FOTO DO DIA

SÃO PAULO (número da sorte) – O retrato acima foi enviado pelo doutor Paulus Tohmesticus, só por causa do número, igual ao do Meianov. Nem notou que o carro era do Ricardo Achcar… Agora pergunto: quando? Onde? E essa Galoxona cortada?

Tarefa para Mestre Joca & seus Matusas.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Augusto de Carvalho
Marcos Augusto de Carvalho
14 anos atrás

Abro todo dia a sua pagina de FOTO DO DIA , mas a foto que pelo nome da pagina deveria ser alterada todo dia se repete por varios dia, eu acho que seria interessante se ele fosse alterada regularmente pelo menos a cada dois ou trez dias, seria mais gostoso.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos Augusto de Carvalho
14 anos atrás

Não entendi picas.

eduardo taxi driver
eduardo taxi driver
15 anos atrás

Ví no link dos traillers a foto ampliada, na lateral do “galaxão ranchero” tem uma foto do simba safari!!! como é que eu lembro do adesivo???

Ricardo Achcar
Ricardo Achcar
15 anos atrás

Não posso deixar de participar do leque de expressões e emoções desta gente que responde e saca da memoria do infinito todos os fatos e suas cores diferentes. Era a foto tirada em Porto Alegre no páteo da residencia garagem do respeitadissimo Breno Fornari que era muito amigo do Milton Amaral e que nos recebeu muito bem quer na alimentação quer na mecânica. O Galaxie me fora vendido a preço de irmão pela Karplan Leasing do Naji Nahas na época e eu executei o corte…mas o carro era novo e em muto bom estado. O Trailer era Turiscar e foi uma casa da santa mãe que abrigou motores, pneus, ferramentas meia duzia de mecânicos parrudos.. um fenômeno de utilidade. O garoto é o meu filho hoje com 50 aninhos… o motor era do Rainer Reuther , um canhão fantástico…mas havia um problema no tanque de óleo que só foi descoberto 11 motores quebrados mais yarde, perda de patrocionio + 4 do Milton Amaral que me comprou o carro. Assim mesmo porque o Milton desesperado desmontou o Polar até nas arruelas para descobrir por acaso aquela borra de solda de aluminio do tanque de óleo feito a mão e carissimo ( solda em aluminio nos anos 70 no quintal da Polar em Maria da Graça feita pelo Daniel,) estes dos chassis e demais agora em SP…borra de solda dentro do tubo de retorno de óleo… a gulha do manômetro de pressão oscilava nas curvas uma fração de segundo e se aprumava de novo…ninguem podia imaginar que os casquilhos…bem isto é outra historia.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Ricardo Achcar
10 anos atrás

Somente agregando informação, meu pai Ricardo instalou um sistema de bombonas pressurizáveis (a ar) na suspensão traseira para que pudesse adequar à situação de uso de acordo com a carga do momento. O Galaxão era valente e prestativíssimo ! E o ano da foto 1975.

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
15 anos atrás

Com relação ao Super-Vê eu não sei, mas a Galaxona, tenho um amigo mecêncio que curto o meio antigomobilista, que comprou uma idêntica no Ferro-Velho do Pirralho (quem é do rio conhece pela frota de Mavericks e Landaus que ele tinha) a uns 8 anos atrás. Estava restaurando (como pick-up), não sei se ficou pronta. Irei verificar com ele… rsrsrs

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Este chassi Polar não nasceu de um certo chassi Shadow?

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Cesar Costa
10 anos atrás

O chassis Shadow serviu como base de estudos em algo desconhecido e inédito no Brasil naqueles tempos. O chassis rolante e monoposto Polar era um outro carro, foi supremo, vencedor, dominador e se impôs a todos os demais.

Jorjão
Jorjão
15 anos atrás

onde foram parar estes carros?

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Claro que eu sabia que era do Achcar, pois está escrito lá…..cacete.

Buzian, me mandaram a foto e eu enviei pro FG. Desculpe se não coloquei os créditos, porém não sabia da onde me foi enviada.

Rodrigo Mattar
15 anos atrás

O ano, sem nenhuma dúvida, é 1975.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Tesão estas coisas mais amadoras, hoje, ficou tudo muito chato.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
15 anos atrás

Heve; Polar ; Avallone ….marcas que tiveram triste fim de uma das mais importantes categorias brasileiras, a Super V , que junto com uma das pioneiras (F.Ford, que aportou aqui no final dos anos 60 e a F.V ) deram ao Brasil e ao mundo uma das melhores safras de pilotos de todos os tempos..
E hoje, como fica o amanhã??????

Mário Buzian
15 anos atrás

FG,

Essa foto foi tirada do meu blog,eu a publiquei recentemente,junto com outras que o próprio Ricardo Achcar me mandou,sobre um trailer Turiscar que ele teve em fins dos anos 70…
Realmente a foto foi tirada em 1975,na temporada de Super-Vê,se vc. quiser ver mais é só entrar no Blog da Turiscar.
Abraços,

Mário

Jonny'O
15 anos atrás

Como o Ceregatti disse ,a unica coisa que sei é que o Formula é um Polar ,chassi que foi construido pelo proprio Ricardo Achcar e Ronald Rossi dominou os anos 70 e que foi a base da Formula 2 Brasil no inicio dos anos 80.

Zampa
Zampa
15 anos atrás

É o Polar que o Ricardo Achcar usou mesmo na temporada de 1975.Só não tenho neurônios para lembrar se o patrocínio pintou via…Naquele ano, o Ricardo chegou a pilotar o Polar do Nelson Piquet que foi acompanhar o enterro do pai em Brasília e não competiu em uma prova.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Zampa
10 anos atrás

O Achcar substituiu o “Piket” em uma prova em interlagos em função da ausência de Nelson por ocasião do falecimento de seu pai. Achcar chegou a andar em terceiro ( não sentava para competir desde 1970) e creio que estes fatos se deram em 1974.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Putz. Aqui só tem perito no assunto!

BENJAMIN
BENJAMIN
15 anos atrás

O galaxie era realmente do CARIOCA Ricardo Achar, o formula um POLAR S-VÊ, 1974, na época ainda não tinha aérofólio, não era permitido pelo regulamento, os carburadores Weber 48, mas redusidos os para 40, pelo regulamento, mas no corpo do 48, tinha melhor rendimento…O Ricardo era o construtor junto com Rlnald Rossi,do Polar, que foram os primeiros monocoques, construídos no BRASIL. O Nelson Piquet foi Campeão com um desses,da Equipe Gledson de propriedade de Benjamin Rangel,

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Formula Super Ve . Ano 1974

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Pois eu vi esse Galaxie cortado!
Em Interlagos, carregando um formula que não sei qual era, poderia até ser esse #69.
E estava acompanhado do Luis Garcia, meu velho amigo desde a ETI Lauro Gomes e agora da Koni by LG.
Não tenho certeza, pois o dono da memória mais privilegiada da Internet é Mestre Joa, a antiga mais eficientíssima CPU-VAX (certo, Veloz?).
Quanto ao Formula: Com certeza um
Foi em Interlagos, ali atrás dos boxes antigos entrando ao lado do Box 1 (mesmo local do portão de hoje). Presumo que tenha sido em 1975, pois nesse ano eu, Luis e equipe estávamos construindo um Formula VW na ETI e vira e mexe íamos pra pista “ver a concorrencia”.
O estranho é que me lembro do formula não na horizontal como está na foto, mas sim com a traseira apoiada num suporte do que sobrou do teto do Galaxie cortado. Mas é certeza absoluta ser do Ricardo Achcar. E não tinha trailer nenhum.
Quanto ao formula da foto: Com certeza um Super V Polar. Dá pra reconhecer pelo santantonio caracteristico, mais a frente clássica. Além dos pneus slicks.
Caramba, já se vão 34 anos…

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Deve ser de 74/75 no segundo ano da superV, o Ricardo com suas idéias, passou a faca no Galaxie. Valeu como foto do dia e deu saudades. Boa sorte para o seu MEIANOV.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Galoxona? Aqui por essas bandas é Galaxão.
Vivendo e aprendendo.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
15 anos atrás

Bom dia Amigos,

aonde, como, etc… não sei dizer , mas nesta época as pessoas se dedicavam mais, se contentavam com menos ( luxo, frescuras e outros apetrexos ditos imprescindíveis hoje) e principalmente amavam mais o automobilismos, a vela e muitos outros esportes.

Isto é fato !

Um abraço e um excelente fim de semana a todos !

joze
joze
15 anos atrás

Tem duas dessas cortadas aqui em Uberlandia/MG ,que devem estar paradas por causa da gasolina a R$2,69 .

Saloma
Saloma
15 anos atrás

Posso estar enganado, mas parecer ser 1975, uma parada de descanço entre os Campeonatos de Fórmula Super-Vê, do Brasileiro e do Paulista. Ricardo competiu pela Equipe Black & Decker. No Brasileiro as provas em Interlagos(16/03), Tarumã(06/07), Brasília(10/08), Goiânia(19/10), Cascavel(16/11) e Interlagos(07/12) fizeram campeão Chiquinho Lameirão, com Polar/Equipe Motorádio Thermoid totalizando 28 pontos…E no Torneio Paulista de Super-Vê aconteceram 6 provas em Interlagos-16/03; 06/04; 04/05; 13/07; 07/09; 07/12-, sendo 2 delas também válidas para o Campeonato Brasileiro. Ricardo Achcar de Polar, finalizou o Torneio na décima oitava colocação fazendo 1 ponto.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  Saloma
10 anos atrás

O potencial financeiro do patrocínio era diminuto, Achcar estava lá na vontade e na garra. Êle dirigia o Galaxie, estive com êle e o mecânico / artezão Vitor Rabelo (parceiro e queridíssimo de uma vida) Mas por uma imensa falta de sorte “a la Chris Amon “, aquela impensável borra de solda naquele artesanalmente magnifico tanque de óleo “Polar”, inviabilizou tudo. Papai relata que o carro estava acertadíssimo e em Tarumã (pista onde nunca havia andado), no primeiro treino e na terceira volta êle era o sétimo tempo, sendo que o Chulam veio em nosso boxe perguntar e consentidamente verificar o “molejo” das suspensões e o Chico Lameirão afirmou que na saída do Laço o Achcar disparava. Eu estava lá !

¡Júlio!
¡Júlio!
15 anos atrás

Desculpem postar em um assunto “nada a ver”, mas esse vídeo me chamou muito a atenção.

http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/01/21/como-saber-se-e-ou-nao-o-seu-dia-de-sorte/

Se fosse um Lada…possivelmente mataria o cara. Pois o carrinho estaria alguns milésimos mais rápido.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Super Vê 1975, dá para ver os webber duplos de 48 mm do lado esquerdo, o carro é sem dúvida alguma um polar, em 76 eles passaram a dispor de aeófólios traseiros, se bem que este pode ter sido retirado para melhorar o transporte…. o local provavelmente nem quem tirou a foto se lembra. Que saudade de corridas de monopostos no Brasil……. essas fotos só trazem mais saudade.

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
10 anos atrás

Momentos como êsses estão cravados na memoria . Em 75 ainda não se usava os aerofólios e impressionantemente quando passaram a usar, as molas traseiras permaneceram as mesmas ( Achcar já não mais acompanhava a categoria que ficou desprovida do suporte da Volkswagen e que só se manteve mais alguns anos devido ao seu grande valor como categoria).

toyço
toyço
15 anos atrás

cara… lindissimo esse carrinho de corrida!!!!!!!!!!!

André Buriti
15 anos atrás

Só mesmo um V8 pra puxar um trailer e toda a tralha de um piloto e sua equipe.
Pelas lanternas o Galaxie deve ser dos primeiros, com motor 272, e o Achcar não teve pena de transformá-lo em uma picape.
A foto deve ser da segunda metade dos anos 70, e o carro de corrida deve ser um Super-Vê sem o aerofólio, que deve estar desmontado embaixo da rampa que sustenta o monoposto, junto com o resto do material da equipe, já que deve ter formado uma bela caçamba onde era antes o espaço para os passageiros, o que acham?

Nino Achcar
Nino Achcar
Reply to  André Buriti
10 anos atrás

Em 75 não havia aerofólio.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, aquela galochona era um Galaxie 500 todo rebentado! Meu Deus! Barata #69, é… vai ver é porque deve dar sorte!!!rsrsrrsrsrsrsrsrsrsrrsrs!

Nino achcar
Nino achcar
Reply to  ALEX B.
8 anos atrás

Achcar sempre correu no Brasil ,usando o número 100.
Está aí de 69, porque é alusivo ao ano dourado em resultados na competições na F.Ford inglesa, dezenas de testes e acertos em monopostos de outros pilotos por indicação do consagrado Chris Steel ( Steel engines ), que consagraram e evidenciaram Achcar como piloto de ponta, exímio e raro acertador de carros, repercussão que frutificou em convite para piloto de testes e desenvolvimento do inédito F.Ford Lola T 200 e posterior contrato como piloto oficial da fábrica Lola Cars Ltda e que iria levá-lo a F.3 , às provas de “endurance” nos protótipos e ao lado de Jo Bonnier e provavelmente a bem mais adiante…..
Quem assistiu o filme “Rush” sobre Niki lauda e James Hunt, viu que Lauda sabia melhorar bastante um carro e andava muito.
Em 69 na F.Ford Inglesa, Hunt andava atrás de Achcar e este sabia mais do que Lauda, em como melhorar e acertar um carro (anos depois Achcar elaborou e criou o primeiro chassis monocoque brasileiro que dominou e se tornou supremo na F.Super Vê brasileira, acumulando 7 títulos de campeão dos contrutores.

Cavacchini
Cavacchini
15 anos atrás

Flavio, tenho algumas fotos que tirei no museu Henry Ford nos EUA, como posso compartilhar com o blig??

Grato.