terça-feira, 9 de junho de 2009 13:45 48 comentários
SÃO PAULO(intervalo é pra blogar) – Voando, vejam que legal o quadrinho que me mandou o Ricardo Divila, sobre as médias de ultrapassagens nas pistas da F-1 de 1997 a 2008. E aí comentem à vontade, que estou no ar.
Malasia e China tem corridas mais propensas as chuvas. Seria interesssante fazer essa comparação no seco, já que chovendo até em mônaco tem ultrapassagem
Marciano
14 anos atrás
Bela pista era o circuite A1 RING na Áustria! Grandes retas, curvas de alta e freadas fortes marcavam o circuito. Pena q preferem Singapura…
claudio
14 anos atrás
Estas médias são levadas em consideração apenas na corrida, ou também as ultrapassagens na largada?
Toni Dellorto
14 anos atrás
Manda de presente para o Tilke uma “pranta” de Interlagos.
Para os loiros que não entenderam o gráfico basta usar o teorema de Phragment-Lindelof para linearizar o círculo…
MIguel
14 anos atrás
A culpa é do circuito ou dos carros???
dos pilotos????
Não dá pra chegar a uma clara conclusão!!
Thiago Azevedo
14 anos atrás
As corridas em Ímola eram terríveis mesmo, principalmente depois das mudanças no traçado.
A pista de Interlagos é boa mesmo!
Rafael
14 anos atrás
Não entendo a surpresa por monaco ter ficado a frente de san marino. essa ultima nos dava geralmente a corrida mais modorenta da temporada…
José Angelo
14 anos atrás
Aí, Roberto… tem certeza que você viu ultrapassagens em Mônaco?? Ah, sim… foi naquele ano que o Fisichella correu na McLaren, né? Tá explicado!?!?! hahahahaha…
O gráfico só mostra que o Tilke sabe fazer circuito, sim. Na verdade todos criticam, mas ele projeta pistas com certa lógica. Qual o motivo de China, Malásia, Turkia e Bahrein terem todos médias acima de 20 ultrapassagens?? Retas longas com freadas bruscas. O mesmo motivo de Interlagos ter tantas ultrapassagens. Óbvio isso. O que não gosto tanto em suas pistas são a falta de variações no relevo. Praticamente apenas a Turkia tem um pouco disso…
geraldo nunes
14 anos atrás
Quando foi o último GP na Argentina?
Kleber Pereira
14 anos atrás
Os números quantitativos são ridiculos, o que mostra que não existe mais ultrapassagem. E viva e Chicotinho e Seu Gagá!!!!!
Leonardo Felix
14 anos atrás
Interlagos pode (ou podia) ter seus problemas estruturais e de ondulações asfálticas, mas sempre foi uma pista onde há bastantes ultrapassagens.
Mesmo que critiquem o traçado atual, por preferirem o antigo, eu acho o traçado atual de Interlagos muito bom e um dos melhores para ultrapassagem (as estatísticas não me deixam mentir).
Tanto que é só ver quantas ultrapassagens houve nesses últimos anos, em que é tão raro vermos ultrapassagens em outras pistas.
Para mim, é uma questão de acerto: ou o piloto acerta o carro com mais downforce, pensando em ganhar no miolo, ou com menos pressão, para ganhar na reta. Se o cara fizer isso e conseguir se segurar no miolo, vai ter velocidade para passar no fim da reta dos boxes, na forte freada para o S do Senna. Foi o que fez Schumacher em 2006 e por isso passou tanta gente naquela corrida.
Quem completou o mapa em 1º lugar?
14 anos atrás
Parece a Antártica (ou seria, Antártida)?
Por falar nisso, vou tomar uma Skol (antigamente era uma Brahma)!
Como tá frio, é bom tomar uma pinguinha antes!
Imola só ficou assim desde que reformaram a pista matando as curvas de alta.
Levi Davet
14 anos atrás
Não tem Valência nem Silverstone…
Não vi a corrida em Valência ano passado mas parece que não houve NENHUMA ultrapassagem na pista…
Fiquei igualmente surpreso com San Marino, mas Imola só ficou atrás de labirintos como Mônaco e Hungaroring porque estas últimas tiveram algumas corridas chuvosas nos últimos anos.
Osmar
14 anos atrás
bem legal esse mapa astral!
Artur de Faria
14 anos atrás
É MÉDIA ou TOTAL nesses anos todos??
Bugre
14 anos atrás
Valem as trocas de posição nas paradas nos boxes? Só assim pra Hungria ter 13 ultrapassagens.
MRui
14 anos atrás
Dados meio esquisitos… O dia que a Hungria tiver uma média de 13 ultrapassagens por corrida eu ficaria satisfeito.
Seria interessante retirar da amostra provas com chuva e é preciso verificar o que o autor considera ultrapassagens, pois o fato de um carro ganhar uma posição com a quebra de outro não é propriamente uma ultrapassagem. Devemos nos lembrar que era comum as corridas terminarem com apenas 12 ou 13 carros há poucos anos.
Luccas Pace
14 anos atrás
Esse gráfico parece uma imagem que aparecia na TV , década de 60 quando elas estavam fora do ar, a maior parte delas só entravam no ar a tarde
Rene
14 anos atrás
FG, tá brincando essa imagem parece o mapa astral do Hélinho (spiderman) !!! Brincadeiras à parte, ultrapassagens são fundamentais para a atração da F1, só lembrar da Turquia que o ápice da prova foi o Piquezinho passando o Hamilton.
francine
14 anos atrás
horrível, não dá pra entender
Rodrigo Martins
14 anos atrás
Com execeção de Mônaco, concordo com o “askjao”:
O circuito para ficar na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta. [2]
Tuta
14 anos atrás
Não deixem o Tilke ver este gráfico, que vira um circuito.
Alex
14 anos atrás
A China só está bem posicionada por causa das chuvas nos últimos anos
Sípoli
14 anos atrás
Depois dessa, por mim, só teria corrida em países que começam com A, B e C rsrsrs
vivi
14 anos atrás
budapeste…….pista mais chata de todos os tempos!!!!
brizolaf1
14 anos atrás
Caros amigos fui informado que o rubinhooooo não largou bem porque ele achou que éra para dar duas voltas para a apresentação.
Roberto
14 anos atrás
Mônaco tem ultrapassagens sim. Lembro-me, não faz muitos anos, Fisichella na mclaren ainda. Esse ano também teve algumas etc.
San Marino não me recordo de nem uma. Nem na minha fitinha que mofou do campeonato de 90 – lembro só dum carro azul batendo na aqua minerale.
Interlagos é maravilhosa para ultrapassagens, as corridas lá são sempre ótimas.
China qual é? Onde o Massa bateu o pega histórico com o Kubika e o Hamilton resolveu se atolar na brita?
O layout das pistas novas são muito iguais, não recordo, mesmo.
Danillo
14 anos atrás
Hora de tirar estes paraísos aritificiais e colocar a Argentina de volta!
Ultrapassar é legal, ainda mais qdo. na pista da vida.
Seguinte, tinha visto, e já que o nome Ciro Pabon veio, então vai o link. http://forum.grandprix.com/viewtopic.php?f=1&t=10668&start=0#p445400
FG, tirando voltas de atraso, seguinte. Tem um cara que é recordista do anel externo de Interlagos com a March 711, que está vendendo um Gurgel BR 800, ano 91, inteirinho, falta um espelho só! Está cheio de poeira na garagem. Quanto vale hj.?
Eduardo - SP
14 anos atrás
Muito difícil p/ entender esse gráfico…
Paulo
14 anos atrás
esse grafico mostra uma coisa interessante. qunato mais proximo ao centro mais chato e o grande premio. devia ser chamado de “Chatometro”
askjao
14 anos atrás
O circuito para fica na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta.
Alexandre
14 anos atrás
Legal, a Argentina teve só foi superada pela China e desde quando ja esta fora da F1? e Cingapura em uma corrida a noite, ja tem mais ultrapassagens que Monaco e San Marino. E pensar que muitas destas ultrapassagens ainda foram nos boxes. É de surpreender.
Argentina, China e Brasil em primeiro… hm, da sigla BRIC, só faltam pistas na Russia e India!
Deodato Filho
14 anos atrás
O que reforça minha tese: o que favorece ultrapassagens é o circuito não os pedurricalhos ou a falta deles.
Maurício MV.
14 anos atrás
Está variando de uma pista para outra entre:
Baixa e insignificante!!!
Helio Carreira
14 anos atrás
A china ultrapassou todos até nas ultrapassagens.
Abraços
Silvio Roesler
14 anos atrás
Muito interessante, e absolutamente surpreendente constatar que houveram menos ultrapassagens em San Marino que em Monaco!!!
Alcebiades Alves
14 anos atrás
É serio que se passa mais em Mônaco do que em San Marino? Interessante quando se analisa os números…
Valdeci
14 anos atrás
Tendo em vista que só o Brasil mantém corridas desde 1997, então Interlagos é a pista com mais ultrapassagens da F1, ninguém fala isso né?
Só falavam das ondulações do asfalto, se fosse na inglaterra seria a melhor pista do mundo!
Luiz Batista
14 anos atrás
1) É curioso ter menos ultrapassagens em San Marino que em Mônaco;
2) Gráfico de barras é bem mais fácil de interpertar.
Renato
14 anos atrás
Muito bacana, adoro este tipo de informação e gráficos.
Donde se conclui que só deveríamos ter corridas em países cujo nome comece com A, B ou C.
Seria interessante plotar a % de corridas com chuva por cima do chart, só pra ver a correlação. Até procurei pelo autor (“Ciro Pabón”) pra ver se ele tinha coisa parecida no site, mas não encontrei.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
A solução é fazer autódromos que comecem com A, B ou C!!! OLHA Q D+!
Malasia e China tem corridas mais propensas as chuvas. Seria interesssante fazer essa comparação no seco, já que chovendo até em mônaco tem ultrapassagem
Bela pista era o circuite A1 RING na Áustria! Grandes retas, curvas de alta e freadas fortes marcavam o circuito. Pena q preferem Singapura…
Estas médias são levadas em consideração apenas na corrida, ou também as ultrapassagens na largada?
Manda de presente para o Tilke uma “pranta” de Interlagos.
Para os loiros que não entenderam o gráfico basta usar o teorema de Phragment-Lindelof para linearizar o círculo…
A culpa é do circuito ou dos carros???
dos pilotos????
Não dá pra chegar a uma clara conclusão!!
As corridas em Ímola eram terríveis mesmo, principalmente depois das mudanças no traçado.
A pista de Interlagos é boa mesmo!
Não entendo a surpresa por monaco ter ficado a frente de san marino. essa ultima nos dava geralmente a corrida mais modorenta da temporada…
Aí, Roberto… tem certeza que você viu ultrapassagens em Mônaco?? Ah, sim… foi naquele ano que o Fisichella correu na McLaren, né? Tá explicado!?!?! hahahahaha…
O gráfico só mostra que o Tilke sabe fazer circuito, sim. Na verdade todos criticam, mas ele projeta pistas com certa lógica. Qual o motivo de China, Malásia, Turkia e Bahrein terem todos médias acima de 20 ultrapassagens?? Retas longas com freadas bruscas. O mesmo motivo de Interlagos ter tantas ultrapassagens. Óbvio isso. O que não gosto tanto em suas pistas são a falta de variações no relevo. Praticamente apenas a Turkia tem um pouco disso…
Quando foi o último GP na Argentina?
Os números quantitativos são ridiculos, o que mostra que não existe mais ultrapassagem. E viva e Chicotinho e Seu Gagá!!!!!
Interlagos pode (ou podia) ter seus problemas estruturais e de ondulações asfálticas, mas sempre foi uma pista onde há bastantes ultrapassagens.
Mesmo que critiquem o traçado atual, por preferirem o antigo, eu acho o traçado atual de Interlagos muito bom e um dos melhores para ultrapassagem (as estatísticas não me deixam mentir).
Tanto que é só ver quantas ultrapassagens houve nesses últimos anos, em que é tão raro vermos ultrapassagens em outras pistas.
Para mim, é uma questão de acerto: ou o piloto acerta o carro com mais downforce, pensando em ganhar no miolo, ou com menos pressão, para ganhar na reta. Se o cara fizer isso e conseguir se segurar no miolo, vai ter velocidade para passar no fim da reta dos boxes, na forte freada para o S do Senna. Foi o que fez Schumacher em 2006 e por isso passou tanta gente naquela corrida.
Parece a Antártica (ou seria, Antártida)?
Por falar nisso, vou tomar uma Skol (antigamente era uma Brahma)!
Como tá frio, é bom tomar uma pinguinha antes!
Nao obrigado! Nao quero queimar minha “mufa”
Imola só ficou assim desde que reformaram a pista matando as curvas de alta.
Não tem Valência nem Silverstone…
Não vi a corrida em Valência ano passado mas parece que não houve NENHUMA ultrapassagem na pista…
Fiquei igualmente surpreso com San Marino, mas Imola só ficou atrás de labirintos como Mônaco e Hungaroring porque estas últimas tiveram algumas corridas chuvosas nos últimos anos.
bem legal esse mapa astral!
É MÉDIA ou TOTAL nesses anos todos??
Valem as trocas de posição nas paradas nos boxes? Só assim pra Hungria ter 13 ultrapassagens.
Dados meio esquisitos… O dia que a Hungria tiver uma média de 13 ultrapassagens por corrida eu ficaria satisfeito.
Seria interessante retirar da amostra provas com chuva e é preciso verificar o que o autor considera ultrapassagens, pois o fato de um carro ganhar uma posição com a quebra de outro não é propriamente uma ultrapassagem. Devemos nos lembrar que era comum as corridas terminarem com apenas 12 ou 13 carros há poucos anos.
Esse gráfico parece uma imagem que aparecia na TV , década de 60 quando elas estavam fora do ar, a maior parte delas só entravam no ar a tarde
FG, tá brincando essa imagem parece o mapa astral do Hélinho (spiderman) !!! Brincadeiras à parte, ultrapassagens são fundamentais para a atração da F1, só lembrar da Turquia que o ápice da prova foi o Piquezinho passando o Hamilton.
horrível, não dá pra entender
Com execeção de Mônaco, concordo com o “askjao”:
O circuito para ficar na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta. [2]
Não deixem o Tilke ver este gráfico, que vira um circuito.
A China só está bem posicionada por causa das chuvas nos últimos anos
Depois dessa, por mim, só teria corrida em países que começam com A, B e C rsrsrs
budapeste…….pista mais chata de todos os tempos!!!!
Caros amigos fui informado que o rubinhooooo não largou bem porque ele achou que éra para dar duas voltas para a apresentação.
Mônaco tem ultrapassagens sim. Lembro-me, não faz muitos anos, Fisichella na mclaren ainda. Esse ano também teve algumas etc.
San Marino não me recordo de nem uma. Nem na minha fitinha que mofou do campeonato de 90 – lembro só dum carro azul batendo na aqua minerale.
Interlagos é maravilhosa para ultrapassagens, as corridas lá são sempre ótimas.
China qual é? Onde o Massa bateu o pega histórico com o Kubika e o Hamilton resolveu se atolar na brita?
O layout das pistas novas são muito iguais, não recordo, mesmo.
Hora de tirar estes paraísos aritificiais e colocar a Argentina de volta!
E também hora de fazer duas corridas no Brasil!
OK! Deixa eu viajar um pouco!
Ultrapassar é legal, ainda mais qdo. na pista da vida.
Seguinte, tinha visto, e já que o nome Ciro Pabon veio, então vai o link.
http://forum.grandprix.com/viewtopic.php?f=1&t=10668&start=0#p445400
FG, tirando voltas de atraso, seguinte. Tem um cara que é recordista do anel externo de Interlagos com a March 711, que está vendendo um Gurgel BR 800, ano 91, inteirinho, falta um espelho só! Está cheio de poeira na garagem. Quanto vale hj.?
Muito difícil p/ entender esse gráfico…
esse grafico mostra uma coisa interessante. qunato mais proximo ao centro mais chato e o grande premio. devia ser chamado de “Chatometro”
O circuito para fica na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta.
Legal, a Argentina teve só foi superada pela China e desde quando ja esta fora da F1? e Cingapura em uma corrida a noite, ja tem mais ultrapassagens que Monaco e San Marino. E pensar que muitas destas ultrapassagens ainda foram nos boxes. É de surpreender.
Surpreso com Buenos Aires.
Argentina, China e Brasil em primeiro… hm, da sigla BRIC, só faltam pistas na Russia e India!
O que reforça minha tese: o que favorece ultrapassagens é o circuito não os pedurricalhos ou a falta deles.
Está variando de uma pista para outra entre:
Baixa e insignificante!!!
A china ultrapassou todos até nas ultrapassagens.
Abraços
Muito interessante, e absolutamente surpreendente constatar que houveram menos ultrapassagens em San Marino que em Monaco!!!
É serio que se passa mais em Mônaco do que em San Marino? Interessante quando se analisa os números…
Tendo em vista que só o Brasil mantém corridas desde 1997, então Interlagos é a pista com mais ultrapassagens da F1, ninguém fala isso né?
Só falavam das ondulações do asfalto, se fosse na inglaterra seria a melhor pista do mundo!
1) É curioso ter menos ultrapassagens em San Marino que em Mônaco;
2) Gráfico de barras é bem mais fácil de interpertar.
Muito bacana, adoro este tipo de informação e gráficos.
Donde se conclui que só deveríamos ter corridas em países cujo nome comece com A, B ou C.
Seria interessante plotar a % de corridas com chuva por cima do chart, só pra ver a correlação. Até procurei pelo autor (“Ciro Pabón”) pra ver se ele tinha coisa parecida no site, mas não encontrei.
Assustei-me com San Marino. Pior que Mônaco?
Argentina ? Grande abraço !