MAIS DO MESMO

SÃO PAULO (zíper) – Bater em Barrichello é um dos esportes nacionais, não é mesmo? Gozado como Rubens começou o ano com expectativas tão grandes, dele e dos torcedores brasileiros, e como em sete corridas foi tudo por água abaixo. Lembro que antes de começar a temporada escrevi algo sobre Barrichello ter se transformado, de repente, na nova paixão do Brasil. Numa enquete que perguntava para quem os internautas iriam torcer numa dividida de curva entre ele e Massa, deu Rubens na cabeça.

Culpa de quem o fim dessa lua-de-mel? da Brawn? De Button? Dele mesmo?

De ninguém em especial. Rubens simplesmente está sendo superado por seu companheiro de equipe, algo que não é tão incomum assim em equipe alguma. São raras as duplas realmente equilibradas na história da categoria, especialmente em times de ponta, como é o caso, hoje, da Brawn GP.

O que contribui para a malhação de Judas quinzenal, creio, é a desastrosa verborragia de Barrichello. Ele dá a cara para bater, isso ninguém nega. Estava escutando a entrevista que concedeu aos jornalistas brasileiros em Istambul, no blog de Felipe Motta, da Jovem Pan, e fiquei quase chocado com algumas declarações. Digo “quase” porque Rubens foi o cara que mais entrevistei na vida. Sei bem como ele é, digamos, desastrado quando fala.

Primeiro, quando fala da relação de marchas usada em Istambul. Estava errada, a sétima. Fazia com que o motor batesse no limitador de giros por oito segundos na retona, o que inviabilizava tentativas de ultrapassagem. Pombas. Relação de marcha é algo que piloto decide junto com seus engenheiros. E que não muda de sábado para domingo. Assim, se estava errada, era algo que ele, piloto, deveria ter percebido nos treinos. São essas coisas que, às vezes, ajudam a desmistificar um pouco aquela história de que Barrichello é um dos maiores acertadores de carros de todos os tempos. Ele também erra. Às vezes, feio.

Depois vem a filosofia barrichelliana. “Azarado não sou. (…) Minha guerra para ser campeão é um incentivo para muita gente no Brasil.” Ai, ai, ai. Será que Rubens acha, mesmo, que as pessoas no Brasil se espelham nele como grande batalhador da humanidade? Que enxergam nele um pobre lutador incansável quando saem de casa para trabalhar? Menos, menos. Bem menos. Essa história de querer ser um exemplo de tenacidade soa presunçosa e fora da realidade. Digamos que o brasileiro médio tem exemplos melhores para se espelhar quando pensa em alguém que luta, batalha, briga, vence. E eles não estão no meio automobilístico. Isso é um pouco de complexo de Ayrton Senna. A F-1 não tem mais esse caráter messiânico por aqui faz tempo. Aliás, agradeça-se a Massa por isso. Ele nunca fez o papel de redentor da nação, apesar dos esforços globais.

Sobre Button, Rubens disse que ele “parece com o Michael Schumacher” na medida em que “as coisas estão se abrindo na frente dele”. Como se tudo fosse fruto do acaso, ou do destino. “Ele tá atrás do Vettel e de repente o Vettel dá uma errada, não precisa nem ultrapassar.” Numa corrida de carros, tudo é uma sequência de eventos. Se Rubens tivesse largado direito, passaria junto. Mas largou mal, atrapalhou-se com a embreagem — ou a embreagem o atrapalhou —, ficou para trás. Button largou bem, estava colado em Vettel quando o alemão errou. Por isso passou.

Sobre a Brawn. “Condições [iguais] na equipe acho que sim. As coisas são diferentes aqui. Na Ferrari tinha situações que não eram louváveis.” É engraçado, isso. O responsável pelas “situações que não eram louváveis” era quem? Ross Brawn, suponho. Pelo menos participava de tudo. Você trabalharia de novo para alguém que tem atitudes pouco louváveis? Quando, afinal, Rubens dirá o que de tão pouco louvável aconteceu com ele na Ferrari? Nunca, porque o tal livro, como disse na TV, vai ficar para depois que seus filhos pararem de correr, se o fizerem um dia. Para não prejudicar um eventual contrato com a Ferrari… Ai, ai, ai.

Ainda sobre o time, falando do meeting pós-corrida. “Na reunião, não foi um dia bom para eles. A equipe não sabe qual é o problema da frição (fazia tempo que eu não escutava “frição”). (…) Por que acontece sempre com o cara que faz mais, que chega mais cedo e vai embora mais tarde? É o sentimento lá dentro.” Barrichello acha que seus problemas devem fazer com que todos na Brawn tenham um sentimento de culpa ao final de cada GP.

Não é assim que as coisas funcionam. Problemas técnicos em carros de corrida acontecem aos montes, com todos os pilotos. Nada nunca é perfeito. Se você perguntar a Button se tudo deu 100% certo na Turquia, é possível que ele diga que um jogo de pneus era pior que o outro, ou que num determinado momento o carro estava saindo de frente, ou de traseira. Uma corrida, ainda mais de uma hora e meia de duração, traz ao piloto todo tipo de dificuldade. Uma das chaves para se dar bem é saber lidar com elas.

Por fim, a pérola que chega a ser engraçada. “Se a gente olhar hoje meu dia apático, cheio de problemas, vai ter gente acreditando que vou jogar a toalha. Mas eu, não. Vou lutar sempre.”

Dia apático? Ai, ai, ai.

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Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Não sei se alguém reparou, mas a foto que ilustra o post, é de alguém abrindo a boca.

Pela posição dos dedos e da alça do fecho-ecler, percebe-se que o modelo é canhoto e está abrindo o ziper e não fechando. (descarta-se a possibilidade de outrem estar a manusear o fecho, pois ninguém empurra a base sobre o carril, normalmente se puxa)

Espero que no caso de RB seja o contrário.

Ylan Marcel
Ylan Marcel
14 anos atrás

Roberto Andrade. Vc é outro que só analisa números. Daqui a pouco vai achar Rubinho melhor que Senna, uma vez que o piloto da Brawn deve alcançar, ainda este ano, o tricampeão em número de pontos totais na carreira. Pior do que ser analfabeto, é ser burro e cego, filho. Números são para Flávio Gomes, analisador de resultados. Nós, um pouco mais inteligentes, podemos nos ater a outras coisas. Afinal, não temos platéia e não precisamos de audiência para pautar nossa opinião. Pense…

Ylan Marcel
Ylan Marcel
14 anos atrás

Roberto Andrade, meu filho. Não entendo como vc pode ser tão cego. Felipe Massa é ruim? Pow, o cara quase foi campeão do mundo. E Barrichello é ruim? Pow, o cara tá próximo do terceiro vice-campeonato na vida. Ruim??? Ruim é vc, que escreve “Senão, veje”. Analfabeto. Vc é a criança, tem seis anos e ainda não aprendeu a escrever. Já está na hora, “veje beim”!

Ylan Marcel
Ylan Marcel
14 anos atrás

Por que? Só se falava mal de Massa nesse país. Aí ele CALA A BOCA de todos os DITOS especialistas e hoje vcs todos ficam malhando o raikkonen. O cara de gênio virou lixo, só pq o massa passou a andar mais que ele. Acho que não sou bem eu com dificuldades de raciocinar. Vcs se guiam por resultados, não entendem nada do assunto, não vivem o dia-a-dia. Se o cara bate três vezes, anda pensando em aposentadoria. Se vence três seguidas é pq anda recuperando a motivação. Têm sempre uma desculpa para seus erros de conceitos. Comentarista é tudo igual. Comentam o resultado e esquecem o detalhes que fazem toda a diferença.
Outro dia vi Fábio Seixas dizendo que “mudou de opinião” sobre Barrichello ser melhor que Button. Mudou de opinião??? Faça-me o favor. Deveria admitir que não entende nada do assunto. Fica analisando resultados e só pq Rubinho teve um ano melhor que o Button, errou achando que seguiria superior. Analisador de resultados, assim como vc. Não especialista. Longe disso estão.

RESPOSTA DO FG:

Legal, especialista. Você é, sem dúvida, o cara que mais entende de corridas no Brasil. É realmente impressionante. Faz o seguinte: monte um site, um blog, um fórum. E se mande.

claudio  cesario
claudio cesario
14 anos atrás

meu caro camarão pistola, com relação ao texto que voce leu e releu e não entendeu, o que o autor do post falou e que os brasileiros que criticam rubens se identificam com ele nas caracteristicasque mais abominam, vejo no dia a dia pesoas que são sugadas pelos seu chefes não tem direito a não tem coragem de virar a mesa sofrem humilhações, engolem sapos etc , ai no domingo, um piloto brasileiro que tem o defeito de falar muito mas não deve satisfação a ninguem, larga mau, bate , roda na pista , recolhe o carro ao box , a imprensa pergunta para ele o que ocorreu ele responde , é o suficiente para malharem o cara ai o cidadão que é não consegue vencer no dia a dia percebe que a pessoa em que ele depositou suas esperanças erra na estrategia, erra marcha bate , fala demais, em resumo torci a toa, mais na verdade é um esporte, ninguém vence todas , Rubens erra em dar satisfações sobre assuntos desnecessarios, massa e piquet, sabendo disso não procuram dar satisfações sobre seu desempenho, quanto a sua pergunta sobre o que transporto em meu caminhão velho, transporto sim os ingredientes para o pastel de queijo e groselha milani, mas tambem transporto muitas coisas que voce já utiliza ou virá a utilizar um dia como , viagra, ky gel , supositorios,fraldas geriatrica remedio para tpm, papel higienico, e quanto as coisas que meu chefe faz comigo, item que voce deve estar mais curioso para saber eu garças a deus há mais de dez anos não tenho este problema sou dono da minhas calças , e no seu caso peça para seu chefe te tratar com amor, agora se a sua realidade com seu chefe for como esperava que fosse a minha, siga o conselho da ministra marta relaxa e gose, tenho que agradecer a voce por me citar neste post, eo que me doí é que uma discussão sem futuro , tem coisa mais legal neste blog as fotos dos lada fotos de carros antigos, amizadde nas coridas de carros classicos , curiosidade s sobre o mundo, não da para ficar perdendo tempo como o rubens dando satisfação a quem não deve .

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Parece mesmo que esta é a sina dele; e pra complicar mais, ele não fecha aquela matraca…
Estou com o rubim e não abro! Prefiro um que fale a verdade do que a falácia do Ross Brawn, mestre das artimanhas na Ferrari!
Esqueceram por acaso, o carro do schumacher no cavalete, sem rodas, no momento da largada! O rubim, ter que diminuir(falam que ele é lento) para o alemão passar! Cade o super piloto que chegou mas não passou!
As vitórias do rubim, foram sim, para não dar na vista, que ela favorecia só o alemão! Vitórias forjadas que ele teve que engolir, assim como nós iludidos, agora, por este button, que resolve andar que é uma beleza, de uma hora prar outra!
O carro do button vai andar que é uma beleza, e o do rubim, defeito atras de defeito, e quem leva a culpa é ele, que não sabe pilotar!
Demitam ele, então droga!

F1Slick
F1Slick
14 anos atrás

Flávio,

O RB já tinha ficado antes 7 corridas atrás do Button?
Fiquei curioso de saber se o RB é tão azarado que
quando a coisa ‘é pra valer’ ele não consegue ganhar uma!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Juliano, 10:10

Acredite em Papai Noel, mas não em vento… Agora, você questionar a capacidade do Gomes, lamentável. Ouviu? 250 GPs. É mais que todos os repórteres atuais que você deve venerar tanto… E mesmo que esses caras cheguem em 400, 500, nunca chegarão aos pés desse cara, verdadeiro gênio.

Ylan Marcel 02:31

Tomou, criança? O Gomes apenas sabe ver a realidade, os pilotos brasileiros atuais são RUINS, mesmo, e os do passado, super-valorizados. O Gomes sabe do que fala. Schumacher foi melhor que todos eles. JUNTOS. Senão, veje: O brasil tem 99 vitórias na F-1. Schumacher tem 91. 8 títulos divididos em três. Ele, sozinho, tem 7.

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

O Rubinho devia é publicar um livro com suas frases ridículas e desculpas esfarrapadas.
Ainda lembro do Galvão Bueno o entrevistando após um de seus primeiros treinos na Ferrari: “Espero que o povo brasileiro esteja tão emocionado quanto eu!”
Quase morri de tanto rir!
Pelo que disse na última corida, o cara acha que é exemplo e fonte de inspiração prá todo mundo. Que ridículo!, Em que mundo ele vive?
Devia se tocar que é apenas um bom piloto, na verdade médio. Uma espécie de Patrese brasileiro.

Putz, agora sacaneei o Patrese! Foi mal…

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

Concordo em tudo o que vc disse FG. Mas a frase que mais me fez rir esse ano foi a do Nelsinho quando atingido pelo Buemi.
“É isso que dá colocar pessoas sem EXPERIÊNCIA para pilotar um F1 ”

Vindo do Piquezinho, essa foi de doer !!!! hahaha….

RODRIGO CESAR
RODRIGO CESAR
14 anos atrás

Se fosse um mal piloto Rubens já teria sumido da F-1 como tantos outros. Ele é um bom piloto, só isso, é só olhar sua história. Não é fenômeno é medíocre as vezes surpreende mas nunca foi e nunca vai ser um protagonista como Senna, Prost, ou mesmo Shumacher. Ele teve muitas chanches e fez aquilo que era possível para seu talento. Esse ano provavelmente será vice.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

O Gomes, se informe mais. O problema da relação de marchas não aconteceu com o Barrichello somente. O problemas foi a mudança na direção do vento que mudou completamente no domingo e pegava os carros por traz na reta e outras partes do circuito e fazia o carro andar mais. Você sabe que ele não cometeria esse tipo de erro. Não estou defendendo ele. Você deveria voltar a cobrir F1 na pista, conversando com todos que estão lá, como fazia antes, aí não iria comentar essas coisas no achismo.
Agora que o Barrica fala bobagens, a isso fala !
Abraço

RESPOSTA DO FG:

E o vento só ventava no carro dele? Se foi o vento, não foi erro. Mas ele disse literalmente “erramos feio”. Se tivesse sido o vento, ele diria que foi o vento, suponho. Quando a voltar a cobrir F-1 na pista, creio que 18 anos e mais de 250 GPs foram o suficiente. Digamos que Cingapura, Abu Dhabi, Bahrein & similares não me empolgam muito.

Leonardo Damasceno
Leonardo Damasceno
14 anos atrás

Fala Flávio,

Ficou sabendo que a FIA fez uma pesquisa sobre os pilotos que mais vezes tinham ficado em segundo lugar, e q o Rubens ficou em segundo!

Recebi isso por e-mail, não sei se é verdade, mas é bem possivel, e engraçado…

Abraço

Oscar
Oscar
14 anos atrás

O Rubens poderia dizer simplesmente que o Jenson e melhor que ele e ponto final.Nao ficar falando as merdas toda vez que perde.

william
william
14 anos atrás

Rapaz, o pior não é o desempenho pífio do cara, mas sim as declarações: “Vou lutar pela campeonato.” “Vou correr com a faca nos dentes.” Depois vem a choradeira: ” A culpa foi do freio.” “A culpa foi do câmbio.” Ou então “O Button estava demais.” Meu irmão pede pra sair e se aposenta, tô cheio das choradeiras desse cara.

@dren@do
@dren@do
14 anos atrás

Eu não consigo entender essa galera que defende o Rubinho.Quantas provas até agora ele chegou à frente do Button?E diga-se de passagem que já se foram 7 provas, acho que 2 com chuva, que Rubens sempre disse gostar!
Pra mim sem novidades até agora, esta dando a lógica!
abraço.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

agora q terminei de ler todo o post, preciso falar:

Qdo vc tira o dia para escrever uma análise sobre um determinado aspecto da F1, vc escreve como poucos, acho q só na Autosport leio textos com qldd, informação acessível aos leigos, e imparcialidade. E tem um plus: o toque de Gomes, ao escrever “ai ai ai”

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

“Primeiro, quando fala da relação de marchas usada em Istambul. Estava errada, a sétima… Relação de marcha é algo que piloto decide junto com seus engenheiros. E que não muda de sábado para domingo… São essas coisas que, às vezes, ajudam a desmistificar um pouco aquela história de que Barrichello é um dos maiores acertadores de carros de todos os tempos.”

FG, nem sei se vc irá ler meu comentário, mas muito obrigada por tirar essa dúvida da minha cabeça… juro q não lembro como o mito de excelente acertador de carros entrou na minha cachola, e como nos últimos 4 anos não consegui acompanhar a F1 como fazia, eu me peguei pensando nessa temporada: putz, será q o cara sabe mesmo acertar um carro como o Piquet-pai?

Ylan Marcel
Ylan Marcel
14 anos atrás

Meu raciocínio é bem simples. Flávio Gomes não gosta da Globo. A Globo gosta dos pilotos brasileiros. Logo, Flávio Gomes adotou a postura de “anti-pilotos brasileiros”. Acho uma bobagem, coisa de amador. Mas o site dele é acessado por nós todos os dias, bem como seu blog. Portanto, ele deve pensar: “Falam mal de mim, mas todos sempre voltam e me dão IBOPE. Então, mantenho minha linha.”
Flávio Gomes está certo. Errado estão vcs, que defendem Barrichello.

RESPOSTA DO FG:

Meu raciocínio é mais simples ainda: você tem sérios problemas para raciocinar.

Luis
Luis
14 anos atrás

O Flávio tá apenas chamando atenção pras coisas que o Rubinho fala, que é o principal motivo para existir toda essa polêmica sobre ele. No começo do ano, lembrando novamente, Barrichello declarou “Eu sou iluminado, sempre fui iluminado”, ao falar da sorte de ter conseguido um carro competitivo pra este ano.

Nilton
Nilton
14 anos atrás

Bons mesmo são os nossos queridos repórteres…
Que ficaram meses falando toneladas de baboseiras sobre o que seria da Honda…
E não acertaram nada, absolutamente nada…
Pedra no telhado dos outros é refresco…

Marcog
14 anos atrás

Já disse, e volto a dizer: RubINHO, sempre RubINHO….

Adorei a parte do “…Por que acontece sempre com o cara que faz mais, que chega mais cedo e vai embora mais tarde?”

Talvez seja justamente, isso. Falta relaxar.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Precisas palavras, nada a acrescentar.Se o Rubinho quer acompanhar o Button é fácil.Primeiro dirija depressa,parecendo ir devagar,largue bem e gaste menos combustível e pneus que os outros, e mesmo assim, crave a melhor volta da prova,não estrague o carro e só. Aí sim pode encarar o Inglês.

Júlio Reis
Júlio Reis
14 anos atrás

Pois é, o problema não é falar, o problema é falar e não ganhar.
O Piquet falava, mas ia lá e ganhava. O Senna reclamava, ia lá e ganhava. Até o Villenevue falava muito, mas incomodava!

O problema dele não é falar é achar que é um ótimo piloto, e ele não é

Rubens Barrichello! Eu defendo!
Rubens Barrichello! Eu defendo!
14 anos atrás

Flávio!

Quando vc diz que Rubens Barrichello não tem praticamente, nenhuma chance de ser campeão do mundo, baseado em que você afirma isso? Na diferença de 26 pontos conquistada pelo Button em 7 corridas?
Então uma pergunta: Se em 7 corridas foi possível abrir 26 pontos, quantos pontos se consegue em 11 corridas?

Calma Flávio…ou como vc diz…Menos, Flávio, bem menos.

Você disse no vídeo que o Rubens RECLAMOU da embreagem. O que eu ouvi Rubens fazer não foi reclamar, foi justificar a má largada. Desde quando explicar o que aconteceu é RECLAMAR? É só pra justificar sua teoria?

Menos Flávio…BEM menos!

Eder Jota
Eder Jota
14 anos atrás

Texto primoroso, talvez o melhor que eu já tenha lido sobre esse fracasso ambulante chamado Barrichello.

Você acertou na mosca FG: o Rubinho não tem noção do mundo real, para ele a virtude e a superação dos demais é “sorte”, e os erros e falta de competitividade dele é “azar”.

Barrichello não tem auto-crítica, não pondera os números pobres da própria carreira (9 vitórias em quase 300s GPs/17 anos), enfim, não tem qualidades técnicas ou psicológicas de campeão.

Parabéns ao autor do blog pela coragem, imparcialidade e discernimento.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Poxa, tem diverosos ajustes no volante, inclusive diferencial.
Não dava pra alongar a porcaria da relação antes de pegar o retão?

Vem falar que a relação de marchas, só da sétima, aliás, era incompatível?

Desculpa, mas esse papo não cola, ainda mais andando durante 8 segundos “no limitador” como disseram por aí.

Como a grande maioria de nós, eu assumo meu lado emocional no trato com as corridas, mas não adianta querer me fazer de otário, que não é bem assim.

Rubens pode fazer o que ele quiser, aonde quiser.
Pode correr ou pode parar, mas sendo pessoa pública, deve aceitar que outras pessoas tenham opinião sobre o que faz.
Mesmo que não dê atenção.

Fora isso, quem mandou fazer aquela pintura com o capacete do Senna por baixo da dele no GP Brasil de 95?

http://www.sidmosca.com.br/imagens/capacetes/galeria/rubens.jpg

Sempre fui Piquet de carteirinha, gostava da raça, das bobagens e do sangue quente, mas eu admitia que Senna era melhor, sem problemas, é algo inegável.
Coisas de moleque, contestador.

Agora essa do capacete foi, com o perdão da palavra, “foda pra caralho” de engolir.
Depois dessa, eu nunca mais dei a mínima pra Rubens como “pessoa física”.
Como piloto, poxa, vamos lá, Brasil na frente, levando bonito a nossa tradição de pilotos vencedores adiante.

Uma pena que ele tenha se deixado envolver pelo “sonho do novo Senna”, tão em voga nos anos após a perda do ídolo.

Pra terminar, porque está frio demais, seria mesmo Rubens aquele que “nunca deixaram vencer”?
“Quem são eles?
Quem eles pensam que são?”

Autosabotagem ou perversão coletiva?

Washington
Washington
14 anos atrás

As pessoas esquecem que a F1 é um jogo de equipes e pilotos, QUALQUER chefe, dono, cafetão, sei la o que (ta, tudo bem ta sem o hifem nao sei aonde por essa coisa…) de equipe quer ganhar os dois campeonatos, é mais que lógico nas atuais condicoes de temperatura e pressao que a equipe obrigatoriamente tem que optar pelo Button, o cara ta na frente em tudo, pontos, corrida, voltas em primeiro lugar, não quebrou uma vez, não fez nenhuma cagada e não pagou mico se tocando com os tuk-tuk da india! Ta certo o Ross!! tem que dar preferencia ao Button, afinal ele precisa disso pra fazer o nome da equipe, vamos parar com essa comédia de que o B1 merece tratamento igual, isso ele teve no começo e nao aproveitou, desde os treinos que ele leva pau do Button, então qual o motivo do Ross apostar nele? NENHUM

Batista Haddad
Batista Haddad
14 anos atrás

O Blog do Capelli diz tudo

http://www.blogdocapelli.com.br/2009/06/quando-um-carro-bom-e-ruim/

Talvez seja a resposta de todas as perguntas para Rubens Barrichello!

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
14 anos atrás

Flávio, por que você não desencana do Rubens? Acho que você dá muita atenção pra tudo que ele fala, se incomoda demais. Eu só consigo imaginar que tu fazes isso pra audiência do blog bombar, ou você deve ter alguma mágoa e(ou ) diferença com o cara e então, aproveita pra malhar o judas aqui. Foi só mais uma entrevista entre tantas outras que ele deu e ainda vai dar. Todo piloto de F1 concede entrevistas depois das provas mas as palavras de Rubens parecem tomar uma proporção gigantesca para você e a maioria de seus leitores que parecem estar ávidos em cair de pau em TUDO que ele diz, sempre. Parece que vocês estão mais interessados nas entrevistas do Rubens do que no seu desempenho na pista. Se acontece um problema em seu carro, algo muito comum em se tratando de um F1, é melhor que ele não conceda entrevista alguma pois, de acordo com o que tenho visto aqui, o simples relato do ocorrido, certamente soará com desculpa, choro de perdedor e etc… Só que todos os pilotos relatam o que ocorreu com o seus carros mas, no caso deles, isto é encarado normalmente. Nelsinho Piquet, por exemplo, teve problemas de freios na Turquia. Saiu da pista e chegando ao box relatou o ocorrido. Isto tem acontecido seguidamente com ele com todos os pilotos a cada prova. Normal. Só não é normal quando se trata de alguma declaração de Rubens Barrichello que, qualquer coisa que fale, é encarado como justificativa, choro de perdedor e etc… Pessoalmente, acho muito válido qualquer depoimento de um piloto quando desce do carro. No caso de específico de Rubens, como ficaríamos sabendo dos freios que congelaram na China ou o assoalho do carro rachado durante a classificação em Istambul? Aliás, Flavio, você sabia que a falha da embreagem na largada foi que causou o problema com o limitador de giros do motor? Observo que não existe muito interesse, seu e nem de seus leitores, em saber o porquê das coisas. O espaço é mais pra execrar, ridicularizar a imagem de um sujeito que até que está realizando um bom trabalho, melhor do que qualquer um que o achincalhou aqui, faria. Vejo em Rubens um cara feliz, que tem como profissão o que mais gosta de fazer na vida, tem estabilidade financeira, uma bela família e quando dá entrevistas, fala de coração. É isso que ele passa pra mim. Só que pra você enxergar as coisas assim, tem que ser imparcial, e sobretudo estar desarmado de coração, o que não me parece ser o caso aqui.
Um abraço
GB

Marco Aurelio
Marco Aurelio
14 anos atrás

Quando a suspensão de Barrichello quebrou com ele na Ferrari, Ross Brawn disse que ele atacava demais as Zebras, Agora ele vem com esta de que acha que o Barrichello foi o culpado pela quebra da caixa de cambio.
Eu n tenho certeza, mas acho que o set up das marchas da para ser feito dos Boxes talves e esta informação de escolha do set up das marchas n esteja correta, o fato de estar batendo no limitador talves seja a consequencia do problema na caixa de cambio e não da escolha da relação de marchas.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o jeito que Button se posicionou na largada atravessado e apontando para o lado de Barrichello um car com 16 pts na frente, pra mim foi a senha.

Vejo que a cada corrida Ross brawn tem que se explicar para a imprensa que n tem privilégios na BGP, e sempre é lembrado dos 6 anos de Ferrari onde Schumacher tinha os privilégios.
Não é Neura de Brasileiro n, la fora tem a dúvida da tal conspiração.

Bruno CG
Bruno CG
14 anos atrás

Eita, ia me esquecendo, cadê o pacotão (ferrari) do Galvão???

Bruno CG
Bruno CG
14 anos atrás

Aposto que o Pé de Chinelo vai ganhar em Silverstone. Button vai amarelar na terra dele e o nosso piloto chorão vai vencer com folga!!! Anota aí Flávio Gomes!! ehehehehe

rod
rod
14 anos atrás

Vamos continuar torcendo pelo RUBINHO. Ele é brasileiro, não desiste nunca!
Ele é ingênuo. Ele é “cara-de-pau” ?… Ele acha que nós somos bobos…
Ele é meio-bobo, às vezes ?… mas ele corre com a BANDEIRA BRASILEIRA, e
torcedor brasileiro tem que torcer por corredor brasileiro!
abç a todos.
rod

Sergio Paiva
Sergio Paiva
14 anos atrás

Acredito que devamos esperar ate Silverstone. Os que gostam e os que nao gostam de Barrichello.
Na Turquia, independente de ter sido causado por ele, o que nao acredito, houve um problema na largada e que pode ter afetado o cambio, se ele jah nao estivesse lah, na relacao errada da setima marcha.
Quero esperar porque Rubens vinha de uma otima melhora, com a otima largada na Espanha (e a bendita opcao das 3 paradas) e em Monaco (onde nao dah pra ultrapassar). Acredito que poderia, porque nao, vencer na Turquia.
E o que ele diz nas entrevistas? Sinceramente nao me interessam! Estou mais interessado do que acontece na pista e acredito que Rubens nao mostrou ainda do que eh capaz, numa disputa mais direta com o Button, em corridas.

Verde
14 anos atrás

Rubens, pra mim, continua sendo o melhor piloto brasileiro em atividade. É melhor do que Massa, o neto dos sonhos da vovó, simpático, previsível (não na chuva) e promissor com quase 30 anos nas costas.

Rubens guia bem no seco, muito bem no molhado e sabe acertar um carro como poucos. Isso tudo é verdade. Eu até acho que poderia ter sido campeão em algum momento da carreira, talvez não agora. É um profissional excelente.

Mas nunca vai ser campeão, e é algo que tenho em mente há tempos. Rubens é pessimamente assessorado, passional, imaturo, frustrado, tem uma língua imensa e pouco cérebro e não aceita sua bela carreira como ela é nem o fato da idade ter chegado. E sai dizendo asneira atrás de asneira.

Mas ele poderia ser tudo isso se fosse honesto consigo mesmo. Se fosse um Nelson Piquet, desses indivíduos que falam o que pensam e não ligam para a mídia. Piquet falou muito, o brasileirozinho-average não gostou e ele andou para isso. Mas não. Barrichello, o piloto de F1 e profissional do automobilismo, quer jogar pra torcida, dizer o que o brasileiro (e ele mesmo) quer ouvir.

Me poupe!

Marcelo P Gritti
14 anos atrás

PLANTAO – PLANTAO – (MUSIQUINHA DE PLANTAO)

DEPOIS DE QUASE 72 HORAS DE TRABALHO INTENSO, OS INCONFORMADOS MECANICOS DA BRAWN GP, DESCOBRIRAO O QUE CAUSOU O PROBLEMA DA FRICÃO. FOI AQUELA PEÇA QUE FICA ENTRE A PEDALEIRA E O ASSENTO.

INFORMOU PLANTAO – ESPECIAL

José Augusto F°
José Augusto F°
14 anos atrás

O problema do Barrichello é fala demais, antes e depois da corrida. A esposa dele já disse a ele para não falar mais.

leitor do Blog do Capelli
leitor do Blog do Capelli
14 anos atrás

FLÁVIO GOMES, LEIA ESSA COLUNA DO SEU COLEGA.

Muita razoável e lógica

“Quando um carro bom é ruim

Passadas sete corridas do início do campeonato, que apresenta um domínio assombroso de Jenson Button e um desempenho pra lá de irregular de Rubens Barrichello, começo a procurar explicações para uma diferença tão grande de resultados entre os dois companheiros de equipe.

Com uma amostra desse porte disponível, já não é mais possível creditar tudo a um fator aleatório de sorte/azar. Ao mesmo tempo, não dá para colocar tudo na conta de uma hipotética “incompetência” de Barrichello. Ele pode até não ser aquele piloto que promete ser, mas nem de longe é um inepto que comete erros grosseiros. E aí vem a pergunta: o que há com Barrichello?

Passo a lembrar de toda a carreira do brasileiro, que acompanhei desde o início, e a enumerar seus grandes momentos na Fórmula 1. E me dou conta que, via de regra, alguma coisa havia em comum: um carro nervoso. E lembrando também dos maiores capotes que ele levou de companheiros de equipe, outro aspecto comum: um carro fantástico, que anda sobre trilhos.

Historicamente, Barrichello distinguiu-se por sua habilidade na chuva. Seu grande cartão de visitas em Donington Park há 16 anos, a sua primeira vitória na encharcada Hockenheim, sua primeira pole em Spa, seu belo desempenho em Mônaco e em Magny-Cours com a Stewart. E o que há em comum em todos estes momentos chuvosos? Pista com pouco grip, condições adversas, carro escorregadio.

É nessas circunstâncias que Rubens Barrichello brilha. Poucos conseguem extrair mais de um carro nervoso e com pouca aderência do que o brasileiro. Na chuva, ele patrola. No seco, quase nunca, diria. Mas sempre que teve um carro nervoso e difícil de conduzir, destacou-se sobre seus companheiros de equipe.

Foi assim com Jenson Button no ano passado, guiando a carroça da Honda. Foi assim em seu ano de estreia, contra pilotos experientes como Ivan Capelli e Thierry Boutsen. E mesmo na Ferrari, quando Barrichello só conseguiu andar mais próximo e até a ameaçar Michael Schumacher em anos nos quais a equipe italiana teve dificuldades: 2003 e 2005.

Quando o carro era um foguete, como a fantástica F2004, Schumacher foi soberano. Ganhou 13 corridas e Barrichello levou apenas Monza e Xangai, isso depois que a fatura estava liquidada, com a sede de títulos do alemão saciada. Tudo bem, a gente sabe que na Ferrari havia uma hierarquia clara, mas mesmo assim, o brasileiro não precisou abrir mão de nenhuma posição ou vitória naquele ano. Foi a única temporada, aliás, na qual Ross Brawn e Jean Todt foram a público para afirmar que os dois estavam livres para brigar. Nos anos anteriores até o sino de Maranello sabia que Barrichello não teria chances. E 2004 foi uma surra, nas palavras do próprio Ross.

É incorreto afirmar que Barrichello só vai bem se tem um carro “ruim”. Com carro ruim ninguém faz nada, nem Schumacher venceria se guiasse uma Minardi. Mas, para que o talento de Rubens desperte, é preciso que o bólido seja nervoso, arisco, com reações pouco previsíveis, sem margem para que o piloto possa acelerar sem dó. Pode até ser um carro rápido e vencedor, com foi o F2003-GA. Mas, se o carro é rápido, estável e não precisa de grandes correções, como é a Brawn de 2009, os companheiros acabam se saindo melhor.

A avaliação pode ser superficial, admito. Mas acho que tem um belo fundo de verdade aí, dá para desenvolvê-la melhor. O extrato é que, para ele, carro muito bom é ruim. Seu talento aparece mais em condições difíceis. Quando pisar no da direita é fácil, seus companheiros o vencem em velocidade pura. Mas quando para vencer é preciso jeito, ele aparece muito bem. E, por mais irônico que possa parecer, o BGP 001 – infelizmente para ele – é um baita carro.”

Nadson
Nadson
14 anos atrás

É Caetano… Neste caso pau que bate em Chico, não bate em Francisco.

Adriano
Adriano
14 anos atrás

Estou quase me rendendo à razão de vocês. Sempre confiei no RB, sempre achei que a grande culpa era da Ferrari. Do carro da Honda. Mas também, sempre vi que ele fala demais. E acaba se entregando. Ainda não desisti, mas também já não há tanto entusiasmo.

Andre
Andre
14 anos atrás

“De vez em quando coloco umas minas peladas” essa foi otima.
No primeiro ano de Ferrari Massa abriu o bocão trocou seu engenheiro e ganhou 2 corridas em cima do Schumacher. “Teoria da conspiração” a culpa era do Ross Brawn. Fala serio, quem ainda acredita nessas coisas? Será que só sacaneiam com o Barrichello? Nelsinho é masacrado na Renault e não fala nada, tem de mostrar serviço ai sim as coisas mudam para ele ou para qualquer piloto F1 exige resultados.

Washington
Washington
14 anos atrás

Começo a achar que o B1 quer que o Pais fique de luto oficial 3 dias toda vez (diga-se sempre) faz corridas inferior ao Jason, Essa imagem de “trabalhador que vai de trem” sofrendo enquanto seu colega vai de carro zero para o trabalho realmente é surreal. Piloto em fim de carreira, sem motivação (leia-se apenas dinheiro), sem ter competitividade alguma. Ta na cara que o B1 é uma XUXA da vida que aos 50 anos ainda insiste com dvds “Xuxa para baixinhos”, se ele quer viver no seu mundinho de OZ, que vá, mas está na hora das pessoas pararem de defender um cara que preferiu um contrato milionario com a Ferrari e escondeu sua qualidade mediana de piloto na sombra do Schumi. “Só não ganhei… so não fui campeão… porque o Schumi…” Pessoal, no final das contas o B1 está milionario e o povão tem que trabalhar duro todo dia. Nós, trabalhadores enfrentamos por dia vários “Button´s” em nosso trabalho e não ficamos chorando ou querendo que o resto do mundo tenha piedade de nós. Pessoal, vamos parar de achar que esse rapaz é um “operário” sacaneado pelo chefe e companheiro de trabalho, ele deveria deixar de se cara de pau (sem os hifens) e parar com essas entrevistas de proletariado dentro de um mundo burgues. ACORDEM

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Felipe 14:03!!!!!!!!!!

Você é talvez a máxima das viúvas!!!!!!!!!!! O meu irmão Gomes faz seu trabalho sim, com muita sensatez, sim, porque sabe o que é ser sensato? Te explico: sensato é você perceber que um cara que abdica das glórias num carro de ponta vai sentar num carro que ficou 21 anos sem título e volta a ser campeão com ele!!!!!!!!!! sensato é você saber que o número 7 é maior do que o três, e que o 91 é maior que o 41!!!!!!!!!!!! Isso é sensatez, meu caro!!! Gomes é o cara mais sensato das coberturas de F-1, pois ele nunca se vestiu da alcunha de patriota, e sempre soube ser o mais imparcial de todos, veja, ele tem um ídolo: Bernard rosemeyer, mas ele disse milhares de vezes que o melhor de todos os tempos foi o Schumacher!!!!!!!!! Ou seja: imparcialidade, saber admitir que nem tudo que se prefere, é exatamente o melhor!!!!!!!!!!! O Gomes é assim, e vocês viúvas deveriam seguir esse exemploo: podem continuar gostando do senna, ams admitam que schumacher é melhor, pois essa é a realidade, clara como o Sol!!!!!!! quem fala que qualquer piloto que não o schumacher foi o melho, é mesmo louco, porque ninguém nunca conseguiu 7 títulos, muito menos 5 seguidos com a Ferrari!!!!!!!

vivi
vivi
14 anos atrás

é que eu sempre falei do barrica….bom piloto, mas com uma língua horrorosa. só fala m…..

Danilo Mello
Danilo Mello
14 anos atrás

Olá pessoal! É patente que os atuais resultados são normais, como disse o Flavio, é normal que um companheiro supere o outro na F-1.

Porém, isso se chama azar, na minha opinião, azar do Barrichello ter sido companheiro de equipe nos melhores carros da vida dele nada mais nada menos do que do melhor piloto de todos os tempos, ele “só” foi companheiro do Deus da F-1, Michael Schumacher, e foi humilhado em todos os anos na Ferrari, mas também, quem não seria, correndo ao lado do melhor? Isso é muito azar…

Agora tem outro carro, e corre com um companheiro que já é no mínimo melhor que todos os pilotos brasileiros da historia da F-1… acho que existem casos de azar, sim, no esporte, como por exemplo Prost em 1988, mandar na tabela, liderar, e perder numa corrida até hoje muito estranha aos olhos do público, Gp de Suzuka…

Essas e outras fazem a F-1 ser otima para alguns, e péssima para outros…

Alguns favorecidos por televisões quem mandam no país, pelo ufanismo, mas deixa pra lá…

abraços

The Driver
The Driver
14 anos atrás

Será que alguem lembra de uma reportagem do esporte espetacular em que o tartaruga falava com convicção, varias vezes: “EU TENHO CERTEZA QUE VOU SER CAMPEÃO!” …… aff…. nem precisa falar mais nada……

Renato Gomes
Renato Gomes
14 anos atrás

Pô Flavio! Para de perturbar o Rubens! Tem tanta matéria para fazer e vc só fica tentando bater no cara. Estou ficando desapontado com essa situação. O GP que era minha página inicial no explore já foi superada pelo globo.com.
Deixa de bobeira. O cara tem razão de estar puto, a imprensa só atira nele desde a morte do Sena. Todo mundo fala besteira e para falar a verdade vcs da imprensa falam muito mais dq ele. O problema é que muito desigual pq oq ele fala só aparece oq vcs querem, e vcs falam e tudo aparece.
Relaxa cara! Lembre-se, quem fala oq quer escuta oq não quer!!!
F1 não é futebol!!!!!

daniel carrasco
daniel carrasco
14 anos atrás

Na boa eu sou fa do rubinho embora ele ache que é o que ele ja teve condicoes de ser ?
Mas eu leio o pessoal defendendo o rubinho , parece um bando de fanaticos que tem argumentos tao fracos quanto do rubinho . Embora voces , fanaticos tentem, mas nao vao conseguir fazer eu odiar o rubinho pois eu gosto dele .
Eu odiava o schumacher mas ele era bom principalmente nos ultimos anos . Foi como vinho , melhorou no final !!!!
O problema do rubinho é o mesmo que o nelsao teve quando o schumy veio e acabou com ele . Esta velho e isso machuca demais ….Acho ate que rubinho com 30 anos e button tambem com 30 iria ser equilibrado mas rubinho com 36 anos nao ganha nem do nakajuma

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Não torço a favor nem contra o Barricello, apenas constato que se trata de um dos melhores pilotos que já passaram pela f-1, porém um péssimo administrador de sua própria carreira, pois a Ferrari foi um enorme equívoco em favorecimento ao seu próprio bolso, porém em detrimento ao sucesso no podium e à sua história como piloto, sem considerar as declarações sempre equivocadas. Imaginei que esse ano ele iria apenas se divertir e consequentemente ganhar corridas, mas ao contrário, ele se cobra, se estressa e acaba por não obter resultados satisfatórios (diante de sua própria expectativa). Lembremos que na pré-temporada da BRAWN ele se divertiu e sempre foi mais rápido que o Button. Foi só o campeonato começar, acontecer um contratempo na prova inicial que ele já começou a se descontrolar. Esse cara só ganhará, se como piloto que não tem que provar mais nada, resolver se divertir descontraidamente, sem auto-cobranças. A EQUIPE NÃO COBRA, MAS ELE SE COBRA!