CARLOS PARDO

SÃO PAULO – O acidente que matou ontem o mexicano Carlos Pardo, na Corona Series (a Nascar mexicana), foi dos mais violentos que já vi. Um alerta para todas essas categorias bate-bate, em que toques são considerados normais. Podem até ser. Mas matam.

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Marcelo Xavier
Marcelo Xavier
14 anos atrás

O grande causador não foi o toque (por que o próprio Carlos se defendeu de maneira arrojada), mas sim o infeliz irresponsável por aquele muro.

Wolf
Wolf
14 anos atrás

O quê que aquele muro de concreto fazia ali ??????

a culpa é da CBA mexicana !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Vamos pedir pra mudar a entrada dos boxes de Interlagos, mais “lá pra baixo”?

Luiz
Luiz
14 anos atrás

É verdade pessoal, aquele muro não deveria estar ali com tão pouca proteção (veja +- 2:02) porém, não se esqueçam que na entrada dos boxes do nosso templo tem uma armadilha igual ou pior senão vejamos:
Um carro, mesmo que seja o #69 em condições idênticas a esta prova, se bate nos pneus, ele volta para o meio da pista e não tem como evitar o estrago porque todos vem acelerando até o talo.
A única vantagem ao nosso ídolo é que atras dele não vem muita gente não e quando vem, estão bem devagar. rsrsrsrsrsrs

Abraço

Luiz

MSM
MSM
14 anos atrás

Ter toque nas corridas de turismo é normal, o problema é quando as pistas não tem segurança, como essas do México e os carros que são verdadeiras latas velhas. Olha como ficou a gaiola, toda retorcida, parecia ser feita de arame. E ainda acham legal a tal da TC 2000 Colômbia, qd comecei a ver aquilo, mudei de canal na hora.

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Uma tragédia!
Mas, realmente o muro dos boxes de Interlagos é muito perigoso!
É preciso achar uma solução para aquilo que hoje não parece ser nada demais.
Acidentes não marcam hora, nem lugar para acontecer.

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás
rodrigo
rodrigo
14 anos atrás

Concordo com o Sípoli e com Cabra. O muro da entrada dos boxes de interlagos é um perigo. Nunca aconteceu nada ali, por pura sorte, pois todos os pilotos passam bem perto, parece até que vão entrar nos boxes. E o perigo não é só na F1. Outras categorias como Stock, F3, GT3, Superclassic, etc também correm riscos com aquele muro.

Arthur Jacon
Arthur Jacon
14 anos atrás

Os mais horrendos acidentes em ovais costumam ser nos muros internos, não raro com resultados letais, como os acidentes que vitimaram Eddie Sachs e Dave MacDonald, Swede Savage e Greg Moore.

Venax
Venax
14 anos atrás

Quando a F-1 muda pistas e deixa aquelas enormes areas de escape o pessoal critica que o autodromo acabou ou que é um absurdo e tal, mas a quantos anos não morre um piloto por lá?

FDG
FDG
14 anos atrás

Agora é muito fácil eu falar que a culpa é isso ou aquilo. O fato é que pelo que vejo no canal SPEED essa categoria é fraquíssima . O Rapaz estava correndo para meia dúzia de gatos pingados verem, nunca tem ninguém nos autódromos, que por acaso sempre tem um asfalto cheio de remendos, quinas e demais coisas assustadoras para ovais.

Triste ver a imagem em que a esposa de Pardo vai até o local do acidente e sai desesperada.

Esperamos que algo de bom se tire desse acidente.

Borges Borsatto
Borges Borsatto
14 anos atrás

Pior são os narradores mexicanos, fazendo ‘mea culpa’ na narração, ao melhor estilo ‘Global’!!!!

É evidente que o cara havia se espatifado, só não viu quem não quis!

E vejam a ‘magnífica’ estrutura destas gaiolas de tubos, lixo tecnológico americano, usado pelos pilotos cucarachas de plantão.

Absurdo total!

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Foi assassinato, tem que haver punição para os responsáveis para que isso não mais aconteça

Cabra
Cabra
14 anos atrás

Concordo com o Sípoli. Pensava que só eu morria de medo daquele muro na entrada dos boxes de Interlagos. Ainda vai dar uma merda gigante naquele ponto…

Talvez seja só impressão, pois até hoje não soube de algum acidente grave naquele muro, mas basta um dessas proporções pra cair a ficha.

Estevão
14 anos atrás

1) O CorredorX postou lá em cima algo sobre o acidente do Carl Edwards em Talladega. É esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=6nlytg1bYI0
O pancão foi tão, senão mais, violento que o do Pardo. Só que lá nos EUA as pistas tem tamanho e segurança para garantir a integridade do piloto. Mas…

2) Como sempre tem um mas. Na corrida de domingo em Michigan, David Stremme perdeu os freios na curva 4 e foi de encontro com o muro de entrada aos pits. Lá havia alguns barris de água que seguraram o baque, além, claro, da velocidade da porrada ser bem menor que a do mexicano. Em verdade aquele muro não deveria estar ali. Por outro lado, levando em conta o tamanho da pista, o risco de uma fatalidade como a do México acontecer nos EUA é bem menor.
O acidente do Stremme tá aqui: http://www.nascar.com/video/cup/2009/06/14/cup.mic.high.two.nascar/index.html

Abs.

Eduardo Canalonga
Eduardo Canalonga
14 anos atrás

Tem gente que tá achando o toque “normal de corrida”.
Esse tipo de “totózinho” deveria ser proibido de todas as categorias, com rodas cobertas ou não.
Na época em que eu brincava de Kart em Interlagos isso dava bandeira preta.
Na minha opinião (se é que ela vale alguma coisa) o piloto deveria ser indiciado pela polícia e proibido de correr até de autorama.

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

O próprio Carlos Prado tentou fazer o mesmo antes de ultrapassar. Bem no início do vídeo, podem reparar. Deu dois toques laterais na traseira do adversário.

É lamentável. Toques sem intensão são normais quando se tem muitos carros andando juntos, mas quando a coisa começa a ser intencional, vira irresponsabilidade.

luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Absolutamente lamentável o ocorrido. Corrida de bate-bate só no parquinho de diversões.
Muito triste , depois os caras cobrindo os destroços do carro e do corpo. Isto não é corrida de carros. Lamentável.

boris
boris
14 anos atrás

E aquela QUINA na entrada dos boxes de Interlagos,sera que precisará morre alguem para mudarem?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

pra mim, toque de corrida, é tão leve..o cara de trás tenta sair e toca.
mas e aquele muro? com alguns galões de água apenas pra proteger.
em Interlagos, a entrada dos boxes é assim também, tem uma quina que divide a entrada, num trecho de alta velocidade.

claro que os responsáveis sempre tem que trabalhar para uma melhor segurança….mas….um esporte que precisa de roupa anti chamas, capacete etc..é pq se corre risco.

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Realmente, os toques podem matar, mas o circuito mal conservado, sem area de escape ou com problemas estruturais são criticos e determinantes para segurança dos pilotos. Falando nisso, a curva da subida da reta dos boxes em Interlagos não sofreu nenhuma mexida depois que faleceu o primo dos Sperafico, né??? Acho que tem muito circuito que precisa ser mexido, antes de uma tragédia e outra os toques vão continuar enquanto coloarem 20, 30 ou 40 pilotos por corrida, aí não tem como evitar, mas tem como controlar….

Sábado estaremos lá, torcendo pelo Meianov…..

Alehand
14 anos atrás

Por Deus, nunca vi nada igual… Que Deus possa dar o conforto necessário à família desse rapaz, porque ele, certamente, nem sabe que morreu…
Ok, sei que não dá pra comparar (um é oval, outro misto, dentre outras diferenças), mas depois tem nego que fala que Interlagos é um circuito inseguro, ultrapassado, obsoleto e perigoso.

André
André
14 anos atrás

2 coisas:
1-A segurança deste autodrómo de Puebla,assim como vários outros do México,é pavorosa!
É melhor falar q não há segurança.E mta gnt reclama da falta de segurança nos autodrómos da Stock Car aqui.Lá é mto pior.Pode-se dar o desconto de ser uma categoria bem mais nova.

2- A segurança dos carros é outro horror.
Estes carros são tão segurosq to os do Turismo Carretera Argentino.
Qq acidente mais grave e já era o piloto…

Charlles
Charlles
14 anos atrás

Flávio acho que falo por todos quando digo que gostaria de saber sua opinião se isso é ou não um crime ?
O que vc acha desse toque especificamente ?

Charlles
Charlles
14 anos atrás

Posso estar falando merda mas esse tipo de toque é assassinato.
Isso é tatica de policia em highway chases, um simples toque naquela parte do carro em alta velocidade tira completamente o “motorista” do controle.
Na minha singela opinião: Freie mas não faça isso numa corrida; pra mim é assassinato.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Oval não é circuito, é um oval e pronto. não serve pra bosta nenhuma a não ser é claro velocidades absurdas em um roda-roda chato e enjoativo, deve ser lindo conseguir vêr uma corrida em oval com os olhos de quem consegue vibrar com aquela bosta de esporte chamado beisebol.
Não existe nada de criminoso no toque do piloto que vêm atrás, se estivessem em um circuito de verdade, dirigindo carros de verdade seria apenas mais uma saída de pista seguida de uma rodada, acontece que a rodada foi parada por um muro estilo aríete esperando alguém para leva-lo desta para melhor; vou sempre ficar triste quando me defronto com mortes estúpidas e essa se superou…..
Como já disse oval é uma merda, stock ou nascar é outra merda, junte-se a isso uma organização merda e uma segurança de merda, só poderia dar merda….. e lamentavelmente deu….. Que descanse em paz.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

concordo com um post acima q diz q os pilotos não deveriam aceitar correr em circuitos com essas muretas, concordo q os caras se expõe muito em categorias que permitem esses toques. Também tenho ciência que as pessoas q aceitam ser piloto, sabem q cada corrida é um fator de risco, porem algumas categorias dão chance ao azar

a qtdd de peças do carro q voaram pra pista, imagina se temos fotógrafos, fiscais perto disso tb?

tilzil
tilzil
14 anos atrás

santa mãezinha de deus….mas que pancada!! justo onde era o ponto mais perigoso do circuito…. Te cuida interlagos!!!

HC
HC
14 anos atrás

Muita gente falando do muro, muro, muro…
Vc, FG, como piloto e entendido de automobilismo deveria opinar, não acha?
Ao invésde elocubrar bobagens que não dão em nada sobre o traçado de interlagos, como foi feito aqui no blog mais por brincadeira, a tempos atrás, deveria opinar sobre aquela entrada de box q qualquer hora mata um em interlagos.

morpet
morpet
14 anos atrás

Terrível acidente. Se o toque foi de propósito ou não (sinceramente, não tenho opinião formada), em outro lugar da pista, poderia não ter tido maiores consequências. Mas justamente ali, com aquele muro, naquelas condições… Lamentável.

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

Nos EUA as batidas são muito mais violentas, com capotagens e as células de sobrevievencia resistem, salvando o piloto.
Quem lembra da batida do Dale Enhardt, viu que mal o carro ” amassou ” e o cara morreu na hora, bateu sozinho e se houve toque, é do jogo, sem maldade é claro.
Neste caso pelas imagens e seus angulos, nunca saberemos se foi natural ou se alguém forçou a barra na disputa de posição.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Foi uma batida absurdamente forte. De duzentos e tantos por hora a zero instantaneamente. Não tem quem aguenta isso.
Descanse em paz e força para a família e amigos.

Agora… Infelizmente esses totós são corriqueiros. Bem que poderiam acabar.
Nas corridas de monopostos, não curto os famosos “esparramões”. Mesmo que não terminem em acidente (geralmente alguém tem que afinar para que isso não aconteça), é o tipo de manobra que eu acho deselegante. Se o Gilles Villeneuve ou o Rene Arnoux tivessem usado desse artíficio, aquele belíssimo duelo em Dijon não teria ocorrido. Pelo menos, não do jeito que foi. Mas, infelizmente, esparramar se tornou algo normal.

Milton
Milton
14 anos atrás

Bom, que eu posso dizer?
acho que tudo já foi dito…

Mas é fato uma coisa que um amigo ai em cima falou: Gaiolas com Fibra de vidro querendo imitar algum carro, é a maior ESTUPIDEZ possível , considerando corrida de automóvel.

Ai neguinho vira e fala: “E a NASCAR??? E a DTM Atual???”

Ora, não sejamos tolos…

Na primeira, por mais que os carros não sejam esse primor todo se segurança, o ambiente ao redor é mais seguro. As tais “Safety Barriers” fazer muito bem aquilo que se propõem, e ponto.

E a DTM, além de correr em velocidades mais baixas que as outras categorias (NASCAR, por exemplo), corre em circuitos bem mais seguros que esse Puebla. Toques existem? sim, existem e sempre existiram… mas as circunstancias são bem mais seguras…

E, para finalizar: Monobloco SIM é mais seguro… a DTM antiga corria de monobloco e, caso alguém se interesse, dê uma olhada nesse video de uma pancada dada por John Winter(ou Louis Krages, que era o verdadeiro nome desse piloto), e tire suas proprias conclusões:

http://www.youtube.com/watch?v=_Bhmmp1qcdA

PC (o mesmo)
PC (o mesmo)
14 anos atrás

Na minha visao ele fechou o carro de tras.. vejaM como ele muda de trajetoria ao perceber que seria ultrapassado…

toque de corrida ou culpa dele mesmo.

APENAS MINHA OPINIÃO.

PC

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

Serve de alento o fato de existir lugares piores que o Brasil (tanto faz, corrida de carro, politica, musicas ruins)?

Muro em lugar superperigoso, gaiola visivelmente boqueta, trajetoria e o toque criminoso.

Cadeia pra todo mundo!!

Fernando Mello - Chevette 58 "The Shark"
Fernando Mello - Chevette 58 "The Shark"
14 anos atrás

Manobra criminosa do imbecil que vinha na segunda posição. Por mais que se reclame do muro de proteção, quando há uma manobra desleal como essa não tem por onde escapar, ainda mais na velocidade em que estavam.

Como bem lembrou o Hugo, aqui em Interlagos já teve gente se machucando feio no muro de entrada do box por conta desse tipo de manobra desleal (O Paulo Kato, correndo de spyder, se machucou feio vítima de uma manobra parecida. Ele é amigo do meu pai de longa data e o conhecemos há décadas).

Um “piloto” que faz uma imbecilidade dessas deveria ter a carteira suspensa para sempre. E sair do autódromo debaixo de porrada.

Andre Decourt
14 anos atrás

Que muro é esse !!!!!!!!! Parece que foi colocado pelo DNIT !

Aliás sem sentido nenhum e no lugar totalmente errado !

calloni
calloni
14 anos atrás

alem de mal posicionado o muro nao se move um milimetro mesmo num pancao desses… isso nao eh muro eh um cemiterio de concreto…

Otavio
Otavio
14 anos atrás

A pista tem sua responsabilidade também, mas me parece que acima de tudo faltou o respeito mútuo entre eles que qulquer prova em ovais exige. Todos sabem que nessas pistas a velocidade é alta o tempo todo, tem que haver respeito ao espaço de cada um na pista

Tulio Casagrande
Tulio Casagrande
14 anos atrás

Lembrou o Boesel tentando mandar o Bragantini para o ceu. Se não me engano em Tarumã.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Em um primeiro momento achei o toque maldoso.
Analisando depois, percebo que é parte da disputa pela posição, um defendendo e o outro atacando.
Com certeza com a intenção de levar vantagem com o toque, mas eu negaria veementemente que fosse um atentado ao adversário.

O muro, bem, o muro está errado, na maneira errada, tudo errado.

Porque não se elimina o longo muro na entrada de Interlagos?
Faz a linha dos pits no chão, e bem antes do muro coloca o radar.
Se acontecer a fatalidade, o acidente terá menores proporções.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

FG, até entendo a sua crítica como defensor do automobilismo arte que és. Sei que você acha que corrida de Turismo tem de ser que nem corrida de fórmulas, cheia de não me toques, mas infelizmente para você na Europa, na América do Norte e na Argentina não é assim que funciona o mundo – talvez seja assim no Leste europeu. O toque foi de corrida, o problema foi o muro criminosamente curto e mal protegido, feito para fechar a entrada de uma parte do circuito misto no qual é feita a prova do WTCC. O tal muro deveria ser contínuo até encontrar com a outra parte interna, e deveria ter uma barreira de pneus com pelo menos 5 filas de pneus, como se fazia em Jacarepaguá.
Se a viúva quiser responsabilizar criminalmente o autódromo, ganha.

K2
K2
14 anos atrás

Caraí. Deu um nó no estomago.

granito
granito
14 anos atrás

Muito triste, Carlos Pardo era um piloto experiente com passagens na Nascar East, Nationwide series e salvo engano chegou até a participar de algumas na Sprint Cup.
Algumas coisas são irrefutáveis:
– o circuito é muito ruim, mas nem queiram ver Guadalajar e Zacatenas
– o carro é ruim , principamente no quesito segurança nem chega ao pés dos carros da Nascar americana, diria que nem aos pés da Stock brasileira ( até do carro do ano passado)
– Toque em corrida é considerado normal, então acidentes como este poderiam em tese ocorrer mais vezes e diriamos que é normal , pq comop disse o Piquet uma vez segurança a mais de 200, 300 km/h é muito relativo, quase uma utopia.

Paulo Francis-co
Paulo Francis-co
14 anos atrás

Muita besteira foi dita, cantos vivos sempre existem… qdo o piloto dá azar, bate a cabeça até no lado interno do guardrail.. tbm. como eu já vi…. achei que foi acidente de corrida, ambos vinham se tocando, sendo que pardo é quem estava mais ativo, de fato, é ele que procura fechar a passagem do segundo colocado.

O assustadora é a espessura dos tubos encarregados de garantir a segurança do piloto no carro acidentado. Mal dá para segurar uma pardal mais parrudo numa gaiola daquelas… fatalidade… como o acidente do Senna, Zanardi e dezenas de outros…. ele escapou no único lugar onde o estrago seria maior, no angulo mais desfavorável (de o muro pegasse o carro 30cm mais para trás, o carro teria apenas rodopiado sem traseira) no lugar onde havia um muro..

Tomas
Tomas
14 anos atrás

Fabio ja ví muitos pilotos que entram nas pistas com intenção de matar, pois aí é acidente de corrida ,se voce não enxerga a realidade do mundo,talvez ainda esteja como a Alice..rs vivendo no país das maravilhas .
Como diz a frase dos Titãs é cada um por sí e Deus contra Todos..

Helder
Helder
14 anos atrás

Triste e lamentável. Prisão perpétua ao piloto que deu o toque.

Leo Galiza
Leo Galiza
14 anos atrás

Pelo amor de Deus, agora a culpa é do cara que tocou? Façam-me o favor… Tem gente aí nos comentários falando muita bobagem. A culpa aí é da organização da pista e da Nascar Corona por deixar um muro nojento desses no circuito. Triste. Irresponsabilidade total.

Agora, a manobra foi “normal”. Isso sempre ocorreu nas categorias de Stock Car na america do Norte. Os carros e pistas são construídas e concebidas em cima disso. Agora falar que a culpa foi do piloto que deu o toque é uma idiotice sem tamanho. Se eles não têm condições de realizar esse tipo de competição, então não corram.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 anos atrás

Imagina senão tivesse aqueles barris de água e a porrada fosse do lado do piloto?!?!?

Antonio Vieira
Antonio Vieira
14 anos atrás

Muito triste, lamentável. O toque do Goeters foi maldoso e irresponsavel. Acho que algumas coisas vão mudar na Corona. Podem aumentar a segurança dos carros (se bem que nenhum carro resistiria ao acidente) e punir os toques desleais, mas enquanto não mexer nos circuitos, e muito, isto pode acontecer de novo. Os circuitos da Corona Series são muito ruins de tudo, mas principalmente na segurança. Não vejo nada de errado com a categoria, é uma divisão “pobre” da Nascar, mas os autódromos precisam de muitas mudanças. Aqui no Brasil também…