DICA DO DIA

SÃO PAULO (como é que pudemos piorar tanto?) – Quando eu vejo fotos como essa aí do lado, tiradas deste delicioso site de imagens dos anos 40-50-60, tenho plena convicção de que a Terra já foi um planeta bem melhor para se viver. Inclusive nos EUA.

Detalhezinho sem importância… Na penúltima foto aparece um DKW amarelo.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
14 anos atrás

Que legal, Flávio!
por isso que estou sempre por aqui e recomendo a amigos…

Jean
Jean
14 anos atrás

Você notou o DKW numa das últimas fotos da página?
http://www.billsretroworld.com/RetroScene01.jpg

Há um site melhor sobre imagens dos “anos bons”:
http://www.plan59.com/

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Nostalgia pura.

valeu

Zani (Autozani)
14 anos atrás

Completando: Vale a pena acrescentar que naquela epoca vivíamos com a adrenalina girando alto o tempo todo, mas para isso não precisávamos de estimulantes. Nunca usamos drogas.

Zani (Autozani)
14 anos atrás

Concordo plenamente, o mundo já foi muito, mas muito melhor mesmo! Sabe por que? Porque o consumismo e suas consequências só começou nos EUA a partir dos anos 60, na Europa nos anos 70 e aqui nos anos 80. Antes disso tudo era construido para durar, carros, eletro domésticos, mobília, vestuário, etc. Mas, o melhor daquela epoca era que todos viviam intensamente e sem riscos. No final da década de 60 eu era adolescente, andava com amigos por São Paulo Inteiro na madrugada, de carro, a pé, e nunca tive qualquer problema, nunca fui assaltado ou agredido de alguma forma. A gasolina era barata, tínhamos vários ‘circuitos’ bons nas ruas, havia uma explosão cultural, festas com bailinho todo fim de semana e as minas eram deliciosas. Prá que mais?

Muchacho
Muchacho
14 anos atrás

FG, Teria sido esse o custo da popularização dos automóveis para a classe média ???

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Espetacular… os Americanos são muito melhores!!! LOL!!!

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi
Obs.: Bem que voces podiam arranjar fotos da Russia dessa época… LOL!!!

Dú
14 anos atrás

Isso me lembra qdo. criança, entrando de moto nos driven-in da vida.
Havia um cinema no caminho da Casa Verde, qdo. íamos passear na Brasilândia hahahah.
E hj. deve estar passando na tv. ao vivo, os bundões tomando cascudos da PM aqui na Usp.. Maior manezada.
Essa molecada não sabe de nada, nunca viu nada, é como falo, geração Vídeo Game, que nunca sentiu cheiro de borracha na curva e escolheu a calibragem.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
14 anos atrás

Se as mulheres seguissem o “the good wife’s guide”, já daríamos um enorme passo!

Wolf
Wolf
14 anos atrás

tenho um Bel Air 54 sport cupê IDÊNTICO a este da foto!!!! Branco com teto verde Ivory !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

luidhi
luidhi
14 anos atrás

Sobre chapas mais finas… Tem que ser da largura de um papel. Aliás, deviam dar um jeito de pegar toda aquela comida que é lançada fora no CEAGESP e fazer uma carroceria, tipo Trabant.

O planeta não aguenta mais carros, fumaças, etc.

Sou contra o automóvel? Longe disso, só acho estúpido o cara andar de V6 na berrini a 18 horas consumindo combustível para andar mais devagar do que uma pessoa a pé.

Agora, a coisa piorou sim. Mas isso é culpa nossa. Para desaforar São Paulo era só incentivar a trabalhar em outras áreas.

Mas é uma desgraça, vai procurar emprego fora de SP te oferecem a metade que você ganha aqui.

Difícil.

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

“pessoas e pessoas” com hiato de 4 palavras é ruim hein?

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Nos USA nessa época, se vc não fosse negro e morasse no sul até é bem possível imaginar que a vida era melhor….acontece que agora têm muita gente, e vai continuar assim até 2050 quando o crescimento populacional irá estagnar. Até lá e muito mais adiante, temos que repensar em como racionar os recursos da terra. Claro que hoje a vida é mais fácil, com a possível exceção do continente africano, há 300 anos as pessoas ainda se divertiam com pessoas sendo desmembradas nas rodas de tortura, a peste e a fome era companhia frequente do mundo dito civilizado e mais uma enormidade de outros exemplos.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Na verdade acho que o mundo nunca piora. Sempre muda. O resto é percepção nossa. Agora, o Arnaldo Jabor tem uma frase que talvez se encaixe nessa história; ” O mundo piora a medida que envelhecemos” .

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Uma pena que vários dos modelos de carros publicados no site foram surrupiados do site do designer brasileiro Dan Piatinick sem nenhum crédito.

Quem quiser, pode conferir: http://www.palat.com.br

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

It was a different world, man, another people and things.. Looks like almost another reality, but fantastic…

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

Lembrando que nessa época gerávamos com o consumismo desvairado, principalmente dos EUA o início de nosso passivo ambiental no planeta. Se estamos na M, os anos 50, por mais legais que tenham sido estão intimamente ligados.

Agora, uma daquelas cozinhas super equipadas ficaria muito bem na minha casa, com alguns equipamentos modernos faria alguns amigos se morderem de inveja…

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
14 anos atrás

O mundo se torna a cada dia mais egoísta e duvido que um dia faça o caminho oposto.
Antes tínhamos estes cinemas para assistir, praças, parques para curtirmos ao ar livre.
Hoje é computador, internet, tv a cabo, condomínios, ou seja, todo mundo enfiado em casa ou dentro de seus potentes carros com GPS, ABS, CDBs, RDBs, e outras siglas que vieram para complicar a vida.
É, foi uma vez na história. Sorte de quem pode aproveitar ainda estes tempos de outrora.

JP
JP
14 anos atrás

Bonito mesmo!

Mas aí que a gente vê como os americanos pararam no tempo ao continuar fabricando banheiras poluidoras.Não sei se foi essa a intenção do post.

Uma vez vi um vídeo sobre consumo sustenável, onde dizem que os índices de “felicidade” nos EUA atingiram seu pico justamente nessa época, quando o desenvolvimento técnico e econômico começou a se acelerar e a fugir da nossa capacidade de entendimento. O nome do vídeo é historyofstuff (história das coisas). Confira!

Abraço

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Concordo! O problema que o mundo está hiperpopulado…. O problema é que as soluções definitias para o problema não são muito politicamente corretas…. Então vai piorar…

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Que o mundo piorou, não há dúvidas. É só ver pelos automóveis. Antigamente entusiasmavam, hoje não se criam mais lendas.

Mas falando dessa foto aí, não entendi o drive-in de dia…

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Piorou o cacete. Sou um grande saudosista também, mas o mundo aos poucos vai melhorando. Há 150 anos a escravidão era encarada com normalidade. Há 70 anos o fascismo (em suas várias facetas) era festejado em toda a Europa. Há 30 anos não se falava em proteção ambiental. É claro que há muito para se fazer. Mas a humanidade, aos trancos e barrancos, evolui.

Há 15 anos eu nem sonhava em ter um carro com air bag. Hoje eu tenho, e posso até falar o quanto os carros do passado eram mais charmosos, mas certamente prefiro colocar minha filhinha em um carro moderno, com toda a segurança.

Jason
Jason
14 anos atrás

A vida devia ser realmente melhor nos EUA dos anos 50:

Apartheid, hipocrisia exacerbada, repressão sexual extrema, convocação militar obrigatória…

Os carros também tinham seus destaques: beberrões, tremendamente poluentes (smog cobrindo a Califórnia), ruins de estacionar, extremamente mortais em acidentes.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

É, o mundo mudou… algumas poucas para melhor, muita coisa para pior, ainda que mais “muderno”… acho que a aura do mundo era diferente, as pessoas ainda sabiam viver, sabiam ser gregárias, sabiam se divertir, sem as frescuradas advindas dessa maldita expressão “politicamente correto”…

Site bacana, aquela foto do 1º McDonald’s mostra como isso ficou bem diferente… fora que sacaneei a galera aqui no trampo com aquela foto do computador de 1956, com aquele teclado de última geração, disse prá galera aqui que são os novos micros que estão chegando para a gente aqui no Departamento de Cultura de São Bernardo, perto das máquinas que temos aqui tá ultra moderna aquela máquina, hehehehehe…

Pena que não tinha nenhuma foto dos clássicos ônibus de época, só por isso o site em questão não leva um 10 com louvor… mas merece nota 9, hehehehe…

Milton
Milton
14 anos atrás

DKW USA??

Devia ser coisa rara hein…

Jackie  Fã do (O(###)O)  #96 ,  Futura Ex- Fã do  [O]===[O] # 69 Meianov  LADARGH  !!!!!
Jackie Fã do (O(###)O) #96 , Futura Ex- Fã do [O]===[O] # 69 Meianov LADARGH !!!!!
14 anos atrás

A R G H !!!

QUE CONVERSA É ESSA, DE DETALHESINHO SEM IMPORTÂNCIA (DKW AMARELINHO) ?????

DEPOIS QUE VC COMPROU O #69, FICOU SEM NOÇÃO, É ??

FEIOSÃO !!!

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Esse mundo ideal das fotos é o típico american-way-of-life. Aquele dos nossos sonhos de consumo, fantasiado pelos meios de comunicação (principalmente o cinema). A era de ouro norte-americana que descambou nesta merda toda pós-GM. E, a propósito, como seriam as imagens deste mesmo período dos países da Cortina de Ferro? Nada divertido, convenhamos….

Gardelon
Gardelon
14 anos atrás

Fotos espectaculares!!! gracias por compartir, aunque no soy muy viejo me trae muchos recuerdos

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

Tem jeito não FG. Pela minha ótica, ainda vai piorar muito. Egoísmo é coisa muito séria. A nós, só restaconviver e sobreviver dignamente.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
14 anos atrás

Este comentário está sendo gravado pela Speedy da Telefônica para a NOSSA segurança…

Flávio, eu também partilho de seu gosto por carros antigos. Feitos para durar. Embora não tenha condições de ter um antigo na garagem (e nem um popular 0 KM, por extensão), gosto de comprar revistas especializadas de carros antigos, os VW’s da década de 70 que tinham um cheiro interno peculiar somente aos Volksvagen (devido ao material utilizado), o Opala e outras maravilhas que me remetem à minha infância, com muita saudade e nostalgia.

++++++++++++++++++++
E fui rindo, nem sei porquê, da revolta de um colega meu que trabalha na Volks, dizendo que, por questões econômicas, o Gol está sendo fabricado, desde 2 anos atrás, com micrômetros a menos de espessura de chapa para manter o preço competitivo. Isso confirma o slogan do comercial do alemão da Volks :” Aqui nós fazemos carros de verdade…”

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

O mundo ficou mesmo muito pior desde então. Não há como não concordar…

Jader
Jader
14 anos atrás

Em compensação a qualidade sonora e de imagem era fraca…

Alvaro
Alvaro
14 anos atrás

Mas não foi justamente a insistência da GM com essas trapizongas enormes , ícones do desperdício, o motivo de sua ruína ?

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

Nooooossa, tem muito mais. Indo ao “Home”, encontrei fotos de carros maravilhosos (apesar de americanos… rsrsrs), seriados de TV que assisti quando criança, dos quais já havia esquecido (quem lembra de Jim das Selvas, Roy Rogers, Rin Tin Tin, Laramie, Papai Sabe Tudo, Dr. Kildare?), anúncios que hoje são hilários (não o eram à época), capas de LPs (como eram bem feitas…)

Uma mina a ser explorada com calma.

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

Gomes, você usou a palavra certa: o site é delicioso! Adorei a peruca dos Beatles, ri muito ao ver a foto dos “Solarex Scientific Sun Glasses 1948”, mas nada bate o impagável “The good wife’s guide”. As feministas de hoje iriam queimá-lo em praça pública!

Pois é, éramos felizes, e não sabíamos…

Ótima descoberta!

Eduardo - SC
Eduardo - SC
14 anos atrás

Gostei do ” The good wife’s guide”

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Ah eu esqueci de dizer porque escrevi isso, é que em uma das fotos aparece um desses cinemas.

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Sem dúvida a vida era mais gostosa, simples, sem violencia e tanta malícia. Aqui em São Paulo, na avenida Santo Amaro tinha um cine-driving em frente ao clube Banespa, e eu ia com meus pais todo domingo na matine ver festival Tom e Jerry. Como era gostoso, lotava direto e voce ainda ganhava uma bola gigante colorida na saída. Não sobrou nada.

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Acho que o texto publicado lá em baixo da GM pelo Moore retrata bem isso, nessas fotos ai nota-se ausente presença do egoismo, que tomou conta dos dias de hoje em que cada pessoa prefere viver no seu mundinho de merda, do que vivermos todos por um mundo muito melhor.

Zalex
Zalex
14 anos atrás

Que Maravilha!
Concordo, o mundo piorou.