BRASÍLIA, 35 ANOS

SÃO PAULO (boa lembrança) – Este vídeo já pingou aqui, mas o 35º aniversário dessa corrida, em fevereiro, passou em branco. O GP Presidente Médici, em 1974, que inaugurou o autódromo de Brasília. Emerson foi obrigado a receber a taça do sanguinário ditador. Teria sido lindo se se recusasse, não? Quem mandou foi o blogueiro Denisson, e as imagens são da TV Tupi. Fernando Calmon narrando, suponho.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago de Lima
Thiago de Lima
14 anos atrás

A narraçao é de meu pai Tércio de Lima.
Obrigado!

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
14 anos atrás

So para constar: os melhores anos para as corridas de carro, motovelocidade,motocross e ate a F-1, foram durante os anos do governo militar…. Nos, que viviamos como cidadaos normais, jamais tivemos problemas com o Governo Militar. Nos podiamos andar pelas ruas de Sao Paulo ,a pe , as 2, 3 4 da madrugada e
ninguem nos assaltava…..Agora, quem tentou,por meio de armas
enfrentar o governo, se deu mal. Ou melhor, se deram bem porque ja ha algum tempo vivem as nossas custas com altas pensoes pagas por esse governo que tem duas leis: A dos cidadaos do pais e a dos amigos do poder.
E, por favor, quem nao viveu os 60s e 70s na plenitude,abstenham-se de escrever imbecilidades do tipo
” Eu ouvi dizer que…..”

Oswlado Aranha
Oswlado Aranha
Reply to  Mario H Sanctos
4 anos atrás

Lambedor de bota de milico detected!!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Meu amigo Carlos, sua fonte está equivocada ou no mínimo está vendendo gato por lebre, o Piquet jamais poderia rouibar as rodsas da Ferrari do Reutmann pelo singelo motivo que naquela época o mesmo pilotava para a Brabham……… o que ocorreu na verdade é que quando flagradfo dentro dos boxes o Piquet teria pegado um pedaço de estopa e disse que estaria limpando o carro de Reutmann, essa fato inclusive teria sido usado pelo mesmo na reta final da decisão do título de 1981, aí sim de Ferrari.
El Lole teria dito o seguinte:
– Ese rapaz já limpou meu capacete….. a tática pelo visto não deu certo e Piquet levou o primeiro dos seus três títulos naquele ano.Outro adendo seria o fato inexato de que naquela altura o Piquet já seria piloto de F-VW1600, impossóivel pois essa categoria só foi implementada no segundo semestre daquele ano…..

jefe rodolfo
jefe rodolfo
14 anos atrás

Eu estava presente no autódromo. Foi muito legal assistir essa corrida. O barulho dos carros podiam ser ouvidos a 13 km de distância do autódromo. Parecia coisa de outro mundo. O Brasil era outro mundo também.

Em 1974, podíamos andar nas ruas, tranquilos, de bicicleta. Pegar o carro dos nossos pais e ir na “zona”, no km 21, dar umas chineladas nas baratas “delas”. Cansei de pegar a minha bike e ir da Asa Norte até Taguatinga. Eu ía pra escola, cinema, clubes, sem o menor problema de segurança. Enfim, vivi o extremo da liberdade individual. Trabalhava, ganhava minha grana, namorava todas as meninas da quadra. Bom demais.

Paralelo a essa vida maravilhosa que eu tinha, ouvia falar num tal de Médici. Um General que era Presidente do Brasil. Ouvia falar que vivíamos numa ditadura. Que tinha gente sendo massacrada, assassinada, indo para o paredão de fuzilamento, etc e tal. Mas a gente só queria mesmo era namorar, pilotar, nadar. Talvez, por isso, não percebíamos as atrocidades que acontecia no Brasil. No entanto, quando leio algo sobre isso procuro informações sobre as malvadezas da ditadura, dos generais, coronéis, e de outros. Realmente foi lamentável o que aconteceu. Uma lição que não devemos esquecer jamais. Mas, puta que me pariu, o que vejo acontecer hoje no meio político onde Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, parentes e amigos de políticos que deitam e rolam com o dinheiro do contribuinte, acredito que a ditadura não fez o trabalho direito. Deviam ter criado leis que mandasse fuzilar sumariamente todos os corruptos, ou serem atropelados por um carro de formula 1 a 300 km.

Para fins de comparações. Quem foi o melhor Presidente do Brasil: Médici, Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar ou FHC?

Em qual desses governo houve mais escândalos de roubalheira?

Qual desses Presidentes alegou que não sabia das roubalheiras, na maior cara de pau do mundo?

Eu prefiro um ditador cuidando de mim, me protegendo, a um democrata, filho da puta, que náo cuida nem dos ladrões que trabalham junto dele.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

E pensar que o Arturo Merzario correu profissionalmente até o ano passado, na Euro Superstars.

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Na História, não existe “e se fosse assim”. Existe só o “foi assim”. Portanto não interessa se o Brasil teria sido pior com ditadura de esquerda, porque isso nunca aconteceu, nunca existiu.

Também não interessa se Cuba é ou não um lixo. O que importa é que a farda praticou atrocidades inimagináveis enquanto ocupou o poder no Brasil. Não interessa que tenham havido outros tão ruins como Médici. O importante, pros efeitos do post, é que *ele* foi ruim e merece com toda razão ser adjetivado como “sanguinário”, assim como seus comparsas que o precederam e sucederam.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Show do Rato!!!!

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

Aliás o Sarney é uma praga bíblica.
Foi aliado de TODOS os governos, desde os militares.
Acho que sem ele, ninguém consegue governar o Brasil.

Mas só agora, a Veja, Folha, Estadão e o Globo descobriram que ele é corrupto.

Uma piada é o TSE cassar o governador do Maranhão Jackson Lago por abuso de poder. Logo lá no Maranhão do Sarney.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

“chego a conclusão que os nossos tiranos sanguinários deveriam ser julgados num tribunal de pequenas causas… pagando apenas algumas cestas basicas como pena…”

AHAHAHAHA,
Pior que é mais ou menos assim mesmo, se for comparar com Pinochet, Somoza e os Argentinos.
E o Sarney que era líder da Arena ou PDS tá aí até hoje. Mas não deve durar muito.
Aqueles safados do PFL, vulgo Demos estão morrendo aos poucos e os herdeiros não tem as mesma competência para continuar a “obra” e o Brasil vai melhorando. O ACM neto por exemplo, só tem a mesma safadeza do avô, mas é um incapaz.

LIsandro
LIsandro
14 anos atrás

não é o rei Roberto Carlos que narra?

João Samuel Batista
João Samuel Batista
14 anos atrás

Você fala sério a respeito do comunismo? Poderia escrever como acaha que estaria o Brasil se em vez da ditadura de direita tivéssemos tido uma ditadura de esquerda? Os generais foram sanguinários, mas Stalin não o foi? Fidel não o és? Só quero saber se fala sério a respeito do comunismo.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
14 anos atrás

Também acho que o narrador era o Tércio de Lima.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Um ditador sanguinário mesmo. É verdade. Mas o que dizer de tantos outros piores que ele? Pinochet foi um deles. Mao, Fidel Castro, Stallin. Falar dos de esquerda não pode?
E concordo com o blogueiro antonio filho. Boa parte dos políticos da época, que beijou a mão dos militares, está aí até hj. Senão os próprios, seus descendentes. Sarney, corrupto como tantos outros, que é “um ser diferenciado” para nosso presidente, é um deles.
Política à parte, é uma pena a falta de cuidado com o Autódromo de Brasília. Aliás, falta de cuidado com tantos outros.

Demerval Caixeta Jr.
Demerval Caixeta Jr.
14 anos atrás

Eu estive nessa corrida. Que saudades!

Rodolfo Ribeiro
Rodolfo Ribeiro
14 anos atrás

Flavio, acho que o narrador era Tércio de Lima.

Adilson
Adilson
14 anos atrás

Ótimo post, FG, como sempre…

Mas o Emerson recusar… isso foi piada de mau gosto. rs. Como diria o Piquet, o Emerson não fala mal de ninguém…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Isso sim é traçado seletivo.
Estive em Brasília semana passada, e graças à enorme gentileza de alguns amigos, tive o prazer de revisitar esse autódromo, e de dar nele umas voltinhas comportadas, ou quase isso, de Astra alugado.
O traçado atual de Interlagos perto desse é pinto. Retas longas, curvas de alta e média e aproximação sem matar o carro. Pra mim, o melhor traçado do Brasil, desde que mutilaram o Templo. Ampla visão para o público e acesso a 5 minutos do setor hoteleiro, encostadinho no eixo monumental e perto de tudo.
Asfalto ainda original, mas desgastado pelo tempo. E muito bem feito, tanto é que está aí até hoje, praticamente sem ondulações.
Além de me apaixonar pela cidade e pelo povo brasiliense – totalmente diferente daqueles que pousam na terça e decolam na quinta, bem entendido – fiquei de quatro pelo autódromo e pela pista.
Breve voltarei, e dessa vez melhor preparado. Se forem gentis de novo…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Correção; 1% da população são donos do Brasil,os donos das capitanias hereditarias,a nobreza do Brasil.

Walter Terra campos´- poa
Walter Terra campos´- poa
14 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau com o que escreveu o Imperador Ricardo.

Não foi bom o periodo, porém ninguém sabe como teria sido com o outro lado, talvez uma Cuba sem liberdade alguma e assistindo o filho playboy do ditador fumando bons charutos.

Além do que não acredito que tenham sido tão sanguinários e todos morrem com as mesmas posses ou até menores do que possuiam quando se tornaram mandatários, inclusive o Ministro Andreaza, que ao falecer os amigos tiveram que se cotizar para pagar o enterro.
Não sou parente de nenhum deles.
Abraços

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Conversas ditatoriais à parte, o asfalto atual do circuito é o mesmo que o Emerson guiou seu McLaren em 1974. Está em mau estado e é conhecido, por conta desse fato, por ser devorador de pneus.

Hoje nosso autódromo está em estado deplorável. Não fosse a F-Truck dar uma guaribada para suas corridas, era capaz de nem alambrado ter mais. Além disso, não há apoio para a prática de automobilismo aqui, exceto aquele bando de presepeiros com seus (insira o nome do seu carro tração traseira favorito aqui)pala, que ficam girando feito uns idiotas até estourarem os pneus e continuarem riscando o asfalto com as rodas.

Uma pena, um dos traçados mais seletivos do Brasil, praticamente abandonado.

Curiosidades: onde o Emerson foi receber o troféu é a única arquibancada coberta da pista, e ali é a “tribuna de honra”.

Piquet, na época com 21 anos (já era campeão de kart, corria na Super Vê e preparava os próprios motores), conseguiu pular o muro e entrar no paddock. Sabendo que não conseguiria mais voltar se saísse, dormiu dentro de um dos boxes e, dentre outros bicos, lavou as rodas da Ferrari do Carlos Reutemann. Anos depois ele tava surrando o argentino nas pistas!!!

Imperador Ricardo
Imperador Ricardo
14 anos atrás

Grande Flavio!!!

Os seus textos chegam até ficar engraçados… deixo claro que o autoritarismo deve ser banido da face da terra e apagado da memória da humanidade, mas…

Quando comparamos o que os nossos Generais fizeram contra o que os nossos amigos Castro (não o Neves)… Stalin… Mao Tse Tung, e até mesmo os despotas que reinaram na Argentina… chego a conclusão que os nossos tiranos sanguinários deveriam ser julgados num tribunal de pequenas causas… pagando apenas algumas cestas basicas como pena…

Fica claro que o que acabei de dizer é apenas um contra ponto as suas colocações benevolentes aos ditadores de outros paises… nunca se esqueça que milhões de familias Russas ainda choram os seus martires que foram congelados nas planicies siberianas…

Segue a vida…

Imperador Ricardo Bigliazzi

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Se Médici, por ser um dos responsáveis pela ditadura que matou 460 pessoas é “sanguinário”, imagino como outros ditadores (incluindo os vivos) são classificados. Sem mencionar os que foram mortos pelos “meia-oitos” mais exaltados.
No fundo no fundo eu quero mais é que todos os ditadores se f…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Ate parece que na politica, governo,etc… mudou alguma coisa! Quem aparecia na foto com os militares continua aparecendo hoje em dia,não entendo porque tem gente que pensa e diz que mudou alguma coisa.Ainda estamos numa republica das bananas com donos de capitanias hereditarias que são donos de 1% do Brasil (colonia).Não mudou nada dos militares ate aqui,a diferença é que os USA’s não queriam russos por aqui e dai a ditadura,agora sem URSS para invadir o quintal deles qualquer um serve para sair na foto.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

O Medici não era a cara daquele ator que fazia o vampiro velho da “Familia Monstro”? Com boa vontade, até o Bela Lugosi no fim da vida… A diferença que ele era um monstro de verdade… Deve estar abanando o caldeirão do cramulhão…

Mailson
Mailson
14 anos atrás

Se recusasse morria. lol.