CURTI
NATAL (por que não?) – Eu já tinha visto isso antes, algum blogueiro me mandou um link gringo, mas acabei perdendo. Bom, pelo jeito a moda pegou por aqui. Se chama “Rat Rod” e consiste em… envelhecer um carro até ele ficar horroroso de podre! Mas com charme. Porque a maioria faz isso em Fuscas ou Kombis, chramosos de nascença.
O barato é deixar o carro no tempo, enferrujando, detonando, sujando. Mas manter a parte mecânica em dia e colocar alguns penduricalhos como rodas bonitas ou interior caprichado. Tem um ótimo texto no site da revista “AutoEsporte”, de autoria do repórter Ricardo Tadeu, que também tem este ótimo blog.
E aí, o que vocês acharam? Eu confesso que meu lado negro da força curtiu…
Sou um apaixonado pelo estilo rat rod, inclusive tenho um Opala 73 – conhecido como: Blad rat rod, meu fiel amigo de longas datas….
eu acho muito loko esse estilo, alguem saberia me dizer o nome dessas rodas e ande eu acho. valeu galera
adorei o novo estilo de vcs de fusca estou muito surpreso com a criatividade de vcs sou do brasil tenho um santana gls 1989 monocromatico e gostaria de enviar uma foto para vcs e o que precisar de mim conte comigo pois veiculos antigos hoje e um robbi valeu pessoal da california mande fotos pois vi vcs na revista vcars
QUERO DIZER, “NÃO SABIAM DO QUE ESTAVAM FALANDO” !
DE FATO, ESTES VOLKS NÃO SÃO RAT RODS, SÃO HOODRIDES. E QUEM CONDENA TANTO UMA TENDÊNCIA QUANTO A OUTRA ME LEMBRA AQUELES QUE, NA DÉCADA DE 80, CONFUNDIAM CARRO VELHO COM CARRO ANTIGO, POIS NÃO SABEM SOBRE O QUE ESTÃO FALANDO.
tenho um opala 73, faz 6 anos que tento restauralo,
estou com um projeto de fazer um rod rats.
o stilo dele no momento esta mais parecido com isso, ele é preto 3 machas bem poucas peças originais.
no principio tentei fazer um hot ou low haider ou sei lá
o que vcs acham desa minha ideia no momento
Poxa, Flávio, você é um lascado de um turrão, hein? Publicou meu comentário na terceira tentativa, depois que excluí a Portuguesa do meu texto. rarara. tá certo, tá certo.
Isso é muito mau gosto. Mas pra alguns o mau gosto é de bom gosto. Vide os caras que gostam de mulher baranga, churrasquinho de gato de estádio de futebol do interior, aguardente de jurubeba e de ouvir disco em vinil.
o FG gostou do estilo porque em Cuba os carros são todos assim.
ja tive um fusca “zóio de sapo” tipo o branco enferrujado. O meu era azul calcinha e caindo aos pedaços, na época paguei algo em torno de Cr$ 600.000,00 e o orçamento para reforma passava de um milhão de cruzeiros, vendi em seguida. O fusca me deu duas alegrias, a primeira quando comprei sonhando em reformá-lo gastando uns Cr$ 300.000,00 mas vi que ia gastar pelo menos o tripo e a outra quando vendi para um cara que tinha o mesmo sonho.
o Fusca Forum também interessante:
http://www.fuscaforum.com
este está no ar…..
“Lado Negro da Força”? Voce andou acessando o Fusca4ever, não? No momento ele está passando por manutenção, mas em breve retorna.
http://www.fusca4ever.com.br
Isso é antigo nos Estados Unidos e agora espalhou-se pelo mundo. O pessoal que curte kustom kulture prefere andar no carro do jeito que ele está, sem gastar com funilaria ou pintura. Curtem mais o passeio, garantido por uma mecânica bem tratada e menos a forma.
No final, são mais autênticos e fazem muito mais pela memória automobilística do que os caras que compram hot rods de fibra de 500 mil dólares by Boyd, Chip Foose ou Troy Trepanier. Ou então uma Ferrari ou uma Lambo, já que não sabem a diferença. Só querem um brinquedinho novo.
eu acho interessante sim … mas ainda prefiro os fuscas no estilo do pessoal do German Folks … aqueles sim são fuscas de babar …
aqui no ABC um colega nosso do fusca club ABC tem um inteiro na ferrugem … sabe-se da cor original do carro apenas pelo interior …. e o detalhe mais interessnte : o carro não tem nenhum ponto de MASSA !!! tá inteirão de lata ….
Isso ai é bem alternativo. Interessante pelo lado criativo.
É só comprar um Laika desses que se vende por aí por R$ 1.500, e gastar mais um pouco num motor AP, pra não dar mais trabalho e pronto.
Ridículo.
Outra coisa essa roda 17 é horrível e cara prefiro 1000x as originais
Vocês esqueceram de comentar a principal característica que é andar com a suspensão socada no chão, eu acho legal mas pegar um carro novo e fazer isso é besteira agora comprar um nesse já nesse estado e investir em suspensão a ar motor a ar turbo rouba a cena
Na minha opinião, isso não passa de uma grande bobagem.É o mesmo que desfilar com uma baranga desdentada,mas perfumada, e achar que é a mulher mais linda do mundo.
Google > hoodride
É interessante, mas tem coisas mais interessantes do que pegar um carro antigo, acabar com a estrutura/suspensão deixando jogado no chão com rodas 20″, e deixar a ferrugem tomar conta(ou pintar imitando ferrugem). Mas enfim, gosto é quenem **.
Pra mim isso é só falta de garagem… Pura desculpa!
o tarso marques construiu um bem legal !
Gosto é gosto…. lamenta-se.
Lamentáááável!
Mas não é novidade, aqui no Brasil já vi carros assim de montão, só que não sob esta “filosofia”. O sujeito tem pouco $$$ para gastar no carro, e prefere gastar em rodas bacanas e outros penduricalhos, do que na revisão do sistema de freios, bons pneus, e outros itens “pouco importantes”…
Mas… cada um é cada um, gosto não se discute, lamenta-se!
Pronto, desculpa pra justificar preguiça de cuidar do carro agora tem nome: estilo.
Os donos dessas tranqueiras que deixem o prazo da antitetânica em dia.
Não gostei… para mim não tem logica.
Mas partindo do principio que no mundo existem as mais esdruxulas preferencias… só nos resta respeitar o gosto dos outros.
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi
só tem um porem, nõa pode empolgar, pois se a ferrugem (podre) chegar em pontos estruturais (longarinas, pés de colunas, assoalhos…) compromete (e muito) a segurança e a dirigibilidade do carro.
Ferdinand Porsche deve dar cabeçadas em seu tumulo ao ver que fazem isso do carro o qual ele, por noites e noites, passou desenhando.
Porém, como bem ressaltado acima, beleza é algo subjetivo.
Pobre Ferdinand.
Ta rolando aqui um problema de nomenclatura, os VWs detonados nao sao Hot Rods, nem Rat Rods, sao Rat Volks.
Eu mesmo só uso o meu Subaru Forester pra viajar com a familia, no dia a dia, só a minha kombi 63 socada e bem detonada, mas a mecanica… se algum dia alguem ver uma kombi a 120 na marginal pedindo passagem vai entender o que eu estou falando.
No mais deixa as pessoas criticarem, eu curto e é o que importa.
Saudaçoes VWs.
Coisa de Jirico, so pode ser.
Deixar seu patrimonio apodrecer pois é moda.
Tem muita gente com dinheiro sobrando
Horripilante e desprovido de inteligência, acho que inclusive esses dois adjetivos servem para todo o tipo de modismo, sou a favor da beleza original dos carros, quem gosta de merda é mosca varejeira e quem gosta de ferro-velho é sucateiro. Acontece que o ser humano tem uma tendência natural a querer se sobressair no meio da multidão, alguns penduram melancias no pescoço, outros para chocar seus pares em atos de “rebeldia” , tipo se encher de tatuagens ou piercings, não tomar banho, e essa mania de querer andar em “barraco de favela” com decoração interna assinada pelo studio pininfarina, não é nada além disso, a necessidade dos medíocres aparecerem, tal e qual seus “irmãos” do overhaullin e suas escrotas camionetes de rappers americanos com rodas de 50” , trinta megatons de som e pinturas reludicúlas ( que é a mistura de reluzentes com ridículas) deprimente!!!!!
O problema é sempre o mesmo. Em um lugar rico, acho que fica interessante um carro assim, mas, em paises pobres vai ser difícil diferenciar a arte do artesanato. Uma comparação interessante é com as calças jeans rasgadas. Mas não gosto da cultura da destruição. A verdadeira arte está em encontrar um carro estragado e recuperá-lo parcialmente e não destruir o que já estava bom. Mas os carros da foto são muito interessantes.
Eu nem precisei ter esse trabalho; meu primeiro fusca já era naturalmente envelhecido e cheio de buracos no assoalho e nas caixas.
vi um fusca 1963, em um encontro de antigos, ah uns dois meses, ele estava Coberto de ferrugem, não tinha mais um vestígio da cor do carro, o interior era lindo, impecável!
O fim do mundo em matéria de gosto. Ou de mal gosto. Pelo amor de Deus.
Tá brincando que o FG curtiu hoodride!!!
http://www.ratvolks.com/site/
Site oficial
http://www.vwvortex.com/artman/publish/cat_index_17.shtml
Aqui tem bastante coisa também
http://www.volksrods.com/
Volksrods tem MUITA coisa bacana também, talvez você goste.
Na boa, acho a cultura HoodRide muito, mas muito legal. Provavelmente não teria um carro desses, mas é um estilo de personalização que parece adicionar um… carisma ao carro. Como se ele tivesse vida própria. Acho que é o charme dos carros, da personalização de época, como se ele tivesse vindo daquele tempo, sem se ligar para a parte estética nem nada.
Flavio, nunca pensei que você ia curtir os rat vdubs (eu gosto pra caramba de Volkswagens custom, tanto os modernos quanto os antigos).
E pô, essas “cópias” de Porsche Fuchs são lindas.. São meio grandes, mas lindas.
Nao consigo nao,sou extremamente chato com o meu 64….acho que bonito fica brilhando,os cromados em dia.
A roda grande fica legal,da um toque de esportividade no VW,assim como os espelhos de moto fixados na parte superior da porta.
Conforme falei no e-mail em que lhe mandei o link.
Baita mau gosto
Procurem mais sobre Hoodride, isso começou na Califórnia há alguns anos, e agora tá pegando no Brasil.
Terei um desse em breve.
Não gostei nem um pouco. Carros nasceram para ter pintura boa e bonita. Foi assim que nasceram e que brilharam.
Ô Flavio, fala sério: você teria coragem de deixar um de seus DKW ficar assim? Eu jamais!
Legal! Agora dá pra tirar a “Fuca” véia do fundo da garagem, dar “um tapa” na parte mecânica e pronto! Tá atualizado, moderno!!!! Mas é só Kombi e Fusca? Chevette pode?
Há muito tempoo pessoal do Capão Redondo pratica essa ‘arte’! É um tal de fuscas (aos montes) Brasas, 147’s, Chevettes, Gols todos detonados. É o Idasul na vanguarda, dando lições ao mundo nestes tempos em que os céus parecem querer castigar a frescura dos Mauricinhos e seus investimentos financeiros.
Na Zona Leste de São Paulo tá cheio destes!
Acho legal, independente do carro, o dono caracterizá-lo ao seu modo, edntro de suas condições!
Outro dia vi um fusca, similar a estes, só que cinza chumbo opaco, no estacionamento do Shopping Bourbon de Perdizes… contrastante, mas legal!
Abraços.
Na verdade, o RAT HOT não é “envelhecer” o carro… O carro é velho e é um “HOT ROD”, porém para a estética o cuidado é para mostrar o quanto velho e rodado o carro é!
O conceito principal em um RAT HOT é fazer um carrão utilizando o que se tinha na época, tentando manter o máximo possível da originalidade do veículo (e isso se extende a pintura).
Reconheço que é uma arte esse tipo de veículo mas não teria um carro desses…
Cuban Tuning ! Taí gostei também . . .
Gostei não. Todo proprietário de fusca deveria conservá-lo, não condená-lo.
Sem sentido algum…….
Meu monzinha tá indo por esse caminho…
Horrível…