MENU

quarta-feira, 3 de junho de 2009 - 17:26Turismo

BOA VIAGEM!

SÃO PAULO (aproveitem, meninos) – Eu cada vez mais admiro quem resolve dar um pé em tudo para viajar de qualquer jeito. Recebi por estes dias um e-mail do Michel Grando, acho que de vez em quando ele passa por este blog. Junto com a namorada/esposa/noiva (não ficou claro, ainda) Dâni, resolveu alugar uma van para passar dois meses bundando na Europa. Fez um blog, claro! Todo mundo faz blogs, o que é ótimo quando se tem o que contar. E eles têm.

O Michel é doido por carros, e é por isso que me escreveu. Quando esbarra com qualquer coisa interessante, fotografa e coloca no blog. Para se conectar à internet, pelo que entendi, procura redes sem fio desprotegidas e manda bala. Os dois dormem na van, onde dá. Na estrada, em estacionamentos, não importa.

Gostei da dupla. Não sei se vou ter tempo de acompanhar o dia a dia dessa pequena aventura (digo “pequena” porque na Europa civilizada, tendo um cartão de crédito e uma graninha no bolso, nada dá errado; é só curtir), mas recomendo à blogaiada daqui uma passadinha pela página deles de vez em quando. E mandem seus comentários! Nada pior para um blogueiro do que escrever e ninguém comentar. Já que eles toparam dividir o passeio, viajem com eles, ora!

A viagem de Michel e Dâni me lembra um pouco a epopeia de Julio Cortázar e Carol Dunlop pela autoestrada que liga Paris a Marselha entre maio e junho de 1982 numa Kombi motorhome, que rendeu o livro “Os Autonautas da Cosmopista”. Eles percorreram os 800 km, um pouco menos, talvez, do caminho parando em todas as áreas de descanso da autopista. O livro é bem bacana.

Boa viagem, meninos, e façam tudo que lhes der na telha. Isso é viver.

15 comentários

  1. Henrique disse:

    Cara eu sei que faz muito tempo que esse post foi feito, mas o blog do Michel sobre essa viagem foi deletado! Tentei contato com ele pra me passar as informações ou sei lá entender o porque que não está mais no ar!

    Está ai o tipo de viagem MUITO legal que eu com certeza iria sugerir para uma futura cônjuge.

    Desde já muito obrigado!

  2. Rodrigo Duarte disse:

    Só pra completar, duas coisas que gostaria de fazer, uma é sair de São Paulo de carro e ir até o sul da Argentina, ir pros lados da terra do fogo. Outro acho que o FG já falou aqui, atravessar os EUA de ponta a ponta. Aproveitando o embalo, a Europa deve ser muito legal para esse tipo de coisa, como li numa coluna do Reginaldo Leme mais ou menos recente. E claro, como já li em suas colunas e diários de viagem. E por fim, andar na Transiberiana, que tem 9 mil e tantos km e começa em Moscou, passa por paisagens lindíssimas até seu destino final.
    Se dos 4 objetivos eu realizar um, eu já estou feliz. Já que andar em um carro de Fórmula Um é muito utópico hehehe
    Tudo isso com calma, tempo, paciência, apreciando cada cidade, as paradas. Enfim, o que exige uma boa viagem de carro.

  3. Rodrigo Duarte disse:

    Falta coragem, mas não falta vontade.

  4. ALEX B. disse:

    Boa sorte ao casal! Vão conhecer o velho mundo do melhor jeito! Como é bom ser jovem e ter saude e disposição… Parabens, and have a good trip!!!

  5. Mário Sérgio disse:

    Nossa! Nos dias de hoje me falta tudo, coragem, dinheiro, carro, etc,etc, mas sobra admiração, respeito e um “punhadinho” de inveja por quem dá a cara pra bater em uma aventura dessa.
    Ao michel e a Dani, boa sorte e uma ótima viagem.
    Vão com Deus.

  6. Esse espírito de aventura, que exige capacidade de improvisação é muito legal, pois as pessoas ficam desapegadas de valores que na realidade não são importantes e se tornam até mais humanas.
    A menina da foto demonstra claramente que está feliz e isso é a coisa mais valiosa desta vida.

  7. Zé Dirceu disse:

    FG você disse “Boa viagem, meninos, e façam tudo que lhes der na telha. Isso é viver”. Estou começando a fazer isso. Moro em Goiânia, porém na manhã do último sábado, ao sair da faculdade, peguei a estrada e com meus pensamentos, sozinho em cima da minha CG 150 Titan resolvi ir até Brasília. Fui perto da divisa, e desisti de chegar á capital pelo fato de estar sem uma cãmera fotográfica.
    Esse mês irei lá ainda na CG 150, e estou pretendendo visitar uns amigos e curtir uma micareta em Santana Bahia no segundo final de semana de julho e estou pensando seriamente em não ir de ônibus, e sim na moto. A distãncia é de aproximadamente 870 Km, nada que a gente não consiga em umas 12 horas de viagem em ritimo tranqüilo entre 90 e 100 Km/h.

  8. Iam Cantarino disse:

    Flavio,

    Existe um conto belíssimo do Cortázar que se chama “La Autopista del Sur”, onde tudo ocorre num engarrafamento infindável nos anos 60 franceses, com direito a todos os tipos de carros da época.
    Conheces?

    Iam

    RESPOSTA DO FG:

    Claro. Está em “Todos os Fogos o Fogo”, um ótimo livro de contos.

  9. Claudio Ceregatti disse:

    Um dia ainda faço isso.
    Tiro um ano sabático, me enfio num carro e vou de Lisboa a Moscou, mas dando voltas e voltas pela velha Europa justo para levar um ano inteirinho…
    Duas vezes de moto de Sampa a Belem ida e volta, em 1980 e 1981 não matou a sede de estrada, que nunca passa, nunca acaba.
    Depois casa, vem os filhos, as obrigações, os compromissos, e então… A gente de repente se vê vivendo a vida dos outros, e não a sua.
    Podem me chamar de egoítas, egocentrista, de mal agradecido.
    Mas vento na cara é tudo.
    Desde que vi Easy Rider no final do anos 60, a imagem de Peter Fonda jogando fora o relógio e saindo sem destino de moto pela estrada viraram a minha cabeça. Já fiz, mas foi pouco. Queria mais, muito mais.
    Não posso ver asfalto.
    Que cazzo de fixação é essa, ser assim atraído por uma faixa contínua de liberdade em direção a nada, a não ser voce mesmo?

  10. Fefo disse:

    Para quem gosta de viagens sugiro o blog do rally dos sertões que mostra a viagem de levantamento dos trechos…sensacional!! http://webventureuol.uol.com.br/comunidade/blog/home/id/16

  11. Alexandre Martins disse:

    Pô, Michel e dani celebridadaes!!!!

    Po, o Francis é o cara, o Flavio sensacional!!!

    Francis, rumo a Joaçaba???

    Boa viagem

  12. Não te disse, Michel?!?!
    Boa viagem e sigam o conselho do FG: façam o que der na telha!
    Abraços

  13. Leonardo disse:

    Ah, e domingo eu fiquei babando por 10 minutos num MB/Westfalia com placas da Alemanha que tava estacionado no supermercado aqui no lado de casa. Só contando os adesivos e imaginando como aquele alemão, que já passou pela Lapônia e pela California, veio parar aqui em Blumenau.

    Ele tinha o amistoso “don’t mess with Texas” colado na van, também.

    É a segunda vez que vejo esse cara. A primeira vez foi em 2006.

  14. Leonardo disse:

    Já tenho a vontade, o roteiro e a namorada. Falta só escolher o carro (uma Kombi seria perfeita! Ela prefere SUVs), a data e juntar os trocos, coisa que vai ser fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *