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sábado, 19 de dezembro de 2009 - 17:24Automobilismo internacional

ERA ASSIM

SÃO PAULO (e funcionava) – Mais uma foto do fundo do baú para a blogaiada neste sábado ensolarado, enviada por outro mestre, Celso Itiberê. É a Targa Florio de 1920. Deem uma sacada no reabastecimento. E no fim dava tudo certo… Pode ser que esta foto já tenha sido publicada aqui, não tenho certeza. De qualquer modo, é ótima.

targaflorio20

42 comentários

  1. José Franco disse:

    A bela foto será da Targa Flório, mas não de 1921. O carro, um Bugatti , na sua versão Type 35A, foi vencedor em 1925; mas o da foto parece ser o Type 35B ou C, que seriam vencedores nos quatro anos seguintes…

  2. Luciano F. das Neves disse:

    Nem o caro do pirulito…

  3. Gabriella Grizzoni disse:

    Só não achei na foto aquele HOMEM de AMARELO da Petrobrás…..risos

  4. Marcelo Liberatori disse:

    Nesta época, o chefe da equipe ilustrada na foto era um tal de Benedito Domenicalli!

  5. Vendo esses barris lá no alto, lembrei de uma matéria sobre o Roger Penske que saiu na falecida GRID. Comentavam sobre a “arrogância” dele, ou sobre o fato dele ter tanto mais dinheiro que as outras equipes, que se permitia algums loucuras pra conseguir vantagem (de forma lícita).

    Uma delas, foi numa mudança de regulamento na qual proibíram o abastecimento por intermédio de bombeamento. Ele mandou fazer uma torre muito mais alta que a média para os tanques, e assim ganhar velocidade no reabastecimento.

  6. disse:

    Jonny’O, essa valeu! Eu havia perdido umas fotos que armazenava, e consegui recuperar. Abastecimento e cronometragem…
    http://nostressblog1.blogspot.com/2009/03/circuito-de-assen-1925.html

  7. O mais legal é pensar que a ideia e o espirito competitivo já existia à 90 anos atrás.

  8. Sergio Milani disse:

    Queria dizer não, mas quem tirou esta foto aí foi o próprio Celso….rs

  9. Huller Moreno disse:

    Nesses tempos era na cara e na coragem. Eu os comparo hoje em dia com os motociclistas dos chamados Freestyle Motocross em nível de “doideira”. Admiráveis.

  10. ALEX B. disse:

    Repito e insisto: Doidos maravilhosos!

  11. Eu corri nas 1000 Milhas Brasileiras de 2002, e poso dizer que, se buscarem fotos da corrida, vamos ver que não era tão diferente, mesmo depois de mais de 80 anos…

  12. murilo bonato disse:

    Foto lindissima, gringa.
    O tiozinho de terno e grava esperando para reabastecer. isso me lembra uma frase de Graham Hill, um dos maiores genios do automobilismo: “Guiar um Fórmula 1 é como pilotar uma banheira cheia de gasolina fumando um charuto cubano”.

  13. claudio cesario disse:

    Aproveitando , Flavio não se esqueça de falar sobre o centenario de nascimento do Ferry Porsche ,

  14. petrafan disse:

    aprendi sobre a Targa Florio com o Autorama – manual do automóvel do Huguinho, Zezinho e Luisinho.

  15. Jonny'O disse:

    Mas o grande barato de foto é constatar que o conceito é o mesmo ,nada mudou !

    O que se conseguiu foi maior eficiencia ,pneus ,freios ,motor ,aerodinamica ….

  16. Mark Kweirotz disse:

    E, se bobear, fumavam pacas no meio desse combustível todo!

  17. Maurice Stambouli disse:

    VERDADEIRAS EQUIPES DE GARAGEM, COMO SE PRETENDE VOLTAR NOS DIAS DE HOJE, CLARO COM UM POUCO MAIS DE TECNILOGIA.

  18. Junior disse:

    Vendo a foto me lembrei do Briattore. Ele colocaria o tambor de combustível mais alto para a gasolina descer mais rápido. Ele sempre acha uma forma de trapacear.

  19. alex disse:

    parece uma versão ancestral do que é usado na Indy e nascar…

  20. Felipassat disse:

    Que barato, o macaco já era igual aos de hoje. E a mesma idéia continua.

  21. Renato disse:

    Flavio,

    Vendo esta foto me lembrei do museo de Fangio en Balcarce-Buenos Aires-Argentina.
    Caso vc nao conheca é fantastico eu adorei!!

    Renato
    Buenos Aires

  22. Renato Rolim disse:

    Se a Benetton estivesse nessa corrida, ia ter um puto assoprando o barril, pra gasolina sair mais rapido. Kkkkkk

  23. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Uma das coisas legais desse blog , é que me “obriga” a fazer algumas pesquisas e/ou botar a prova daquilo que conheço do assunto . Nesse caso , até onde pesquisei , a foto não é de 1920 , pois esse modelo (Type 35) começou a competir em 1925 já com uma vitória . São apenas detalhes em que não altera em nada o registro fotográfico .

  24. Jonny'O disse:

    Janus , é mesmo um Bugatti ,e é o famoso type35 que surgiu em 1924 ,se for o 37 acho que está por volta de 1928.

  25. beto disse:

    Alguém sabe dizer porque se usava cambagem positiva nos carros daquela época?

  26. Luis Fernando disse:

    É, mais impressionate que o carro, somente os Srs com seus chapéus e ternos. O mecânico na esquerda, com o “regador” em mãos para completar o nível de àgua e a garrafa de óleo no bolso.
    Devem ter sido belos tempos. Onde qualquer descoberta de melhora de desempenho nos carros, realmente era uma descoberta e não que nem hoje, onde são melhorias de descobertas passadas. O co-piloto está ali num relax total, afinal era ele quem bombeava a gasolina.

  27. Giovenardi disse:

    pode soar como uma pergunta boba .. mas… pra que Pneu ESTEPE num carro de corrida ??

    • Rodolfo Matos disse:

      Pra quando furar pneu, o cara trocar na pista mesmo sem a necessidade de se arrastar até os boxes, especialmente quando as pistas na época são maiores que as atuais.

    • Saulo disse:

      Como não haviam muitas pessoas que conheciam carros e corridas naqueles tempos, as equipes colocavam o estepe justamente para quando alguem perguntava porque o estepe num carro de corrida, eles então explicavam o que eram carros e corridas. Era só pra dar assunto. Entendeu ???

    • Caca disse:

      Pq os caras faziam 1000 milhas em estradas esburacadas. Tanto é que, no carro, iam piloto e mecânico. Não haviam circuitos, eram provas de resistência e longa duração, capisce?

    • GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

      Circuito de estrada com piso irregular , de terra batida , os pneus não tinham a resistência como os de hoje (fora a suspensão , molas,amortecedores,etc.) e cada volta era de 108 km , chegando os vencedores , a levar mais de duas horas para percorre-la (tô falando do período da década de 1920) . E provas de estradas ainda eram comuns nessa época !!!

    • Carlão disse:

      Lastro. Pra igualar os carros.

  28. Lúcifer disse:

    Pit stop de luxo.O frentista de terno,gravata e chapéu…

  29. Eduardo Aranha disse:

    Para quem gosta de carros e corridas antigas, um blog bastante interessante é do Luis Cesar. Com fotos incríveis dos carros da época.
    http://luiscezar.blogspot.com/2009/01/delage-d6-70-figoni-falaschi-coup.htmlhttp://luiscezar.blogspot.com/2009/01/delage-d6-70-figoni-falaschi-coup.html

  30. Janus disse:

    Só mais uma observação, na TF de 1920 o #6 era Pietro di Paolo, guiando um Diatto 4DC. Mas tenho quase certeza que isso aí na foto é um Bugatti, provavelmente type 37, então se for mesmo na Targa, deve ser 1926, 27 ou 28. Alguém confirma?

    Fora o fato de que a corrida de 1920 consta ter sido disputada em condições muito ruins, em nada combinando com o solzão aí da foto.

  31. Saulo disse:

    Show mesmo é a figura do tiozinho de terno preto, à esquerda, segurando a mangueira de abastecimento. No estilo só perde para a boy band da Virgin Racing.

  32. Janus disse:

    Realmente, foto espetacular. Mas só pra contrariar, umas fotos mostrando que, nem sempre pelo menos, “no fim dava tudo certo” …

    http://img80.imageshack.us/img80/5672/1928touristtrophyardsbe.jpg

    e

    http://img692.imageshack.us/img692/6936/1928ractouristtrophyard.jpg

    (são do Tourist Trophy, na Irlanda, 1928)

  33. Luiz Carlos disse:

    Fantastica!!!!! Parabens!!!

  34. Carlão disse:

    Não é ótima não.
    É Espetacular !!! Maravilhosa mesmo.
    Fico impressionado quando vejo imagens antigas de corridas / circuitos / carros …
    Deve ter sido épocas maravilhosas para se ver e correr…

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