CARRO FAZ MAL À SAÚDE

SÃO PAULO (cada vez mais…) – Está nos jornais de hoje. Peças publicitárias de produtos ligados à indústria automobilística, a partir de agora, terão de conter textos educativos, como nas propagandas de remédios, bebidas, cigarros. Carro, que era símbolo de liberdade, status, glamour, alegria, está sendo, a cada dia que passa, mais satanizado. É uma arma que mata, polui, congestiona as ruas das cidades. As pessoas gostam cada vez menos deles e os encaram como um mal necessário, apenas.

Os textos em si, esses não me incomodam. Acho até legal que se chame a atenção constantemente para o uso do cinto, a manutenção adequada, o respeito às leis, embora duvide de sua eficiência. Mas não é isso que está em questão. É, sim, essa demonização do transporte individual. Que está ajudando a levar as fábricas à loucura, sem saber o que fazer. Hoje, elas parecem ter vergonha de produzir automóveis. Só se fala em carro ecológico, sustentabilidade, emissão zero, como se fossem os carros os grandes culpados pela merda em que nosso planeta está se transformando.

Eu poderia usar outros exemplos, mas fico num só. Papel. Revistas, jornais, para que servem? Se hoje se lê e vê tudo eletronicamente? Quantas árvores são derrubadas diariamente para que seja produzido papel que vai virar lixo às toneladas? O que faz mais mal ao planeta, um automóvel ou o desmatamento? E a tinta e todos os produtos químicos gastos nas impressões? Poluem pouco?

Essa marginalização do carro está afetando também as corridas, me parece claro. Um blogueiro escreveu, num comentário sobre a saída da BMW, que as competições, hoje, estão se descolando daquilo que se produz na indústria automobilística. Nada do que se aprende nas pistas é passado para as ruas, porque o conceito de automóvel e transporte para o futuro muito próximo nada tem a ver com motor a explosão, performance, velocidade. Os engenheiros agora só se preocupam com carroceria feita com fibra de cenoura, combustível à base de extrato de brócolis, revestimento de bambu, essas coisas.

Compreendo a preocupação com o meio-ambiente. Faz todo sentido, não acho que se tenha de asfaltar a Amazônia. Mas acho que estão cometendo uma injustiça com o pobre do automóvel. E isso explica um pouco o desinteresse crescente por corridas. Tomam-nas como um desperdício sem sentido de combustível, brinquedo de gente endinheirada, alegam que elas não contribuem com nada, poluem, fazem barulho, assustam os passarinhos.

Acho que vou pedir transferência de planeta.

Subscribe
Notify of
guest

185 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
julia
10 anos atrás

nao me ajudou em nada desculpe, mais e a verdade
bjss

Bruno
Bruno
Reply to  julia
10 anos atrás

Ok, então saia do pc e vai pedalar e gritar a mesma falácia dos tantos ciclistas hipsters de que ” carro é o mal do mundo”!

Tiago Barufi
Tiago Barufi
12 anos atrás

Natural, com as cidades abarrotadas de carros, o ar imprestável que respiramos… a pressão deve ser exercida sobre a indústria e seus consumidores. Usem com racionalidade! aprendam a não ser dependentes de carro, morem perto! Não me venha com a conversa de que isso não é uma escolha possível, porque a maioria das pessoas que podem financiar um carro para cada membro da família pode, sim, escolher não morar longe de seu destino diário… até onde eu consigo perceber, ninguém os obriga a morar no subúrbio e congestionar todo o trajeto até a cidade, todos os dias!
A água está batendo na bunda. Prepare-se para acordar do seu sonho de poder movido a gasolina.
Não é possível que todos em São Paulo ou em qualquer outra cidade façam parte do contingente motorizado. Não cabe. Não faz sentido.

Sergius
Sergius
13 anos atrás

Flávio,
Se serve de consolo, o carro, pelo menos passa em “crash test”; Imagine o que dirão de uma moto e o sentimento de culpa que seus fabricantes devem carregar, após a campanha do governo…
ATENÇÃO, CUIDADO: ESSE VEÍCULO NUNCA PASSARIA EM UM CRASH TEST, DEVE ANDAR IRREGULARMENTE ENTRE VEÍCULOS DEZ VEZES MAIS PESADOS E SEGUROS, POLUI ABSURDAMENTE, IRRITA MOTORISTAS DE AUTOMÓVEIS, PODENDO PROVOCAR SUA MORTE INTENCIONAL OU ACIDENTALMENTE, COMO DEMONSTRAM AS ESTATÍSTICAS DE TRÂNSITO.

Jorge
Jorge
14 anos atrás

Não sou contra os carros muito pelo contrario, como disse anteriormente fui piloto e já possui coleção de carros antigos e tenho uma oficina mecânica em São Paulo na região de Moema, como ta pra ver como posso odiar carros, agora que carro é o câncer do planeta isto é. É a mesma coisa que um fumante, sabe que faz mal fumar mais fuma e o pior o cigarro tem a venda em qualquer lugar, assim como o carro.

O problema é governamental já existe tecnologia pra reverter o problema gerado pelos carros porem os governos perderam o poder para as industrias que mandam no planeta.

A oficina onde trabalho fica numa região nobre de SP e já vejo, clientes que tinham e podem andar de SUV porem hoje usam um Celta flex, algumas pessoas acordam mais cedo outras só depois de velha e outras nunca acordam vai fazer o que.
Não compramos produtos porque precisamos, a massa é manipulada pelas industrias e consome de tudo não só carros sem necessidade.
Será que precisamos trocar de carro e celular todo ano?
Eu não quero mais fazer parte da boiada, por isso não quero mais carro zero e já faço minha parte o carro que uso diariamente é de emissão zero.

NO LOGO.

Jorge
Jorge
14 anos atrás

Em media, 240 gramas de CO por KM rodado fora outros venenos que sai junto no escapamento.
O carro é o Câncer do Planeta.
Um dia de emissão de todos os carros do planeta equivale a 2,2 anos de emissão das industrias.
Tenho 46 anos fui piloto profissional mais acordei!

Zézim
Zézim
Reply to  Jorge
10 anos atrás

“mais acordei”???

Jean
Jean
14 anos atrás

Engraçado,
Eu não entro em blogs de assuntos que não gosto, prá ficar metendo o pau na opinião do autor…Imagino que quem acompanha este blog, gosta de automóvel !!! Afinal é um blog sobre automobilismo e automóveis!! Quem não gosta, leia outra coisa e não encham o saco…
Vão todos ler o blog da Hortência !!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Leandro 440 magnum, concordo plenamente. Aqui no Brasil ainda se faz filhos como se fosse a coisa mais maravilhosa do mundo, ter 4 filhos é normal, isso com pessoas educadas e cultas…
Parece aquele tipo de ameba que onde encontra alimento se reproduz até não ter mais alimento e morrerem todas as amebinhas.
A Ameba tem a desculpa de não ter cérebro, mas nós não.

Daí a Igreja acha bonito e divino proibir planejamento familiar.

O carro ocupa pequeno espaço nisso tudo.

Vanessa
14 anos atrás

90% da poluição é causada pelos carros.

Por favor, mude mesmo de planeta… Você vai estar fazendo a todos nós, que vamos continuar vivendo aqui, um grande favor.

RESPOSTA DO FG:

Ah, só se você for comigo. Você é modelo-manequim-atriz?

Victor
Victor
14 anos atrás

Ah, eu amo dirigir, amo carros, nada e nem ninguém vai mudar isso. O prazer que tenho em dirigir numa cidade vazia na madrugada, dirigir numa estrada perfeita, dirigir num autódromo é inexplicável para a maioria.

Posso escrever várias linhas para tentar explicar o que essa paixão é, mas poucos vão entender. Só que é apaixonado sabe.

Dirigir é minha meditação. Espero que esse mundo cada vez mais chato não tire isso de mim e de milhares de pessoas.

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

É a ditadura do politicamente correto.

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Com os carros, minha expectativa de vida é de 75 anos. Sem eles é de 80 …… Prefiro viver 5 anos a menos !

Flávio Cádimo
Flávio Cádimo
14 anos atrás

E por que não pediu ainda? Seu fanatismo vai ajudar bastante na questão.

Douglas Mello
Douglas Mello
14 anos atrás

Dá uma olha nessa crítica à seu post.

http://blig.ig.com.br/freeride/2009/07/31/a-demonizacao-dos-automoveis/

Minha opinião? Sou fã de automobilismo, mas acho q temos carros demais nas ruas. Tb sou adepto do uso de bicicleta no dia a dia, ocupando menos espaço, poluindo menos, chegando mais rápido que os carros na maioria das vezes.

Abraço

Maurício Martins
Maurício Martins
14 anos atrás

Querem é controlar nossas vidas, dizer o quê devemos ou não comer, na verdade é apenas um plano para deixar as Televisões , jornais e rádios cada vez mais sem Receita e dependentes das empresas estatais que não fazem mal a saúde como o Banco do Brasil por exemplo, aí TV que se comporta ganha anúncio do governo e mantem-se viva, TV que não se comporta morre, afinal agora é proibido anunciar bebida, carro, cigarro e até brinquedos !!! Welcome to URSS..

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Vou é acelerar meu Opalão, e que pena que não tem 6 canecos, ainda compro um ! Os chatos que fiquem defendendo teorias estapafurdias, que o mundo vai acabar, coisa e tal. No fim do século 19 também achavam e proclamavam isso, como fizeram em muitas outras épocas. No fim a humanidade da’ um jeito e segue adiante.

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Bom Flávio, nós somos o câncer deste planeta, queremos destruí-lo a todo custo…..inventamos a lâmpada, para depois a julgarmos como algo que desperdiça energia e tudo mais…é assim…concordo contigo que devemos economizar e evitar a poluição, mas quando vc vê alguns caras falando de ecologia, nos culpando por tudo de ruim e que devemos mudar, pq ninguém fala assim, está proíbido de produzir gasolina, carne, vender bens de consumo e voltemos a era das cavernas????

Obter energia limpa até que é simples, mas sempre se esbarra em direitos comerciais ou envolve dinheiro, tornando inviável, inútil, menosprezado ou de certa forma culpados por todos….por conta da crise…..

Cada vez mais, o modo de vida que precisa ser mudado, só funciona se for imposto, para isso, é preciso também cumprir as regras e as leis, aí fica mais complicado, principalmente nos países que mais poluem, pois ninguém tem peito para culpá-los ou fazer com que eles paguem ou resolvam o problema que causaram….

É muito comodo, culpar as vacas, carros, cigarro, países ricos, médios e pobres e quererem que a gente mude, economizando energia, mijando no banho, andar de bicicleta, comprar as coisas a vista, enfim…..vender idéias, é a coisa mais simples que tem…mas ninguém parou para pensar, que o planeta está cada vez mais suscetível a males que são causados por todos, não adianta culpá-los, mas sim ter novas formas de resolver isto….

Acho que a formula 1, pode sim contribuir com isso, mesclar as duas coisas, desempenho e consciência ecologica, mas dando tempo ao tempo, planejando, não ditando regras doidas e rápidas. A formula 1 deve ter liberdade para evoluir, mas com uma nova roupagem que permita usar os benefícios da tecnologia em todos os sentidos…..

Parabéns pelo texto Flávio, sabemos que isso é meio chato, pois se torna chato, pq é tudo novo, e é exigir demais da F-1, pois eles só sabem fazer carro rápido e nada de ecologia ou economia, portanto eles querem amadurecer a idéia para que amanhã possam entender um pouco mais, de aplicar idéias de fazer melhor com menos, produzindo muito, como muito pouco e poluindo cada vez menos…..

Alguns de nós fazemos isso, pq os grandes não fazem???

homero
homero
14 anos atrás

flávio, peralá. não se trata da demonização do carro, mas sim (pelo menos em sp) de duas coisas: de um lado, a constatação que o transporte individual, bem como mais trinta e sete faixas e quatorze pontes na marginal, não resolvem catzo algum – serão imediatamente tomadas por mais carros e vão parar.
de outro, o que deve sim ser demonizado são os direitos sobrehumanos dos carros em são paulo. montes de babacas param em fila dupla, estacionam em cima de calçadas, estorvam o trânsito com os malditos vallets, não têm nenhum respeito com faixas de pedestre, ciclistas…buzinam no ouvido de todo mundo o tempo todo – como se eu, pedestre, tivesse culpa do cara estar ali parado, com mais mil e quinhentos outros carros, no engarrafamento.
enquanto isso, o poder público prejudica trabalhadores que circulam em caminhões e ônibus fretados, impondo-lhes restrições absurdas em prol da ditadura do automóvel. é só ouvir qualquer rádio de sp pra se dar conta de que são os motoristas de carro, estes sim, que demonizam qualquer outro meio de transporte que, na ótica deles, prejudica a tal da “fluidez de tráfego” dos 10 milhões de carros da cidade (!).
qual a relação disso com o automobilismo? não sei. mas é o caso de se perguntar: quem, afinal, está sendo demonizado?

edilson vieira
edilson vieira
14 anos atrás

Prá quem ainda não entendeu. Aqui se gosta de barulho de escapamento. Gasolina quiemada. Pneus no asfalto. Graxa. Essas coisas que agridem o meio ambiente. Não se preocupem. Dentro de uns 50 anso estaremso todos mortos e o mundo será de vcs, baluartes do planeta.

Odoni
Odoni
14 anos atrás

Gomes se tiver curiosidade leia o blog

http://mitos-climaticos.blogspot.com/

é um site interessante que mostra um pouco do ecoterrorismo que esta sendo praticado.

Abraços

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

Um carro sozinho não faz mal a ninguém. O problema está nos seres humanos, que constroem e guiam carros. Tem gente demais nas cidades grandes e também tem carros demais. Então fica difícil circular.
E como os carros poluem, fica difícil também defendê-los. Então sou a favor do carro ecológico e do transporte coletivo de massas nas grandes cidades. Mas também sou a favor do repovoamento do mundo. São Paulo poderia encolher em favor de outras regiões, por exemplo.

Tiago Barufi
Tiago Barufi
Reply to  Alexei Michailowsky
12 anos atrás

Bem lembrado. São Paulo poderia ‘encolher’, sim, mas em favor de si mesma, sem necessidade de outras regiões.
O que acontece em São Paulo é falta de planejamento. Existem muito poucos lugares onde trabalhar em São Paulo e a consequência dramática visível é uma migração diária de proporções épicas, todos os dias, e quando se faz um trajeto de trinta quilômetros todos os dias, fica difícil imaginar não depender de carro pra isso.
Faça sua parte morando perto!
Faça sua parte cobrando descentralização da estrutura da cidade, para que as pessoas possam trabalhar perto de casa e não tenham que atravessar regiões inteiras que, devido ao trânsito intenso, se tornam apenas desertos povoados por carros.
Não adianta nada sonhar com o transporte público ideal, quando o que não faz sentido é a necessidade de existirem tantos deslocamentos tão longos.

Alessandro
Alessandro
14 anos atrás

Futebol são 22 machos tentando por uma bola entre três traves e quase todo mundo assiste…
Enquanto houver o instinto competitivo humano existirão corridas, nem que seja de carro elétrico.
Particularmente sou a favor de uma F1 menos restritiva quanto a tecnologia, principamente para aquelas que contribuem para que os carros sejam cada vez mais seguros e eficientes, pois são estas tecnologias que vão passar para as ruas. Por que baniram a suspensão ativa? Por que a porcaria do kers só pode ser usado 6s por volta? Por que não fazer carros híbridos? Por outro lado, muito legal voltarem com a proibição de reabastecimentos. Os engenheiros que se virem pra fazer carro que ande mais e beba menos…
E por que não corridas de elétricos, como aquele projeto da Köenisseg? Ah, e sem babaquice de gerador de som de carro de corrida, pois eu gosto é de velocidade. Quem gosta de barulho que vá assistir engarrafamento!

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Flavio, sou amante do automobilismo e inclusive ando de kart com frequencia, mas a questão não é o automóvel, muito menos o de corrida, mas seu uso excessivo como meio de mobilidade.
Os governos precisam colaborar e oferecer transporte de melhor qualidade (em São Paulo a demanda superam em muito a oferta) e a população precisa fazer a sua parte, usando menos os carros. O equilíbrio é o segredo.

Leandro 440 magnum
Leandro 440 magnum
14 anos atrás

AH,sim é falacia,e realmente os europeus tem replanado eucalipto e teca.Mas a populacao europeia esta em declinio numerico.Na Espanha eles estam levando familias de paises pobres para morar nos pequenos vilarejos.Na Italia mais morre gente que nasce.A frança esta com o mesmo problema Ai sobra espaço para plantar teca e eucalipto.Alias na Finlandia eles repuseram uma floresta só com Eucalipto para daqui a algum tempo fabricarem papel.O problema do Brasil é o excesso de população nos grandes centros.Moro no norte do Mato Grosso e no espaço do terreno onde moro ,se fosse em São Paulo já teriam feito uma COHAB.A solução não é arestrição ao uso de automóveis e sim acabar com o excesso de pessoas emplilhadas nos bairros da periferia.Uma das medidas seria facilitar a implantaçao de areas industriais fora dos grandes centros ,disponibilizar o acesso a educação e a saude nas pequenas cidades para não apenas evitar o exodo para as gandes cidades mas reverter o fluxo.

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Nunca vi ninguém criticar quantas árvores são sacrificadas, além da tinta – que também é derivada de petróleo… – para publicar revistas de coluna social, para publicar frases de famosidades dizendo que gostam de beber água porque água é transparente…
Mas tudo bem, alguém tem que ser o culpado pela merda em que o mundo está se transformando, e esse culpado é o automóvel.
Por falar em ecologia, QUANTOS projetos de lei o tal do partido verde já divulgou ? Nas propagandas deles (aliás, propagandas idiotas, como todas sobre política), eles nunca falam sobre qualquer projeto de iniciativa deles.
Mas tudo bem, vamos culpar os automóveis, que é mais fácil. Afinal ,carro não fala e por isso não se defende.
E quem mata não são os automóveis, mas alguns dementes que o usam para tudo menos como meio de transporte, como facilitador para resolver assuntos pessoais, para ajudar quem precisa.
E se tivessemos um sistema de transporte coletivo minimamente decente, quem sabe não precisaríamos tanto de automóveis.
Minha sugestão aos ecobabacas: ataquem a causa, não as consequencias ou os sintomas. TENHAM CORAGEM PRA ISSO.

David
David
14 anos atrás

Os carros poluem sim mas bem menos que no passado e sera menos ainda no futuro o controle de poluentes e necessario, os carros com motores desenvolvidos e melhores regulados e necessario,uma gasolina ou outro combustivel corretamente criado e sem jeitinhos obscuros e necessario

culpar os carros e “para-los e impilhalos em ferrovelhos”so vai amenizar o problema e nao resolve-lo existem outras tantas maneiras mais de se poluir

proibiram os onibus fretados em SP diz que cada um deles retira 20 carros das ruas

agora fico na duvida o que polui mais? 20 carros ou um onibus?

Álvaro
Álvaro
14 anos atrás

Ainda bem que um dia a terra há de comer o show de ignorância que 99% dos postadores, aqui, demonstraram. Uma pena que o fardo de um planeta pútrido ficará com as gerações futuras…

Seria bom que as pessoas pensassem duas vezes antes de opinarem em assuntos sobre os quais são analfabetas. Quem vê pensa que temos biólogos, pesquisadores, sociólogos, geógrafos e etc. aqui, nessa página. Na realidade, só gente que “pensa ser”. Compreendam que para defender X ou Y, é preciso possuir conhecimento de causa, sob o risco de cometer atrocidades!

Quando vierem a dar risada dos malefícios dos puns do gado, por favor, elaborem as bases para defender que a dinâmica dessas moléculas é inofensiva.
Agora, se você não sabe nem mesmo a composição dessas substâncias, pelamor, cresça e apareça para não falar asneira!!!

Martino
Martino
14 anos atrás

Flavio,

matou a charada com esse post. Muito bom mesmo. a fina ironia tb utilizada nota 10 eheheh. realemnte como a tecnologia desenvolvida nas pistas nao vai mais para os carros, fica meio sem sentido para montadoras investir em corridas. esse tanto de radar, etc etc tb mal podemos acelerar. comprei um mercedes agora, mas observo q se estivesse de Palio 1000 seria mais adequado para nossas ruas e ate auto estrada. Passei esses dias por todo estado de SP vindo de brasilia ate Santa catarina, nao pude acelerar tb com receio de radares…

:(

Vinicios Dias
Vinicios Dias
14 anos atrás

Adoro automobilismo, mas é inigável que o transporte individual automobilistico é um enorme desperdicio de material e energia, sem contar a poluição que decorre de todos os processos envolvendo essa industria (desde a extração dos minérios até a própria circulação). A quantidade de material utilizada para se transportar uma única pessoa é descabida (quantos carros circulam com 5 pessoas dentro?), beira o irracional, fora os outros problemas já enumerados. Acho que o esporte pode até sobreviver, e torço para isso, sinceramente, mas a industria deve morrer.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Não vão comparar Europa com aqui. Lá eles derrubam casas pra plantar parques, já faz tempo. Tem um nível de vida que vai muito além da grana, vai do amor próprio, que nesse país não tem.
Vir com papo de “europeu estragou tudo que tinha”, é pura falácia, falta de argumento, os europeus que desmataram tudo e dominaram o mundo já morreram, hoje eles tem um padrão cultural muito mais alto, constroem a ajudam o mundo muito mais do que se pensa. Nós ainda vivemos na influência cultural americana, com aquele grande problema psicológico em massa de não saber o que quer, ser precipitado e ganancioso, destruir o vizinho achando que é lucro, e morar numa vizinhança pobre sem saber por que…
Nós

Decio Ros
Decio Ros
14 anos atrás

Aqui no Brasil o carro sempre teve um estígma: “quem tem carro é rico” e não importa quantos assalariados como eu possuem carro. Não se deve fazer um viaduto ou uma via expressa por exemplo porque é para beneficiar os ricos que tem carro… O correto é partir para obras sociais ?1#. Tem até imbecil no rádio aconselhando o paulistano a usar bicicleta para ir trabalhar. (Deve ser sócio de funerária). O carro veio pra ficar. Seu numero vai aumentar. Arrumem lugar pra ele rodar porque todos almejam ter um. O problema não é o número de carros e sim o de pessoas.
Abraços

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Gomes o mundo hojte gente em excesso e por consequencia tem carros e poluição em excesso, por isso ,tudo que se faça para reduzir emissões de resíduos e consumo de combustíveis fósseis é muito bem vindo sim.

não é paranóia, é necessidade. acho ótimo que os americanos estão se conscientizando e usando mais carros híbridos.

pode acreditar que nossos netos e bisnetos vão agradecer imensamente os nossos esforços.

Leandro 440 magnum
Leandro 440 magnum
14 anos atrás

Alguem viu as chaves do meu Dodge por aí?Preciso ir a padaria comprar pão e pinga…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Impossível não rir das suas respostas à chatinha bonitinha. Acho que não entenderam bem mesmo FG, você que sempre criticou alguns que entram em seus Corollas, fecham os vidros com insul film, ligam o ar condicionado e tacam um foda-se. Não se trata de uma discussão sobre o egoísmo, o individualismo e a obsessão por carros que valem um apartamento. Mas sim do carro em si, de sua essência, Carro com “C” maiúsculo.
Apesar que já tive um Corolla 2003 e achei um excelente carro hehehe
Mas tudo bem, respeito suas opiniões e concordo com 95% do que você manifesta nesse blog.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

17 provas de F1 por ano causam forte impacto ambiental? E todos os jogos do campeonato nacional de futebol. Os jogadores e todos os torcedores se deslocam sempre a pé ou de bike, ninguem usa avião, automóvel, ônibus? so se gasta a canela para se deslocar? Não existe transporte publico no Brasil usamos automovel por falta de alternativas. Quanto ao automobilismo trata-se de um esporte não se pode coloca-lo no mesmo patamar do transporte individual. É muita hipocrisia deste pseudo ecologistas, que provalvelmente são os que mas poluem. O que falta é bom senso e seriedade, não existe produto ecologicamente limpo, toda produção e consumo gera residuos o que se pode é reduzir o impacto. Não vai ser agindo de modo preconceituoso que vão conseguir isto.

Reitano
Reitano
14 anos atrás

Ok, legal gente!

JT
JT
14 anos atrás

FG,
Que vão à merda as montadoras, eu ando de antigo.
São (as montadoras) administradas pelo mesmo tipo de gente ecochata e hipócrita que, por vezes, aqui se manifesta.
E somente pararei de fumar se a Phillip Morris falir.
PT saudações.
Um abraço

Pedro
Pedro
14 anos atrás

Toda esta baboseira atual vem com o nome de “politicamente correto” não se pode mais nada, tudo esta proibido nunca vi tamanha repressão. Já estou algum tempo em uma batalha
quixotesca contra toda esta palhaçada. Quem vai de encontro a tudo isto se alista no incrivel exercito de Brancaleone. Todos querem agir como certinhos mas na verdade não cumprem o que falam agem de forma hipocrita. Fazer o que? Parece que a luta continua, só que agora contra um adversario poderoso e invisivel.

CARLOS ALBERTO MORAES
14 anos atrás

O QUE EXISTE E UMA CONFUSAO ENTRE O NOSSO MUNDO QUE CONHECEMOS A 20 ANOS ATRAS E O DE AGORA , PROCURE IR EM UMA FACULDADE ONDE O PESSOAL TEM IDADE ENTRE 20 E 28 E FALE PARA ELES QUE UM CARRO DE CORRIDA CUSTA MILHOES DE REAIS , ELES NAO ACREDITAM QUE AS PESSOAS GASTEM ISSO COM CARROS ,O SALARIO DO PESSOAL E MUITO BAIXO , CORRIDAS SEMPRE FORAM CARAS , NA NOSSA EPOCA NAO TINHA INTERNET PLANO DE SAUDE FINAC. DE CASA E NAO TINHA SHOPPING PARA SE GASTAR TANTA DINHEIRO COM TANTA BESTERA . O PROBLEMA E QUE AUMENTOU MUITO O CONSUMO DE COMBUSTIVES E A PROCURA ESTA FICANDO MUITO CARA E CADA VEZ TEM BUSCAR O TAL PETROLEO CADA VEZ MAIS LONGE , NA VERDADE ACHO QUE O FUTURO ESTA NO MOTOR PEQUENO COMO USINA NUCLEAR , MAS POR ENQUANTO CONTINUO ANDANDO DE WR250 2T. NA TRILHA NAO TEM MOTO MELHOR . ABRAÇOS MORAES

Canrobert Caires
Canrobert Caires
14 anos atrás

Flavinho
Olha só o que achei no youtube.
Propaganda da Chevrolet de 65 nos states.
Vale a pena ver a preciosidade.
Um abraço
Can
http://www.youtube.com/watch?v=L3HvkrYIIwo

Robson
Robson
14 anos atrás

A discussão não pode ser tão simplista assim. É complexa demais. Claro que o carro não é o vilão, o vilão é a falta de consciência, falta de vontade de alguns que não procuram criar alternativas para os dilemas que o mundo enfrenta. Porque não temos carros menos poluentes? Porque todos os dias vamos para o trabalho e só vemos carros tripulados por uma pessoa só? Porque famílias possuem um carro para cada um de seus membros? Enfim, respondendo essas e outras perguntas, talvez, poderemos dizer se o carro é vilão ou não, com certeza.

Joshua Arneiro
Joshua Arneiro
14 anos atrás

Concordo plenamente com o que escreveu o colega Rodrigo Nery, lá no comecinho: “Que visão mais limitada”!

Essa tranferência está próxima de chegar, mas, por enquanto, temos que “engolir” toda essa ignorância dos ‘macaquinhos’ que aprenderam ontem a se locomover com motores movidos a combustível fóssil.

Esse aparente desarranjo tinha que ocorrer. A inteligência humana leva às mais incoerentes formas de agir. E o carro ‘também’ é reflexo disso. O mundo todo está doente, e, a famosa profecia dos Maias, que diz que o sistema solar vai estar no centro da galáxia, e o eixo da Terra vai se alterar, causando o descongelamento das calotas polares; está perto e faz todo o sentido!

Que bom que cabeças mais coerentes enxergam que, a política, o desperdício e a poluição que causam, também, os automóveis, estão acelerando ainda mais o desarranjo.

Muitos vão ser tranferidos.

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
14 anos atrás

Para os que sao contra os automoveis:
“Vão trabalhar em seus escritorios a pé”
Para os ecologistas cegos de plantão:
“Vão trabalhar”
Aliás,quem é que patrocina essas pesquisas?Algum de voces ja morou no norte do Mato Grosso ou no Para ou em Rondonia?Quem paga para voces viajarem e protestarem ?Sao europeus?Eles destruiram a maior parte das florestas euiropeias!Sao norte americanos?Fizeram o mesmo com suas rec]servas naturais.Agora todos eles usam de pessoas que tem a vida vazia e querem internacionalizar nossas riquezas para eles poderem desfrutar….

Lucia Camargo
Lucia Camargo
14 anos atrás

Com tanta gente deslumbrada com carros que existe neste mundo, incluindo o colunista “dublê de piloto”, eu também quero pedir mudança de planeta! Ir para algum lugar onde automóvel não seja endeusado, onde as pessoas queiram apenas viver bem e não orientem a própria vida para mostrar status.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Uma coisa é a panfletagem, outra são as pessoas darem ouvidos aos panfletistas ou aderirem às suas idéias.

Pessoas com posturas panfletárias geralmente são muito chatas. Por si só, elas são a antipropaganda das ideias que tentam defender.

As pessoas lançam propostas e defendem ideologias como se os problemas do mundo ou rumos da História pudessem ser traçados por debates congressionais, foruns economicos, foruns sociais e correlatos. Antes fosse…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

A maioria dos comentários da “oposição ao automóvel” parece supor que o transporte coletivo no Brasil é uma maravilha, com lugar para todos e razoavelmente confortável, que não temos nenhum problema de segurança ao ficarmos parados em pontos de ônibus ou estações a qualquer hora do dia ou da noite, que andar de bicicleta pelas ruas de SP é uma moleza. Se queremos dar lição de moral, deveríamos começar por escolher melhor quem nos governa e determina nossas políticas públicas.

Pedro Fetter
14 anos atrás

Nasci na pior geração que poderia existir. Senna morreu 2 anos depois, não vivi os tempos de ouro da F1, não vi Piquet nem Fittipaldi correndo, engoli toda a era Schumacher e agora engulo Rossi e Loeb, minha mãe tem um Palio e quer ter um Idea, meus amigos não sabem o que é um carburador e o que eu mais gosto vai virar história como a era espacial, sem nunca ter colocado os pneus numa rodovia ou pista.

Sejam felizes, vocês que viveram.

Carlos Aranha
Carlos Aranha
14 anos atrás

Tudo que faz mal para a sociedade, antes de chegar à total superficialidade, desprezo e irrelevância, passa pela fase da demonização. Mas depois, fiquemos tranqüillos, é superado e vira piada. É mais ou menos o que aconteceu com Hitler: hoje já figura lamentada e satirizada.

Seu post caiu pra mim como uma ótima constatação: estamos começando a perceber que carros superpotentes estão, no mínimo, “saindo da moda”. E, inevitavelmente, vão virar piada – e de mal-gosto. Afinal, em qualquer grande cidade como São Paulo (“cada vez mais…”) eles servem somente para acelerar de 0 a 12km/h em 1 segundo (e frear muito, logo em seguida, 20 metros adiante).

Que venham as fibras de cenoura colorir de laranja (e não de cinza) as cidades que quero para os meus filhos! E os superpotentes, quando quiser vê-los, iremos ao autódromo.

Vinicius
Vinicius
14 anos atrás

Flavio, o seu tipo de pessoa é exatamente “os grandes culpados pela merda em que nosso planeta está se transformando”.

É claro que não são só os carros que poluem. Mas você não pode querer achar só UM culpado e ignorar todo o resto achando que não tem nada a ver. Realmente, tudo polui: carros, papéis, vacas, etc. Não digo que tudo isso tem que sumir, mas nós temos que ter senso de quantidade. Como qualquer coisa, tudo em excesso faz mal.

Carro pode ser bom e prático, corridas são emocionantes, mas produzir e dirigir milhões de carros por ano faz muuuuuuito mal para o planeta e para os que nele habitam.
Churrasco é bom, mas criar bilhões de vacas SÓ para consumo humano faz muuuuuuito mal para o planeta, e para os que nele habitam.
Papel e tinta é muito útil, e mas o desmatamento também faz mal ao planeta e a seus habitantes.

Enfim, 3 termos para você pensar: EXCESSO, BOM SENSO, e CONJUNTO.
Tudo em excesso faz mal. Vai dizer que você acha normal os engarrafamentos de São Paulo, ou de qualquer outra grande cidade? O ar insuportavelmente poluido? Nenhum sinal de verde?
Temos que ter bom senso sobre o que/como/porque usamos nossos recursos e modernidades fúteis. Usar carro é bom, mas que tal ir pedalando sempre que possível?
Temos que ter noção de conjunto, pois tudo no planeta depende do todo, e não só de uma parte. Ande de bike, coma menos carne, use menos papel e você estará sendo um exemplo a seguir, com todo o direito de criticar os outros.

O que você NÃO pode fazer é pensar: “Ah, não vou parar de fazer o que eu gosto só por causa disso”, ou “Não vai adiantar só eu fazer isso”. E muito menos “Se produzem papel e tinta, vou continuar andando de carro e poluindo a cidade”.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

“O Gim está proximo” foi do kct!! Um gim tonica com uma rodela de limão, rock and roll na vitrola… Oh, tempos idos, como era bom…

Agora nem posso tomar um chopinho e voltar dirigindo meu LeBaron podrinho ouvindo “Black Dog”, senão sou preso e processado. Um saco, nunca me envolvi em acidentes, a culpa é do goró alheio. Sim, foi necessário pois uns otários bebiam e faziam merda. Mas e que fumou um dedo de judas? E quem meteu a venta no cremogema? Aí pode, né?

Rubem: Alfa Centauro é meio longe, vai ficar caro… Quatro anos-luz, tres estrelas a sua escolha. O Jupiter II tentou e viu no que deu… Em “Impostor”, Philip K. Dick contou sobre uma guerra entre a Terra e uma civilização de Alfa Centauro. Leva o AK, hein…

André Geraldo Soares
André Geraldo Soares
14 anos atrás

Concordo plenamente: As corridas de carros representam “um desperdício sem sentido de combustível, brinquedo de gente endinheirada, alegam que elas não contribuem com nada, poluem, fazem barulho, assustam os passarinhos.”