TEDESCAS (12)

SÃO PAULO (desse jeito…) – Barrichello é especialista em criar clima… Saiu do carro dizendo a um microfone que foi “roubado” e a outro que a Brawn “deu um show de como se perde uma corrida”. No press-release da equipe, baixou o tom. “Foi uma combinação de coisas que agora estão claras para mim depois de conversar com o time”, falou.

Ross Brawn, que não deve ter muito saco para tantas queixas depois de anos trabalhando com ele, rebateu com alguma rispidez. Entre outras coisas, disse que não se vence uma corrida quando na lista das melhores voltas de um GP a sua aparece em 11º. Rubens cravou 1min34s676 em seu giro mais rápido (54) e, de fato, aparece em 11º na lista. Button, com 1min34s252, foi o sexto mais rápido (na 53ª).

Ambos conseguiram suas melhores voltas na parte final da corrida, cada um com um pneu diferente, o que prova que a borracha que foi boa para um não foi necessariamente boa para o outro. Ninguém colocou pneus duros em Barrichello de sacanagem no fim.

Rubens disse que não vai sair da equipe na metade do campeonato. Claro, não faria o menor sentido. Mas sua permanência em 2010 é algo em que não se deve apostar assim, de olhos fechados.

Subscribe
Notify of
guest
222 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Morais
Fabio Morais
12 anos atrás

Um conhecido meu diz, sempre que comenta corridas: “mas o Rubinho é um ótimo acertador de carro, o Schumacher só foi campeão por causa dos acertos do Barrichello”
Taí a solução!
Contratem o Barrichello como mecânico, porque como piloto já deu…

Evilasio
Evilasio
12 anos atrás

Fernandoff, não se esqueça do Eddie Irvine na lista de companheiros de equipe do Rubinho, foi na Jordan. Mas agora fiquei com umas dúvidas: O Irvine andou na frente dele ? Se andou vejamos: de 4 companheiros, 3 andaram na frente e 1 atrás ? É isso ? Ou o motivo disso era que eles seriam mais altos, ajudando na distribuição de peso, como ele mesmo disse ? Se for isso ele está na profissão errada, devia ser jóquei. E de burros !!

Julio Leone
Julio Leone
12 anos atrás

Realmente desta vez me diverti.Peguei o espírito da coisa.Na grande maioria os comentaristas são novos e não conhecem F-1 antes de 94 ou 95 e adoram chover no molhado.Agora divertido mesmo foram as respostas de FG.Pelo humor devia ter acabado de sair debaixo de um de seus Ladas ou “veiculos” do gênero tentando arrumar alguma coisa.

Fernandoff
Fernandoff
12 anos atrás

Sem sentido o comentário do Giovani Ponciano. O Rubinho nunca foi segundo piloto do Johnny Herbert, o Inglês também teve muita sorte na corrida em Nurburgring. Naquele campeonato o Barrichello chegou 6 pontos à frente do Inglês e andou melhor o campeonato inteiro. Barrichello foi superado por Schumacher e está sendo superado por Button, mas dizer que ele foi superado pelo Johnny Herbert é coisa de alguém que não assistiu o campeonato de 1999 de F1. Foi com o desempenho de 99 que Rubinho conseguiu sua vaga na Ferrari. O Rubinho pode falar o que quiser do Brawn e da equipe pq se mandarem ele embora a Brawn perde o campeonato, pois na maioria das corridas o Button usa o acerto do carro do Barrichello, coisa que o Schumacher também já fez, poucas vezes, mas fez.

Alessandro
Alessandro
12 anos atrás

Pessoal, sinceramente não dava para ter alterado a estratégia para 02 paradas. Eu creio que a equipe havia calculado o tempo de perda nos boxes para que Barrichello voltasse à frente de Massa; ocorre que com o erro da mangueira seria difícil recalcular no exato momento, pois tratava-se de um imprevisto. Veja bem que 06 segundos de reabastecimento já é um tempo muito curto. Os outros 05 segundos deveu-se à perda de tempo com a mangueira. Eles demoraram um pouco esperando a reação da mangueira titular, além da latência natural da troca pela reserva. Se ele fosse para 02 paradas, ao invés de 11s nos boxes, Barrichello ficaria parado por mais uns 04-05 segundos e aí que era certo que ele iria mesmo voltar atrás de Massa, independente de a mangueira titular ter funcionado ou não. Com a perda de tempo da mangueira + combustível adicional para 02 paradas, Barrichello não ficaria preso atrás de Massa, mas ficaria preso atrás de Heidfield, Button ou até outro piloto mais atrás.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Barrichello não é mau piloto e sua longevidade na categoria o credencia como ótimo acertador. Prova disso, é a solicitação do Button ao seu engenheiro, para aguardar a visão do Rubens sobre pneus e acerto. Idem quando feito por Schumacher na Ferrari.
Notória sua antipatia pelo Rubens. Acredito que a sua opinião e a de muitos jornalistas acabam por influenciar quem gosta de F1.

Giovani Ponciano
Giovani Ponciano
12 anos atrás

1a vitória da Stewart – Herbert – 2o piloto: Barrichello
1a vitória da Honda – Button – 2o piloto: Barrichello
1a vitória da Brawn – Button – 2o piloto: Barrichello

Quanta coincidência… vcs ainda acham que isso é de hoje?

Ele é um piloto limitado… não chega a ser péssimo, mas falta muito ainda pra almejar uma disputa de campeonato…

E dizem que ele acertava os carros pro Schumacher HAHAHA

Tom Ferreira - comentario com erros corrigidos
Tom Ferreira - comentario com erros corrigidos
12 anos atrás

Ninguem se lembrou (eh so ler a entrevista coletiva em ingles na pagina oficial da formula 1) que o proprio Vettel com uma Red Bull tambem nao conseguiu passar o Massa na pista. O Massa alem de bom piloto tem o KERS e o Vettel falou “ele usa o botaozinho magico” e nao tem como passar. Flavio voce poderia ate ficar rico por processar cada pessoa que te ofendesse, mas nao te importa o motivo pelos quais te ofendem? Com certeza voce deu razao a outras pessoas depois de chamar um leitor de retardado ao inves de agradecer por ler seu blog. O fato de voce chamar um cara de retardado depois de falar que o Barrichello eh otimo em criar clima eh exatamente agir como o Barrichello. Se fosse voce na Brawn contrariado com os erros que so acontecem com voce e nao com o button, voce chamaria o Ross Brawn de retardado tambem?
Voces jornalistas brigam por liberdade de imprensa, que e uma liberdade de expressao, entao deveriam respeitar a liberdade de expressao dos leitores tambem. Se voce acha que o leitor entendeu errado nao e motivo nenhum para desrespeito.
(meu teclado nao tem acentos por isso nao os coloque

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Concordo com vc Beto.

Rubens foi mal ao não passar o Massa e só teve que entregar a posição pro Button nos boxes devido ao seu péssimo ritmo de corrida. Deu escolha à equipe. Óbvio que farão o mais sensato, num campeonato onde a Reb Bull já é uma ameaça. isto é fato.

Agora, que foi uma “pisada no tomate” devolver o Rubens atrás do Massa, isso foi. Se o mega computador sabe dizer quem vai ganhar a corrida ao final, por certo que sabe dizer o que deve ser feito para que o piloto volte a frente, ainda mais numa estratégia “flexível” de três paradas.

Tal erro da equipe, somada à falta de pro-atividade do Barrica, acabou por acabar com suas chances de pódio. Pódio, porque nem com 3 drive-thru as Red Bull perdiam essa corrida…

glauce
glauce
12 anos atrás

O Rubinho deveria passar horas vendo e revendo em video a postura do Massa ano passado, quando mesmo vencendo muito e disputando o campeonato ponto a ponto, como agente quer ver, ainda era um “lord” e um puta team player quando a Ferrari errava com ele. Rubens… vai jogar golfe pelo amor de Deus, porque tu és ridículo !!! Se é pra chorar, porra, pelo menos anda na frente, faz a volta mais rapida, mostra raça meu filho… Nunca houve apelido melhor do que o “bebê chorão”…

beto
beto
12 anos atrás

FG, que o Rubens ainda continua perdendo a oportunidade de ficar calado e se sair melhor é fato.

Mas sejamos justos:

1. Não dá para compara o Button mega vazio no inico do corrida passando um Massa lotado de combustível vs Rubens saindo do pit contra um Massa prestes a parar

2. A equipe podia ter liberado o Rubens na frente do Massa no primeiro pit

3. A equipe podia ter acertado no segundo pit

4. A história seria bem diferente no terceiro pit e na colocação final do Rubens.

Regis Bahia
Regis Bahia
12 anos atrás

rubens barrichelo é um mercenário,como um BRASILEIRO fico envergonhado em ver ele fazendo ou permitindo que faça estes absurdo com um Brsileiro,isso é um absurdo.Não deveria ser permitido pois esse tal tão famoso estrategista voltou novamente a envengonhar a fomula 1.
Na minha opinião rubens barrichelo e o estrategista da Broun GP estão envergonhando a formula 1.

Alpha
Alpha
12 anos atrás

Caramba só vejo gente metendo o pau no Rubens, se coloquem no lugar dele, vejam cada corrida. E depois tentem ficar frios. Não da !!!!! Ele é um ótimo piloto se não estava sem carro até hoje. Agora a equipe só faz m…. no carro dele, o plano de corrida só muda para o Button. E não é para ficar P da cara. Vamos parar de criticar afinal ele não bateu não rodou, só fez o trabalho dele. E queria pelo menos o 3º mas a equipe fez caca de mais.

jing lingo
jing lingo
12 anos atrás

O Barrichello fez certo!! acabaram com a corrida dele!!!! que **** de 3 paradas!!!!!!!!!!! nunca deu certo e nunca vai dar!!! ainda mais com o webber tendo puniçao! duas paradas a corrida tava no papo faaaaaaaacillllllll
esse ross brawn tem problemas e e gosta de mazoquismo com o rubinho, desde a ferrari;..
se eu fosse o rubinho ia me embora corre de stock car, ruim eh q ele quer provar q eh rapido..

aam
aam
12 anos atrás

O RUBINHO DEVERIA FAZER IGUAL FEZ O ALONSO, 2 ANOS ATRÁZ NA MACLAREN,PREVILEGIARAM O LEWS,ELE FD. TUDO,PERDERAM O TITULO. AH AH AH

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
12 anos atrás

É…..mais uma desculpa do Rubens….

RENATO RODRIGUES
RENATO RODRIGUES
12 anos atrás

o fg ,me prestigia respondendo vai!!!!concordo com vc:constância nunca foi o forte dele.mas dá uma olhadinha de novo no comentário do igor aí em cima…resumiu o que foi a corrrida.voce como piloto sabe que nurburgring só ultrapassa naquele grampo no fim da reta e se entrar muito bem colado desde aquela chincane em sna parte baixa…a ferrari do massa rendia muito neste trecho desde sexta.em 99 o barrica comboiou o trulli por metade da corridae não passou.omontoya deu show em cima do shumi em 2001 e espaçlhou na outra curva,então passar lá é dificil…massa mais leve ,motor fala alto ,pneu aquecido …ficou dificil…foi onde ele perdeu a corrida…a braw precisasva liberar ele 1 segundo antes,não iamudar nada…falhou a equipe…agora eu não vejo vc reclamando do 69…nem o massa,nem o hamilton….nem o button(inclusive no ano passado nunca reclamou)…o barrichelo erra mais q o galvão com o microfone na mão e a globo tem parcela nisso pq sempre instigou declaraçoes polemicas dele…assumiu uma responsa este ano e não vai cumprir,mesmo assim o admiro pq f1 não pedoa pilotos medianos ou “pes de chinelo “como tantos comentários de gente brincalhona ai em cima por 16 anos…ele ainda é rápido…e entusiasmado o que é fantástico pelo tanto de bordoada que leva!

RPereira
RPereira
12 anos atrás

A Brawn errou feio ao não trocar a estratégia do Barrichello para duas paradas quando o Weber entrou junto com ele no pit para pagar a punição. Acredito que ele poderia ter ganho a corrida se voltasse com pneus duros e com tanque mais cheio, pois poucas voltas depois o Weber teve que fazer o pit stop. No segundo pit a vaca já tinha ido para o brejo.

Fernandoff
Fernandoff
12 anos atrás

O Rubinho não pode sair da F1, senão para quem eu vou torcer? Afinal de contas ele é nosso brasileirinho nos representando lá fora.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Esqueci de dizer, foi hilário o Button dizer “veremos o q acontece com o Rubens para ver o q farei”…. hahaha… é o básico Ctrl+C & Ctrl+V…. como sempre fez…, até o ídolo da Flávio Gomes (Schumacher, o Dick Vigarista) fazia… rs….

O engraçado é q qdo alguém reclama é uma pessoa de personalidade forte, qdo é o Rubinho, é pq ele é chorão…

Qdo a Ferrari erra com o Massa, aí é uma calamidade pública, qdo é com o Rubinho, não houve erro, é pq ele é ruim mesmo…

As sabotagens não acabarão… em Todas as corridas eles aprontam uma… só resta saber quais serão as próximas…

Pessoal, o Rubinho já está em Orlando, qualquer coisa vocês podem ir lá reclamar na casa dele…

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Senhor Flávio Gomes, não concordo com seus comentários (novidade), tenho certeza q a equipe sempre prejudica o Rubinho (assim como fez nessa corrida ao não reduzir em um mísero segundo no primeiro pit para q o Rubens pudesse voltar à frente do Massa, não era tão difícil assim calcular isso para um “mágico das estratégias”, o senhor Ross crápula)…

Acho engraçado o senhor dizer que o Rubinho deveria ter passado o Massa mesmo ele ter acabado de voltar dos boxes com o tanque cheio (com pelo menos 10 voltas de combustível a mais do q o Massa), estando mais pesado não conseguia acompanhar o Massa na reta para ultrapassá-lo ao final da mesma….

Farei um pequeno resumo dos “defeitos” e “erros” da equipe que aconteceram nesse ano só com o Rubinho…

**
1º GP da Austrália
Problema na embreagem (depois disseram q era excesso de óleo no câmbio, só pode ser piada né), acabou com a largada do Rubinho, mesmo assim conseguiu chegar em 2º. Problema também nos freios.

**
2º GP da Malásia
Punição de 5 posições por causa da troca do câmbio (q viria a apresentar defeitos novamente) e ainda por cima erraram na escolha dos pneus. Problema de Freio

**
3º GP da China
Um dos discos de freio não freava e erraram na escolha dos pneus durante a corrida (foi nessa corrida q o Rubinho disse q teve problema de freios nas três corridas.

**
4º GP do Bahrein
Continua o problema nos freios, quebra misteriosa da asa dianteira no Qualify, erro de estratégia da equipe (3 paradas).

**
5º GP da Espanha
No Qualify erraram a quantidade de combustível, já na corrida erraram também na calibragem dos pneus. Problema nos freios, Mudaram a estratégia do Button para duas paradas, não deram essa mesma oportunidade, com isso fizeram o que queriam, o Button venceu e o Rubinho chegou em 2º por causa desse “erro de estratégia” ( simplesmente o Ross escolheu que era o Button que tinha que vencer ).

**
6º GP de Mônaco
Problema nos freios continua, demoraram pra trocar os pneus quando ocorreu o macarrãozinho, usaram o Rubinho para segurar os outros pilotos para fazer com que o Button vencesse sem pressão dos adversários.

**
7º GP da Turquia
Problema misterioso no assoalho no Qualify, já na corrida problema na embreagem (acabou com a largada), problema na distribuição das marchas (o que acabou com a 7ª marcha).

**
8º Gp da Inglaterra
A equipe errou novamente na estratégia, fez um trecho muito longo com o pior jogo de pneus, se tivesse demorado um pouco menos nos boxes teria retornado em 2º colocado, o q poderia mudar no resultado final da corrida (já q mesmo tendo demorado muito nos boxes conseguiu voltar colado no Webber q conseguiu chegar em 2º)
ps: engraçado é q acertaram novamente na estratégia do Button (coincidência?)

**
9º Gp da Alemanha

Erraram novamente na estratégia… NUNCA nesse ano três paradas foi melhor q duas paradas…

Erraram no 1º pit( segurou por um segundo a mais o q fez voltar atrás do Massa) e perdeu 20 segundos durante seu segundo trecho na corrida (pois estava mais de 10 voltas mais pesado e não conseguia acompanhá-lo na reta para passá-lo ao final dela).

Erraram no 2º pit (errou no reabastecimento)

Sacanearam no 3º pit para q o Button voltasse na frente (o Button tinha q entrar primeiro)

O engraçado é que não ocorrem erros com o Button, coincidência?

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Caro Flávio,

Sabe-se que na área de Direito, o juiz fala pelos autos.

E um piloto não deve falar.

Deve demonstrar nas pistas.

Simples assim.

1 3 4 5