MENU

terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:15F-1

ÚLTIMAS DE BUDAPESTE (2)

SÃO PAULO (grande!) – São muito boas as notícias desta terça-feira vindas lá de Budapeste. O inchaço sobre o olho esquerdo de Felipe Massa diminuiu e ele consegue enxergar, o que significa que, se houve lesão no nervo óptico, foi leve e é daquelas que se “autoconsertam”. O noticiário está aqui.

Felipe se recupera rápido. Vai ficar mais algum tempo em Budapeste, mas a cada dia que passa as previsões sobre seu restabelecimento são mais positivas. Já responde a perguntas simples em três idiomas e, aos poucos, vai recobrando a consciência.

É preciso dar tempo, agora, não apressar nada e esperar.

Quanto ao seu substituto, as primeiras indicações apontam na direção de Marc Gené.

40 comentários

  1. Felipe T Toniato disse:

    E o Raikkonen??? Qual a posição dele sobre o acidente? Ele nem foi no hospital ver o Felipe… Q fela!!
    Fala para ele q o bourdais foi… dai ele passa la…

    Forza chara!! vc consegue….

    Felipe

  2. Aylton Hoenen disse:

    Feliz e aliviado;é assim que me sinto hoje com as noticias auspiciosas que temos hoje.

    DEUS É GRANDE.

  3. Nivaldo disse:

    Muito feliz. Realmente um milagre se fez, diante das circunstâncias.

    Fico espantado com a quantidades de fans que apareceram e se declararam após este acidente. Vi no jornal nacional até uma fã Hungara, eu fico imaginando que ela deve ter posteres do Felipe Massa etc e tal. Outrora vi uma serie de senhoras rezando.

    Imagino se o Massa for campeão do mundo, vai ser o novo Senna

  4. André Isac disse:

    Sugestão: Nelsinho no lugar de Felipe enquanto ele se recupera…

  5. Rodrigo Moraes disse:

    Legal, Massa! Vai embora do hospital guiando…

    Meu voto pro substituto temporário dele vai pra Tadeu Destro. O cara deu pau em todo mundo na Classic com um Fusca 1300…

  6. FRITZ JORDAN disse:

    Mirko Bortolotti, the teenager reigning Italian F3 champion, during the past winter broke the F1 record during his maiden test at Fiorano.

  7. Denise disse:

    Flávio,

    Mais uma vez, só podemos agradecer a Deus!

  8. Igor Martins disse:

    Gomes, vc ouviu falar algo sobre a BMW anunciar amanhã que vai sair da F1 em 2010?

  9. Leandro disse:

    Queria ver o Badoer, que tem o injusto titulo de “piloto que disputou mais GPs sem marcar pontos”.
    Sem contar que ele vingaria aquele malfadado GP da Europa de 99….

  10. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Uma corrida de fora apenas, em Valência aposto em Marc Gené, mas pode ser o Luca Badoer, sendo apenas por uma corrida é claro e óbvio que a Ferrari não vai “inventar” e fazer apenas um “vai levando” em Valência, até porque a essa altura do campeonato com o carro melhorando – poderiam ser segundo e terceiro na Hungria tranquilamente – não haverá invenções com certeza. Haikonenn e mais alguém da folha para ocupar a outra Ferrari e como os mecânicos são muito gordos e não couberam no cockipt a opção recaiu sobre os dois pilotos de testes da casa.

  11. Mathold disse:

    Esse negócio de quem vai correr, em Valência, no lugar do Massa está virando palhaçada. Falam em Fisico, Shumi, Gene, Alonso e estão se esquecendo do Nelsinho, que está com os dias contados na F1, eu não ficaria nada espantado com essa notícia. Lembram-se do que o Piquet (pai) falou domingo?

  12. Maurice Stambouli disse:

    Ainda bem que a massa do Massa tem aquela parte chamada memória seletiva. Caso ele possa desenvolve-la bem, apagará da memória certos comentários. ÔÔÔÔ perda de tempo.Discutir quantas linguas ele fala, etc,etc.O importante é sentar e pilotar, se possível, dia 23/08. E asim falou Zaratusta

  13. Kadu disse:

    Flavio,

    Adoro seu blog, mas é a primeira vez que comento.
    Todos estamos tristes e apeensivos com a situação do Felipe Massa, mas você viu ontem no Jornal Nacional o Gaslvão falar que assim que o Massa abriu o olho viu o Galvão e fez sinal que reconhecia ele.
    Não é muita petulância um cara com pai, mãe, esposa grávida e a primeira pessoa que vê é o Galvão!!!

    Ps: O que aconteceu com Gola Profunda?

  14. Rafael Palacio disse:

    Tem um cara na IRL que dirige o carro amarelo na Penske.
    Tem batido os 2 companheiros de equipe com freqüência.

    Um tal de Power.

    E ainda tem a vantagem que com o Power, podem tirar o Kers!!!
    Aliás, se no outro carro tiver o Speed então!

  15. FRITZ JORDAN disse:

    O site Autosport publicou hoje que o italiano Giancarlo Fisichella também pode ser candidato a substituto de Felipe Massa na próxima corrida da Formula 1 e talvez até o fim do campeonato de 2009. Como existe a possibilidade de que o brasileiro fique fora de mais de uma corrida, a Ferrari estuda para solucionar o problema o mais rápido possível.

    As outras opções que a escuderia italiana têm são seus pilotos de testes, Luca Badoer e Marc Gené. Mas segundo o site português, será difícil que a Ferrari opte por um deles, já que o primeiro não corre pela Formula há 4 anos, enquanto o segundo, há 10.

    O site diz ainda que a liberação da Force India, equipe de Fisichella, não deve ser difícil, já que esta equipe ainda deve dinheiro à Ferrari por ter quebrado um contrato entre as partes no ano passado. E Fisichella, que pretende se aposentar ao final desta temporada, ficaria muito feliz em encerrar a carreira na escuderia de seu país.

    Mas ainda acho que vai ser o Mirko Bortolotti.

  16. Aham disse:

    Aos que não entenderam o pq das perguntas e respostas em 3 idiomas, é simples: o Massa não é bilingue/trilingue(é assim que escreve?) desde criança, então fazendo perguntas em idiomas que não sejam o seu natural, o força a usar mais a memória e raciocínio. Dando assim, condições e avaliar sua percepção instantânea e memória mais profunda.

  17. Jonas Faroh disse:

    Já pensou se o alemão resolver correr??? Vai colocar fogo no campeonato.
    ps: pra quem acha q nao tem importancia o Massa dar respostas em outros idiomas ta falando bobagem. se ele fala e entende outros idiomas os medicos precisam diallogar com ele nessas linguas pra saber se nao há uma lesao na parte do cerebro q processa outros idiomas. ele poderia ter algum tipo de perda de memoria seletiva.

  18. Ty G disse:

    Eduardo e ubaracy, vcs estão viajando… se ele falasse so uma, ele teria perda de memória q fica em determinada parte do cerebro. Muitas pessoas q sofrem acidente e falam mais de uma lingua, as vezes so conseguem lembrar de uma e vai recordando aos poucos.

  19. Christiano disse:

    Badoer ou Gene que graça tem? Bom, em termos de marketing, seria o Schumacher… mas acho que ele nao queimaria o proprio filme.

    Sei que é impossivel, mas gostaria de ver o Bourdais tambem!

  20. filho do vento disse:

    Que grande besteira Eduardo e Ubiracy. Línguas estrangeiras são “armazenadas” e “processadas” em uma região distinta do cérebro em relação a língua materna. Isso mostra que nas regiões de fala (em todas elas) não houveram danos no massa. O Herbet Viana ao sair do trauma falava apenas Espanhol e Inglês pois a “zona” da língua materna foi afetada. Falar varias línguas é um importante sinal sim e vale e a menção.

  21. Luiz Fernando disse:

    Longe de mim torcer contra a recuperação do Massa, mas um fato soa no mínimo pitoresco: será que houve algum momento em que o médico brasileiro Dino Altman concordou com as declarações dos médicos que operaram e tratam do piloto? Primeiro foi o risco de morte, depois o tempo de recuperação. Na sequência, a hipótese de problema na visão. Dino não só nega tudo o que os húngaros dizem, como parece fazê-lo com despeito (disse ser idiotice – literalmente – falar em problema na visão)… De qual parte, afinal, estaria havendo excesso? E a ética médica, onde fica?

  22. JHARique disse:

    Falaram os políglotas acima…
    Aposto que falam até Mandarim e etrusco…

  23. Ubiracy disse:

    Concordo com o Eduardo. Seria realmente estupendo se ele começasse a falar russo, húngaro e árabe depois deste acidente.
    Falar “bom dia” e perguntar “que horas são” em português, inglês e italiano não é nada de mais.

  24. Eduardo disse:

    Só uma observação: não vejo vantagem nenhuma em o cara falar 3 linguas…se ele só falasse uma delas o grau de recuperação demonstrado seria o mesmo…pffff…. tiram onda demais!

  25. xandico disse:

    Aê, fé em Deus Felipe !
    No Brasil todo Domingo é dia de Massa !

  26. Douglas Amorim disse:

    Muito bom mesmo. E o preparo físico ajuda e muito!

  27. FRITZ JORDAN disse:

    Mirko Bortolotti

  28. Paulo R P Toledo disse:

    Show Massa !!! esperamos que fique cada vez melhor !!!!
    Enquanto ao seu substituto, seria muito interessante ver Schumacher brigando com Hamilton !!!

    MEGA FORZA FELIPE !!

  29. Fernando disse:

    Pow gomes… cade o gola numa hora dessas?

  30. Juan Pablo disse:

    Alonso na Ferrari no próximo GP poderia reacender a motivação do Kimmi, já que este já demonstrou que não tem a mesma vontade quando corre com o Massa, por ser de nível inferior, talvez.
    Kimmi motivado como nos tempos de Mclaren e Alonso acelerando como sempre faz, vai dar um nó na cabeça do Montezemolo.
    Abre o olho, Felipe!!!

  31. Zeno disse:

    Felipe mesmo vai correm em Valencia, fiquem tranqüilos..

  32. Celso Vedovato disse:

    Podem até não deixar, mas to achando que o próprio Massa vai tentar pilotar a Ferrari 5.
    E eu aposto umas fichas nisso.

  33. Luis Antonio Mendes disse:

    Seria muito legal vê o Bourdais correndo com o carro vermelho.

  34. Juliano disse:

    Sou mais o Tião Bourdais… Badoer está 10 anos sem competir, Gené está 5 anos sem participar de um GP e o Schummy 3 anos engordando… colocar um novato que nunca guiou esse tipo de carro como Bruno Senna, Lucas di Grassi ou Nico Hulkenberg também não seria sensato (lembrem-se que os testes foram proibidos e não estamos falando de uma Toro Rosso que se dá ao luxo de colocar um Alguersuari da vida que nunca tinha andado de F1 na vida pra correr, mas sim da Ferrari). Por isso tudo, aliado ao fato de ter como empresário o Nicolas Todt, já entender como funciona a usina da Ferrari e estar apenas uma etapa ausente, acho que o Bourdais tem boas chances.

  35. Johann disse:

    Caso ele não volte pra próxima(s) corrida(s), gostaria muito de ver o alemão no meio dessa molecada.

    FORZA FELIPE!!!

  36. francine disse:

    Glória a Deus, Jesus é fiel.

  37. G. B. disse:

    Torço para o Badoer correr em seu lugar.

  38. General Dególe disse:

    3 vivas ao nosso piloto Highlander!

    Forza Felipe!

  39. Maurice Stambouli disse:

    Eu não disse que o Felipe corria um sério, mas muito sério risco de….pilotar no dia 23/08?
    Deus quis assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>