MAGIARES (9)

SÃO PAULO (quem há de saber?) – Este desenho, uma brincadeira, na verdade, foi feita algum tempo atrás e encontrada na rede pelo blogueiro Felipe Madsen. Seria a Ferrari de 2015, pela legenda.

Depois do que aconteceu com Surtees e Massa, parece bem atual.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ubiratan Bizarro Costa
14 anos atrás

Vejam essa matéria “O ACINDETE DE MASSA E A MORTE DE SENNA PODERIAM TER SIDO EVITADOS COM O USO DO PCP?”

http://designerbira.blogspot.com

Um equipamento muito legal…..
Está sendo comentado até em sites europeus.

Edson Del Rio
Edson Del Rio
14 anos atrás

A cobertura do piloto certamente aumenta a segurança e a carenagem das rodas também. A carenagem das rodas (paralamas) diminuiria sensivelmente o coeficiente de arrasto e aumentaria a velocidade final. Os motores, os freios e outras partes do veículo de Fórmula 1, no passado, não eram carenados e hoje essas partes são carenadas, com melhora substancial na velocidade final. Somente é uma questão das regras que hoje impedem o carenamento dos veículos tipo fórmula. Do ponto de vista técnico o carenamento é mais do que justificável.

wellington
wellington
14 anos atrás

Sinceramente não pegaria ..e tem a chuva ! Eu pensei hoje num lance tipo duas barras na horizontal ou vertical de material em fibra de carbono mas que fosse fácil de sair caso algum acidente. Ao menos daria uma chance menor de pegar na cabeça como no caso do Surtees…

Lago
Lago
14 anos atrás

me lembro que senna já havia desenhado a f-1 do futuro, nos mesmos moldes, acho que para o esporte espetacular. a globo tem este vídeo em algum arquivo, com certeza.

João Quaquio
João Quaquio
14 anos atrás

O fato é que,especialmente para nós brasileiros, fatos como esse lembram a morte de Senna, por mais que possa soar clichê. É inegável que o desastre em Ímola provocou profundas mudanças na segurança dos carros na Fórmula-1. Hoje temos capacetes à prova de bala. Mas, até que ponto as condições da competição são seguras o suficiente para os pilotos. Estamos falando de um esporte e, como tal, o aprimoramento à integridade dos competidores é fundamental. Talvez seja a hora da FIA pensar alguns aspectos específicos nos carros para aprimorar ainda mais as condições de segurança dos pilotos. Nesse contexto, a ideia da cápsula não seria tão absurda assim, pensada logicamente dentro dos conceitos da engenharia.

MSM
MSM
14 anos atrás

Se esse desenho é uma brincadeira, pode até ser, mas que ele ficou bonito e seguro, sem dúvida.

Jonny'O
14 anos atrás

Acho que daqui uns anos os formulas serão parecidos com os autocross , infelizmente.

Com essa linha de pensamento o certo seria os carros serem controlados com controle remoto .

Celso Vedovato
14 anos atrás

Quer saber, não dúvido virar uma tendência o cockpit estar protegido com algo do gênero.
Depois dessa do Felipe Massa, não consigo nem saber se sou contra.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Acidentes fazem parte, mas os dirigentes devem sim, tentar minimizar as consequencias, seja com pistas mais seguras ou com equipamentos de segurança e carros mais seguros.

Acho a ideia da cobertura bem viavel desde que muito bem estudada

Felipe Madsen
14 anos atrás

Flávio, obrigado pelo crédito!

Como postei no meu blog (http://carrodecorrida.blogspot.com), eu realmente acho essa uma ótima sugestão, poderia ter evitado a morte do Surtees, essa situação do Massa e vários outros acidentes graves.

Em caso de incêndio é só criar um dispositivo de remoção rápida da cobertura, não sei, esses engenheiros são pagos para pensar nessas coisas.

Respeito os comentários dos que são contra, mas é inegável o ganho em segurança que essa solução traria.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

De Danilo Ferreira: ayrton “somente os brasileiros acham o melhor” senna

HAHAHAHA Não sabia que o blog agora tinha virado lugar de comediante fazer piadas. Faça-me o favor…

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Imagina o Tony Kanaan ontem na Formula Indy saindo daí com o carro pegando fogo!

Fatalidade, gente… Infelizmente, isso acontece. Até jogador de futebol morre dentro de campo. Não tem como evitar fatalidades.

Leo
Leo
14 anos atrás

“: Antonio Carlos

Perdão Wolfpack mas no caso do Sena a morte foi por trauma craniano provocado pela barra da direção que fica lá dentro.
Mas muitos outros acidentes seriam evitados”

Antonio, você está enganado. O rompimento da barra provocou o acidente. O que causou a morte foi a barra da suspensão que, com o choque, foi lançada de encontro ao capacete do Ayrton.

luiz carlos
luiz carlos
14 anos atrás

Até que pode ficar bonitinho, com algumas mudanças estéticas (acho até que melhoraria o fluxo de ar).

Mas vai ter ar-condicionado?

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Pilotagem remota é a solução.
Sem risco a saúde de ninguém.
Vamos modernizar, categoria TOP deveria adotar a pilotagem remota.

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Diego – Floripa/SC

Se fosse uma fatalidade Massa teria morrido.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

rogeio lessa (26/07/2009 – 23:18),

Eu fui irônico, cara. Meu comentário anterior era justamente apoiando a idéia do cockpit fechado. Tenta usar a cabeça um pouco antes de sair xingando os outros.

eu
eu
14 anos atrás

o tal objeto em uso poderia ter salvo muitos e matado outros como por exemplo Lauda, monoposto nw usa estes “apetrechos” ah a trapizonga ta mais para kart do que para um F1.

vitão
vitão
14 anos atrás

Dú, vão colocar banco ejetor também ? podiam colocar ejetor de comentários irrelevantes também, assim não precisariamos ler tanta bobagem. Esportes a motor são atividades de risco.`Ponto. Pode-se reduzi-lo mas não elimina-lo. E do que adianta se quem devia tomar conta não toma ? ontem na prova da GT-3 em Londrina o Hahn soltou o cinto e e saiu o empurrando o jeguinho do brejo , e ainda andou várias voltas com um pneu da barreira preso no extrator do rabo. E se o pneu voa e acerta alguém na arquibancada, ou no box ? e se ele bate o carro sem o cinto? Por fim a rosca saiu sozinha, e a direção da prova mandou o piloto parar e afivelar o cinto. Combatividade 10, responsabilidade 0. E olha que achei os comissários esportivos de lá bem responsáveis, quando acompanhamos a Classic no ano passado. Afroxaram por que ? (Porsche em 1o. Lambo em 2o., foi muito bom) . Parece que os cursos de yoga terão muito adeptos daqui para a frente.

Danilo Ferreira
Danilo Ferreira
14 anos atrás

Bem lembrado, Gomes, Surtees e Massa… aliás, poderíamos dizer que Henry Surtees está para Felipe Massa assim como ratzemberger está para o ayrton “somente os brasileiros acham o melhor” senna

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

FG já postou um dia: atrás do ingresso das corridas de automobilismo está escrito: “motorsport is dangerous”. Sempre foi, sempre será e quem senta no carro/moto sabe disso.
Qq busca no youtube mostra o qto o esporte evoluiu no quesito segurança, mas fatalidades ainda acontecem e vão acontecer.
Algo q penso ser interessante voltar é o cabo de aço mencionado pelo Wolfpack.

SAVIOMACHADO
14 anos atrás

Estou falando sobre isso desde 2007 com incidente que aconteceu entre Wurz e Coulthard na Austrália.
Hoje estou na campanha do Cockpit Fechado.
Este é o caminho Flávio.
Abraços.

SAVIOMACHADO
Por um Esporte mais Seguro.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Em caso de fogo é só apertar o botão EJECT no volante e boa, o piloto sai ejetado junto com o banco e o paraquedas se abre e ele pousa em um lugar tranquilo….rs
brincadeiras a parte acho que o Rubin falou tdo : isso é um sinal de que algo deve ser mudado. O surtess e o massa são um aviso…vide senna e o ratzemberger….é meio tosco isso mas concordo com o rubin…

rogeio lessa
rogeio lessa
14 anos atrás

Mis desculpas FG mas comentarios como este desse idiota do Rodrigo Moraes nao deveriam ocupar esse blog.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Esse povo que se indigna contra a busca por segurança é incompreensível.
É a mesma linha de pensamento daqueles que lutavam contra qualquer alteração na curva Tamburello em nome da tradição da pista e da F1. Conclusão? Um campeão morreu lá e, no final, a F1 ficou com uma chincane no lugar da Tamburello.

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

Penso no canope + o capacete do piloto, duas barreiras a serem vencidas por pregos, porcas, barras de direção e rodas. Agora o acidente com o coitado do Surtees fica uma pergunta. Depois do acidente com o Senna foi obrigatório a instalação de uma cinta/corrente de aço/Fio de aço que seguraria a roda do carro em casos de acidentes. Isso foi abolido, porque?
Agora outra questão se o Massa ficar fora da temporada, e a confusão na Renault armada depois desta corrida, não é impossível ver o Sr Fernando Alonso no cockpit da Ferrari ainda nesta temporada.

sergio
sergio
14 anos atrás

Opiniões estupidas existem em qquer forumcomo aquela que o wolf,culpa o barrica

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Sir Jackie Stewart deveria ser ouvido nessa horas. Não foi ele que lutou por uma F1 mais segura, e aos poucos viu algumas mudanças ?
Acidente. OK. Não é legal que isso aconteça, mas sejamos sérios neste momento: os pilotos, equipes e fãs do automobilismo sabem que esse tipo de acidente pode ocorrer. Estão cientes do risco. Massa e Surtees tiveram uma fatalidade. Coisas que podem acontecer conosco no transito das grandes cidades, por exemplo.

Dú
14 anos atrás

Wolfpack
Nunca creia em que lê, muito menos em infográficos da Globo.
Um prego e 4 marteladas no mesmo ponto detona qualquer canope, como 4 tiros de 22 no mesmo ponto rompem um vidro blindado.
No infográfico da Globo, os técnicos e engenheiros disseram que o respiro da viseira do AS foi vazado pela barra de suspensão.
Foi pedaço da barra que entrou na viseira, ou a foto é fake? http://twitpic.com/brfcq

Que terça o Massa saia do induzido e comece a se alimentar junto a família.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

É isso aí, Dú! Tem que parar com esse papo chato de segurança. Esse acidente teria sido bem mais legal se fosse há algum tempo, com o Massa com capacete aberto, sem cinto de segurança, sem Hans, pista sem área de escape, sem guard-rail, carro indo parar no meio da arquibancada… Ô, tempo bom, que não volta mais…

Ernandes
Ernandes
14 anos atrás

Idéias não faltam! Tem até esta aqui da própria Ferrari:

http://www.designshoot.com/uploads/november-08/Ferrari-Zobin-Concept-1.jpg

[]´s

petrafan
petrafan
14 anos atrás

colocar uma carenagem num monoposto é bem mais complicado do que parece.

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

Se existisse este canope sobre o piloto, não existiria a morte de Ayrton Senna. A barra de suspensão triangular se projetou sobre a cabeça do piloto.
O T27 e A29 Super Tucano apresentam canope resistentes a choque com aves a até tiro de armas leves, e não têm limpadores de parabrisa deviado a sua forma aerodinâmica. Risco de incendio… Se o piloto ficar preso ao cockpit, não terá nenhuma chance hoje em dia, mas quando foi que vimos o último incendio na F1? Quanto tempo leva para o piloto se livrar da proteção do pescoço Hans, fios de comunicação, volante e até aquela proteção lateral de poliuretano que foi imposta depois dos acidentes com Senna em 94, com lateral mais alta. A dificuldade já é grande e eu não falo em um canope de aço, e sim algum material leve somado ao capacete daria maior segurança ao cockpit. No passado existia parabrisas que foram aposentados, não sei porque? Basta olhar os carros da década de 70 para comprovar isso. Agora opiniões estupidas existem em qquer forum.

MSM
MSM
14 anos atrás

Daqui a alguns anos é muito provável essa mudança, os carros de F1 evoluem a cada década com mudanças importantes e essa é sem dúvida bem vinda.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Nem precisa ser um incendio grande pra se tornar perigoso.
Se o cockpit se encher de fumaça por algum problema elétrico no meio de uma reta, por exemplo, além da direção cega, haveria a intoxicação, considerando o espaço reduzido.
Lembrei dos carros da Indy do começo da década de 90. Eles tinham um pequeno parabrisa (reparem no carro do AJ Foyt: http://full-machine.blogspot.com/2009/05/curiosidades-indy-500.html ). Talvez modificando um pouco esse “parabrisa”, melhorando sua visibilidade os carros não precisem ser tão alterados.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
14 anos atrás

Que material usariam para a cápsula? O mesmo utilizado nos caças? Que material é aquele???

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

RevoltaDú [2]

Com essa carlinga a aerodinamica ia ser favorecida, não?

Ficou bacana.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
14 anos atrás

Que coisa horrível! Quer total segurança vá correr de autorama! (aliás, por perigo de choque elétrico desligue da tomada e empurre com a mão o carrinho).

Fatalidades acontecem, e essa do Massa foi das grandes como disseram, mas o que dizer de um piloto de MotoGP, vai ter que usar armadura a prova de tudo?

Uma coisa dessas pode antecipar a pesquisa para materiais ainda mais resistentes para o capacete, mas mudanças radicais como esta suposição dificilmente acontecerão (mas não coloco minha mão no fogo se tratando da FIA, que gosta de aparecer)

Abraço

Adriano
Adriano
14 anos atrás

RevoltaDú

Leo Contesini
14 anos atrás


Faltou as traves de borracha no futebol e handebol.

Dú
14 anos atrás

Vamos proibir corrida de Moto Velocidade, Cross, Desafios de Skate. Processar a Red Bull pela loucuras que incentiva nos esportes alternativos.
Esta geração que opina, se acostumou com normas de segurança em esportes de alto risco. Fiquem em casa e joguem dama. Dama não, pode dar tendinite.

Paulo Barbosa
Paulo Barbosa
14 anos atrás

Esse parabrisa de vidro não vai adiantar, vai ser preciso arcondicionado. O melhor seria uma tela de aço como proteção e a ventilação ficaria como está, bem mais simples.

Natal
Natal
14 anos atrás

Eu iria além. Os carro de F1 deveriam ter também a rodas carenadas. Quantos acidentes graves acontecem com carros que usam rodas sem carenagem devido a toques insignificantes? Afinal por qual motivo a F1 tem que ter rodas descobertas? Invenção de alguém, nem sei de quando, essa é velha, mas lembro dos Mercedes correndo nos anos cinqüenta com as rodas cobertas. São essas invencionices no regulamento que vão tornando a F1 nessa categoria chata que é hoje, pois fora a parte da segurança é aerodinamicamente ridículo, não acham?

Adriano
Adriano
14 anos atrás

Flavio, infelizmente acidentes fazem parte de provas de automobilismo e nunca vão acabar, em provas de protótipos já se utiliza em proteção em questão. Mas eu queria chamar atenção para um detalhe do socoro do Massa, a foto foi amplamente divulgada mostra ele sendo retirado do carro nos braços de um socorrista, os médicos não deveriam ter colocado uma proteção no pescoço do piloto antes de tirá-lo do carro ou será que equipamento do próprio capacete é suficiente para proteger a coluna do piloto?

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

Olha, se pensar nos acidentes fatais dos últimos anos, na maioria dos casos este recurso teria salvo a vida do piloto.
Só teria que ser algo pratico para retira na hora que o piloto precisa sair rápido. Prever recursos extras para o caso de incendio.

Além disso tivemos outros casos que só nao foram fatais por muito pouco, com carros passando por cima dos outros, quase raspando na cabeça do piloto.

torcida  felipe  massa
torcida felipe massa
14 anos atrás

genial essa ferrari 2015 é isso mesmo , claro que a prova de bala essa cobertura transparente carro conversível é otimo mas nao pode acontecer nada de errado em moto acontece muito pedra na estrada que é jogada esta cheio de gente que fica cega por conta disso proponho a queda do SARNEY E VISEIRAS A PROVA DE BALA PARA TODOS OS MOTO BOYS E JOVENS A PARTIR DE 18 ANOS SOU DO PARTIDO DO M.A. E MEU NUMERO É 43871 SOU CANDIDATO A UMA CADEIRA DE VICE DONO MAS PROXIMAS ELEIÇOES

Tarcisio
Tarcisio
14 anos atrás

link de um projeto de carro com bolha

http://www.caparo-t1.com/

Alehand
14 anos atrás

Harry (do comentário 26/07/2009 – 18:26), vc se enganou.
Aquele escroto não se retratou publicamente no twitter, pelo contrário, ele fez novamente uma piada infeliz. Repare bem no que ele escreveu – Ele se retrata com o jogo, como se o fato de ter usado o jogo para fazer a piada fosse uma ofensa ao próprio:

“Gostaria de retratar-me publicamente pela piadinha veiculada ontem a respeito do acidente na F1. Foi mal, Super Mario!”

Sinceramente, para algumas pessoas eu desejo o mal. Mas não a elas próprias… a algum familiar bem amado e próximo.

Vinicius Goncalves
Vinicius Goncalves
14 anos atrás

Essa ideia de por uma cobertura no carro seria interessante e a partir de agora ser bem mais discutida apos o q houve na F2 e na F1 nesses ultimos dias.

um tempo atras um amigo meu postou no blog dele um conceito bem legal pra F1 do futuro

http://thiers.blogspot.com/2009/05/f1-que-tal-um-modelo-futurista-pra-2010.html

o desenho com uma cobertura pro piloto

francine vieira
francine vieira
14 anos atrás

Retratou nada, continua no site deles, fdp