MENU

terça-feira, 14 de julho de 2009 - 12:24F-1

SOBRE NELSINHO

SÃO PAULO (é lindo o sol no inverno) – No exato instante em que escrevo, Nelsinho Piquet ainda não foi oficialmente demitido pela Renault. Pode ser que nem seja, ou pode até já ter sido, mas nenhum anúncio oficial foi divulgado. Os indícios são fortes, porém, de que é só uma questão de tempo. O maior deles vem, curiosamente, da página do piloto no Twitter, que tem sido sua grande ferramenta de comunicação. Ele retirou a expressão “Renault driver” de sua biografia. E ficou quase dois dias sem “twittar”, o que indicaria que alguma coisa estava acontecendo. Voltou agora há pouco, dando indiretas sobre a quantidade de testes que fez na pré-temporada.

Fonte muito próxima ao piloto contou ao Victor Martins que a briga tem sido dura entre Nelson-pai e Flavio Briatore por causa da tal cláusula de performance. Argumento do pai: se os dois pilotos não têm equipamento igual, algo admitido pelo time em algumas corridas (na Alemanha foi assim), como é que se pode cobrar performance? A falta de equipamentos iguais anularia a tal cláusula.

Briatore e Piquet-pai se conhecem faz muito tempo. As discussões entre os dois são muito duras, de acordo com os relatos que temos. E o clima na Renault, pesadíssimo. Piquet-pimpolho, claro, não quer perder o emprego. Sabe que vai ser difícil arrumar outro na F-1. Mas, na prática, ficaria aliviado se deixasse o time francês. Onde não encontrou ambiente nem de longe parecido com o que sempre teve na carreira, nas equipes que o pai montou para ele.

Do ponto de vista técnico, Nelsinho, de fato, não vem fazendo nada que justifique sua permanência na F-1. No ano passado, teve um único momento de brilho, o segundo lugar na Alemanha. Mas foi muito circunstancial, graças a um safety-car etc. No mais, só decepções. Muitos erros, rodadas, batidas, classificações ruins. Na Alemanha, pela primeira vez conseguiu largar na frente de Alonso. Precisou de 27 GPs para isso. É muita coisa, mesmo sabendo-se que Alonso é um piloto muito melhor. Foram muitas degolas no Q1, raríssimas presenças no Q3.

O fato de ter equipamento pior em algumas corridas e de ter feito menos testes na pré-temporada que Fernando atenua, mas não justifica o mau desempenho em geral de Piquet-pimpolho. Em quase todos os times é assim, um testa mais, outro testa menos, um tem tratamento melhor, outro pior. Ainda mais agora que os testes são proibidos e que os times mexem nos carros a cada corrida, experimentando coisas novas para ver se elas funcionam. Até a McLaren fez isso em Nürburgring. O carro de Hamilton era completamente diferente do de Kovalainen.

Apesar das dificuldades, comuns a todos os estreantes, esperava-se mais de Piquet-filho. Não só pelo sobrenome, mas também pelo que fez nas categorias menores. É verdade que sempre teve equipamento bom e um time montado à sua volta, mas mesmo assim é preciso saber guiar para conseguir resultados. E ele teve bons resultados nas divisões de base do automobilismo.

Só que, na F-1, tem sido fraco demais. Neste ano, é um dos quatro pilotos que ainda não pontuaram, ao lado da dupla da Force India e de Kazuki Nakajima — uma versão nipônica de Nelsinho, por assim dizer. Uma dispensa no meio do ano, portanto, não representa injustiça alguma — insisto, do ponto de vista técnico. Não terá sido a primeira. Entre brasileiros, há o exemplo recente de Antonio Pizzonia, que também era o bicho nas categorias menores e, na F-1, foi um desastre.

O futuro de Nelsinho na profissão se complica com a demissão iminente. A imagem que deixou é péssima e duvido que alguma equipe queira contratá-lo para 2010. Mesmo com vagas sendo abertas no ano que vem em novos times, eu diria que a fila de candidatos tem gente com atrativos maiores do que alguém que, por enquanto, só possui um sobrenome famoso. O trabalho de Nelsão será árduo para recolocá-lo. E, se conseguir, Nelsinho terá de mudar radicalmente sua maneira de encarar a F-1. Será preciso, antes de mais nada, entender que os tempos em que era levado no colo do papai até o cockpit já terminaram.

81 comentários

  1. Eduardo Melo disse:

    a verdade é que na F1 (e na maioria das categorias) o carro vale muito. Exemplos: Damon Hill foi campeão mundial (poooode?), Hamilton só faz besteira este ano (com o carrinho da mclaren), o graande Alonso já procura outro brinquedinho… meu Deus, Damon Hill foi campeão mundial…

  2. Leandro disse:

    O Nelsinho está “twitando a F1″, batendo fotos de eventos, etc… ta tirando onda…enquanto que o “espanhol avaçalador” ta lutando para a Renault melhorar.

    Não interessa se é o carro, equipe, companheiro, teste, etc…. Ele teve tempo de sobra para acreditar que a F1 não é brinquedo.

    Não o fez, então pé na bunda….

  3. Rodrigo Brayner disse:

    Olha, eu sempre percebi que você n]ão é muito fã do Nelsinho e provavelmente do nelsão, mas rapaz, te digo, o cara é bom mesmo, e o carro que ele tem é muito, mas muito ruim, tanto que volta e meia o alonso reclama e tals… acredito eu que é mais sábio nesse momento deixá-lo ali ganhando a experiência pois uma hora ele pode acertar a mão e deixar todos boquiabertos, ele é fantástico como piloto (é bem diferente do Pai) mas ainda não deu sorte, esse carro( se é que podemos dizer que isso é carro) é uma lástima e ai não dá, vamos torcer por ele e não vamos abafá-lo para colocar outro no lugar.

  4. Thiago disse:

    Sempre fui fã do piquet pai, vendo o filho na f1, fico contente, pena que como disseram e tambem concordo, entrou em uma equipe que no começo achei que seria legal pra ele pelo carro, mas depois vi que o carro é ruim, e pior que o do alonso… acredito que pouquissimas vezes deram o mesmo carro aos dois, mesmo assim o pimpolho andou muitas vezes proximo ao bi-campeão, isso quando a equipe deixa, pq adora encher o tanque dele e mandar pra pista… po, ele consegue ir pro q3 e sai com o carro pesadissimo? fora que conseguiu ir depois de discutir com o engenheiro por conta dos “pineus”, se escutasse o cara nem tinha pssado…

    como disseram, acredito que o briatore só tenha olhos pro alonso, e carro tbm…

    é uma pena, pq o menino é bom, na gp2, pegou um carro meia boca e brigou com o dito “fantastico” hamilton até o fim… sabendo todos que o carro do inglês era a ferrari da gp2, ou melhor a braw, ops agora seria a red bull kkk

    força pimpolho… assiste umas corridas do nelsão, e se precisar enfia o capacete na cabeça do italiano…

  5. José Manuel disse:

    Piquet Pai, queimou a língua. Piquet pai, viveu as turras com pilotos do quilate de Prost, Mansell, Senna, Barrichello.
    O Piquet-pimpolho é muito fraquinho para a F1 e outras categorias Top do automobilismo.
    Prá que palavras, as atitudes do pai e o desempenho pífio do filho, falam por si só.
    Que venha B.Senna e L. Di Grassi

  6. FUTURO disse:

    CÁ PRA NÓS SE NÃO FOSSE O NELSON PAI, ESSE NELSINHO JÁ TINHA IDO PRO “SACO” FAZ TEMPO OU NEM TINHA SAIDO DE “LÁ”!!

  7. Marcos Duarte disse:

    É incrível ver tanta asneira e opnioes, de pessoas mal educadas
    e, que tudo indica: donos da verdade? sera que no seu cockpit ,
    voces são os melhores? ou serao tão mediocre quanto suas pa-
    lavras. para se dar opnião é preciso ser bem informado, Galvão
    parece que era,mas errou.Pense bem antes de falar mal de al-
    quém,

  8. Parabens pela postagem, Flavio. Também acho que o Nelsinho se juntou aos que tiveram a chance na F-1 e não aproveitaram, junto com tantos outros (onde incluo também o Ralf Schumacher e o Montoya).

    Em tempo: como vc tem paciencia para responder tanta mensagem babaca de gente que só quer aporrinhar a paciencia?

  9. AndersonTS disse:

    “14/07/2009 – 12:50
    Enviado por: fe

    hum…. Eu que não queria estar na pele do Nelsinho. Imagina ter o Nelsão como pai? Eu, heim! Imagina as broncas! Imagina o cara nervoso! Imagina a expectativa que o cara põe no filho! E ser funcionário do Briatore, que já deu provas de ser genioso? O moço tá espremido!”

    Pior do que ter Nelsão como pai (tricampeão na categoria que você corre e com um temperamento ímpar), e ser funcionário do genioso Flávio Briatore só mesmo ter como engenheiro de pista, conselheiro, ou algo que o valha, alguém como o ex-técnico da seleção russa feminina de vôlei, o “simpático” Sr. Nikolay Karpol (que trinca!).

  10. AndersonTS disse:

    Flávio, acho que a resposta para a continuação do Nelsinho, pelo menos até a Hungria e imagino até o final do ano, seja o que você escreveu no post seguinte a este, O FUTURO DA RENAULT. Com Alonso (possivelmente) saindo da equipe em 2010 e possibilidade da própria equipe deixar a categoria (especulações, claro), fazem com que tudo fique como está. Afinal, pra que mexer se ano que vem podem não continuar? Não vale a pena.

  11. James Kirk disse:

    Todo este alvoroço em torno de um piloto mediocre que corre apenas com o nome do pai tri campeão. Falar de Nelsinho e Barrichello é perder tempo. Como estou fazendo aqui. Não há num futuro próximo nenhum piloto que nos encante e nos faça acordar aos domingos as 8:00hs

  12. Neto disse:

    Gomes, do ponto de vista técnico, eu acho seus comentários fraco. É apenas uma opinião. Entendeu?

    RESPOSTA DO FG:

    Não.

  13. Franco disse:

    Noticia dada por Galvão Bueno não tem crédito, se fosse o Reginaldo eu até arriscaria dizer q é verdade.
    Qnto ao Nelsinho, na Formula 1 sem carro vc não faz nada se a Renault só ta de olho no Alonso e nem aí para o Nelsinho ja ta na hora do Nelsão botar em prática o plano B, acho q até ja ta em curso tal plano, pois o Nico ta de saída da Williams e isso pode abrir uma janela para o Nelsinho.

  14. mauro disse:

    É duro ver a hipocrisia e inveja de alguns.
    Falar que tem certeza que o Nelson Angelo (não sou intimo dele por isto não falo Nelsinho) é um garoto mimado, prepotente, arrogante, etc…
    O cara é filho de um dos maiores pilotos de todos os tempos. É uma pérsonalidade do mundo esportivo (senão não estaríamos aqui comentando da sua situação) e se dá ao trabalho de twitar com seus fãns.
    Quem falou isto deve ser grande conhecedor da intimidade da família Piquet.

    Flávio,
    Entendo bem o que você quer dizer sobre a Globo. Ayrton Senna era o DEUS para a emissora, ao contrario do Piquet Pai. Por isto é até hoje aclamado e adorado por 99% da população. Piquesão não compactuava com os ideais globais, e era chamado de antipático,etc, o que se tornou “verdade” para o povo brasileiro.
    Ganhou o trofeu limão, assim como vários outros ( se não me engano até por Senna, fato que não foi noticiado).
    Me lembro que no ano da primeira vitória de Senna em Interlagos, após a corrida eu e algus amigos(após passar a noite na fila pra pegar bons lugares) pulamos a cerca da G, e fomos caminhando até os boxes atrás de alguns trofeus ( conseguimos vários pedaços de borracha, alguns pedaços de carenagens e o maior de todos uma chave de fenda da ferrari que algum mecânico esqueceu jogada fora da garagem no Pit Line). Conversamos com um segurança pra conseguirmos ficar mais tempo por lá e uma das perguntas pro cara. Quem é o mais legal e o mais chato dos pilotos? Legal “Era um loirinho que falava estranho (deduzimos ser Mika Hakkinen que estava estreando naquele ano) e o mais chato Senna. Como ser gente boa com dezenas de pessoas a todo momento “atrapalhando seu trabalho”.
    Discordo de você apenas quanto à performace do Nelson Angelo, mas opinião é opinião. Ele fez sim boas corridas além do GP Alemão, quado andou no ritmo de Lewis mesmo sendo ultrapassado e do Massa, que se tivesse chagada à sua frente seria campeão. Tem problemas sim, mas qual piloto não os teve? Vários que hoje aí estão ganhando corridas foram demitidos (Massa, Buton). Weber era Leão de Treino e hoje está sendo comparado( “era bem menos”) a Vetel a maior revelação da F1 nos utimos tempos junto com Lewis. Buton esteva acabado, foi o virtual campeão e hoje está vivendo um “inforno astral”. Vamos dar tempo pro garoto que se não fosse bom não estaria por lá.

  15. Anselmo Coyote disse:

    FG,

    A maioria dos comentários acima, sem ufanismo, são contra o que vc escreveu. São comentários de quem vê a F1 com os próprios olhos e não com os seus, os do Galvão ou de qualquer outro.

    1. Sua comparação de talento de pai com talento de filho é uma bobagem. Muitos filhos de pais talentosos não tem talento. Outros repetem o talento do pai ou são até melhores que estes. Ex. Ademir da Guia, filho de Domingos da Guia. Michael Douglas, filho de Kirk Douglas, Angelina Jolie, filha de John Voigt e por aí vai.

    2. Nem com carros absolutamente iguais a Renault poderia exigir do Nelsinho ficar à frente do Alonso, mesmo que eventualmente. Os motivos são óbvios. O Alonso tem 10 anos de F1 e é bi-campeão. Vc diz que é piloto. Pois bem, então vc sabe que sua obrigação é tirar o máximo do carro. O resultado será proporcional ao que pode o seu carro e a Renault do Nelsinho nada pode, todos sabemos. Com o meianov , em igualdade de condições e sem imprevistos, vc NUNCA vai bater um piloto melhor que vc em outro meianov e vc sabe disso, mesmo que vc tire tudo do carro. Mas vc terá orgulho em dizer que fez o que pôde, que pôs a sua alma no que fez. Se alguém não gostar do resultado, faça como vc fez, ou seja, faça o que tem que fazer.

    3. “faça o que tem que fazer “.
    Preste atenção nesta frase. Só os justos, limpos e corretos “fazem o que tem que fazer”. O Briatore prometeu ao Nelsinho condições absolutamente iguais às do Alonso e não cumpriu, entendeu? Não cumpriu. Por isso não tem moral para dar um pé na bunda do garoto. Se o fizer será não será com justiça, mas com toda a truculência que a “força” e o “poder” lhe confere.

    4. Vc não está no carro nem na equipe, não vê (ou não quer ver) as condições em que o garoto corre e sequer sabe o que é pilotar um F1. Pode até saber uma ou outra coisa de bastidor melhor que nós outros. No mais, é um mero espectador, como todos nós.

    5. O mundo não vai acabar porque o Nelsinho ou outro piloto qualquer foi ou deixou de ser demitido, foi bem ou foi mal na F1.

    Abs.

  16. josé luiz lapa disse:

    como disse o Flávio:é muito estranho ele ter bons resultados nas categorias por onde passou e não guiar nada na F1. Vi grandes corridas dele na F3 sulamericana quando as provas eram transmitidas pela TV. Fora isso, por mais que ele não tenha um talento nato como o pai, Senna, Alonso etc, ele guia desde criança e não é possível que ele não tenha acumulado prática e experiência ao longo dos anos, cometendo erros grosseiros nessa passagem pela F1.

  17. Rafael Vieira disse:

    Olha, situação do Piquet é complicada. Talves seu erro foi querer correr em uma equipe grande logo de início, sem um preparo, sem um estágio em outras equipes menores. Ele arriscou. Poderia dar certo, conforme poderia da errado. Deus errado. É a vida.
    Acho que Briattore desejava ver resultados melhores, ainda que inferiores aos de Alonso. Resultados pífios em uma equipe grande são inceitáveis. Pode ser que haja uma última chance na Hungria, porém tudo indica que a despedida de Piquet será da pior forma.

  18. Antonio Marcos- Cristais-MG disse:

    Essas são horas em o Piquetzin chora e o papai não escuta… Isso que dá, dar tudo pro fiote, sem mostrar como se descasca uma banana…
    Abração FG

  19. Gusta disse:

    Na F1 são poucas vagas e para – em tese – os melhores do mundo que possam dirigir um monoposto tão complexo e brutal. Tudo é relativo, ele ficando a meio segundo de um Alonso em 5.000m de pista é o fracasso na f1 e a glória imortal para 99,99% dos pilotos profissionais do planeta. Ele talvez não tenha o nível sobre humando que a f1 atual exiga, apenas isso….

  20. Não concordo com tudo que vem sendo dito sobre Nelsinho Piquet. É bom lembrar realmente que ele ganhou TUDO NAS CATEGORIAS DE BASE, KART, F3 SUL-AMERICANA E INGLESA, E FOI VICE NA GP2, atrás do Lewis Hamilton.

    Alias quando não tem carro não anda não adianta…este ano o Campeão de 2008 tem só 9 pontous, o Bi-Campeão Alonso tem só 13 pontos…os dois pilotos contando com todo o apoio das Equipes. o que o Nelsinho Piquet precisa e de carro competitivo e de uma equipe que olhe por ele, como a Wiliams faz com Nico Rosberg .

    Outro exemplo…Rubinho…não ganhou NADA este ano, e seu companheiro ganhou 6 corridas…esse sim já deveria ter aposentado e ter deixado o Bruno Senna ter estreado na F1.

    É fácil falar do Nelsinho….a Renault só olha pro Alonso….

    Força Nelsinho Piquet…

  21. Francisco Camargo disse:

    Nelsinho Piquet a Stock Car te espera!!! Isso se papai Nelsão bancar a Piquet Sport na categoria global.

    Pessoal esse Nelsinho é antipático, arrogante e ruim prá cacete.

    Tenho certeza que um piloto como o Adrian Sutil faria muito mais no lugar dele na Renault mesmo com um carro inferior ao do Alonso.

  22. MARCELO TRAVASSOS disse:

    Esta equipe Ranult, sempre foi uma enganadora na F1, gostam de queimar piloto novo.Este Briote, é outro, italiano mafioso..Esta RENAULT,nunca deu um carro competitivo para o Nelsinho,sempre em primeiro lugar o Alonso,o Briatore trabalhou para isso.Mas o Nelsinho,vai sobreviver,se deus quiser ira para outra equipe.Sempre foi um piloto rapido,a estreia na F1 é sempre complicada.Veja, hoje tem pilotos que andam na F1, até hoje, nunca ganharam nada ,e ainda estão pilto de F1.A imprensa brasileira é maudosa,sinica .Este Galvão Bueno que sempre foi um puxa saco do Senna,que não gostava do Piquet ,fica falando bobagens,querendo prejudicar o piloto brasleiro,em vez de cuidar da carreiar do filho que corre no Brasil, que é um merda ,um metido.Acredito no Nelson,podem aguardar,a imprensa brasieira vai pagar um preço caro por isso,

    Marcelo Travassos

  23. PutsSuk disse:

    Adios! sem saudades, vai pilotar o carro do papi!!!!

  24. Andre disse:

    Deixando a comparação com Alonso de lado vemos infelizmente que os resultados em relação aos demais pilotos do grid foi muito ruim. Neste segundo ano ele esta pessimo, praticamente não foi melhor que ninguem e sequer marcou pontos. Como FG disse esta na companhia de Naka e dos Force India, lamentavel. Esperavamos bastante dele ja que foi um piloto combativo nas categorias de acesso. Sorte.

  25. Roberto A. Silva disse:

    Piquet-Pai tem razão, não se pode cobrar resultados relativos sem igualdade de condições.

    Mas concordo que Piquet-Filho, não disse para que veio. Esperava muito mais dele, mas acho que a Reanault não contribui absolutamente em nada para ele. Acho que o tratamento que ele tem é pior do que o que Alonso obteve na McLaren. E o carro até o momento é um dos piores.

  26. musica sertnaneja disse:

    NELSINHO É O ‘SANDY E JUNIOR’ NA FORMULA UM, ESTA LA PORQUE É FILHO DO EX……..MAS CADE A COMPETENCIA, O BRAÇO, O PÉ DE CHUMBO…MEU..TEM QUE TER PELO MENOS O ESPIRITO DO SENNA, NELSINHO DEVERIA CUIDAR DA SUA VIDA E DEIXAR A F-1 PRA POUCOS.

  27. Flavio disse:

    Se criarmos categorias para as notícias veiculadas nos sites e revistas de automobilismo, veremos que grande parte é de “fofocas”.

    Xará, não me leve a mal, eu adoro o GP e seu blog, mas vocês também tem o costume “jornalístico” de ficar espalhando boato : “…tal site publicou isso…”, “… Galvão falou aquilo…”. Podem falar que são citadas as fontes e tal, mas para mim não passa de fofoca.

    Tenho certeza que um Plano B para o Nelsinho já está pronto faz tempo, o Nelsão não é bobo.

    Se realmente rolar uma demissão, vai ser por vontade do próprio Nelsinho e/ou Nelsão. Não sejam ingênuos, vocês acham que o Piquet pai já não conversou diretamente com o Carlos Goshn ? O Briatore é poderoso mas o Carlos Goshn manda ele ficar quieto rapidinho.

    Se o Nelsinho sair da Renault, eu arrisco dizer que já está nos planos da Renault sair da F1 no ano que vem ! Nelsão já deve estar sabendo isso antes mesmo do Briatore !

  28. Junior disse:

    Ironia do destino. O Nelsinho é o “castigo do destino” de todos os sarros que o Nelsão tirou a vida inteira de tudo e de todos. Quis o destino lhe devolver que sua maior piada fosse exatamente o filho, piloto medíocre. Tá tão calado agora, Nelsão. Fala alguma coisa. O gato comeu a língua? A vida é mesmo engraçada. O Nelsão fez piada de todos a vida inteira, agora que a piada principal é o filho, nossa, como ando sério e calado.

  29. Fabiano disse:

    Piquezinho tem braco e vai dar a volta por cima!

  30. Rodrigo Meira - Niteróí RJ disse:

    NP acabou de Twittar:

    NelsonPiquet_Aí Galvão, vc está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamo torcer para q o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abcs!

  31. Rodrigo Tossato disse:

    Flávio, dê uma olhada no Twitter do Nelsinho, veja o que o rapaz diz:
    Aí Galvão, vc está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamo torcer para q o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abcs!

    http://twitter.com/NelsonPiquet_

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>