NA LUA

SÃO PAULO (apressem-se) – Coloquei a dica aqui, repito. Falta pouco mais de uma hora para o pouso na Lua em “real time”. Vejam aqui. A grande aventura do Homem. Eu tinha cinco anos e não lembro de nada. Mas certamente tem gente aqui que lembra de tudo.

Não serviu para muita coisa. A Lua é inóspita e não serve para nada, exceto para deixar as noites mais bonitas. Mas imaginem o que foi fazer isso 40 anos atrás.

Neil Armstrong, o primeiro a pisar no satélite, disse a famosa frase do salto gigantesco da humanidade, etc. Eu prefiro uma outra, que li ontem na “Folha” em material do correspondente Sérgio Dávila. Perguntado, em uma de suas raras entrevistas, o que sentia por ter sido o primeiro a caminhar em solo lunar, Armstrong mandou: “Pilotos não têm um prazer especial em andar. Pilotos gostam de voar”.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kleber
Kleber
14 anos atrás

Filipe W, de queijo deve ser… bom, deixa pra lá…

Errei sua idade… vc tem quanto… 50, 60, 70, 80!?!?!?!? O que isso importa…

Não eu não queria que a Lua fosse de kriptonita… nem do queijo do seu… aliás eu não queria nada…

Agora, cite 3 laboratórios onde há uma pedra lunar…

julia
julia
14 anos atrás

para mim e para quase todos o homem o pissou sim na lua.muitas pessosa acham que o dinheiro que eles gastaram foi uma bobagem. mais saiba que nao foi nao sabe porque sem esse emperimento nos nao teriamos p nosso tao famoso microondas…..o red buul e outros

obrigado !

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Bem, Kleber quem se mostrou intolerante a princípio foi vc pois em seu primeiro comentário neste post vc considera “lamentável” as pessoas “cairem” nos conto dos americanos, ou seja, embora vc não use textualmente a palavra “idiota”, praticamente considera a todos que não compartilham de sua opinião, como tal, então não venha com essa de pedir respeito a sua opinião pois vc foi o primeiro a não seguir o que vc prega.

quanto a fatos palpáveis esses já foram fartamente enumerados, inclusive o fato das pedras lunares serem parecidas com a da terra, corroboram com teorias mais recentes, que dão conta de que a lua foi formada a partir de detritos oriundos da terra devido a um impacto colossal ocorrido a bilhões de anos atrás com um corpo mais ou menos do tamanho de marte, e aliais vc queria que a Lua sendo um objeto muito proximo a terra, fosse formado de que ? kriptonita ? queijo ? até mesmo vênus e marte em nível básico tem os mesmos componentes daqui e por fotos nota-se grande semelhança.

mas deixa para lá pois cada cabeça é um guia mesmo.

ps: errou minha idade por longe !

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Eu acreditaria em fatos palpáveis!!!

Pessoal, transmissão ao vivo da LUA… em 1969!?!?!?!?

As “pedras” que eles trouxeram… não tem nada diferente das pedras da Terra!?!? Onde estão!?!?!?! Quais os compostos!?!?!?

Respondam: Porque a ISS não foi montada na lua!?!?!?!?!?

Não sou nenhum pseudointelectual… aliás… não sou nada… quem são vocês para ficaram rotulando as pessoas…

Me sinto sim, decepcionado com pessoas com + de 40 anos de idade, com esta cabeça retrógrada que não aceita o ponto de vista dos outros, e fica buscando argumento para tentar rotular… principalmente os mais jovens…

Não… não discordo do homem na lua por birra com “estadunidenses”… só não concordo com este absurdo!!! Pra MIM… na MINHA opinão, o Homem não foi lá e ponto final!!!

Se vocês acreditam que ele foi… beleza… problema de vocês… eu não acredito…

FG não acredita em Deus… nem por isso, eu detesto ele, não acesso o blog, etc. e ele bloqueia meus mails e comentários, fica me taxando de idiota, etc.

Abraço!!!

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Marcio,

acho que vc tem razão, ele deve estar querendo fazer gênero, ou não acredita, por pura e simples birra com os EUA, não que eles sejam flor que se cheire, mas chegaram lá e pronto, os russos competidores ferrenhos quase conseguiram, pois se o N1 não tivesse explodido no lançamento e matado mais de 400 pessoas na base a história poderia ser outra hoje.

mas acreditar que os russos iriam ficar calados, que nenhum cientista nestes 40 anos iria questionar, ou que eles iriam produzir a tal “mentira do século” com os tais erros absurdos de ótica, sombras e o escambau a quatro é meio demais, né ?

Márcio
Márcio
14 anos atrás

Filip W
Não perca seu tempo com o Kleber, pelo visto é um pseudointelectual.

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Kleber se fossem os russos vc acreditaria então ?

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Boa noite amigos!!!!

Neanderthal, obrigado pelo respeito a minha opinião, e por tentar através de argumentos educados e saudáveis, explicar o que na sua opinião e visão aconteceu!!!!

Eu não tiro crédito dos aviadores não!!!! Pelo contrário, para mim, estes foram, são e serão sempre os caras!!!!! Que merecem muito respeito e admiração!!!!

Não… por favor… não me taxem de conspiracionista!!! I’m not!!!!

Além de tudo o que escrevi lá pra cima… tem um fator que pesa muito para mim:
Foram os americanos!!! Não consigo botar fé nos americanos!!! Tudo sempre tem o Lado B, que é normalmente muito sinistro!!! E óbvio que com fins comerciais!!! Então, não boto fé em norte-americanos!!! Ok!?

Neanderthal… valeu mesmo!!!! Grande abraço… nos trombamos em outros posts do FG (o que será que ele aprontou em Ímola com o Fábio Seixas!?!?!?!?)

Ao Rodolfo e ao Filipe W…. me desculpem… mas vocës já sabem a resposta…
“I don’t believe in americans!!!!”

Abraços e valeu pela discussão…

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Boa Rodolfo !

vi a mesma notícia e ia colocar quando vi o seu post.

mas quanto aos conspiracionistas de plantão, aposto que vai rolar aquele papo de que eles colocaram os “restos” das missões anos mais tarde ou então se eles estiverem pouco inspirados de que as fotos são falsas.

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Sonda da Nasa revela os locais de pouso das Apollo 11, 14, 15, 16 e 17 na Lua.

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), lançado no dia 18 de junho, enviou fotos dos locais de aterrissagem das missões Apollo 11, 14, 15, 16 e 17. Atingiu a órbita do satélite no dia 23 de junho e as imagens divulgadas foram tiradas entre os dias 11 e 15 de julho. A trajetória elíptica da aeronave fez com que as resoluções das imagens fossem ligeiramente diferentes entre si, mas todas possuem por volta de 1,2 metro por pixel, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Os restos das missões Apollo ocupam cerca de 9 pixels mas, como as fotos foram tiradas no momento em que o Sol estava baixo no horizonte, longas sombras dos restos dos módulos lunares foram criadas. A imagem mais nítida é a da missão Apollo 14, lançada em janeiro de 1971. As condições de luminosidade, segundo a NASA, possibilitaram a captura de muitos detalhes: além dos instrumentos científicos, é visível a trilha de passos dos astronautas entre o módulo lunar e os experimentos.
A LRO é uma missão da NASA com participação do Instituto de Pesquisa Espacial de Moscou. Ela carrega sete instrumentos científicos, todos passando pelo processo de calibração e teste. Sua primeira missão de órbita, em agosto, será fazer uma volta quase circular a pouco mais de 49 km da superfície lunar.

http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/apollosites.html

Detalhe, a sonda leva um detector de nêutrons desenvolvido na Rússia, a uma parceria entre a Nasa e a agencia espacial russa.

http://ps.iki.rssi.ru/lend_en.htm

Aos que não acreditam, sera que agora até os russos resolveram conspirar junto com a Nasa?

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

Assim como o Mauricio Freitas em sua casa, eu também acompanhei a primeira alunissagem muito por causa de meu pai, que recortava e guardava notícias de jornal sobre as viagens espaciais, desde o Sputnik, e botou a família para assistir a TV naquela noite. Eu tinha 7 anos de idade. Mas fiquei decepcionado com a má qualidade da imagem, mesmo para o padrão da época. embora isso não tenha sido suficientemente desapontador para causar perda de interesse no assunto. Lembro com satisfação de uma bela edição especial, acho que da Veja, ou talvez da Realidade, que contava a história da chamada corrida espacial desde os pioneiros pré-II Guerra (o norteamericano Goddard e um russo que esqueci o nome – reflexo da massiva influência ianque sobre nós) até a chegada à Lua. Encadernado, com linda foto de um astronauta fora da nave, no chmado EVA (Extra Vehicular Activity).

As missões posteriores, teria acompanhado mais se a mídia jornalística não as tivesse relegado para último plano.

Hoje ainda sou fascinado, especialmente pelas histórias das viagens contadas tanto pelos astronautas como pelo pessoal em terra. Com essa efeméride dos 40 anos descobri que há livros (em inglês) às pencas sobre as viagens espaciais pioneiras.

O que Gomes escreveu me fez lembrar de uma resposta, talvez lenda, mas é mais uma curiosidade que meu pai me contou, que Edmund Hillary (o primeiro humano a alcançar o topo do Everest, junto com o sherpa Tenzing) deu a um jornalista que lhe perguntou “Por quê escalar?”:
” Porque está lá”.

Ao Kleber de 1982: acho que você não faz idéia, mas descrer dos doze homens que pisaram no chão lunar é um tremendo desrespeito a esses aviadores tornados astronautas (e cosmonautas também!), quase uma ofensa mesmo. Tanto quanto um desrespeito à religião, qualquer que seja ela. E por tabela ofende a todos os aviadores do planeta, que criam um amor religioso pela atividade. Pela própria natureza maravilhosa da atividade.

Os astronautas da Apollo 11 iniciaram a viagem com a noção de que as chances de retornarem salvos era de 50 por cento – mais ou menos como decidir sobre vida e morte na moeda, num cara ou coroa. Que tal? (e a realizaram todo tempo com isso na cabeça, pois a reentrada na atmosfera ao final era uma situação arriscadíssima).
Quanto à viagem em si, é comparável mesmo aos primeiros navegantes exploradores dos séculos XV-XVI, que não tinham nem certeza se o mar, na direção do oeste, acabava de repente e o navio caía num abismo – até as (des)crenças são equivalentes, na ignorância. É natural. Aqueles navegantes e esses astronautas e cosmonautas são parte da elite da espécie, gostem ou não.

As afirmações ‘conspiracionistas” me fazem lembrar dos creacionistas anti-Darwin, com a diferença que estes não se utilizam de (des)conhecimento técnico para afirmar sua crença na origem dos humanos.

A primeira vez que li uma coisa nessa linha, contestava o feito pela ‘análise’ das fotografias divulgadas pela NASA, especialmente a do Aldrin descendo a escada, tirada por Armstrong.
Pessoas diziam que era luz de estúdio, sem dúvida.
Que bobagem, dava pra ver nas revistas, o astronauta na escada está na sombra da nave, e a luz que o ilumina é a luz solar refletida e difusa pelo solo de cor predominantemente cinza.
Com as cameras que levavam (Hasselblad médio formato), de ótica excepcional, ficava um pouco menos complicado fazer boas fotos num ambiente pra lá de inóspito, para o qual os humanos são, em princípio, totalmente inadaptados.
É notável, pra dizer o mínimo, que em sete missões de alunissagem nenhum deles tenha morrido, e é especialmente sensacional o salvamento dos caras da Apollo 13 realizado pelo pessoal na Terra.
Pessoas resistem em acreditar porque é incrível uma viagem de seres humanos por 500.000 quilômetros no vácuo.

(Kleber, escrevi isto antes de ler sua nova réplica, não consegui enviar pois minha conexão falhou. Mas ainda tá valendo, apenas tento mostrar o enorme valor de trabalho humano colocado por soviéticos e norteamericanos na pioneira exploração espacial dos terráqueos. Penso que é um exemplo magnífico do conceito de cultura em antropologia: o conjunto de tudo que o ser humano produziu, e ainda produz, claro, para sobreviver na natureza em que surgiu. Além da também maravilhosa atitude de enfrentar desafios até as últimas consequências.)

Márcio
Márcio
14 anos atrás

A ignorância, sem o sentido pejorativo, o de realmente ignorar um assunto, faz com que pessoas falem mal justamente das quais deveriam estar agradecendo.

Apenas um pequeno esclarecimento: os mais renomados cientistas sabem que o Sol viverá por mais bilhões de anos e depois seu combustível natural irá acabar. Então ele entrará num processo de expansão, quando passará à fase de estrela gigante vermelha e nos seus últimos estertores engolirá Mercúrio, Vênus e a nossa Mãe Terra. E após, é quase certo, transformar-se-á numa anã branca que se resfriará e apagará.

Os americanos já sabiam disso e quando foram à Lua, foram na intenção de achar um lugar a fim de fazer escala para mais tarde podermos sair de um planeta que gerações bem mais futuras perderão.
Se eles falassem que isso iria acontecer, iria ter muita gente se suicidando antes da hora (muita gente se mata por medo de morrer).
Portanto, quem acha que os projetos de exploração do céu é jogar dinheiro fora, por favor, fique sabendo que se um descendente seu a bilhões de anos futuros soubesse que em 1969 tínhamos esse conhecimento e não fizemos nada para salvá-los, estaria nos criticando.

E é bom lembrar que a viagem à Lua nos trouxe não apenas avanços técnicos, mas também na área da consciência, a imagem da Terra vista da Lua nos trouxe a imagem de nossa verdadeira CASA. A partir daquela foto vimos que somos todos irmãos e este planeta é nosso Lar.

“A fotografia da Terra tornou-se um símbolo espiritual do nosso tempo, representando a consciência de que nós e o planeta somos parte de um único sistema e que não podemos nos divorciar do todo”. ( Edgard Mitchell – sexto homem a pisar na Lua, 1971).

Em 1948 o cientista Fred Hoyle, que não era um vidente de plantão, nem um livre atirador, nem um partidário da teoria conspiracionista, mas cientista, já previra: “Quando tivermos uma fotografia da Terra tirada de fora da Terra…Uma nova idéia mais poderosa que qualquer outra na história será desencadeada”.

Para encerrar deixo mais um pensamento de Egard Mitchell: “Era um planeta lindo, harmonioso, de aparência pacífica e tranqüila, azul com nuvens brancas, e provocou em mim uma profunda sensação de lar… De existência, de identidade.
Senti, então, o que tenho chamado de consciência global instantânea.
Retornamos com o sentimento de que não éramos mais cidadãos americanos, mas cidadãos planetários”.

P.S Isso sem contar que outro cientista James Lovelock quando estava fazendo estudos para ver se haveria possibilidade de vida em Marte, descobriu que a Terra é um ser vivente. Mas isso seria um outro capítulo.

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Pessoal… vocës estão muito estressados… até o presente momento não procurei diminuir nenhum de vocês… não desrespeitei ninguém!!! Então, por favor, educação antes de qualquer coisa, OK ;-)

Bom… primeiro, não sou nenhum idiota que vive de consultar o Google, criado num apartamento, que assiste a Globo o dia inteiro…

Se vocês fizerem as contas, descobrirão que eu tenho 27 anos (completados hoje aliás)… quando criança, brinquei de vai-e-volta, de peão, bolinha de gude, pipa (papagaio ou barrilhete (no interior do paraná é barrilhete), joguei futebol no barro, no asfalto, na rua, etc. Por favor, não sou criado com a avó!!!!

Pesquisei muito rapidamente no Google (porque durante o dia eu trabalho!!!), e com base no que estudei (ah, já sou formado também, em engenharia e trabalho numa metalúrgica) na Universidade (matérias de automação) concluo que em 1969 – NOVAMENTE… NA MINHA OPINIÃO – era impossível o homem ir até a Lua – inclusive eu perguntava a alguns professores o que eles achavam… e era unanimidade… todos duvidavam!!!

Citei alguns exemplos… a revelia… que podem até estar errados… (ou vocês nunca erraram… principalmente numa pesquisa rápida!?!?!?!?), mas vou citar mais algumas coisas que me intrigam e ajudam a formar minha opinião:

Transmissão ao vivo: Hoje para fazer uma transmissão ao vivo de um jogo de futebol, cada emissora leva uma batelada de antenas, mais um caminhão… isso hoje… em 1969, com os contatores “a todo vapor” (por exemplo) – tudo analógico, nada digital – imagine a quantidade de equipamentos para uma transmissão ao vivo… os americanos despacharam todo o material necessario para lua!?!?!?!?

Novas viagens: Se ir para a Lua se tornou algo tão fácil, banal (como alguns descreveram acima) porque que a estação espacial internacional não foi instalada na Lua!?!?!?!? Afinal, já tivemos algumas transmissões ao vivo de lá mesmo, né!!! A lua gira ao redor da Terra do mesmo jeito que a estação espacial internacional!!!!!!

Achei bem estranho que nenhum de vocês questionou a análise das fotos….

Bom Srs. gostaria de dizer que respeito pra caramba pessoas mais velhas como muitos que me criticaram acima (e que me criticam na minha vida, como meu pai)… mas acho que vocês devem respeitar um pouco mais os mais novos!!! (Meu pai me respeita demais!!!) Não, não sou da geração do funk, batidão, etc.

Justamente por respeitar e admirar os fatos, pessoas e acontecimentos antigos, é que eu acompanho desde o começo o blig do gomes… aprendi coisa demais!!!! Erro aqui direto… mas vocês não vão me fazer desistir!!!!

Grande abraço a todos!!!!

Rodrigo Santos
Rodrigo Santos
14 anos atrás

Dizem os conspiracionistas que toda a comunidade científica do planeta foi ludibriada; todos menos eles, uns poucos leigos sem nenhuma formação científica. Algo como se alguém tivesse vestido uma fantasia de Papai Noel e enganado todos os universitários mas não as crianças do jardim da infância.

salário mínimo
salário mínimo
14 anos atrás

Não existe um cientista de renome que acredita na teoria da conspiração. E esses coitados dos conspiracionistas se acham mais espertos do que toda a comunidade científica do mundo. É uma piada. Aliás essa teoria só pegou mesmo aqui na América do Sul e nos EUA. É totalmente sintomático.

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Só vou fazer alguns comentarios do que foi escrito, rs

um tal de Kleber escreveu:
Eu nasci em 82… ou seja, não vi!!!

Em 1982… não havia por exemplo… carros com injeção eletrônica.

Em 1969… se não estou enganado (pesquisas by google), nem vidro e travas elétricas existiam nos carros… A telefonia era bisonha… televisão então, nem se fala…

-E mole, para ele não existia carros com injeção eletronica em 82, vidros eletricos em 1969,telefonia bisonha, televisão nem se fala, acho que ele pesquisou no GOOGLE DO BRASIL, ai não existia mesmo né, estas coisas já eram velhas em paises de primeiro mundo,rs

-Mulher virgem da a luz sim, isto não e lenda, rs

Quem levou todos os homem ao espaço inclusive na lua foram cientistas alemães que já estavam bastante avançados com estudos da bomba voadora , no fim da segunda guerra os EUA e a URSS dividiram toda tecnologia e cientistas alemães, maioria das coisas que temos hoje em tecnologia se deve a corrida espacial ou guerras.

Temos um astronauta no Brasil, Marcos Pontes, tirando toda politicagem que envolveu sua ida ao espaço ele é uma grande pessoa que mereceu estar lá, pena que a MIDIA não de valor para uma pessoa que realmente e um exemplo de dedicação e inteligencia e que tem muito para ensinar e mostrar , enquanto isto a MIDIA abre espaço para funkeiro mc boca de chulé,mc rola bosta,funk bandidão do morro do querosene ,mulher carambola, mulher caqui, mulher fruta do conde, etc,rs, coisas que não agregam conhecimento nenhum a ninguem.

Selvagem
Selvagem
Reply to  Varlei
14 anos atrás

MC coca de chulé!! huahauha
foi o post mais engraçado que eu já li na história dessa Blog, parabéns cara!

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Kleber,

os soviéticos sossegaram o facho ? admitiram a derrota ?

vc não acha isso um pouquinho duvidoso não ?

ainda mais que para provar a tal mentira, a URSS não iria gastar nada.

e quanto a questão tecnologica que vc fala, pergunto e quando Colombo descobriu a América, que tecnologia vc acha que ele tinha ? GPS ? motores a diesel ? casco hidrodinâmico de kevlar de alta performance ?

não tinha nada disso né ? e mesmo assim fez oque fez, só que obviamente correndo muito mais riscos do que hoje, e o mesmo pensamento pode ser aplicado na ida a lua.

Outro exemplo, para geração mais nova é quase impossível imaginar fazer uma pesquisa sem internet ! oque fazer sem o “pai google” ? alguns alunos do meu curso me pergunta como “a gente fazia” na época ! pois não concebem outro tipo de pesquisa que não o que conhecem.

O mesmo que vai acontecer no futuro, pois oque hoje parece difícil no futuro vai ser “moleza” e assim vamos caminhando.

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Se os Americanos não foram à Lua em 69, não vão nunca mais.

Primeiro, os Astronautas escolhidos para tripular a missão iriam se tornar tão populares como Paris Hilton, que desistiriam da missão, para se lançarem como cantores de rap; Segundo, haveria uma longuíssima disputa judicial pelos direitos de transformar a viagem em um filme-livro-especial da MTV; Terceiro, haveria necessidade de ter um astronauta negro, um latino, uma mulher, um judeu, um mulçumano e um gay, ou seja, não haveria espaço para todas minorias no módulo lunar; Quarto, antes da decolagem/lançamento já se iniciariam as disputas judiciais quanto a qual astronauta seria o primeiro a pisar na lua e se este astronauta seria patrocinado pelo Burguer King, pelo Mcdonald’s ou pelo Greenpeace.

Enfim sorte que foram antes da ditadura do politicamente correto, caso contrário, estariam até hoje debatendo se deveriam ou não chamar a missão de Apollo para não ofender os Turcos-Otomanos (eternos rivais dos Gregos)

Maurício Freitas
Maurício Freitas
14 anos atrás

Meu caro Kleber,

Você está falando asneiras a não mais poder. Primeiramente, saiba que 1969 não faz parte da pré-história. Em 1969 já existia satélite, TV em cores (não no Brasil) e carros com vidros e travas elétricas. Aliás, vidro elétrico em carros é algo que já existe pelo menos desde a década de 50, porque eu mesmo cheguei a andar num Cadillac 56 com vidros e travas elétricas, além de câmbio automático e direção hidráulica, E a injenção eletrônica começou a ser desenvolvida desde a década de 50.
Os computadores também já existiam, mas não tinham a velocidade, miniaturização e capacidade de armazenamento que têm hoje.
Trasmissão ao vivo era a regra desde que a televisão surgiu no Brasil em 1950. A exceção era a gravação. E a Copa de 70 foi transmitida ao vivo, via satélite.
Vá estudar. se informar melhor antes de dizer asneiras e pare de assistir o Fantástico que isso causa lesão no cérebro.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Dizer que a Lua nao serve para nada é ótimo. Vai ver que nao serve mesmo. está lá só de enfeite ..

A armação foi aquela em que o Tom Hanks foi a Lua ?

Samuel
Samuel
14 anos atrás

O filme Apollo 13 aborda bem a queda de interesse do publico americano pelo evento “Homem na Lua”. Esta queda de interesse resultou, em 72 acho, no cancelamento do projeto Apollo e desde então nenhum americano foi para a Lua. Outros fatores, como os custos e o altíssimo risco, tb influenciaram nesta decisão, claro.

Este é o maior sintoma de que ir até lá não fazia mais muito sentido, já que através da observação e das missões realizadas a Lua deixou de ser um mistério e, principalmente, deixou de ser um desafio.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Dizer que a Lua nao serve para nada é ótimo. Vai ver que nao serve mesmo. está lá só de enfeite ..

Kleber
Kleber
14 anos atrás

Bom, vamos aos fatos… e a “raiva”, “ira”, “indignação” de todos os que acreditam aqui.

Eu nasci em 82… ou seja, não vi!!!

Em 1982… não havia por exemplo… carros com injeção eletrônica.

Em 1969… se não estou enganado (pesquisas by google), nem vidro e travas elétricas existiam nos carros… A telefonia era bisonha… televisão então, nem se fala…

Como um amigo (não tenho raiva de ninguém, e não julgo ninguém ignorante) acima disse, o que a tecnologia evoluiu nos últimos tempos é fantástico… mas D U V I D O que o homem foi à Lua em 69.

Faça uma análise imparcial das fotos… e descobrirá que a sombra muda (não o angulo da foto) uma hora está de um jeito… outra hora está de outro… tome como base a “nave”, a “bandeira” e os “astronautas”.

Transmissão ao vivo: Impossível!!!! Se hoje, durante uma corrida de F-1, ou um jogo de futebol do outro lado mundo, temos problemas com sinal… como que em 1969 iriam transmitir ao vivo da lua para a Terra…

Os soviéticos: Sossegaram o facho, porque estavam torrando tufos de $$$ e não iam conseguir nada (assim como os americanos não conseguiram)… preferiram assumir a derrota e gastar $$$ no que era importante naquela época (equipamentos bélicos).

Finalmente… eu respeito a opinião de todos, principalmente dos que viveram aquela época… acredito que para vocês (que viveram 1969) é muito difícil aceitar que eles não foram lá… seria uma decepção enorme… mas, PARA MIM, eles não foram lá, e ponto final.

Eu assisti sim o fantástico… vi o que eles falaram… mas você acha que o “fantástico” iria contra a NASA, ou iria endossar as desculpas deles!?

Em relação à minha religião (que foi questionada por pelo menos duas pessoas acima), creio que aqui não é espaço para isso, mas enfim, já que vocês insistem… não sigo nenhuma religião específica… mas ao contrário do FG, acredito que há algo muito maior que eu, que o blog, que a Terra, que a Lua… que orienta as coisas por aqui… (não acredito muito em coincidências)… e respeito demais!!!

Abraço e calma à todos os blogueiros!!!

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Vi (li) gente perguntando como fizeram para filmar; Usaram como consultor um mulequinho de cinco anos de idade, que tinha desenvolvido a metodologia que iria usar para filmar “on board” suas corridas na classic com um carro de origem russa ( ´so pra confrontar americans) denominado 69, 40 anos depois, tempo que levou pra juntar a grana. Vai ser teimoso assim lá…..

MSM
MSM
14 anos atrás

Sinceramente, não acredito nesta montagem, para mim, não pousaram nada na Lua, no máximo deram uma volta no espaço.

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

Acho engraçado que o pessoal da teoria da conspiração, aponta erros absurdos e falhas amadoras.

Mas me digam uma coisa, os caras montaram a “mentira do século” e deixaram passar não um ou dois, mas vários erros absurdos e dignos dos piores filmes B ?

E mesmo assim essa suposta mentira perdura até hoje ?

Os Russos ficaram quietos ? ou até eles que tinham o maior interesse em desmascarar tudo cairam feito patinhos ?

Ou pior, seriam os Russos mais uma invençãos dos americanos ? Talvez seja isso…

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
14 anos atrás

Contribuindo com informações sobre o assunto pesquisas espaciais.
Li agora, no jornal Zero Hora uma pequena lista de produtos corriqueiros desenvlvidos a partir das pesquisas espacias, e que utilizamos sem nos perguntar como foram criados:
Lentes de contato
Forno de micro-ondas
Velcro
Sistema GPS
Fralda descartável
Termômetro Digital
Código de Barras
Equipamentos sem fios
Firgideira antiaderente

Outro fato, pelo menos para mim interessante, é que quando do primeiro pouso a audiência foi incrível, com o mundo parado defronte uma TV que há época, pelo menos aqui no Brasil, era de pessima qualidade, preto e branco, não existiam parabólicas ou cabo, eram aquelas antenas antigas.
Já o segundo possou a repercursão foi pequena e a partir do terceiro pouso virou somente noticias em jornais, ficou corriqueiro, um evento, para o grande público, sem maior expressão, dando a impressão de que ir a Lua era um fato normal.
Pelo menos é o que me lembro.
Abraços

JP
JP
14 anos atrás

A Lua serve pra gente dirigir com os faróis apagados em noites de Luz Cheia…

Uma pergunta:
Por que as missões posteriores são tão pouco comentadas? Eu achava que só existiu uma única viagem à Lua.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Ontem eu li uma reportagem sobre os benefícios que esta viagem trouxe para o mundo científico. Fiquei sabendo que os astronautas trouxeram mais de 300 kilos de pedras lunares. E que elas foram distribuídas em várias universidades pelo mundo.

Dizem que até hoje elas são estudadas. Um prato cheio para os geólogos, que dizem tiveram que mudar os seus conceitos sobre diversas teorias da área.

Também comentaram que tais estudos criaram novos paradigmas para as teorias da formação da terra. etc… No fim, um professor concluiu que a viagem foi de cunho totalmente político e que eles (os estudiosos) tiveram muita sorte, pois eles foram os maiores beneficiados desta história toda.

Em fim, acho que li isto no site da folha, bem interessante a reportagem.

fredy
fredy
14 anos atrás

Flávio, sou fã dos seus comentários sobre automobilismo, mas seus conhecimentos de astrofísica deixam muito a desejar. Como assim a lua não serve para nada? A lua exerce influência na OVULAÇÃO DAS FEMEAS, NA PROTEÇÃO DA TERRA CONTRA A COLISÃO DE ASTEROIDES, EQUILIBRA A GRAVIDADE DA TERRA E OS SEUS MOVIMENTOS IMPEDINDO QUE A INCLINAÇÃO ATRAPALHE O PLANETA NA SUA ORBITA, INFLUENCIA AS MARÉS ETC. De fato, não é exageiro dizer que sem a lua a vida na terra não seria possível. Por sua vez, a conquista da lua pelo homem trouxe grandes benefícios para a humanidada. Pode não parecer, mas a tecnologia desenvolvida para se chegar até lá nos permite atualmente fazer previsões meteorológicas imprescindíveis para a agricultura, desenvolveu a tecnologia de comunicação via satélite, internet, além dos mais improváveis aparelhos domésticos como computadores, forno de microondas etc. Mas para mim, independentemente do avanço tecnológico, o mais importante é o fator histórico da questão. Esta viagem representou o primeiro degrau para o infinito, pois foi a partir daí que se abriu a porta de saída de nosso planeta. Abraço.

Bento
Bento
14 anos atrás

Existem provas muito consistentes que o homem realmente pisou na Lua. Assim como muitas evidências de que tudo foi uma fraude muito bem realizada por essa grande nação pela qual tantos babam os ovos.

O placar por enquanto é um empate. Só acho estranho que ambas as facções, a dos que acreditam que o homem esteve na Lua e a dos que não crêem nisso, só sabem chamar uns aos outros de estúpidos, ignorantes ou idiotas, como se essa briguinha fosse levar a algo concreto.

Eu particularmente nunca parei para analisar essa papagaiada toda, infelizmente sempre estive ocupado com meus problemas pessoais, familiares e de trabalho, e não sobrou tempo para analisar esse problema tão grave que aflige a humanidade a décadas. Se tivéssemos pelo menos acabado com a fome e a miséria no mundo acho que poderíamos realmente ter algo a comemorar. Se o homem conseguiu pousar na Lua com uma tecnologia daquelas acho que tornar o planeta Terra um lugar um pouco melhor também seria possível não é???

No final das contas TODOS NÓS não passamos de um bando de marionetes, que habilmente manipuladas, realizam esse teatrinho todo que se chama humanidade…

LBM
LBM
14 anos atrás

Eu vi vivo e foi algo realmente marcante.
Aos incrédulos, é só lembrar que o “outro lado interessado” , os kamarradas, não deram um pio sobre o assunto falsidade, simplesmente “mucharam as orelhas” e foram para o canto…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
14 anos atrás

Como eu nasci em 1982, só pesquisei o assunto muito depois de quando aconteceu. Mas sou um fanático por astronáutica. Me entristece saber que tanta gente dá valor à essas lendas sem cabimento afirmando que aquilo nunca aconteceu. Não entendem nem um poquinho de astronáutica. O pouso de Neil é o resultado de 10 anos de pesquisas espaciais. E não foi o único. Mais cinco Apollos pousaram em solo lunar entre 1969 e 1972.

Mas perguntei para minha mãe como tinha sido aquela noite. Ela contou que meu irmão estava com uma gripe das brabas, e o médico da família foi até nossa casa (no tempo em que os médicos visitavam as famílias…). Enfim, quando a situação com o meu brother se estabilizou, o médico foi assistir TV na sala com minha mãe e pai as imagens “Live from Moon”.

Queria voltar no tempo. Não só para ver esse momento histórico, como para ver a reação de meus jovens pais.

Filipe W
Filipe W
14 anos atrás

José brabham,

Só uma coisa a dizer. Perfeito !

Samuel
Samuel
14 anos atrás

O Buzz Aldrin tem uma boa explicação para estas teorias de conspiração…

Ele diz que as pessoas querem se sentir importantes por saberem algo que ninguem sabe, daí encontram argumentos para comprovar o que dizem… Estes argumentos são todos facilmente derrubados… No Mithbusters, da discovery channel, eles testaram varias dessas teorias e derrubaram todas.

Quanto a utilidade da Lua, é claro que ela é importante pra Terra…

O que o FG quis dizer é que a expedição a Lua não trouxe nada de muito relevante em termos cientificos, tanto que as missões foram canceladas. Pudemos conhecer melhor este satelite da Terra e só.

Agora o próximo desafio é Marte!!!

Vamos torcer pro Obama liberar o dindin pra isto acontecer (covenhamos, é bem mais legal do que torrar trilhoes de dólares no Afeganistão e Iraque)

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Eu acreditava 100%, mas nos ultimos anos vi e li muita coisa que bota agua no chopp da Nasa. Hoje, tenho dúvidas do aconteceu exatamente. Se foi, se não foi, se pousaram, se não pousaram, um dia talvez, a verdade categórica se revele…

Um site interessante: http://www.afraudedoseculo.com.br

Mas, na internet tem vários. Vejam e reflitam…

Hoje, 21, é aniversário do meu Fluminense. Dizem que o atual elenco é um time de futebol. Pessoalmente botava o presidente, a diretoria e metade do time num Saturno V e mandava pra Lua. Azar da Lua. E mandava um Lada no lugar do rover da Nasa. Bom, lá pelo menos ele não vai enferrujar… Azar dos selenitas.

Mesmo assim, parabens Fluzão! Saudações tricolores.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

O próximo a ir é o Burrinho.
Vai fazer o moonwalk lá.
Imaginem só o Blá-blá-blá quando voltar…

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Foi simplesmente a maior aventura da humanidade. Um triunfo tecnológico de coragem e perseverança. E tenho certeza que, no fundo, até Gagarin, Leonov e outros cosmonautas soviéticos comemoraram.

Sinto muito pelos que não acreditam.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
14 anos atrás

Quando o homem chegou à lua, meu pai, que era um homem sintonizado com os fatos históricos, acordou todos os 4 filhos para presenciar o acontecimento. Dizia que era algo importante demais para que ficássemos dormindo. Eu tinha 6 anos.
Lembro que a partir dali foguetes viraram algo fascinante para as crianças da época. Tudo lembrava a missão Apolo. Eu mesmo tinha um brinquedo que era um foguete de plástico (igual ao Apolo 11), que a gente enchia de água, e depois com uma bomba pressurizava para ele subir alguns metros. Era simples e muito bacana. Até apontador escolar imitava o módulo lunar.
Foi uma verdadeira febre que, de repente, acabou como se nada mais houvesse para ser feito. Ficou uma marra de trabalho incompleto, até porque os filmes de ficção científica projetavam feitos ainda mais grandiosos.
Importante lembrar que seriados de ficção científica muito populares, como “Jornada nas Estrelas” e Perdidos no Espaço” surgiram na esteira da corrida espacial e até no Brasil o Oscarito estrelou o filme “O homem do Sputnik”.
Em suma, eu cresci lendo, vendo e ouvindo sobre foguetes, o que convenhamos, foi bastante interessante.

AlexandreX
AlexandreX
14 anos atrás

“com os mergulhadores auxiliares que chamavam de ‘homens-rã’ (essa foi demais).”

Ué, pra mim mergulhador sempre foi chamado de homem-rã! A expressão caiu em desuso?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Camarada Gomes, com relação a sua menção a Lua, vou acreditar que é mera figura de linguagem, você é inteligente o suficiente para saber que ela serve para um monte de coisas, o efeito que ela gera no comportamento do nosso planeta, e conseqüentemente na possibilidade de vida é bastante relevante.
Com relação aqueles que duvidam da possibilidade do feito, porque será que inimigos ferrenhos do imperialismo americano (os sérios, lógico, os que fazem ou deviam fazer tratamento psicológico/psiquiátrico não contam ) nunca contestaram?
Mas como tem gente que acha bonitinho ser do contra…

Zeuxis
Zeuxis
14 anos atrás

O homem foi várias vezes a lua, o homem na lua não serve para nada, mas a lua serve e de muito a nossas vidas aqui, nasci 10 anos depois, infelizmente perdi o espetáculo, quem sabe eu possa ver o homem em marte, quem será que fez a inseminação artificial na santa virgim, pq esta de deus não cola mais.

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

Acompanhei pelo site desde o lançamento, foi bem interssante, principalmente o áudio em tempo real, as animações foram bem realistas, tipo, parecia que estava acontecendo de novo.
Mas se pensarmos bem, algumas coisas não se ajustam, tudo bem que eles tiveram como isolar a cápsula para que os astronautas conseguissem ficar vivos lá dentro, mas olhando em detalhes, cada foto da operação fica difícil acreditar em fraude.
Pra mim houve um pouco de tudo, eles tinham até o anúncio da morte preparado em caso de algum problema, então porque não fazerem um filme antes de eles irem em caso de problemas? Mesmo que não tivessem ido, hoje já é possível ver os sinais de que realmente o homem esteve lá, pelo visto teremos que esperara até 2020 quando está prevista uma nova viagem ao satelite, aí teremos todas as respostas, ou uma nova mentira.

Rodrigo Santos
Rodrigo Santos
14 anos atrás

É sempre interessante quando tem algum post de blog sobre o assunto, ou reportagem, ou post de fórum. Serve pra gente sacar quem são os burros ignorantes da parada. Sim, aqueles com os mesmos papinhos mansos de “pq não voltaram”, ou “não tinha tecnologia”, ou blá blá blá. A estupidez humana não conhece limites.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Pilots love to go fast!

Zé Clemente
Zé Clemente
14 anos atrás

Imagino sim o feito. Apenas imagino porque sómente esses malucos que estavam na nave é que podem de fato dizer o que foi.
Eu tinha 14 anos nesse dia. Foi a coisa mais chocante que eu assisti na vida. Digo que foi chocante porque o significado, a grandiosidade do feito era clara para qualquer um, inclusive um adolescente como eu que tinha apenas uma simples ideia da imensa distancia que havia entre nós e o nosso satelite natural. Mas entre outras coisas me lembro que assistindo a transmissão pela tv ao lado do meu finado pai, fiquei impressionado mesmo com o fato de que a imagem poderia vir de tão longe até as nossas casas. Isso sim foi uma coisa que me chamou a atenção.
Estava hoje à tarde indo a uma reunião com um amigo e comentávamos as mudanças que nós (mesma faixa etária) vimos durante as nossas vidas. Não sei se há alguma geração que viu o mundo mudar como nós vimos.

Um ponto que é marcante nessa viagem é o desenvolvimento da eletronica na época. Estamos falando de 1969 e não de foguetes a plasma. Estamos falando de uma época em que computadores pessoais eram inviáveis (não havia razão para tal) e os computadores de bordo precisavam ser operacionais, suficientes para a tarefa e com uma capacidade total muito menor do que este que uso aqui nesse momento mas com um compromisso muito maior que o meu. Eles foram muito profissionais e muito, mas muito arrojados mesmo.

Outro ponto marcante da viagem foi a chegada. Foram e transmitiram de lá as imagens, o que já tem um significado impressionate. E voltaram vivos. Para quem acha que é muito dificil ir, voltar no alvo é outra façanha imensa mesmo que tenha sido já realizada anteriormente.
De todas as coisas que vi na vida nenhuma me impressionou mais que aquelas imagens naquela noite em que lembro bem que o meu pai estava comigo no sofá ao meu lado esquerdo enquanto a minha mãe dormia porque isso não interessava a ela.

A quem duvida que de fato foram até lá, pergunto porque alguem construiria um monstro que era capaz de alcançar 7 vezes a velocidade do som ainda no ambiente da nossa atmosfera, e faria com isso 10 lançamentos ( a Apollo 1 não levantou )? Quem faria uma coisa dessa natureza para nada? Por acaso os onibus espaciais que são desenvolvimento subsequente do programa Apollo também nunca voaram? As imagens de Marte que temos hoje são apenas arte computacional no PhotoShop? Nada disso. Foram sim e voltaram. E eu acho inesquecivel.

Mesmo assim a Lua é mesmo inóspita. Não há nada lá. Mas não esqueço até hoje a espectativa que eu sentia no dia em que assisti a alunissagem da Apollo 11. Lá não há nada além do que deixaram nessas viagens. Apenas para lembrar, a telemetria de hoje da F1 é uma brincadeira de moleques desocupados comparando-se ao que eles tiveram que realizar na época nesse campo. É de fato tão incrível que isso por si só explica o fato de que muita gente até hoje não acredite, embora ninguem consiga provar que foi mesmo uma farsa.

Ao José Brabham
A 18 estava a caminho também. Mas o congresso cortou.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
14 anos atrás

Rodolfo Machado escreveu: “Tem gente que não acredita que o homem foi a Lua, mas acredita que uma mulher virgem deu a luz. Fazer o que!”
Não precisa haver penetração para uma mulher ficar grávida, basta o esperma escorrer pela vagina. Portanto, não uma, mas MILHARES de mulheres virgens já deram à luz.
Há muita suspeita sim, sobre a ida do homem à lua. Pela tecnologia da época, a dúvida é real. Eu tinha uns 7 anos e assisti na tv preto e branco o vôo da Apolo 11. Como filmaram? Hoje a gente vê o lançamento, mas NÃO ACOMPANHA O VÔO.

MarcioVS
MarcioVS
14 anos atrás

ô Flávio, gostei do seu papo ontemm, pela Eldorado, sobre a lua, astronautas, cosmonautas e a razão do Yuri.
É isso aí, parabéns!

Decio
Decio
14 anos atrás

A lua é aqui, ou melhor lá, no estudio !!!

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

Lembro muito bem.
Fiquei alucinado com aquilo.
Um feito incrível com a tecnologia da época.
Os Klebers da vida, geralmente acreditam que viemos de Adão e Eva.
Ok, no problem; cada um crê no que quizer.
Quando vi a primeira antena da Embratel lá no estado do Rio, quase chorei de emoção.
Que imagem futuristica, inédita era aquela.
A tecnologia desenvolvida com o impulso espacial não tem como aqulatar de tão gigantesca que foi nesses últimos 50 anos.
Basta comparar o Eniac com qualquer celular, mesmo o mais vagabundo deles.

Dizer que a Lua só serve para deixar a noite bonita é muito pouco meu amigo Kamarada.

E o Neil, conseguiu se superar até nisso, se recolhendo quase que ao anonimato.

Dá pra imaginar o que deve passar pela cabeça dele, sabedor que o seu nome ficará para a eternidade enquanto houver humanidade?

O peso emocional que representa ter sido o primeiro a dar “um pequeno passo”, mesmo que ele afirme preferir voar?