AUTO UNION NACIONAL

SÃO PAULO (quero ver de perto) – Repasso como recebi. Carlos Miranda (que não é o Vigilante…) é um cara de Curitiba que está fazendo a primeira réplica brasileira do Auto Union Type C da década de 30. Tem algumas imagens aqui. Não sei qual mecânica vai levar. Quem souber mais, informe!

ipmscuritiba_auto_union1936-19

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcio
marcio
14 anos atrás

parabens, como poderia ver o projeto do auto union sou de curitiba.no aguardo.grato

José Paulo Almeida
José Paulo Almeida
14 anos atrás

Tenho acompanhado o projeto desde o início e garanto que o carro ficara ducaraio! Mal vejo a hora de ver esse carango rodando nas ruas! :)

Carlos Miranda
14 anos atrás

OLá Flávio,eu sou o Pai da criança…rs da réplica do Auto Uno! Por favor,assim que puder me passe seu e-mail pra eu poder de mandar os detalhes do projeto do carro. Infelizmente não participo do Twiter…Bom,aguardo ansioso,abraços!!! Carlos

V.
V.
14 anos atrás

O carro certamente será leve, mas se o comando de válvulas for standard, vai despejar o torque nas rotações mais baixas, o que pode sacrificar o eixo primário. Se o comando for mais brabo, deslocando os valores de torque mais elevado para rotações mais altas, sacrifica menos. E suavidade nas trocas de marcha, é claro. É o mesmo que acontece quando alguns incautos instalam motor Ford CHT 1.6 em Renaults Gordini.
Quanto à suspensão dianteira do Auto Union ser praticamente idêntica à do Fusca, deve-se a ambos serem projetos assinados por Ferdinand Porsche.

Ryan Cooper
Ryan Cooper
14 anos atrás

Pensei que era o Dallara que o Bruno vai usar em 2010 na F1.
:):)

Rodrigo Ivantes
Rodrigo Ivantes
14 anos atrás

Flavio,

Eu entrei em contato com o pessoal da IPMS, e eles me passaram 2 e-mails para entrar em contato com o Carlos Miranda, que é um dos associados da IPMS. Não sei se posso divulgar os e-mails aqui nessa sessão de comentários. Então caso você ou alguém mais esteja interessado, por favor entre em contato comigo por aqui mesomo, o Flávio recebe o meu e-mail pessoal pela entrada do comentário postado.

Abraços.

DINO
DINO
14 anos atrás

Com um pneu de 65 cm de diametro a velocidade maxima sera de teoricos 160 km/h.Com o motor girando 5000 rpm, mas o consumo sera alto.A relação do diferencial do omega parace ser de 3.15 (4.1)

Grego
14 anos atrás

Gde Carlos

Desejo muito sucesso para o seu projeto, se precisar de alguma ajuda aqui de São Paulo e so pedir,um abraço

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
14 anos atrás

Independente das qualidades ou defeitos técnicos que esta trapizonga venha a ter, eu admiro pessoas como o Carlos Miranda, que arregaçam as mangas e tocam seus projetos com prazer, debaixo de críticas ou não.
Tomara que o Carlos termine seu Auto Union Tupiniquim, desejo sucesso para ele!!!
:-)

Júlio
Júlio
14 anos atrás

Eu compraria um.. E gostaria que tivesse um motor de fusca hehe

V.
V.
14 anos atrás

Concordo com o que já foi dito aqui acerca do chassi. Não deve aguenar o torque do 4.1 e a posibilidade de torcer MUITO é alta. Mas como trata-se de uma iniciativa de plastimodelistas, talvez o enfoque deles seja o de fazer um modelo 1:1 que apenas se movimente, sem necessariamente ter compromisso com desempenho. Um modelo 1:1 quase estático.
Se não me engano, o Auto Union Tipo C usava os tubulões do chassi para circulação de água. Se torcer (e vai torcer) e trincar na costura, lá se vai a água do sistema de arrefecimento.
Agora uma pergunta: serão utilizadas rodas raiadas (com freios a tambor) nas medidas das originais?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
14 anos atrás

Vcs já viram a suspensão dianteira do Auto Union?
É pura suspensão de Fusca! Quem ta ai criticando é que não entende nada do carro mesmo.
Também tenho minhas dúvidas quanto à resistência do chassi, mas nada como um bom teste pra ter certeza. Se der problema, que se altere o projeto.
E o câmbio apesar de ser VW (que mal aguenta o motor AP), deve dar conta de segurar um GM 4.1 original, afinal o carro será bem levinho.

Boa sorte ao projeto!

Carlos Miranda
Reply to  Luiz Fernando
14 anos atrás

Luiz Fernando : aqui é o Carlos Miranda de Ctba,obrigado pelo apoio dado ao meu projeto. Esse é o quarto carro protótipo que fabrico amadoristicamente,fora os barcos qeu já fiz eos carros antigos que restaurei. Sou promotor de justiça aposentado,mas criei-me dentro de oficinas mecânicas.Dizem qeu a caixa do fusca pode aguentar,pois ela suporta arrancadão de 400 HP e o meu só tem 160.a suspensão dianterira é de fusca pq quem projetou o carro foi F. Porsche.Em março vai rodar.

Diego Llopis
Diego Llopis
14 anos atrás

Acho a iniciativa muito bacana e tudo o mais… nada contra isso.. porém, eu acho que a estrutura do carro não está muito legal… esse chassi escada, tubo com costura…. não é uma boa combinação….. provavelmente com o torque do 4.1 o chassi seja submetido à torção mesmo em linha reta… e essa suspensão do fusca não é lá muito agradável…
mas parabéns pela iniciativa…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Motor 4.1 do Omega… pelo menos o barulho vai ser bonito… rs rs rs!!!

Abraços

Imperador

V.
V.
14 anos atrás

Roberto,
Concordo com você. O eixo primário não deve aguentar o tranco, a menos que o piloto arranque bem suave ou em segunda marcha.
A meu ver a configuração mais confiável seria utilizar a caixa do Omega, um mini-cardã e o diferencial do Omega, como já foi dito aqui. O comprimento total deve ser bem próximo do original V16 com caixa acoplada.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Vi as fotos, acho interessante a iniciativa, porém tenho algumas observações:

1 – A suspensão dianteira é VW, de barras de torção, mais conhecida como “suspensão de fusca”. É interessante do ponto de vista da praticidade e preço, mas com aquele motorzão empurrando duvido que faça curvas;

2 – Falando em motor, o piloto não conseguirá passar uma segunda marcha, a caixa será imediatamente moída por causa do torque monstruoso do 4.1;

3 – Porque não usar dois motores VW refrigerados a ar, unidos, fazendo um 8 flat ? Pelo menos estaria mais fiel à origem e o som poderia sair bem parecido;

4 – Pelo que percebi, estão usando tubos com costura para o chassis. Embora seja de um diâmetro razoável, não resistirá à torção que o conjunto deverá ser submetido. Se for apenas como carro de exposição ou para pequeníssimos percursos, deve atender.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Roberto
14 anos atrás

Roberto, gostei do teu comentário, pois gosto de ler comentários de quem entende do assunto, e vc demonstra conhecimento.

Não sei se é o caso deste carro, mas seria muito interessante se estes carros fossem projetados por engenheiros mecânicos(mesmo as réplicas) respeitando tudo o que disse no teu comentário, torque, torçao materiais, etc etc. Carros construídos de forma empírica para mim, só servem para ficar parado na garagem. Isso me lembra os campeonatos de arrancada de goiânia, os caras fuçam fuçam no motor por “sentimento”, na primeira arrancada engasgam ou saem engasgando até o fim, qdo não arrebentam alguma magueira ou peça. E o profissionalismo? nem tem conto

Maurício Filho
Maurício Filho
14 anos atrás

Concordo com a turma, nessa foto, dorme um motor de Omega 4.1.
Bacana esse projeto.
Merece mesmo uma matéria.
Grande abraço, Flávio.

Rodrigo Ivantes
Rodrigo Ivantes
14 anos atrás

Te mandei porque sabia que você ia gostar. Eu sou plastimodelista, e na última reunião que eu fui da IPMS – que aliás foi maravilhosa no Museu do Expedicionário em Curitiba – eles estava divulgando o site já que estão se reestruturando em Curitiba com bons eventos como os últimos.
Sobre o carro, também queria ver a barata rodando.
Abraços.

V.
V.
14 anos atrás

Luis Fernando,
A caixa está “de cabeça p/ baixo” porque o grupo motor-caixa está montado ao contrário da Kombi (girado 180 graus no plano horizontal). Se não fosse assim, ao engatar a primeira marcha o carro andaria para trás. Quando a carcaça da caixa permite, monta-se a coroa do outro lado, sem precisar instalar a caixa “de cabeça para baixo”.

Austregésilo
Austregésilo
14 anos atrás

Tenho certeza absoluta que é o motor CHT 1.6 do XR3.

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

O motor é o 6 cil do Omega. Porém o câmbio é um VW, adaptado com flange no motor GM. Esse câmbio é o que era utilizado nas Kombi diesel. Só não entendi porque trocaram as saídas dos semi eixos.

Milton
Milton
Reply to  Luis Fernando
14 anos atrás

Deve ser porque , com novas saidas, pode-se utilizar semi-eixos mais reforçados, que aguentem a provável cavalaria que virá desse conjunto motriz. Ou vocês acham que será um motorzinho original?
Certamente, não.

E, por outro lado… considerando o torque do famoso 4100, e a origem desse motor(que é contemporânea aos Auto Union, por incrível que pareça…), creio que não é um fim dos tempos a utilização dessa usina no bixin…

(Engraçado seria usar 2… teriamos um V12, que foi uma powerplant utilizada tb nos Auto Union, assim como o famoso V16 6 L.)

Antonio Parras
Reply to  Luis Fernando
14 anos atrás

O cambio é de um VW e vai trabalhar invertido, muito interessante a adaptação. Gostaria de saber como resolveram platô/embreagem. Também será interessante saber se esse câmbio vai “aguentar” esse motor. Mas vale a criatividade e dedicação para produzir algo diferente. Parabéns ao pessoal de Curitiba.

iverson
Reply to  Luis Fernando
14 anos atrás

E essa caixinha vai aguentar? No minimo vai ter de trocar tudo quanto é engrenagem…

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Que coisa, semana passada, baixei fotos do Type C e D, vi videos no YouTube e matutava como ia ficar bacana uma réplica dessa máquina, com um V8 preparadinho. E olha o que aparece!… Boa sorte ao montador e quem sabe não sai um kit pra gente brincar tb…

patric
patric
14 anos atrás

Pelo jeitão na foto me parece o 6 canecos 4.1 mpfi usado no Silverado / Omega…

Não acho a escolha feliz do ponto de vista “puritano”…

Antes tivesse usado um AP, pelo menos mantém um pouco a “linhagem”…

Lucas Paulo
Lucas Paulo
14 anos atrás

Carlos Miranda… De Curitiba…. Sei não, hein! É o ex-presidente do meu Paraná Clube… Só toma cuidado por que ele sempre leva a “parte dele”…
Falando sério, boa iniciativa! Tomara que tudo dê certo.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

O motor é um “seis” em linha, provavelmente de Omega. Humm…

Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Gonçalves
14 anos atrás

Acho que é um 4100 de Omega que está ali.

Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Gonçalves
14 anos atrás

Está me parecendo um 4100 de Omega.

Leandro Caruso
Leandro Caruso
14 anos atrás

Pela foto, o motor vai ser um GM 4.1 MPFI.

José Antônio
José Antônio
14 anos atrás

Flávio, nas fotos aparece um chevrolet seis cilindros.

José Antônio
José Antônio
14 anos atrás

Flávio, nas fotos do site aparece um seis cilindros da chevrolet, só não sei se é a versão mais moderna dos ômegas.

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
14 anos atrás

Essa eu também gostaria de ver de perto… poderia-se formar um grupo para ir lá ver o esse trabalho. Estou dentro!

José Antônio
José Antônio
14 anos atrás

Flávio, nas fotos do site aparece um seis cilindros da chevrolet, só ´não sei se é a versão mais moderna dos ômegas.

DINO
DINO
14 anos atrás

Tudo indica que o motor usado é um GM 4.1. Posicionado entre eixos. Estou curioso para saber qual a caixa de cambio esta sendo usada. Não conheço alguma caixa nacional que possa ser usada.Uma opção seria usar o conjunto completo do omega, posicinando o diferencial logo apos a caixa de cambio. A distancia entre eixos de 1.90 metros e o uso de somente um acento talvez permita uma montagem assim.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
14 anos atrás

Gomes, acerta o link a í:
http://www.ipmscuritiba.com.br/site/2009/11/replica-do-auto-union-1936-por-carlos-miranda/

Não reconheci o modelo, mas a mecânica é Chevrolet…

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

hum…. um 1.8T da Audi ia bem..

Frederico Maia
Frederico Maia
14 anos atrás

Pela foto é um motor de Omega ou Silverado 4.1

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Tomara que não seja um AP…

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
14 anos atrás

Pelo site “ipmscuritiba.com.br” o motor é Chevrolet.
Pelo tamaho acho que de Omega.
Dianteira de Fuqui, e o chassi bem no capricho, pelo menos eu acho.
Bacana a iniciativa.
FG, quando o bichinho rodar e se for bem acabado, faça uma matéria.

http://www.ipmscuritiba.com.br/site/wp-content/uploads/2009/11/ipmscuritiba_auto_union1936-2.jpg

Bacana a iniciativa.