SUBINDO NO TELHADO

SÃO PAULO (esperar para ver) – Existe algum sentido em gastar uma fortuna para comprar e praticamente reconstruir um autódromo, levar a F-1 para lá, fazer duas corridas e, de repente, avisar que não quer mais a categoria por lá? É o que fez a Toyota com Fuji. Suzuka, que volta ao calendário neste ano, vai continuar no ano que vem. Não haverá mais revezamento.

Ótimo para Suzuka, melhor ainda para a F-1, já que a pista da Honda é bem melhor.

Mas se alguém enxerga nessa decisão um trailer da saída da Toyota da F-1, pode ser que tenha razão.

Subscribe
Notify of
guest
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Menke
12 anos atrás

Respeitosamente, discordo.

A pista de Suzuka é chata que dói. Prefiro a de Fuji.

MSM
MSM
12 anos atrás

Menos uma pista em autódromo, enquanto isso brotam as pistas de rua. Porque não tiram aquela porcaria de Valência?

MRui
MRui
12 anos atrás

Acho engraçado essas coisas.
Hockenheim gastou centenas de milhões de dólares para destruir seu traçado e agora diz que não tem dinheiro para manter a corrida. Melhor seria se tivesse mantido o traçado e agora pudesse manter a corrida.
O mesmo vale para a Toyota.

Gastam fortunas e depois reclamam de trocados

Eduardo Canalonga
Eduardo Canalonga
12 anos atrás

Bela porcaria!
Aliás, Fuji representa alguma coisa na F1? A Toyota representa alguma coisa na F1?
Eu até que não sou contra que se deixe a F1 na mão de algumas montadoras, mas sou EXTREMAMENTE CONTRA que se deixe a F1 na mão de montadoras japonesas… Pois os Japas (de lá) ao primeiro sinal de perigo abandonam o barco com mulheres e crianças dentro.
Sentia isso na pele durante 12 anos que vivi por lá, caiu o serviço numa semana, na outra pode contar que é RUA… Mais uma semana o serviço voltava, era um desespero para recontratar todo mundo de novo…
Se a Toyota sair da F1 não fará falta, se a Renault sair também não. Mudarão de nome (assim como a Jordan, Jaguar, BAR, Minardi) e a vida continua. A McLaren faz falta pra F1, a Mercedes, a Ferrari, a Williams, Spa, Canadá, Indianápolis, Imola, Suzuka…

Alessandro Alves
Alessandro Alves
12 anos atrás

Discorod de você, FG. A pista de Fuji, na minha modesta opinião é bem mais legal que Suzuka. Vai fazer falta sim. Poderia-se retirar outras pistas horrendas e sem graças, como da Malásia, por exemplo. Mas acho que o ‘Uncle Bernie’ não ($$$) deixa.

Oliveira
Oliveira
12 anos atrás

Concordo que Suzuka é bem melhor, mas ainda sim Fuji é uma ótima pista e que poderia continuar no Calendário da F1

Uma pena, curto muito essa pista.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
12 anos atrás

Flavio,

a sua colocaçao porem é “a posteriori”.
A Toyota comprou o circuito em 2000 e levou alguns anos para recontrui-lo e conseguir entrar no calendario de F1.
A crise ou melhor o desastre economico jà faz parte de uma historia mais recente.

A pergunta “oculta” é sempre a mesma:
as montadoras, e as obvias politicas de marketing delas, devem ou nao fazer parte da F1?
Eu acho que sim sobretudo considerando que talvez é a F1 ( ou melhor o Bernie) que gosta do dinheiro delas.
E mais, sem as montadoras faria parte do “espetaculo” a tecnologia de ponta tipica da F1?

Na minha opiniao um quesito mais intrigante é a tendencia em correr em circuitos tecnicamente quase perfeitos mas sem espectadores, sem corridas a nao ser F1, sem fascinio talvez. Alguns de propriedade do Bernie.
Sem duvida é uma luta pelo poder e pelo dinheiro onde a F1 nao é um fim mas um simples instrumento.
E qual seria a alternativa?
Quem desembolsaria centenas de milhoes em nome do esporte?
Sao conceitos sobre os quais voce falou varias vezes e para os quais talvez nao esista uma resposta certa ou melhor a resposta seja um equilibrio entre as partes a ser conseguido brigando todo dia na esperança de nao houver rupturas traumaticas em nome do ego de uns.

So um desabafo.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
12 anos atrás

Se a Toyota sairá da f-1 deverá ser por causa de seus pilotos que não tem “gabarito” de ser campeão (se bem que atualmente isso não é relevante, tendo um Button como provavel campeão e mesmo Hamilton com tão pouco tempo na f-1). Mas a participação da Toyota na NASCAR está de vento em popa… Flávio ninguem comentou a vitória do Farfus na 2ª prova do WTCC em Porto (100ª corrida da categoria e nem mesmo a vitória do De Ferran em Long Beach pela ALMS, engraçado isso….como somos mal informados não???

jharique
jharique
12 anos atrás

Toyota e Honda deveriam fazer motores e venderem para a F-1. Ganhariam mais dinheiro com isso…

JONAS
JONAS
12 anos atrás

lá vai a Toyota…já vai tarde….uma montadora a menos na F1…pra ver como elas são sérias em seu compromisso com o esporte…

Verde
Verde
12 anos atrás

Fuji era boa até o dia em que um iluminado engenheiro civil da Toyota achou melhor demolir aquele lendário curvão em subida que leva à reta dos boxes e construiu um… um… pastiche de miolo ali no meio.

Em outros tempos, faria falta.
No ano da graça de 2009, vai tarde.

Helio Jardim
Helio Jardim
12 anos atrás

Será que não foi lavagem de grana? Que está estranho, está.

Valdner
Valdner
12 anos atrás

Fuji já foi tarde, aliás, nunca devia ter aparecido. A Toyota deveria ir junto.

Kiri Te Kanawa
Kiri Te Kanawa
12 anos atrás

Toyota who?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Suzuka é bem melhor. Acho a melhor , ao lado de Spa.

Quanto a Toyota, se forem, não farão falta!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
12 anos atrás

Convenhamos, nem Fuji nem a Toyota fazem falta para a F-1…

A equipe, diga-se, sempre foi café-com-leite, como dizem as crianças quando se referem a alguém neutro na brincadeira.

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
12 anos atrás

Fuji já vai tarde, a pista não é ruim mais não tem comparação com Suzuka, que considero junto com Spa, as melhores pistas da F-1.

Rafael Araújo
Rafael Araújo
12 anos atrás

Fuji é legal. Poderiam mante-la no calendário como GP do Pacífico.

Dú
12 anos atrás

24 horas de Suzuka Motos. Bem que o Alex poderia matar a saudade.

Nadson
Nadson
12 anos atrás

A Toyota corre até o fim de 2010.

dcoelho
dcoelho
12 anos atrás

A Toyota é sem graça até nos autódromos…

mateusdf
mateusdf
12 anos atrás

Flavinho, porque não começa uma campanha de todas as outras equipes da Stock pra ajudar a Action Power? Assim como naquela tragédia que ocorreu com o time do Torino que perdeu todos os jogadores num desastre aéreo faltando algumas rodadas pra acabar o campeonato italiano e, de comum acordo, os adversários concordaram com a idéia de mandar a campo suas equipes de juniores para enfrentar os juniores do Torino nos jogos restantes. Sem dúvida, foi um grande exemplo de espírito esportivo (se nao me engano, o Torino até acabou como campeão naquele ano).

As equipes poderiam fazer um movimento de, sei lá, cada uma doando 5% do seu material para a Action Power. Não seria nenhuma catástrofe financeira para as equipes doadoras e, ao mesmo tempo, acredito que seria uma grande ajuda para a AP.

Sinceramente, nem sei se essa é a melhor idéia e nem se ela é possível (não sei se há alguma mínima padronização nas peças e equipamentos da categoria). Mas acredito que a idéia é válida, não? Estou repassando-a a você poque, com certeza, você saberia no mínimo para quem deveria repassá-la ou, quem sabe, animar o pessoal do site a começar uma campanha deste tipo.

Um abraço!
Mateus-DF

Rodrigo Bezerra Meirelles
12 anos atrás

Na boa Gomes, a Toyota não faz falta. Claro que a equipe dos Irmãos Rocha ou a Manor faz menos ainda, mas a Toyota nunca disse a que veio.

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Melhor seria correr em Sugo (pista da Yamaha) pois o traçado é melhor que os dois supracitados.