MJ E O SP2
SÃO PAULO (quem saberá?) – Michael Jackson tinha um SP2. É uma das lendas envolvendo o popstar morto ontem, e também envolvendo este que é um dos mais belos VW já feitos em todos os tempos. Essa história de que MJ teria um foi publicada em 1998 numa edição especial da “4 Rodas”, conta o blogueiro Fernando Carvalho. Nunca foi confirmada.
Fica a lenda.
quero comprar um SP2 , vivo em Sao Paulo. pode me mandar ofertas com fotos, assunto serio , tive um 1976 ultima producao de fabrica e por viagem ao exterior fui obrigado a vender. Compro a vista …saudacoes Ruli
SP 2 que saudade, tive um que abafava com tala e som, a cx de cambio quando engatada a 3a “sai da frente” e colava no chão em alta velocidade, varias vezes desci a Anchieta tirando racha, vc veste o carro.
Unico problema era namorar dentro dele, varias vezes tive que sair do carro p/ o namoro acontecer.
O museu a que o Silvio Roesler se refere fica em Amerang, na Baviera, tenho uma foto que tirei do SP2 lá.
O carro do Moonwalker não é o SP2, é o Bertone Stratos (o qual também não tem nada a vr com o Lancia Stratos).
Ao Rafael, e sem polemica:
Voce já andou num SP2? Se quiser te deixo dar uma voltinha, mas uma só.
Sai fora olho grande.
É, mas tem que contar que o SP foi inspirado no Lamborghini Espada, tanto que em 1.969 a VW do Br importou um, que depois foi vendido a um funcionário, e ficou estacionado um bom tempo numa travessa da av. Brigadeiro Luis Antonio, até ser recuperada e vendida para o museu de Itatiba (Ville de FRance). O Eric conhece a família do segundo proprietário, e eles ainda tem o saco de couro com as ferramentas.
Essa estória do SP-2 do MJ eu já tinha ouvido, ou lido, nos anos 90…
Se algum volksmaníaco puder confirmar (de preferencia com um link), agradecemos…
Bonito, bonito, eu não acho… Mas sem dúvida é um desenho inovador…
E é difícil olhar para o Porsche 928 e não ver um SP2…
No meu entender, uma cópia quase tão escancarada quanto a do Jensen Interceptor é do Uirapuru…
A revista americana Sports & Exotic Car fez uma belíssima reportagem sobre ele, depois que um repórter dela foi pra Alemanha, à convite da VW, e deu uma voltinha naquele branquinho do Museu deles, ficando encantado com o carro (ele jura que deu pau em Porsche 356 com o SP2. E deu uma rodada, segundo ele, “no melhor estilo Porsche-motor-atrás”!).
Nada mal prum carrinho Tupiniquim.
era lindo e diferente para a sua epoca.mas tinha um problema medonho ,que era ,em alta velocidade em curvas para a direita,pendulava ,sem solução de correção e saia rodando como pião.
Sobre a reportagem que propagou a lenda, apenas um comentário: o papel aceita tudo…
ao “luis antonio da matta machado”
Luis, se não gosta do carro, venda…
agora, se você tem ele só para chamar a atenção, venda também. Não tenha o carro só para se exibir, e sim por gostar!
FG, esse carro foi usado naquele jogo de videogame dele, o moonwalker… era quando ele se transformava em carro que transformava em robo! eh igualzinho! rsrsrsrsrsr
ele comprou pra ser o carro do moonwalker, por isso que a cor do sp2 era prata! rsrsrsrsrsr
Aqui em Petrópolis,um médico tem um SP2 1972 desde zero km. O carro está em perfeitas condições,apesar de ser usado regularmente. Ele também possui um MP Lafer,um dos primeiros Miúras, um Escort conversível ,além de outros carros ,todos em perfeito estado de conservação.
Nao sei se MJ tinha um SP2, mas sei que no Museu do Automovel na Alemanha (infelizmente nao me recordo a cidade..) encontrei o nosso lindo SP2.
So para lembrar, foram os alemães quem inventaram o automovel!
Que carro lindo… Imagina a VW lançar um sucessor com desenho ispirado, como fez com o Beetle…
Algumas info sobre os dois carros:
O Projeto nacional, totalmente inovador, feito por José Vicente Novita Martins, Marcio Piancastelli e Jorge Yamashita Oba. O SP1 que nasceu com motor 1600, o mesmo do TC e Variant, desnvolvia 65cv, um pouco fraco para o peso do carro, foram feitas apenas 44 unidades.
Devido ao desempenho fraco, logo foi substituído pelo SP2, que tinha mecânica 1700cc3, comando de válvulas “bravo”, freios a disco com pinças maiores, carburadores duplos Solex 34 e caixa longa, com 75cv, sua carroceria esguia, limpa, arredondada tinha apenas 115,8cm, sendo o menor carro nacional feito até hoje, já trazia o pára-choques e painel, o material sintético, um tipo de espuma injetada, esse que ao ser apresentado na Europa, no salão de Frankfurt, foi dito como VW mais bonito do Mundo, e aclamado pelo publico alemão. Sua produção era artesanal e também feita pela Karmann, até o inicio de 1976 com 10.205 unidades feitas, incluindo o SP1, e seiscentos exportados, principalmente para a Europa. Um SP3 chegou a ser cogitado e teve alguns protótipos, feitos pela Dacon, com motor dianteiro, refrigerado a água.
Um Braço,
JB
Não, Mário…
SP1 1600 (65 cv)
SP2 1700 (75 cv)
qual era o problema do SP2 andando? desempenho ruim ou falta de estabilidade?
O SP1 não era 1300?
Meu avo mandou uma carta pra VW, queria ser notificado qndo o SP2 fosse desenvolvido. A VW escreveu de volta dizendo que ele estava na lista de espera. Qndo a VW lancou o SP2, ele foi notificado e comprou um dos primeiros. Era marron como o da foto na reportagem. Alias, acho que o nome da cor era “Ocre-Safari”, nao estou bem certo. Parecia um Porche. Muito manero. Abs
Carrinho bonito. Quando era criança, um senhor tinha um aqui no bairro.
Só vi um desses na minha vida. Era um exemplar cor-de-creme. Muito bonito mesmo.
Se não me engano, tinha (ou tem…) um desses vermelho com placa amarela(!) e uma espessa capa de poeira jogado num prédio aqui em São Caetano…
Agora, queria ver alguém ter “cojones”para montar um desse de Superclassic…
Pois estavamos conversando sobre isso hoje aqui em casa.
Ao que parece ele tem 2, sendo um deles branco que foi adquirido aqui em Brasília…
O que será dos carrinhos? Fosse eu da Volks do Brasil, os pegaria ($$) de volta.
Que desenho que tem esse carrinho, né?
Realmente, concordo, o mais bonito projeto VW feito no Brasil, e como tal deve ficar parado e admirado, pois andando foi uma tragédia. E antes que os amantes da marca acima me detonem, não é inveja pois na época possuia um Opala 6 cilindros com uma preparação que tirando os abafadores e colocando santantonio ( resolvi escrever deste modo mais profano) poderia entrar no templo, o antigo é claro. Certamente não tão belo mas andava, curvava e parava.
Engraçado , na minha adolescência , época em que o Sp2 foi lançado , todo mundo torcia o nariz quando via um na rua . Hoje muitos gostam dele, tem colecionadores que pagam verdadeiras fortunas por um exemplar , acho que é pela raridade e não pela “beleza”.Não dá para comparar com os karman ghias , pumas e interlagos, estes sim são belos carros!
Vários anos depois do SP2, foi a vez de o Pointer também ser considerado o Volkswagen mais bonito do mundo.
Acabei de comprar um SP2 branquinho e muito correto. Ainda não acostumei e acho que nunca chegará este dia, pois é muito baixo e dá uma sensação danada de que outro carro maior vai passar por cima. Sair e entrar no carro é um evento, mas quando ando com ele, é impossível não chamar a atenção. É verdade que o modelo é nacional e que só foi produzido aqui? Prá falar a verdade, não parece mesmo um VW.
O mais belo esportio já lançado pela VW no Brasil.
Para o Paulo- Existiu sim, eu tive um prata. As diferenças alem do motor eram no acabamento, mais simples no SP1.
Vossa senhoria possui um desses na sua coleção?
twitter vicia né…………
Na reportagem fala que não existiu o 1.6, não seria um engano? ele existiu e chamava-se SP1. Tenho a certeza que em bons e velhos tempos ter visto na rua o SP1. Tive dois SP2, um vermelho comprado usado e depois um branco comprado zero km. O carrinho alem de bonito demais tinha um charme especial, em tempos que importados eram proibidos, Era impossivel chegar ou sair de algum lugar sem ser notado, bons tempos…bons tempos.
Cadê o Nehemias Vassão pra contar a história deste segredo de fábrica? Lembram do tiro que tomou (no fusca da revista) dos seguranças da VW pra esconderem a Brasilia?
Se tinha, deve ter vendido para pagar as dividas. Mas o seu carro do “dia a dia” era um BMW, como apareceu a pouco no JN.