COLUNA DO MEIO

SÃO PAULO (e deu) – Para começar a fechar o barraco por hoje, a coluna deste que vos bloga, falando sobre os assuntos da semana: Massa, BMW, Schumacher, Nelsinho, Barrichello. E aproveitando para dar um pitaco nessa história de Schumacher testar com o carro novo. Mamata, não? As outras equipes são muito bananas. A Ferrari faz o que quer.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
14 anos atrás

Flavio,
eu de novo.
Li agora duas noticias:
– Schumacher nao terà “mamata” porque a Williams votou contra
– a outra è um detalhe que porem valoriza ainda mais o desafio e a vontade do “homem”: em Mugello treinou sem equipe tecnica.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
14 anos atrás

Flavio,

adorei o retorno do Schumacher mas nao tanto porque eu espere algo fantastico dele, no esporte o passar dos anos è inesoravel, mas sim por ele ter aceito o desafio.
Com relaçao a “mamata” (nada ainda esta definido) dos testes eu discordo e nao pelas circustancias totalmente diferentes entre Ferrari e STR.
Vamos fazer uma comparaçao um pouco estranha:
se o PT quisesse mudar uma lei e conseguisse a anuencia da totalidade do Parlamento ou a maioria de um referendum popular (nao sei o que a lei preve a respeito), a lei estaria mudada. Sao as regras da democracia. Porque nao poderia ser a mesma coisa na F1? E nao seria com certeza influencia da Ferrari, time nenhum esta diposto a dar moleza para adversario quando esta em jogo o resultado na pista…eu acho.
Ou seria que Lula influencia o Parlamento porque è presidente assim como Montezemolo è presidente da Fota?
Considera doida a argumentaçao?
Um abraço

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
14 anos atrás

Belo texto, FG. Opinião sensata sobre o resumo dos últimos fatos da F1. Só arruma lá o “vêem” para “veem”, pois, pelo que li, você já escreve com o novo acordo ortográfico.
Abraços

Eduardo Melo
Eduardo Melo
14 anos atrás

Se é proibido testar carro antigo o Hamilton deveria ser punido, pois deu umas voltinhas em um carro de f1 (um daqueles mercedes charuto, muito bonito por sinal).

Edson Naga
Edson Naga
14 anos atrás

Olá Gomes. 8) Concordo com sua opinião.

Nós telespectadores e amantes do automobilismo temos que entender que a saída das grandes montadoras do controle majoritário das equipes irá trazer o bem estar para a categoria.

Que se foda a Honda, Mercedes, BMW, Toyota e Renault. :mrgreen: Podem cair fora logo que nós agradecemos. :mrgreen:

Gomes, lembra velho que nos anos 70 tirando Ferrari, Renault e a Brabhan que era equipado com motor Alfa Romeo, praticamente todo o grid era equipado com Ford Cosworth. ;)

Foi uma porcaria a Era Romatica da F1 sem ter equipes montadoras no comando? Lotus, Mclaren e Tyrell mesmo patronizados com o GRID todo de FORD sempre eram superiores! ;)

A modernidade e a inovação em qualquer setor é importante e fundamental… Mas tem hora que cansa e enche o sacooo!!!!! :x

Flw velho. 8)

SPLASHANDGOPENALTY
SPLASHANDGOPENALTY
14 anos atrás

Concordo plenamente que a BMW e a Honda erraram feio ao abandonarem a F-1 e que as montadoras,normalmente,pensam mais no saldo e balanço de fim de temporada do que no puro espírito de competição;porém,creio que o erro maior foi da FIA com o próprio Max Mosley que,se por um lado prega a redução de custos(demagogia pura),ele elaborou regulamentos técnicos e propostas esdrúxulas e sem muito nexo,que desagradam aos competidores,equipes e público;vide o campeonato de 2006,onde a FIA estipulou a fabricação de novos motores V-8,que geraram gastos enormes pelas equipes,sendo que teria sido mais simples e infinitamente mais barato desativar 2 cilindros dos motores V-10 usados na temporada de 2005;sem contar o KERS nesse ano.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
14 anos atrás

E ainda querem colocar o Napoleão no lugar do |Wipped Boy.
Se a Ferrari decidir que só ela testa o ano inteiro á capaz do resto abaixar a cabeça e concordar, por meis ridículo que seja.
Sobre o Schumacher. Eu também quero ver ele ganhar uma corrida, vai calar a boca de muita gente e envergonhar a gurizada que tá lá, hehehe

Arquimedes
Arquimedes
14 anos atrás

A Renault foi punida porque logo após sair do pitlane já sabiam que a roda estava prestes a escapar e mesmo assim mantiveram o Alonso na pista, correndo o risco deliberadamente.

A Brawn não foi punida porque a mola escapou por acidente sem nenhum aviso. Nada indicava que a mola iria se desprender.

São situações diferentes, com certeza.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
14 anos atrás

ontem a noite estava assistindo a reprise do panico na tv….
passou as imagens daquele episodio onde vesgo e silvio entragavam uma tartaruga para schumacher…
e adivinha quem tava lá comandando a entrevista…
ele memo Flavio Gomes…..kkkkk…foi bem ilario rever essas senas

Emerson
Emerson
14 anos atrás

Schumacher voltando é a maior promoção que poderia haver para a categoria. Vai chamar a atenção de todo o mundo,aumentado a visibilidade de todas as equipes e patrocinadores. Por isso, as escuderias permitiram os testes e estão certas nisso.

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

isto é uma esculhambação total,só falta o schumacher largar no sábado e no domingo esperar o segundo e terceiro colocado na prova.o lentinho barrichelo se não tiver a honra de chegar atrás do alemão,é capaz de encerrar a “carreira”.

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

Não vejo muita vantagem num teste de apenas um dia. Não será esse dia que fará da F60 um caro vencedor. Se o Alguessuari não testou é porque não pediu. Agora, considerar o fato do alemão correr no lugar do Massa, como sendo uma homenagem a este, acho forçado demais. Esse tivessem chamado o Bourdais, seria um descrédito?

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

Acho prudente testar o Schumi no carro do Massa por questões de segurança. Acomodar o campeão a rapidez de raciocínio e direção para a função que ele fez tão bem, se faz urgente. Se fosse piloto não iria querer estar junto a um outro piloto destrenado e fora a um tempão, mesmo um capaz como o Schumi, numa largada da formula 1, pois é muito perigoso, tudo é muito rápido, perto demais e as tragédias são evitadas devido a alta capacidade técnica de todos eles.

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

Pqp, até quando a Ferrari seguirá tendo regalias? Se está proibido testar, então não interessa se é o Xume que está na parada; lembrem-se que se ele pontuar, esses mesmos pontos contarão para o mundial de construtores; já pensou se a Ferrari estivesse nas cabeças, neste campeonato, o barulho que ia ser? O Alguesuari não fez teste nenhum; o Grosjean, que provavelmente substituirá o Piquet jr, só pode testar em reta, porque então a Ferrari pode? Quem garante que esse carro de 2007 não está modificado, próximo às regras atuais? Esse Ecclestone é um fdp só enxerga $ e pra promover a F1, passa em cima das regras. Torço pra que o Xume, acostumado com CT e com toda ajuda (não só eletronica) de seus carros, tome um vareio.

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Sobre o Rubens, acho que faz sentido, depois de 2 grandes amigos da pista tomarem sustos enormes. Os riscos existem e, ao que parece, a F1 tinha esquecido disso. Acho que independentemente de chororô, desculpas esfarrapadas e má performance, essa é uma justificativa mais que pertinente para Rubens pensar em aposentadoria.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
14 anos atrás

Todo mundo mete o pau na Ferrari. Pode até ser que eles mandem e os outros obedeçam, porém, enquanto os outros “bons” estão caindo fora, os “falarões vermelhos”, com alarde ou não, vão continuando por lá, desde os anos cinquenta.

Guto
Guto
14 anos atrás

Não acredito que a FIA leve adiante a punição à Renault. A próxima corrida será em Valência, Espanha, país do grande ídolo Fernando Alonso… Como ficam os interesses comerciais? Como vender um GP sem a presença do grande ídolo local? Tá na cara que isso haverá de ser repensado…

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Palhaçada. Os teste não estão proibidos ???
O alemão que se virasse em guiar sem treinos.
Bem que é chamado de “circo”…

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Li muita coisa ai em cima insinuando que existe favorecimento, etc.
Com isso perdi o sono e resolvi fazer umas consideracoezinhas a respeito das comparacoes que muita gente esta fazendo, pondo de um lado alhos, e de outro bugalhos. Se preferirem, de um lado Michael Schumacher, e de outro, ninguem (que no futuro pode vir a ser alguem, mas so no futuro).

Alem do fato de um ter pedido para treinar e o outro nao, existe uma coisa que se chama EXPECTATIVA.

1- Primeiro, a expectativa do piloto e de sua equipe: a do Jaime era a de fazer uma corrida conservadora, sem riscos, sem quebras. Nada mais do que isso.

2- No caso do Michael, a expectativa dele e da equipe e a de chegar e arrebentar, mostrar a forca da Ferrari, homenagear o Felipe, etc.

3- Agora, vejamos a expectativa do publico: no caso do Jaime, se havia alguma, era negativa.
Ja no caso do Michael, lembremos que a audiencia pela televisao vai se multiplicar por dez, ou seja, noventa por cento do publico que vai assistir nao entende de corrida, vai ligar a TV para ver o Schumacher ganhar a prova.

E a expectativa dessa multidao que o Michael tem que corresponder, porque ele e assim, e isso que ele vai cobrar de si mesmo.

Deixa-lo largar sem estar “em casa” com o carro e um puta risco de acidente, porque ele nao mede riscos ou esforcos para corresponder a expectativa do publico. o homem vai voltar arrepiando, podem acreditar.

Pelo que eu sinto do clima, se der pra ir ao Q3 ele larga na pole, nem que seja com gasolina para meia volta. E coitado de quem disputar a primeira freada com ele.

Nao esquecam: ao cara nao interessam pontos e pode ser sua ultima corrida. Lembram o que ele aprontou da ultima vez?

cardeal
cardeal
14 anos atrás

Hey, isto é uma corrida de verdade: http://www.youtube.com/watch?v=VTvQbcMB3SI :)

C Piazza
C Piazza
14 anos atrás

Acho perfeitamente normal a Ferrari pedir e absolutamente plausivel a Fia autorizar, (os testes de shumy).
Não enxerguei toda essa pressão vermelha e ele, na verdade, está treinando com um carro antigo (2007)…!!!??? Então ?

Pobrema
Pobrema
14 anos atrás

Se são dois pesos só podem ser duas medidas.

O problema é ser um peso e duas medidas.

Geraldo
Geraldo
14 anos atrás

Eduardo concordo com você! Isso é uma bagunça.

Até agora ninguém explicou como esta mola saiu da suspensão.

E o Schumi pode pode testar? Tá fazendo jus ao apelido “Dick Vigarista”.

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
14 anos atrás

“deste que vos bloga”…imagine só…

Arthur Cachel
Arthur Cachel
14 anos atrás

Mamata nada!!!!

A Ferrari esta usando outro piloto por um acidente, fatalidade… A Toro Rosso está com outro piloto por opção, demissão…

Duas situações totalmente diferentes…

E outra, se o Schumacher não treinasse, teriam uma desculpa para usar caso andasse mal… assim pelo menos não tem erro, o alemão vai lá treina e se adapta…

Se arregaçar, ninguém tem nada pra reclamar e se andar normalmente, no meio do bolo, também ta em casa…

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

mas os treinos não foram proibidos pela FIA?

Jonny'O
14 anos atrás

Acho que todas as equipes concordaram ,não?

Vale também dizer como a Toro Rosso é imatura neste mundo da F1 ,provavelmente ela não pediu a Fota ,deve ter feito uma sondagem não oficial e achou que não conseguiria , a coisa sempre tem que ser oficial , sabe como é estes documentos as vezes tem força em uma barganha.

PDINIZ
PDINIZ
14 anos atrás

Ué Flavio, o Schumi não testou com carro novo…foi com o F2007, e acho que não tenha nada de ilegal nisso, visto que é um carro totalmente diferente do F60 e não compete mais…

João
João
14 anos atrás

Ao Eduardo (PE):
A BrawnGP é equipe pequena, a Renault é montadora, tem mais é que ser punida mesmo, para ajudar a decidir se tem comprometimento com a competição ou vai cair fora. Só acho que devia dar uma multa milionária, ao invés de suspender por uma corrida, pois do jeito que está, os pilotos que não tem nada a ver com a negligência (principamente o Nersinho) vão pagar também…

Rodrigo Duarte Pereira
Rodrigo Duarte Pereira
14 anos atrás

Também não entendi o porquê de deixarem Schumacher testar… não entendi mas gostei de poder vê-lo novamente nas pistas.

Falando em Alemanha, vi no site oficial do Valdeno Brito que ele está correndo de Porsche Carrera Cup na Alemanha, vc sabe que categoria eh essa? Tem algum histórico de brazucas nela?

Interessante um piloto de stock por aquelas bandas… fica no valdenobrito.com. Dá uma olhada e comente algo sobre essa categoria que nunca ouvi falar.

Abs e a F1 está de volta com ‘O’ alemão! Agora vai ser bom torcer novamente.

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

O Fritz Jordan disse o principal.
Para aclimatação é permitido, só tem que pedir.
E aposto que todas as equipes estão vendo com bon$$$$ olho$$$$ essa reaparição.
Pra nós é fenomenal.
O calor que irá dar, só a sua presença… ahahahahah.
Imperdivel!
Não precisa nem ganhar.
Mas se ganhar…..
O Alonso deve estar feliz da vida.

No mais, correta avaliação.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

É tudo muito desequilibrado.
O Schumacher não deveria poder treinar com o carro desse ano não! As regras deveriam ser iguais para todos. Tudo bem, foi um acidente muito sério que aconteceu com o Massa, mas não é desculpa não.
Além disso, eu duvido que ele precise treinar pra pegar o jeito do carro. Pilotar continua igual, as coisas que mudaram podem ser facilmente aprendidas num simulador qualquer.

Meu xará da paraíba cantou uma parte da história que não estão dando muita bola.
Como que uma mola se solta de um carro e ninguém é investigado, punido e suspenso?
Tem muita politicagem atrás disso tudo, infelismente.

Mas, ótimo que o Schumacher volta! Espero que corra, nem que seja só uma corrida! Se bem que o Massa parece estar se recuperando extremamente bem, o que é mais ótimo ainda, e com o GP de Valência meio longe ainda, será que ele não se recupera completamente à tempo?

Realmente Flavio. A F1 essea no não sai das primeiras páginas!

Eduardo (PE)
Eduardo (PE)
14 anos atrás

Por falar nisso, a equipe Renault sofreu uma pesada punição por causa de um pneu mal colocado.

E um carro da equipe BrawnGP perdeu uma peça que quase mata outro piloto e não fizeram nada.

Dois pesos e duas medidas?

M Rodrigs
M Rodrigs
14 anos atrás

Perguntinhas:
– Será que ele vai arrumar uma credencial pro Norberto Fontana? Afinal eles são íntimos.
– Se o Todt e o Brawn já não estão na Ferrari e ele está no carro, quem vai puxar o tapete do Kimi?
– Será que a FIA, tão complacente com as armações da Ferrari, não deixava ele andar com TC só pra garantir que ele não se machuque?

claudio rossi
claudio rossi
14 anos atrás

olha, esse negocio da BMW sair da F1 e aquela conversa do Nelson de que em breve saberiamos porque ele tava na hungria me cheira a uma compra do espolio da BMW ao estilo Ross Brawn, afinal de contas o Nelsao sempre foi um queridinho da BMW

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Qualquer um que substitui pode se aclimatar ao carro, e so pedir. Se o espanholzinho nao pediu, nem a equipe dele, porque o Schumi teria que pagar por essa omissao?

amarojuvenal
amarojuvenal
14 anos atrás

genios nao precisam d testes e favores

Dú
14 anos atrás

Coitado do Jaime. Nem o FG lembrou do moleque ahhaah.

Mauricio Sullivan
Mauricio Sullivan
14 anos atrás

tem mais é que testar mesmo! ele pode! ele é o Schumacher e não qualquer outro piloto do grid.

Felipe Soares
Felipe Soares
14 anos atrás

Acho que a unica coisa boa nesses ultimos dias depois do acidente do massa, foram a volta do schumacher, e o fim das piadinhas de gola e maximos buenos.
Mas o schumacher poder testar no f60 é ridiculo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

FG,
Mamata mesmo..rs.
Mas acho que há interesses comerciais das outras equipes em ter o Schumacher no grid.
Abs.