PASSA-PASSA

SÃO PAULO (intervalo é pra blogar) – Voando, vejam que legal o quadrinho que me mandou o Ricardo Divila, sobre as médias de ultrapassagens nas pistas da F-1 de 1997 a 2008. E aí comentem à vontade, que estou no ar.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
14 anos atrás

A solução é fazer autódromos que comecem com A, B ou C!!! OLHA Q D+!

Raul Duarte
14 anos atrás

Malasia e China tem corridas mais propensas as chuvas. Seria interesssante fazer essa comparação no seco, já que chovendo até em mônaco tem ultrapassagem

Marciano
Marciano
14 anos atrás

Bela pista era o circuite A1 RING na Áustria! Grandes retas, curvas de alta e freadas fortes marcavam o circuito. Pena q preferem Singapura…

claudio
claudio
14 anos atrás

Estas médias são levadas em consideração apenas na corrida, ou também as ultrapassagens na largada?

Toni Dellorto
Toni Dellorto
14 anos atrás

Manda de presente para o Tilke uma “pranta” de Interlagos.

Para os loiros que não entenderam o gráfico basta usar o teorema de Phragment-Lindelof para linearizar o círculo…

MIguel
MIguel
14 anos atrás

A culpa é do circuito ou dos carros???
dos pilotos????

Não dá pra chegar a uma clara conclusão!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

As corridas em Ímola eram terríveis mesmo, principalmente depois das mudanças no traçado.

A pista de Interlagos é boa mesmo!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Não entendo a surpresa por monaco ter ficado a frente de san marino. essa ultima nos dava geralmente a corrida mais modorenta da temporada…

José Angelo
José Angelo
14 anos atrás

Aí, Roberto… tem certeza que você viu ultrapassagens em Mônaco?? Ah, sim… foi naquele ano que o Fisichella correu na McLaren, né? Tá explicado!?!?! hahahahaha…

O gráfico só mostra que o Tilke sabe fazer circuito, sim. Na verdade todos criticam, mas ele projeta pistas com certa lógica. Qual o motivo de China, Malásia, Turkia e Bahrein terem todos médias acima de 20 ultrapassagens?? Retas longas com freadas bruscas. O mesmo motivo de Interlagos ter tantas ultrapassagens. Óbvio isso. O que não gosto tanto em suas pistas são a falta de variações no relevo. Praticamente apenas a Turkia tem um pouco disso…

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

Quando foi o último GP na Argentina?

Kleber Pereira
Kleber Pereira
14 anos atrás

Os números quantitativos são ridiculos, o que mostra que não existe mais ultrapassagem. E viva e Chicotinho e Seu Gagá!!!!!

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Interlagos pode (ou podia) ter seus problemas estruturais e de ondulações asfálticas, mas sempre foi uma pista onde há bastantes ultrapassagens.

Mesmo que critiquem o traçado atual, por preferirem o antigo, eu acho o traçado atual de Interlagos muito bom e um dos melhores para ultrapassagem (as estatísticas não me deixam mentir).

Tanto que é só ver quantas ultrapassagens houve nesses últimos anos, em que é tão raro vermos ultrapassagens em outras pistas.

Para mim, é uma questão de acerto: ou o piloto acerta o carro com mais downforce, pensando em ganhar no miolo, ou com menos pressão, para ganhar na reta. Se o cara fizer isso e conseguir se segurar no miolo, vai ter velocidade para passar no fim da reta dos boxes, na forte freada para o S do Senna. Foi o que fez Schumacher em 2006 e por isso passou tanta gente naquela corrida.

Quem completou o mapa em 1º lugar?
Quem completou o mapa em 1º lugar?
14 anos atrás

Parece a Antártica (ou seria, Antártida)?
Por falar nisso, vou tomar uma Skol (antigamente era uma Brahma)!
Como tá frio, é bom tomar uma pinguinha antes!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Nao obrigado! Nao quero queimar minha “mufa”

Rodolfo Matos
14 anos atrás

Imola só ficou assim desde que reformaram a pista matando as curvas de alta.

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Não tem Valência nem Silverstone…

Não vi a corrida em Valência ano passado mas parece que não houve NENHUMA ultrapassagem na pista…

Fiquei igualmente surpreso com San Marino, mas Imola só ficou atrás de labirintos como Mônaco e Hungaroring porque estas últimas tiveram algumas corridas chuvosas nos últimos anos.

Osmar
Osmar
14 anos atrás

bem legal esse mapa astral!

Artur de Faria
Artur de Faria
14 anos atrás

É MÉDIA ou TOTAL nesses anos todos??

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Valem as trocas de posição nas paradas nos boxes? Só assim pra Hungria ter 13 ultrapassagens.

MRui
MRui
14 anos atrás

Dados meio esquisitos… O dia que a Hungria tiver uma média de 13 ultrapassagens por corrida eu ficaria satisfeito.

Seria interessante retirar da amostra provas com chuva e é preciso verificar o que o autor considera ultrapassagens, pois o fato de um carro ganhar uma posição com a quebra de outro não é propriamente uma ultrapassagem. Devemos nos lembrar que era comum as corridas terminarem com apenas 12 ou 13 carros há poucos anos.

Luccas Pace
Luccas Pace
14 anos atrás

Esse gráfico parece uma imagem que aparecia na TV , década de 60 quando elas estavam fora do ar, a maior parte delas só entravam no ar a tarde

Rene
Rene
14 anos atrás

FG, tá brincando essa imagem parece o mapa astral do Hélinho (spiderman) !!! Brincadeiras à parte, ultrapassagens são fundamentais para a atração da F1, só lembrar da Turquia que o ápice da prova foi o Piquezinho passando o Hamilton.

francine
francine
14 anos atrás

horrível, não dá pra entender

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
14 anos atrás

Com execeção de Mônaco, concordo com o “askjao”:

O circuito para ficar na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta. [2]

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Não deixem o Tilke ver este gráfico, que vira um circuito.

Alex
Alex
14 anos atrás

A China só está bem posicionada por causa das chuvas nos últimos anos

Sípoli
Sípoli
14 anos atrás

Depois dessa, por mim, só teria corrida em países que começam com A, B e C rsrsrs

vivi
vivi
14 anos atrás

budapeste…….pista mais chata de todos os tempos!!!!

brizolaf1
brizolaf1
14 anos atrás

Caros amigos fui informado que o rubinhooooo não largou bem porque ele achou que éra para dar duas voltas para a apresentação.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Mônaco tem ultrapassagens sim. Lembro-me, não faz muitos anos, Fisichella na mclaren ainda. Esse ano também teve algumas etc.
San Marino não me recordo de nem uma. Nem na minha fitinha que mofou do campeonato de 90 – lembro só dum carro azul batendo na aqua minerale.
Interlagos é maravilhosa para ultrapassagens, as corridas lá são sempre ótimas.
China qual é? Onde o Massa bateu o pega histórico com o Kubika e o Hamilton resolveu se atolar na brita?
O layout das pistas novas são muito iguais, não recordo, mesmo.

Danillo
Danillo
14 anos atrás

Hora de tirar estes paraísos aritificiais e colocar a Argentina de volta!

E também hora de fazer duas corridas no Brasil!

OK! Deixa eu viajar um pouco!

Dú
14 anos atrás

Ultrapassar é legal, ainda mais qdo. na pista da vida.
Seguinte, tinha visto, e já que o nome Ciro Pabon veio, então vai o link.
http://forum.grandprix.com/viewtopic.php?f=1&t=10668&start=0#p445400
FG, tirando voltas de atraso, seguinte. Tem um cara que é recordista do anel externo de Interlagos com a March 711, que está vendendo um Gurgel BR 800, ano 91, inteirinho, falta um espelho só! Está cheio de poeira na garagem. Quanto vale hj.?

Eduardo - SP
Eduardo - SP
14 anos atrás

Muito difícil p/ entender esse gráfico…

Paulo
Paulo
14 anos atrás

esse grafico mostra uma coisa interessante. qunato mais proximo ao centro mais chato e o grande premio. devia ser chamado de “Chatometro”

askjao
askjao
14 anos atrás

O circuito para fica na F1 tinha que ter pelo menos umas 15 ultrapassagens por prova. Menos que isso, corta.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Legal, a Argentina teve só foi superada pela China e desde quando ja esta fora da F1? e Cingapura em uma corrida a noite, ja tem mais ultrapassagens que Monaco e San Marino. E pensar que muitas destas ultrapassagens ainda foram nos boxes. É de surpreender.

Verde
14 anos atrás

Surpreso com Buenos Aires.

Rael
Rael
14 anos atrás

Argentina, China e Brasil em primeiro… hm, da sigla BRIC, só faltam pistas na Russia e India!

Deodato Filho
Deodato Filho
14 anos atrás

O que reforça minha tese: o que favorece ultrapassagens é o circuito não os pedurricalhos ou a falta deles.

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

Está variando de uma pista para outra entre:

Baixa e insignificante!!!

Helio Carreira
Helio Carreira
14 anos atrás

A china ultrapassou todos até nas ultrapassagens.

Abraços

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Muito interessante, e absolutamente surpreendente constatar que houveram menos ultrapassagens em San Marino que em Monaco!!!

Alcebiades Alves
Alcebiades Alves
14 anos atrás

É serio que se passa mais em Mônaco do que em San Marino? Interessante quando se analisa os números…

Valdeci
Valdeci
14 anos atrás

Tendo em vista que só o Brasil mantém corridas desde 1997, então Interlagos é a pista com mais ultrapassagens da F1, ninguém fala isso né?

Só falavam das ondulações do asfalto, se fosse na inglaterra seria a melhor pista do mundo!

Luiz Batista
Luiz Batista
14 anos atrás

1) É curioso ter menos ultrapassagens em San Marino que em Mônaco;

2) Gráfico de barras é bem mais fácil de interpertar.

Renato
Renato
14 anos atrás

Muito bacana, adoro este tipo de informação e gráficos.

Donde se conclui que só deveríamos ter corridas em países cujo nome comece com A, B ou C.

Seria interessante plotar a % de corridas com chuva por cima do chart, só pra ver a correlação. Até procurei pelo autor (“Ciro Pabón”) pra ver se ele tinha coisa parecida no site, mas não encontrei.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

Assustei-me com San Marino. Pior que Mônaco?

José Roberto Nunes
José Roberto Nunes
14 anos atrás

Argentina ? Grande abraço !