TÚNEL SEM VENTO

SÃO PAULO (Interlagos, sábado!) – A foto foi enviada pelo Ricardo Divila. O carro é um Fiat e o ano, 1904. Agora, por que é rebaixado e tem asa, isso eu não sei…

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Igor Canavarro
Igor Canavarro
12 anos atrás

Primeiro experimento de aerodinâmica automotiva? Talvez. lol.

Celso Vedovato
Celso Vedovato
12 anos atrás

Era apenas para fazer sombra e não tomar chuva.
Portava le pani italiani di tutti giorni – rsss

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
12 anos atrás

Só me desculpando com o Renato Bitencourt…. Agora que eu li o post dele. Parabéns, cara. Você realmente é um apaixonado por carros!!!

Acertou em cheio!!!!

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
12 anos atrás

Eu me lembro bem desse modelo. Foi projetado por um português que se chamava Manoel do Fado. Aquilo que se vê por cima do carro, e que os senhores erroneamente estão chamando de Asa, na verdade é o primeiro protótipo de teto solar do mundo.

Mas como o projetista luso se esqueceu de projetar o teto, o desenho foi arquivado na FIAT…

Carlão BSB
Carlão BSB
12 anos atrás

O primeiro carro ASA, e com certeza o primeiro projetista contratado pela extinta Honda.

rafael jorgens
rafael jorgens
12 anos atrás

Parece um “sombrero”.

vitão
vitão
12 anos atrás

o passageiro está de costas, na posição ” ai Jesuis” ! e será que a honda gostou tanto do projeto que contratou o cabra?

Bruno Stern
12 anos atrás

Carro Tunado dos primórdios.

Ele deve ter ganho a promoção do bisavô do Luciano Huck e fizeram isso com o carro dele.

Josiel Barreto
Josiel Barreto
12 anos atrás

O piloto é o Massa ou Raikonen???????

Peixe
Peixe
12 anos atrás

Com certerza tavam estudando a sustentação gerada pela asa, que provavelmente ia ser colocada em algum tipo de avião.

Djalma
Djalma
12 anos atrás

É o novo pacote aerodinâmico que a Ferrari vai apresentar no GP da Hungria.

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
12 anos atrás

Ora, essa é fácil!

Esse é o modelo top do FIAT 1904.

Um esportivo de dois lugares, 15 cavalos (14 na frente e 1 atrás do volante), rebaixado, rodas de liga de madeira leve, volante esportivo com um grande diferencial: teto solar, que na época servia para abrandar o sol do meio-dia e que ainda tinha função aerodinâmica de proporcionar leveza à frente, compensando o carro que era traseiro demais em razão da falta de peso na parte posterior, pois o motor classe special de 2 cilindros em V ficava na frente.

Ah! Câmbio seqüencial de 3 marchas, duas à frente e uma à ré.

Alexandre Barbosa
Alexandre Barbosa
12 anos atrás

É o superesportivo da época. Aerofólio, rebaixado e levantando poeira.

Abismado
Abismado
12 anos atrás

É um Lada lá atrás no meio da poeira ou é engano meu????

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Como sempre a FIAT na vanguarda das novas tecnologias.

Herik
Herik
12 anos atrás

E isso antes de Colin Chapman. Sensacional!

lucas c costa
lucas c costa
12 anos atrás

Isso foi a Formula 1/2

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Será que o trisavô do Gola Profonda teria guardado informações sigilosas acerca da caranga aí?

RobertoJP
RobertoJP
12 anos atrás

Eles fizeram exatamente o oposto dos carros-asa com efeito-solo: em vez de criar pressão aerodinâmica nas curvas, bolaram um jeito de torná-lo artificialmente leve em retas – isso teoricamente resultaria em melhor aceleração e velocidade final.

Ou então, como o Ubirajara escreveu, pode ter sido mais uma daquelas tentativas desesperadas daquela época de se fazer algo ‘mais pesado que o ar’ levantar vôo – e tudo por causa das grandes premiações em dinheiro que o então aeroclube francês oferecia para aqueles que conseguissem tal proeza.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
12 anos atrás

O engenheiro desse carro foi trabalhar na Lotus em 1968, hehe.

Junior
Junior
12 anos atrás

Não querem voltar com a F1 igual do início dos anos 90? A Ferrari voltou um pouco mais, e está fazendo o seu carro de 2010 baseado no conceito de carro asa, e para retribuir a indicação de Todt para presidência da FIA, está desenvolvendo o projeto dentro do teto orçamentário de Mosley
O protótipo estava claramente fazendo um teste aerodinâmico em linha reta, já que a FIA proibiu os testes em circuitos. Se você prestar atenção verá a cara de sono do piloto, concluindo que é o Raikkonen ao volante.

Segundo informações do Gola o carro agradou, e Raikkonen saiu dando saltos de alegria e dizendo “com esse carro tenho certeza que não vou terminar nenhuma corrida atras daquele francês caolho”. De certa forma ele tem razão.

Zé Ninguém
Zé Ninguém
12 anos atrás

É porquê desde os primórdios os motoristas de “palho” e uno só sabem rebaixar o carro e adicionar apendices aerodinamicos para o carro andar melhor à 60 Km/h na cidade.

Luiz TTaquara
Luiz TTaquara
12 anos atrás

impressão minha, ou tem um cara de costas na frente do “piloto”?

regi nat rock
regi nat rock
12 anos atrás

Esse ano deve estar incorreto.
O”piloto” está com proteção na cabeça.
Naquela época?

Mas de jeito nenhum. No máximo um chapéu ou touca de lã e olhe lá.
E o tipo/modelo da asa também nada a ver com o mesmo ano.

Isso está mais pra pegadinha do Divilla, que adora esse tipo de brincadeira.

Celso Silva
Celso Silva
12 anos atrás

Ferrari, tu não me engana!!! hehehehe

Ubirajara S. Martins
Ubirajara S. Martins
12 anos atrás

O primeiro vôo foi de S. Dumont foi em 1906, isso pode ter sido uma tentativa não é? Tudo é válido.

André Grigorevski
12 anos atrás

Tuning de época! Quem sabe um ensaio para o “Velozes e Furiosos”…

James William da Costa
James William da Costa
12 anos atrás

Foi o primeiro protótipo da ferrari de 2010.