F-1 VAI VIRAR ESTOQUE?

SÃO PAULO (Max pirou) – Uma semana depois da reunião com as equipes na Suíça, onde em tese a história do motor-padrão tinha sido sepultada, Max Mosley fez publicar hoje no site da FIA um edital de concorrência buscando um fornecedor único de motores e sistemas de transmissão para a F-1 para os anos de 2010, 2011 e 2012.

Como sempre, ele deixa uma brecha aberta para que as montadoras presentes na categoria tenham o direito de estampar suas marcas nos cabeçotes dos tais motores.

Mas vamos aos detalhes.

O edital afirma que a F-1 terá, a partir de 2010, um motor padronizado. O mesmo para todo mundo. O fabricante/fornecedor terá de ser capaz de entregar às equipes o conjunto completo ou, caso uma equipe assim prefira, os projetos, desenhos técnicos e especificações para que ela faça seu próprio motor. Trocando em miúdos, para a gente entender melhor… Digamos que a Lada apresente uma ótima proposta de um V8 bonitinho e ganhe a concorrência. A Lada terá de ser capaz de fornecer esses motores a todas as equipes. Mas se a Ferrari não quiser usar um motor Lada (acho difícil, mas…), ela poderá requerer aos russos o projeto completo, para fazer um motor idêntico em sua fábrica. O motor seria Ferrari “designed by Lada”.

Deu para entender?

OK, vamos em frente.

No caso dos sistemas de transmissão, eles terão de ser, sempre segundo a FIA, idênticos para todos. O fornecedor entrega e o cliente usa. Ponto final. Serão câmbios que terão de durar 6 mil km sem manutenção.

No caso dos motores, a FIA pede que as empresas que se candidatarem tenham em mente um campeonato que pode ter entre 18 e 20 corridas e ainda 30 mil km anuais de testes. E que sejam capazes de fornecer motores para um número que pode variar entre quatro e 12 equipes. Aqui, um detalhe: a entidade já está prevendo defecções.

A FIA diz ainda que os detalhes de projeto e construção dos novos motores serão passados a todas as equipes até 1º de maio do ano que vem, para que elas possam começar a projetar seus carros para 2010. E informa a entidade que o fornecedor tem de ser capaz de entregar motores a todo mundo até o dia 1º de novembro do ano que vem, para que possam começar os testes de pista.

Mais: o fornecedor não poderá usar a F-1 como peça de publicidade de seus produtos, nem associá-los ao Campeonato Mundial. Em outras palavras, para vocês entenderem melhor: se a Lada ganhar a concorrência, não vai poder colocar um anúncio no “Pravda” dizendo que seus carros usam a mesma tecnologia empregada na F-1. A relação será puramente comercial: a Lada faz o motor, as equipes compram, pagam os carnês em dia e vamos em frente.

Outro detalhe que deve estar deixando muita gente de cabelo em pé diz respeito a combustíveis e lubrificantes. Assim que o vencedor da concorrência concluir seu projeto, deve informar à FIA qual o tipo de gasolina ideal para seu funcionamento, assim como os lubrificantes. Feito isso, a FIA vai escolher um fornecedor único de gasolina e óleo para todas as equipes da F-1. Isso afeta diretamente Mobil, Shell, Petrobras e Elf, das que me lembro, que atuam na categoria como fornecedores e patrocinadores.

Há outros detalhes no edital de licitação, como peso máximo dos motores (100 kg), dos sistemas de transmissão (50 kg), adoção do KERS (sistema de reaproveitamento de energia) e manutenção da centralina única, que já é utilizada desde o início do ano.

Os prazos: até 7 de novembro, entrega das propostas; 10 de novembro, abertura dos envelopes; até 28 de novembro, resultado da concorrência, com definição do novo fornecedor único de motores e câmbios para a F-1 a partir de 2010.

Já tem gente gritando, claro. A Ferrari divulgou comunicado hoje com seus resultados financeiros deste ano (lucro de 70 milhões de euros até agora) e aproveitou para dizer, no “pé” do texto, que se a idéia do motor-padrão vingar, vai “reconsiderar sua presença neste esporte”. Ou seja: se esse negócio passar, cai fora. Ou, pelo menos, diz que cai.

Max endoidou de vez, ao que parece. O que pretende é uma espécie de Estoque de monopostos, ou uma GP2/A1 GP/Superleague de luxo, pelo menos no que diz respeito aos motores e câmbios. Às equipes restaria a incumbência de desenhar chassis e carrocerias.

O pau vai comer. Qual seria o interesse da Renault, por exemplo, em participar de um campeonato com um carro cujo motor, sei lá, é feito pela Lada em Togliatti? (No caso da Renault, até seria engraçado, afinal os franceses compraram 25% da Lada…) Ou da BMW em montar em seu chassi um motor fabricado, sei lá, pela Tata na Índia?

Vamos esperar pelos próximos capítulos, é o mais sensato.

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LEANDRO440MAGNUM
LEANDRO440MAGNUM
15 anos atrás

ahahahah
É a deixa para a FOTA dar um FOOT on ASS no FIA da mae do MAX

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Vamos deixar de ser hipócritas!
A partir do momento que alguém decide participar de uma competição – qualquer competição, em qualquer modalidade – fica subentendido que existirão custos.
Vamos então aos esportes motorizados: mesmo que seja apenas uma prova de CG 125 ou 150… Os custos aumentam (capacetes, peças, viagens, combustivel, mecânico, mautenção, inscrição, registro, etc…etc…etc…etc…)
Imaginem na Fórmula 1. Creio que quem se propõe a montar uma equipe e participar deste extremamente restrito círculo deve ter uma noção dos custos – e deve ser capaz de bancar.
Não pode ser brincadeira de criança – do tipo – Ih desculpa aí… ninguém tinha me avisado que era tão caro…. dá prá nivelar por baixo, por favor???
Cada coisa que o cidadão tem que engolir….

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Vamos deixar de ser hipócritas!
A partir do momento que alguém decide participar de uma competição – qualquer competição, em qualquer modalidade – fica subentendido que existirão custos.
Vamos então aos esportes motorizados: mesmo que seja apenas uma prova de CG 125 ou 150… Os custos aumentam (capacetes, peças, viagens, combustivel, mecânico, mautenção, inscrição, registro, etc…etc…etc…etc…)
Imaginem na Fórmula 1. Creio que quem se propõe a montar uma equipe e participar deste extremamente restrito círculo deve ter uma noção dos custos – e deve ser capaz de bancar.
Não pode ser brincadeira de criança – do tipo – Ih desculpa aí… ninguém tinha me avisado que era tão caro…. dá prá nivelar por baixo, por favor???
Cada coisa que o cidadão tem que engolir….

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Infelizmente, na minha opinião, dentro do automobilismo sempre foi: “Quem pode mai$, chora menos”.
Flávio, não seria o caso de vc cutucar os blogueiros de plantão para aqui externarem suas opiniões, conhecimentos e experiências a respeito dos custos no automobilismo?
Que tal começando com os custos da estoque?

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

A Arno e a Walita vão entrar na Licitação da FIA com motores de 3 velocidades !! Fora Maxx please !!!!

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

Pelo que já apareceu na imprensa, a FIA já está deixando claro pra que serviu a suposta maluquice. Pelo que entendi é algo do tipo ” diminuam os custos, ou nós vamos dimiuir do nosso jeito”.

No fundo eles tem razão numa coisa: torrar dinheiro como a Ferrari faz e ainda dizer que está lucrando muito, é coisa para poucos. O resultado é o grid cada vez menor e é isso que a FIA quer evitar. E têm que evitar mesmo, senão daqui a pouco a gente vai estar vendo Ferrari X McLaren com 4 carros no grid.

Só acho que existem caminhos menos radicais para isso, um dos quais, sobre as chamadas equipes clientes, já está em discussão. O paradoxo nessa farra milionária é que a progressiva transformação da competição esportiva em show é em grande parte responsável pelo tão falado aumento de custos. No fundo, o que deixa a brincadeira cara, não é só fazer um motorzão. Claro que desenvolvimento de motores custa um absurdo, mas toda aquela “maquiagem” das equipes, que faz o espetáculo parecer mais asséptico que um centro cirúrgico, também custa zilhões e tem muita coisa ali, absolutamente desnecessária. Aliás, muita frescura.

Criar regras que fomentem a manutenção de equipes menores, mas que tenham uma mínima condição de competir, claro, já é meio caminho, mas padronizar motores é o fim. O fim mesmo. Muda de nome, fecha, esquece, enterra, acaba, some com isso, mas não chama de Fórmula 1, porque não vai ser mais.

Joel
Joel
15 anos atrás

Ai, Flávio, já imaginou a cena: ferrari saindo dos boxes, linda, reluzente e na lateral “powered by Lada”……fala serio, você pensou nisso, né?

Telles - SSA/Ba
Telles - SSA/Ba
15 anos atrás

Flávio, será que a real intenção do Sr. Max Mosley não é justamente desestabilizar o ambiente e as equipes da F-1? Não seria uma represália ao episódio do vídeo?

Uma coisa eu acho que é certa, ele não esta só, deve haver alguém por traz interessado em ganhar com esta situação.

Agora uma dúvida: ele tem tanto poder assim que pode determinar o que as equipes devem ou não fazer?

Arthur Hermont
Arthur Hermont
15 anos atrás

Ridículo com certeza.

Para cortar os custos bastaria que cada equipe não treinasse durante 1 bilhão de km todos os anos com 3 carros em 5 pistas diferentes no mesmo dia e durante os 365 dias disponíveis. Ninguém corta isto. E aí, como fica ? Mas e aquele motorhome de 125 andares novo ? Barato com certeza. Deve ser feito de papel. Justifica um volante que custa mais que a casa que você mora ? Justifica. Por que não ?

Olavo Borges D'Antonio
Olavo Borges D'Antonio
15 anos atrás

Flávio, a ferrari já não tinha uma proposta de uma nova categoria? Quero dizer, não só a ferrari, mas ela é a única que me lembro dentre as outras. Acho que ameaçaram deixar a F1 e formar outra categoria ano passado ou retrasado, não lembro. Você saberia dizer quem eram essas outras?

LEANDRO440MAGNUM
LEANDRO440MAGNUM
15 anos atrás

o pior que pode acontecer e o FOTA dar um Foot no Ass da Fia

Alcebiades Alves
Alcebiades Alves
15 anos atrás

É galera… vamos fazer uma vaquinha e arrumar umas ‘meninas’ pro Mad Max… acho que ele tá precisando.
Pelo que entendo, sempre existirá equipes com pouca verba e outras com muita verba a gastar em qualquer categoria. É natural isso. Acredito que realmente deva ser dar um corte nos custos, mas porque a FIA então não começa fazendo isso em casa, cortando suas taxas e o Bernie, diminui o ‘pedágio’ para as pistas fazerem parte do calendário?

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

O Max precisa “relaxar” em outra festinha de arromba.
Dá-lhe chicotinho nele !!!

Ricardo ABTOBA3
Ricardo ABTOBA3
15 anos atrás

Fala sério!!! Diga que tudo isso foi trote vai!!!! Não é possível!!!!

tulyo cruz
tulyo cruz
15 anos atrás

Meu pai já me dizia: “quem não tem competência ,não se estabeleça”.

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

Mr. Max estará dando um tiro no pé, com isso as equipes tiram ele do poder rapidinho.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

Ah tá, agora entendi, o Max Mosley vai se aposentar, mas antes de sair ele vai dar um jeito de acabar com a F1. Desse jeito ele seria um mártir, pois diriam após sua aposentadoria que depois que ele saiu, a F1 acabou.
Só pode ser isso, porque achar que esse negócio de um motor só para todo mundo vai funcionar na F1 é sacanagem.
Gardenal no homem, galera.

Celso Vedovato
15 anos atrás

Politicagem do Sr. Max, o morde e assopra de sempre.
Sobre os combustíveis, mais difícil ainda. Me lembro de ler numa edição recente da Autosprint (Itália) que o Bernie havia feito um contato com empresas brasileiras ou mesmo com a Petrobras, solicitando um projeto de metanol para a F1, com a idéia de levar para a categoria, a possibilidade de biocombustível e tudo o que isso representa de marketing ecológico. A revista chama atenção para a dificuldade de isso acontecer tendo em vista a importância atual do patrocínio do petróleo na F1. Shell, Total, Petrobrás, Petronas, etc. …, e como tais patrocínios diminuiram o buraco deixado pelas empresas de tabaco.

Rufus
Rufus
15 anos atrás

Se passar essa idéia, fodeu, será o fim.
Mas tem toda pinta de jogada política, do tipo: “tá bom, então cada um continua com seu motor, mas essa outra idéia aqui vocês terão que concordar…”

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Pelo que eu entendi do post, isso foi decidido em reunião com as equipes. Certo? Então elas concordaram com isso?

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Eu sempre achei que apanhar de chicotinho na bunda, faz mal pra cabeça!!! O Max vai transformar a F1 na F*** +.

Mason
15 anos atrás

O Brauli tem um bom ponto aí. Mas a questão é que não tem certo ou errado, pelo menso é o que penso.
Uniformidade de equipamentos vai muito bem para categorias que fazem disso sua competitividade, como a Nascar. Mas turismo é uma coisa, e a F-1 é outra. Acho que se pode tomar um zilhão de medidas para padronizar equipamentos e encontrar competitividade e redução de custos, sem doer no primordial, que é a marca. Coloquem pneus, asas, etc.. mas fica dificil imaginar que uma Ferrari é o mesmo carro que uma BMW ou uma Mercedes (sem falar nos outros). Perde um pouco o conceito. Na F-1 a marca faz parte do espetáculo, diferentemente de categorias como a Nascar e até nossa nacionetz Stock…

Wagner
Wagner
15 anos atrás

Isso ai é briga!
O velho deve estar com raiva que tentaram colocar ele para fora da Fia pela portas dos fundos.
Agora quer dar o troco… vamos esperar.
A pergunta que fica:
Sera que o Bernie vai assistir toda essa babaquice, vai deixar as montadoras ser pegarem com o Max e não vai fazer nada?

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Esse Max Mosley é o CESAR MAIA da F1!!!

www.blog-do-youssef.blogspot.com
15 anos atrás

Nããããõ…por favor……Sibéria não..!!!!!!!!!!!

blog-do-youssef.dt@hotmail.com
15 anos atrás

Pena que a Gurgel quebrou….senão poderíamos ter uma mclaren com motor Gurgel. (seria melhor quye Lada ou Tata)

Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues
15 anos atrás

LINDO! Motores LADA andando com gasolina Podium e lubrificantes LUBRAX. Seria o máximo não? Seria garantia de Rússia e Brasil no podium em todas as corridas!!!

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

MAS QUE PUTARIA É ESSA AGORA????

Já não basta a palhaçada que será a aprovação para no ano que vem uma equipe comprar o chassi pronto de outra e só meter tinta por cima??

Isso é um absurdo!!! quer cortar custos?? custos de quem?? das equipes “pequenas”??? então que corte o valor das inscrições para uma nova equipe! distribua uma parte da imensa grana que entra no bolso do tio bernie para as equipes “pequenas” que estão chorando miséria….

Essa foi a legítima cutucada na onça com a vara curta e quebrada perto da mão, a razão de existir da formula 1 é a equipe ser uma CONSTRUTORA, e ter OPÇÕES de motores…

Ninguem criou um site ainda pra protestar contra isso?? juntar milhões de opniões para demonstrar que não queremos isso???
estou disposto a fazer isso, juntar trocentas mil mensagens de pessoas que amam a competitividade que o formato atual (que já tá meio avacalhado com centralina padrão, etc) proporciona, e tá cagando para a “diminuição de custos” e “popularização do esporte”…. Formula 1 é pra quem pode, não é pra quem quer.

quem vem comigo??

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Mas se chassi pode ter uma série de parâmetros e restrições, motor não pode?

Não se deve podar o talento das equipes de desenvolvimento, mas nao dá pra gastar mais do que o PIB de um…(estado? país? cidade?)

Ernesto
Ernesto
15 anos atrás

É, parece que a cadeira de presidente da FIA faz mal à saúde… Lembram-se do antecessor do Mad Max? Jean-Marie Ballestre, que fez o que fez com o Senna e quase acabou com o que a F1 tinha de bom, à época… Metem tanto o pau no automobilismo americano e querem fazer o mesmo… Dá para imaginar F1 sem Ferrari? É mais fácil darem um pé na bunda do Mad Max!

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Concordo com a proposta do Flávio: V8 bonitinho da LADA JÁ!

Imaginem a carenagem aerodinâmica da Honda “empurrada” pelo propulsor russo abastecido com gasolina BR. Mas qual será a graça se a LADA não puder expor isso a admiração pública e exaltação generalizada…

Voltando ao mundo real, esse negócio de orgia tá fazendo muito mal a cabeça do Mosley.

Desse jeito vou preferir assistir corrida de Autorama.

Cristiano
Cristiano
15 anos atrás

O exemplo da Lada foi brilhante..kkk!

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Que maluquice!!! Acho que é a idéia mais maluca que vi até hoje na F-1.

Tá certo que a mesma passou por inumerass alterações em seus mais de 50 anos, mas nunca vi algo assim desde que Eu acompanho a categoria (1972).

Os tempos mudam e por isso mesmo a F-1 passou por diversos estagios. Das equipes de “garagem” até as tradicionis fabricantes de carros (Ferrari por exemplo).

Os caras tem que entender que para cada Equipe existe uma estratégia de marketing. Acredito que o mito Ferrari se deu a sua participação nas pistas de F-1, todos sonham em comprar um carro que tem um motor que carrega tecnologia usada na F-1.

Uma coisa Eu já aprendi na Vida, os Europeus são muito diferentes de nós Brasileiros e não me espanto dessa regra acabar emplacando.

Negócios são negócios, e no computo geral tudo é tolerado, menos um ´prejuizo. Essa turma não esta nesse negócio apenas para torrar dinheiro (que por sinal anda bem escasso).

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

Se a Lada ganhasse a concorrência, acabaria a fórmula 1, o cara nem conseguiu sair do box, com o carro Lada, imagina com o motor!!!

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Chama o médico prá atestar a morte cerebral do Mad Max….
E pelo que anda fazendo já tão apodrecendo os neurônios…
enterra logo, vai!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Ah, só complementando: concordo que a F-1 sem a Ferrari não é F-1.

Mas peraí… e a F-1 sem Lotus, Brabham, Tyrrell, BRM, Ligier, March, Benetton, Arrows, Minardi, Osella… é F-1?

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Lendo os comentários do pessoal aqui, chego à conclusão (tardia, pois já são 23 anos acompanhando a F-1) que eu acabei me apaixonando pela categoria errada. Afinal, eu sempre procurava nas corridas uma competição entre pilotos. Mas pelo visto a F-1, pelo menos atualmente, é pra ser mesmo uma competição de fábricas. São empresas competindo e não pilotos e equipes. Todo mundo aceita isso como o normal, o certo, e qualquer coisa diferente disso é absurda.

Não sei o que dizer. Me sinto como se eu tivesse sido trocado na maternidade e estivesse fazendo parte da família errada. Com exceção do sujeito que lembrou da época em que todos corriam de Ford Cosworth, acho que esse ainda tem algum “parentesco” comigo.

wagner
wagner
15 anos atrás

Flávio ou alguém,
Por favor, poderiam me esclarecer uma dúvida: como pode esse Max Mosley ter um poder tão supremo? Afinal, uma federação é um grupo de entidades onde, imagino, deve haver um conselho representativo, pelo menos. Deveria haver votação das propostas. Mas o cara vem do nada e decide sobre coisas que envolvem dinheiro e pessoas que não acaba mais. Não são pequenas mudanças cosméticas. Por favor, alguém me responda. Valeu.

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

PS: Pq isso não pode ser sério…

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Excelente senso de humor, Flaviov!

Por um instante quase acreditei! Você foi muito convincente…

Agora diga pra nós DE VERDADE o teor do documento da FIA…

Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
15 anos atrás

Bem tendo em vista essas inteligentes sacadas, devo sugerir que sejam usados autodrómos padrões, e nada mais padrão do que um oval!!!!! isso mesmo devem ser instituidos apenas autódromos ovais para disputas emocionantes e equilibradas, não vejo a hora de esbaldar com essa nova F1, até que enfim estamos começando a vislumbrar até aonde se estende a sapiência e capacidade destes dirigentes!!!! Flávio, acho que foi Einstein que proferiu essa frase, mas se não foi , não tem problema pois o conteúdo não muda em razão do autor:
“Só conheço duas coisas infinitas, o universo e a burrice dos homens, mas não tenho muita certeza quanto a primeira”

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Bem. O que se pode dizer? F1 sem alma? Sem coração? Já é uma droga com esse monte de V8 de agora. Saudades dox Boxer da Ferrari e Alfa, dos BRM e Matra V12, dos Cosworth V8, dos Renault, Porsche, Ferrari e Honda V6 turbo, do incrível 4 em linha turbo da BMW. F1 sem coração, F1 sem alma. Quem vai enterrar esse defunto?

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Simples… se essa palhaçada seguir em frente, FERRARI (FIAT), MERCEDES, BMW, RENAULT, HONDA, TOYOTA e aí também chamam LADA, AUDI, PORSCHE, ALFA ROMEO, TATA etc e fundam um novo campeonato mundial e deixam a F1 ser disputada por ART, Arden, ISport, Carlin, Supernova, BCN, FMS etc etc etc.

Em qual delas vocês acham que estarão Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Robert Kubica e Sebastian Vettel mesmo???

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Xiiiiiiiiiiiiii… Isso não vai dar certo.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Flávio, como você já disse, esses caras estão estragando a F1.
É incrível ver tanta tradição e tecnologia de vanguarda sendo manipulada por débeis mentais.
Faço votos que as grandes equipes se retirem da categoria, aí vamos ver o que esse viado do Max vai fazer sozinho.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

Não é doassunto mas F1 nas ruas de sampa ALQUEM SABE FONTE CARLOS CUNHA SHOW DIA 25/10/2008.

Luis Renato
Luis Renato
15 anos atrás

Era só o que faltava.

Isso vai levar a F1 para o vinagre.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

isso não passa de jeito nenhum ! se o Mosley insistir com isso as montadoras se mandam , e fundam sua própria categoria !!! balela !!!

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Nada disso vai vingar. Se vingar, será com adaptações.

A mesma pergunta que se faz sobre o interesse de montadoras, como a Renault, em participar disso, podemos fazer à FIA também: qual o interesse de FIA em botar o plano em funcionamento e ver todo mundo pedindo o boné? Duvido que Max Mosley queira uma categoria no mesmo nível técnico da IRL, pelo menos no que diz respeito a combustível, pneus e motores.

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
15 anos atrás

se aconteçer isso…
além das equipes dexarem de correr…eu dexo di ver antes…
se for assim…na irl…pelo menos eh motor honda…i a A1GP é ferrari…
sei naum viu
valeu