AXÉ

SÃO PAULO (e aí? ) – Saiu o desenho da pista que será usada na etapa de rua da Estoque em Salvador. Achei meio estranha. A saída de box (ou entrada, porque não sei qual é o sentido) tem um cotovelo! Na verdade, tenho pouquíssimas informações e estou com preguiça de ir atrás. Não sei a extensão, não sei onde fica, não sei nada.

Hoje estou num daqueles dias em que não sei de nada.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
leonardo
leonardo
14 anos atrás

por que será que é tão dificil se desenhar um circuito que preste hoje em dia , que porcaria de traçado, me admiria que eles tenham aceitado isso , na boa achei uma droga.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
14 anos atrás

Acho bastante “engraçadas” as piadinhas dos colegas. Tudo isso culpa daquele FDP do Dorival Caimmy que ficava com aquela palhaçada de rede em Itapuã.
Mas vamos falar do que importa.
Passo pelo local do circuito todos os dias e tá show, o asfalto tá um tapete faltando um mês ainda, já estão colocando as defensas e montando toda a estrutura de arquibancadas… vai dar pra ter muitos pegas interressantes e tenho certeza que será uma das corridas mais empolgantes da temporada.
Só não tenho certeza se a área laranja e tudo box.
Só sei que vou estar lá colado no alambrado pra ver o circo pegar fogo.

refripar
refripar
14 anos atrás

hehehe é isso mesmo amigo rubem, dei a pista a metragem que lí no jornal daqui, mas depois eles fizeram uma correção e eu tive que rever os meus conceitos :P mas é isso meso, vamos torcr para que tudo dê certo. abraço

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Viu refripar o que dá a preguiça? foi medir no “oio” deu nisso…. depois mediu prá valer e descobriu a verdade……. é claro que eu não ia perder a oportunidade, né?
Mas pela primeira vez falando sério, torço para que a corrida seja um sucesso absoluto. tenho certeza absoluta que pela torcida baiana o sucesso está garantido, animação e entusiasmo não falta a esse povo. é só ver o show que as torcidas do Vitória e Bahia sempre dão nos campeonatos brasileiros, independente que seja na primeira , segunda ou terceira divisão. Particularmente não gosto da Stock car, mas adoro automobilismo e torço para o sucesso do empreendimento e que venham outra categorias para mais esses espaço criado aí na terrinha, haja vista que aqui no Rio o autódromo que possuiamos foi destroçado e vilipendiado por prefeito$ mais interessados em negociata$.

refripar
refripar
14 anos atrás

amigos, desculpem onde eu disse 18mts de largura leia-se 12, ainda assim é bastante largo, o que proporcionará as ultrapassagens. abraços a todos

refripar
refripar
14 anos atrás

caros amigos, deixando os bairrismos de lado e os preconceitos mais de lado ainda, o circuito de rua de salvador será sem duvida um sucesso, as vias são largas com 18mts de largura, o asfalto que está sendo recapeado´tem o traço adequado, é liso igual veludo, o local é bem central com uma facilidade muito grande de acesso, o tamanho real da pista é de 2.400 mt e os box estes sim são extensos na sua entrada, mas lembrem-se que a velocidade só é limitada bem próximo do pitlane.
nós baianos respiramos velocidade aqui, quero lembrar que na ultima corrida que tivemos aqui, a formula renault, essa sim com muitos problemas na sua criação e infra-estrutura, o público foi estimado em 200.000 pessoas, aliás por desconhecerem o amor pela velacidade que os baianos tinham, é que os organizadores da epoca erraram tanto, e ainda assim o evento foi espetacular. então vamos deixar de crticar e de “esculhambar a boa gente da minha terra e aguardar o dia 09/08.
depois quero ver quem esculhambou se retratar aqui no blog.
abraços a todos e sejam bem vindos a bahia.

NIvaldo
NIvaldo
14 anos atrás

Quando vair ser a corrida em Salvador? Acho que vou ver esta mer..

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Acarajé Park e trio elétrico como safety car foi a melhor, o senão é que se bobear a baianada vai pulando atrás do safety car até quarta-feira.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Porradas a vista! Pelo menos vai ser divertido! Carrossel do Capeta Tupiniquim! :)

CorredorX
CorredorX
14 anos atrás

Stock em corrida de rua, hehehe. Vai virar é briga de rua. Depois dessa corrida, vão ter que mudar a forma de chamá-la. Ao invés de “Estoque”, será ex-TOQUE.

Knight
Knight
14 anos atrás

Os amigos baianos tem que levar na esportiva as brincadeiras, pois somos um pais de irmaos e irmaos vivem fazendo piadinhas uns dos outros. Diz a lenda que em briga de Gaucho, Paulista, Carioca, Mineiro e Baiano, o gaucho bate, o carioca apanha, o paulista aparta, o mineiro assiste tudo, e o baiano foge.!!!!

A respeito do circuito se esse cotovelo for parte do traçado de corrida. vai ser animal, mas senao gagaram no pau

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Caro Marcus Carvalho, que trabalheira que você teve para escrever esse texto tão grande…. fiquei até com preguiça no seu lugar…..me deu uma canseira……
É claro que esse preconceito no meu caso e na grande maioria dos blogueiros aqui presente não passa de tirar um sarro bem humorado de um estereótipo que nada condiz com a realidade, preguiçosos e trabalhadores existem em todo o lugar, não existe monopólio em nenhuma das duas áreas em lugar algum do mundo, têm chinês que trabalha 30 horas por dia e têm chinês que fica na aba do trabalho dos outros, não leva a mal essa brincadeira, é aquele velho papo: prefiro perder o amigo que a piada, mas no fundo é brincadeira , a gente não quer perder nenhum dos dois.

Agora me dá licença que essa conversa toda me du uma canseira das brabas, e vou me arrastando prá rede, e olha que eu nem baiano sou…axé meus irmãos baianos.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

“Outra coisa, sou baiano e trabalho pra caralho, aliás canso de ligar pra São Paulo às 17:00h pra pedir material para minha empresa e ser informado que o expediente já encerrou, aqui a gente trabalha normalmente até às 18:00h, 18:30h.”
Assino embaixo!

Fora que qualquer feriadozinho na quinta-feira a paulistada começa a engarrafar a Anchieta/Imigrantes logo depois do almoço de quinta-feira para fazer ponte… aff!!! Depois é baiano que gosta de folga…

Lucas Israel
14 anos atrás

Quem foi o Jênio (com jota mesmo) que projetou essa área de box !?

LBM
LBM
14 anos atrás

VAIDARMERDA !! O anel externo de Brasília tem +/- a mesma distância e vai ter retardatário já com uns 20 minutos de corrida…

MRui
MRui
14 anos atrás

Vou renovar meu comentário.

Poderia ser bem melhor, e espero que tenha sido a pressa que determinou o formato do circuito. Porém, tem tudo para ser uma festa. Espero que em breve a moda se espalhe, porém com um pouco mais de cuidado e que vejamos BH, Floripa e Vitória com os seus.
Vi no Sportv que o asfalto está sendo recapeado no local.
O evento tem tudo para dar certo, a corrida mesmo será uma incógnita (por favor, que não seja uma procissão!). Espero que as chicanes que falaram sejam de bom gosto.

Celso Vedovato
14 anos atrás

As críticas aos boxes parecem mais chatice ou mal humor mesmo
Vários autódromos tem curvas, cotovelos, ou chicanes na entrada ou saída dos boxes, muitas vezes exatamente para reduzir a velocidade. Qual o problema deste traçado ?
Mais estranha é a saída dos boxes de Interlagos, com quase 1km (por segurança é bem verdade). Na Malásia tem quase um cotovelo na entrada dos boxes , assim como na Austrália, não era diferente em Magny Cours com cotovelo e chicane.

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Sinceramente não há problema nenhum em ter um cotovelo nos boxes, já que todo mundo vai ter que parar uma vez. Se tudo for feito com segurança e cuidado, será ótimo.

Decio
Decio
14 anos atrás

CIRCUITO ACARAJÉ PARK. OP CARRO MADRINHA SERÁ OS MIL E QUINHENTOS TRIOS ELÉTRICOS QUE EXISTEM POR LÁ!!!!

Washington
Washington
14 anos atrás

Glaucio Branco :)

Agradeço a sua correção, desculpa meu rei pela falha e viva então Santo Amaro da Purificação que tem tudo de bão (rimou).

Axe proce também

Zans
14 anos atrás

Tudo certo FG?
Também não entendi muito o circuito de Salvador, mas aproveito e pergunto a quantas anda o prometido circuito internenacional de SC em Canelinha? Alguém sabe de algo, ou caiu no esquecimento?
Abraços

Marcus carvalho
Marcus carvalho
14 anos atrás

Tirando a parte do preconceito bastante nítido em diversos comentários, acho que realmente o circuito pode não ser dos melhores, mas pelo menos é uma iniciativa no falido automobilismo nacional.

Eu não gosto da Stock, não assisto, mas creio que essa prova ode ser um reinício no automobilismo baiano. A cidade de Salvador tem se interessado em receber estas provas. teve interesse na Indy, agora chega a Stock, quem sabe estas provas tendo sucesso o governo não se interesse em construir junto com a iniciativa privada.

Acho que o local ideal seria na Ilha de Itaparica, principalmenter agora com a idéia de e construir uma ponte ligando Salvador a Ilha. Um circuito ali seria perfeito para trazer mais turista a ilha que já foi o principal destino de férias dos soteopolitanos e que agora está meio esquecido.

Outra coisa, sou baiano e trabalho pra caralho, aliás canso de ligar pra São Paulo às 17:00h pra pedir material para minha empresa e ser informado que o expediente já encerrou, aqui a gente trabalha normalmente até às 18:00h, 18:30h.
Fazemos muita festa ? Claro! É uma de nossas maiores fontes de receita e nestas festas um monte de gente que passa boa parte do ano desempregado consegue dinheiro para viver este período de vacas magras. Se vocês sulistas soubessem o quanto estas festas geram de receita e de empregos ao invés de fazer piadinhas preconceituosas dariam é os parabéns.
Outra coisa que acho interessante, por aqui as pessoas curtem os bares, vão às festas, etc a partir da quinta-feira, tenho alguns colegas que sempre que ligo para elesaí em São Paulo os caras estão em boates, shows, etc…e nós é que não trabalhamos…

E olha que a temperatura é aqui normalmente está em 30 graus.

DKRC
DKRC
14 anos atrás

Thales Sobral,

Realmente a escala esta pequena.

O Marcos mediu no GoogleEarth e parece que tem aproximadamente 2,7 Km de pista. E 1Km de area de PitStop.

Estou torcendo para que de certo. Mas essa area de 1Km de Pit ficou meio estranha, ainda mais com o cotovelo.

Romanista Ferrarista
Romanista Ferrarista
14 anos atrás

…. sou Italiano, morei um ano em Salvador e depois morei em 5 capitais do Brasil. Generalizando: o Sotteropolitano é o povo mais produtivo com o quel já trabalhei aqui no Brasil.
Duas considerações:
1) no carnaval, enquanto os turistas pulam, os bahianos trabalham e organizam;
2) ninguem conseguiria ter a mesma produtividade deles naquele calor (365 dias, 24 hrs).

… são somente avaliações pessoais. W o Brasil!!

André
André
14 anos atrás

É, não achei tão estranho assim o traçado, mas os boxes com aquele cotovelo, é bem bizarro! Mas eu acredito que a entrada dos boxes deve ser pelo cotovelo e a saída pela reta. Realmente bem esquisito.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

Eu tb medi no google earth e deu 3,1km. As ruas do CAB são largas e o asfalto é bom, mas acho que um circuito na Cidade Baixa, como fizeram com a fórmula renault, seria mais interessante. Acho que o que pega lá é a qualidade do asfalto. Existem vários pontos de ônibus no circuito, mas de estrutura metálica, fáceis de serem temporariamente removidos. Sou de Salvador e espero que corra tudo bem (pena que não moro lá e não irei ver os bate-bate da estoque).

Glaucio Branco
Glaucio Branco
14 anos atrás

Somente corrigindo o amigo Washington que escreveu “… como dizia o Soteropolitano Caetano, filho de Dona Canô…”.

Caetano, assim como Bethania são de Santo Amaro da Purificação, cidade do interior da Bahia.

AXÉ

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Não sei se perco o tempo comentando o que devo, ou rechaçando os comentários preconceituosos de ignorantes que estão a fazer chacota.

Bom, como já disseram aí, o CAB é um local bastante apropriado para o circuito aqui em Salvador. Ando muito por lá, e achava que os boxes ficariam em frente ao Tribunal de Justiça da Bahia, ou o famoso “Sukitão”.

Ainda acho que eles poderiam ter descido a reta que sai do “boxes” que é onde daria na sede do Governo salvo engano, e faria o retorno lá – até porque lá já tem um retorno… – e voltaria pela subida pegando a rotatória.
Isso adicionaria mais ou menos 1km ao traçado…Fora isso, o circuito é como eu tinha previsto, perfeito, de alta…
Estou pensando e filmar e tirar fotos e mando para você Flavio…

ENfim, espero que eles mudem essa parte dos boxes.

Gustavo Conrado Homrich
Gustavo Conrado Homrich
14 anos atrás

Marcos..

Vc acha que na Bus Stop de Spa tinha o que? Uma praça.

Quanto ao tamanho da pista. 2,8 Km esta de bom tamanha, traçados de rua geralmente são Curtos.

E ao junior, que disse que fazer um circuito de rua é “simples”. Se fosse simples você não acha que teriamos mais no Brasil??

Pelo amor de deus, é uma novidade no automobilismo Brasileiro depois de anos e o pessoal só sabe reclamar\!!! Por isso que o automobilismo brasileiro (Aliás o país inteiro) não vai pra frente..

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

Sou de Salvador e o circuito me parece bastante interessante, quanto a certos preconceitos levo como piadinhas normais mas, não posso deixar de registrar que se o circuito servir para estque servirá muito melhor para uma prova de formula, quanto ao tamanho do box…vai dar uma canseeeira…

Washington
Washington
14 anos atrás

FG, se prestarmos atenção tem uma área ao lado da reta (circuito de cor amarelo-brawn) que poderia ser usada para a construção dos boxes, suponho que isso não foi feito por “medidas econômicas”, ou porque essa corrida tá sendo feito na base do “empurra” ou outro mistério qualquer, sei lá FG, também to sem a mínima paciência de descobrir isso, ta frio e vou dormir.

fredy
fredy
14 anos atrás

Estive em salvador no ano passado e fiquei impressionado com a quantidade de buracos nas ruas da cidade. Espero que os carros da stock não enfrentem os mesmos ploblemas que eu enfrentei com o carro que aluguei por lá. Ainda bem que não era o meu, hehehe.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
14 anos atrás

Deveriam deixar que o trecho dos boxes fizesse parte do circuito. Ficaria mais interessante, até mesmo por incluir o cotovelo.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Eu me dei ao trabalho de medir isso no Google => 2,7 km!

Vocês tem que ver: Tem um ponto de onibus bem na entrada da curva depois do “retão”.

Essa Estoque!

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Se for sentido anti-horario tem uma trmenda freada para entrar nos boxes, bem onde se faz a tomada para a curva mais de alta do circuito. Portanto, nao pode ser.
Se for sentido horario, a situacao e a mesma, entao tambem nao pode ser.
Isso sem falar que, ao sair dos boxes e retornar a corrida, em ambos os sentidos quem entra na pista o faz na saida da curva mais veloz – acidente na certa.
Quem marcou esse circuito ai esta chutando, provavelmente para confundir, provavelmente vai ser em outro lugar.

MSM
MSM
14 anos atrás

Esqueci de comentar no post anterior, revi ontem no Sportv a ultrapassagem do Átila em cima do Ricardo, no dia da corrida achei que foi normal, mas ontem vi que o Ricardo já estava na tangência da curva quando o Atila bateu nele por dentro. Não vi maldade, mas foi afobado, por isso acho a punição justa.

MSM
MSM
14 anos atrás

Parece ser bem rápido, agora para quê esse acesso e saída tão grande para a área do box?

Celso Vedovato
14 anos atrás

Esse traçado foi feito no CAB – Centro Administrativo da Bahia, Uma espécie de Brasília Baiana, pelo menos no conceito, é um bairro projetado nos anos 70 para abrigar órgãos e secretarias dos governo.
Margeia a Avenida Paralela que liga o Aeroporto a cidade do Salvador (região do Iguatemi e rodoviária). Do outro lado da avenida fica o novo estádio de futebol de Pituaçu.
O problema do traçado e principalmente dos boxes é que houve uma necessidade de adaptação ao que já existe, mas dará certo. O mais legal na minha opinião é que esse traçado prevê grandes subidas e descidas.
É um local bonito e arborizado, as ruas são largas e tem muita área de escape a depender da montagem das arquibancadas. O traçado não é tão pequeno. Acho interessante por ter curvas de alta. A direção da Stock informou que colocará duas chicanes no traçado, provavelmente para diminuir um pouco a velocidade, o que parece ser realmente aconselhável, pelo desenho nitidamente de alta.

Junior
Junior
14 anos atrás

Para fazer uma corrida de rua é simples: você pega uma avenida de mão dupla, que em cada sentido possua 2 faixas e que de preferência tenha um canteiro separando quem vai e quem vem. De um lado fica reta principal e do outro os boxes, ou seja, os boxes ficam paralelos a reta principal. Simples não? Será que a Bahia não tem uma avenida que se encaixe nesta situação? A única opção era este estranho traçado ai da foto?

Na Stock os pilotos e equipes tem boa vontade para fazer o campeonato se desenvolver, o que estraga são os administradores que inventam este tipo de coisa, além de fazerem contratos com a Globo que não transmite a maior parte das provas, regras que mudam a cada corrida, etc, etc, etc, etc, etc, etc. É tanta coisa ruim que eles inventam que um etc só seria pouco.

Eduardo Pelosi
14 anos atrás

Flávio,

Esse cotovelo da saída dos boxes é o primeiro retorno que tem na pista, também achei o trecho dos boxes um pouco maior do que deveria.

Sou de Salvador e passo constantemente pelo local, fiz um mapa no Google Maps que dá pra aproximar e entender melhor o traçado…

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=102697286339510228396.00046e46fc4f23798116e&ll=-12.947976,-38.430916&spn=0.007403,0.009645&t=h&z=17

Essa área do Centro Administrativo da Bahia (CAB) é bem espaçosa, as pistas são largas e terá espaço para muitas arquibancadas (se eles quiserem utilizar). O CAB fica a 10 minutos do aeroporto de Salvador, 15 minutos da rodoviária, 25 minutos do Centro da Cidade e 30 minutos do Farol da Barra.

Os principais acessos a área da corrida podem ser feitos pela Avenida Luís Viana Filho, conhecida popularmente como Avenida Paralela.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Abraço!

Zago
14 anos atrás

Acho que aquele trecho laranja faz parte da pista tb… Poque ela tá muito curta e porque não é possível que o trecho de pit seja naquele formato.

No pitstop o cara vai perder uma volta!!

http://www.blogpitlane.blogspot.com/

JP
JP
14 anos atrás

Tenho a impressão de que os comentários aqui estão carregados de preconceito…

Nelson
Nelson
14 anos atrás

Os jornalistas e os ditos amantes do automobilismo nacional mostram muita contradição. Ao invés de tentar enxergar o lado positivo dessa iniciativa ficam fazendo chacotas e insinuando preguicinhas. Depois, em alto e bom som, clamam por mais apoio ao esporte a motor no Brasil.

Claro que nada é 100%. Talvez o traçado não seja o ideal. Quem sabe um outro local não seria mais apropriado. Tudo é possível, sim. Contudo, as coisas podem melhorar com o passar do tempo. Ajustes podem e devem ser feitos. Mas, de cara pichar é muita maldade e pouco racionalismo. Como uma primeira tentativa acho tudo ótimo. Se o evento for bem sucedido a sintonia fina acontecerá. Entretanto, se a má vontade imperar, não haverá uma nova oportunidade.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

pô, achei legal… o formato lembra, guardada a devida distância, spa.
Gosto de pistas de rua.

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Medindo bem +- no Google Earth, a pista tem 2,8 Km. O pit lane todo (área laranja) tem 1 Km e a área dos boxes (vermelha) tem 60 metros. Dá pra duvidar que seja verdade. Fora que há uma enorme falta de criatividade.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Eu ia comentar alguma coisa, mas me deu uma preguiça……me fez lembrar de uma piadinha da terrinha.

Dois compadres baianos estavam deitados na sombra de uma árvore a beira da estrada, pensando em como arrumar algum sem ter que trabalhar é claro, essa palavra é profana na Bahia….

Nesse momento passa um carro na pista a toda e voa da janela uma nota de 100,00 reais que cai na margem oposta da pista.

Ao acompanhar toda a cena um dos baianos se dirige ao outro:

– Cumpadre…..
– Fale meu rei….
– Se o vento mudar de direção, nós ganhamos o dia……

Washington
Washington
14 anos atrás

A parte dos boxes é um circuito a parte? Quando os carros entrarem la vai ter uma “sprint race”? Vai ser o pitstop mais longo da historia do automobilismo, tem ate cotovelo separando dois trechos de reta!!!… A “reta dos boxes” tem quase o mesmo tamanho da “reta da pista”… mas como tudo na Bahia é devagar… faz sentido todo esse percusso pra chegar no box… como dizia o Soteropolitano Caetano, filho de Dona Canô… “Éeeee lindo!! (ou não)”.

aldo gomes
aldo gomes
14 anos atrás

Os carros vão sair de ré dos boxes?? ou vão fazer esse mini-circuito pra voltar pra pista??? deveriam marcar quem sai mais rápido dos box, tipo uma segunda corrida.

Thales Sobral
Thales Sobral
14 anos atrás

DKRC, pelo que vejo, a escala tá bem pequena.
Se eu estiver certo, a pista vai ser muito veloz.

Renato Passos
Renato Passos
14 anos atrás

Enquanto isso, nada em BH.

Lamentável.