LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (como quebram, essas coisas) – Vocês devem ter notado que a “Legião Urbana” andou meio sumida do blog. Motivo: minha câmera digital quebrou e só comprei outra agora. Então, a foto de hoje é uma exceção, porque a ideia da seção é colocar sempre fotos que eu mesmo tiro, senão fico doido. Essa quem mandou foi o Duda Ordunha, e é claro que foi tirada no Rio. Ah, o Rio…

Belo exemplar de Opala. Deixo modelo e ano para a blogaiada saudosa do silêncio de um Chevrolet.

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João Luiz Queiroz Ferreira
João Luiz Queiroz Ferreira
13 anos atrás

Com um atraso de um ano, mas também com muita alegria, vi meu Opala 70 fotografado na orla do Leblon, no Rio de Janeiro. É, de fato, um 2500 Standard cuja restauração tentou aproximar-se do Azul Internacional original. Embora fosse o “pé de boi” da linha Opala, acredito que poucos sobraram , talvez pelo pouco cuidado dos primeiros motoristas deste tipo de carro (muito eram taxis). Orgulhosamente associado ao Opala Clube do Rio de Janeiro, ele está exatamente como nasceu: nem um friso a mais ou menos. Agradeço os elogios que li, adorei o site. Parabéns ao Flavio

Marcelo Avila
Marcelo Avila
13 anos atrás

Esse opala é de um membro do Opala Clube do RJ, na qual tb faço parte! Se quiserem ver essa beldade e outras entrem no nosso site http://www.opalacluberj.com.br.
Abs
Marcelo Avila

Francisco josé leite
Francisco josé leite
14 anos atrás

procuro painel traseiro do Opala 72, qualquer informação me passe um email …. [email protected]

Clovis Messias
Clovis Messias
14 anos atrás

Blzz galera, esse deve ser um 73, mas para quem quiser saber o opala com o farol de quina é até o 74 do 75 em diante são de 4 farois redondo, eu possuo um 70 original abçs,…

renato powell
renato powell
14 anos atrás

opala “especial” 1974. a partir desse ano as luzes de ré deslocaram-se para baixo do pára-choque. as calotas tb indicam o ano: 1974. se tivessem a moldura azul em volta da gravata da chevrolet, com certeza seria 1974, mas eu não sei se essa calota é original e não estou com tanta certeza se aquele 2500 colocado no para-lamas deveria estar ali…bom, eu era um especialista em opala, meu pai teve 9, de 1974 a 2003. e eu tive 2. hj em dia ele tem um…honda e eu tenho uma senhora quantum…esses carros atuais não tem nenhuma alma, é uma tristeza só. a senhora quantum eu não tenho o que reclamar, apesar de sentir muita falta dos saudosos opalas. que bom que nos meus sonhos, os carros que dirijo, são sempre um dos opalas que eu tive. opalas 4ever.

Alex Martins
Alex Martins
14 anos atrás

Que coisa linda.

Eduardo
14 anos atrás

Apenas um defeito: A borracha do vidro traseiro não tem o friso…

Mário
Mário
14 anos atrás

Opala 2500, especial, câmbio na direção, ano 64, cor azul turqueza. Muito agradável de dirigir. Silencioso.

Marcio Pacheco
Marcio Pacheco
14 anos atrás

Opala 74
Meu pai teve um desse bege claro
Fez a cagada de trocar por uma brasilia 75 azul calcinha…que durou ate 89 e virou um bugre. Segundo a teoria do meu irmao o proximo passo seria virar duas motos…
Carro inesquecivel

Zani (Autozani)
14 anos atrás

O Alexandre Zamariolli e o Leandro Caruso mataram fácil. Os modelos básicos da linha Opala não tinham frisos de acabamento nas guarnições do para brisas e do ‘vigia’ ou vidro traseiro. Os frizos passaram a equipá-los somente em 1973. Esses modelos foram denominados como ‘Especial’ a partir de 1972, quando o respectivo e novo logotipo foi colocado na parte inferior dos para lamas dianteiros. Em 1972 eles ganharam também, as luzes de ré sob os para choques trazeiros.
Portanto, tudo indica que o carro da foto é realmente de 1970 ou no maximo 1971, principalmente devido a esse tom de azul (tenho foto de um 1970 original).
Não dá para ver a classificação do motor no emblema da parte superior do para lama dianteiro, mas certamente deve ser um 2500 ou 3800 com câmbio de três marchas na coluna.
Esse carro está incrivelmente novo e bonito. Vale muito lembrar essa boa época em que tínhamos opção (depois de 1972-73) para compra desses modelos basicos com motor 4100. Já pensou? Agora a moleza acabou, quem quiser motor forte tem que pagar caro, e muito.

Leandro Caruso
Leandro Caruso
14 anos atrás

Todas as informações que o Sr. Alexandre Zamariolli deu estão certas. Por isso já sabemos que o carro é um Opala Standart 1970 ou 1971. E para tirar a duvida que ainda resta, pela cor (Azul Internacional, uma das quatro metalicas disponiveis naquele ano) chegamos a conclusão que se trata de um Opala Standart 1970.
Só para registrar, os frisos no painel traseiro são originais sim! A linha Standart 69/70 usava dois frisos paralelos no painel traseiro. Os mesmos frisos que fizeram parte da linha Luxo 73/74, só que nesse caso eram acompanhados por uma faixa preta ou prata, dependendo da cor do carro, no espaço que os separavam. Já na linha Luxo 69/70, no painel traseiro encontrava-se um chapão com a inscrição “chevrolet”.

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

Só reforçando…
Belo carro, meu pai teve um, anda com o câmbio na coluna (não vou lembrar o ano modelo, tinha 10, 11 anos mais ou menos). Viajávamos país afora, nos anos 70, e era muito bom, um tapete sobre rodas, meu irmão e eu dormíamos despreocupados no banco de trás (sem cinto de segurança, cadeirão ou cestinho, coisas de milênio passado…), até chegarmos ao destino ou em casa.

JFO
JFO
14 anos atrás

Deve ser um standart 1970 ( como já foi comentado antes por outro blogueiro ) devido a posição do espelho(que foi mudado neste ano ) , emblema de identificação do motor e falta da luz de ré embaixo do para choque .

Marcos.
Marcos.
14 anos atrás

Flavio, porquê você não abre a Legião Urbana para os blogueiros e coloca um post por dia pelo menos? Acho que ia aparecer tanta coisa interessante… Pensa nisso.

Abraço,

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Poxa, este é um daqueles com o câmbio junto à coluna da direção. Tem uns que vinham com câmbio automático. Uma tetéia!

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
14 anos atrás

Que bom que a sessão voltou pois é a minha preferida.

Tudo indica ser um Standard 69/70. mas só vendo a grade dianteira (se for original) para confirmar.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

1971….a cor não é original. concordam ?…mas um belo carro.

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

Como diz na gíria do garagista… Louça… Pela lanterna traseira indica ser da primeira geração, década de 70.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
14 anos atrás

Mais do que o Opalão, gostei da citação do mestre zé rodrix….

É legal , quando vemos um pedaço de canção, e logo então lembramos da melodia…..

Me fez lembrar meus 8, 9 anos….

Meu pai não teve um chevrolet, mas um primo meu, e um tio meu, tiveram. E o coração bateu mais alto dentro de um Chevrolet.

pedro do opala e do kadett
pedro do opala e do kadett
14 anos atrás

Pessoal, é um Standard 1970, com friso entre lanternas traseiras do DeLuxo.

Se tiver todo original, sim, pois vejam:

É um Standard porque usa calotas mais simples e não tem luz de ré;

é da primeira série (68/9-70) porque possui o emblema do motor no alto do paralama dianteiro;

e, por último (esse detalhe é mais dificil), é um 70 e não um 69 porque o retrovisor está no pé do quebra vento e nao no final da porta como na primeira série (que começou a sair em 68, mas como mdelo 69).

A cor eu ão sei, mas diante desses detalhes eu aposto que é um Standard 70.

Lindo pra caramba!

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Oh my god of sky… lol…

FG dentre os muitos, meu pai teve um desses…um 4100, mas azul marinho sem ser metálico, um pouco mais claro….

Nunca me esquecerei das viagens nessa barca transatlântica de bancos inteiriços… iam 2 familias nesse carro… sem contar q o motor rodava com até terra no lugar do oleo… manutenção baixissima segundo meu pai velho combatente opaleiro…

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Comentário rápido que até comentei com uns amigos outro dia: Camera digital é uma invenção tão relativamente nova que todo mundo ainda fala camera digital, mas ninguém usa outro tipo de camera….

Luís Augusto Malta
14 anos atrás

Se a cor for original, é um Standard 1971.

Samuca - Puma GTI
Samuca - Puma GTI
14 anos atrás

Opala Especial 1971. Os dois frisos entre as lanternas eram do modelo Luxo, que muitos acabavam instalando. Lindo carro – o meu era Branco Everest.

retka
retka
14 anos atrás

GOSTEI DO palio da frente ah ah sou mais mavecao v8

Sergio Ourives
Sergio Ourives
14 anos atrás

Desta cor, 71, Especial. Tivemos um Luxo 3800 desta cor, saudades….

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
14 anos atrás

Nossa, finalmente um carro de verdade. O único defeito é não ser meu. Sem ressentimentos, se trata de um verdadeiro Opel, a verdadeira marca que eu gosto que que fez um dos melhores carros do Brasil, o Omega, que está no top 5 do meu consciente pessoal (: )). Com um desses, humm, faria a festa onde eu moro, nesse interiorzinho paulista isolado e cercado de morros, iria deixar no chinelo os bad-boys com suas bad-buceta-girls e os seus carros raspadores de chão. Mais opressor ainda seria, senão pelo fato de ser 4 portas e conferir um ar não muito esportivo, mas como nada é perfeito ( o Roman Pavlyuchenko deve ter alguma cárie ou espinha que eu nunca tenha botado reparo, e o Carrera Gt deve ter algum defeito, deve ter), me contentaria apenas em tentar comprar. Se é 4 ou 6 cilindros, não importa muito, alguém aí que esteja muito curioso se vire para confirmar à si mesmo.

Eu tenho uma dica, olhem a placa dele e consultem o Renavan.

ps: blogando tomando suco de tomate com morango, e comendo pão com requeijão. Ouvindo Lynyrd Skynyrd (man!!!)

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Creio ser um 74 standart

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Bacana mesmo, de opala, só tive os motores. Mas ainda vou ter, de preferencia um SS. Valeu!

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
14 anos atrás

Aparentemente, é um Especial 1970 ou 1971. As pistas são as seguintes:
– O vidro traseiro tem apenas a moldura de borracha preta, sem o friso cromado existente nas versões mais luxuosas, e não há luzes de ré sob o para-choque;
– O espelho retrovisor da porta do motorista está mais próximo da coluna do quebra-vento, o que ocorreu a partir do ano-modelo 1970 (nos primeiros Opala, ano-modelo 1969, o espelho ficava mais perto da extremidade dianteira da porta);
– A identificação do motor (2500, 3800 ou 4100) no para-lama dianteiro, perto da coluna do para-brisa, somente foi utilizada até o ano-modelo 1971. A partir de 1972, quando o motor 3800 foi extinto, o motor 2500 perdeu a identificação externa e o 4100 recebeu o famoso logotipo na dianteira, perto do para-choque.
De toda forma, lindo carro!

Opaleira
Opaleira
14 anos atrás

É AQUELA VELHA MÚSICA:

TUM…TUM…TUM…
atraiz du opala! (i gót the powa!)

roger V.
roger V.
14 anos atrás

Standart, azul 71.

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Luxo 1974. Mas pode ser 73 também…

PAULO
PAULO
14 anos atrás

OPALA 2500, 4 CILINDROS, ANO 69. ESTOU CERTO?
EXEMPLAR IMPECÁVEL, AO MENOS POR FORA.

Felipe Fares Menhem
14 anos atrás

Acho que é 73. Meu pai tem um parecido, mas verde abacate.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Que espetculo de Opalão, Gomov! Parabens ao dono, seja quem for. Meu pai teve um modelo “igualito”, só que de cor verde! Saudades do silencio do Zé!

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Não sou muito especialista, mas acho que é um dos primeiros modelos de opala lancaçado no Brasil, o ano, não sei bem, bem provável que foi em 71 a 73, não sei bem ao certo….sinto muito…