CHININHAS (4)

LONDRINA (até já) – A pior corrida do ano? Até onde minha memória alcança, sim. Depois de uma sequência de provas polêmicas, molhadas e diferentes, Bélgica, Itália, Cingapura e Japão, o GP da China levou a F-1 de volta ao nível do chatérrimo GP da Europa, em Valência. Eu imaginava que seria assim. Hamilton fora muito superior à Ferrari em todos os treinos, e não repetiria as bobagens recentes, gato escaldado que está virando. Se largasse bem, como largou, ganharia com um pé nas costas.

E ganhou com um pé nas costas, de fato, abrindo sete pontos para Felipe Massa na classificação, o mesmo que tinha sobre Raikkonen no ano passado a uma prova do final. Perdeu o título, como se sabe, para o finlandês. A diferença é que Lewis tinha, como companheiro de equipe, Fernando Alonso. Com chances de ser campeão, também… Agora, tem Heikki Kovalainen, que não ameaça nem uma mosca (rapaz instável, esse Kovalainen). Com 94 x 87 no placar, um quinto lugar lhe basta em Interlagos, mesmo que Massa vença. É uma vantagem considerável.

Felipe fez uma corrida ruim, andando em terceiro, distante de Raikkonen cerca de 8s na maior parte do tempo. A sete voltas do final, como era normal e esperado, e depois de tirar o pé por voltas seguidas, Kimi entregou a posição ao companheiro e dois pontinhos extras na luta pela taça. Hamilton recebeu a quadriculada quase 15s à frente do brasileiro e foi elogiado por seu engenheiro pela “disciplina” na corrida. Garoto que levou bronca na aula anterior, sabe como é…

Hamilton, Massa e Raikkonen no pódio; e, fechando a zona de pontos, Alonso, Heidfeld, Kubica, Glock e Piquet-pimpolho. Barrichello foi o 11º. Corrida de pouquíssima ação, um porre matinal em horário de verão. Merecerá apenas este post, porque daqui a pouco quem vai para a pista sou eu.

Palpite para o título? Dá Hamilton. A Ferrari e Massa perderam suas chances com erros seguidos em momentos diversos da temporada. Muita gente vai lembrar apenas do pirulito eletrônico de Cingapura. Mas não foi só ele. Na base da disciplina, como mencionou o engenheiro pelo rádio, Lewis deve sair de Interlagos como o mais jovem campeão de todos os tempos.

Subscribe
Notify of
guest
146 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
13 anos atrás

Massista chatos de plantão: Kimi pagou a dívida com o coitadinho do moleque mimado paulistano? Quase teve que estacionar o carro para o mauricinho passar. Azar o dele, dia 2 é dia de finados mesmo! Ele ganha a corrida, mas perde o título, melhor impossível!

Antonio José
Antonio José
13 anos atrás

Você falou tudo Flávio e, como previa, foi uma corrida monótona, embora com boa pista, mas num ambiente que me pareceu estranho para a F1, não sei por que.

McLaren absoluta em Xangai, como aliás tem sido na maioria das vezes, fato que lhe garantiu essa vitoria e deve lhe dar o campeonato, justamente. Depois da corrida fiquei pensando que essa disputa deveria ter seu nome mudado para Campeonato Mundial de Equipes ou, Mundial de Marcas e Equipes, porque não se pode avaliar somente o mérito dos pilotos em relação aos resultados. Felipe Massa estaria liderando a pontuação, talvez até folgadamente, se não fossem os erros da equipe. E a McLaren que fez tudo mais certinho e tem tido carro superior nos momentos determinantes merece ganhar.

Parece que ainda resta uma chance remota para Interlagos, mas dependeria de um grande milagre, não é?

É pena, no proximo ano haverá uma série de mudanças importantes e não sabemos se o Massa terá esse mesmo ‘embalo’ de 2008 para tentar o título. Sabíamos que sua carreira este ano seria como uma curva de potência – depois de chegar ao limite maximo, entra em declínio. Espero que minha analogia esteja completamente errada, pois torci até agora e continuarei a torcer fervorosamente por todos os nossos Brasileiros.

Otto Lima
Otto Lima
13 anos atrás

Craque do fim de semana: Hamilton

Baranga do fim de semana: Kovalainen

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Tenho quase certeza que o Massa leva a corrida de Interlagos, mas acho pouco provável que o Hamilton não faça 4 pontos. Vai ser muito difícil pro Felipe reverter.

Realmente, a corrida foi muito chata.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Corrida chata! Os fiscais podiam inventar algo pra ficar mais emocionante.

FHC
FHC
13 anos atrás

Engraçado… Passamos sei lá quantos dias – desde a prova do Japão – escutando que os dois últimos circuitos eram propícios à Ferrari e então… Fala sério!!! Como disse um comentarista aí em cima, não dá pra torcer para esta equipe.

Luís Gustavo
Luís Gustavo
13 anos atrás

… ai, ai…

Início do horário de verão
+
corridinha chinfrin
+
de madrugada

uma chuvinha pra “animar”

carros colados em disputas intermináveis “a la” Indy ou NASCAR
=
zzzzzzzzzzzzzzzzzzz………………….

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Uma coisa que Felipe deve sempre pensar eu pensaria, não é em pirulito, é em um motor quebrado na ultima volta da Hungria e como aqueles 10 pontos fazem falta agora.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
13 anos atrás

Eu ainda acredito no Massa!
A esperança é a última que morre, pena que morre…

Denise
Denise
13 anos atrás

Infelizmente, você tá certíssimo Flávio… uma pena!

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Em caso de Hamilton campeão, é muito bom para saúde do Massa que lembrem do pirulito de Cingapura. Porque se forem lembrar da rodada que foi provocada por “alguma coisa” na Malásia, em que no mínimo 8 pontos foram jogados fora, vai pegar mal.

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

F 1, minha eterna paixão!

Como a gente sofre, na hora do desastre que foi hoje, falo não assisto mais! Foi assim, quando perdemos o eterno Senna. Mas, como disse F 1 é a minha maior paixão, no esporte é claro. A cada derrota do Massa, sofro mais do que quando a seleção brasileira perde para a Argentina e o meu Mengão para o Vasco.

Como sofri este ano, mas, paixão é paixão, tristeza e alegrias!. Mesmo assim, amo a F1.

Viva o Massa!!!, apesar dos erros da Ferrari.

mãe dinah
mãe dinah
13 anos atrás

Hamiltão Campeão

revelador
revelador
13 anos atrás

pois é minha gente, o Galvão insiste no erro do pirulito, porém se o Felipe não tivesse zerado nas duas primeiras provas do ano isso não aconteceria…. era a tal “gordura parara queimar” que Michael Schumacher se referiu na época…. agora só nos resta torcer em Interlagos por uma grande prova….. Felipe tem que ganhar, o que vai acontecer atrás não interessa, a sorte se encarrega….

Léo Engelmann
Léo Engelmann
13 anos atrás

1. Pelo menos o horário foi convincente com a programação da TV, em função do tipo de corrida: primeiro, a procissão; depois a missa do Pe. Marcelo Rossi.

2. Em quase todas as corridas temos um coitadinho. E o coitadinho da vez foi Kovallainen, que teve problemas com pneu, parou pra trocar, voltou em 17º e abandonou em seguida.

3. Tudo voltou ao normal: Hamilton na frente, seguido por Massa e Raikkönen, e em quarto, e desde o primeiro terço da primeira volta, Fernandito. Essas posições mostrou que Fernandito é a primeira força, às vezes a segunda, somente quando alguma coisa dá errado com Massa e Hamilton.

4. Outro não tão coitadinho assim foi Kubika. Não andou nada, foi mero expectador da prova, chegou atrás de Heidfeld. Uma pena, porque acho que o garoto está bom demais pro carro que tem.

5. Pelas últimas corridas, na minha opinião, nem Massa tem momento bom pra bater Hamilton. Uma pena, porque acho que dos dois, Kubika seria o mais apto a ser campeão, porque o polonês tira leite de pedra.

Roni
Roni
13 anos atrás

Ah, se nao fosse o DT de SPA, Ines ja era morta!!

Mas Berne e Max conseguiram o que quiseram: campeao apenas na ultima prova!

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Ah mas eh claro, raikkonen vai tirar o hamilton da corrida e jogar a carreira dele no lixo para que o massa ganha um campeonato, com certeza.

Mario
Mario
13 anos atrás

amigos,

se o pirulito tirou oito pontos, vale lembrar que a rodada na Malásia também tiraram oito pontos certos, uma pena vou a interlagos mas acho pouco provavel que o Hamilton deixe um raio atingi-lo outra vez

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Pior que foi isso mesmo, nem prá cair ao menos uma leve chuvinha para bagunçar tudo… foi mesmo bastante sonolenta, sem graça, insossa… o Massa totalmente apático com uma instável Ferrari, o Kimi só pensando na champagne do pódio e o Hamilton passeando lá na frente (se bem que também quase fez suas bobagens, não foi também esse controle de asneiras total, por algumas vezes andou acima do limite e quase pagou por isso).

Acho que devia ter é ficado dormindo mesmo, para me concentrar no grande jogo das 18h10, no qual vamos dar uma baita ajuda para São Paulo ou Palmeiras, hehehehehe…

Daniel
Daniel
13 anos atrás

A FIA não havia proibido o jogo de equipe? Por favor Gomes, fale sobre isso…

gerson
gerson
13 anos atrás

Flavio, neste link da Superclassic voce encontrará alguma dicas para evitar os problemas que aconteceram na estreia do 69.
http://www.superclassic.com.br/1diapista.htm

Roberto Bueno de Souza
Roberto Bueno de Souza
13 anos atrás

Concordo, está corrida foi muito chata. Dificilmente o Hamilton perde este campeonato, mas somente teremos certeza na bandeirada final do GP Brasil.

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
13 anos atrás

ainda bem q dormi!!!!

Flávio, sucesso na sua prova!!!

Kaos
Kaos
13 anos atrás

E merecido. O que a Ferrari errou esse ano não a faz digna do campeonato.

veber
veber
13 anos atrás

a corrida foi um pouco sem graça,, mas F-1 atual é isso,, alguns GP são bastante movimentados e outros nem tanto,, achei interessante o que o Lito Cavalcante falou no Sportv quando foi indagado porque reclamam tanto do ingles,, ele respondeu “voce não ve ninguem reclamando do Fisichella na Force India”……………. a verdade é que a Mclaren deu um passo a frente em termos de desempenho e a Ferrari continuou na mesma,, mas pelos tempos entre os companheiros de equipes uma grande parte do mérito vai pro Hamilton que guiou muito,,, resta a Felipe Massa fazer o mesmo no Brasil e esperar por uma grande sorte pois dificilmente o ingles chegará depois do quinto lugar,,,, eu aposto que ele chegará em terceiro,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, valeu

JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

Ron Denis tem razão. Hamilton é um piloto que tem atitude. Ao longo destes dois anos em que está na categoria o que mais monopolizou as atenções, corrida a corrida, foram as atitudes dele. O que mais se discutiu e se comentou, o que paraece ter sido mais importante na F1 foram suas atitudes. Sensatas ou polêmicas, leais ou desleais, conservadoras ou arrojadas, normais ou arrogantes.
Falou-se muito mas Lewis sempre foi o assunto. Parece que a Formula 1 é dele, sempre pertenceu a ele. Veio para ficar e marcar. Ele é bom para os negócios da F1 [disse Bernie].
Mesmo que perca o título, caso um disco voador dispare um raio em seu carro e paralise-o, em Interlagos, já ganhou definitivamente a simpatia, a admiração e sei la o que mais do Poderoso Chefão, Bernie E€€£e$tone.

Muito interessante. Apesar de toda a lambança que a Ferrari aprontou durante o ano, com apenas oito pontos no Brasil garante o título de construtores. Deve ser porque não tem primeiro piloto, os dois tem o mesmo status e trabalham para a equipe. Já a McLaren não, tem apenas um piloto ou trabalha apenas para um piloto, então praticamente só ele faz pontos.

A cada dia que passa fica mais evidente: se uma equipe quer ser campeã de pilotos na F1 tem que ter um primeiro piloto destinado a ganhar o título e um segundo piloto só para dar uma mãozinha. Desde o início.
Bom, pode ter dois pilotos com igual status desde que não deixe o pirulito cair da boca e também não babar no pirulito…

O ano de 2008 será lembrado como o ano em que Lewis Hamilton conquistou a disciplina e o campeonato e a Ferrari engoliu o pirulito com pauzinho e tudo…

veber
veber
13 anos atrás

um absurdo total dos comissários da FIA ( Federação Internacional das Antas e Amebas) não puniram devidamente Lewis Hamilton,, o cara cometeu um hat-trick e não recebeu um drive-trhu,,

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

Esse Hamilton só ganha corridas “ganhas”, só as mais fáceis que até uma criança ganharia.

Em Interlagos ele vai se perder e não vai chegar nos pontos, o Felipe vai ganhar ou chegar em 2º e levará esse caneco para tristeza do Flávio Gomes.

debora
13 anos atrás

Acho , que se o lewis , sair da f1 hoje a corrida vai ser desse jeito, pois ninguem arrisca , nao tem agressividade , foi o que ele falou , vou dar a resposta para vcs esse final de semana. e deu ele lá na frente. o pessoal nao faz nada.Lewis e Mclarem Show !!

Luiz Marcelo
Luiz Marcelo
13 anos atrás

Já Elvis, agora é tarde para lamentar um ano cheio de oportunidades que talvez nunca mais volte para Felipe Massa. Parece obviu, mas um campeonato é perdido desde a primeira prova do campeonato. Um começo muito ruim de Felipe Massa, com praticamente três corridas jogadas no lixo e depois uma seqüência de desastres proporcionadas pela Ferrari. Esqueçam pois Hamilton não repetirá a corrida rídicula do ano passado em Interlagos, e ainda vai comemorar o título na casa do adversário, quer mais???? Crédito para o cara do controle de qualidade de bielas austríacas da Ferrari, ao próprio Massa e também o cara do Lolipop.

cesapar
cesapar
13 anos atrás

A Ferrari está piorando na reta final. Problemas com pneus? Deu-me a impressão que após a segunda troca os pneus trazeiros estavam com baixa pressão e notei deformidade em uma das curvas. Será que a Ferrari tinha que devolver o titulo do ano passado? O carro do Kimi estava mais rápido com estratégias diferentes de pneus. Massa andou mais rápido quando usou o composto mais duro. Relação de causa e efeito em mim–Não torso mais pela Ferrari; Não como mais macarronada,nem porpeta: Não compro mais Fiat (deveriam ser vendidos apenas na Finlandia.) Pilotos brasileiros não deveriam mais correr pela Ferrari. Deixa isso pro espanhol. FUI !!!!

Ricardo Luís
Ricardo Luís
13 anos atrás

Só gostaria de saber por que ninguém fala nessas horas que a ferrari tem o melhor carro da F1. Isso só acontece quando um piloto do time italiano ganha. Se não, dizem que a culpa é do carro. Será que na McLaren apenas o carro do Hamilton é bom?? Lembrem-se de que o a ajuste do carro depende sempre do piloto. Olhem o que o Alonso está fazendo com um carro que nem chegava à zona de pontuação. Por isso sempre achei que a Ferrari tivesse o melhor carro, entretanto, não possui os melhores pilotos. Tanto o “galego” quanto o “massinha” ainda tem muito o que aprender com Alonso, Hamilton e companhia.

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Além de concordar em grande parte, pois houve umas ultrapassagens(Webber), espero que chova em Interlagos.

Fernando Perfeito
Fernando Perfeito
13 anos atrás

To com vc FG…. a Ferrari e Massa perderam a mão no decorrer do campeonato.;
Minha opnião: Lewis..campeão, nada de nacionalismo!!

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Pior que isso, só o Galvão justificando o tal “jogo de equipe” da Ferrari enquanto o Reginaldo Leme e o Burti, constrangidos, desconversavam.

Ah, e teve a primeira parada em que o Galvão, procurando pêlo em ovo, insinuou que o pneu do Hamilton “beliscou” a faixa branca…

Por essas e outras: dá-lhe Hamilton! As corridas tendem a parecer desfiles de marcas e cores. O cara, com sua inconseqüência e “irresponsabilidade” está dando um pouco de graça à categoria.

Boa corrida, Flávio!

Marco Antônio
Marco Antônio
13 anos atrás

Corrida sem graça mesmo.
Mas acho que não podemos garantir que o Hamilton irá ser o campeão. Muita coisa pode acontecer. Quem sabe o Kimi não joga o carro em cima dele? Já que ficou bem claro em própria declaração que ele deixou o Massa passar. Dar um “toquinho”no Hamilton tb não vai custar nada!
Vamos esperar pra ver como essa novela vai terminar.
Abraço pra todos.

Fabrício
13 anos atrás

Também acho que é fato consumado, a única coisa que pode salvar Massa é uma quebra da Maclarem ou um maluco que entra na pista pra embaralhar tudo. Aliás quem se habilita? (brincadeirinha viu galera).

EdisPJ
EdisPJ
13 anos atrás

Boa sorte com o Corcel cor de mel…mas eu acho que o Hamilton apronta na última corrida, entregando de bandeija o título para Massa. Quanto a pior corrida do ano, não tenho certeza, mas teve outras tão sem sal quanto essa…e olha que eu resisti bravamente. Esse tal de kovalainen não vale nada, não faz porcaria nenhuma com uma Mcladra, tá louco…

pleonasmo do galvão
pleonasmo do galvão
13 anos atrás

Bem amigos, espero que o colega Gomes que as previsões do Gomes sejam tão certeiras quanto as de nosso colega JUCA KFOURI, que de tanto acertar palpites, está devendo um braço pra torcida (ele havia prometido cortar um braço caso determinado time não fosse campeão).
Força Massa!!!!

Victor
Victor
13 anos atrás

Se fosse qualquer outro piloto concordaria contigo. Mas… Hamilton tem a manha de fazer caga*** homéricas quando a hora chega. Não duvido que ele perca aqui no Brasil. Até porque o Felipe e a Ferrari costumam a andar bem aqui.

Torço para que ele perca também. O cara já é prepotente sem ter ganhado nada e cometendo erros infantis. Com um título então…

Ucá
Ucá
13 anos atrás

Pelo jeito, fiz bem em ter uma ótima noite de sono e deixar pra ver o resultado na internet.
Ainda acho que o Hamilton tem uma barbeiragem guardada para o fim do campeonato. Não fez agora, fará em Interlagos.

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
13 anos atrás

Tudo bem, está mais para o Hamilton. Mas sempre há o imponderável, o sobrenatural de Almeida. O GP do Brasil será muito atrativo.

Conde
Conde
13 anos atrás

Que manhã sonolenta .Dá uma relaxada e manda bala no Corcel cor de mel .
Divirtam-se e boa sorte a todos do grid .

Eu acredito
Eu acredito
13 anos atrás

Com a “cabeça” de Hamilton tudo é possível. As variáveis são muitas. Pode dar problema tanto no carro – vide Kova – quanto com o próprio hamilton e sua “cabecinha”.
Se ele não largar bem, pode se afobar. Vamos torcer.
O único título de Raikonen prova que vale a pena acreditar. Só choro quando o caixão desce. Antes disso, não !!!!

MARCOS JOY
MARCOS JOY
13 anos atrás

CORRIDA TRANQUILA!!!SEM MAIS COMENTÁRIOS, A NÃO SER PELO HEIKKI KOVALAINEN QUE ESTÁ COM UM APROVEITAMENTO PÍFIO E A NARRAÇÃO CHATA POR PARTE DO GALVÃO,AFFFFFF!!!VALEU FLAVINHO

André Rodrigues
André Rodrigues
13 anos atrás

Ué, pensei que o jogo de equipe tivesse sido abolido. A FIA não vai investigar isso? Ah, esqueci… a Ferrari pode. Corrida extremamente chata, só não pior que Valência. Desta vez o inglês não vai bobear no Brasil.

Cibele Bastos
13 anos atrás

E bote chata nisso! Deu até pra cochilar….
Bem, tb creio q desta vez, n há milagre que dê jeito.. vai dar o ingles aqui no Br.

E bom dia :)

Simao Bacamarte
Simao Bacamarte
13 anos atrás

Piada da corrida: comentário do F. Massa sobre a ultrapassagem em cima do K. Räikkönen: “Eu tinha certeza que era o melhor momento da corrida para fazer aquilo, cheguei próximo dele e passei”.
Vai ser cara de pau assim lá na China!

Brazilian Racing!
Brazilian Racing!
13 anos atrás

O troféu era um legítimo produto chinês. Mal o Hamilton pegou e o fundo já estava solto. Ele se abaixou e pegou o fundo no chão, mostrando para alguem…Pior mesmo, só a corrida. Daqui a duas semanas dificilmente Hamilton perde o título…ta bem na foto o muleque!!!

FLÁVIO B. PENNA
13 anos atrás

Concordo c/ sua avaliação da corrida e do campeonato.O raio não cai 2 vezes no mesmo lugar….HAMILTON CAMPEÃO….abraços e boa corrida>