OS 10 MAIS

SÃO PAULO (depois coloco foto) – Só pra começar o dia, porque vou voltar no meio da tarde, deixo mais uma lista que um blogueiro mandou. A “Forbes” elegeu dez carros que mudaram a história, ou algo do gênero. Não tem DKW ou Lada, mas tem Trabant! A lista está aqui. Se quiser fazer a sua, à vontade. Mais tarde eu volto.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
roberto
roberto
14 anos atrás

Perfeito !

Alexandre Magnos Gomes
Alexandre Magnos Gomes
14 anos atrás

Tem quatro que sou fã…

O Beetle, jaguar, o muscle car e o 911

Romeu
Romeu
14 anos atrás

A lista até que vai bem, até o nº 6.
Daí em diante é uma baboseira só…

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

lista mezzo boa, mezzo ruim, como Curitiba me derrubou e to entupida de remédio, to mto sonada pra fazer uma nova lista

eu colocaria o dkw 96! Sinto muito #69, mas eu acho o #96 LINDO

Alvaro
Alvaro
14 anos atrás

Achei perfeita a lista, bastante representativa de cada categoria de veículos

E tinha uma Fiat 124 (Lada) ao lado do Trabant

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Essas listas de mais isso ou mais aquilo são verdadeiras babozeiras,nessa aqui não vejo qual deles foi de tanta importancia ou impacto nos 100 anos dos automoveis,só porque vendeu muito? E dai que vendeu muito,voce pode ter um otimo produto e um pessimo marqueteiro e la se vai o impacto do produto,alias o carro de maior impacto nesses 100 anos foi o DKW ,afinal hoje depois de 100 anos de projetos todos (todos mesmo) os carros seguem os conceitos construtivos do DKW.Os que mais venderam na verdade foram os que seguiram o mais tradicional dos conceitos sem inovar em nada,afinal quem vive na vanguarda da tecnologia corre sempre o risco de ficar no prejuizo na hora de concorrer com os preços dos que nada mudam,alem de enfrentar a resistencia a mudanças do consumidor.

Dú
14 anos atrás

DKW TWO STOKE, e mais este veículos.
http://www.ozebook.com/jonkhart/theos_pit_bay.htm

Afinal este fds. tem show em Sampa de motos antigas!
Achou o Side-Car da Bretinha?

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
14 anos atrás

Flavinho,

Vc deve estar revoltado em ter um TOYOTA entre os 10, hein!

Que isso fera?!

Carlos Stabilito
Carlos Stabilito
14 anos atrás

Flávio…tô vendendo meu Maverick V8 77…restauração de primeira…laranja…300 cv…tenho fotos por email Abç

thiago comodo de campos
thiago comodo de campos
14 anos atrás

Colocaria Kombi, alguns modelos DKW, Gordini, TL, Variant, Karmannghia, Zé do Caixão…entre outros…

Flavio, tenho algumas materias interessantes no meu arquivo, caso se enteresse, me envie um email que eu te envio. Obrigado pela atenção

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Flávio, vc chegou a ver a notícia de que o russo Boriz Berezovski foi condenado por ter fraudado a Lada???

Vc, como um amante dos clássicos russos, poderia comentar algo…

Abraço!!!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Minha lista:

– Ford T (tornou o carro um produto de massa)
– Fusca (tornou o carro popular)
– Mini Cooper (criou a arquitetura mecânica utilizada ate hoje em 90% dos carros)
– Porsche 911 (o classico dos superesportivos, o resto veio depois)
– Oldsmobile 1940 (o primeiro carro automático do mundo)
– Renault Espace (iniciou o conceito das mini vans, configuração de carroceria que nunca mais saiu de moda)
– Citroen 2CV (mostrou que era possivel fazer um carro simples, popular e robusto, coisa agora pretendida pelo Tata Nano)
– Trabant (mesmo comentário para o 2CV no leste europeu)
– Toyota Prius (goste ou não da idéia, no futuro os carros serão hibridos ou eletricos, e o Prius é o inicio dessa era)
– Tata Nano (ok, ele mal existe ainda, mas vai revolucionar o conceito de carro popular)

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Hmmm, meio estranho. Até concordo com alguns carros, mas nem sempre com os motivos.
AMC Eagle não concordo com nada, mas…
Será que a Caravan se enquadra. E a Space da Renault?
Achei estanho.

Gardelon
Gardelon
14 anos atrás

Ford T
Ford Mustang
Citroen DS
VW Escarabajo
Mini Cooper
VW Kombi
Trabant
Toyota Corolla (antiguos)
Mercedes 300 Gullwing
y… no sé cuál más

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

FG, desculpe o comentário sem relação direta com o post, mas gostaria de sugerir a vc um post ou uma coluna sobre os rumos da tecnologia na F1.

A questão é a seguinte: F1 não estaria precisando de uma mudança tecnica geral?

Sinto falta daquela Formula 1 que realmente ditava a tecnologia automotiva, como acontecia até o inicio dos anos 1990.

Hoje em dia, os motores com injeção direta de combustível estão se tornando cada vez mais comuns mundo afora. Há estudos de motores com taxa de compressão variável e até de motores com válvulas acionadas por sistemas eletromagnéticos (sem comando de vávulas, correias, etc…).

Isso sem contar as tecnologias hibridas — motor combustão/eletrico — que estão se tornando comuns tambem (o kers foi uma tentativa nesse sentido, mas a forma como ele foi inserido foi totalmente equivocada e fora de sintonia com as pesquisas sérias sobre motorização hibrida).

Que me lembre, as ultimas 3 grandes inovações da F1 (no campo dos motores) foi o comando de valvulas variável que a Honda inseriu em 1991, o coletor de admissão variável da Ferrari em 1992 e o comando pneumático da Ford em 1994, esse último, alias, foi o que permitiu essas rotações alucinantes que os carros atingem hoje sem ter problemas de flutuação de válvulas. Tudo isso foi incorporado por todas as outras fabricantes de motores e utilizados até hoje.

Hoje so se trabalha em cima de aerodinâmica: asinhas daqui e dali, difusores, carenagens com formas estranhas, calotinhas…

Suspensão e outros pontos da mecânica do carro também são herança do que se implementou no inicio dos anos 1990.

Parece que a F1 nunca gastou tanto e produziu tão pouco (macanicamente dizendo).

FG, sei que vc tem zilhões de assuntos interessantes para tratar, mas gostaria de dar essa humilde sugestão.

Abraço

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Flávio, tem umas tranqueiras lá hein… AMC sei lá do que, Caravan (americana, não a nossa…)… achei uma merda…

Clay
Clay
14 anos atrás

Dodge CARAVAN ???? Argh !
Então que tal incluir a Range Rover, 1970, como conceito que mais tarde se ‘popularizou’, tambem ? Pus entre aspas, porque com o passar do tempo, a Range virou um carro que é qualquer coisa, menos popular, mas não nasceu assim.

Andre
Andre
14 anos atrás

Grande lista essa, não tem o Citroën 2CV, Supermini, Fiat 126, VW, Golf , Jeep, Camaro e ainda colocaram esta banheira da Dodge. De que “estoria” estão falando? Realmente não da para levar esta lista a serio.

Antonio Diaz Valdoski
Antonio Diaz Valdoski
14 anos atrás

Tirando o Jaguar, até que a lista faz sentido, apesar de ter utilitário demais pro meu gosto.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Os 5 primeiros são, certamente, importantíssimos… Mas os outros não acho que sejam tããão importantes assim…

Cherokee? É tudo isso mesmo?
AMC EAGLE?
Dodge Caravan?

Não mesmo! Tem mais importantes e não foram citados…

Alexandre Armani
Alexandre Armani
14 anos atrás

Respeito, mas não concordo!!

Juanzito
Juanzito
14 anos atrás

Engraçado, maioria esmagadora de carros americanos/ingleses…

Dizer que foi um ranking tendencioso é um grande eufemismo…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Se não tivesse o besouro, a Forbes tinha que fechar! Agora, as caixas de papelão defumadas???? Parei (by Trajano)

Alexandre Alves
14 anos atrás

Acho que essa deveria ser a lista dos “10 carros que mudaram a história para os americanos”… AMC Eagle?!?!?! Que raio de carro é esse? Cherokee?!?!?!?! Caravan?!?!?!

Adal Avin
Adal Avin
14 anos atrás

Flávio, houve um engano, na verdade o carro escolhido na terceira foto foi o Lada verde ao fundo. Infelizmente, por um engano na redação, foi colocado o nome do carro amarelo que está à frente… :-)

[ ]s ladinos!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

1) VW Fusca
2) Audi Quattro
3) Ford Mustang
4) Ford T
5) Citroen DS
6) Renault Espace
7) Porsche 911
8) Toyota Prius
9) Ferrari 250 GT0
10) Lamborghini Miura

FBM Motos
14 anos atrás

Ford T
Volkswagen Beetle (Fusca) mesmo eu não gostando do carro
Tucker Torpedo
DKW por seu motor 2 T
Hemi Cuda, mais o motor que o carro propriamente dito.
Citroen 2 CV
Gurgel BR 800
Trabant

Andragon
Andragon
14 anos atrás

G1 copia notícia na cara dura e nem dá crédito. Veja texto sobre Jeep Cherokee, mezzo português, mezzo inglês.

Merecida menção ao Trabant!!!

Demerval Jr.
Demerval Jr.
14 anos atrás

Achei a lista furada. E o Corolla e o Mini?

Armando
Armando
14 anos atrás

Minha lista é para os 10 grandes fabricados no brasil e que de alguma maneira eu os vi rodando por ai.Opala,Chevette,Brasilia,Fusca,Passat,Maveric,Corcel,Fiat 147,Puma e Gol.Na minha humilde opinião seria esse meus 10 mais.

Saulo Goularte
Saulo Goularte
14 anos atrás

Muito legal Flávio…
Só faltou um Lada na lista… rsrsrs

Estava pensando, qual seria a lista dos carros do Brasil.

Fiz uma lista com 10, mas sem ordenação.
Minha lista é a seguinte:

– Gol,
– Chevete,
– Uno,
– Opala,
– Gurgel,
– Fusca,
– Monza,
– Galaxy,
– Omega,
– Santana.

Talvez poderia colocar na lista o Escort XR3, que foi sinônimo de esportivo no Brasil.

Abs,

Saulo

francisco
francisco
14 anos atrás

Temerosa a lista de 10 mais, muita coisa boa ficou de fora…Acho que faltou o Corvette, Corolla, Lada Laika, Citroen 3cv, Studybacker Champion, Minicooper, Oldsmobile Cutlass, Chevrolet Impala, Ferrari testarossa…

André L. G. Brandt
André L. G. Brandt
14 anos atrás

Salve Flavio,

Já que estou de atestado em casa, graças a minha fria e húmida Curitiba (não é gripe suína!), vamos aproveitar a internet.

Enfim, vamos para a minha lista.

1) Ford T – A produção em massa diz tudo.
2) Jeep Willys – A sua versatilidade na guerra foi tão fundamental, que até hoje faz sucesso entre os civis.
3) Fusca – Se metade do mundo andou de Ford T, outra metade andou de Fusca.
4) Porsche 356 – Um esportivo com mecânica de fusca bem melhorada.
5) Tucker – O carro era tão bom e revolucionário que as grandes de Detroit acabaram com ele. Lembram do filme?
6) Fiat 500 – Em 1957(?), foi criado para ser um carro extremamente ecônomico e barato, dizem que fazia até 22 km/l.
7) Pontiac GTO 69 – É considerado o primeiro muscle car.
8) Lada – Voltado aos camaradas russos. Podia ser o Trabant, mas em homenagem ao #96, fico com o Lada.
9) Citroen DS – É um carro lindo, com uma suspensão excepcional e o seu volante de raio único.
10) Tata Nano – Talvez venha a ser um fracasso de vendas, mas só pelo rebuliço que causou no meio automobilístico com a sua proposta, já está na lista.

Acho que faltou algum carro japonês, algum modelo que tenha se espalhado pelo mundo, mas não saberia dizer um especificamente.

Saudações,
André L G Brandt.

Inglês
Inglês
14 anos atrás

Flávio, a lista vai bem até a posição 4-5, mas depois perde a linha. Duvido muito da relevância de Caravan, Cherokee etc. Falta algum carro que simbolize a ascensão da indústria japonesa e algum minicarro italiano.

Abs

Chico Rulez!
14 anos atrás

Eu trocaria a Caravan pela Renault Espace.

MarcioVS
MarcioVS
14 anos atrás

A lista tem veículos que concordo, mas exageraram: AMC Eagle, Caravan e Cherokee?? Coisa de estadunidense, mesmo.

Minha lista:

1- Ford T
2- Fusca
3- Kombi
4- Jeep Willys
5- Mini Cooper
6- Uno Mille
7- 911
8- Prius
9- BMW 2002 Turbo
10- Gurgel BR800

Reinaldo Silveira
14 anos atrás

Os dez carros que mudaram minha vida (eo que aprendi com eles):
– Ford LTD 75, verde escuro: aprendi a dirigir;
– VW Brasília 80, beje: primeira panca;
– VW Passat TS 81, cinza: a arte da sedução;
– Chevrolet Diplomata 82, preto: nunca gastar mais do que se tem;
– Chevrolet Monza SL/E 87, branco: encontrar a pessoa certa;
– Ford Landau álcool 81, azul: quanto pode ser genial um carro;
– Chevrolet Vectra GLS 98, verde: minha filhinha saindo da maternidade no banco de trás;
– Ford Landau álcool 81, azul (outro): buscar o sonho de volta;
– Dodge Charger R/T 78, castanho: colecionar carros vale a pena;
– Ford Maverick GT 74, laranja: ainda bem que demorei a comprar, senão teria me matado com ele.
Abraços a todos.

Roberto Torres
Roberto Torres
14 anos atrás

Até o Mustang OK.
Daí para a frente, balela de americano, nada a ver.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Segue a lista, pensando apenas na história, sem a questão gosto, potência, etc,etc:
– Ford T (Início da produção em série e viabilização da compra popular);
– VW Fusca (Carro polular a ar);
– Mustang (Salvou a Ford nos anos 60);
– Toyota Corolla (Revolucionou o mercado americano);
– Fiat 147 (No Brasil foi o 1º carro de motor dianteiro transversal);
– Fiat UNO (No Brasil, salvou a FIAT do fiasco inicial,além de ser o 1º brasuca sem as calhas)
– Ferrari ( Um mito italiano);
– Grand Cherokee ( deu origem ao maldito modismo das SUVs);
– Porsche 356 (Matou James Dean);
– Cadillac conversível (Possibilitou matar JFK)

JDFortuna
JDFortuna
14 anos atrás

Eu vi a lista antes de vir aqui no blog. Vim pq quero ler sua opinião sobre novos fatos Mosley. Que voltou a falar e anda balançando denovo o acordo.

Voltando, discordo com a lista. Comecei concordando até entrar o ACM Eagle. o_O Cuma?

Bom, acompanhando a oferta, meus 10:
1. VW Golf
2. VW Fusca (original)
3. Ford T
4. Jeep (G.P. ‘Dgi-Pi’ original)
5. Ferrari Testarossa
6. Porsche 911
7. DMC Delorean
8. Carol Shelby Cobra
9. McLaren F1
10. BMW M3 E21

Ordenar é fogo, mas acho pus nomes mais condizentes com a importância mundial.

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

Mas tem na reportagem um Lada fazendo figuração…

pedro do opala e do kadett
pedro do opala e do kadett
14 anos atrás

amc o que??

não deveria estar na lista assim como Cherokee e a Grand Caravan. Muito estadosunidense essa lista.

Eu acrescentaria o Opala (hehe), agora falando sério, carros como a Mercedes SL, Citroen DS, Jeep (o genuino) nao deveriam estar de fora duma lista dessas.