ganhou a corrida devido a politica que predomina na F1.
Já na corrida que Vettel venceu em Monza, para mim foi uma das mais sem emoção que já assisiti, não porque era o Vettel, mas porque não tem como comparar a F1 de hoje como a F1 dos meados de 90 para trás, pois é tanta tecnologia e punição para isso ou aquilo que o piloto faça, que a FIA esta matando a categoria, e caso alguem tenha duvida e queira comparar as duas corridas, é só assisiti-las novamente e verás que elas são incomparaveis!

Zé Luis
Zé Luis
15 anos atrás

Concordo com todas as observações feitas pelo Mandrake, logo acima.

Além de uma análise bastande tendenciosa, a parcialidade ‘anti-tupiniquim’ do Flávio Gomes é até hilária.

Mais do que o Hamilton seria execrado, a conquista do Vettel seria ‘admirável, mas absolutamente normal’, se ambos fossem brasileiros.

O Galvão Bueno também é parcial, claro; mas ele se empolga falando de pilotos brasileiros para expectadores brasileiros. O esporte ao vivo é assim mesmo, cheio de emoções momentâneas.

Só questiono uma pequena observação: O Schumacher foi o maior de todos os tempos porque o Senna não estava lá. Seria um duelo lindo. O piloto alemão amadurecendo sendo ‘parceiro de palco’ de um ‘gladiador velocíssimo’ e duro na queda.

Pra mim, a ultrapassagem mais linda da F1, foi àquela do Piquet (de Williams) sobre o Senna (de Mclaren) no GP da Hungria em 1986. Ele contornou àquela curva quase toda de ‘lado’!

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Senna era rapidíssimo, Piquet mais engenheiro, Emerson mais cerebral.

Entre os 3, sempre fui mais Piquet, embora tenha aplaudido muito os outros 2, além do Moco, Rubinho, Massa, e defendido o Emerson das críticas perversas à ousada tentativa de fazer uma equipe de F1 brasileira.

Nunca aplaudi Christian Fittipaldi nem Pedro Paulo Diniz, mas respeito que o fez.

Só acho engraçadas ás críticas feitas à parcialidade do Galvão Bueno, e à sua impropriedade jornalística, quando Flavio Gomes é um tremendo torcedor, parcial (normalmente contra os nossos pilotos), que desinforma e (de)forma uma geração de torcedores que analisam as performances dos nossos pilotos com o coração e sem o menor conhecimento das leis da física que atuam sobre os carros.

Haja vista a teimosa defesa do Hamilton. Fosse ele brasileiro e seria devidamente enxovalhado pelo “jornalista”.

Todos os méritos ao Vettel, pois o menino foi brilhante. Schumacher foi o maior piloto de todos os tempos e os números estão aí para prová-lo.

Cléber Fabbri
15 anos atrás

Caro Flávio
Tenho 38 anos e sempre gostei mais do Piquet como piloto do que do Senna – embora reconheça o enorme talento deste. Portanto, fico muito feliz quando vejo alguém como você escrever linhas corajosas, em que coloca as coisas nos seus devidos lugares, sem puxar o saco ou desmerecer o trabalho de ninguém, apenas analisando com propriedade.
Aliás, um amigo meu tem uma teoria curiosa: se dessem dois carros idênticos a Senna e Piquet para correrem um campeonato imaginário, o primeiro faria 80% das poles, mas o título ficaria com o segundo.

Alan
Alan
15 anos atrás

Vale acrescentar:

Mônaco 84 foi a sexta etapa do calendário e a sexta participação de Senna na F-1, pois era sua temporada de estréia.

Monza 08 foi a décima quarta etapa da temporada, somando-se as 18 de 07, Vettel largava pela 32ª vez, tendo ao menos duas temporadas anteriores, creio eu, como piloto de testes, treinando nas sextas-feiras, etc.

Ou seja, Senna fez tudo aquilo como novato. Vettel, tá na F-1 desde antes de ter barba, quase um “veterano”.

Júlio Previero
Júlio Previero
15 anos atrás

Não, não pode!…só me responda…Com se comporta um carro de F1 hoje na chuva e a 24 anos atrás?
Para de brincadeira.

Max
Max
15 anos atrás

Concordo plenamente com vc.!! Senna foi um piloto fantástico que sempre terá um lugar especial em nossos corações, mas o que Vettel fez no GP de Monza, não tem precedentes.
A corrida não caiu no colo, foi arrancada com competência, fato este que só os grandes pilotos conseguem.
O Esporte automibilístico saúda mais uma grande e jovem promessa.
O Rei foi deposto!!! longa vida ao novo rei!!!