CUBA

SÃO PAULO (sem preconceitos) – Recebi isto da blogueira Joelma Couto. Gostaria que vocês vissem, também. São só 11 minutinhos. Não consegui incorporar o vídeo em tamanho grande, graças às minhas conhecidas deficiências técnicas. Então, a visualização é bem melhor clicando diretamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

Não se pode olhar nada, principalmente paises, por um único ponto de vista.

No próprio vídeo em questão há uma cena em que o paciente é examinado por um tomógrafo computadorizado, que é o equipamento mais avançado atualmente para se enxergar o interior do corpo humano com requeza de detalhes e permitir assim diagnósticos mais precisos. Onde os hospitais cubanos conseguiram estes equipamentos?

Se dependesse só de Cuba este equipamento teria sido invnentado?
E os aparelhos de ultrasom? Os de raios-X, que com certeza eles devem usar? E os equipamentos e procedimentos cirurgicos mais novos e modernos, que permitem a cura de doenças que até então não eram curáveis? Com certeza eles devem usar estes também.

“O princípio é básico: em Cuba o capital está a serviço de um ser (humano) vivente. No capitalismo o ser humano está a serviço de uma coisa inanimada (o capital)”. Isso é uma verdade inegável.

Mas ambos os sistemas tem seus lados positivos e tambem os negativos. Se a vida se resumisse apenas no aspecto da saúde talvez eles estivessem um pouco à frente no lado humano da questão.

Mas, por exemplo, e as liberdades de imprenssa, os direitos de a pessoa ir e vir, a qualquer lugar do planeta? E muitas outras coisas que temos por aqui, as quais damos muito valor, e não queremos perder. E que lá simplesmente não tem. Por que pessoas fogem de Cuba? Principalmente esportistas e artistas?

Se fosse possível somar os lados positivos de ambos e reduzir os negativos ao mínimo aceitavel veveríamos em um mundo ideal. Quem sabe um dia isso ocorra.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Amigos,

Quem quiser analisar Cuba sob uma perspectiva capitalista certamente vai cometer um erro primário. O princípio é básico: em Cuba o capital está a serviço de um ser (humano) vivente. No capitalismo o ser humano está a serviço de uma coisa inanimada (o capital).

A propaganda do capitalismo é tão agressiva que um mendigo que dorme debaixo de um viaduto, está doente e há 03 dias não come um pão, fica convencido de que pode comprar a Ferrari reluzente que passa no comercial de TV. Em tese pode mesmo. Mas em 180 milhões de pessoas, quantos alcançaram isso?

A frase sobre não haver criança cubana dormindo na rua está no aeroporto. Quem chega lá dá de cara com ela.

Dizer que cubanos não comem e que têm um bom sistema de saúde é contradição. Não existe saúde sem alimentação.

O Raul não é apenas um irmão do Fidel. O Romero Castro é o irmão mais velho e nunca se envolveu diretamente. O Raul é outra coisa. Ele é tão revolucionário quanto o Fidel e os dois são “unha e carne” (ainda bem). Todo mundo sabe da “esculhambada” que ele deu no Che Guevara quando este, na África, falou uma bobagem. O cara é “duro na queda”. Não se dobra nem a porrete (ainda bem, de novo).

Muita gente critica, porque em Cuba ficam-se 3 horas na fila para comprar um sorvete (supérfluo). Aqui ficam-se anos a fio esperando um transplante de rim (vital) e a maioria morre antes de conseguir.

Quantas pessoas, a maioria jovens entre 14 e 22 anos morrem a cada final de semana no Brasil? Mais de 100. Imagine se aproveitássemos os órgãos de, digamos, 30% dessas pessoas. Seriam 60 rins, 60 pulmões, 60 córneas, 30 corações. Isso daria 210 pessoas curadas por semana, 840 por mês, 10.080 por ano.

E o que temos (não só no Brasil, mas em qualquer regime capitalista selvagem)?

Abs.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Ai, que inveja de Cuba.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Há uma pequena confusão, aí… Uma coisa é a medicina básica, feita em posto de saúde, ou de casa em casa, orientando cuidados de higiene e distribuindo comida. Medidas básicas, baratas e eficientes… E estas medidas, que são adotadas em Cuba, (e poderiam ser em muitos lugares do Brasil) não são necessárias à realidade americana, pois os cidadão já têm acesso ao básico.
Outra coisa é fazer medicina de ponta, com pesquisa e equipamentos sofisticados, necessários para isto.

Dizer que a medicina cubana é avançada é uma piada… Pra fazer o DIAGNÓSTICO do Fidel, tiveram que chamar um médico espanhol… Para fazer o tratamento, os medicamentos também tiveram que vir de fora…

Não se faz medicina de ponta sem dinheiro… Em nenhum lugar do mundo… Porque pesquisa e equipamento custam caro…

Duvido, que em sã consciência, alguém, com alguma doença grave, preferisse ter seu tratamento em Cuba do que nos EUA.
A diferença é que pra fazer o tratamento nos Estados Unidos vc tem que pagar por ele. E é caro.
Mas vc pode optar por fazê-lo de graça, na ilha caribenha, ou no SUS brasileiro. E aí vai descobrir que ter acesso a uma consulta médica não significa ter tratamento.

O MM enxerga as coisa única e exclusivamente pela ótica que lhe é conveniente.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Não vou polemizar, cada um tem sua opinião. A se deplorar, como sempre, o Brasil: Tem todo o potencial como os EUA, tem tudo que Cuba não tem e não é nem um nem outro. Aqui não é o pior lugar da Terra, ao contrário, considero aqui o melhor lugar do mundo. Pena que o egoismo, a ganancia e a sede de poder de uma minoria sabote o nosso presente e o nosso futuro todos os dias.

Renan do Couto
Renan do Couto
14 anos atrás

Ainda não tinha visto este vídeo. Muito bom
Grande Joelma hein kkk

Valeu Flavio, abraço

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Engraçado. Nunca ouvi falar de refugiado americano, já de refugiado cubano…

Será que eles fogem da ilha (fogem, pois vivem em um país onde o direito de ir e vir é restringido) por que lá é um paraíso e eles querem ter uma vida dura em outro lugar ou por que o país não seja assim tão bom de se viver?

Costa Rica, Uruguai e Chile tem IDh superior ao cubano. Cuba não é exemplo de país.

Ademais, a baixa qualidade da saúde nos Estados Unidos é algo a se lamentar e não a se comemorar. Mas vejo mais virtudes nos EUA do que em Cuba, em que pese aquele país ter inúmeros defeitos como qualquer outro país.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Andei lendo em alguns comentários da situação do Brasil. A situação do Brasil é catastrófica, no Brasil só existem São Paulo, Rio de Janeiro e mais algumas poucas cidades, basicamente a região Sul e Sudeste. Até hoje a fome ataca no Brasil, crianças morrem desnutridas e muitos não tem um R.G.
São Paulo é um outro país, não é o Brasil. Não fazemos idéia do que se passa pelo Brasil afora. Em muitos lugares, não há polícia não há nada, é cada um por si, ou mata ou morre. Existem vilas onde a família vive da aposentadoria do mais velho.

Às vezes cansa de ouvir falar que a economia e o PIB brasileiro estão entre os dez maiores do mundo, mas ninguém fala que o Brasil está entre os de maior desigualdade social e se não estou enganado, ele está em primeiro lugar. Sei lá, passa uma segurança, parece que o governo está jogando no mesmo time que você, do seu lado, e não contra você (isso em Cuba).
É a segurança de você ter um sistema de saúde de qualidade e para todos, assim como na educação. Eu sinto inveja de Cuba

Léo Engelmann
14 anos atrás

Olha aí, pra incorporar:

425×344. Do tamanho padrão do You Tube.

Carlão BSB
Carlão BSB
14 anos atrás

Ainda hoje pela manhã, 10/6/09, comentava com uma turma de primeiro ano do ensino médio que o sistema de saúde Norte Americano será o próximo a ruir, tal e qual o seu parque industrial automobilistico. O início de tudo era uma sequência de exercícios de lógica que envolvia médicos e hospitais.

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

Como diz um apresentador/jornalista Global: “Saúde é o que importa. O resto a gente corre atrás”. O que é dito pela senhora de blusa vermelha no final do video é a mais pura verdade. Qual o motivo de países ricos não fornecerem atendimento médico de qualidade e de graça? É duro mendigar por socorro médico de baixa qualidade e custeado com recursos dos impostos que nós pagamos. Nos países ricos ocorre uma total inversão, ou seja, quanto mais abastado mais pobre.

Carmem
Carmem
14 anos atrás

Só tive tempo de assistir ao vídeo agora. Maravilhoso e emocionante.

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Como todas as nações do mundo Cuba tem suas mazelas mas também qualidades…

É claro que o documentário é ótimo, entretanto, só mostra um parâmetro de todo um conjunto. Mas parabéns para CUba neste ponto…

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Não aprovo nenhum tipo de ditadura, ou seja o Fidel e seus protegidos permanecerem no poder por tanto tempo. Mas é fantastica a forma como, em relação a saúde,as pessoas são tratadas lá. Fiquei impressionado com este filme.
É importante citar que as pessoas precisam de um bom atendimento em saúde,casas decentes,alimentação e educação. Porém estamos num site (blog) de automobilismo e isto é uma paixão de muitos como eu o Flávio e o resto da turma. Na minha opinião é neste ponto que a coisa “pega”, os cubanos não tem o direito de sonhar a respeito do futuro, coisas como juntar um dinheiro e comprar um “carro” ou outras coisas que a modernidade e a tecnologia nos proporcionam.
Seria (futuro do pretérito) muito bom se conseguissemos ter tudo isso junto, ou seja saúde,moradia,trabalho,educação e um ou vários carrinhos na garagem. Aí sim o mundo seria mais feliz.

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Graaaaaaaande Michael Moore.

É difícil decidir qual é o melhor: se Sicko ou Tiros em Columbine. Ou Roger e Eu. Ou mesmo Fahrenheit 9-11, por que não?

Só aqueles babacas da Folha pra rejeitar o trabalho do cara…

Diogo Araújo
Diogo Araújo
14 anos atrás

Mas, engraçado…. nunca vi americano pegando balsa e enfrentado os tubarões pra chegar em Cuba e desfrutar do seu excelente serviço médico. Aliás, devia já existir agencias especializadas em “turismo de saúde”, levando rencas de doentes ianques para se consultarem com os doutores caribenhos.

Nunca fui em Cuba, mas conheço cubanos e o que me falam é que muito mais do que principios humanitários, Fidel tem uma ótima noção do que serve pra propaganda política. Os podres da ilha ele sabe esconder muito bem.

vitão
vitão
14 anos atrás

O balanço entre liberdade , individualidae e coletivo e muito difícil. O que fazer com um neurocirurgião que estuda 12 anos depois de formado para ser doutor? obriga-lo a trabalhar pela tablea do SUS? deixa-lo cobrar US$ 500 mil por uma cirurgia (conheço um caso assim nos USA, e a conta foi rachada 1/2 pelo paciente e 1/2 pelo seguro saúde. O cara tinha um tumor gravíssimo, e hoje corre em maratona) . O custo é da sociedade e o lucro é do médico? obriga-lo a prestar serviço público (aliás, como o dr. Pitanguy faz com queimados) ? Não tem solução simples.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Sim, Cuba é exemplo para o mundo em educação e saúde. Mas, será que a democracia e a imprensa livre fariam tudo isso ruir? O homem só é honesto, justo e humano no cabresto? Se ele for livre, será tragado pela ganância de poder e de dinheiro? Eu hein…

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

O Sistema ùnico de Saúde brasileiro (O SUS) está fazendo 20 anos. Foi um avanço, sem dúvida. Antes, era como nos Estados Unidos, ou vc era segurado do INAMPS para ser atendido na rede pública ou era um indigente. Mas porque no Brasil não é perfeito com em Cuba? Primeiro, porque os politicos torram dinheiro público com as proprias mordomias e o eleitor parece não se importar. Segundo, por que muitos médicos corporativistas e sem nenhum, nenhum senso de humanidade, simplesmente não aparecem para trabalhar nos hospitais públicos para o qual prestaram concurso e depois botam a culpa ” nos baixos salários”. e, por fim, porque a rede privada de hospitais, planos de saúde e a poderosa indústria farmacêutica (que corrompe médicos desonestos) fazem de tudo, tudo mesmo para que o SUS não funcione como deveria, com seus lobbys, compra de políticos, ações na justiça para que governos paguem por remédios absurdamente caros para a população e outras tramóias.

Jaison
Jaison
14 anos atrás

É isso! este trecho é o mais emocionante e faz parte do documentário ”SICKO $O$ saúde”do grande Michel Moore o mesmo que já previa a quebra da GM em 1986 entre outros grandes documentários.

SICKO faz uma comparação do sistema de saúde americano que só visa $$$$ com de outros países como o Canadá,França,UK e claro cuba a ilha maldita que eles pregão.

Este documentário foi indicado ao OSCAR de 2008-Melhor Documentário, este eu recomendo!

Parabéns Flavio por ter postado este vídeo.

Adaury
Adaury
14 anos atrás

Primeira vez que escrevo aqui, mas leio seu blog todos os dias pois gosto da maneira como você escreve, como você mesmo disse em outro post “cáustico”.
Esse video é sensacional, mostra como a impressa de modo geral (nacional e internacional) está de acordo com a política americana, quando os interesses americanos são colocados de lado eles se apresentam como os defensores da liberdade mundial, mas só até a página 2, depois disso como dizem aqui na Bahia “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
Saúde e educação são os pilares para a construção de uma sociedade mais justa, porque será que o Basil tem tanta desigualdade social??????
Educação não é somente ensinar a ler e escrever o próprio nome.
Um abraço Flavio

marcelo borges
marcelo borges
14 anos atrás

Só prá você ver como são os norteamericanos……..olha essa matéria e o que eles mostram e comentam sobre o video do Michael Moore.
http://www.youtube.com/watch?v=25_RgM1jHeo&feature=related
Abraço a todos.

gian
gian
14 anos atrás

michael moore ..para´presidente dos estados unidos……urgente…..!!!!!!!

Marcelo Essack
Marcelo Essack
14 anos atrás

Sempre ouví dizer sobre a medicina em Cuba, mas esse vídeo não me deixou dúvidas. Parabéns!

Joelma
Joelma
14 anos atrás

Flávio,
não podemos nos esquecer que no Brasil existem 200 mil pessoas com catarata.Milhares cegas por não terem recursos para a cirúrgia.nossos mutirões não resolvem o problema.
O Fidel muitas vezes ofereceu médicos cubanos para o Brasil.Em 4 meses eles resolveriam o problema.
Cuba curou a cegueira na américa latina,mas, no Brasil não pode entrar.

Phil
Phil
14 anos atrás

Viva Cuba livre do Neo-Liberalismo !

Eu bem queria dar uma passadinha lá pra me consultar, fazer um check-up de urgência. =)

Mirtes
Mirtes
14 anos atrás

“Sicko” é um excelente filme. Na minha opiniao os filmes do Michael Moore deveriam ser exibidos nas escolas como parte da grade curricular.

Outro ótimo cineasta que segue a mesma linha é o Morgan Spurlock. Nao deixem de ver Super Size Me, Where in the World is Osama Bin Laden e What Would Jesus Buy?, sao muito bons.

Diogo Araújo
Diogo Araújo
14 anos atrás

Acho estranho essa de vender Cuba como o paraíso na terra. Moore perde em credibilidade justamente porque ele insinua coisas amplas a partir de alguns recortes estratégicos que ele faz da realidade. Cuba não é o paraíso, muito menos os EUA.

Prefiro muito mais o exemplo de outros países capitalistas que aliaram de forma muito melhor a democracia, o desenvolvimento economico e o bem-estar social.

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

A gente quando viaja pra Cuba percebe o quanto é mimado nas coisas erradas, como roupas, carros e sorvetes, sendo que não temos direito ao básico como saúde e educação gratuitos…

Se eu fosse pobre no Brasil, ia preferir ser pobre em Cuba. Só quem tem grana no seu país não gostaria de viver lá. Os caras são pobres, mas todos têm o suficiente para uma vida digna. Dura, mas digna.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Esse vídeo é muito esclarecedor. Que sistema de saúde hein, muito legal. Morro de vontade de um dia poder visitar Cuba e me surpreender mais ainda, acho que vou voltar com raiva do Brasil.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Excelente filme, como quase tudo que o Moore faz. Já estive em Cuba, vi muita miséria e gente passando fome. Mas saúde lá é exemplar de fato. Só não dá pra respeitar um regime ditatorial como o que lá existe.

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Não julgo a qualidade de vida de nenhum país, mas fatos são fatos. E os fatos mostram que mesmo com saúde de qualidade para todos em Cuba e a saúde caríssima nos EUA, muitos cubanos querem sair de Cuba, principalmente para os EUA, e poucos estrangeiros querem morar em Cuba.

Pergunta para aquela mulher que chorou quando soube o preço do medicamento se ela quer viver em Cuba. Sem usar o patrimônio em dólares que porventura ela tenha nos EUA…

ROGÉRIO BORGES
ROGÉRIO BORGES
14 anos atrás

MICHAEL MOORE no Brasil teria a carteira de jornalista cassada. Gosto dele, principalmente depois do 11 de setembro. Não tenho nada contra Cuba, mas no Brasil o que se arrecada de dinheiro com INSS daria para termos medicina e assistência de primeiro mundo, mas tem os pedágios, sanguessugas…etc.

Fazer o que?

chicocougo
chicocougo
14 anos atrás

Ô Flávio, assim tu me mata!

Esse vídeo é um dos melhores que já assisti. Desmistifica certas “mentiras históricas” que rolam por aí.

Abração!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
14 anos atrás

Claro, cuidar bem é uma obrigação que quando feita achamos espetacular!
Uma pena, para nós, pobres mortais!!!

Pelo menos podemos votar e mudar algo…

Hummm, o que está errado então???

Minoru
Minoru
14 anos atrás

Agora o revés da moeda:

Tenho uma amiga casada com um americano e ele sempre diz que, por pior que seja um INSS ou SUS, ele ainda é de graça, pois se você não tiver seguro médico nos States, você é um homem morto.

Minoru
Minoru
14 anos atrás

Caro Flavio,

Quando estive mergulhando em Cuba em meados dos anos 90, o último dia antes de retornar ao Brasil tivemos que passar em Havana sem mergulhar o que é praxe. No hotel eu conhecí um mineiro que estava lá como convidado do Fidel. Ele tinha sofrido anos antes um acidente automobilístico e queriam lhe amputar a sua perna mas ele não concordou.

Em Cuba, ele conseguiu tratamento gratuíto e estava lá já fazia uns quatro anos e, sempre que apareciam brasileiros no hotel, os funcionários o avisavam pois ele queria estar a par do que se passava no Brasil, além de matar a saudade da lingua.

O melhor é que ele estava andando normalmente com uma bengala (eu nem acreditava que aquela perna ia ser amputada) e ele dizia que em mais uns seis meses a um ano ele estaria completamente curado e que a primeira coisa que faria seria uma visita ao médico que queria lhe amputar a perna.

Quem num mundo capitalista se investiria quatro anos em tratamentos e cirurgias para que alguém não perdesse a perna, ainda mais sendo para um cidadão estrangeiro?

Ninguém, infelizmente.

Luciano
Luciano
14 anos atrás

Minha cunhada foi para lá uma vez, e a população vive numa pobreza só, em parte pelo embargo, mas em grande parte pelo próprio regime ser tão restritivo mesmo, a ponto do povo não ter dinheiro para comer e quase tudo ser racionado. Entretanto, saúde e educação lá são exemplares, pena que não há como o país, no regime econômico/político atual, tirar proveito desta enorme vantagem sobre os demais países do continente (com exceção do Canadá).
Tenho a impressão que a hora que o Fidel “bater com os cabotes”, o irmão vai tocar o regime, mas como o próprio Raul Castro não é pivete, alguém terá que assumir o controle do país em breve – espero que siga uma linha semelhante à chinesa, só que com liberdade de imprensa e uma regulamentação severa do Estado sobre preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, para que a ilha consiga viver bem de uma de suas maiores riquezas pouco exploradas, que é o turismo.
Quanto ao sistema de saúde dos EUA, ele é só um reflexo de como o “American Way of Life” tornou a vida deles (e do resto do mundo) inviável.

Sergio Cabala
Sergio Cabala
14 anos atrás

Emocionante

Francisco
Francisco
14 anos atrás

Demorou para os amerianos babacas retirarem os embargos que impõem contra a ilha… O regime de Fidel tem lá seus encantos e o esporte e a saúde são grandes exemplos… Vlw, belo vídeo…

old parts
old parts
14 anos atrás

Precisamos de alguem para ser “Michael Moore ” aqui no Brasil.

Kleber Pereira
Kleber Pereira
14 anos atrás

Eu já fui em Cuba duas vezes e é isso mesmo. Medicina avançada e curas por preços irrisórios.

O problema de Cuba é político, porque quem é contra o governo morre ou some. Existe na ilha uma grande ditadura.

E olha que viajei pelo país todo por 6 dias e é lindo de morrer.

Quamdo Fidel morrer ninguém sabe o que vai acontecer….

jovino
14 anos atrás

Não gosto do regime do Fidel, nem aprova qualquer tipo de ditadura, mas uma coisa a gente tem que tirar o chapéu para ele, desde a tentativa de invação frustrada da Bahia dos Porcos, os americanos quiseram acabar com Cuba através da saúde e passaram a levar os médicos de lá a preço de ouro para os USA com propostas irrecusáveis, mas Fidel investiu na saúde e eles tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo.
Jovino

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
14 anos atrás

Cuba deveria é um exemplo para todo o planeta. Todos os países deveriam se espelhar neles. Sem o apoio da ex-URSS, com embargo, sem riquezas naturais abundantes, eles conseguem ser um País de verdade. Nós, com tanto, com tudo, não somos nem uma fração dos cubanos.
Há tempos vi uma camiseta com uma frase que sintetiza bem a situação:
“Hoje, nesta noite fria, milhões de crianças dormirão nas ruas em todo o mundo. Nenhuma delas é cubana.”

Abraços a todos!!!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

O pior de tudo é que quando o fidel morrer os EUA vai querer de novo essa ilha, para virar puteiro deles como era!!!!!!

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

É Flavio , sei bem o quanto é cruel um hospital quando não se tem recursos, a produção é otima , quem diria, um americano sendo curado num pais de terceiro mundo!!!!

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Porrada na orelha. O Lula gosta tanto do Fidel, deveria assistir. Com a porcentagem exorbitante de impostos que eu pago, ainda tenho que torrar mais um tanto em plano de saúde pra ter um atentimento meia boca.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Ah mas eles não podem comprar Chevrolet Celtas zero kilômetros, então não vale a pena…

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Esse filme é sensacional. Sicko SOS Saude

Claro que o Michael Moore tem os seus defeitos, mas é uma produção sensacional. Duas horas de tapas na cara de 90% da sociedade estadunidense.

Vale a pena!