É NO RIO

SÃO PAULO (o sol não existe mais, é o que concluo deste inverno) – Ainda não é oficial, mas ao que tudo indica o Rio será mesmo incluído no calendário da Indy no ano que vem. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a pista será montada no Aterro do Flamengo. De onde virá o dinheiro, não tenho a menor ideia. Mas é bom que fique claro: ser incluída no calendário não quer dizer que a corrida vai acontecer.

Eu acho legal, claro. Mas também acho um desperdício ver uma prova na rua, com uma autódromo como Jacarepaguá largado, depois de tanta grana investida lá para fazer o oval que recebeu a Indy algumas vezes.

Bem, vamos ver de onde sairá o dinheiro.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliana Ferrari
Juliana Ferrari
14 anos atrás

Do bolso dos cariocas, é claro!

Radu
14 anos atrás

Mais uma vez o “Obâ Obâ” brasileiro faz com que se seja gato muito dinheiro sem um retorno especifico.
Jacarépagua não precisa ser reformado e sim reconstruido, pois o Pan acabou com o que já não havia tendo os cuidados necessários para sua manutenção. Agora o Aterro do Flamengo! Eles vão acabar com o o Rio e com a nossa imagem, que já não é boa, para apenas disputar com São Paulo (F1) e Curitiba (WRC-FIA).
Rio de Janeiro não precisa de um evento que apenas irá prejudicar a cidade.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
14 anos atrás

Com certeza o dinheiro vai sair do nosso bolso, mas vai dar várias voltas para disfarçar….

Os maiores interessados serão usineiros produtores de etanol que, articulando com o ministério da agricultura e minas e energia, vão ao presidente Lula que determinará que a PETROBRAS banque a prova utilizando a grana que anteriormente aplicava na Fórmula 1. Com isso a prova terá que ser no Rio, sede da estatal, para poder justificar o patrocínio. Fazer a prova em Ribeirão Preto com verba da PETROBRAS ia pegar muito mal…

É esperar para ver…

MSM
MSM
14 anos atrás

É lamentável essa situação. Temos um autódromo sucateado na cidade e em vez de a Prefeitura se unir a empresas privadas para reforma-lo e fazer esse evento onde deve ser feito, prefere gastar o dinheiro num circuito montado no Aterro do Flamengo, onde, se for aceito, sofrerá sérios danos, tanto por parte dos organizadores, qt por parte do nosso educado povo.
Apesar de morar aqui no Rio, sou totalmente contra a esse evento, assim como a maluquice de Olimpíadas aqui tb. MEsmo com o desmantelamento do circuito após o Pan, fazendo uma reforma séria, daria muito bem para a Indy correr lá. MAs o que esperar de um prefeito que diz que esse evento vai ser de dá inveja a Mônaco?

Eduardo Melo
Eduardo Melo
14 anos atrás

Já que é para gastar dinheiro, podem destruir o maracanã e construir uma pista em cima, ou quem sabe construir uma pista em cima sem demolir o estádio, assim ficaria mais caro ainda. É incrível a falta de moral da CBA.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

É, pessoal, é um absurdo mesmo. É melhor revitalizar Jacarepaguá. Incrivel não perceberem o potencial desse espaço para a cidade. Somente a especulação imobiliária explica, até já chamam a região de “barra da tijuca”. Coisa de canalhas mesmo…

Agora, ô Sr. Borsatto:

Veio aqui falar merda, né??

Mais um que deve ter a mulher comida por um carioca…

Como é que o sr. pode chamar uma cidade de quase sete milhões de pessoas, centro de uma região onde se concentram doze milhões de seres humanos em um lugar morto, abandonado, falido??? Quanta asneira…

Ribeirão Preto planta toda a cana do país? Claro que não! Arábia Saudita tupiniquim? Ridículo…

Quanto a migração do poder economico do Rio pra SP, cuidado:
A violencia foi o principal motivo da saída das empresas e com o seu PCC, o poder economico pode ir pra Curitiba, Belo Horizonte, Palmas. Capitalista tá cagando se vai falir cidades, gerar desemprego. Basta achar conveniente ir pra Guiana Francesa e adeus seu poder economico…

Paulista inteligente aprecia e curte o Rio. Carioca inteligente aprecia e curte São Paulo. O resto é um bando de otários como o sr. Otários paulistas, otários cariocas, e otários outros que querem dividir o Brasil.

Passar bem.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

O dinheiro sairá do teu, do meu, do nosso suado dinheirinho.
Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil ……..

Rodrigo Borges
14 anos atrás

Não é oficial e nunca será, porque isso Galvão não vai anunciar.

Samuka
Samuka
14 anos atrás

Vai entender essa gente que manda no Rio.
Aliás, bunda de nénem e cabeça de político, tem muita coisa em comum ….
Com um autódromo como o nosso aqui do Rio, eles querem fazer a corrida no aterro. Alguém precisa explicar para esses m… politicos a diferença entre maratona e corrida de carros.

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Concordo com o Buriti, mas acho que isso é só um factóide do filhote de Cesar Maia. O Aterro é protegido pelo Patrimônio Histórico. Pra mudar uma parede de lugar é preciso um monte de autorizações e carimbos. Ele não tem a menor intenção de fazer a corrida, mas espera com essa lenha poder lotear o autódromo entre seus comparsas especuladores imobiliários….

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

Pobre aterro… duvido que sobre inteiro algum jardim depois que desmontarem as arquibancadas. Aos paulistas que estão destacando os pontos positivos, gostaria de explicar que o aterro na verdade é o Parque do Flamengo, um lugar muito arborizado, com jardins do Burle Marx, onde a população pratica esportes o ano todo. Seria como fazer uma corrida dentro do Ibirapuera, montando arquibancadas sabe se lá aonde!!!

fabio
fabio
14 anos atrás

Caracas meu, voce até parece ingenuo, de onde sairá este Dinheiro?- DO NOSSO BOLSOOOOOOO.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

E o trenzinho da alegria agradece penhoradamente!!!!!!1

Fernando Passos
Fernando Passos
14 anos atrás

Flávio,

Acho que a prova de rua no Rio será bem sucedida (vendo as últimas corridas recentes da Indy em circuitos de rua, concluo que o Rio não será pior… em Edmonton os carros pulavam literalmente na reta, tirando 4 rodas do ar).

Isso pode ser bom, pelo sucesso da categoria de volta ao Brasil, mas será a última lança espetada no coração do Autódromo de Jacarepaguá, afinal para que reformar o autódromo se podemos organizar uma bela corrida de rua, muito mais barato? Pensarão os canalhas do poder…

É isso… sou paulistano e não tenho pensamentos “bairristas”, adoro o Rio de Janeiro, acho que a corrida no aterro do Flamengo, ainda mais se for em um belo dia de sol, será espetacular, mas vai acabar com Jacarepaguá…

Abraços!

Rodrigo Meira - Niterói RJ
14 anos atrás

Daqui a pouco será a estoque que irá coorrer nesse pseudo circuito. O Fim de Jacarepaguá vem sendo anunciado a muito tempo. Uma pena, pois sempre que posso estou lá, curtindo o esporte que mais gosto, naquele resto de pista que a prefeitrura faz vista grossa e que o COB quer instalar mais elefantes brancos…

Um a pena.

Vamos a luta.

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Entre fazer no decrépito Jacarepaguá e no Aterro, prefiro o último.

Mas, é claro, se houvesse uma reforma no autódromo eu preferiria a Indy lá.

André Buriti
14 anos atrás

É realmente um absurdo, se confirmarem a prova no calendário muita gente vai se mobilizar contra, eu incluso, é um absurdo sem precedentes, para transformarem as pistas do Aterro em algo minimamente usável por um carro de fórmula terão que retificar a inclunação das curvas, o que vai obrigar a realocação das caixas coletoras de águas pluviais, leia-se, vão destruir as laterais da pista em toda a extensão do Aterro, e é claro irão atingir os jardins plantado pro Burle Marx.
Só para constar, o Aterro sofreu uma grande reforma em 2004, e vem sendo mantido a duras penas pela atual administração, por isso a primeira pergunta é: de onde virá o dinheiro?
A resposta é fácil: do nosso bolso.
O prefeito vai bancar a aposta contando que em cima da hora aparecerão os otários, digo, patrocinadores para bancar a farra.
Hoje mesmo ele anunciou que fará um grande plano de recapeamento de toda a cidade, está claro que dentro desse planto estão embutidos os custos para transformar as pistas do Aterro em autódromo, uma despesa desnecessária visto que o circuito oval está intacto, apesar da passarela da arena construída com tubos de andaime sobre a pista.
O custo para se recuperar Jacarepaguá são muito mais baixos que fazer uma pista no Aterro, mesmo que o Willy Hermann diga que a Indy não precisa de mais ovais (o que está enfurecendo o público norte-americano), então ele pode correr no misto, que também é fácil de recuperar, pois tanto podem fazer a variante A, passando pelas curvas 3 e 4 do Oval, como podem fazer o que euc hamo de Variante B, uma ligação de pista entra o ponto que ela foi interrompida pelo elefante panamericano e a reta principalmente, ambas as obras são factíveis e de baixo custo, e estariam prontas em menos tempo que o recapeamento, nivelamento e adequação do Aterro para esta corrida.
Se confirmado o absurdo uma longa fila se postará dianta do MP para impedir a prova, e não tenham dúvida, a briga será muito feia, proque por tráss dessa corrida está o lobby das empreiteiras que apóiam o COB, eles já sabem que aolimpíada não virá para o Rio,e ntão estão tentando outra cartada para inutilizar Jacarepaguá definitivamente, tirando dele a possibildiade de sediar provas importantes, abrindo caminho para o seu sucateamento e grilagem por parte das construtoras, que pretendem construir um muro de prédios onde hoje se encontra as arquibancadas, ficando a parte de trás para o COB construir seus galpões de trienamento, que depois de alguns anos poderão ser “monetizados e vendidos à iniciativa privada” para gerar caixa para o comitê, exatamente como foi planejado pela prefeitura em 2002 quando fizeram o primerio Master Plan para destruir o autódromo.
Gostaria de saber a opinião da CBA. É assim que ela pretende ajudar o automobilismo brasileiro? Abrindo precedente para destruirem as praças esportivas do nosso automobilismo? Qual será o próximo autódromo a ser grilado? Brasília? Goiânia? Interlagos?
Está na hora de pararmos de aceitar todas as imposições dos políticos e dar umj murro na mesa, dizer não, antes que seja tarde demais.

fred
fred
14 anos atrás

Aterro tem mais apelo que Jacarepagua. Paisagem. Pão de Açucar. Mar ao lado. É a cidade. Mas que é desperdício, é. abs

Assis
Assis
14 anos atrás

Deveria ser proibido haver qquer evento automobilístico no Rio sem que antes fosse reconstruído ou construído um autodramo .

Sanzio
14 anos atrás

Eu fico puto com essas coisas…
Só se tocou no assunto Indy no Brasil por causa do etanol quem vem de Ribeirão. Aí entra o Rio de sola, se achando a última bolacha do pacote, a capital da América Latina, reivindicando a prova pra sí. Pra mim tinha que ser em RB e acabou, não tinha nem o que discutir!

Pompéia
Pompéia
14 anos atrás

Torço muito pela Bia, também! E ainda tenho esperança que em mais uns 3 ou 4 anos ela realize seu sonho e chegue a F1.

Agora, não é oficial porque o Galvão ainda não confirmou ? Lembro que é a Band que tem os direitos e portanto mesmo que seja realizada a tal corrida ela jamais será “oficial”.

Abs

Felipe - F2G
Felipe - F2G
14 anos atrás

Quero ver é com a quantidade de buracos que tem lá o que vão fazer.
quando a willians fez uns “zerinhos” no aterro o asfalto ficou com marcas (derreteu mesmo) até hoje. sem contar no transtorno que vai ser o trânsito no centro do RJ.

Oswaldo
Oswaldo
14 anos atrás

se for pra fazer a Indy no RJ, que se faça no autódromo. Se é pra gastar dinheiro, que se gaste reformando a pista, não fazendo outra de rua.

em vez de fazer uma pista provisória, pq não reformam a permanente??
pra mim ou isso é falta de visão ou ignorância mesmo…

Borges Borsatto
Borges Borsatto
14 anos atrás

Esqueçam do Rio! Desde que deixou de ser capital do país e desde que o poder econômico migrou para São Paulo, o Rio não passa de uma cidade morta, abandonada, falida!

Ribeirão Preto é a capital da ‘Arábia Saudita do Etanol’, além de ser a cidade que acolheu Hélio Castroneves, nada mais justo que seja a sede da prova brasileira da Indy.

Se o Rio realmente quisesse algo com automobilismo, não teria destruído Jacarepaguá.

Stein
Stein
14 anos atrás
Fernando
Fernando
14 anos atrás

Em Ribeirão Preto não faz frio e tem Pinguim!!!!
kkk
abraços

E vamos para o Rio!

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

Flávio, concordo com vc.!

É mais um desperdício de dinheiro público!
Um autódromo com a história de Jacarepaguá, com o dinheiro que foi gasto na época para fazer a pista oval, agora tudo largado e às moscas!
Fique bem claro, não sou carioca (sou paulistano), mas conheço o Rio de Janeiro e se fizerem a prova no Aterro do Flamengo, vão acabar destruindo o Aterro.

xandico
xandico
14 anos atrás

…’ depois de tanta grana investida ‘ é a tal de reforma provisória com data de validade enquanto (e somente) durar o evento.

Quanto mais se tenta entendar a política, mais enojado se fica. Políticos, blah !

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

No rio? Putz!!!!

Dú
14 anos atrás

Seria legal com a estréia da Bia!